• Nenhum resultado encontrado

CINEMA FORMATIVO MÉTODO ORA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CINEMA FORMATIVO MÉTODO ORA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ESTUDOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO BRINCAR ALUNO: BRUNO PEREIRA LIMA DE GÓES CURSO: LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFESSOR: MARCOS TEODORICO 2011.1

(2)

Cinema Formativo – Método Ora

Ficha Técnica

 Título: KUNG FU PANDA

 Direção:JOHN STEVENSON E MARK OSBORNE

 Produção:MELISSA COBB

 Ano de Produção: 2008

 Duração: 92 MINUTOS

 Roteiro: JONATHAN AIBEL E GLENN BERGER

 Fotografia:

 Montagem:

 Música: HANS ZIMMER E JOHN POWELL

 Intérpretes (personagens):

 Editora ou distribuidora do vídeo: VIDEOLAR S.A

I- OBSERVAR E COMPREENDER

1. QUE. Tema e Argumento.

Animação envolvendo artes marciais, características físicas possivelmente incompatíveis com a prática do Kung Fu em oposição ao sonho de se tornar mestre do Kung Fu.

2. PARA QUE. Mensagem que sugere (exaltação ou crítica de valores pessoais ou sociais)

O filme sugere várias mensagens e criticas sociais, como: capacidade de lutar e realizar, se acreditar que pode, todos os nossos desejos, dificuldade que os filhos têm em contrariar os pais quando estes insistem em “escolher” o futuro dos filhos, preconceito por conta de características físicas, desanimo ante os primeiros obstáculos e respeito a sabedoria dos mais velhos.

3. ONDE. Contexto. Ambiente, situações e sociedade que descreve.

Pequena vila chinesa, configurada em especial pela culinária, vestimenta, templos,

símbolos e artes marciais característicos da sociedade chinesa. O filme também mostra o cotidiano de treinamento de guerreiros de um templo de artes marciais, guerreiros esses treinados para proteger e defender o vilarejo.Outra característica das sociedades orientais muito presente no filme, está na questão do respeito a sabedoria dos mais velhos (mestre

(3)

Oogway e mestre Shifu), como também todo um contexto de mistério e poesia em seus ensinamentos.

4.QUEM. Os personagens (papéis, valores, situações que enfrentam)

PO: Panda sonhador, tem o desejo de se tornar um mestre do Kung Fu. Enfrenta

preconceito por conta de seu tipo físico avantajado e desajeitado

MACACO: Um dos Cinco Furiosos, caracterizado por sua agilidade. Está a todo momento

protegendo e ajudando o Louva-deus, que é outro dos Cinco Furiosos.

TIGRESA: Aparentemente a mais habilidosa dos cinco Furiosos. Exerce liderança entre

os Cinco Furiosos. Enfrenta dificuldade em ser preterida pelo Panda e as vezes chega a não cumprir as ordens do mestre Shifu.

GARÇA: Outra participante dos cinco furiosos. Como é a única que voa está sempre

aposta a salvar seus parceiros.

LOUVA-DEUS: Aparentemente o mais frágil dos cinco furiosos, porém muito corajoso.

VÍBORA: Outra Guerreira dos Cinco Furiosos. Tem habilidade de contornar certos

conflitos.

MESTRE OOGWAY: O mais velho e mais sábio do templo de guerreiros, com seus

ensinamentos cheios de mistérios tem a capacidade ensinar e tirar o melhor de cada discípulo.

MESTRE SHIFU: Segundo mais velho e mais sábio do templo, responsável pelo

treinamento dos guerreiros. Aparentemente carrancudo, sofre pela rebeldia de Tai Lung a quem criou como um filho. Primeiro a derrotar Tai Lung e a aprisioná-lo.

TAI LUNG: Vilão da história. Foi criado como um filho por Mestre Shifu, porem

revoltasse contra este por cobiçar o Pergaminho do Dragão( poder máximo do Kung Fu).

(4)

negócio da família.

5. COMO. Estratégias, situações, simbolismos que se vale. A linguagem do cinema: som, luz, cor, paisagens, planos, você contraste, linguagem simbólica, etc.

É muito usado no filme exemplos envolvendo a natureza e seus elementos. Como a árvore de pêssegos, suas folhas e frutos, como forma de relacionar com alguns ensinamentos. Outra passagem que vale destacar e que se interelacionam está no segredo do ingrediente secreto do macarrão (que o torna tão popular) e no pergaminho do dragão (fonte máxima do poder Kung Fu), onde trás o ensinamento de que para se fazer algo especial basta acreditar que esse algo é especial e tem valor para você.

II- RELACIONAR

1. Interpretar o argumento e as cenas relevantes à luz do tema e mensagem.

Po, personagem principal é um aficionado por Kung Fu, sabe tudo sobre a história, seus heróis e golpes, porém nunca teve a oportunidade de se tornar um mestre do Kung Fu por conta do preconceito dos outros e de si mesmo baseando-se em suas características físicas, incompatíveis com a arte marcial. Ao ser revelado como Dragão Guerreiro por mestre Oogway, Po é convencido por mestre Oogway que é capaz e passa a ser treinado, de um jeito particular,no treino envolve a prática do Kung Fu relacionando-a com comida, Atividade de maior habilidade de Po e por conseguinte Po consegue se tornar um mestre do Kung Fu derrotando Tai Lung.

