• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DE COMPLIANCE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DE COMPLIANCE"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

MANUAL DE COMPLIANCE

CAMARGUE ASSET MANAGEMENT LTDA.

CNPJ: 08.541.166/0001-27

(2)

I – ABRANGÊNCIA

Este Manual de Compliance (Manual) se aplica a todos os membros da Camargue Asset Management Ltda., que compreende todos os funcionários, estagiários e executivos, e visa a definição de rotinas internas que garantam o fiel cumprimento das Leis, Normas e Regulamentos aplicáveis, assim como os mais elevados padrões éticos, aos quais a Camargue Asset se encontra sujeita.

Todos os membros devem tomar conhecimento deste Manual, e para tanto, ao final deste Manual o Gestor de Compliance da Camargue Asset atesta a ciência acerca de todas as regras e políticas aqui expostas, e em relação às quais não deve existir qualquer dúvida, comprometendo-se a observá-las a todo tempo no desempenho de suas atividades.

É de responsabilidade do Gestor de Compliance cientificar todos os colaboradores acerca das regras internas da Camargue Asset, bem como do pleno conhecimento de todas as regulamentações aplicáveis as suas atividades e responsabilidades.

II – RESPONSABILIDADES

O Departamento de Compliance tem a responsabilidade de garantir o perfeito funcionamento do Sistema de Controles Internos da Camargue Asset, de forma a reduzir os riscos de acordo com a complexidade dos seus negócios, bem como disseminar a cultura de controles para assegurar o cumprimento das Leis, Normas, usos e costumes dos regulamentos internos e externos existentes.

As responsabilidades do Departamento de Compliance incluem, mas não se limitam a: (i) Assegurar a existência, monitoramento e revisão do Manual, das Políticas

Internas e da Regulamentação;

(ii) Certificar-se da existência e observância de princípios éticos e de normas de conduta;

(iii) Averiguar indícios de descumprimento do Manual, das Políticas Internas e da Regulamentação;

(3)

(iv) Convocar as reuniões do Comitê de Compliance, organizando suas pautas e atas;

(v) Assegurar a adequada observância do Código de Ética e Conduta da Camargue Asset;

(vi) Efetuar comunicados aos Colaboradores relacionados ao cumprimento e/ou descumprimento do Manual, das Políticas Internas e da Regulamentação, bem como a eventuais decisões do Comitê de Compliance;

(vii) Assegurar o envolvimento efetivo e diário do Gestor de Compliance nos negócios, rotinas operacionais e relações contratuais com clientes e parceiros operacionais;

(viii) Controlar, elaborar e conferir relatórios de controles internos das carteiras dos fundos geridos pela Camargue Asset no sentido de avaliar o risco, liquidez e enquadramento das operações envolvidas;

(ix) Assegurar a manutenção dos processos internos para Prevenção a Lavagem de Dinheiro;

(x) Assegurar o controle, manutenção e atualização da documentação cadastral dos clientes/investidores.

III – COMITÊ DE COMPLIANCE

O Comitê de Compliance é formado pelo Diretor de Risco e Compliance e pelo responsável pelo departamento administrativo e financeiro da Camargue Asset. Convidados podem ser chamados pelo Comitê para tratar de assuntos específicos.

As reuniões são realizadas por convocação do diretor responsável no mínimo uma vez por trimestre e as conclusões/decisões são formalizadas em atas, assinadas por todos os presentes.

Cabe ao Comitê:

(i) Aprovar a alteração, a edição e a revisão do Manual e das Políticas Internas propostas pelo Diretor de Compliance, quando estas não decorrerem de mudanças na Regulamentação;

(ii) Avaliar os casos de descumprimento, suspeita ou potencial descumprimento do Manual, das Políticas Internas e da Regulamentação trazidos ao seu conhecimento, determinar a aplicação de sanções, se for o caso, e comunicá-las as partes relacionadas.

No caso do descumprimento da Regulamentação, do Manual os das Políticas Internas, o Diretor de Compliance deverá:

(4)

a) solicitar informações às partes envolvidas/interessadas; b) colher depoimentos das partes, se necessário;

c) convocar reunião do Comitê de Compliance para relatar a ocorrência e definir providência a serem tomadas;

d) comunicar a decisão do Comitê às partes infratoras, que é o responsável pela aplicação de sanções decorrentes do descumprimento dos princípios estabelecidos no Manual, nas Políticas Internas e na Regulamentação.

IV – CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

O código de ética e conduta da Camargue Asset Management Ltda. estabelece regras e princípios que devem ser cumpridas por todos aqueles que são sócios, diretores, funcionários e estagiários (“Integrantes”), em especial aqueles que em virtude de seus cargos, funções ou posições na Sociedade tenham acesso a informações relevantes sobre estas ou sobre suas estratégias de investimento.

Tais princípios deverão ser compulsoriamente observados pelos Integrantes da Sociedade, declarando estarem cientes de todas as regras e políticas aqui expostas, que lhes foram previamente apresentadas pelo responsável pelo compliance e em relação às quais não existe qualquer dúvida, comprometendo-se a observá-las a todo tempo no desempenho de suas atividades.

A não observância dos dispositivos do presente Código resultará em advertência, suspensão ou demissão por justa causa, conforme a gravidade e a reincidência na violação.

Princípios Norteadores das Condutas

i) Todos os Integrantes da Camargue deverão pautar suas condutas em conformidade com os valores da boa-fé, lealdade, transparência, diligência e veracidade, evitando quaisquer práticas que possam ferir a relação fiduciária mantida com os investidores.

ii) Todos os esforços em prol da eficiência na gestão dos fundos e carteiras devem visar à obtenção de melhor retorno aos investidores, com base na análise e interpretação de informações divulgadas ao mercado, e jamais no acesso a informações privilegiadas. Os Integrantes deverão observar as regras e procedimentos internos relacionados a forma e prazos de arquivamento de toda a documentação relativa às operações envolvendo títulos e valores mobiliários, inclusive aquelas relacionadas ao processo de tomada de decisão de investimento, conforme Política de Seleção, Alocação e Decisão de Investimentos adotada pela Camargue.

iii) Os Integrantes da Camargue devem estar conscientes de que a informação transparente, precisa e oportuna constitui o principal instrumento à disposição do público

(5)

investidor para que lhes seja assegurado o indispensável tratamento equitativo. As informações prestadas ao investidor não devem, de forma efetiva ou aparente, assegurar a existência de resultados futuros ou a isenção de riscos do investimento.

iv) O relacionamento dos Integrantes da Sociedade com os participantes do mercado e com os formadores de opinião deve dar-se de modo ético e transparente.

v) A Sociedade transferirá às carteiras sob gestão qualquer benefício ou vantagem que possa alcançar em decorrência de sua condição de administradora de carteiras de valores mobiliários, observadas as exceções previstas em norma específica.

vi) Os Integrantes deverão informar ao responsável pelo compliance sempre que se verifique no exercício de suas atribuições, a ocorrência de violação à legislação ou às normas internas de conduta.

vii) Sem prejuízo do acima estabelecido, os Integrantes deverão atentar-se aos seguintes padrões de conduta no desempenho das suas atividades:

a) não fazer propaganda garantindo níveis de rentabilidade, com base em desempenho histórico da carteira ou de valores mobiliários e índices do mercado de valores mobiliários; b) não fazer quaisquer promessas quanto a retornos futuros;

c) não negociar títulos e valores mobiliários com a finalidade de gerar receitas de corretagem ou de rebate para si ou para terceiros; e

d) negligenciar, em qualquer circunstância, a defesa dos direitos e interesses do cliente/investidor.

viii) O “soft dollar” não é aceito. Eventualmente sistemas podem ser oferecidos pelas corretoras de valores mobiliários contratadas pela Sociedade, os quais não serão entendidos como soft dollar para fins deste item, posto que a sua disponibilização à Sociedade não é fator decisivo para contratação dos prestadores de serviço.

Toda e qualquer contratação de prestador de serviço pela Sociedade deve observar os critérios definidos na Política de Seleção e Contratação de Prestadores de Serviço adotada internamente.

ix) É estritamente proibido o oferecimento de entretenimento, presentes ou benefícios de qualquer valor a funcionários públicos, pessoas ou organizações, particulares ou públicas, excetuando-se os casos de pessoas ou entidades que possuam relacionamento comercial com a Sociedade e desde que em valor inferior a R$ 400,00 (quatrocentos reais). Em casos excepcionais, o compliance deverá autorizar expressamente a não observância das regras ora estabelecidos, justificando as razões que motivaram a sua decisão.

(6)

Treinamento

i) A Sociedade conta com um programa de treinamento dos Integrantes que tenham acesso a informações confidenciais ou participem do processo de decisão de investimento divido em 02 (duas) etapas distintas.

ii) A primeira etapa consiste na apresentação pelo responsável pelo compliance dos normativos internos ao colaborador no ato do seu ingresso na Sociedade, disponibilizando-se para prestar quaisquer esclarecimentos que se façam necessários, e recolhendo o termo de adesão aos manuais e políticas pertinentes, os quais ficarão arquivados na sede da Sociedade.

iii) Já a segunda etapa do treinamento ocorre anualmente quando o responsável pelo compliance, ou terceiro contratado para este fim, além de ratificar o conteúdo dos normativos internos e recolher a adesão aos manuais pertinentes, abordará as seguintes questões:

- Risco de imagem e risco legal (Descumprimento da legislação/regulamentação). - Enforcement - Implicações da não observância das normas de conduta e ética.

- Boas práticas para manipulação da informação e utilização indevida de informações privilegiadas.

- Carreiras de informação e segregação de atividades de forma a evitar possíveis conflitos de interesses.

- Política de segurança e preservação da Informação, conceito “need to know”.

- Processo de análise, seleção e tomada de decisão, registro das operações e seus fundamentos.

- Identificação e comunicação das operações atípicas/suspeitas. - Parâmetros para os relatórios internos de análise.

- Segregação entre a gestão de recursos próprios e de terceiros – política de investimentos próprios.

- Regras de compliance.

- Obrigações e responsabilidades dos demais prestadores de serviços correlatos: administrador fiduciário / distribuidores / custodiante.

- Gerenciamento dos limites operacionais e de risco e enquadramento às políticas de investimento das carteiras sob gestão.

(7)

- Plano de Continuidade de Negócios.

- Política de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro.

- Processo de Seleção e Contratação de Parceiros e Prestadores de Serviço. - Utilização dos bens e equipamentos da Sociedade.

Conflito de Interesse

i) Os Integrantes da Sociedade devem evitar desempenhar outras funções fora da Sociedade que possam gerar conflitos de interesse, ou mesmo aparentar tais conflitos. Também devem evitar defender interesses de terceiros que possam gerar conflitos de interesse na hora da tomada de decisão e implicar em algum tipo de prejuízo para a Sociedade ou seus investidores.

ii) Ficam estritamente proibidas transações em nome da Sociedade com pessoas físicas ou jurídicas com as quais qualquer dos Integrantes da Sociedade ou pessoa a este ligada possua interesse financeiro.

iii) Consideram-se conflitos de interesse, de forma genérica e não limitadamente, quaisquer interesses pessoais dos Integrantes, em benefício próprio ou de terceiros, contrários ou potencialmente contrários aos interesses da Sociedade, dos investidores dos fundos e demais veículos de investimento geridos pela Sociedade.

iv) Caso o colaborador resolva exercer outras atividades, sejam elas com ou sem fins lucrativos, além da praticada junto à Sociedade, deve comunicar previamente ao responsável pelo compliance para a devida aprovação a fim de evitar potenciais conflitos de interesse.

v) Caberá ao compliance orientar a estrutura de governança da Sociedade, visando garantir a segregação de atividades no âmbito interno e evitando conflitos de interesse, ainda que potenciais, entre as atividades desenvolvidas pelos Integrantes na instituição ou empresas ligadas.

Atendimento aos Clientes/Investidores

i) Todas as informações solicitadas e as consultas efetuadas devem ser respondidas de forma ágil, completa e precisa.

ii) Os integrantes da Camargue devem atentar para os prazos acordados e a cordialidade no relacionamento.

iii) A Camargue possui a obrigação de manter todos os documentos cadastrais dos seus clientes, bem como aqueles relativos às operações efetuadas devidamente catalogados e arquivados pelo prazo de 05 (cinco) anos do evento ou da data do fim do relacionamento com o cliente.

(8)

Relacionamento com a Imprensa

i) Somente os sócios da Camargue, ou pessoas por estes prévia e expressamente autorizadas, em qualquer dos casos devidamente acompanhadas pelo responsável pelo compliance, podem manter qualquer tipo de comunicação, em nome da Camargue, com jornalistas, repórteres, entrevistadores ou agentes da imprensa falada ou escrita, devido à alta sensibilidade das informações relacionadas ao mercado de atuação da Sociedade. ii) Considera-se comunicação, para os fins da vedação estabelecida na cláusula anterior, a revelação à Imprensa de qualquer informação, principalmente as relacionadas a investidores, carteiras administradas e operações realizadas ou em desenvolvimento, obtidas no exercício das atividades da Sociedade, bem como de qualquer item sujeito à propriedade intelectual da Sociedade.

iii) Os Integrantes da Sociedade autorizados a participar de entrevistas e assemelhados deverão restringir-se a tecer comentários estritamente técnicos, evitando-se o uso de juízos de valor desnecessários, devendo pautar suas declarações na cautela.

iv) É vedado, sob qualquer circunstância, conceder declaração à Imprensa que possa aparentar ou ter conteúdo discriminatório em virtude de raça, religião, cor, origem, idade, sexo, incapacidade física e mental ou de qualquer outra forma não autorizada expressamente em lei, assim como a utilização de expressões de baixo calão ou não condizentes com a melhor educação.

v) Declarações que aparentam ou contenham orientações político-partidária são vedadas sob qualquer circunstância.

Propriedade Intelectual

i) Todos os documentos, arquivos, modelos, metodologias, fórmulas, cenários, projeções, análises e relatórios produzidos por Integrantes da Camargue, desenvolvidos na realização das atividades da Camargue ou a elas diretamente relacionadas, têm sua propriedade intelectual atribuída à Camargue.

ii) O envio a terceiros, a cópia, descrição, utilização ou adaptação fora do ambiente da Camargue, de qualquer item sujeito à propriedade intelectual da Camargue são vedadas, sujeitas à apuração de responsabilidades nas esferas cível e criminal.

iii) Uma vez rompido o vínculo de subordinação, o ex-Integrante da Camargue permanece obrigado a observar as restrições do item ii, sujeito à responsabilização pela via judicial. iv) Excepcionalmente e mediante autorização expressa de qualquer dos sócios da Camargue, documentos poderão ser considerados de acesso irrestrito.

v) Presume-se de propriedade intelectual da Camargue todo arquivo gravado na rede corporativa, nos servidores ou nos computadores da Camargue.

(9)

Informações Confidenciais

i) Consideram-se informações de natureza confidencial todas as informações às quais os Integrantes da Sociedade venham a ter acesso em decorrência do desempenho de suas funções na Sociedade, inclusive por meio dos sistemas e arquivos disponibilizados pela Sociedade para tanto, que não sejam notória e comprovadamente de domínio público. ii) Com o objetivo de resguardar a privacidade de informações, prevalecerá, em regra e em qualquer situação de dúvida, o caráter sigiloso de dados, informações, comunicações, saldos, posições e qualquer outro tipo de informações relativas a clientes/investidores ou à Sociedade que não sejam sabidamente de conhecimento público.

iii) Os Integrantes da Camargue devem preservar a confidencialidade de qualquer informação obtida no desenvolvimento das atividades relacionadas à Camargue, de caráter pessoal ou profissional, mesmo após o término do vínculo com a Camargue. A não observância da confidencialidade estará sujeita à apuração de responsabilidades nas esferas cível e criminal.

iv) O fornecimento de informações confidenciais a pessoas externas à Sociedade será realizado somente nos casos estritamente necessários a fim de cumprir as normas atinentes à atividade desenvolvida pela Sociedade, proteção contra fraudes ou qualquer outra atividade ilegal suspeita, mediante contratos de confidencialidade, quando for o caso.

v) A revelação dessas informações a autoridades governamentais ou em virtude de decisões judiciais, arbitrais ou administrativas deverá ser prévia e tempestivamente comunicada aos sócios da Camargue, para que estes decidam sobre a forma mais adequada para tal revelação.

vi) Sob nenhuma circunstância os Integrantes da Sociedade poderão utilizar informações confidenciais para obter vantagens pessoais, tampouco poderão fornecê-las para terceiros, inclusive familiares, parentes e amigos, ou mesmo a outros Integrantes da Sociedade que não necessitem de tais informações para executar suas tarefas.

vii) Os Integrantes da Sociedade deverão adotar o seguinte padrão de conduta no que se refere ao tratamento de informações confidenciais:

a) abster-se de utilizar informação privilegiada para obter, em benefício próprio ou de outrem, vantagem mediante negociação de títulos e/ou valores mobiliários;

b) abster-se de recomendar ou de qualquer forma sugerir que qualquer pessoa compre, venda ou retenha títulos e/ou valores mobiliários se a informação a que tenha acesso privilegiado puder, em tese, influenciar a tomada de qualquer uma dessas decisões;

(10)

c) advertir, de forma clara, àqueles em relação a quem se verificar a necessidade de revelar informação privilegiada, sobre a responsabilidade pelo cumprimento do dever de sigilo e pela proibição legal de que se utilizem de tal informação para obter, em benefício próprio ou alheio, vantagem mediante negociação com tais títulos e/ou valores mobiliários; e

d) guardar sigilo sobre qualquer informação a que tenham acesso e que ainda não tenha sido divulgada ao público em geral, ressalvada a revelação da informação quando necessária para a Sociedade conduzir seus negócios de maneira eficaz e, ainda, somente se não houver motivos ou indícios para presumir que o receptor da informação a utilizará erroneamente.

Utilização dos Equipamentos

i) O uso adequado e a proteção dos ativos da Sociedade é responsabilidade de todos os Integrantes da Camargue, incluindo-se suas instalações, equipamentos e demais itens de infra-estrutura, disponibilizados para o desempenho de suas funções na empresa.

ii) Os Integrantes deverão utilizar os telefones disponibilizados pela Sociedade exclusivamente para assuntos corporativos. Para fins de controle e segurança, todas as ligações poderão ser monitoradas e até mesmo gravadas.

iii) Ligações telefônicas particulares são permitidas, desde que observado o bom-senso, sendo recomendada a ligação para telefones fixos, prioritariamente. A utilização de telefones celulares particulares é permitida, exceto na mesa de operações, devendo ser mantida ao mínimo necessário, assim como a utilização de aplicativos para troca de mensagens em smartphones.

iv) Para preservar o bom ambiente de trabalho, todos os Integrantes devem manter seus celulares particulares no modo silencioso ou com toque em volume baixo nas dependências da Sociedade, evitando incomodar os demais Integrantes.

v) Os Integrantes deverão utilizar os recursos de acesso à internet e serviço de correio eletrônico (e‐mail) apenas para assuntos corporativos, sendo permitido o acesso aos e-mails pessoais de forma moderada, bem como às redes sociais. Para preservar esses recursos, a Sociedade se reserva o direito de controlar e monitorar seus conteúdos e formas de utilização.

vi) O uso da rede para armazenar os arquivos pessoais é permitido, desde que a pasta seja corretamente identificada, ficando o colaborador ciente de que não será assegurada privacidade às informações armazenadas, as quais poderão ser acessadas por quaisquer Integrantes que possuam acesso à rede.

(11)

a) visitar sites na internet que contenham materiais obscenos, lascivos, preconceituosos ou outro tipo de material repreensível;

b) enviar ou receber material obsceno ou difamatório ou cujo objetivo seja aborrecer, assediar ou intimidar terceiros;

c) objetivar fins ilícitos;

d) apresentar opiniões pessoais como se fossem da Sociedade.

Segurança da Informação

i) Os computadores dos Integrantes da Camargue devem ser utilizados com a finalidade de atender aos interesses comerciais, sendo de responsabilidade dos Integrantes da Camargue tomar as precauções necessárias de forma impedir o acesso não autorizado aos mesmos, devendo salvaguardar as senhas e outros meios de acesso.

ii) Todos os computadores da Sociedade possuem senhas de acesso individuais e intransferíveis, redefinidas semestralmente, que permitem identificar o seu usuário, afastando a utilização das informações ali contidas por pessoas não autorizadas. Adicionalmente, todas as mensagens enviadas/recebidas dos computadores utilizados pela Sociedade permitem a identificação do seu remetente/receptor.

iii) Todos os documentos arquivados nos computadores da Sociedade são objeto de back-up semanal, sem prazo para descarte, com cópia mantida na sede da Sociedade e armazenamento simultâneo em nuvem, com controle das alterações promovidas nos arquivos, garantindo a segurança dos respectivos conteúdos e eventual responsabilização. iv) A base de dados eletrônicos utilizada pela Sociedade é segregada de modo que informações confidenciais são arquivadas em pastas de acesso restrito, através da utilização de senha, a pessoas previamente autorizadas pelo compliance da Sociedade. v) A troca de informações entre os Integrantes da Sociedade deve sempre pautar-se no conceito de que o receptor deve ser alguém que necessita receber tais informações para o desempenho de suas atividades e que não está sujeito a nenhuma barreira que impeça o recebimento daquela informação. Em caso de dúvida o responsável pelo compliance deve ser acionado previamente à revelação.

vi) Poderão ser monitoradas as mensagens enviadas ou recebidas através do correio eletrônico corporativo e a navegação através da rede mundial de computadores (a “Internet”). As mensagens enviadas e recebidas via e-mail são objeto de back-up diário na nuvem.

vii) Os programas de computador utilizados pelos Integrantes da Camargue devem ter sido autorizados pelo responsável pelo compliance da Camargue. Os computadores podem ser inspecionados pela Camargue a qualquer tempo.

(12)

viii) Qualquer anomalia ou constatação de vírus deve ser imediatamente comunicada à empresa de suporte técnico contratada. O Integrante da Camargue que tiver acesso a computador deverá ser diligente na verificação de vírus e manutenção de anti-vírus atualizado, buscando atualizações pelo menos uma vez na semana.

ix) A cópia de arquivos (Download) em qualquer formato depende da autorização de qualquer dos sócios da Camargue e deverá respeitar os direitos de propriedade intelectual como copyright, licenças e patentes e não poderá ser salvo na rede.

x) O sistema eletrônico utilizado pela Sociedade está sujeito à revisão, monitoramento e gravação a qualquer época sem aviso ou permissão, de forma a detectar qualquer irregularidade na transferência de informações, seja interna ou externamente.

Contratos

i) À exceção de autorização prévia, específica e por escrito mediante outorga de procuração, somente os diretores da Camargue podem contrair obrigações, assinar contratos, tratar acordos ou assumir compromissos de qualquer espécie em nome da Camargue.

Reembolso de Despesas

i) Todas as despesas em viagens, com representações, ou qualquer atividade profissional relacionada à Camargue desempenhada por qualquer Integrante serão reembolsadas ou pagas diretamente pela Sociedade.

ii) Os hotéis deverão manter sempre um padrão de três estrelas e as passagens aéreas sempre na classe econômica. Se houver intenção de um “upgrade” tanto no hotel como na passagem aérea, esta diferença de valores será coberta pelo próprio Integrante.

iii) Os Integrantes deverão compartilhar com os demais membros da Camargue todas as informações obtidas em reuniões, visitas, convenções, conferências ou palestras das quais participar em nome e às custas da Camargue.

iv) A manipulação de reembolsos de despesas, tais como: almoço, táxis, estacionamento, entre outros, é considerada falta grave e, se comprovada, resultará na aplicação das medidas de enforcement de que trata este Código.

v) As notas fiscais ou documentos idôneos equivalentes indicando, de forma clara e discriminada, os gastos efetuados em benefício da Camargue, são de apresentação obrigatória para a comprovação das despesas e respectivos reembolsos.

vi) Sempre que possível, as notas fiscais ou documentos idôneos devem ser emitidos em nome da Camargue.

(13)

Compliance

i) O Compliance visa fomentar a credibilidade e a sustentabilidade da Sociedade por meio da criação, implementação e monitoramento de rotinas e controles internos, os quais deverão colaborar para a mitigação de riscos de imagem, redução do impacto de eventuais riscos operacionais, geração de valor e longevidade da Sociedade.

ii) A Sociedade conta com um profissional responsável pela implementação e cumprimento de regras, políticas, procedimentos e controles internos, cujas atribuições e rotinas, sem prejuízo das responsabilidades indicadas neste Código, estão previstas no Manual de Compliance.

iii) Aos profissionais atuantes na área de compliance e controles internos deverá ser assegurado o amplo e irrestrito acesso a toda e qualquer informação, de cunho confidencial ou não.

