• Nenhum resultado encontrado

Amil Paraná. Resumo. Protocolo de Cirurgia Bariátrica Amil-Paraná

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Amil Paraná. Resumo. Protocolo de Cirurgia Bariátrica Amil-Paraná"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Amil Paraná

Protocolo de cirurGia bariátrica amil-ParaNá

Resumo

O primeiro protocolo criado pela AMIL-Paraná em 2006 foi o de obesidade, com o objetivo de tratar

de forma adequada a população de pacientes portadores desta patologia. O primeiro conceito era o

de abordar o paciente obeso como “portador de uma doença crônica” de difícil manejo. Os próprios

pacientes obesos, bem como seus familiares e até mesmo a sociedade, não consideram a obesidade

como uma doença, porém, pela sua grande prevalência atual e sua gravidade, precisa ser vista como

tal. Paralelamente ao protocolo clínico para tratamento da obesidade, a AMIL criou o Protocolo de

Cirurgia Bariátrica Amil-Paraná para atendimento do paciente com indicação para cirurgia, que junto

a outros protocolos de sucesso, cresceu em número de pacientes atendidos e tornou-se conhecido

pelo engajamento da equipe formada por um total de vinte profissionais, entre cirurgiões bariátricos,

endocrinologistas, cardiologistas, psiquiatras, psicólogos, dentistas, nutricionistas e enfermagem

especializada.

por Fátima corrêa sandmann afonso , Patricia Piana Presas, rubens Zenobio darwich e samir bazzi

Fatima corrêa sandmann afonso

Médica Endocrinologista pela Universidade Federal do Paraná; Mestre em Clínica Médica pela Universidade Federal do Paraná – área de atuação: Endocrinologia na Cirurgia Bariátrica: Coordenadora do Serviço de Endocrinologia e do Protocolo de Cirurgia Bariátrica AMIL-Paraná: Pós-graduada em Gestão na área da Saúde - FAE Centro Universitário: Membro da ABESO – Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica.

Patricia Piana Presas

Doutoranda em Administração na UDE - Universidad de la Empresa, em Montevideo Uruguai: Mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná: Professora de Redação Publicitária do Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda: Professora de Publicidade e Promoção da Pós-graduação em Marketing – FAE Centro Universitário: Coordenadora da Talento Agência Experimental de Comunicação da FAE- Centro Universitário.

rubens Zenobio darwich

Médico Cardiologista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia; Coordenador Médico do Total Care AMIL- Paraná; Pós-graduado em Gestão na área da Saúde-FAE Centro Universitário.

samir bazzi

Mestrando em Administração na UDE - Universidad de la Empresa, em Montevideo - Uruguai; MBA em Direito Tributário no IEGE - Instituto de Educação e Gerência do Paraná - Curitiba/PR; Graduado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Professor da FAE - Centro Universitário em cursos de graduação, em disciplinas da área Financeira.

(2)

Histórico da Organização

O surgimento da AMIL ocorreu em 1972 com a aquisição da Casa de Saúde São José, uma pequena clínica de maternidade na cidade fluminense de Duque de Caxias. Em 1978 foi criada a AMIL Assistência Médica Internacional, no Rio de Janeiro, com algumas ideias inovadoras, como o conceito de consultas e exames sem limites, agências de atendimento próximas aos clientes e serviço de tele atendimento 24 horas com médico de plantão.

Em 1986, de acordo com um plano de expansão, a AMIL ingressa na cidade de São Paulo, e em 1989, iniciam-se as operações no estado do Paraná e na cidade de Brasília.

Um dos grandes diferenciais da AMIL surge em 1999, na cidade do Rio de Janeiro, com a inauguração do primeiro Total Care, um conceito inovador de atendimento a clientes que necessitam de cuidados e acompanhamento médico especiais.

O ano de 2007 representou um grande marco na história da empresa, com a criação da AMIL Participações S.A., que reuniu diversas empresas do grupo para preparar a abertura de capital na Bolsa de Valores de São Paulo - Bovespa. Em 26 de outubro de 2007, as ações AMIL3 começaram a ser negociadas na Bovespa, alcançando um valor de mercado de R$ 5 bilhões.

A AMIL Participações S.A. é hoje a maior empresa de Medicina de Grupo no Brasil, de acordo com a ANS (Agência Nacional de Saúde Complementar), atendendo aproximadamente cinco milhões de beneficiários nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia e no Distrito Federal. É ainda a empresa de Medicina de Grupo com a maior rede credenciada do país, de acordo com a ANS, abrangendo, em junho de 2010, aproximadamente 3.600 hospitais, 62.000 consultórios e clínicas médicas e 11.200 laboratórios e centros de diagnóstico de imagens.

Somente no Paraná a AMIL conta com duas sedes administrativas, quatro Unidades Médicas Avançadas e o Hospital Milton Muricy, com 1.300 colaboradores. No Paraná, a rede credenciada é formada por 645 consultórios, 370 serviços auxiliares de diagnóstico e tratamento, 82 hospitais e 560 clínicas, sendo 38 especializadas. Entre as empresas e clientes da filial paranaense estão o Boticário, Renault, Volkswagen, Nissan, Incepa, GVT, Bematech, entre outras.