2. Relacionar alguns feitos ou cenas com ações ou valores educativos.

Quando da escolha do Dragão Guerreiro o pai de Po pede que este leve a carrocinha de macarrão para vender para os participantes da festa. Ao subir as escadarias do templo Po percebe que a carrocinha irá lhe atrasar e que não poderá chegar a tempo para assistir a escolha do Dragão Guerreiro, então Po toma a decisão de abandonar o carrinho e ir em busca de seu sonho, ou seja, Po teve a coragem de contrariar a vontade do pai de que ele se tornasse um vendedor de macarrão e partiu em busca de seu próprio sonho.Outra cena importante está no método de treinamento desenvolvido por mestre Shifu, onde ele se dá conta da vontade que Po tem de se tornar um guerreiro do Kung Fu e desenvolve um

(5)

método que contemple as habilidades de Po, assim Po consegue aprender todos os golpes, mesmo levando-se em conta suas limitações.

3. Relacionar idéias ou cenas com aspectos educativos ou de formação.

Mestre Oogway ao saber que Po pretende desistir de se tornar um mestre do Kung Fu, por conta das chacotas dos 5 furiosos e de mestre Shifu e também por conta de sua condição física, lhe dá alguns ensinamentos. Dentro da conversa que tem com Po mestre Oogway lhe diz a seguinte frase: O ontem ficou na história, o amanhã ainda é um mistério, o hoje é uma dádiva, daí o nome presente. Isso indicando que Po não deve se envergonhar do que foi um dia, nem tão pouco do fracasso de não conseguir aprender os segredos do Kung Fu. Ele deve se concentrar e acreditar no presente no que deseja agora e ir em busca do que quer realizar.

4. Que idéias sugere para a formação? Relacionar com leituras realizadas.

Quando Mestre Shifu desenvolve um método de treino levando-se em conta as características de Po e suas habilidades e Po consegue aprender. Isso pode ser relacionado com a teoria das Inteligências Múltiplas, onde preconiza que a educação deve ser realizada levando-se em conta as características e habilidades dos alunos, ou seja adequando os objetivos e os meios de se educar as habilidades e interesses dos alunos.

5. Que podemos aprender para a vida cotidiana ou profissional?

Que todos temos a possibilidades de fazermos o que quisermos, que características físicas não determinam o que somos ou não capazes de realizar.

III- APLICAR NO TRATAMENTO DIDÁTICO

1. Sentido e destinatários: Para que tipo de curso, matéria, bate-papo, situação ou grupo de pessoas seria útil o filme? Quem seriam os destinatários? Em que situação formativa você projetaria?

Este filme poderia ser destinado a apresentação em todos os níveis escolares, como forma de passar uma mensagem contra o Bulling, contra a baixa alto estima de alguns. Aos pré-universitários, como forma de escolherem a carreira que sonham e não a que os pais almejam para eles;

(6)

2. Objetivos: Que objetivos de formação você sugere que poderiam alcançar-se trabalhando com este filme?

Alto confiança, respeito as características de cada um.

3. Conteúdo: Com que conteúdo de formação pedagógica, inicial ou permanente você acha que está relacionada?

Aos conhecimentos das características de cada faixa etária, seu conhecimento do corpo e sua relação com o meio. As várias formas de aprendizado.

4. Atividades sugeridas: a partir do filme ou em relação com ela, para aprender.

Atividades envolvendo várias habilidades e características, como de coordenação motora, rítmicas, com e sem uso da música, conhecimento musicais e de percussão, envolvendo conceitos matemáticos, etc.

5. Metodologias: Como você colocaria ou você aplicaria.

Junto com o conhecimento de diferentes esportes que envolvam diferentes tipos físicos, como Sumô, Boxe, Maratona,corridas, poderemos proporcionar a vivência desses esportes.

6. Documentação: Outros documentários ou leituras de apoio para aprofundar o aprendido.

Atividades interdisciplinares, envolvendo conhecimento de outras culturas, de vários esportes, onde diferentes tipos físicos fazem parte da realidade dos praticantes, como Sumô, Boxe, corridas, etc.

Referências

Documentos relacionados

Assim procedemos a fim de clarear certas reflexões e buscar possíveis respostas ou, quem sabe, novas pistas que poderão configurar outros objetos de estudo, a exemplo de: *

Considerando que, no Brasil, o teste de FC é realizado com antígenos importados c.c.pro - Alemanha e USDA - USA e que recentemente foi desenvolvido um antígeno nacional

By interpreting equations of Table 1, it is possible to see that the EM radiation process involves a periodic chain reaction where originally a time variant conduction

O desenvolvimento desta pesquisa está alicerçado ao método Dialético Crítico fundamentado no Materialismo Histórico, que segundo Triviños (1987)permite que se aproxime de

4 Este processo foi discutido de maneira mais detalhada no subtópico 4.2.2... o desvio estequiométrico de lítio provoca mudanças na intensidade, assim como, um pequeno deslocamento

MATRÍCULA nº 4.540 do 1º CRI de Piracicaba/SP: 01 (UMA) GLEBA DE TERRAS, situada no imóvel denominado “Algodoal”, contendo a área de 53.982,00m², desta cidade, que assim

Subordinada a Diretoria Executiva, tem como competência as atividades de desenvolvimento de protocolo, registros dos profissionais médicos veterinários e zootecnistas, registro

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação