• Nenhum resultado encontrado

BOLETIM INFORMATIVO Publicação Trimestral - Maio 2016 / Ano 03 / N 09

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BOLETIM INFORMATIVO Publicação Trimestral - Maio 2016 / Ano 03 / N 09"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

B O L E T I M I N F O R M A T I V O

Publicação Trimestral - Maio 2016 / Ano 03 / N° 09

Quebrar ideias feitas é uma das marcas da Maria Macia. Só assim se avança. Só assim o novo vem.

Uma das ideias feitas mais correntes no mundo das carnes é a de que o dianteiro do bovino é carne de segunda, ao passo que o trasei-ro é carne de primeira.

Essa é a famosa divisão entre carne de primeira, boa, e carne de segunda, ruim. É assim mesmo? Era. O divisor de águas foi o boi Maria Macia. De fato, a Maria Macia criou, dada a qualidade da carne que produz, o boi de primeira. Que é o boi de primeira? É aquele que é de primeira no traseiro e no dianteiro, de ponta a ponta: é bom e macio como um todo.

Pensamos que essa é uma das maiores inovações que a nossa cooperativa imprime no mercado de carnes. E não é pouca coisa, pois para fazermos um boi de primeira é preciso qualidade no processo. Em todo o processo. Ou seja, na orientação dos coopera-dos para a compra coopera-dos animais, no acompanhamento de seu cresci-mento, assim como no corte e distribuição da carne. Um misto de técnica e arte.

Boi de primeira: adote esse conceito. Divulgue essa ideia. Luiz Carlos Braga

P A L A V R A S D O P R E S I D E N T E

Ú L T I M A S N O T Í C I A S

A Maria Macia realizou em 18 de março, na Associação dos Agrôno-mos de Campo Mourão, a 9ª Assembleia Geral Ordinária da Cooperativa.

Com a presença de diretores, cooperados e colaboradores foram apro-vados os resultados de 2015, que apontaram um crescimento de 27% no faturamento total, onde o faturamento com venda de minerais cresceu 22% e o valor médio da arroba comercializada aumentou em 19%.

Além da aprovação de contas do exercício 2015 e plano de gestão para 2016, foram eleitos novos Conselhos Administrativo e Fiscal, assim representados:

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO (2016/2020)

Diretor Presidente - Luiz Carlos Braga

Diretor Vice Presidente – Carlos Chagas Ferreira Diretor Secretário – Paulo Emílio Prohmann

Diretores Conselheiros – Judisseia B. Andrade e Hélio Milton Barth

CONSELHO FISCAL (2016/2017)

Conselheiros Efetivos Conselheiros Suplentes Afonso Brunati Fabio Henrique Camargo Murilo Menin Flores Flávio Gurginski

Rui Aranha Figueiredo Mario Losso Kluber

(2)

Thiago Bernardino de Carvalho.

A primeira Reunião Técnica de 2016 aconteceu dia 18 de março e contou com presença maciça de cooperados, parceiros e convidados.

Grande parte do evento foi ocupada pela palestra “Perspectivas para o Mercado de Corte e Gestão da Atividade”, minis-trada por Thiago Bernardino de Carvalho,

pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA/Esalq/USP). Pesquisador de destaque na pecuária nacional, e um dos membros da formação do indicador do preço do Boi Gordo Esalq/SP, Thiago traçou o cenário da cadeia bovina para os próximos 2 anos. Foram mostrados números passados e tendências para a pecuária, levando-se em consideração a conjuntura política e como essa política macro econômica influencia as altas e baixas da cotação do boi gordo. Analisando os dados, foi possível “enxergar” como estará a oferta de bezerros para os próximos anos,

insumo esse de maior peso nos custos de uma propriedade de terminação. A intenção da Maria Macia é tê-lo como consul-tor anual, mantendo assim nossos cooperados atualizados e bem informados.

A 19° RT teve ainda a participação do presidente Luiz Carlos Braga tratando de assuntos diversos da Cooperativa e do Dr. Paulo Emilio Prohmann abordando novidades relacionadas às Compras em Conjunto, Eventos Técnicos e o novo projeto Benchmarking Maria Macia.

19ª REUNIÃO TÉCNICA

No último dia 08 de abril nutricionistas, coordenadores de açougue e equipe de compras da Copacol assistiram pales-tra sobre qualidade da carne minispales-trada pelo médico veteri-nário Clóvis Bassani.

Representando a Maria Macia, o Dr. Clóvis abordou temas como Boas Práticas de Fabricação, Princípios básicos de conservação dos Produtos Cárneos e seus Derivados, Fatores que interferem na Vida de Prateleira (Shelf Life) dos Produtos Cárneos e Qualidade da Carne em Geral.

A palestra aconteceu em Cafelândia e faz parte do progra-ma de intercâmbio de treinamentos realizado pela parceria Copacol & Maria Macia.

QUALIDADE DA CARNE

Luiz Carlos e João Figueiredo

PAINEL DO COOPERADO

Em Janeiro de 2011 fomos convidados a fazer parte da Cooperativa Maria Macia, uma pequena organização iniciada em 2007, mas que apesar de pequena já fazia “muito barulho” (no bom sentido, é claro), pois tinha condutas, ideias e atitudes muito interessantes para a época, hoje podemos dizer, revolucionárias.

Ficamos muito orgulhosos e honrados pelo convite e desde o inicio sabíamos que seria muito bom e interessante aliar-nos a um grupo seleto de produtores comprometidos com uma mesma causa.

Atualmente um tema recorrente e considerado de suma

importân-cia pela Maria Maimportân-cia, é a sustentabilidade. Acreditamos que com atitudes corretas dos cooperados e o apoio da coopera-tiva, poderemos reduzir “nossas pegadas ecológicas” tornando a atividade agropecuária um orgulho nacional e deixan-do para trás o rótulo de “poluideixan-dores” colocadeixan-do erroneamente por ambientalistas.

Temos convicção que com trabalho, persistência e seriedade a cooperativa alcançará ótimos resultados, como exce-lência e sucesso.

(3)

EM FOCO

Almejando o desenvolvimento e com o objetivo de preparar cada vez mais seu quadro de colaboradores a prestar um serviço de excelência, a Maria Macia em 2016 lança o programa “Giro Maria Macia”.

O programa consiste na realização de treinamentos internos que traduzam aos colaboradores o trabalho de cada um dos setores da Maria Macia.

“A ideia é fazer com que os funcionários sejam apresentados a todas as áreas da Cooperativa de forma a enten-der o funcionamento do negócio como um todo. A Maria Macia cresceu muito nos últimos anos, o número de

funcionários aumentou e é fundamental que todos conheçam e enten-dam seu modus operandi. Todos precisam estar alinhados.” diz Renata Rebeis, gerente de negócios.

O primeiro treinamento aconteceu em 13 de fevereiro na sede admi-nistrativa da Cooperativa. Na oportunidade o gerente Hélio Henrique, uns dos primeiros funcionários da instituição, apresentou uma visão geral da Maria Macia, abordando desde princípios como missão, visão e valores até curiosidades sobre bovinocultura, foco principal da coopera-tiva.

Em 20 de fevereiro foi a vez do departamento técnico repassar seus conhecimentos em treinamento realizado em campo, na Fazenda São Jorge, município de Farol, propriedade do cooperado Agropecuária Água Azul.

O Médico Veterinário Willian Alessi foi o responsável por abordar temas como: sistema de produção, bem estar animal, segurança alimen-tar, qualidade da carne, padrão dos animais para o abate, e demais assuntos importantes sobre manejo. O treinamento focou em apresen-tar aos funcionários todos os cuidados tomados na fazenda para que o produto final alcance a qualidade exigida pela cooperativa e esperada pelo consumidor. Mais turmas estão agendadas para os próximos meses.

Pioneira na cidade de Barbosa Ferraz, a família Criolo iniciou suas atividades em 1965 no seguimento Bar e Lanchonete. Com muito trabalho, dedicação e por vezes enfrentando dificuldades, a pequena lanchonete aos poucos se tornou uma Mercearia, onde as prioridades sempre foram o bom atendimento, a qualidade dos produtos e ser um ambiente aconchegante para clientes e amigos.

Anos após, com o objetivo de alavancar os negócios, a família investiu em uma loja moderna e arrojada contem-plando dois novos negócios: açougue e panificadora. Com a chegada do açougue nasceu também a parceria com a Cooperativa Maria Macia, que há quase seis anos é fornecedora exclusiva de carne bovina. “Desde o início colhe-mos bons frutos com esta parceria. A aceitação dos clientes é enorme!”, diz Junior.

Frase que acompanha a família: “Vá firme na direção das suas metas. Porque o pensamento cria, o desejo atrai e a fé realiza”.

SUPERMERCADO CRIOLO & MARIA MACIA

Da esquerda para a direita: Donizete, Sr. Sebastião, Sra. Tereza, Junior e Néia.

Funcionários visitando a mangueira.

Fachada do Supermercado.

PROGRAMA GIRO MARIA MACIA

(4)

As Boas Práticas Agropecuárias indicam que, sombreamento nas pastagens proporciona maior conforto para o animal. Excessos de calor e/ou de frio levam o organismo a ingressar no estado de estresse térmi-co aumentando a necessidade de energia para a manutenção da home-otermia, desviando energia que poderia ser utilizada para fins produti-vos. O sucesso da produção animal depende, entre outros fatores, da redução dos efeitos climáticos sobre os animais, sendo necessário por tanto, o oferecimento de fontes de sombra/refúgio para esses animais.

O plantio ou a presença de árvores em pastagens é considerado uma prática positiva, principalmente por criar condições climáticas adequa-das aos animais, como a produção de sombra. O gado de corte sofre com maior intensidade o fenômeno do estresse térmico. O conforto

térmico dos animais em regime de pastagem é uma condição essencial para garantir a boa produtividade dos reba-nhos, sendo que animais expostos à forte radiação solar e, consequentemente à altas temperaturas, ingressam em um estado conhecido como estresse climático, onde alteram sua frequência respiratória e cardíaca, e principalmen-te sua taxa metabólica. A ação do calor excessivo se baseia na inibição do centro do apetiprincipalmen-te localizado no hipotála-mo (Sistema Nervoso Central), desta forma a temperatura elevada, acima da zona de conforto ou de terhipotála-moneutrali- termoneutrali-dade, reduz o consumo de alimento, principalmente alimentos com altos teores de fibra (pasto), cabendo assim aos animais ajustarem seu metabolismo, reações fisiológicas e comportamento para mostrar respostas adequadas às diversas características e condições do ambiente, dificultando assim a capacidade de transformar em carne, o que ingerem.

A partir desta edição, o Boletim Informativo da Cooperativa Maria Macia contará com esta nova seção, intitulada "ESPAÇO TÉCNICO". Faremos deste espaço um canal especializado na divulgação de novidades e dicas práticas relacionadas às propriedades rurais e ao sistema produtivo dos cooperados.

Contamos com você para enriquecê-lo!

Caso deseje saber mais sobre um tema técnico em específico, sua sugestão será muito bem vinda. Envie um e-mail para um de nossos técnicos solicitando mais informações para que possamos publicar nas edições futuras. Obrigado! willian@mariamacia.com.br

tomas@mariamacia.com.br victor@mariamacia.com.br

SOMBREAMENTO NAS PASTAGENS

Sem dúvida o desmame é um dos momentos mais traumáticos na vida de um bovino. Mudanças bruscas como o aparte da mãe, transporte, ida até um local estranho, alteração de hábitos alimentares e rotina diferente a qual estava acostumado, são fatores que causam um nível de estresse elevado. Dentro deste cenário, há liberação de hormônios e substâncias no organismo causando a redução da imunidade, abrindo as portas para diversos agen-tes que irão causar as mais variadas enfermidades nesagen-tes jovens animais podendo até mesmo chegar a óbito de acordo com a gravidade do caso.

Diante desta situação, algumas estratégias podem ser adotadas visando minimizar o aparecimento destas doen-ças, sendo uma delas a administração preventiva de alguns fármacos, onde chamamos de protocolo sanitário de recepção de animais.

Uma estratégia simples, com um custo considerado baixo e que vem trazendo resultados extremamente satisfa-tórios nas propriedades onde vem sendo utilizado, reduzindo o índice de mortalidade a quase zero.

O protocolo consiste em:

Endectocida: uma associação longa ação de Ivermectina e Abamectina (Solution ® - MSD) contra vermes inter-nos e exterinter-nos;

Sulfoxido de Albendazol (Voss Rico ® - Ouro Fino): age apenas em vermes internos, mas que neste caso é utilizado na prevenção da cisticercose. Como existe a possibilidade de os animais já estarem contaminados com o agente é recomendado realizar uma segunda dose na entrada do confinamento, visto que para ocorrer a calcifica-ção dos cistos são necessárias no mínimo duas aplicações;

PROTOCOLO DE RECEPÇÃO DE ANIMAIS

ESPAÇO TÉCNICO

BPA, buscando qualidade e eficiência em sua produção.

DICAS BPA

(5)

Mais uma vez a Maria Macia estará presente no Show Pecuário, evento que reúne indústria, comércio, produtores rurais e profissionais ligados à pecuária com o obje-tivo de promover acesso e troca de informações entre especialistas do setor e ainda difundir tecnologias.

A edição deste ano terá quatro dias de duração, de 26 a 29 de julho, e acontecerá no Parque de Exposições Celso Garcia Cid em Cascavel.

Além de expositora, a Maria Macia participará do Workshop: “Acesso ao mercado de Carnes”, uma das programações da rodada de negócios promovida pelo evento.

Esperamos sua visita!

SHOW PECUÁRIO 2016

Nas tabelas 1 e 2, descrevemos o investimento por animal e ainda a relação custo-benefício da técnica:

Oxitetraciclina (Terramicina® - Zoetis; ou Tetradur® - Merial): tem como objetivo principal prevenir ou até mesmo tratar alguma infecção causada por algum agente oportunista devido à baixa imunidade. Entre as enfermidades na qual estaremos evitando estão a diarreia, pneumonia e anaplasmose (vetor associado à triste-za parasitária bovina); Importantíssimo para o caso de animais que foram adquiridos de regiões sem carrapato ou animais com um percentual maior de sangue europeu;

Vacina contra Clostridiose: fundamental em qualquer rebanho e de baixo custo, a vacina contra clostridiose deve ser realizada sendo ainda indispensável a realização da dose reforço 22 dias após a primeira, para assegurar a imunização do maior número possível de animais, a saber que nenhuma vacina confere 100% de imunidade;

Complexo vitamínico: opcional de acordo com o estado nutricional dos bezerros. Animais bem nutridos e que sofreram um processo de desmame adequado, dispensam o uso.

R$/unid R$ 413,00 R$ 30,50 R$ 12,50 R$ 16,00 Dose 4 10 20 6 R$/dose R$ 1,65 R$ 1,22 R$ 5,00 R$ 1,07 1ml/50 kg P.V. 1 ml/20 kg P.V. 1 ml/10 kg P.V. dose + reforço Endectocida (litro) Total/cabeça Tabela 1: Custo do protocolo por animal

R$ 10,45

*simulação considerando um animal de 200 kg de peso vivo. **preços praticados pela cooperativa em Abril de 2016.

Sulf. Albendazol (250 ml) Oxitetraciclina (50 ml)

Vacina Clostridiose (30 doses)

R$ 151,00 dose única 5 R$ 1,51 Compl. Vitamínico (500 ml) Produto Dosagem (ml/kg P.V.) R$ 1.500,00 R$ 150.000,00 R$ 10,45 R$ 1.045,00 Compra Bezerro (macho)

Tabela 2: Custo-benefício do protocolo Compra 100 animais

Custo/cab - Protocolo Recepção Protocolo para 100 animais

0,70% % relação ao custo aquisição

(6)

Rua Santa Cruz, 923 - Campo Mourão - PR - 44. 3017 1211 mariamacia@mariamacia.com.br

Para facilitar a organização dos cooperados, a Cooperativa Maria Macia estabelece anualmente um calendário permanente, trazendo as atividades a serem realizadas mensalmente.

Além dos eventos técnicos, este calendário contempla também as épocas das compras, permitindo assim a anteci-pação no planejamento das propriedades.

Poderão ocorrer alterações, porém serão previamente comunicadas. Abaixo programação para os próximos meses de 2016:

C A L E N D Á R I O P E R M A N E N T E

ANO 2016

MÊS

JUNHO

JULHO

ATIVIDADE

AGOSTO

Dia 8 - Minicurso de Confinamento – Campo Mourão Dia 22 - Minicurso de Confinamento – Guarapuava

Compra de Sêmen

Dias 12, 13 e 14 - Curso de Manejo Racional 20ª Reunião Técnica MM - Guarapuava Angus! A raça que mais cresce no mundo!

Acompanhando esta tendência, a Maria Macia desde já solicita que os cooperados antecipem seus pedidos de sêmen para não serem surpreendidos pela falta de material dos principais animais.

O corpo técnico da Cooperativa estará reunido nas próximas semanas para avaliar os melhores touros disponí-veis, priorizando características como eficiência alimentar, desempenho e rendimento de carcaça.

Em breve divulgaremos mais informações.

COMPRA DE SÊMEN

Agora programado para o mês de junho, o Minicurso sobre Confinamento ministrado pelo Dr. Paulo Emílio Prohmann abordará conceitos e práticas de confinamento de bovinos incluindo Viabilidade Econômica, Métodos de Adaptação, Manejo Geral, Nutricional e de Cocho e Momento ideal para o Abate.

Serão duas edições sem custo de participação para melhor atender cooperados e seus colaboradores. Campo Mourão - 08 de junho - 9:00 h as 17:00 h – Hotel Paraná Palace

Guarapuava – 22 de junho - 9:00 h as 17:00 h – Sindicato Rural de Guarapuava

As inscrições deverão ser realizadas com no mínimo uma semana de antecedência através de contato via e-mail mariamacia@mariamacia.com.br ou telefone (44) 3017-1211 com Ermeline.

Contamos com sua presença!

Referências

Documentos relacionados

Mesmo sendo bastante 1 abertas na caracterização dos tipos de exames aos quais se refere (“ exames exigidos para o ingresso em universidades anglófonas ”) se restringe à

Sancho I à Guarda em 1199, a Torre Velha da Guarda constituía-se como a torre de menagem do castelo românico desta cidade, cercada por um pano de muralha de planta ovóide..

O etanol é um álcool incolor, volátil, inflamável e totalmente solúvel em água, derivado da fermentação promovida pela levedura Saccharomyces cerevisiae a partir de biomassa da

• É necessário proceder a mais estudos sobre as espécies vegetais utilizadas na medicina tradicional em Cabo Verde, com particular realce para as espécies medicinais endémicas que

IMPORTANTE: mesmo quando a criança não estiver no assento, é aconselhado bloquear a cadeira Axiss na posição de frente para a estrada sempre que o carro estiver em movimento.. 5

As sementes que apresentaram maior IVG foram aquelas colhidas nas fases 4 e 5, De acordo com os resultados apresentados neste trabalho pode-se concluir que para produção

Diante do exposto acima, tornou-se de fundamental importância avaliar o diâmetro efetivo e o coeficiente de uniformidade de quatro diferentes tipos de areia,

Todavia, a percepção quanto à didática e quanto à metodologia de avaliação sinaliza que ações devem ser estudadas e tomadas pela UFABC, ainda mais quando