(3)

Desafio

O Total Care é um centro médico voltado ao diagnóstico e tratamento de doenças, que reúne em um local toda a estrutura necessária para atender pacientes que precisam de cuidados especiais, como os pacientes portadores de doenças crônicas. O primeiro centro foi inaugurado em 1999, no Rio de Janeiro, e já no ano seguinte foram inauguradas as unidades de São Paulo.

Em Curitiba, a inauguração do Total Care ocorreu em junho de 2006, logo passou a oferecer um completo e permanente acompanhamento dos pacientes com diabete melito, hipertensão arterial e cardiopatias, contando com uma equipe de cardiologistas, endocrinologistas, enfermagem, nutricionistas e educadores físicos. O espaço possui

também biblioteca especializada com acesso à internet e um auditório para palestras, aulas e sessões de filmes educativos.

Priorizando a qualidade de vida dos seus pacientes, no Total Care o foco do atendimento não está voltado apenas para o tratamento, mas também para a prevenção de doenças. E é justamente nesse conceito que o Total Care - Curitiba tem trabalhado, se especializando em algumas áreas da medicina, como a obesidade.

A obesidade é uma doença crônica, de crescimento epidêmico e associada à comorbidades severas como hipertensão arterial sistêmica, diabete melito, dislipidemias, apnéia do sono, cardiopatias, entre outras. A abordagem destas comorbidades requer o tratamento da doença de base, sendo este tratamento bastante complexo e de atendimento multiprofissional. Para alguns pacientes o mais indicado é o tratamento cirúrgico, que precisa ser considerado de forma individualizada, dentro de critérios bem definidos pela resolução do Conselho Federal de Medicina – CFM, publicados em 2005. A própria Resolução do CFM ressalta a importância do paciente candidato à cirurgia ser avaliado por uma equipe multiprofissional capacitada e com conhecimentos suficientes para orientar, informar e esclarecer o paciente quanto às técnicas disponíveis, riscos e benefícios dos procedimentos e estilo de vida pós cirurgia. Daí a importância do Total Care, onde se desenvolveu, com o auxílio de uma equipe multiprofissional e com o apoio da diretoria da AMIL-Paraná, o conceito do “bariatrician”, profissional da área da saúde capacitado em atender adequadamente o paciente bariátrico no preparo para cirurgia e no pós-operatório.

05 18

(4)

Estratégia

Algumas questões importantes permearam todo o processo até a efetiva implementação do Protocolo de Cirurgia Bariátrica da AMIL. As principais questões foram;: como atender adequadamente aos pacientes do protocolo, orientando sobre as técnicas e riscos da cirurgia, sobre as mudanças alimentares, reposições vitamínicas e a necessidade de acompanhamento vitalício após o procedimento

cirúrgico; como reduzir complicações e mortalidade; e como conscientizar os pacientes dos benefícios e riscos relativos aos aspectos cirúrgicos.

Em várias publicações descreve-se a dificuldade de preparar os pacientes para o procedimento de cirurgia bariátrica, e a baixa aderência destes à equipe multiprofissional no pós-operatório. estima-se que apenas 10% dos pacientes mantêm o acompanhamento com o cirurgião e com a equipe preparatória após a cirurgia. Dessa maneira, com o objetivo de melhorar os dados de atendimento desta população, a AMIL-Paraná estruturou uma equipe melhor preparada, criando o conceito do profissional “bariatrician”, que participa de um número maior de consultas, reuniões científicas e de discussão de casos clínicos e palestras preparatórias.

Para a implantação do Protocolo a AMIL-Paraná foi um pouco além do usual, pois algumas práticas e rotinas específicas foram implementadas, como:

Amil Paraná

Protocolo de cirurGia bariátrica amil-ParaNá

• Avaliação clínica do paciente com indicação para cirurgia por toda a equipe multiprofissional e encaminhamento ao protocolo.

• Orientação individualizada em consultório e em grupo nas palestras preparatórias.

• Orientação em grupo de pré e pós-operatório por meio de palestras.

• Realização de exames pré-operatórios.

• Avaliação final do paciente e liberação de toda a equipe. • Avaliação dentária e da mastigação pela equipe da AMIL

Dental.

• Fisioterapia respiratória

• Acompanhamento pós-operatório por meio de consultas e exames.

(5)

Execução

O Total Care, como dito anteriormente, caracteriza-se por ser um centro médico voltado para o atendimento de pacientes com doenças crônicas, pacientes que necessitam de cuidados especiais e por profissionais de diversas áreas. Dessa forma, no Protocolo de Cirurgia Bariátrica da AMIL-Paraná atendem médicos de diferentes especialidades, assim como profissionais da área da saúde como nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e enfermagem especializada. Todas as consultas, palestras, exames e demais avaliações dos pacientes do Protocolo são realizadas neste centro médico, onde o paciente de cirurgia tem suas consultas agendadas por uma enfermeira do Protocolo especializada no pré e pós-operatório, o que aumenta a aderência ao tratamento.

(6)

Amil Paraná

Protocolo de cirurGia bariátrica amil-ParaNá

Resultados

Até o momento foram preparados no Total Care mais de 255 pacientes para a cirurgia bariátrica, sendo que 80% destes mantêm o acompanhamento com a equipe multiprofissional. Outros pacientes que operaram em outros serviços também são encaminhados para serem atendidos pela equipe multiprofissional, já que o serviço do Total Care AMIL-Paraná é referência para o atendimento de pacientes considerados crônicos.

Em uma publicação do New England Journal of Medicine,

de 2007, no artigo intitulado “Bariatric Surgery for Morbid Obesity” - Cirurgia Bariátrica para Obesidade Mórbida, é

abordado em um dos parágrafos a importância da educação

no preparo para a cirurgia: “preoperative education is important in improving the patient’s understanding of the anticipated consequences of the procedure”, ou seja, a

educação no pré-operatório é importante para melhorar a compreensão do paciente em relação às consequências do procedimento (tradução livre pelos autores do caso). A equipe multiprofissional do Protocolo de Cirurgia Bariátrica AMIL-Paraná, composta atualmente por profissionais experientes, acredita na educação dos pacientes, que se submetem à cirurgia para tratamento da obesidade, como forma de obter melhores resultados no procedimento cirúrgico e pós-operatório.

(7)

CONHEçA MAIS

• Mais de 5 milhões de consultas/ano. • Mais de 130 mil internações/ano. • Mais de 1,6 milhão de procedimentos/ano. • Média de 5 mil partos/ano.

• Mais de 10 milhões de exames/ano.

• Mais de 3,6 milhões de tele atendimentos/ano.

Saiba mais sobre a organização

Missão

Viabilizar a uma parte significativa de nossa sociedade o acesso a uma medicina de alta tecnologia e qualidade.

Visão

Ser a melhor, a maior e a mais feliz das empresas.

Convicções

• estamos construindo uma empresa, e não um negócio; • O cliente é hóspede em nossa empresa;

• nosso produto deve ser original. tenhamos orgulho dele;

• deve haver muito espaço para opinião e nenhum para dissidência. sejamos um time;

• A verdade tem de prevalecer para todos: clientes, funcionários e fornecedores;

• clientes e fornecedores são parceiros de nossas ideias e de nossos objetivos; • profissionalismo com ausência total de protecionismo. sejamos o mais justo

possível;

• A preocupação com o desenvolvimento pessoal deve ser permanente; • não devemos ter preconceito.

05 22

(8)

Site:

www.amil.com.br

Amil Paraná

Protocolo de cirurGia bariátrica amil-ParaNá

Caso desenvolvido e elaborado por Fátima Corrêa Sandmann Afonso, Patricia Piana Presas, Rubens zenobio Darwich, Samir Bazzi e equipe de Cirurgia Bariátrica Amil- Paraná. Caso real destinado exclusivamente ao estudo e discussão em classe, sendo proibida a utilização ou reprodução em qualquer outra forma. Direitos reservados à FAE e AMIL-Paraná.

Valores

• saúde é fruto do cuidado com as pessoas. portanto, esse é o foco de todas as nossas atitudes: trabalhamos incessantemente para promover a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida.

• A busca e a difusão do conhecimento são pilares da nossa companhia e metas permanentes.

• Atuamos de forma íntegra e respeitosa na relação com clientes, acionistas, colegas de trabalho, parceiros de negócios, concorrentes e em todas as comunidades onde estamos presentes.

• somos uma empresa socialmente responsável, que valoriza tanto os bons resultados quanto a maneira pela qual eles são alcançados.

• boas práticas de governança corporativa norteiam as nossas ações e projeções de futuro.

• A amizade é altamente relevante nas nossas relações, mas o profissionalismo está acima de qualquer tipo de protecionismo.

• somos um grupo de medicina que acredita na importância de estar à frente do nosso tempo. A qualidade, a tecnologia, a verdade, a confiabilidade, o cuidado e a transparência estão no nosso DNA.

Referências

Documentos relacionados

apresentada pela vencedora Construtora Pavisan Ltda para cada um dos itens da planilha de preços unitários abaixo relacionados, a mesma não apresentou composição de preço para

Os pontos da trajetória não foram conectados de propósito, para poder apreciar a variação da velocidade do nadador...

É isso que torna possível a descoberta de leis verdadeiras, isto é, em correspondência com “o que é, como é”, e, portanto, a aplicação dessas leis em artefatos tecnológicos

Da mesma forma os filhos, quando seus pais escolherem a diversão, devem se esforçar para se divertir juntos e não ficar sentado num canto, com cara de “poucos amigos”,

OSNI HOSS, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Toledo, Paraná,

A primeira parte do Estágio Supervisionado Obrigatório, foi realizado na área de clínica médica de pequenos animais, no Hospital Veterinário da Universidade Federal do Paraná

Este texto propõe, de modo exploratório, um artigo sobre os deslocamentos comunica- cionais dos Krahô 3 , e de sua cosmologia, tanto no seu território quanto nas redes digitais

Segundo (CASAVANT & KHUL, 1988), podemos considerar um escalonador de processos como um componente que faz a gerência de recursos. O problema de escalonamento de processos