• Nenhum resultado encontrado

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NORMAS PARA PUBLICAÇÃO"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

A Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPD é um periódico de acesso livre publicado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES), vinculado à Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (SEPL) do Estado do Paraná, Brasil. A RPD aceita para avaliação artigos originais, concisos e consistentes no estilo e que versem preferencialmente temas relacionados à socioeconomia. Tem como missão publicar artigos inéditos sobre as interpretações do desenvolvimento paranaense e brasileiro, enfocando a inserção da economia e sociedade nas novas trajetórias delineadas pelo atual processo de transformação da economia mundial.

Tem como público-alvo professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e áreas afins. Publica e distribui exemplares a bibliotecas de universidades e institutos de pesquisa no Brasil e no Cone Sul.

1) Modalidades para submissão:

Artigo: deve ser original contribuição de caráter acadêmico e/ou técnico-científico

destinado a divulgar resultados de pesquisa científica, de natureza empírica, experimental ou conceitual (mínimo de 12 e máximo de 18 páginas, incluindo títulos, resumos, tabelas, figuras, mapas e referências bibliográficas).

Revisão: avaliação crítica sistematizada da literatura sobre determinado assunto;

deve-se citar o objetivo da revisão, especificar (em métodos) os critérios de busca na literatura e o universo pesquisado, discutir os resultados obtidos e sugerir estudos no sentido de preencher lacunas do conhecimento atual (mínimo de 12 e máximo de 18 páginas, incluindo títulos, resumos, tabelas, figuras, mapas e referências bibliográficas).

Ensaio: reflexão circunstanciada, com redação adequada ao escopo de uma publicação

científica, com maior liberdade por parte do autor para defender determinada posição, que vise a aprofundar a discussão ou que apresente nova contribuição/ abordagem a respeito de tema relevante (mínimo de 12 e máximo de 18 páginas, incluindo títulos, resumos, tabelas, figuras, mapas e referências bibliográficas).

Resenha: análise crítica sobre livro publicado nos últimos dois anos (até 6 páginas, com

as mesmas configurações que se solicita para o texto, incluindo referência bibliográfica completa no cabeçalho).

2) Artigo submetido por aluno de pós-graduação (Mestrado e/ou Doutorado) somente será aceito se escrito em co-autoria com o Orientador, conforme sugere a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

3) Todos os artigos são apreciados por dois avaliadores, através do sistema blind review, ou seja, avaliação cega. Após esta avaliação, o manuscrito poderá ser:

 aprovado sem restrições;

 aprovado com pequenas modificações;

 parcialmente rejeitado, podendo o autor reapresentá-lo, desde que atendendo às

exigências dos pareceristas;

 rejeitado.

4) A RPD reserva-se o direito de evitar a publicação de um mesmo autor em intervalos menores do que quatro edições.

5) É de responsabilidade do autor promover as devidas revisões gramaticais no texto encaminhado, bem como preocupar-se com a obtenção de autorização de direitos autorais com relação ao uso de imagens, figuras, tabelas, mapas, métodos etc. junto a outros autores ou editores, quando for o caso.

(2)

6) No caso de texto aceito para publicação que o autor deseje que seja traduzido para o inglês, sugere-se a correção pelo American Journal Experts (www.journalexperts.com), a qual deverá ser custeada pelo autor.

7) Quando as alterações forem referentes apenas a aspectos gramaticais, ortográficos e de ordem normativa, com vistas a manter a homogeneidade da publicação, o texto será revisado pela equipe de revisão e editoração da revista, com o direito de fazer as modificações necessárias, respeitando o estilo do autor. Nos demais casos, o autor reformulará o texto conforme o que for solicitado pelos pareceristas.

8) Os artigos e demais trabalhos publicados na Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPD passam a ser propriedade da revista. A impressão, total ou parcial, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação, citando-se a edição, data da publicação e endereço eletrônico.

9) Os textos podem ser apresentados em uma destas três línguas: português, espanhol ou inglês. 10) Os artigos em língua portuguesa deverão ser redigidos conforme a norma de apresentação

de artigos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) - NBR6022 de maio de 2003. 11) Para os artigos em língua espanhola ou inglesa, os autores deverão utilizar as normas brasileiras

da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), conforme exposto no item anterior. 12) Submissão eletrônica: Os artigos deverão ser submetidos via plataforma http://www.

ipardes.pr.gov.br/ojs/index.php/revistaparanaense/index

 somente serão aceitas submissões feitas eletronicamente pelo portal da revista;  o arquivo contendo o manuscrito, que será anexado (transferido), durante a submissão,

não poderá ultrapassar o tamanho de 3 MB.

13) Se o autor já estiver cadastrado, é necessário somente fazer o Login e iniciar os passos para a submissão do trabalho. Se ainda não estiver cadastrado, é necessário usar o link Não está cadastrado? Cadastre-se no sistema http://www.ipardes.pr.gov.br/ojs/index.php/ revistaparanaense/user/register e preencha as informações.

14) Em seguida, utilize o link Autor e inicie o processo de submissão do artigo. São cinco passos. Lembre-se de salvar ao final de cada etapa:

 Confirme marcando nas caixas de seleção que a submissão está em conformidade com

as condições da revista antes de prosseguir ao 2.º passo do processo;

 Transferência do Manuscrito: transfira o arquivo em .doc ou .docx, lembrando-se de

remover qualquer tipo de identificação de autoria;

 Inclusão de metadados: preencha os dados de autoria, inclusive o resumo de biografia.

Caso tenha mais de um autor, clique em “incluir autor” e preencha os dados. Preencha os campos de título e resumo em caixa baixa. Preencha os campos de indexação; palavras-chave são itens obrigatórios;

 Transferência de documentos suplementares: etapa opcional. Podem ser anexados

documentos como autorizações de publicação e uso de fontes ou complementos ao artigo, a exemplo de tabelas, figuras, gráficos, mapas e fotos inerentes ao texto enviado;

 Confirmação: confirme que o arquivo foi anexado ao sistema e conclua a submissão.

15) Anonimato - solicita-se ao autor que, antes de submeter o texto, retire o(s) nome(s) da autoria ou qualquer identificação do arquivo enviado, inclusive na opção propriedades do ‘Word’.

(3)

16) Características gerais do texto

A formatação do texto deve seguir as especificações abaixo:

 Digitado em Word  Letra tipo Arial, corpo 12  Espaçamento 1,5 pt  Alinhamento justificado  Papel em formato A4  Margens = 2,5 cm

 Parágrafo com recuo na primeira linha = 1,5 cm

 Se possível, evite notas de rodapé. Ao utilizá-las, contudo, elas devem vir ao final da

página, em numeração contínua.

17) O artigo deve ser elaborado nesta sequência:

 Títulos

No cabeçalho, o título deve ficar em alinhamento à esquerda, em letras maiúsculas e negrito (fonte Arial 12) e ter no máximo 15 palavras. Deve ser escrito em 03 (três) línguas: em português, em seguida inglês e, por último, espanhol.

 Resumos e palavras-chave

O resumo deve ter no mínimo 100 e no máximo 250 palavras, expondo a abordagem principal do texto. Deve ser claro e conciso, num único parágrafo, justificado e com espaçamento simples, contendo o objetivo, metodologia, resultados e conclusões. Devem ser apresentadas, também, 05 (cinco) palavras-chave que melhor representem o assunto do artigo. As palavras devem ser separadas por ponto, conforme exemplo: Palavras-chave: Uma palavra. Duas. Três. Quatro. Cinco palavras.

Resumos e palavras-chave devem vir em seguida dos títulos, nas 03 (três) línguas referidas, a saber: em português, em seguida em inglês e, por último, em espanhol. A fonte deve ser Arial 12, o espaçamento entrelinhas simples, na seguinte sequência: Título em português Título em inglês Título em espanhol Resumo: Palavras-chave: Abstract: Keywords: Resumen: Palabras-clave:

 Corpo do texto do artigo

Sugere-se que o texto obedeça à seguinte sequência: Introdução, Metodologia ou Procedimentos metodológicos/operacionais, Capítulos ou subdivisões do corpo do trabalho, Considerações Finais ou Conclusões, e Referências.

 Tabelas, figuras, gráficos e mapas

Estes elementos devem ser inseridos no texto e também enviados na submissão como documentos suplementares em arquivos independentes e editáveis.

(4)

 Citações

As citações diretas com até três linhas devem estar entre aspas duplas, no corpo do texto. Por exemplo:

Carvalho e Schmitz (1990, p.149) afirmam que “até os anos 70 os princípios do fordismo guiaram internacionalmente a administração na indústria automobilística e em outras indústrias de produção em massa”.

As citações diretas com mais de três linhas (citação longa) devem ser destacadas: - com recuo de 4 cm da margem esquerda;

- em fonte 10;

- inserir espaçamento antes e depois de 12 pt;

- com entrelinhamento de exatamente 14 pt, sem aspas. Exemplo:

A cidade de Ponta Grossa tem tradição na metalurgia, que remonta ao período da economia do mate, quando teve início o processo de urbanização do município. Esse período foi marcado pela presença de imigrantes alemães (russo-alemão) e posteriormente poloneses e italianos, os principais responsáveis pela produção de carroças e oficina de ferragens, embrião do setor metal-mecânico em Ponta Grossa (LAROCCA JR.; LINS, 2002, citados por IPARDES, 2006, p.84).

18) Referências bibliográficas

No item das ‘Referências’ somente devem constar os textos, artigos e documentos que foram citados no corpo do texto.

Quanto ao primeiro nome do autor, deve-se optar por escrevê-lo ou por extenso ou utilizando-se somente a inicial do primeiro nome, devendo-se seguir um só modo para todas as obras referenciadas.

A revista recomenda que 20% (vinte por cento) das referências bibliográficas e/ou citações sejam de artigos que façam parte de bases internacionais, como, por exemplo: SciELO, Scopus ou ISI Web of Knowledge, com menos de 10 anos.

Solicita-se evitar no artigo a autocitação, citação de monografias, anais, resumos, resumos expandidos, jornais e magazines.

A elaboração das referências deverá orientar-se pelos exemplos a seguir, que se baseiam na ABNT:

 Livro

Quando há apenas um autor:

FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia. 4.ed. São Paulo: Saraiva, 2003. Quando houver dois ou três autores:

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Metodologia científica. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1991.

Quando houver mais de três autores:

BRITO, E. V. et al. Imposto de renda das pessoas físicas: livro prático de consulta diária. São Paulo: Frase Editora, 1996.

Quando houver organizador (Org.), coordenador (Coord.) ou editor (Ed.):

VERSIANI, Flávio Rabelo; BARROS, José Roberto Mendonça de (Org.). Formação econômica do Brasil: a experiência da industrialização. São Paulo: Saraiva, 1978.

(5)

Quando não há o nome da editora:

VALÊNCIA, I. Das mulheres e das flores. Belo Horizonte: [s.n.], 1974.

Quando não há data da edição: sempre deve ser indicada uma data, seja de publi-cação, de distribuição, do copyright, de impressão ou outra. Se nenhuma data puder ser determinada, coloca-se uma data aproximada entre colchetes [ ], como segue:

[1971] data certa, mas não indicada no material[1989?] data provável da publicação [ca1965] data aproximada da publicação

Quando o autor for uma entidade:

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Administração Geral. A educação no Brasil na década de 80. Brasília: MEC, 1990. 106 p.

Quando a obra tiver título e subtítulo:

CERTEAU, M. de. Histoire et psychanalyse: entre science et fiction. Paris: Gallimard, 1987.

Autoria desconhecida:

Quando não existe nome de autor, a primeira palavra significativa do título é escrita em caixa alta. Não se usa o termo ‘anônimo’. Exemplo:

O PENSAMENTO vivo de Nietzsche. São Paulo: Martin Claret, 1991. 110p.

 Capítulo de livro

MOURA, Rosa. Políticas públicas urbanas: ausências e impactos. In: MENDONÇA, Francisco (Org.). Impactos socioambientais urbanos. Curitiba: Ed. UFPR, 2004. p.149-168.

 Artigo em periódico

SCHNEIDER, Sergio; BLUME, Roni. Ensaio para uma abordagem territorial da ruralidade: em busca de uma metodologia. Revista Paranaense de Desenvolvimento, Curitiba: IPARDES, n.197, p.109-135, jul./dez. 2004.

TORRES, Haroldo da Gama et al. Pobreza e espaço: padrões de segregação em São Paulo. Estudos Avançados, São Paulo: USP/Instituto de Estudos Avançados, v.17, n.47, p.97-128, jan./abr. 2003.

 Dissertação de Mestrado:

RODRIGUES, M. V. Qualidade de vida no trabalho. 1989. 180 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1989.

 Tese de doutorado:

DELGADO, Paulo Roberto. Precarização do trabalho e condições de vida: a situação da Região Metropolitana de Curitiba nos anos 90. 2001. 163 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2001.

 Acesso via Internet

Artigo de Internet com autor:

CARNEIRO, Marcelo Domingos Sampaio. Entre o estado, a sociedade e o mercado: análise dos dispositivos de governança da indústria florestal na Amazônia. Cad. CRH, Salvador, v. 25, n. 64, abr. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S0103-49792012000100006&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 03 abr. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792012000100006.

(6)

COSTA. M. Agronegócio: o motor da economia brasileira e o dinamismo da economia paranaense. Agronline.com.br. Disponível em: <http://www.agronline.com.br/ artigos/ artigo.php?id=331>. Acesso em: 10 mar. 2011.

FLORIANI, D. Complexidade e epistemologia ambiental em processos socioculturais globais e locais. INTERthesis, Florianópolis: UFSC/PPGICH, v.7, n.2, p. 45-64, 2010. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/interthesis/article/ view/17219>. Acesso em: 11 mar. 2011. doi:10.5007/1807-1384.2010v7n2p45. Artigo de Internet sem autor específico:

CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, Brasília, v.26. n.3, 1997. Disponível em: <http://www. ibict.br/cionline>. Acesso em: 19 maio 1998.

 Verbete de dicionário

ÉTICA. In: FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. Instituto de documentação. Dicionário de Ciências Sociais. Rio de Janeiro: FGV, 1986. p.433-435.

CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

Ao submeter o texto, o autor (ou autores) deve verificar se ele está em conformidade com as exigências listadas a seguir:

1. O autor deve certificar que participou da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omitiu quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação do artigo. Deve também confirmar que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de sua autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo avaliada pela Revista Paranaense de Desenvolvimento, seja no formato impresso ou eletrônico.

2. O autor deve:

 Cadastrar os seus dados, bem como os do co-autor (ou co-autores), fazendo constar a

formação acadêmica, a titulação, a instituição, universidade e/ou grupo de pesquisa a que está vinculado, bem como a atuação profissional atual;

Inserir a URL (endereço eletrônico) do Currículo Lattes ou página pessoal no seu

cadastro, bem como no cadastro do co-autor;

 Informar seu endereço completo, bem como o do co-autor, para envio dos exemplares

impressos caso o artigo seja aceito para publicação.

3. O número de autores por artigo não deverá ultrapassar o limite de 4 (quatro) pessoas. 4. O arquivo da submissão deverá estar em formato Microsoft Word ou RTF.

5. Caso tenha utilizado citação de texto retirado de website, deverá ser informado o endereço eletrônico completo na lista de referências bibliográficas.

6. A formatação do texto deve seguir as especificações abaixo:

 Digitado em Word  Letra tipo Arial, corpo 12  Espaçamento 1,5 pt  Alinhamento justificado  Papel em formato A4  Margens = 2,5 cm

(7)

 Se possível, evite notas de rodapé. Ao utilizá-las, contudo, elas devem vir ao final da

página, em numeração contínua

7. Títulos, resumos e palavras-chave devem vir em português, inglês e espanhol, nesta ordem; não deverá constar o nome do autor (ou autores) no texto; além disso, deverão ser referenciadas somente as obras que foram citadas no texto; as figuras, tabelas e mapas serão inseridos no texto, devendo também ser enviados separadamente em arquivos (softwares originais, tais como: excel, corel draw etc.) como documentos suplementares.

8. O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos na seção “Normas para publicação” da revista.

9. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), deverão ser seguidas as instruções para assegurar a avaliação às cegas pelos pares.

10. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

O autor deve transferir todos os direitos autorais do artigo para a Revista Paranaense de Desenvolvimento, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada. Se esta for obtida, deverá constar o competente registro e agradecimento à revista.

O autor que publica nesta revista concorda com os seguintes termos:

1. O autor mantém os direitos autorais e concede à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

2. O autor tem autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

3. O autor tem permissão e é estimulado a publicar e distribuir seu trabalho on line após a sua publicação (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isto pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Esta revista não cobra dos autores para publicar, e os artigos são de acesso livre e gratuito.

Contatos com a Editoria: IPARDES

Editor da Revista Paranaense de Desenvolvimento

Rua Máximo João Kopp, 274, Centro Administrativo Regional Santa Cândida - Bloco 1 Telefone: (41) 3351 6324 - Curitiba-PR-Brasil - CEP 82630-900

(8)

GUIDELINES FOR AUTHORS

Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPD, is a free access journal published by the Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES), linked to the State Secretary of Planning and General Coordination of the State of Paraná, Brazil.

RPD accepts articles for evaluation as long as they are original, concise and consistent in style, discussing mainly on themes related to socio-economics. The journal has as its mission the publishing of unpublished articles on the interpretations of development in the State of Paraná and Brazil, focusing on the insertion of economics and society in the new paths outlined by the current transformation process of the world economy.

The journal’s target public is professors, researchers and post-graduation students in Applied Social Sciences, Human Sciences and areas alike. It publishes and distributes issues to university libraries, research institutes in Brazil and Southern Cone.

1. The following contributions will be accepted:

Article: must be an original academic and/or technical contribution to disseminate results

of scientific research, of an empirical, experimental or conceptual nature (minimum of 12 and a maximum of 18 pages, including title, abstract, tables, figures, maps and references).

Reference Review: critical and systematic literature evaluation about certain subject;

the purpose for the review should be mentioned, the literature search criteria and the researched universe should be methodologically specified, the discussion should approach the obtained results and suggest further reseach in order to fill the gaps in the present body of knowledge (minimum of 12 and a maximum of 18 pages, including title, abstract, tables, figures, maps and references).

Essay: circumstantiated consideration, with writing suitable for a scientific publication,

in which the author has more latitude to support his points of view. An essay should deepen the debate or present a new contribution about matter of relevance (minimum of 12 and a maximum of 18 pages, including title, abstract, tables, figures, maps and references).

Book Review: critical analysis of book published in the last two years (no more than

6 pages, with the same format requested above, including complete reference in the caption).

2. Contribution submitted by Postgraduate student (Master’s or Doctorate degrees) will be accepted only if written in co-authorship with his/ her thesis conselour, according to suggestion of Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

3. The text will be assessed by two reviewers, through the blind review system, and subsequently it could be:

 Accepted without restrictions;

 Approved if the proposed alterations are made – with or without the need of peer

reviewer rereading;

 Partially rejected, when broad modifications are needed, with suggestion of resubmission

for new evaluation and decision;

 Rejected.

4. RPD reserves the right to avoid publishing the same author at intervals of less than four editions.

(9)

5. The author(s) undertake(s) to assure the appropriate grammatical revisions in the submittedtext, and obtain copyright permissions in relation to images, figures, tables, maps, methods, etc., included in the manuscript, from the corresponding authors or editors, when applicable. 6. Article accepted for publication may be translated into English, we suggest American Journal

Experts (www.journalexperts.com) paid by the authors.

7. When alterations merely regard grammar, orthography or normative aspects, in order to maintain the publication’s homogeneity, the text will be revised by the journal’s publishing team – which will reserve the right to make the necessary modifications – respecting the author’s style and the paper’s content. In other cases, the author should make the adjustements according to the peer reviewer’s suggestions.

8. Articles and all published texts become property of the Revista Paranaense de Desenvolvimento – RPD. Full or partial printing is subject to clear and precise mention of provenance, through the quotation of edition number, date and electronic address.

9. The texts may be submitted in either of three idioms: portuguese, spanish or english. 10. Articles should be written according to the presentation standards from Associação Brasileira

de Normas Técnicas (ABNT) – NBR 6022, from May 2003.

11. For articles in Spanish or English, authors must use Brazilian Standards of the ABNT, as specified in the previous item.

12. Online submission of articles. Texts are submitted solely through the address: http://www. ipardes.pr.gov.br/ojs/index.php/revistaparanaense/index

 Only submissions sent electronically using the journal´s website will be accepted.  The file containing the manuscript, which is attached (transferred) when submitted,

cannot exceed 3 MB.

13. If the author is already registered, it is only necessary to login and follow the submission steps. In order to register, the author should fill the form available through the “Não está cadastrado?” link. http://www.ipardes.pr.gov.br/ojs/index.php/revistaparanaense/user/register

14. Then, the author must click on Author and initiate the article submission process. There are five steps. Authors are reminded to save at the end of every stage:

 Confirm by clicking the box which states the submission is according to the magazine’s

conditions before moving on to the second step of the process;

 Transference of Manuscript: Transfer the file with .doc or .docx extensions, removing

any type of identification of the author;

 Inclusion of Metadata: Fill out the authorship information, including the abstract of

biography. Should there be more than one author, click on “add author” and fill out the information. Fill out the title fields and abstract in lower case. Fill out the indexation fields. Keywords is a mandatory item;

 Transference of Supplementary Documents: Optional step. You can attach documents

such as authorization for publishing and use of sources or complements for the article such as tables, images, graphs, maps or pictures inherent to the sent text;

 Confirmation: confirmation that file has been attached to the system and conclusion

of submission.

15. Anonymity: prior to submitting a text, authors are requested to remove name(s) of the author or any identification of the submitted file, including from the Properties option in Word™or to submission the author should remove name(s) and any other form of identification from the sent text file.

(10)

16. General text characteristics:

Texts and references must be formatted as follows: General format and characteristics:

 Typed in Word™  1.5 pt spacing  Justified alignment  Ariel font, body 12  A4 size paper  Margins = 2.5 cm

 Paragraph with first line indent = 1.5 cm

 If possible, avoid footnotes. If used, however, place at the end of the page with

continuous numbering.

17. The article must be presented as follows:

 Title

The header title should be aligned to the left, in black capital letters. It should have no more than 15 words and be written in Portuguese, with following English and Spanish versions.

 Abstract and keywords

The abstract should have no less than 100 and no more than 250 words and describe the text’s main approach. It should be clear and concise, written in a single justified paragraph with single spacing, comprising objective, methodology, results a nd conclusions.

Five keywords, that best describe the subject, should be chosen.

Abstract and keywords should follow the title, and also have Portuguese, English and Spanish versions, in that order.

Title in portuguese Title in english Title in spanish Resumo: Palavras-chave: Abstract: Keywords: Resumen: Palabras-clave:  Body Text

It is suggested that the text follows the sequence Introduction, Methodology or Methodological/ operational proceedings, Chapters or subdivisions, Final considerations or Conclusions, and Bibliographical references.

 Tables, figures, graphs and maps

These elements must be inserted in the text and should also be submitted as supplementary documents in separate files.

 Citations

Direct quotations, with no more than three lines, should use double quotation marks in the Body Text.

For example:

(11)

internationally guided administration in the automobile industry and in other mass production industries”.

Direct quotes with more than three lines (long quotes) must be highlighted: - with 4cm indent in the left margin;

- size 10 font;

- spacing before and after of 12 pt;

-

line spacing of exactly 14 pt, without speech marks. Example:

The city of Ponta Grossa has a steelworks tradition that dates back to the mate economy, when the municipal urban planning process began. This period was marked by the presence of German immigrants (Russian-German), followed by Polish and Italian immigrants, who were chiefly responsible for the production of wagons and labour in ironwork shops, activities that led to the birth of the metal and mechanics sector in Ponta Grossa (LAROCCA JR.; LINS, 2002, cited by IPARDES, 2006, p.84).

18. References (quoted within the text)

The ‘References’ item should only contain text, articles and documents that were used in the body of the text.

The first name of the author should be written in full or using the initials of the first name only. The same style should be maintained for all reference works.

The journal recommends that twenty percent (20%) of bibliographic references and/ or quotations should be articles that are part of the international bases, such as: SciELO, Scopus or ISI Web of Knowledge, and for a maximum of 10 years.

Authors should avoid self-citations and citing monographs, dissertations and theses, annals, abstracts, extended abstracts, newspapers and magazines.

Citations should be drafted as follows, according to the ABNT:

 Book

When there is only one author:

FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia. 4.ed. São Paulo: Saraiva, 2003. When there are two or three authors:

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Metodologia científica. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1991.

When there are more than three authors:

BRITO, E. V. et al. Imposto de renda das pessoas físicas: livro prático de consulta diária. São Paulo: Frase Editora, 1996.

When there is an organizer (Org.), coordinator (Coord.) or editor (Ed.):

VERSIANI, Flávio Rabelo; BARROS, José Roberto Mendonça de (Org.). Formação econômica do Brasil: a experiência da industrialização. São Paulo: Saraiva, 1978. When there is no name from the publishing company:

VALÊNCIA, I. Das mulheres e das flores. Belo Horizonte: [s.n.], 1974. When there is no publishing date:

A date should always be mentioned, either publishing, distribution, copyright, printing or other. If no date can be determined, an approximated one should be used between brackets, as follows:

(12)

[1989?] probable publishing date [ca 1965] approximated publishing date

When the authorship belongs to an institution:

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Administração Geral. A educação no Brasil na década de 80. Brasília: MEC, 1990. 106p.

When the book has title and subtitle:

CERTEAU, M. de. Histoire et psychanalyse: entre science et fiction. Paris: Gallimard, 1987.

Unknown authorship:

When there is no reference to the author’s name, the first relevant word fromn the title is written in capital letters. The term “anonymous” is not used.

Example:

O PENSAMENTO vivo de Nietzsche. São Paulo: Martin Claret, 1991. 110p.

 Book chapter

MOURA, Rosa. Políticas públicas urbanas: ausências e impactos. In: MENDONÇA, Francisco (Org.). Impactos socioambientais urbanos. Curitiba: Ed. UFPR, 2004. p.149-168.

 Article in periodical publication

SCHNEIDER, Sergio; BLUME, Roni. Ensaio para uma abordagem territorial da ruralidade: em busca de uma metodologia. Revista Paranaense de Desenvolvimento, Curitiba: IPARDES, n.197, p.109-135, jul./dez. 2004.

TORRES, Haroldo da Gama et al. Pobreza e espaço: padrões de segregação em São Paulo. Estudos Avançados, São Paulo: USP/Instituto de Estudos Avançados, v.17, n.47, p.97-128, jan./abr. 2003.

 Master’s Degree Dissertation:

RODRIGUES, M. V. Qualidade de vida no trabalho. 1989. 180 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1989.

 Doctorate Thesis:

DELGADO, Paulo Roberto. Precarização do trabalho e condições de vida: a situação da Região Metropolitana de Curitiba nos anos 90. 2001. 163 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2001.

 Online resources

Signed online articles:

CARNEIRO, Marcelo Domingos Sampaio. Entre o estado, a sociedade e o mercado: análise dos dispositivos de governança da indústria florestal na Amazônia. Cad. CRH, Salvador, v. 25, n. 64, abr. 2012. Disponível em <http:/www.scielo.brscielo. php?script=sci_arttext&pid=S0103-49792012000100006&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 03 abr. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S010349792012000100006.

COSTA. M. Agronegócio: o motor da economia brasileira e o dinamismo da economia paranaense. Agronline.com.br. Disponível em: <http://www.agronline.com.br/artigos/ artigo.php?id=331>. Acesso em: 10 mar. 2011.

FLORIANI, D. Complexidade e epistemologia ambiental em processos socioculturais globais e locais. INTERthesis, Florianópolis: UFSC/PPGICH, v.7, n.2, p. 45-64, 2010. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/ interthesis/article/ view/17219>. Acesso em: 11 mar. 2011. doi:10.5007/1807-1384.2010v7n2p45.

(13)

Unsigned online article:

CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, Brasília, v.26. n.3, 1997. Disponível em: <http:/www. ibict. br/cionline>. Acesso em: 19 maio 1998.

 Dictionary entry

ÉTICA. In: FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. Instituto de documentação. Dicionário de ciências sociais. Rio de Janeiro: FGV, 1986. p.433-435.

CONDITIONS FOR SUBMISSION

When submitting the text the author (or authors) must check if he or she is in accordance with requirements listed below:

1. The author must certify he or she has participated in the conception of the paper, either partially or in full, has not omitted any connections or financial agreements between the authors and companies that may have interest in the publishing of the article. The author must confirm that the text is original and the paper, either partially or in full, as well as any other paper with substantial similar content, of his or her authorship, has not been sent to another magazine and shall not be sent to another magazine while his or her publication is under evaluation by Revista Paranaense de Desenvolvimento, either in printed or electronic format.

2. The author must:

 Submit your information, as well as co-author (or co-authors), informing academic

education, degree, institution, university and/or research group which is linked to, as well as current professional occupation;

 Insert URL (electronic address) of Curriculum Lattes or personal page under your

registration, as well as co-author’s information;

 Inform your full address, as well as co-author’s, for sending of printed issues should the

article be accepted for publishing.

3. The number of authors per article should not exceed the limito f 4 (four) people. 4. Submission file should be in Microsoft WordTM or RTF format.

5. Should you have used citation withdrawn from website the full electronic address shall be informed in the bibliographical references.

6. Text formatting must follow the specifications below:

 Typed in Word™  1.5 pt spacing  Justified alignment  Ariel font, body 12  A4 size paper  Margins = 2.5 cm

 Paragraph with first line indent = 1.5 cm

 If possible, avoid footnotes. If used, however, place at the end of the page with continuous

numbering.

7. Titles, abstracts and keywords must be in Portuguese, English and Spanish, in this order; the author’s name (or authors’ names) shall not come with the text; besides, only works cited in the text shall be referenced; pictures, tables and maps to be inserted in the text shall also be sent separately in files as supplementary documents (original softwares, such as: ExcelTM, Corel DrawTM, etc.)

(14)

Editorial contact: IPARDES

Editor of Revista Paranaense de Desenvolvimento

Rua Máximo João Kopp, 274, Centro Administrativo Regional Santa Cândida - Bloco 1 Telefone: (41) 3351 6324 - Curitiba - PR - Brasil - CEP 82630-900

E-mail: revista@ipardes.pr.gov.br

“Guidelines for publication” of the magazine.

9. In case of submission to a section with review by peers (i.e. articles), some instructions must be followed in order to ensure blind secure evaluation by peers.

10. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

DECLARATION OF COPYRIGHT

The author must transfer all article copyrights to Revista Paranaense de Desenvolvimento, being forbidden any reproduction, either partial or in full, in any form or means of publication, either printed or electronic, without prior and mandatory authorization is requested. If authorization is granted, it shall inform the relevant registration and acknowledgement to the magazine.

The author who publishes on this magazine agrees to the following terms:

1. The author keeps copyright and grants the magazine the right of first publication, simultaneously licensed under Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of paper with acknowledgment of authorship and initial publican on this magazine. 2. The author is authorized to take over additional contracts separately for non-exclusive

distribution of version of paper published on this magazine (i.e. publishing in institutional repository or as chapter of a book), with the acknowledgement of authorship and initial publication on this magazine.

3. The author is authorized and encouraged to publish and distribute his or her paper online after its publication (i.e. in institutional repositories or personal page), given it can enhance impact and citation of published paper.

This paper is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License. PRIVACY POLICY

Names and addresses informed in this magazine shall be exclusively used for services rendered in this publication, not being available for other ends or third parties. This magazine does not charge authors for publishing and articles are free of charge and have free access.

(15)

NORMAS PARA PUBLICACIÓN DE ARTÍCULOS

La Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPD es un periódico de acceso libre, publicado por el Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES), organismo vinculado a la Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (SEPL), del estado de Paraná, Brasil.

La RPD acepta para evaluación artículos originales, concisos y consistentes en el estilo y que discurran preferentemente sobre temas relacionados a la socioeconomía. Tiene como misión publicar textos inéditos sobre diferentes interpretaciones del desarrollo paranaense y brasileño, enfocando la inserción de la economía y sociedad en el actual proceso de transformación de la economía mundial.

El público blanco se compone de profesores, investigadores y estudiantes de posgrado en Ciencias Sociales Aplicadas, Ciencias Humanas y áreas correlatas. Publica y distribuye ejemplares a bibliotecas de universidades e institutos de investigación en Brasil y Cone Sur.

1. Modalidades de participación:

Artículo: destinado a divulgar resultados de investigación de naturaleza empírica,

experimental o conceptual (mínimo de 12 y máximo de 18 páginas, incluyendo títulos, resúmenes, tablas, figuras, mapas y referencias bibliográficas).

Revisión: evaluación crítica sistematizada de la literatura sobre determinado asunto; se

debe citar el objetivo de la revisión, especificar (en métodos) los criterios de búsqueda en la literatura y el universo investigado, discutir los resultados obtenidos y sugerir estudios para llenar lagunas del conocimiento actual (mínimo de 12 y máximo de 18 páginas, incluyendo títulos, resúmenes, tablas, figuras, mapas y referencias bibliográficas).

Ensayo: reflexión circunstanciada, con redacción adecuada al objetivo de una publicación

científica, con mayor libertad por parte del autor para defender determinada posición, que tenga como propósito profundizar la discusión o presente nueva contribución/ abordaje respecto al tema relevante (mínimo de 12 y máximo de 18 páginas, incluyendo títulos, resúmenes, tablas, figuras, mapas y referencias bibliográficas).

Reseña: análisis crítico sobre libro publicado en los últimos dos años (hasta 6 páginas,

con las mismas configuraciones que se solicita a las modalidades arriba, incluyendo referencia bibliográfica completa en la cabecera).

2. Artículo sometido por alumno(a) de posgrado (maestría o doctorado) solamente se aceptará si escrito en coautoría con el orientador(a), según sugiere la Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

3. Los artículos serán leídos por dos evaluadores, que aplicarán el sistema blind review, es decir, revisión ciega. Tras esa evaluación, el manuscrito podrá ser:

 aprobado sin restricciones;

 aprobado con algunas modificaciones;

 parcialmente rechazado, sugiriéndose que se presente una vez más el texto, modificado

según las exigencias de los evaluadores;

 rechazado.

4. La RPD se reserva el derecho de evitar la publicación de un mismo autor en intervalos menores de cuatro ediciones.

5. Es de responsabilidad del autor promover las debidas revisiones gramaticales en el texto, así como preocuparse con la obtención de autorización de derechos autorales con relación al uso de imágenes, figuras, tablas, mapas, métodos, etc. junto a otros autores o editores, cuando sea necesario.

(16)

6. En caso de texto aceptado para publicación en el que el autor desee su traducción al inglés, se sugiere la corrección por el American Journal Experts (www.journalexperts.com), y la misma deberá ser costeada por el autor.

7. Cuando las alteraciones se refieran solo a aspectos gramaticales, ortográficos y de orden normativo, visando mantener la homogeneidad de la publicación, el texto será revisado por el equipo de revisión y editoración de la revista, que tendrá reservado el derecho de hacer las modificaciones necesarias, respetando el estilo del autor y el contenido del texto. En los otros casos, el autor reformulará el artículo según los apuntes de los evaluadores.

8. Los artículos y demás trabajos publicados en la RPD serán propiedad de la revista. La impresión, total o parcial, está sujeta a la expresa mención de la procedencia de su publicación, citándose la edición, fecha de publicación y dirección electrónica.

9. Se pueden presentar los textos en una de estas tres lenguas: portugués, español o inglés. 10. Los artículos en lengua portuguesa deberán ser redactados según las normas de presentación

de artículos de la Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) – NBR 6022 de mayo de 2003.

11. Para los artículos en lengua española o inglesa, los autores deberán utilizar las normas brasileñas de la Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), conforme a lo expuesto en el ítem anterior.

12. Sumisión electrónica: los artículos deberán ser sometidos por medio de la plataforma:http:// www. ipardes.pr.gov.br/ojs/index.php/revistaparanaense/index

 solo se aceptarán sumisiones hechas electrónicamente por el portal de la revista;  el archivo con el manuscrito, lo cual será anexado (transferido), durante la sumisión, no

podrá tener más de 3 Mb.

13. Si el autor ya está registrado, es necesario solamente hacer el login e iniciar los pasos para la sumisión del trabajo. Si aún no está registrado, es necesario accesar el link “Não está cadastrado?” <http://www.ipardes.pr.gov.br/ojs/index.php/revistaparanaense/user/register> y rellenar las informaciones.

En seguida, utilice el link Autor e inicie el proceso de sumisión del artículo. Serán cinco pasos. Acuérdese de salvar al final de cada etapa:

 Confirme marcando en las cajas de selección que la submisión está en conformidad

con las condiciones de la revista antes de proseguir al 2.º paso del proceso;

Transferencia del manuscrito: transfiera el archivo a .doc o .docx, acordándose de

remover cualquier tipo de identificación de autoría;

 Inclusión de metadatos: rellene los datos de autoría, incluso el resumen de biografía.

Si hay más de un autor, pulse en “Incluir autor” y rellene los datos. Rellene los campos de título y resumen en minúsculas. Rellene los campos de indexación; palabras clave son ítems obligatorios;

 Transferencia de documentos suplementarios: etapa opcional. Pueden ser anexados

documentos como autorizaciones de publicación y uso de fuentes o complementos al artículo, como tablas, figuras, gráficos, mapas y fotos inherentes al texto enviado;

 Confirmación: confirme que el archivo fue anexado al sistema y conclúa la sumisión.

15. Anonimato: se solicita al autor que antes de someter el texto, quite los nombres de la autoría o cualquier identificación del archivo enviado, incluso en la opción Propiedades del Word. 16. Características generales del texto:

La formatación del texto y de las referencias bibliográficas debe seguir las especificaciones de abajo:

(17)

 Tecleado en procesador de textos Word para Windows  Letra tipo Arial, tamaño 12

 Interlineado 1,5 puntos  Alineación justificada  Hoja A4

 Márgenes 2,5 cm

 Párrafo adentrado (1,5 cm) en la primera línea

 Si es posible, evite notas a pie de página – si se las utiliza, ellas deben venir al final de la

página, en numeración continua.

17. El artículo debe ser elaborado en esta secuencia:

 Títulos

En la cabecera, el título debe ser alineado a la izquierda, en letras mayúsculas y negritas (en Arial 12). Debe tener como máximo 15 palabras, y constar en tres lenguas: en portugués, en seguida en inglés y, por último, en español.

 Resúmenes y palabras clave

El resumen deberá tener como mínimo 100 y como máximo 250 palabras, y exponer el abordaje principal del texto. Debe ser claro y conciso, venir en un único párrafo, justificado y con interlineado sencillo, conteniendo el objetivo, metodología, resultados y conclusiones.

Deben ser presentadas, también, 05 palabras clave que mejor representen el asunto del artículo. Las palabras deben ser separadas por punto, según el ejemplo de abajo: Palabras clave: Una palabra. Dos. Tres. Cuatro. Cinco palabras.

Los resúmenes y palabras clave deben venir en la secuencia de los títulos, en tres lenguas: en portugués, luego en inglés y, por último, en español. Letra Arial 12, con interlineado sencillo, en esta secuencia:

Título en portugués Título en inglés Título en español Resumo: Palavras-chave: Abstract: Keywords: Resumen: Palabras clave:

 Cuerpo del texto

Se sugiere que el texto obedezca la siguiente secuencia: Introducción, Metodología o Procedimientos metodológicos/operacionales, Capítulos o subdivisiones del cuerpo del trabajo, Consideraciones Finales o Conclusiones y Referencias.

 Tablas, figuras, gráficos y mapas

Deben ser insertados en el texto y también enviados en la sumisión como documentos suplementarios, en archivos independientes y editables, en las extensiones .doc o .xls. Deberán ser tecleados en letra Arial, tamaño 6 como mínimo. Teniendo en cuenta que las medidas internas de la revista son 13cm x 20cm, las tablas y cuadros no podrán exceder ese tamaño.

 Citas

Las citas directas, con hasta tres líneas, deben constar entre comillas dobles, en el cuerpo del texto.

(18)

Ejemplo:

Carvalho e Schmitz (1990, p.149) afirman que “até os anos 70 os princípios do fordismo guiaram internacionalmente a administração na indústria automobilística e em outras indústrias de produção em massa”.

Las citas directas con más de tres líneas deben ser destacadas: - con párrafo adentrado (4 cm);

- en letra tamaño 10;

- insertar espaciado antes y después de 12 puntos;

- con interlineado exacto de 14 puntos, sin comillas. Ejemplo:

A cidade de Ponta Grossa tem tradição na metalurgia, que remonta ao período da economia do mate, quando teve início o processo de urbanização do município. Esse período foi marcado pela presença de imigrantes alemães (russo-alemão) e posteriormente poloneses e italianos, os principais responsáveis pela produção de carroças e oficina de ferragens, embrião do setor metal-mecânico em Ponta Grossa (LAROCCA JR.; LINS, 2002, citados por IPARDES, 2006, p.84).

 Referencias bibliográficas

Deben constar solamente los textos, artículos y documentos que hayan sido citados en el cuerpo del trabajo.

En cuanto al primer nombre del autor, se sugiere escribirlo por extenso o utilizarse solo la inicial del primer nombre, debiéndose seguir una forma única para todas las obras referenciadas.

La revista recomenda que un 20% de las referencias bibliográficas y/o citas sean de artículos que formen parte de bases internacionales, como, por ejemplo: SciELO, Scopus ou ISI Web of Knowledge, con menos de 10 años.

Se solicita evitar en el artículo la autocita, cita de monografías, anales, resúmenes, resúmenes expandidos, periódicos y revistas.

La elaboración de las referencias deberá orientarse por los ejemplos de abajo, que tienen por base la ABNT.

 Libro

Cuando hay solo un autor:

FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia. 4.ed. São Paulo: Saraiva, 2003. Cuando hay dos o tres autores:

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Metodologia científica. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1991.

Cuando hay más de tres autores:

BRITO, E. V. et al. Imposto de renda das pessoas físicas: livro prático de consulta diária. São Paulo: Frase Editora, 1996.

Cuando hay organizador (Org.), coordinador (Coord.) o editor (Ed.):

VERSIANI, Flávio Rabelo; BARROS, José Roberto Mendonça de (Org.). Formação econômica do Brasil: a experiencia da industrialização. São Paulo: Saraiva, 1978. Cuando no hay nombre de la editorial:

VALÊNCIA, I. Das mulheres e das flores. Belo Horizonte: [s.n.], 1974.

Cuando no hay fecha de la edición: Siempre debe ser indicada una fecha, sea de publicación, de distribución, del copyright, de impresión u otra. Si ninguna fecha pueda ser determinada, se pone una fecha aproximada entre corchetes [ ], como sigue:

(19)

[1971] fecha existente pero no indicada en el material [1989?] fecha probable de la publicación

[ca1965] fecha aproximada de la publicación Cuando el autor es una entidad:

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Administração Geral. A educação no Brasil na década de 80. Brasília: MEC, 1990. 106 p.

Cuando la obra tiene título y subtítulo:

CERTEAU, M. de. Histoire et psychanalyse: entre science et fiction. Paris: Gallimard, 1987.

Autoría desconocida:

Cuando no existe nombre de autor, la primera palabra significativa del título se escribe en letras mayúsculas. No se usa el término “anónimo”. Ejemplo:

O PENSAMENTO vivo de Nietzsche. São Paulo: Martin Claret, 1991. 110p.

 Capítulo de libro

MOURA, Rosa. Políticas públicas urbanas: ausências e impactos. In: MENDONÇA, Francisco (Org.). Impactos socioambientais urbanos. Curitiba: Ed. UFPR, 2004. p.149-168.

 Artículo en periódico

SCHNEIDER, Sergio; BLUME, Roni. Ensaio para uma abordagem territorial da ruralidade: em busca de uma metodologia. Revista Paranaense de Desenvolvimento, Curitiba: IPARDES, n.197, p.109-135, jul./dez. 2004.

TORRES, Haroldo da Gama et al. Pobreza e espaço: padrões de segregação em São Paulo. Estudos Avançados, São Paulo: USP/Instituto de Estudos Avançados, v.17, n.47, p.97-128, jan./abr. 2003.

 Disertación de maestrado

RODRIGUES, M. V. Qualidade de vida no trabalho. 1989. 180 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1989.

 Tesis de doctorado

DELGADO, Paulo Roberto. Precarização do trabalho e condições de vida: a situação da Região Metropolitana de Curitiba nos anos 90. 2001. 163 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2001.

 Acceso vía internet

Artículo de internet con autor:

CARNEIRO, Marcelo Domingos Sampaio. Entre o estado, a sociedade e o mercado: análise dos dispositivos de governança da indústria florestal na Amazônia. Cad. CRH, Salvador, v. 25, n. 64, abr. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script =sci_arttext&pid=S0103-49792012000100006&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 03 abr. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792012000100006.

COSTA. M. Agronegócio: o motor da economia brasileira e o dinamismo da economia paranaense. Agronline.com.br. Disponível em: <http://www.agronline.com.br/ artigos/ artigo.php?id=331>. Acesso em: 10 mar. 2011.

FLORIANI, D. Complexidade e epistemologia ambiental em processos socioculturais globais e locais. INTERthesis, Florianópolis: UFSC/PPGICH, v.7, n.2, p. 45-64, 2010. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/interthesis/article/ view/17219>. Acesso em: 11 mar. 2011. doi:10.5007/1807-1384.2010v7n2p45.

(20)

Artículo de internet sin autor específico:

CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, Brasília, v.26. n.3, 1997. Disponível em: <http://www. ibict.br/cionline>. Acesso em: 19 maio 1998.

Artículo de diccionario

ÉTICA. In: FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. Instituto de documentação. Dicionário de ciências sociais. Rio de Janeiro: FGV, 1986. p.433-435.

CONDICIONES PARA SUMISIÓN

Al someter un texto, el autor (los autores) debe certificarse de que el mismo está en conformidad a las exigencias que siguen:

1. El autor debe garantizar que ha participado de la concepción del trabajo, en parte o totalmente, que no ha omitido cualesquier vínculos o acuerdos de financiación entre los autores y compañías que puedan tener interés en la publicación del artículo. Debe también confirmar que el texto es original y que el trabajo, en parte o totalmente, o cualquier otro trabajo con contenido sustancialmente similar, de su autoría, no fue enviado a otra revista y no lo será mientras su publicación esté sometida a evaluación por la RPD, sea en formato impreso o electrónico.

2. El autor debe:

 Registrar sus datos, así como los del coautor (o coautores), haciendo constar la formación

académica, la titulación, la institución, universidad y/o grupo de investigación a los que esté vinculado, así como la actuación profesional actual;

Insertar la URL (dirección electrónica) del Currículo Lattes o página personal en su

catastro, así como en el catastro del coautor;

 Informar su dirección completa, así como la del coautor, para envío de los ejemplares

impresos en caso de que el artículo sea aceptado para publicación.

3. El número de autores por artículo no deberá sobrepasar el límite de 4 (cuatro) personas. 4. El archivo de la sumisión deberá estar en formato Microsoft Word o RTF.

5. En caso de que el autor haya utilizado citas de texto retiradas de website, deberá ser informada la dirección electrónica completa en la lista de referencias bibliográficas. 6. La formatación del texto debe seguir las especificaciones de abajo:

 Tecleado en Word

 Letra tipo Arial, tamaño 12  Interlineado 1,5 puntos  Alineación justificada  Hoja A4

 Márgenes 2,5 cm

 Párrafo adentrado (1,5 cm) en la primera línea

 Si es posible, evite notas a pie de página. Al utilizarlas, sin embargo, ellas deben venir al

final de la página, en numeración continua.

7. Títulos, resúmenes y palavras clave deben venir en portugués, inglés y español, en esta secuencia; no deberá constar el nombre del autor (o autores) en el texto; además, deberán ser referenciadas solamente las obras que hayan sido citadas en el texto; las figuras, tablas y mapas serán insertados en el texto, debiendo también ser enviados separadamente en archivos (softwares originales, como: Excel, Corel Draw, etc.) como documentos suplementarios.

(21)

Contactos con la Editorial: IPARDES

Editor de la Revista Paranaense de Desenvolvimento

Rua Máximo João Kopp, 274, Centro Administrativo Regional Santa Cândida - Bloco 1 Teléfonos: (41) 3351 6324 - Curitiba-PR-Brasil - CEP 82630-900

E-mail: revista@ipardes.pr.gov.br

8. El texto debe seguir las normas de estilo y requisitos bibliográficos descritos en la sección “Normas para publicação”.

9. En caso de sumisión a una sección con evaluación por pares (ej.: artículos), deberán ser seguidas las instrucciones para asegurar la revisión ciega.

10. Los textos que no estén de acuerdo a las normas serán devueltos a los autores.

DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL

El autor debe transferir todos los derechos autorales del artículo a la Revista Paranaense de Desenvolvimento, y es vedada cualquier reproducción, total o parcial, en cualquier medio de divulgación, impreso o electrónico, sin que la previa y necesaria autorización sea solicitada. Si esta es obtenida, deberá constar el competente registro y agradecimiento a la revista. El autor que publica en esta revista está de acuerdo a los siguientes términos:

1. El autor mantiene los derechos autorales y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la licencia Creative Commons Attribution, que permite la compartición del trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.

2. El autor está autorizado a asumir contratos adicionales separadamente para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.

3. El autor tiene permiso y es estimulado a publicar y distribuir su trabajo on line tras su publicación (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), ya que esto puede aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado.

Este trabajo está licenciado bajo una licencia Creative Commons Attribution 3.0. POLÍTICA DE PRIVACIDAD

Los nombres y direcciones informados en esta revista serán usados exclusivamente para los servicios prestados por esta publicación, no siendo disponibilizados a otras finalidades o a terceros. Esta revista no cobra de los autores para publicar, y los artículos son de acceso libre y gratuito.

Referências

Documentos relacionados

O resumo não poderá conter citações de obras, pois é seção que não possui vínculo com Referências, Anexos, ou qualquer outra seção do artigo;.. Ao final de

Há, assim, uma relação inversa entre melhoria ambiental e arrecadação tributária (DEON SETTE E NOGUEIRA, 2005/02).. Ainda assim, por mais que um imposto seja eficaz e atinja o

Por  mais  que  salientemos  que  a  função  fiscal  não  é  a  função  primordial  do  tributo  ambiental,  não  se  pode  desdenhar  do  quanto  de 

Resumo: Este artigo possui como objetivo principal discutir alguns aspectos do fim do shogunato e da Era Meiji no Japão da segunda metade do século XIX, para isso utilizando

◗ Prima di iniziare a tagliare i capelli, controllate che la testa della persona alla quale volete tagliare i capelli si trovi alla stessa altezza del vostro torace, in modo da

Ao invés de terem o que eles estão falando, e serem chamados de Deus para fazerem isso, e ordenados por Deus para fazerem isso; eles correm e vão com uma

APELIDO em maiúscula, Iniciais do Nome (ano), Título do artigo, Revista, série, volume (fascículo ou número indicado entre parêntesis), local de edição, editora, páginas... b)

artrite séptica em crianças internadas no serviço de Ortopedia Infantil de um hospital terciário entre 1 de Janeiro de 2001 e 31 de Dezembro de 2010.. Colheram-se dados