• Nenhum resultado encontrado

APRENDA COMO MONTAR UMA AULA DINÂMICA PARA MOTIVAR SEUS ALUNOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "APRENDA COMO MONTAR UMA AULA DINÂMICA PARA MOTIVAR SEUS ALUNOS"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

APRENDA COMO MONTAR UMA

(2)

Introdução ...3

Por que falta motivação? ...6

Como tornar a aula mais dinâmica? ...9

Como inserir a tecnologia no dia a dia? ... 13

O que pode acabar com sua aula?... 17

Conclusão ... 22

(3)
(4)

4

Introdução

Um ambiente ao mesmo tempo divertido e desafiador desperta interesses e motivações permanentes nos alunos. E a verdade é que a motivação é aquela dose de energia capaz de nos colocar em movimento, de despertar nossa curiosidade e nosso entusiasmo. Assim, quando em baixa, ela provoca apatia e abatimento, limitando drasticamente o potencial do estudante em focar no conteúdo. Isso sem contar que a desmotivação bloqueia comportamentos positivos, como a proatividade, a colaboração e a criatividade, complicando ainda mais o cenário.

(5)

5

Introdução

Há basicamente dois tipos de motivação: a extrínseca e a intrínseca. Um aluno extrinsecamente motivado é aquele influenciado por fatores externos, tanto que realiza quaisquer que sejam as tarefas para receber uma recompensa ou para evitar algum tipo de punição. Por sua vez, um aluno intrinsecamente motivado possui um impulso interno que o faz cooperar com o dia a dia da sala de aula, sempre com a intenção de adquirir conhecimento, encontrar respostas e compreender o mundo. Assim podemos ver que o aprendizado está intimamente relacionado aos níveis de motivação dos estudantes.

Mas como ajudar os alunos a se motivarem dia após dia? Pois, para isso, o educador pode relacionar o trabalho escolar com a realidade, os valores, as expectativas e os interesses dos alunos, transformando as matérias teóricas em conteúdos práticos, visíveis e aplicáveis. Afinal, a correlação dos temas discutidos em classe com o cotidiano é fundamental para promover o engajamento. E é aí que entra o esforço para desenvolver aulas mais dinâmicas, atrativas e divertidas, em busca de garantir o envolvimento e a participação ativa de todos os estudantes. Assim é possível assegurar um processo de ensino e aprendizado de qualidade, capaz de formar cidadãos críticos e questionadores.

Até aqui tudo bem. Mas como efetivamente montar aulas dinâmicas? É o que você vai aprender a partir de agora, com o desenrolar dos próximos tópicos deste e-book. Pronto para uma verdadeira aula sobre dar aulas? Então boa leitura!

(6)
(7)

7

Por que falta motivação?

Atualmente, um dos maiores desafios presentes na rotina dos professores é superar a falta de interesse e de motivação por parte dos alunos, pois esse comportamento afeta negativamente o aprendizado, prejudicando o amadurecimento e o futuro dos jovens. O baixo rendimento escolar, a evasão e os casos de indisciplina são apenas alguns indicadores que confirmam os problemas em sala de aula. Para evitar essas situações, seria interessante conhecer as variáveis que influenciam os níveis de disposição e dedicação com que os alunos enfrentam as tarefas escolares, além de compreender como as diferentes formas de atuação dos educadores podem contribuir para a motivação (ou a desmotivação) dos estudantes.

Para incentivar o aprendizado, é preciso, antes de mais nada, saber como os alunos aprendem. Nesse ponto, é essencial considerar que cada estudante é único e carrega consigo habilidades, preferências, características, forças e fraquezas que o fazem diferente dos demais. Compreende-se, assim, que o aluno chega à escola trazendo uma bagagem específica, pronta para ser explorada pelo professor ao promover uma interação de qualidade, aproveitando e respeitando essas diferenças. Nesse sentido, introversão, extroversão, autoconfiança, insegurança, individualismo e colaboração são apenas alguns dos fatores a serem gradualmente observados.

(8)

8

Por que falta motivação?

É possível notar, por exemplo, que os alunos agem tendo em vista diferentes objetivos. Para alguns, o mais importante é aprender algo que faça sentido, encontrar explicação para uma dúvida. Para outros, há a necessidade de preservar sua imagem diante dos colegas, ganhar autonomia e aceitação. E ainda existem aqueles que visam apenas a aprovação ou uma boa nota, independentemente do aprendizado real. Com isso em mente, os professores devem assimilar as diferentes necessidades da turma para, então, planejar uma aula diversificada e atrativa, considerando os mais variados perfis. Para tanto, seria interessante oferecer múltiplas experiências, estipular metas alcançáveis, estabelecer uma competitividade positiva e equilibrada, oferecer algum tipo de recompensa, criar mecanismos para que os alunos se sintam responsáveis, permitir e estimular o trabalho em equipe, reconhecer os méritos e, também, encorajar a reflexão e a análise de suas ações e decisões. Desse modo fica mais fácil integrar os estudantes, valorizando a diversidade e evidenciando a importância da complementariedade. Reforça-se, assim, a motivação por meio de um clima agregador e colaborativo.

(9)
(10)

10

Como tornar a aula mais dinâmica?

De fato, existem muitas possibilidades para tornar a aula mais dinâmica, seja qual for a matéria ministrada. Curioso para conhecer algumas delas? Então confira já nossas dicas:

PASSEIOS

Organizar passeios e visitas guiadas a parques, exposições de arte, zoológicos, feiras e museus são sempre uma boa pedida, pois levam o conteúdo dos livros e das apostilas para fora da sala de aula. Essa é uma maneira efetiva de correlacionar a realidade e a teoria, facilitando o entendimento e a absorção das informações. Além disso, muitas empresas também aceitam a visita de escolas, sabia? Dessa forma, os estudantes podem conhecer grandes indústrias e aprender sobre o processo produtivo de mercadorias que costumam estar presentes em seu cotidiano, estimulando assim sua curiosidade e inventividade.

PROJETOS

A elaboração de projetos em equipe é outra alternativa que pode ser mais explorada, porque normalmente traz resultados simplesmente impressionantes. Nesse contexto, pode-se explorar a produção de apresentações, vídeos, pequenos documentários e entrevistas, atividades que exigem pesquisa, leitura, divisão de tarefas e, principalmente, trabalho coletivo.

(11)

11

Como tornar a aula mais dinâmica?

TEATRO

Seja com o estudo de peças clássicas ou com a elaboração de novos roteiros pelos próprios alunos, o teatro também é uma proposta bastante dinâmica de aprendizado. Com essa iniciativa é possível discutir temas realmente atuais, que fazem parte do dia a dia dos estudantes, trazendo para a sala aquela dose a mais de motivação de que os alunos tanto precisam.

LABORATÓRIOS

Os laboratórios são perfeitos para estimular a prática e a experimentação. Por isso, podem colaborar (e muito) com o processo de ensino e aprendizado. Especialmente os laboratórios de ciências, que contemplam as matérias de Física, Química e Biologia, favorecem bastante a compreensão dos respectivos conteúdos ao descomplicar o que no papel pode parecer simplesmente indecifrável.

(12)

12

Como tornar a aula mais dinâmica?

JOGOS

Os jogos tradicionais também são ótimas opções para deixar a aula mais dinâmica. E olha que eles nem precisam estar limitados aos eletrônicos! Há uma infinidade de brinquedos e jogos educativos que podem estimular o aprendizado de forma divertida. Tabuleiros variados servem para treinar a memória e a concentração, além de facilitar o estudo de números e operações matemáticas, letras e gramática. As gincanas também são ótimas maneiras de reunir equipes e criar uma competição saudável, principalmente se incluírem outros conceitos importantes para a formação dos alunos, como iniciativas vinculadas à preservação ambiental e ao voluntariado, por exemplo.

(13)
(14)

14

Como inserir a tecnologia no dia a dia?

A verdade é que o avanço da tecnologia alterou completamente o modo como a sociedade se comunica e se relaciona. Por isso, é fundamental incorporar algumas dessas soluções no dia a dia das salas de aula, especialmente levando em conta que a tecnologia já faz parte integral da rotina das pessoas. Assim, precisa compor também o plano de ensino e aprendizado em sala de aula! Quer saber como?

INFRAESTRUTURA

O primeiro passo para inserir a tecnologia nas salas de aula é definir a infraestrutura necessária e investir na aquisição de equipamentos. Computadores, tablets, notebooks, lousas digitais, projetores e acesso à internet: o que for possível e viável. Aplicativos, softwares e plataformas educativas também devem ser avaliados, pois podem ser muito úteis no processo de aprendizado.

INTERNET

O acesso à internet, desde que direcionado pelos professores, pode levar os alunos a novas e estimulantes experiências. Sabia que existem diversos sites interessantes, com conteúdos riquíssimos, como as bibliotecas virtuais e as páginas de jornais, revistas e instituições renomadas internacionalmente? Os estudantes vão adorar conhecê-los também!

(15)

15

Como inserir a tecnologia no dia a dia?

VÍDEOS

Plataformas como o YouTube disponibilizam milhares de vídeos que podem ser usados para complementar de forma mais dinâmica o aprendizado. Há muitas videoaulas disponíveis, bem como palestras e documentários absolutamente inspiradores.

GOOGLE EARTH

O Google Earth utiliza imagens de satélites para permitir a análise de características específicas de territórios espalhados pelo planeta. Fazer essa viagem virtual com os estudantes pode se mostrar uma experiência extremamente enriquecedora, que possibilita aos alunos conhecerem o mundo todinho sem sequer saírem da escola.

GOOGLE DOCS

O Google Docs serve para professores e alunos compartilharem informações, textos e aulas. Com esse recurso, as turmas podem acessar o material sempre que necessário e de qualquer lugar, desde que tenham acesso à internet. Assim fica mais fácil manter o contato com os alunos e, ainda, reforçar a oferta de conteúdos diversificados.

(16)

16

Como inserir a tecnologia no dia a dia?

PLATAFORMAS

As plataformas on-line disponibilizam uma série de matérias, arquivos, jogos e atividades para que os alunos encontrem maneiras diferentes de aprender e os professores possam facilitar sua rotina e mensurar a evolução dos estudantes por meio dos resultados de testes e simulados. Com isso, é possível garantir uma maior assertividade do ensino, melhorando o rendimento individual e coletivo.

(17)
(18)

18

O que pode acabar com sua aula?

Já reparou como alguns errinhos podem tornar as aulas maçantes e tediosas? Por isso, é essencial que professores e coordenadores fiquem atentos para não prejudicarem inconscientemente o entusiasmo e a motivação dos alunos. Veja o que evitar:

FALTA DE PLANEJAMENTO

Todas as aulas devem ser planejadas antecipadamente. Conteúdo, práticas e atividades precisam ser definidos e preparados, de modo a eliminar o improviso e evitar a ociosidade da turma. Uma aula dinâmica aproveita todos os minutos de maneira organizada e otimizada.

PERDA DE FOCO

Outro erro está na perda do foco durante a aula, cabendo ao professor evitar as dispersões e manter o planejamento, obedecendo aos horários e à programação. Na prática, a produtividade da aula depende muito da concentração e da linha de aprendizado pensada pelo educador. Por isso surge a importância de não fugir do assunto principal, retendo o interesse dos alunos.

(19)

19

O que pode acabar com sua aula?

USO DE SLIDES

Por mais que os slides ainda façam parte do cotidiano de alguns professores, já não são capazes de atrair a atenção dos estudantes. As apresentações desenvolvidas em um software especifico e projetadas em uma lousa digital ou mesmo em uma tela são mais apropriadas, pois trazem recursos adicionais, importantes para tornar a aula mais dinâmica. Isso sem contar que imagens, áudios e vídeos podem ser incluídos com facilidade, acrescentando uma dose a mais de graça ao conteúdo. Por essas e outras é que a tecnologia deve ser encarada como uma aliada do professor.

(20)

20

O que pode acabar com sua aula?

DISCUSSÕES PONTUAIS

As discussões pontuais (com pequenos grupos ou mesmo com um único aluno) provocam desânimo nos expectadores. Por isso é que o professor deve buscar incentivar o envolvimento de toda a turma. Pedir opiniões e encorajar a colaboração devem se tornar hábitos.

LEITURAS LONGAS

A leitura de longos textos em sala é sempre um erro, pois limita a participação e a interação dos estudantes. Nesse caso, o comodismo deve ser deixado de lado. Apresentações, atividades, exercícios e pesquisas são muito mais interessantes e colaboram para um aprendizado mais rápido e eficiente. E quando as leituras forem realmente necessárias, é adequado planejar interrupções a cada dois ou três parágrafos, com comentários ou contextualizações, para garantir a atenção e a participação de todos.

(21)

21

O que pode acabar com sua aula?

ATIVIDADES IRRELEVANTES

A motivação dos alunos também está relacionada à relevância das atividades propostas. É preciso cuidar, portanto, para que as tarefas sejam desafiadoras e interessantes, de preferência relacionadas à realidade dos estudantes, para promover o aprendizado sem peso.

INDISCIPLINA

A indisciplina e a desatenção devem ser rapidamente tratadas, exatamente para não comprometerem o desempenho escolar da turma toda. É até esperado que, às vezes, o professor interrompa a aula para redirecionar os alunos e, assim, torná-la mais produtiva e dinâmica. Os alunos intrinsicamente motivados agradecem.

(22)
(23)

23

Conclusão

Diante de uma sociedade conectada, crianças e jovens vivenciam a tecnologia de forma contínua. Assim, até a maneira com que se relacionam foi modificada. Pois as escolas precisam compreender que essa realidade deve migrar também para a sala de aula, por meio do uso inteligente de celulares, tablets, computadores, notebooks, lousas digitais, aplicativos, softwares, plataformas e, claro, do acesso à internet e à informação.

E como todas essas soluções tecnológicas podem ser extremamente úteis no processo de ensino e aprendizado, seria interessante que os professores conhecessem as possibilidades produzidas por essas soluções, de modo a explorá-las da melhor maneira, visando sempre a interação, o conhecimento e a colaboração. E é indiscutível o papel da tecnologia em incentivar a curiosidade, a inventividade e a criatividade dos alunos, auxiliando na formação de adultos mais preparados e globalizados, capazes de superar obstáculos e vencer desafios.

(24)

O AppProva é uma plataforma que auxilia alunos e educadores durante o Ensino Médio e na preparação para o ENEM e vestibulares. Os professores podem montar listas de exercícios, simulados, tarefas e deveres de casa, que são disponibilizados

para os estudantes e automaticamente corrigidos pela própria plataforma. A partir dessa interação, um relatório em tempo real é gerado, permitindo à instituição identificar os pontos fortes e fracos dos alunos. Assim, os estudantes aprendem de uma maneira mais leve e divertida. O ambiente lúdico e desafiador favorece o engajamento dos alunos, que ainda podem direcionar

Referências

Documentos relacionados

A partir de pesquisa bibliográfica e observação de campo, realizada de maneira descontínua desde 1998, o texto sugere que o processo de mediatização se articula

Considerando as características das biomoléculas envolvidas no processo de codificação e de tradução da informação genética, bem como as propriedades de transmissão de

O Estatuto do Estudante Internacional, enquadrado na estratégia de internacionalização do Ensino Superior português foi consagrado pelo de- creto-lei nº36/2014 objetivando a

Playlists feitas para agradar ouvintes individuais, e não grupos de alunos Playlists criadas por outros usuários, e não por especialistas em música Playlists curtas e

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais

Ventilador + resistência circular (cozedura ventilada): indicado para cozinhar alimentos diferentes sobre várias alturas, desde que necessitem da mesma temperatura e do mesmo tipo

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

Se a pessoa do marketing corporativo não usar a tarefa Assinatura, todos as pessoas do marketing de campo que possuem acesso a todos os registros na lista de alvos originais