• Nenhum resultado encontrado

A INFLUÊNCIA DO MERCADO NA RETOMADA DE IMPORTÂNCIA DA FUNÇÃO NOMOFILÁCICA NO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A INFLUÊNCIA DO MERCADO NA RETOMADA DE IMPORTÂNCIA DA FUNÇÃO NOMOFILÁCICA NO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

A INFLUÊNCIA DO MERCADO NA RETOMADA DE IMPORTÂNCIA DA FUNÇÃO NOMOFILÁCICA NO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA. Aline Cristina Pessutti Moreira (PIC-UEM), Dr. Paulo Roberto de Souza

(Orientador), e-mail: paulorsouza@wnet.com.br.

Universidade Estadual de Maringá/Departamento de Direito Privado e Processual/Maringá, PR.

Ciências Sociais Aplicadas/Direito

Palavras-chave: Processo civil, Banco Mundial, Nomofilaquia. Resumo:

O presente trabalho versa sobre a retomada da importância da função nomofilácica no Superior Tribunal de Justiça. Assim, em um primeiro momento apresentam-se os vários sentidos de nomofilaquia, quais sejam: nomofilaquia pré-clássica, nomofilaquia clássica e nomofilaquia tendencial ou dialética, utilizando-se como referencial teórico a obra Cassazioni Civile (1920), de Piero Calamandrei. Já em um segundo momento aborda-se a crise de identidade que assola o Superior Tribunal de Justiça, bem como a dificuldade enfrentada no exercício da função nomofilácica, minando a certeza e segurança jurídica. Nesse sentido, aponta-se a influencia do Documento Técnico n. 319, elaborado pelo Banco Mundial, nas diversas reformas sofridas pelo ordenamento jurídico em busca de se fortalecer o Poder judiciário e, conseqüentemente, a nomofilaquia.

Introdução

Este trabalho tem como fim demonstrar a influencia do mercado, por meio do Documento Técnico 319, elaborado pelo Banco Mundial, nas recentes reformas do ordenamento jurídico, as quais visam dar efetividade ao exercício da função nomofilácica no Superior Tribunal de Justiça.

O conceito de nomofilaquia foi veementemente discutido pela primeira vez na obra Cassazioni Civile (1920), de Piero Calamandrei, com o fito de ressaltar a importância dessa função na Corte di Cassazioni. Assim, em razão da abordagem histórica exposta pelo autor, é possível identificar uma nomofilaquia pré-clássica e uma nomofilaquia clássica, devido a evolução cassacional.

Observa-se, então, que a doutrina reduziu a nomofilaquia clássica ao seguinte postulado: dever do Tribunal em buscar a interpretação exata, única e verdadeira da lei (KNIJNIK, 2002, p. 120). Nesse sentido, atribuiu-lhe, equivocadamente, um valor absoluto, o qual foi questionado por não ser mais aceitável no direito contemporâneo.

(2)

Portanto, discute-se atualmente acerca de uma nomofilaquia tendencial que, por meio do método dialético, permitiria a participação das partes na escolha da interpretação mais acertada para o caso concreto.

No entanto, há ainda uma questão central a ser dirimida, qual seja: seria dever do Superior Tribunal de Justiça buscar a interpretação correta do direito federal?

Para tanto, faz-se uma breve abordagem histórica que culmina na crise de identidade do Superior Tribunal de Justiça. Afinal, seria esse órgão um Tribunal de cúpula ou uma terceira instancia?

Ora, se o Tribunal está destinado a dar a interpretação do direito federal em todos os casos em que a parte vencida se mostre inconformada com a interpretação dada pelos tribunais inferiores, a conseqüência é lógica: um volume imenso de questões serão submetidas a sua apreciação! Mas se analisadas apenas as questões que interessem a unidade do direito federal, deve-se, então, impor um regime de filtragem. No segundo caso restaria sobreposto o interesse prospectivo da cassação e, portanto, o exercício da função nomofilácica seria efetivo; ao contrário do primeiro caso, sobreposto o interesse individual.

Neste ínterim, percebe-se que o Superior Tribunal de Justiça vem se posicionando como verdadeiro Tribunal de cúpula em razão de recentes reformas do ordenamento jurídico. E, nesse sentido, aponta-se a influencia do mercado, por meio do Documento n.319, elaborado pelo Banco Mundial, o qual exige um Judiciário eficaz e rápido, capaz de garantir segurança e certeza jurídica, em prol do desenvolvimento econômico.

Materiais e métodos

Para a elaboração do trabalho ora exposto foi utilizada a técnica de levantamento e analise bibliográfica sobre o assunto abordado, utilizando-se, portanto, do método teórico e do método compilativo. Além disso, houve utilização do método histórico de encadeamento de fatos e o método comparativo, evidenciando-se semelhanças ou distinções entre os vários sentidos de nomofilaquia.

Resultados e Discussão

A nomofilaquia pré-clássica remonta à época da Revolução Francesa, mais precisamente a criação do Tribunal de Cassação. Nessa época, inspirados pelos pensamentos de Montesquieu e Rousseau, os quais inseriram os ideais de rígida separação dos poderes e de exacerbado apego a lei, A Assembléia Revolucionária cogitou a instituição de um órgão capaz de impedir que o Poder Judiciário usurpasse as funções do Poder Legislativo, haja vista que, os magistrados do antigo regime estavam acostumados a sentenciarem “mandados gerais com caráter de lei” (CALAMANDREI, tomo I, vol. II, 1961, p.40).

(3)

controle sobre o controle, em que o órgão cassacional deveria impedir que os juízes realizassem qualquer forma de interpretação e, portanto, observassem estritamente a lei. Para tanto, exercia-se a função nomofilácica: cassavam-se as sentenças eivadas de vícios (erros in iudicando/errors in procedendo), reenviando-as ao juízo a quo para novo pronunciamento (CALAMANDREI, tomo I, vol. II, 1961).

Portanto, a função nomofilácica apresentava um caráter eminentemente político, uma vez que o seu interesse não se regia pelo bom funcionamento do sistema jurídico e pelo critério de justiça, mas sim pela manutenção do princípio constitucional da tríplice divisão dos poderes, dedicando especial proteção ao Poder Legislativo.

No entanto, ao longo dos anos, o órgão cassacional, gradualmente, inseriu-se no âmbito do Poder Judiciário, denominando-se Corte de cassação. É nessa época, então, que surge a função uniformizadora.

Alguns autores, como CHIARLONI, afirmam que nomofilaquia e uniformização se confundem, mas restam claras suas diferenças (SEM ANO, p.01). Apesar de ambas serem funções de controle sobre as decisões judiciais, com o fim de manter a correta observância da lei, a uniformização é exercida apenas diante de divergências jurisprudenciais e, a nomofilaquia diante de vícios de sentença. Assim, não se sobrepõem e nem se equivalem. Portanto, a nomofilaquia clássica apenas se difere da pré-clássica porque jurisdicional, além de interagir com outra função.

Mas, fala-se atualmente em uma nomofilaquia tendencial, a qual por meio do processo dialético permitiria chegar a decisão correta, a fim de refutar o absolutismo da nomofilaquia de Calamandrei, equivocadamente lhe atribuído (KNIJNIK, 2002).

Vencida a exposição sobre os vários sentidos de nomofilaquia, analisa-se a importância da função nomofilácica no Superior Tribunal de Justiça. Assim, verifica-se o seu surgimento com a Constituição Federal de 1988, a qual lhe fixa competência recursal e originária, no artigo 105, incisos I, II e III e, atribui-lhe o dever de guardar o direito federal por meio da função nomofilácica.

No entanto, em decorrência da crise que assola o Tribunal, vê-se dificuldade em assegurar certeza e segurança ao sistema jurídico. Assim, o mau desempenho da nomofilaquia provocou discussões em relação a identidade do Superior Tribunal de Justiça. Afinal, seria este uma terceira instancia ou um tribunal de cúpula?

Assim, recentemente, observa-se uma série de reformas no ordenamento jurídico com o fim de garantir-lhe o papel de ultima ratio do direito federal, retomando, portanto, a importância da função nomofilácica. Mas, o que teria provocado energética mudança?

Nesse sentido, aponta-se a influência do mercado, constatada, a título de exemplo, por meio do Documento técnico n. 319, elaborado pelo Banco Mundial, o qual analisa diversos aspectos “problemáticos” do Poder Judiciário na América Latina e Caribe, ao passo em que propõe diretrizes para reforma.

(4)

Assim, defende-se um sistema jurídico “eficaz e funcional” (1996, p.10) para garantir o desenvolvimento econômico, pois de acordo com o documento, “Atualmente, o Judiciário é incapaz de assegurar a resolução de conflitos de forma previsível e eficaz, garantindo assim os direitos individuais e de propriedade” (1996, p. 10), ou melhor, insuficiente para garantir os interesses do mercado.

Percebe-se, então, que por meio de um de seus porta-vozes, o mercado exerce sutil pressão na região latina e caribenha para readequarem os seus sistemas jurídicos, sob pena de frearem o seu desenvolvimento econômico.

Em suma, aponta-se o Documento técnico 319 como propulsor das recentes reformas no ordenamento jurídico brasileiro, com o fim de retomar a importância da função nomofilácica, o que cabe ao Superior Tribunal de Justiça.

Conclusões

A nomofilaquia é uma função de controle que visa manter a observância da lei, por meio da correção de decisões judiciais, garantindo segurança e certeza ao sistema jurídico. Nesse sentido, a crise do Superior Tribunal de Justiça tem prejudicado seu exercício.No entanto, notam-se várias reformas no ordenamento jurídico, com o fim de retomar a importância dessa função. E, portanto, aponta-se como um dos fatores responsáveis o mercado, a título de exemplo, por meio de um de seus porta-vozes: o Banco Mundial.

Agradecimentos

Ao professor e mestre Dr. Paulo Roberto de Souza, pelos ensinamentos jurídicos e, principalmente, pelos de vida.

Referências

CALAMANDREI, Piero. La Casacion Civil. Tradução de Santiago Sentís Melendo. Buenos Aires: Editorial Bibliográfica Argentina, 1961. Tomo I. vol. II. Tomo II.

CHIARLONI, Sergio. Las tareas fundamentales de la Corte Suprema de Casación, la heterogeneidad de los fines surgida de la garantia constitucional del derecho al recurso y las recientes reformas. Disponível em: < http://www.uv.es/coloquio/coloquio/ponencias/c3chia.pdf>. Acesso em: 15/08/09 às 10h36min.

KNIJNIK, Danilo. O recurso especial e a questão de fato: por uma teoria tricotômica. Tese (Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo, para obtenção do grau de Doutor em Direito). USP, São Paulo, 2002.

(5)

DAKOLIAS, M. Banco Mundial – Documento Técnico nº 319: O Setor Judiciário na América Latina e no Caribe - elementos para reforma, Washington, D.C., 1996.

Esta deve ser a quarta e última página de seu resumo. Não ultrapasse 4 páginas. Caso contrário, poderá ser solicitado que você o corrija. Fique atento!

Referências

Documentos relacionados

Ai foi assim, nós tava ali na esquina e daí ele passou oferecendo dez reais e eu fui e conversei com ele, e disse que não ia ir e o Lucas deu sinal e ele parou e foi com o Lucas,

Em Lisboa, e de acordo com os capítulos especiais da cidade levados às Cortes de 1418, tanto os tabeliães do Paço (i.e. os tabeliães do público) como os das Audiências

Foram selecionadas 135 mudas de cada um dos híbridos de Eucalyptus urophylla x Eucalyptus grandis, clone A e Eucalyptus urophylla x Eucalyptus globulus, clone B, que foram

Neste estágio, assisti a diversas consultas de cariz mais subespecializado, como as que elenquei anteriormente, bem como Imunoalergologia e Pneumologia; frequentei o berçário

O objetivo desse estudo é realizar uma revisão sobre as estratégias fisioterapêuticas utilizadas no tratamento da lesão de LLA - labrum acetabular, relacionada à traumas

Quanto às suas desvantagens, com este modelo, não é possível o aluno rever perguntas ou imagens sendo o tempo de visualização e de resposta fixo e limitado;

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no