• Nenhum resultado encontrado

VILA DE ARCOZELO ASSEMBLEIA DE FREGUESIA. ACTA N.º 10/2012 Mandato

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VILA DE ARCOZELO ASSEMBLEIA DE FREGUESIA. ACTA N.º 10/2012 Mandato"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

VILA DE ARCOZELO

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA

ACTA N.º 10/2012

Mandato 2009-2013

DATA: 20 DE ABRIL DE 2012

LOCAL: SEDE DA FREGUESIA

1. PERÍODO DE ANTES DA ORDEM DO DIA:

a. Leitura do Expediente

b. Aprovação da Acta da Sessão Anterior c. Assuntos de interesse para a Freguesia d. Período para Intervenção do Público

2. ORDEM DO DIA:

a. Apreciação da informação acerca da actividade exercida pela Junta de Freguesia, bem como da situação financeira da Freguesia;

b. Discussão e aprovação da Conta de Gerência e do Relatório de Gestão relativos ao exercício de 2011;

c. Apreciação e votação das propostas apresentadas pelo Executivo da Freguesia;

Aos vinte dias do mês de Abril do ano de dois mil e doze, pelas vinte e uma horas, na sede da Junta da Freguesia da Vila de Arcozelo, localizada no lugar de Vilar, Freguesia de Arcozelo, Concelho de Ponte de Lima, realizou-se a sessão ordinária relativa ao mês de Junho de 2012, deste Órgão Deliberativo da Freguesia da Vila de Arcozelo.

O Presidente da Assembleia, Senhor Alípio Gonçalves Matos, deu início à sessão.

Aberta a sessão e feita a chamada, registou-se a ausência do membro eleito Sr.ª Filipa Maria Sousa Ferreira, tendo sido substituída pelo Sr. Duarte Pedro Cerqueira. O membro Manuel da Silva Fernandes, iniciou a sua participação a partir do ponto 2) da Ordem do Dia. Estiveram presentes os elementos executivos da Junta de Freguesia.

Dando início ao tratamento dos assuntos relativos ao período de Antes da Ordem do Dia, e em resposta à alínea a) do ponto 1, referente à leitura do expediente, o Presidente da Assembleia informou que recebeu o convite da Junta de Freguesia para estar presente na cerimónia da recepção do Compasso Pascal na sede da Junta de Freguesia, informando não ter estado pre-

Passou-se de seguida para o tratamento da alínea b) do ponto 1, referente à aprovação da

acta da sessão anterior, que após levada a votação pelo Sr. Presidente da Assembleia foi

(2)

VILA DE ARCOZELO

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA

sente por motivos particulares.

Passou-se de seguida para o tratamento da alínea b) do ponto 1, referente à aprovação da

acta da sessão anterior, que após levada a votação pelo Sr. Presidente da Assembleia foi

aprovada por unanimidade.

Para intervir no tratamento da alínea c) do ponto 1, referente aos Assuntos de Interesse para

a Freguesia, registou-se a inscrição do Sr. Presidente da Junta, que manifestou mais uma vez o

seu descontentamento relativamente ao comportamento da bancada do PSD na Assembleia Municipal, designadamente à intervenção do Sr. José Nuno Vieira de Araújo, cuja intervenção na última sessão da Assembleia Municipal põe em causa a indústria do granito de Arcozelo, tecendo comentários perfeitamente desajustados e injustos em relação à maior indústria do concelho de Ponte de Lima. Acrescentou ainda aquando da sua intervenção na Assembleia Municipal aquando das votações desfavoráveis do PSD no que dizia respeito à aprovação da revisão parcial do PDM e do projecto de delimitação da área de valorização urbana de Ponte de Lima, a mesma bancada do PSD manteve-se silenciosa e alheou-se da questão, não tomando nenhuma posição em defesa da Freguesia de Arcozelo e o Presidente da Junta, eleito nas listas do PSD, no acto eleitoral de Outubro de 2009. Considerando estes factos, o Sr. Presidente da Junta decidiu assumir na Assembleia Municipal o estatuto de independente e pretende informar a Assembleia de Freguesia de Arcozelo desse facto e obter a opinião da mesma face a essa tomada de posição. Acrescentou ainda que é uma atitude que lamenta ter de tomar, mas não aceita este tipo de comportamentos que são lesivos dos interesses de Arcozelo.

O Sr. Presidente da Assembleia tomou a palavra para declarar que o PSD retirou a confiança política ao vereador em causa e o Dr. José Nuno Araújo é só um elemento que faz parte da Assembleia Municipal. Manifestou total solidariedade para com a posição do Presidente da Junta, lamentando esta situação, reiterando o seu apoio no que se refere à defesa dos interesses da Freguesia.

Novamente o Sr. Presidente da Junta tomou a palavra, congratulando-se com a postura do Sr. Presidente da Assembleia de Freguesia. Informou que a Junta de Freguesia está a apresentar a sua segunda Conta de Gerência do mandato que reflecte, em sua opinião, o trabalho que tem sido feito em prol de Arcozelo. Manifestou ainda o seu agradecimento pelo apoio e solidariedade institucional por parte do Sr. Presidente da Câmara Municipal que tem tido para com Arcozelo uma postura de grande atenção às necessidades existentes e que são visíveis nas transferên-

(3)

VILA DE ARCOZELO

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA

cias de verbas para a Freguesia.

Teceu ainda um comentário global sobre a actividade do PSD de Ponte de Lima e dos seus deputados na Assembleia da República, afirmou que nunca os viu em Arcozelo e nunca foi por eles questionado sobre a necessidade de apoio político para superar as dificuldades existentes no ordenamento e licenciamento da indústria do granito e da implementação do Pólo Industrial das Pedras Finas.

Finalizou dizendo que após a intervenção do Sr. Presidente da Assembleia de Freguesia e a ausência de comentários por parte dos membros da Assembleia de Freguesia, interpretava estas atitudes como uma anuência tácita à tomada de posição que vai tomar na Assembleia Municipal.

Para o tratamento da alínea d) do ponto 1, referente ao Período para Intervenção do Público, não se registou qualquer inscrição.

Em seguida, o Sr. Presidente da Assembleia passou ao tratamento dos assuntos da Ordem do Dia, a alínea a) do ponto 2, referente à apreciação da informação acerca da actividade

exercida pela Junta de Freguesia, bem como da situação financeira da Freguesia, para o

qual não houve intervenções. O Presidente da Junta anunciou a colaboração com a Câmara municipal e o Arq. Caldeira Cabral “consultor paisagístico” que está a elaborar um projecto para Arcozelo que se chama “o parque temático da floresta” a ser apresentado publicamente no último trimestre deste ano. São cerca de 40 hectares no Monte de Santo Ovídio que vão ser privilegiados com este projecto florestal de excelência.

Também e no seguimento desta informação, o Sr. Duarte Pedro Cerqueira interveio para referir que considera que todos os projectos estratégicos para Arcozelo devem ser discutidos com os autarcas e população, evitando assim somente o lançar de estudos ou projectos seguidos de execução, sem que haja discussão prévia. Também teceu elogios à Junta de Freguesia pelo trabalho feito durante o mandato em curso, nomeadamente nas acessibilidades, educação, cultura.

De seguida, o Sr. Presidente da Assembleia passou ao tratamento do ponto da ordem de trabalhos, referente à alínea b) do ponto 2, Apreciação e votação da Conta de Gerência e Relatório de Gestão, relativos ao exercício de 2011, para o qual não se inscreveu nenhum membro da Assembleia, manifestando-se somente o Sr. Manuel da Silva Fernandes que referiu uma excelente execução, só comparável com o ano de 2004, o que é um bom sinal.

De seguida o Sr. Presidente da Assembleia interveio, manifestando que após ter analisado a conta de gerência e o relatório de gestão, facilmente relacionou a estabilidade da Junta de Fre-

(4)

VILA DE ARCOZELO

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA

guesia com os valores das transferências do Município, fruto do bom relacionamento entre ambas as partes. Após a análise, concluiu que houve uma execução orçamental de cerca de 74%, o que considera verdadeiramente notável e incomparável em todo o município. Comentou que temos uma conta de gerência equilibrada, ou seja, as receitas correntes são superiores às despesas correntes, o que significa uma diferença positiva para investimento. No que se refere às despesas, referiu que não se verificam desvios significativos, e que de uma forma geral as contas não apresentam aspectos negativos a salientar.

Endereçou os parabéns aos elementos da Junta por esta execução orçamental.

De seguida o Sr. Presidente da Junta interveio para dizer que este relatório e conta de gerência reflectem uma mudança de filosofia na Junta de Arcozelo, apoiando-se de uma forma geral em cinco pilares:

1º - Melhoramento e recuperação da rede viária no ano de 2011, durante o ano de 2012 e possivelmente durante 2013, ficando concluídos cerca de 80% acessibilidades, saneamento básico e abastecimento de água.

2º - Educação, com um enorme esforço financeiro com transportes escolares para todos os alunos da Freguesia, apoio ao Jardim de Infância e Centro Educativo com pessoal auxiliar, implementação de aulas de natação para as crianças do Jardim de Infância, colocação de um centro de informática e de novas tecnologias no espaço do Jardim de Infância e a perspectiva de iniciação musical no próximo ano lectivo. Para além de todo este apoio ainda financiamos a semana de praia do Jardim de Infância e colaboramos financeiramente com a festa de natal do Jardim de Infância e do Centro Educativo.

3º - Apoio às Colectividades, Associações, Comissões de Festas, para que os usos e costumes bem como as tradições se mantenham. Reconhece que o apoio dado a todas estas entidades é bem empregue pois os resultados obtidos são importantes e animadores, sendo exemplo disso a selecção da curta-metragem realizada pelo grupo de teatro “Dupla Face”, para o Festival de Cannes. É verdadeiramente extraordinário, afirmou, que uma pequena agremiação cultural seja distinguida com tal selecção. Disse ainda que vai agradecer o empenho pessoal do Presidente da Câmara que conseguiu apoios importantíssimos para a deslocação e alojamento dos elementos do grupo na deslocação àquela localidade francesa. Manifestou o seu desagrado pela postura do Sr. Vereador da Cultura da Câmara Municipal ao considerar que o apoio do Município à ida do grupo de teatro a Cannes seria “abrir um precedente não justificável”. É lamentável esta postura, finalizou o Sr. Presidente da Junta.

(5)

VILA DE ARCOZELO

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA

4º - Urbanidade de Arcozelo, onde o exemplo da recuperação da ponte do Arco da Geia, do Adro da Capela de São Gonçalo e do Parque de Estacionamento da Junta de Freguesia, são excelentes exemplos.

5º - Apoio à Acção Social, que será num futuro próximo, o primeiro ou o segundo pilar nas prioridades da Freguesia, nomeadamente no apoio aos mais desfavorecidos na recuperação dos edifícios de habitação, no apoio aos idosos e às instituições de solidariedade social, no apoio às famílias mais carenciadas.

Levados a votação, foram os documentos aprovados por unanimidade.

De seguida, o Sr. Presidente da Assembleia passou ao tratamento do assunto da ordem de trabalhos, a alínea c) do ponto 2, referente à Apreciação e votação das propostas apresentadas pelo Executivo da Freguesia, o qual ficou anulado dado não ter sido apresentada qualquer proposta por parte da Junta de Freguesia.

A minuta da acta da sessão foi aprovada por unanimidade.

Nada mais havendo a tratar e por intervenção do Presidente da Assembleia, deu-se por encerrada a sessão às vinte e duas horas e cinquenta minutos, da qual se lavrou esta acta, que depois de lida, aprovada será assinada pelo Presidente e Secretários deste Órgão deliberativo.

________________________________________________

(Presidente da Assembleia da Freguesia de Arcozelo)

________________________________________________

(1.º Secretário da Assembleia da Freguesia de Arcozelo)

________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

As empresas privadas de exploração agropecuária ou agroindustrial, com base na irrigação, cujos projetos tenham sido beneficiados com incentivos do Poder Público, não

Além disso, como sentimentos e emoções estão sendo estudados enquanto fenômenos necessariamente processados não só na mente, mas também no corpo, avança-se no estudo

• Coloca mais 5-10 mL na placa de Petri e um pequeno calço colocado abaixo dela para facilitar a retirada da água que continha as larvas, que ocorria cerca de 3 horas

Principais Desafios Nacionais.. NA MAIORIA DOS CASOS, FOI DETECTADA A SEGUINTE RELAÇÃO COM AS ESCOLAS: ELAS QUEREM SER MAIS OUVIDAS, PARA EVITAR QUE SEJAM “UM DEPÓSITO DE

Refere-se aos resultados obtidos pelo fundo através da distribuição de dividendos das participações societárias proprietárias dos empreendimentos investidos pelo fundo.. Só

PROSPECÇÃO PRÉ-ANÁLISE LEVANTAMENTO DE DADOS / ANÁLISE COMITÊ NOVOS NEGÓCIOS FORMALIZAÇÃO E PLANEJAMENTO LIQUIDAÇÃO.. CASE IMOBILIÁRIO TG ATIVO REAL FII Investimento direto

A inscrição de projetos culturais nos Editais de Chamamento do SESI-SP é feita exclusivamente por Usuários – Proponente Pessoa Física, mesmo quando é preciso associar o projeto a

Com o intuito de discutir sobre o perfil das internações ocorridas em Ribeirão Preto, foi apresentado no 10 º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva - 2012 um estudo da gravidade