Denúncias de Violações ou Suspeitas

i) Qualquer suspeita de violação de qualquer política interna, lei ou regulação aplicável à operação da Camargue, deve ser imediatamente reportada ao responsável pelo compliance, independente da identidade do violador, sendo mantido em sigilo a identidade do denunciante. Igualmente, qualquer suspeita de conduta ilegal da parte de qualquer cliente, fornecedor, parceiros ou agentes aplicáveis à operação da Camargue também devem ser reportadas.

ii) Tais denúncias devem ser direcionadas ao responsável pelo compliance.

Considerações Finais

O descumprimento de quaisquer das regras estabelecidas nesta Política deverá ser levado para apreciação da Diretoria, sujeitando o infrator à advertência, suspensão ou demissão por justa causa, conforme a gravidade e a reincidência na violação, sem prejuízo das penalidades civis e criminais.

A Camargue não assume a responsabilidade de Integrantes que transgridam a lei ou cometam infrações no exercício de suas funções. Caso a Camargue venha a ser responsabilizada ou sofra prejuízo de qualquer natureza por atos de seus Integrantes, exercerá o direito de regresso em face dos responsáveis.

(14)

V – INVESTIMENTOS PESSOAIS

A Camargue Asset permite que seus colaboradores façam investimentos pessoais desde que obtenham aprovação prévia da Diretoria.

Os investimentos de colaboradores devem obedecer aos princípios e às regras estabelecidas na Política de Investimento Pessoal, de modo a evitar o conflito de interesses e o uso inadequado de informações confidenciais ou privilegiadas na realização destas operações.

VI – PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO

O Departamento de Compliance da Camargue Asset deverá verificar o enquadramento das operações nas normas legais e à política de investimentos adotada, inclusive sob a ótica da Política de Combate e Prevenção à Lavagem de Dinheiro.

Também é de responsabilidade do Departamento de Compliance:

a) manter a prática de controle da atualização das informações cadastrais dos clientes;

b) informar ao Diretor responsável pela gestão de recursos de terceiros qualquer suspeita acerca das atividades desenvolvidas pelo cliente;

c) verificar todos os processos das empresas-alvo que estejam sendo avaliadas para investimentos pelos fundos geridos pela Camargue Asset;

d) avaliar todos os prestadores de serviços visando a utilização da Camargue Asset para fins de lavagem de dinheiro.

VII – CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE TERCEIROS

Os prestadores de serviços que venham a ser contratados pela Camargue Asset deverão passar por análise com a finalidade de averiguar sua idoneidade.

(15)

VIII – PLANO DE CONTINGÊNCIA E CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS

O Plano de Contingência e Continuidade de Negócios tem como objetivo desenvolver preventivamente um conjunto de estratégias e planos de maneira a garantir que os serviços essenciais da Camargue Asset sejam devidamente identificados e que suas atividades sejam exercidas de forma contínua e ininterrupta, para eliminar ou minimizar perdas, após a ocorrência de uma situação emergencial até o restabelecimento normal de funcionamento da empresa.

IX – CUMPRIMENTO DAS NORMAS E POLÍTICAS DE INVESTIMENTO DOS

FUNDOS GERIDOS PELA CAMARGUE ASSET

Os Fundos de Investimentos geridos pela Camargue Asset devem seguir a legislaação estabelecida pelos órgão regulamentadores (CVM, ANBIMA, BCB).

Os fundos serão geridos levando em consideração as características de seu regulamento, bem como a legislação em vigor.

O perfil do investimento será definido após reunião dos Comitês indicados para tal função, e será o pré requisito para início das operações.

Referências

Documentos relacionados

No capítulo seguinte será formulado o problema de programação não linear e serão apresentadas as técnicas de penalização para tratar os problemas com restrições gerais

13) Para tal fim cada Parte deverá comunicar a outra por escrito da existência e o objeto da controvérsia, para a resolução da mesma. 14) Caso isto não aconteça em até 60

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Na minha opinião, são destaques inquestionáveis de 2012 os progressos no sentido do reforço da cooperação entre laboratórios de saúde pública dos diferentes Estados-Membros e

 Todo o texto deve ser digitado em espaço 1,5 cm, exceto: citações de mais de 3 linhas, notas de rodapé, referências, legendas e fontes das ilustrações e das tabelas,

Portanto, a inclusão das metodologias ativas é uma alternativa eficaz para auxiliar o estudante a sanar as possíveis dúvidas no decorrer da disciplina e ao mesmo

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação