• Nenhum resultado encontrado

A PALAVRA DA DIRETORIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A PALAVRA DA DIRETORIA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

A PALAVRA DA DIRETORIA

editada pelo presidente da LABRE/RS Francisco Aito Vitorino, PY3FAV

Colega radioamador. A nossa LABRE/RS como todos sabem vive das receitas das mensalidades dos associados desde sua criação. E isto já ocorre há mais de 80 anos. Pois bem, a atual diretoria após verificar seus arquivos constatou que em décadas passadas, quando para ser radioamador era obrigatório ser associado da LABRE, o número de associados chegava a mais de dois mil. Era um número muito expressivo e que rendia bons dividendos para a instituição. Acontece que com a Constituição de 1988, as pessoas deixaram de ser obrigadas a participarem de associações, sindicatos e outras instituições a não ser por vontade própria. Isto, de certa forma, veio enfraquecer sindicatos, clubes, associações e outras entidades que dependem de associados para sobreviverem. A LABRE foi uma delas que sofreu com esta norma legal. Se, ao longo dos anos vem sobrevivendo com o pouco que arrecada, é certo também que deixou de dar um retorno aos seus associados. Quem não lembra, por exemplo, da sede que ocupava na Rua Doutor Flores? Era a metade de um andar inteiro e mais um local com grande espaço para restaurante. Ah, sim é verdade, a sede pertencia à Casa do Radioamador Gaúcho – CRAG (que encerrou suas atividades depois de uma pendenga judicial), mas a LABRE podia usufruir da área através de acordo firmado entre as diretorias das duas instituições. No início dos anos 2000 vieram os tempos de vacas magras e as coisas mudaram de tal forma que a LABRE, para não fechar suas portas, mudou-se para o Vida Centro Humanístico, vindo para o local por intermédio dos dirigentes do Clube PX Falcão Negro (hoje quase que extinto) que também eram radioamadores. E a LABRE se acomodou no local como pode e já ocupa a sede há mais de 12 anos. E sabem o que aconteceu neste espaço de tempo? O número de associados adimplentes mal consegue ultrapassar uma centena. Considerando o valor da mensalidade de R$ 10,00, que também não aumentou nos últimos dez anos, a existência da LABRE/RS tem acontecido, pura e simplesmente, pela dedicação de seus diretores e conselheiros. A diretoria atual vem trabalhando diuturnamente para obter uma sede própria. A LABRE/RS não tem dívidas de espécie alguma, mantém suas remessas mensais para a LABRE Central com rigor, IARU (em dólares), paga suas despesas com telefone, internet, administração, contador, envia os QSL de associados para as mais variadas partes do mundo ( e na maioria das vezes não existe a colaboração dos remetentes do valor dos selos) , etc. Para que a nossa entidade continue com vida e saudável, são necessárias duas coisas: primeiro – que o radioamador acredite na sua representatividade junto aos meios oficiais e segundo – que o radioamador tome consciência e participe da administração da LABRE/RS. Em novembro teremos eleições e qualquer associado com mais de um ano de LABRE/RS, adimplente, pode formar uma chapa e concorrer,

Este é o Radio informativo semanal da Liga de Amadores Brasileiros de Radio Emissão

LABRE/RS,

Edição de nº 18 de 13 de junho de 2015 Divulgue as atividades de interesse dos

radioamadores e radioescutas envie email para a LABRE/RS

(2)

contribuindo assim na renovação de idéias e maneira de administrar uma instituição que merece o carinho e respeito de todos verdadeiros radioamadores. Por hoje é só. Um lembrete: amanhã, domingo dia 14, a partir das 14 horas NOVO TROCA TROCA com cafezinho e muito bate papo entre os radioamadores. Venha e participe. Hoje, dia 13, dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. Desejamos a todos os casais, muitas felicidades, saúde e paz em seus lares. Um bom final de semana a todos e até a próxima edição do Boletim da LABRE/RS.



ANIVERSARIANTES DA SEMANA

Colegas associados e ex-associados da LABRE/RS que constam em nosso banco de dados, aniversariantes do período de 13 de junho a 19 de junho,

que são:

Dia 15 - JAIRO ADILSON BARBOSA BENGOCHEA, PY3LK da cidade de Ijuí Dia 16 - EDSON CLEBER XAVIER CHAVES, PU3FCC

da cidade de Porto Alegre

Dia 18 - LUCIANO BATISTA MENEGATI, PY3LUK da cidade de Erechim Dia 19 - ANTONIO GILMAR DOMINGUES LEAL, PU3ADL da cidade de

Canguçu

Aos todos os colegas aniversariantes, os votos de um FELIZ ANIVERSÁRIO, com muita PAZ , ALEGRIA e SAÚDE, são os desejos da

Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo da LABRE/RS



QUIZ DO QTC

Você é um radioamador que possui conhecimento de legislação? Então, com certeza tem condições para responder a estas perguntas:

a) A transmissão do tipo A3, é mais conhecido por qual modo? b) Qual o limite de potencia para uma transmissão QRP em fonia? c) No código Q o que significa QTR e QTH?

d) Pela legislação brasileira, qual a frequencia inicial e final para a banda de 160metros?

e) O indicativo PY0S, pertence a qual ilha oceânica brasileira?

A resposta será divulgada no final deste QTC. Convidamos a continuar conosco.

(3)



AÇÃO ENTRE AMIGOS

Continuam à venda até o dia 26 deste mês as cartelas para sorteio pela Loteria Federal no dia 27, de um acoplador de antenas marca Teico, modelo ATU-3. Cada cartela ,no valor de R$ 5,00, concorre com quatro números. As aquisições podem ser feitas na secretaria da LABRE/RS, nos horários de expediente, durante os troca-troca ou ainda por pedidos por e-mail labre-rs@labre-rs.com.br, bastando depositar o valor na conta da LABRE/RS , Caixa Econômica Federal, nº 318-6, agência 3447, Operação 003. As cartelas serão remetidas, também, para o e-mail do comprador.



CURSO DE ANTENAS

Conforme vem sendo divulgado, será realizado nos dias 4 e 5 de julho próximo, no Plenarinho da Assembléia Legislativa do Estado, o Curso de Antenas – Diagnosticando e Solucionando Problemas com Antenas. O início do curso será no sábado, às 8 horas, com entrada franca e gratuito. As inscrições antecipadas podem ser feitas pelos telefones: 3368-3972, das 14h às 17 horas, segundas, quartas, quintas e sextas feiras ou pelo celular 9957-8921. O encontro está sendo organizado pela LABRE/RS, com a supervisão do colega Paulo Renato Ferreira, PY3PR e conta com o apoio da Assembléia Legislativa.



RANCHO DO RADIOAMADOR

A LABRE/RS pretende fretar um ônibus para conduzir os radioamadores e familiares para a cidade de São João do Polêsine, no dia 6 de novembro, à tarde, com a finalidade de participarem do 63º Rancho do Radioamador Gaúcho que será realizado naquele município dias 7 e 8. Os interessados podem entrar em contato com a secretaria da LABRE/RS, pelo telefone 3368-3972, a partir do dia

15 deste mês para saberem detalhes e, se for o caso, reservarem seus lugares.

Precisamos, com antecipação, saber o número de colegas que desejam participar da excursão. Os valores serão divulgados após termos um número de interessados na viagem, pois disso depende o orçamento das empresas de turismo. As opções de hospedagem podem ser encontradas no site da cidade de São João do Polêsine.



DICAS DE DX

(4)

A relação abaixo faz parte do ARRL Boletim DX sob nº 23/15 divulgado no último dia 11 de junho de 2015 e compiladas do site www.py2kp.com. Sugerimos aos

interessados visitarem e o site para outros boletins de DX. Atenção radioamadores e radioescutas caçadores de figurinhas: TIMOR-LESTE, 4W. James, 9V1YC e Wilbert, PE7T estão QRV como 4W / N1YC e 4W / PE7T, respectivamente, até 16 de junho de 80 a 10 metros usando CW e SSB.

Maldivas, 8Q. Nobby, G0VJG está QRV como 8Q7CQ de Meedhupparoo Island, IOTA AS-013, até Junho 18. A atividade ocorre nas bandas de HF utilizando SSB e alguns PSK31.

CHILE, CE. Estação especial XR44COPA é QRV até 4 de julho, durante a Copa América de 2015.

CABO VERDE, D4. Operadores Massimo, IZ4DPV, Luca, IK2NCJ e Andrea, HB9DUR estarão QRV como D4C da ilha de São Vicente, IOTA AF-086, de 15 de junho a 22.

PALESTINA, E4. Walaa, E41WT esta QRV quase diariamente em 20 metros, usando SSB em torno de 2200, 0130 e 1230UTC. QSL via instruções do operador.

República da Coreia, HL. Um grupo de operadores estarão QRV como 6M6M da província de Gyeonggi apartir de 19 de junho a 31 de julho Atividade será em 6 metros, usando CW, SSB, FM e modos digitais.

EUA Ilhas Virgens, KP2. John, WA4PSO e Sean, N5PV estarão QRV como KP2 / com indicativos de chamada pessoais de St. Croix a partir de 16 a 23 de Junho nas bandas de HF usando CW, SSB, RTTY e PSK31.

GROENLAND, OX. Bo, OZ1DJJ estará QRV como OX3LX de Simiutaq Island, IOTA NA-220, de 13 a 22 de Junho.

Bonaire, PJ4. Oort, PE2KV está actualmente QRV como PJ4KY. Ele estará ativo nas bandas de HF.

BRASIL, PY. Estação evento especial ZW110ROAR está QRV durante a

convenção do Rotary International 2015, em São Paulo, até 30 de junho QSL via PY2AA.

São Pedro e São PAULO rochas, PY0S. Procure PY0S / PU0FDN estará QRV partir de 16 de junho a 21. QSL via instruções dos operadores.

POLÔNIA, SP. Os membros do clube SP3PGR estarão QRV com indicativo evento especial SN0ENIGMA até 19 de Junho para homenagear os cryptologists poloneses que foram envolvidos na descriptografia de ENIGMA, usado durante a Segunda Guerra Mundial.

Rússia Européia, UA. Estação evento especial UE44Y estará QRV a partir de vários locais no Shoria Montanha, distrito Tashtagol, região de Kemerovo até setembro 14.

(5)

ST. CRISTÓVÃO E NEVIS, V4. John, W5JON estará QRV como V47JA de Calypso Bay, IOTA NA-104, a partir de 13 de junho a 22 de julho Atividade será de 160-6 metros, incluindo 60 metros, usando SSB.

INDONÉSIA, YB. Imam, YB4IR estará QRV como YB4IR / 9 de Biak Island, IOTA OC-147, de junho de 14 a 17, e, em seguida, QRV de Ram Island, IOTA OC-239, a partir de junho 18 a 22. Atividade será em 40-10 metros usando CW, SSB e RTTY.



NO PRÓXIMO FINAL DE SEMANA

CONCURSO BATALHA NAVAL DO RIACHUELO

Nos dias 19, 20 e 21 de junho deste mês haverá mais uma edição do Concurso Batalha Naval do Riachuelo. Promovido pelo Grêmio de Comunicações da Escola Naval no Rio de Janeiro, faz parte das comemorações alusivas a Batalha Naval do Riachuelo, ocorrida durante a Guerra do Paraguai durante o período de

1864 a 1870.

As atividades serão em CW com início as 21horas de Brasília no dia 19 , encerrando-se as 17h59 de sábado dia 20. Em fonia as atividades iniciam-se as 18hs de sábado dia 20 até as 18hs de domingo dia 21. Poderão ser operadas as

bandas de 80, 40, 20,15 e 10m.

Para conhecer o regulamento, convidamos a visitar o site do organizador em www.gcen.org.br



NOTICIAS DA UNIÃO SANTAMARIENSE

DE RADIOAMADORES – USRA

PREPARANDO CVA

Comentamos na semana que passou, que o Departamento de radioamadorismo da USRA, em apoio aos colegas que praticam radioamadorismo competitivo, estiveram na cidade de Roque Gonzáles, com o objetivo de melhorar o sistema irradiante da estação do Machado PY3CAL.

O trabalho que foi realizado, promoveu alterações na instalação e emprego de equipamentos e materiais que irão possibilitar à estação, a operação em pelo menos, cinco bandas, com um bom nível de transmissão e recepção de sinais. Um trabalho desenvolvido em mutirão de mão de obra e para cumprirem com o planejado, foram necessários dois dias e meio de atividade. Machado seu Cristal, Dna Iracema, além de excelentes anfitriões, proporcionaram à equipe ama estada impecável.

Foram realizadas tarefas como a instalação do rotor, dos rolamentos para suporte do mastro, onde foram fixadas duas antenas direcionais. Também foram reinstaladas, em melhores condições, as dipolos para 80 e 40m. No shack, instalação do CAT, atualização dos programas e disposição ergonômica dos equipamentos e comandos. Além de prestarem um serviço qualificado na montagem de uma estação competitiva, o projeto prevê que a mesma seja utilizada pela equipe da USRA no próximo CVA. Como

(6)

acontece a muitos anos, o Dep. de Radioamadorismo aproveita estas operações com múltiplos operadores, para uma atividade didática e incentivo à prática operacional e divulgação de técnicas operacionais para a qualificação de nossos operadores.

Parabéns ao grupo que se dispôs a participar desta meritória ação em prol do radioamadorismo.

RODUSRA

A Rodada da USRA vai ao ar, de segunda a sexta feira, às 20:30 h, na banda de oitenta metros, em 3,770 MHz.

Durante 2015 estaremos divulgando as informações sobre o 63º Rancho do Radioamador Gaúcho. Dias 7 e 8 de Novembro de 2015. Distrito de Vale Vêneto em São João do Polesine

Participe, faça amigos, pratique radioamadorismo e fique bem informado.

Notícias, atualidades e interatividade é no BLOG DA USRA.

Paulo – PY3PA



Aspectos educacionais no radioamadorismo

Matéria escrita por Marcus Vinicius de Souza Nogueira – PU5BRL

Mestre-Pioneiro do Grupo Escoteiro Dom Pedro I e

Coordenador Regional de Radioescotismo de Santa Catarina

Muito antes de falar em Internet, os Radioamadores já formavam uma rede de amigos e solidariedade em todo o mundo. Alem de ser um hobby “tecnológico” e um importante instrumento de apoio em situações de emergência, auxiliando na comunicação, quando os meios convencionais falham, o radioamadorismo pode ser também uma excelente ferramenta educativa e instrutiva.

Através do Radioamadorismo, principalmente os mais jovens, poderão adquirir conhecimentos gerais, nas mais diversas áreas, como por exemplo:

 Geografia: Ao manter contato com diversos locais do Brasil e do mundo, o Radioamador estará adquirindo conhecimentos de geografia, ao consultar os locais em mapas e atlas.

 Eletrônica: O Radioamador é um experimentador movido pela curiosidade. Logo surgirá o interesse pela eletrônica para montar seus próprios

equipamentos e acessórios. Vale lembrar que muitos dos modernos aparelhos eletrônicos que temos hoje à nossa disposição como rádios, telefones celulares, pagers, etc foram desenvolvidos usando-se por base experiências oriundas do radioamadorismo.

 Física e Matemática: Para a construção de antenas, torres, linhas de transmissão, gabinetes, etc, será necessário usar diversos conceitos dessas ciências.

 Línguas: O Radioamador poderá praticar a conversação de outras línguas, com pessoas de todo o mundo, e, utilizando os Códigos Fonéticos

(7)

 Cultura Geral: O Radioamador terá conhecimento de muitos assuntos e curiosidades sobre as mais diversas áreas e locais.

Quando falamos na educação de crianças e jovens, o radioamadorismo pode ser um excelente aliado. Com uma abordagem adequada vários objetivos

educacionais podem ser atingidos com o Radioamadorismo.

Fonte desta matéria: http://craje.org.br



Lembra do nosso QUIZ no início do QTC? Pois bem, vamos as perguntas e as devidas respostas

a) A transmissão do tipo A3, é mais conhecido por qual modo?

A3, corresponde a AMPLITUDE MODULADA ou AM.

b) Qual o limite de potencia para uma transmissão QRP em fonia? Potencia máxima é de 10 watts para fonia e de 5 watts para cw.

c) No código Q o que significa QTR e QTH?

QTR, corresponde diretamente ao horário de transmissão ou então num questionamento: Qual o QTR da transmissão? Ou por uma afirmação: “Irei transmitir no qtr das 00:00hs.”

QTH, corresponde ao local/ localização do transmissor, ou operador ou então num questionamento: Qual o qth do colega? Ou

por uma afirmação: “O QTH do colega é Porto Alegre.”

d) Pela legislação brasileira, qual a frequencia inicial e final para a banda de 160metros?

No Brasil de 1.800 a 1850khz. Curiosamente nos Estados Unidos o range é de 1800 a 2000khz.

e) O indicativo PY0S, pertence a qual ilha oceânica Brasileira?

Na realidade não pertence a uma ilha específica mas ao Arquipélago de São Pedro e São Paulo, que estão localizados na região equatorial do Oceânico Atlântico a aproximadamente 1.010km da cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, sua área total é de 13mil m2. O Arquipélago é formado por 5 ilhas, sendo Ilha Belmonte, Ilha Challenger, Ilha Nordeste, Ilhota Cabral e ilhota Sul.

(8)

Acompanhe as leituras do Radioinformativo semanal

em HF: 7.155khz na banda de 40m as 13h30hs e em 3.760khz em 80m às 21hs.

Nas repetidoras de VHF do interior do Estado

- 145.480 Mhz - Repetidora de Rádio Clube de Pelotas, aos sábados as 21hs pelo colega Daison Lopes, PY3WS

- 145.370Mhz – Repetidora de Santa Maria, aos domingos, as 09 horas da manhã pelo colega Claudio PY3OZ e sua esquipe de colaboradores.

- 147.000Mhz - Repetidora de Erechim aos sábados, ás 18hs, pelo colega André Martinowski, PU3AGM,

- Para a região da grande Porto Alegre, este QTC está sendo transmitido via ecolinck pela frequência de 147500 Mhz, pelo colega Edson, PU3FCC.

Desde já agradecemos a colaboração dos colegas nas leituras do QTC da LABRE/RS.

Todas as edições do QTC estão disponíveis para download no site da. Baixe agora a edição deste boletim semanal.



Para maiores informações da LABRE/RS visite nossos sites em

WWW.LABRE-RS.COM.BR

WWW.FACEBOOK.COM/LABRE.RS .

Agradecemos a participação de todos os colegas radioamadores e radioescutas.

ESTA É LABRE/RS, A LIGA DOS RADIOAMADORES GAÚCHOS. UM BOM FINAL DE SEMANA A TODOS, E ATÉ A PRÓXIMA SEMANA..

Referências

Documentos relacionados

Total Outros Descontos, Incluindo os de Ordem Pessoal (7). Contribuição

Os tempos modernos nos cutucam com inquietações das mais variadas mesmo, mas prefiro acreditar que há um jeito de abordar o cotidiano, as nossas circunstâncias, aquilo que a

No fondo do esteiro, e ocupando as dúas marxes da desembocadura do río de Condomiñas, teñen a súa presenza os usos derivados da vila de Cedeira e o seu porto:

O artigo está fundamentado na Política Nacional de Educação Permanente para os trabalhadores do Sistema Único de Saúde e na Política de Humanização em Saúde do Ministério

Por lo tanto, los sectores sociales como el de los estudiantes exigían una apertura hacia la libertad política, la cual no se concedería, pero, lo que sí se otorgó, fue

Desenhar a planificação de uma aula, de um módulo ou de um trimestre implica, partindo das questões-chave acima indicadas, determinar: (1) objetivos de

MARECHAL FLORIANO PEIXOTO, 1895 Bairro: REBOUCAS Cidade: CURITIBA Tel.: 3131-6100 ORTOPEDIA PEDIATRICA BAIRRO ALTO SMA-EMPREENDIMENTOS E PARTICIPACOES S.A.. CASA

Existe no Brasil grande variedade de oleaginosas que se adaptam à produção do biodiesel, entretanto o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) a início escolheu