• Nenhum resultado encontrado

Informativo DSC. Homenagem à Professora ISA HETZEL, primeira Coordenadora do CURSO DE GESTÃO EM SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informativo DSC. Homenagem à Professora ISA HETZEL, primeira Coordenadora do CURSO DE GESTÃO EM SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Flávia (13.05) Jônia (15.05) Dyego (20.05) Jânio (31.05) Calebe (26.06) Ewerton (29.06) Themis (01.07) Priscilla (02.07) Altaiva (18.07) Vilton (20.07) Mauricio (27.07)

Informativo DSC

M A I O / J U N H O / J U L H O / 2 0 1 4 N Ú M E R O 1 7

Homenagem à Professora ISA HETZEL, primeira

Coorde-nadora do CURSO DE GESTÃO EM SISTEMAS E SERVIÇOS DE

SAÚDE

A nossa colega ISA HETZEL encerra sua participação como coordenadora do CURSO DE GESTÃO EM SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE concretizan-do o desafio de fazer concretizan-do curso uma realidade exitosa reconhecida pelos alunos, pelos colegas do DSC, pelo CCS, UFRN e pelo Ministério da Educação. Com dedicação e afinco a professora cumpriu a missão de conduzir uma nova proposta pedagógica, os ajustes necessários, e as inovações desejadas para a dinâmica acadêmica. Ressalta-mos a valiosa colaboração das vice-coordenadoras Grasiela Piuvezam e Ana Tânia Sampaio. Nossa homenagem e reconhecimento pelo importante trabalho que reali-zaram!

Professores JANETE CASTRO E DYEGO LEANDRO assumem a gestão

como coordenadores do CURSO DE GESTÃO EM SISTEMAS E SERVIÇOS

DE SAÚDE

Felicitações aos colegas, desejamos sucesso nesta nova jornada! Certamente contarão com toda a colaboração e solidariedade dos professores, funcionários e coordenadores do DSC para que o Curso se mantenha destacado pela qualidade e para que progrida cada dia mais.

(2)

P Á G I N A 2

I N F O R M A T I V O D S C

Professores do DSC apresentam trabalho no

Interna-tional Congress on Education, Innovation and

Lear-ning Technologies

O Departamento de Saúde Coletiva esteve representado, recentemente, no International Congress on Education, Innovation and Learning Technologies realizado em Barcelona, no período de 23 a 25 de julho de 2014. O trabalho apresentado, intitulado “INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS APLICADAS A PESQUISA AVALIATIVA” teve como objetivo expor a tecnologia educacio-nal utilizada para capacitar os “avaliadores da qualidade” durante a fase prepa-ratória e o desenvolvimento de pesquisa avaliativa promovida pelo Ministério da Saúde (MS) do Brasil, no âmbito do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade e da Atenção Básica (PMAQ-AB), lançado em 2011. Estiveram pre-sentes, participando e apresentando o trabalho os autores: Themis Xavier de Albuquerque Pinheiro; Severina Alice da Costa Uchoa; Paulo de Medeiros Ro-cha e Anya Pimentel Gomes Fernandes Vieira (PMAQ-CE). Os demais autores do trabalho foram: Ricardo Valentim (SEDIS-UFRN); Ana Tânia Lopes Sam-paio (UFRN-Brasil); Ardigleusa Alves Coelho (UFPB-Brasil); Claudia Santos Martiniano Sousa (UFPB-Brasil); Marize Barros de Souza (UFRN-Brasil). Par-ticiparam do Congresso 17 países.

182 candidatos participam da seleção do Mestrado

Profissional em Gestão da Qualidade em Serviços de

Saúde

As inscrições para o Processo Seletivo do Curso de Mestrado Profissio-nal em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde foram realizadas entre os dias 03 e 20 de Julho. O público-alvo delimitado no Edital tinha como requisito estar trabalhando em algum serviço de saúde em geral ou na gestão do Sistema Único de Saúde. A primeira turma terá 14 (catorze) vagas, sendo um mínimo de 11 (onze) para profissionais do SUS, 2 (duas) abertas e 1 (uma) para profis-sional de serviço de saúde da UFRN.

Cooperação Internacional

O Professor Marcelo Silva, da Universidade Nova de Lisboa, esteve na UFRN para tratar sobre cooperação internacional com o Instituto de Medicina Tropical, e na última quinta-feira (31/07) esteve no DSC, com os profs. Paulo Rocha e Alice Uchoa conversando sobre possibilidades de extensão da coop-eração com o DSC. A professora Alice Uchoa esteve em Lisboa e fez uma visita técnica a essa Universidade. No próximo dia 22, sexta-feira, teremos um fórum sobre a Universidade Nova de Lisboa com o professor Marcelo.

(3)

I N F O R M A T I V O D S C

DSC realiza Oficina de Planejamento do Ensino para

o segundo período letivo de 2014

O departamento de Saúde Coletiva realizou, nos dias 17 e 18/07/2014, uma Oficina de Planejamento do Ensino, com o objetivo de estimular o debate na perspectiva da implementação das diretrizes curriculares e promover a discussão e a prática do ensino através de estratégias integrativas e interativas, interdisciplinares, que contribuam para a renovação e qualidade da proposta pedagógica desenvolvida pelo DSC.

Houve três momentos para os debates. No primeiro momento, dia 17/07/2014, os professores se reuniram em dois grupos, no qual, o grupo A foi

composto pelos professores com disciplinas no Curso de Gestão e o grupo B com professores com disciplinas no Curso de Medicina. O segundo e terceiro momento aconteceram no dia 18/07/2014, onde finalizaram com a plenária do DSC e apresentação da síntese das discussões do 1°momento e o planejamento dos professores para as atividades do semestre, respectivamente.

UFRN oficializa para a comunidade universitária a

sua adesão ao UNA-SUS

A UFRN, por meio da SEDIS, realizou o “I Seminário da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) na UFRN”, dia 22 de julho, no auditório da BCZM.

A reitora Ângela Maria Paiva Cruz avaliou a adesão à UNA-SUS como mais uma importante ação da UFRN em prol da saúde pública e listou outros esforços da Instituição nesse sentido, que irão formar e oferecer mais capacita-ção aos profissionais. A coordenadora da UNA-SUS da UFRN, Janete Castro, considera que a parceria entre as instituições é uma forma de reafirmar a crença no Sistema Único de Saúde (SUS) e desejou “que o grupo envolvido no projeto cresça e se fortaleça para desenvolver bem seu objetivo, ou seja, melhorar o SUS”.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde do Natal, Cipriano Maia, a adesão da UFRN à UNA-SUS vem para melhorar a capacitação per-manente na saúde, no domínio das novas tecnologias e no trato com os pacien-tes. É uma forma de melhorar o “descompasso que existe entre o serviço pres-tado e os anseios da população”.

Como parceira da UNA-SUS, a UFRN tem a possibilidade de capacitar, permanentemente, profissionais da saúde pública com cursos gratuitos de pós-graduação e de nível técnico, por meio de uma rede colaborativa de instituições de ensino superior, na modalidade de educa-ção a distância, com enfoque prático e dinâmico. (Fonte: Boletim da Agência de Comunicação da UFRN)

(4)

P Á G I N A 4

COSEMS/RN abre inscrições para o Congresso de Saúde e

o Seminário de Educação Permanente do RN

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (COSEMS/RN), com o apoio da SESAP/RN, realizará, no período entre 20 e 22 de agosto de 2014, no Praiamar Hotel, em Natal/RN, o XIII Congresso de Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde do RN e o III Seminário de Educação Permanente do RN, com tema central “SUS 25 anos: Avanços e Enfrentamentos”. O evento terá como objetivo proporcionar aos gestores municipais a oportunidade de discussões de temas relevantes da Saúde através da troca de experiências, subsidiando a tomada de decisões da gestão do SUS nos municípios e fortalecendo políticas públicas que vi-abilizem estruturas organizacionais resolutivas.

O congresso é voltado para prefeitos, secretários, técnicos municipais e esta-duais e estudantes da área da saúde pública.

As inscrições podem ser feitas através do site www.cosemsrn.org.br

(Fonte: Site do Governo do Estado do RN)

DSC NEWS

 O DSC recebeu, em julho, as novas sanitaristas Iramara Lima Ribeiro e Tatiana Medeiros Carvalho Mendes. Desejamos as boas-vindas!

 As professoras Tatyana Rosendo, Vilani Nunes e Grasiela Piuvezam irão participar do IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia que irá ocorrer entre os dias 07 a 10 de setembro.

 Dyego Leandro, Ana Tânia Sampaio e Alice Uchôa irão participar do Congresso Internacional de Atenção Primária em Saúde, que ocorrerá em Alicante - ES, entre os dias 03 a 05 de setembro. E a professora Janete Castro irá participar de outro Congresso Internacional em Granada - ES.

 Os professores Lyane Cortez, Paulo Rocha, Alice Uchoa e Nadja de Sá participa-ram, como tutores do Mais Médicos, na última terça-feira (05.08) de uma reunião com os gestores municipais de saúde pela manhã, e outra com o Prof. Fábio A-breu e Lima, assessor especial do MEC para o Programa Mais Médicos na tarde do dia 05.

 A chefia do DSC participou de reunião no CCS sobre espaço físico do prédio (anexo pós-graduação e outros) em conjunto com arquiteto da Infraestrutura, dire-ção do CCS e DNUT na quarta-feira, dia 06/08 (tarde).

 Na quinta-feira, dia 07/08, o DSC participa de uma reunião no CCS com o Se-cretário Municipal de Saúde de Natal (Prof. Cipriano Maia) para discussão e imple-mentação de novas parcerias entre a saúde municipal e a UFRN

 A prof. Ana Emília convida a todos para o coquetel de lançamento do livro “A Nutrição no lado esquerdo do peito": 29 de agosto de 2014, às 10h30min, Galeria CONVIV`ART, Centro de Convivência Djalma Marinho da UFRN.

 Nesta sexta, dia 08/08 às 14:30h no anfiteatro das aves (CB) ocorreu a aula inaugu-ral do Mestrado em Nutrição. A chefia do DSC foi representada pela Profa. Themis Pinheiro.

(5)

Agenda de Eventos do DSC

15.08: Fórum DSC - Tema:

“Cooperação Internacional”

22.08: Fórum DSC - Tema:

“Universidade Nova de Lisboa”, com a

participação do prof. Marcelo Silva

29.08: Plenária DSC

Edição: Karla Marques Revisão: Paulo Rocha

Luana Gabriele Themis Pinheiro

agosto 2014

dom seg ter qua qui sex sáb

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10 11 12 13 14 15 16

17 18 19 20 21 22 23

24 25 26 27 28 29 30

31

Referências

Documentos relacionados

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes

As instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou

As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes

Professora Janete Castro, coordenadora do Curso de Graduação em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes