• Nenhum resultado encontrado

N.º52 JANEIRO f revistaposvenda i company/revista-pos-venda l RevistaPOSVENDA ESPECIAL.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "N.º52 JANEIRO f revistaposvenda i company/revista-pos-venda l RevistaPOSVENDA ESPECIAL."

Copied!
60
0
0

Texto

(1)

f

revistaposvenda

i

company/revista-pos-venda

l

RevistaPOSVENDA PUB

N.º52

JANEIRO 2020 - 2€ PERIODICIDADE MENSAL

www.posvenda.pt

PUBLICIDADE PUBLICIDADE

Os últimos meses foram muito agitados no que diz respeito

ao aparecimento de novas redes de oficinas.

Fomos fazer um breve levantamento da realidade atual

DOSSIER

QUANDO É EXIGIDA PRECISÃO NA REPARAÇÃO OU MANUTENÇÃO AUTOMÓVEL AS CHAVES DINAMOMÉTRICAS

SÃO FUNDAMENTAIS

MERCADO

FOMOS SABER COMO É QUE SE GERE A MANUTENÇÃO DOS

VEÍCULOS TVDE ATRAVÉS DE UMA DAS SUAS DIVERSAS

PLATAFORMAS PUBLICIDADE

PERSONALIDADE

QUANDO SE FALA EM PRODUTOS DE PROTEÇÃO AO DESGASTE, A SPAANJARD É DETENTORA DE UMA LONGA

EXPERIÊNCIA, COMO NOS CONTA AMADEU FERNANDES

ESPECIAL

Redes

(2)
(3)

PROPRIETÁRIA E EDITORA ORMP Pós-Venda Media, Lda Estrada de Polima Centro Industrial da Abóboda nº 1007 2º andar, Escritório I 2785-543 São Domingos de Rana Nº Contribuinte: 513 634 398 CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Paulo Homem Anabela Machado CAPITAL SOCIAL DA ORMP Bettencourt & Mendes, Lda - 50% Paulofimedia Unipessoal, Lda - 50% CONTACTOS Telefone: +351 218 068 949 Telemóvel: +351 939 995 128 E.mail: geral@posvenda.pt www.posvenda.pt f facebook.com/revistaposvenda i linkedin.com/company/ revista-pós-venda DIRETOR Paulo Homem paulo.homem@posvenda.pt REDAÇÃO Nádia Conceição nadia.conceicao@posvenda.pt COLABORADOR TÉCNICO Jorge Pereira DIRETORA COMERCIAL Anabela Machado anabela.machado@posvenda.pt COMERCIAL José Ferreira jose.ferreira@posvenda.pt ADMINISTRATIVA Anabela Rodrigues anabela.rodrigues@posvenda.pt FOTOGRAFIA Micaela Neto PAGINAÇÃO Ricardo Santos SEDE DE REDAÇÃO Estrada de Polima Centro Industrial da Abóboda nº 1007 2º andar, Escritório I 2785-543 São Domingos de Rana TIRAGEM 10.000 Exemplares ISSN 2183-6647 Nº REGISTO ERC 126724 DEPÓSITO LEGAL 399246/15 PERIODICIDADE Mensal IMPRESSÃO DPS – Digital Printing Solutions MLP, Quinta

do Grajal – Venda Seca, 2739-511 Agualva Cacém – Tel: 214337000 ESTATUTO EDITORIAL Disponível em www.posvenda.pt

3

N.º52

JANEIRO 2020

www.posvenda.pt

Su

m

ár

io

S

PUBLICIDADE PUBLICIDADE

6

DESTAQUE Kapten...P.06

8

NOTÍCIAS ...P.08

16

ESPECIAL Redes oficinais ...P.16

24

MERCADO

Safety Center DEKRA ...P.24 Oficinas Yes Car ...P.26 Viseldiesel ...P.28 AXPO ...P.30

32

FORMAÇÃO

Centro de Formação Profissional da Aldeia de Santa Isabel ...P.32

34

OFICINA

GouLucCar ...P.34

36

PERSONALIDADE

Amadeu Fernandes, Adir Viseu ...P.36

42

DOSSIER

Chaves dinamométricas ...P.42

54

TÉCNICA

Cesvimap – Acrescenta valor à oficina com rácios de gestão ...P.54

58

FORMAÇÃO

(4)

WWW.POSVENDA.PT JANEIRO 2020

PAULO HOMEM

D I R E T O R paulo.homem@posvenda.pt

Ed

ito

ria

l

E

A importância

de medir

S

e é muito importante para uma oficina ser profissional e com-petente do ponto de vista téc-nico tal não quer dizer neces-sariamente que essa oficina seja rentável ou lucrativa.

Em primeiro lugar, uma oficina antes de ser oficina é uma empresa, e como qual-quer outra empresa deve ser gerida como tal. O seu objetivo é ser rentável e dar lu-cro. Pode estar uma oficina cheia de ser-viço, com muitas folhas de obra abertas por dia e no final do mês existir dificul-dade em tirar rentabilidificul-dade da operação. Todos sabemos que existe um enorme dé-fice de gestão nas oficinas portuguesas de uma forma geral, motivado por uma série de ineficiências que nada têm a ver com a competência técnica das pessoas que lá trabalham. Aliás, se não fosse mesmo a competência técnica da maioria das ofi-cinas, muitas delas há muito que teriam fechado as portas.

O problema está mesmo na gestão e num correto controlo da operação, de modo a que se consiga saber com algum detalhe quanto nos custa um funcionário, quan-to ganhamos em média por serviço, que serviços são mais rentáveis e menos rentá-veis, em que serviços devemos apostar de modo a potenciar a nossa rentabilidade,

que serviços nos garantem uma maior fi-delização do cliente, entre muitos outros indicadores.

Por certo que muitos dos responsáveis oficinais (que sejam donos da oficina) têm uma noção de todos estes detalhes, mas poucos terão certezas e números con-cretos para apresentar se esses dados lhes forem pedidos.

Lembro-me de em muitas das oficinas (em que fiz reportagens) de perguntar, por exemplo, quantas folhas de obra abriam em média por semana ou por mês. Salvo raras exceções este é um dado que pou-cos sabem de cor e muito menos sabem qual a tendência de mês para mês e de ano para ano.

Dizia-me um responsável de uma empre-sa ligada a este setor pós-venda, que se não medirmos a nossa atividade, muito dificilmente poderemos tomar decisões acertadas e ainda mais complicado se torna planear.

Um dos setores que mais tem caminhado no sentido da medição da operação (nes-te caso do processo), têm sido as oficinas de colisão. Muita da formação que é dada neste setor incide precisamente na renta-bilização do processo e na medição cons-tante de todas as fases da mesma, permi-tindo assim avaliar mais facilmente onde se encontra o desperdício e as perdas. Muitas vezes anda-se a discutir o preço (quer com os fornecedores quer para os clientes) sem recorrer aos dados da gestão e da operação para chegar ao preço que se deve praticar, balizando esse mesmo pelo preço do vizinho e da concorrência. Nada mais errado!!!

Admito que as oficinas do futuro não se-rão só aquelas que do ponto de vista téc-nico estarão mais aptas, mas sim aque-las que mais rapidamente saibam gerir e medir melhor o seu negócio em todas as suas vertentes (operacional, marketing, gestão, recursos humanos, imagem, am-biente, formação, técnico, etc). Neste ano que agora começa quero de-sejar a todos os operadores do pós-venda (oficinas, peças, pneus, lubrificantes, etc), um 2020 de muito sucesso nos negócios, pois o vosso sucesso será também segura-mente o nosso.

Admito que as oficinas

do futuro não serão

só aquelas que do

ponto de vista técnico

estarão mais aptas, mas

sim aquelas que mais

rapidamente saibam gerir

e medir melhor o seu

negócio

(5)
(6)

WWW.POSVENDA.PT JANEIRO 2020

De

st

aq

ue

D

E

m Portugal desde 2018, a Kapten – antes Chauffeur Privé – conta com cerca de 5000 veí-culos registados na sua platafor-ma, de 2000 operadores, para os quais procura as melhores parcerias para realizarem a manutenção, repara-ção e seguros das suas viaturas.

FROTA

A Kapten não tem frota própria. “O que fazemos é estabelecer parcerias com ope-radores, empresas de transporte privado, que detém as licenças necessárias para operar. E são eles que têm a responsa-bilidade de gerir veículos, motoristas, assegurar a manutenção, seguros, inspe-ções, etc. A nossa responsabilidade passa

por gerir todo o sistema de pagamentos e assegurar o bom funcionamento e a gestão da relação com o cliente”, explica Sérgio Pereira, Diretor Geral da Kapten em Portugal. A Kapten tem uma lista de veículos como lista pré-autorizada para entrada na sua plataforma, “mas está disposta a rever qualquer veículo que queira ser registado. Neste momento, não temos critérios adicionais àquilo que a lei já prevê. A lei indica que os veículos têm de ter menos de 7 anos e têm de realizar inspeção anual, mesmo os veículos novos. Têm também de ter um seguro específico, com uma cober-tura de passageiros bastante superior ao tradicional. Nesta fase, temos estado a crescer, mas chegámos a um ponto de

Assegurar

a qualidade

Mesmo sem frota própria, a Kapten dinamiza parcerias com

o setor oficinal, para encontrar as melhores condições para a

manutenção e reparação dos veículos dos seus parceiros

TEXTO NÁDIA CONCEIÇÃO

(7)

maturidade no mercado em que vamos dar preferência aos operadores que já es-tão connosco e o que queremos é me-lhorar principalmente a qualidade do serviço. O que averiguamos é se o ope-rador satisfaz todas as condições legais, em termos de licenças de operador, mo-toristas, veículos, etc.”

CONTROLO

Com veículos a fazer entre 60 e 120 mil quilómetros por ano e que por isso re-querem uma atenção especial, a Kapten monitoriza constantemente o feedback dos clientes em relação ao estado destas viaturas. “Não tendo a capacidade de fa-zer inspeções a todos os veículos cons-tantemente, quando temos uma taxa de incidências de queixas de clientes sobre um determinado veículo não estar em condições, entramos em contacto com o operador para perceber o que se pas-sa. Em última instância, podem não ser atribuídas mais viagens a esse veículo. Temos de assegurar que os veículos satis-fazem todas as condições: se um veículo exceder os 7 anos, não poderá aceitar mais viagens. O mesmo acontece com os seguros: conseguimos ver qual será a data de expiração e temos o cuidado de ir informando os operadores quando se aproxima a data de validade, mas a responsabilidade é sempre do operador. E também em relação à inspeção anual, em que conseguimos identificar os veí-culos que já passaram 1 ano de idade”, indica Sérgio Pereira.

MANUTENÇÃO

Uma parte dos parceiros da Kapten aposta no renting. “Mesmo sendo mais caro mensalmente, tem menos encar-gos a longo prazo e menos preocupa-ções para o parceiro. Outros optam por outras modalidades, seja o leasing ou a compra a crédito”. Quanto à manuten-ção da frota, Sérgio Pereira indica que o mais comum é estes operadores recor-rerem a redes oficinais, “que têm uma abrangência nacional e com as quais te-mos estado a negociar. Pretendete-mos ser um intermediário entre as oficinas e os operadores, tentando obter descontos e vantagens adicionais para os nossos parceiros. Fazemos essa negociação em nome dos parceiros, mas estes são livres de escolher onde querem realizar a ma-nutenção”. No caso dos parceiros com maiores dimensões de frota, é frequente estes terem as suas próprias oficinas ou parcerias com oficinas, conseguindo as-sim ter um acordo de manutenção mais eficiente em termos de custos. “Quem

escolhe esta opção irá poupar tempo. Os mais experientes na gestão do pós-ven-da dos veículos, optam por esta opção”.

INSPEÇÃO

Este é o único setor que requer inspeção anual, sendo essa uma dificuldade dos parceiros da Kapten, “porque quando necessitam de um veículo de substitui-ção, é rara a vez que a empresa de rent-a--car ou seguradora tem um veículo com inspeção feita, porque esses veículos só realizam a inspeção a partir do 4.º ano. A alternativa é encontrarem um veículo com menos de um ano, e aí conseguem realizar o registo na nossa plataforma. Temos tentado facilitar as parcerias com

Kapten Sérgio Pereira pr@kapten.pt

www.kapten.com

7

algumas rent-a-car, por forma a criar um acordo para assegurar uma frota de veí-culos recentes com inspeção”.

SEGUROS

A taxa de sinistralidade destes veículos, pela quantidade de quilómetros que fazem, é bastante elevada. “Outro dos problemas que existe no mercado é que, quando há um acidente de maiores di-mensões, toda a frota é impactada em termos de prémio na renovação do se-guro. E isto é um dos fatores que limi-ta o crescimento de alguns operadores. Temos tentado resolver esta questão, mas é um setor onde temos tido algumas di-ficuldades, pois as seguradoras não vêm este setor como algo apetecível”. Para 2020, Sérgio Pereira indica que a Kapten pretende crescer com os seus parceiros e afirmar-se no mercado, não só pelo preço, mas também pela qualidade do serviço prestado.

(8)

No

tíc

ias

N

A

nunciado durante a edição de 2019 da Expomecânica, o con-ceito oficinal Drive Repair está a iniciar a sua fase de implemen-tação no mercado nacional. O Drive Repair engloba oficinas de reparação e manutenção automóvel e destina-se a ser dinamizado pelos retalhistas que trabalham a nível nacional com a Autozitânia, para os seus clientes oficinais. A Drive Repair pre-tende oferecer aos seus parceiros uma ima-gem moderna e apelativa, onde sobressai a cor verde. Além disso, este projeto pre-tende disponibilizar meios e ferramentas para que as oficinas que se associem ao seu conceito oficinal possam ser competitivas

no mercado atual e estar preparadas para as mudanças e desafios futuros do setor, nomeadamente através de apoio técnico, de marketing, máquinas diagnóstico, fer-ramentas informáticas e equipamento ofi-cinal, entre outros produtos e serviços. As oficinas da rede estão equipadas com equi-pamentos oficinais atualizados e os seus colaboradores cumprem um plano de for-mação anual, para constante atualização de conhecimentos. O principal objetivo Drive Repair é cooperar para que as oficinas que se associem ao projeto elevem o seu negó-cio, aumentando o número de clientes, as-sim como a sua produtividade e o acesso à informação, e simultaneamente permitir

Autozitânia

dinamiza rede

Drive Repair

O Drive Repair é o mais recente conceito oficinal a entrar no

mercado nacional, disponibilizando apoio total às oficinas que

aderirem a este projeto

TEXTO NÁDIA CONCEIÇÃO

WWW.POSVENDA.PT

JANEIRO 2020

(9)

9

que diminuam os seus custos de atividade. Na abordagem que as oficinas Drive Repair vão apresentar juntos dos seus clientes, es-tas terão como missão proporcionar a me-lhor experiência a cada cliente que visita as suas instalações, criando confiança através da prestação de um serviço de excelência. Para cumprir a sua missão, as oficinas Drive Repair pretendem atuar de acordo com os seguintes valores que, segundo a empresa, serão a excelência na prestação do serviço, garantindo a segurança no automóvel dos seus clientes, para assim construírem com os seus clientes uma relação de confiança.

Atelier Auto Manos Barros

À data de fecho desta edição, a Drive Repair contava já com uma oficina a associar-se a este projeto, a Atelier Auto Manos Barros, localizada em Caneças, distrito de Lisboa. Esta oficina, gerida pelos dois irmãos João e Pedro Barros, apresenta-se como uma oficina com capacidade para intervencionar qualquer área do automóvel, com a prestação de todos os serviços de manutenção, mecânica, eletricidade, chapa e pintura.

Drive Repair

geral@driverepair.pt

www.driverepair.pt

Três anos de garantia do fabricante para

febi

,

SWAG

e

Blue Print

O

bilstein group oferece uma garantia de 3 anos nas suas gamas de peças aftermarket para veículos ligeiros e pesados, o que acontece pela primeira vez. A garantia do fabricante é válida por três anos – excedendo assim a garantia legal. Isto aplica-se mundialmente, cobrindo todas as marcas do bilstein group: febi, SWAG e Blue Print.

“Como especialista com competência de fabrico, oferecemos apenas produtos com elevado nível de segurança de instalação e durabilidade. A garantia do fabricante é a nossa promessa de qualidade para os nossos clientes. O verdadeiro valor acrescentado para todos os que confiam nos produtos do bilstein group – de distribuidores e oficinas a condutores de veículos,” refere Ricardo Candeias, Diretor Divisional de Vendas

& Marketing. Até ao momento, existem alguns artigos selecionados com garantia. Com o intuito de divulgar este novo ser-viço no aftermarket, foi desenvolvido um símbolo que estará presente em todos os materiais de comunicação. Os clientes po-dem ainda encontrar informação relevante sobre a nova garantia nos sites febi, SWAG e Blue Print.

armazéns de escapes e centros de limpeza de filtros de partículas.

Com esta nova abertura, a Interescape de-tém agora instalações em Aveiro, Corroios, Porto, Sacavém, São Domingos de Rana e Vila do Conde, onde está sediada. Esta abertura vem reforçar o objetivo da Interescape de estar mais perto dos seus clientes, encurtando os tempos de serviço. A Interescape é a única empresa portu-guesa com um sistema de limpeza de fil-tros de partículas diesel com certificação TÜVRheinland no mercado nacional.

O novo website será implementado nas 8 filiais da INDASA sendo que no de-correr de 2020 serão lançadas as versões regionais com vista à uniformização da comunicação digital da INDASA, seja na plataforma website, seja nas redes sociais.

Interescape

também presente Corroios

INDASA

com renovada estratégia digital

A

Interescape, especialista em sistemas de escapes, inaugurou recentemen-te a sua nova filial em Corroios, passando desta forma a ter uma rede de

O

dia 10 de Janeiro de 2020 marcou o lançamento oficial do novo we-bsite da INDASA. O novo portal www.indasa-abrasives.com já se encontra disponível para navegação nos idiomas português e inglês e esteve em desenvol-vimento durante o último ano. Esta nova plataforma terá uma impor-tância central na comunicação com todos os seus clientes, parceiros e stakeholders do setor, reforçando assim o processo de transformação digital da INDASA. Neste novo website poderá encontrar informação sobre fichas técnicas, fichas de segurança, manuais de utilização / guias de processo, desenhos dos produtos, folhetos, eventos, parceiros INDASA e ainda o lançamento de novos produtos.

(10)

WWW.POSVENDA.PT

JANEIRO 2020

N

NO

TÍCIAS

Car Academy

celebra

5 anos e reforça

formação a norte

Inter-Matic

comercializa kit de

manutenção para

caixas automáticas

Filourém

acrescenta

amortecedores de mala

JAPKO ao seu portfólio

A

Car Academy celebra este mês os seus primeiros 5 anos de atividade, tornando-se por mérito próprio um excelente projeto dedicado à formação no setor automóvel. Em 2020, volta a apostar em mais formação no norte de Portugal. Dando continuidade ao seu projeto de ex-pansão para a zona Norte, a Car Academy,

em parceria com a Oficina Tiagorochauto, irá realizar três ações de formação durante o primeiro trimestre de 2020.

Este projeto permite aproveitar as sinergias e know how da equipa Car Academy, às muito bem equipadas instalações do “Youtuber” Tiago Rocha, em Valongo. A primeira ação, sobre Diagnóstico de Redes CAN BUS, tem início já no dia 11 de janeiro. Mais informações em www. caracademy.pt.

Corteco

no Grupo TRUSTAUTO

Pro4matic

é um dos maiores distribuidores

Arnott da Europa

O

Grupo TRUSTAUTO continua a adicionar valor ao seu portfólio de marcas e produtos, passando

D

epois de um ano de 2019 parti-cularmente positivo, a Pro4Matic iniciou o ano de 2020 com uma excelente notícia,

tendo sido con-siderada como um dos melho-res distribuidomelho-res

oficiais da Arnott da Europa.

“Fruto da nossa dedicação e especialização exclusiva em suspensões pneumáticas nes-tes últimos 10 anos, é com grande orgulho que a Pro4matic – Air Suspension Center é considerada dos maiores distribuidores

a contar com a Corteco na oferta dos seus parceiros para os clientes oficinais. A Corteco é um dos principais fornece-dores de componentes para o mercado independente a nível mundial. Como membro do Grupo Freudenberg global, a marca apresenta um catálogo com mais de 26.000 produtos com qualidade OEM.

Entre as principais linhas a trabalhar pelos parceiros do Grupo TRUSTAUTO, destacam-se as juntas de motor, reten-tores, tubos de travão, polias e suportes.

Arnott da Europa”, refere Nuno Durão, administrador da Pro4matic, dizendo ainda em relação a esta distinção que “é com enorme gratidão que nos dirigimos a todos os nossos parcei-ros profissionais, clientes e amigos que contamos com a vossa preferência”. Refira-se que a Arnott é uma das principais marcas de suspensões pneumáticas do mercado, sendo uma marca que se confunde em Portugal com a própria Pro4matic.

A Inter-Matic, empresa especialista em caixas de velocidades, apresentou um kit de manutenção para caixas de velocidades automáticas.

Este kit foi desenvolvido para tornar mais simples e rápido o processo de mudança de óleo de uma caixa de velocidades automática. Cada kit é direcionado e adequado para a caixa de velocidades automáticas referente à marca e modelo do veículo, e traz incluído óleo, filtro, juntas e instruções. Com foco no óleo de marca própria da Inter-Matic incluído no kit, o Fluidmatic, proporciona uma melhor protecção anti-desgaste, reduz a fricção e concede a transferência máxima de potência com uma troca de mudanças suave e uniforme em todos os tipos de condução. O Fluidmatic possui excelentes propriedades a baixa temperatura e óptima estabilidade à oxidação, garantindo um funcionamento fiável durante o intervalo entre mudanças de óleo, alargando a vida útil da transmissão.

A Filourém introduziu no seu stock uma vasta linha de amortecedores de tampa da mala da marca JAPKO para veículos europeus e asiáticos. Depois de ter iniciado a comercialização de amortecedores de suspensão, que conta com mais de 650 referências, em 2019 inseriu também os amortecedores de suspensão pneumática. De referir ainda o aumento do número de referências na linha de Turbos, também da JAPKO.

Num minuto...

A GravityPaint, retalhista de tintas e de produtos para a repintura automóvel, entra em 2020 com uma grande novidade, a abertura de novas instalações em março no Núcleo Empresarial da Venda do Pinheiro II.

A Mercedes mostrou os resultados da área do Costumer Service (Pós-venda) de 2019, onde aumentou as suas vendas em 6% face ao ano de 2018, tendo a rede de oficinas oficiais da marca (inlcuindo Smart) assistido perto de 145.000 viaturas.

A exemplo de 2019, em 2020 o Grupo

TRUSTAUTO continua a reforçar a sua

presença no mercado, sendo que agora se expande ainda mais na região norte de Portugal, com a integração do parceiro Grupo Ricardo Vale.

(11)

de enchimento de fábrica (factory-fill) e, portanto, a sua utilização mantém intacta a garantia original do fabricante. O Averoil 5W30 Low Saps 504/507 con-tém uma baixa percentagem de cinzas, fósforo e enxofre, característica indispen-sável para garantir a compatibilidade total com os sistemas de pós-tratamento de gases SCR, EGR e conversores catalíticos gasolina (CAT), assim como a maior longevidade dos filtros de partículas (DPF/FAP). Foi especialmente concebido para obter o máximo rendimento dos motores Euro 4 e Euro 5 dos principais fabricantes de automóveis, com uma grande poupança de combustível (Energy Conserving).

PCC

comercializa novo equipamento

Ravaglioli com homologação BMW

Homologação Mercedes para

o

Averoil 5W30 LS da Olipes

Corteco

apresenta ferramenta

e Kit de montagem de retentores

A

Pinto da Costa & Costa, empresa do setor dos equipamentos auto, já tem em comercialização o novo equipamento da Ravaglioli, uma máquina de alinhamento de direção com homolo-gação para BMW.

O sistema de alinhamento de direção RAV TD3000HP, da Ravaglioli recebeu

O

fabricante alemão Mercedes Benz concedeu a renovação da certifi-cação MB 229.51 ao lubrificante “fully synthetic” Averoil 5W30 Low SAPS 504/507 da Olipes. Este facto ratifica o nível de qualidade dos produtos da Olipes e faz a homologação deste produto para ser utilizado como lubrificante de referência em centenas de milhões de veículos a nível global. A obtenção desta certificação garante aos consumidores e às oficinas que o uso do Averoil 5W30 Low Saps 504/507 é recomendado no âmbito dos lubrifican-tes homologados pelo grupo alemão em conformidade com o manual de manuten-ção, é compatível com os fluidos originais

D

e modo a simplificar o trabalho na remoção e instalação de retentores, a Corteco disponibiliza uma prática ferramenta para extração como um kit de montagem deste tipo de componentes. A ferramenta para extração de retentores, é uma espécie de chave de fendas normal, mas graças ao acabamento específico do gancho, permite extrair retentores de qual-quer tamanho e diâmetro sem danificar o eixo. Trabalhar com um esforço reduzido evita danos na extração do retentor. É uma ferramenta fácil de usar e muito prá-tica, pois requer o correto posicionamento

do gancho como único cuidado. O extrator Corteco foi projectado para facilitar o tra-balho diário. As suas características técnicas, fazem do extrator uma ferramenta valiosa, também adequada para uso prolongado ao longo do tempo.

Por sua vez, o Kit de montagem de reten-tores, como o nome indica, serve para a montagem de retentores no lado da distri-buição e da caixa de velocidades. Ele contém tudo o que é necessário para realizar este tipo de intervenção com total segurança, evitando danos e garantindo a instalação correta dos retentores.

11

A Plataforma técnica Autodata, pertencente ao Solera Holdings, publicou o seu relatório “Veículos com Maior Número de Revisões em 2019” em Portugal. O Renault Megane III aparece no topo da lista, assim como o Model S (13-) da Tesla ficou na primeira posição como o veículo elétrico com maior número de revisões.

Em Portugal, o veículo com maior número de revisões foi o Renault Megane III (B/D/E/K95) (08-17), substituindo o Renault Clio II/Clio Campus/Clio Storia (B/C/S65) (98-13) que cai para a segunda posição no relatório deste ano. O Opel/Vauxhall Astra-H (A04) posicionou-se na terceira posição.

O novo Veículo Comercial Ligeiro (VCL) com maior número de revisões foi o Citroen Berlingo III, substituindo o Renault Kangoo (F/K76) (98-09) que caiu para a terceira posição. O motociclo com maior número de revisões foi o Honda PCX. Para além de destacar os veículos com maior número de revisões, o relatório indica algumas tendências importantes no setor de pós-venda da indústria automóvel. Quando combinados todos os mercados, o fabricante com maior número de revisões no geral foi a Ford. No entanto, uma constatação notável é a preponderância contínua da Volkswagen, que se posiciona em primeiro lugar como a marca com o maior número de revisões em 55% dos países inquiridos. A Renault foi a marca com maior número de revisões em Portugal.

Os veículos com mais

pesquisas no

Autodata

em Portugal

A Galius assegurou a atividade de após venda em Leiria da Renault Trucks, desde o dia 1 de janeiro de 2020, assumindo diretamente a operação da Renalopes – Sociedade Comercial de Acessórios, Lda..

Depois da abertura do armazém em Casal do Marco (Seixal) em junho de 2017, a

Auto Torre da Marinha (ATM) prossegue

o seu crescimento, tendo aberto oficialmente mais um espaço, neste caso em Corroios, já no início deste ano.

Para desbloquear os gateways de segurança nos veículos da FCA, a Hella

Gutmann apresentou o adaptador SGW.

a aprovação da BMW. Após a aprovação Mercedes-Benz, esta é a segunda aprovação importante em apenas dois anos para a máquina de alinhamento RAV TD3000HP. Este resultado representa o posicionando da Ravaglioli como líder mundial em sistemas de elevação e máquinas de alinhamento de direcção.

(12)

WWW.POSVENDA.PT

JANEIRO 2020

N

NO

TÍCIAS

Bosch

amplia gama

de sistemas de direção

hidráulica

Travagem TRUSTING entra no portfólio

do

Grupo TRUSTAUTO

Create Business

continua a apostar

no mercado espanhol

A

Bosch acaba de ampliar a sua gama de sistemas de direção hidráulica, com 39 novos sistemas completos para veículos Peugeot, Citroën ou Renault. Com o portfólio aumentado, a Bosch agora cobre cerca de 20% de todos os veículos europeus produzidos por fabricantes fran-ceses. Passo a passo, a gama será ampliada por outros novos sistemas de direção. Os novos sistemas de direção são forneci-dos como sistemas completos, incluindo quaisquer componentes adicionais neces-sários, por forma a facilitar a instalação na

oficina. No caso de sistemas de direção com cilindro operacional externo, por exemplo, este último já está incluído. Os veículos equipados com um cilindro operacional externo incluem, por exem-plo, vários modelos Citroën Berlingo ou Peugeot Partner. Graças à solução completa, as oficinas podem começar a substituir o sistema de direção imedia-tamente, em vez de terem de solicitar o cilindro de operação separadamente ou reutilizar o antigo. No caso de sistemas de direção assistida dependentes da velocida-de, a Bosch também inclui a unidade de sensor necessária. Os veículos equipados com esses sistemas de direção incluem, por exemplo, modelos Renault Laguna e Espace bastante recentes.

O Contacto Após a Entrega

– A satisfação (II)

Em quase todas, senão mesmo em todas as marcas é obrigatório o reparador efectua o contacto com o cliente entre 3 a 5 dias após a reparação. Normalmente a marca fá-lo-á mais tarde via email. Também seria um bom princípio a seguir pêlos reparadores independentes, embora haja já alguns a fazê-lo. Este contacto é efectuado numa primeira fase por contacto telefónico ou na impossibilidade de o fazer após, normalmente 3 tentativas, o contacto é feito por SMS ou email. As questões a serem colocadas variam consoante o que se pretende medir. No entanto se já temos o cliente perante nós, podemos interrogá-lo nas questões essenciais que sirvam para medir a sua satisfação em relação à reparação, satisfação global e recomendação do reparador.

É quase universal a utilização do método NPS (Net Promoter Score). Analisaremos este método com mais detalhe no próximo artigo.

É essencial que caso o cliente queira expressar-se em relação a qualquer outro assunto ou a efectuar algum reparo sobre algo que o desagradou, o devamos ouvir anotando todos os seus reparos, pois caso limitemos as sua respostas exclusivamente às questões do inquérito, não só estamos a limitá-lo nos seus comentários, o que não é simpático e será meio caminho andado para que não volte a responder a outros inquéritos, como estamos a “ocultar” informações primordiais para a gestão do reparador.

Com frequência “o mas” é um complemento de uma pequena insatisfação dentro da satisfação manifestada. O recomendaria, mas desta última vez o veículo estava mal lavado é um exemplo de uma pequena insatisfação que se se repetir com frequência pode levar à insatisfação global. É por isso fundamental que o Gestor do reparador tenha a informação destas pequenas insatisfações para as poder corrigir em tempo útil.

O

OPINIÃO

PAULO QUARESMA GTAVA.PT

Num minuto...

C

ontinuando a apostar na di-versificação do seu portfólio, a mais recente novidade do Grupo TRUSTAUTO é a marca de produtos de travagem TRUSTING, pertencente ao grupo Metelli.

A TRUSTING é especializada na conce-ção, fabrico e distribuição à escala mundial de travagem para o aftermarket. Com

A

Azur Global Bus passou a fazer parte do Grupo Create Business Iberia, desde o início do ano, sendo lançando no mercado espanhol o programa “Tu Create”.

Arturo Estévez e Carlos Nascimento, res-ponsáveis por ambas as empresas, chegaram a um acordo pelo qual a Azur Global Business se tornou parte da Create Business Iberia desde o passado dia 1 de janeiro. O projeto Create Business fornece à Azur Global Business uma proposta séria e pros-petiva, que respeitará o canal de vendas

mais de 30 anos de experiência e sendo um dos líderes europeus no setor da trava-gem, devido à elevada qualidade dos seus produtos fruto da constante investigação e desenvolvimento, a TRUSTING foi, em 1985, a primeira companhia europeia a eliminar os asbestos da sua produção, mostrando uma atenção particular à pro-teção do ambiente.

das lojas de peças aftermarket em toda a Espanha, com exceção da Extremadura. Essa filosofia fortalece o relacionamento da Azur Global Business com seu único canal de vendas, lojas de peças.

A partir de 1 de janeiro, a Azur Global Business passa a fazer parte do grupo Create Business Iberia. Este acordo permitirá a ex-pansão do grupo português com armazéns em Sevilha e Málaga e a implementação no mercado espanhol do inovador programa “Tu Create”, focado em lojas de peças aftermarket.

Após a aquisição da Behr Hella Service

(BHS) pela Mahle Aftermarket, todas

as atividades existentes da BHS foram transferidas para a Mahle a 1 de janeiro.

A Hélder Máquinas & Ferramentas, empresa que opera no setor dos equipamentos oficinais e ferramentas, lançou a sua plataforma de Youtube, onde poderão ser vistos diversos videos técnicos.

(13)
(14)

A substituição de um turbo acarreta riscos elevados, pelo trabalho que implica, mas também pelo custo elevado

quando esta operação não é feita de forma correta.

SOLUÇÃO

A desmontagem de um turbo danificado acarreta menos riscos do que a sua montagem, mas pode causar muitas dores de cabeça. Depois da montagem, seja um turbo

novo, reconstruído ou usado, os riscos de uma má lubrificação inicial são elevados e... caros. Com a LIQUI

MOLY não há necessidade de correr esse risco.

FICHAS TÉCNICAS E MODO DE UTILIZAÇÃO EM

www.liqui-moly.pt

INFORMAÇÕES comercial.iberia@liqui-moly.com NO TÍCIAS Vantagens

>> Boa resistência à água

>> Penetra rapidamente

>> Dissolve ferrugem e sujidade

>> Boa proteção contra a corrosão

>> Baixo coeficiente de atrito graças ao MoS2

Vantagens

>> Excelentes capacidades de funcionamento de emergência

>> Protege contra danos por falta de óleo na fase de rodagem

>> Miscível com todos os óleos de motor

>> Aumenta a segurança de funcionamento

>> Uma unidade para cada turbo montado

Mapa Integrado de

Registo de Resíduos

(MIRR)

O preenchimento do Mapa Integrado de Registo de Resíduos (MIRR) está a decorrer até ao final de março deste ano, com os dados de 2019.

É uma obrigação legal, de acordo com o artigo 48.º do Decreto-Lei n.º 178/2006, de 5 de setembro, na redação atual, para todas as entidades, singulares ou coletivas que produzam resíduos no decorrer da sua atividade e que:

>> empreguem mais de 10

trabalhadores e produzam resíduos não urbanos e/ou

>> produzam resíduos perigosos.

As empresas que transportam resíduos por conta de outrem também estão obrigadas ao preenchimento e submissão do MIRR, com exceção da recolha e transporte de resíduos urbanos realizados sob tutela e superintendência de um sistema de gestão de resíduos urbanos.

O não preenchimento e submissão do MIRR constitui uma contraordenação. Identificam-se em seguida as questões mais relevantes sobre o MIRR

Sim. Devem ser registados todos os resíduos produzidos, independentemente de terem sido encaminhados ou não para tratamento por operadores devidamente licenciados para o efeito.

Caso tenha ocorrido o armazenamento de resíduos, não deverá ser selecionada a opção “Houve recolha de resíduos”, refletindo a informação nos campos “quantidade armazenada no início do ano” e “quantidade armazenada no fim do ano”.

O que é o DUC (ou taxa SIRER)?

A submissão do mapa MIRR está condicionada ao pagamento prévio de uma taxa anual de registo.

Os Registos de Receção de Resíduos emitidos pelos Operadores de Gestão de Resíduos devem ser reportados no MIRR?

Sim. Os Registos de Receção de Resíduos são emitidos pelos operadores quando ocorre a receção de um resíduo que não foi acompanhado pela e-GAR obrigatória por lei. Todos os resíduos produzidos e/ou encaminhados para tratamento devem ser registados no MIRR.

Não se esqueça das suas obrigações! O Registo dos resíduos (MIRR) é obrigatório e o incumprimento tem penalizações.

Dica Ambiental by

Eco -Partner

O spray anti-ferrugem MoS2 Rostlöser (Ref. 1613) é uma ajuda preciosa na desmontagem do turbo que, na maioria dos casos, os parafusos do coletor de escape normalmente estão muito corroídos (altas temperaturas) e não são fáceis de tirar, partindo mesmo em muitos casos. Este spray penetra rapidamente nos espaços mais restritos e dissolve a ferrugem, não reagindo com plásticos, pinturas ou metais. Remove a água e possui baixos valores de fricção devido ao lubrificante sólido MoS2

Quantas vezes uma falha no primeiro enchimento causa danos num turbo acabado de montar? O aditivo de montagem de turbos (Ref. 20766) é obrigatório na montagem de qualquer turbo. Basta encher o orifício de entrada de óleo com o produto no primeiro enchimento de novos turbocompressores. Assim, após a montagem, o turbo fica protegido contra um funcionamento a seco e evita danos por falta de óleo na fase de rodagem. Aumenta a segurança de funcionamento e a qualidade do serviço na oficina.

Metelli

disponibiliza

pastilhas de travão

para elétricos

e híbridos

Blue Print

aposta em

vídeos técnicos

A

s pastilhas de travão HybriX do Grupo Metelli estão disponíveis para a última geração de motores eléctricos e híbridos. Atualmente, a gama de pastilhas para aplicações híbridas e eléctricas é composta por cerca de 140 referências, abrangendo 96 modelos diferentes. Entre os principais veículos híbridos, que a gama de pastilhas cobre, estão: Toyota Yaris, CH-R, Rav4, Suzuki Swift, Lexus UX, Hyundai Ioniq, Kia Niro, Honda Cr-z, Audi A6. Por outro lado, para os principais carros elétricos, o catálogo tem pastilhas para: Tesla Model S, Model X, Nissan Leaf, Smart Fortwo, Renault Zoe, Bmw i3, Hyundai Kona, Peugeot Ion, Citroen C-Zero, Mitsubishi MiEV.

A

Blue Print apostou na produção de vídeos técnicos de forma a apoiar o mais possível os clientes e estreitar cada vez mais uma relação de proximidade com as oficinas. Neste momento a marca tem já 2 vídeos técnicos em português com informação detalhada e que são grandes ferramentas de trabalho para os profissionais do setor. O primeiro vídeo abordava a substituição da corrente de distribuição no Toyota 1.4D-4D. O vídeo técnico lançado recentemente demonstra o processo de desconectar baterias que tem de ser efetuado antes de trabalhar em qual-quer sistema de alta tensão num Toyota Prius, Toyota Auris e Lexus CT200h (ex.: compressor de ar condicionado, suspen-são traseira, etc.). Os vídeos técnicos da Blue Print estão disponíveis no canal do YouTube da marca.

(15)
(16)

WWW.POSVENDA.PT JANEIRO 2020

Esp

ec

ial

E

Ligados para

o futuro

O crescimento das redes está a dar-se de forma exponencial

tanto pelo aparecimento de novas oficinas como pela

integração das tradicionais oficinas independentes nas redes

TEXTO NÁDIA CONCEIÇÃO

REDES OFICINAIS

O

mercado das oficinas está a atravessar uma fase de gran-de mudança. As transforma-ções operadas no setor auto-móvel, sobretudo do ponto de vista do desenvolvimento tecnológico, obrigaram a que rapidamente pensassem numa estratégia de acompanhamento destas mudanças. Seja com foco em pneus, vidro, mecânica ou repintura, esta crescente complexidade da reparação

automóvel e o nível de exigência do mercado obrigam as oficinas a prestar um serviço de qualidade diferenciador para se afirmarem no mercado. Sandra Melo, da ContiService, adianta que quanto mais evoluídos tecnologicamente forem os automóveis mais exigentes serão os requisitos e mais bem preparadas, do ponto de vista técnico, tecnológi-co e humano, têm de estar as oficinas para poderem dar uma resposta cabal às

(17)

17

MECÂNICA

A Oficina 8 2 6 3 2 4 1 3 0 4 9 1 17 11 5 2 1 3 4 4 90 110 Auto Check Center 18 1 0 4 1 5 1 6 0 5 4 0 9 2 3 0 1 1 4 4 69 75 Auto Crew 5 0 3 1 1 1 1 3 2 9 7 1 4 3 3 2 2 4 1 1 54 Auto Global* 0 0 0 0 0 1 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 Bosch Car Service 9 1 12 4 5 4 2 4 3 8 30 2 29 7 7 4 3 4 0 1 139 Checkstar 8 0 3 0 0 4 0 2 2 2 3 0 8 4 2 1 1 6 0 1 47 Drive Repair 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 7 0 0 0 0 0 0 0 0 0 7 20 EuroRepar Car Service* 9 1 8 5 4 4 2 7 7 7 32 3 30 13 8 1 8 11 1 1 162 200 GoCarmat 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 2 0 0 0 0 0 6 Midas 1 1 1 0 0 3 1 3 0 0 44 0 18 1 7 0 0 1 0 0 81 Motrio 3 1 13 1 0 2 1 1 0 0 7 0 15 1 1 1 2 0 0 1 50 60 Nexus Auto 2 0 0 0 0 0 0 1 0 0 2 0 0 0 0 1 0 0 0 0 6 50 Precision* 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 4 0 1 2 3 0 0 1 0 0 12 RedService 4 0 4 0 0 4 0 2 2 6 3 0 7 5 2 0 1 1 0 4 45 60 Rino Master 3 0 2 0 1 1 1 4 1 2 2 0 7 3 3 1 1 2 1 0 35 Top Car 5 1 13 1 3 3 0 3 2 4 19 0 20 1 7 6 1 2 1 0 92 CGA Car Service 5 0 2 1 1 14 0 0 1 8 1 0 7 2 8 0 0 2 2 0 54 100 Eco Oficina 10 1 11 0 0 1 0 3 0 15 200 0 25 2 13 3 1 5 0 0 290 300 Pador Auto Service 0 0 0 0 0 9 0 0 0 47 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 56 Professional Plus 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 30 Quick-Lane 1 0 1 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 5 RecOficial 0 0 5 1 0 0 1 0 0 2 0 0 2 2 0 2 0 0 0 0 15 40 SPG Oficinas* 1 0 0 0 1 0 1 0 0 0 6 0 3 0 0 2 1 6 0 0 21 J. Alves Oficinas* 14 CENTROS AUTO Feu Vert 1 0 2 0 0 1 0 2 0 1 4 0 2 1 1 0 0 0 0 0 15 Norauto 1 0 2 0 0 1 1 3 0 2 9 0 4 1 4 1 0 0 0 0 29 Roady 3 1 0 0 2 1 1 1 1 4 6 0 5 1 3 1 2 1 0 0 33 PNEUS Center´s Auto 1 3 3 0 2 2 2 2 0 0 9 0 2 3 7 2 1 0 2 2 43 50 Confortauto* 7 1 6 2 0 1 0 1 0 7 17 1 18 2 2 3 1 2 7 8 86 Contiservice 4 1 9 4 2 3 0 4 2 2 24 0 21 2 4 2 1 4 0 1 90 Euromaster 7 0 5 0 2 2 1 2 0 3 21 1 9 6 4 4 0 3 0 0 70 First Stop 4 2 7 4 4 4 2 3 4 8 16 2 12 3 4 0 5 4 1 1 90 Megamundi (Point S)* 1 1 2 0 0 2 0 3 0 2 5 0 11 1 2 0 0 1 0 0 31 Vulco 3 0 5 0 1 1 1 2 0 6 6 1 8 1 2 2 0 2 1 0 42 FIX´N´GO* 2 0 0 0 0 0 0 0 0 1 2 0 1 0 0 0 0 1 0 0 7 Pneurapid 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 1 0 0 0 0 0 6 10 TINTAS Identica 0 0 1 0 0 0 1 3 0 1 2 0 3 2 3 0 1 0 0 0 17 18 Car Paint 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 10 0 4 0 0 1 0 0 0 0 16 16 VIDRO Caetano Glass* 25 Carglass 8 1 8 2 4 3 1 4 3 2 9 1 9 4 5 2 1 1 1 1 70 Express Glass 5 1 7 3 2 4 2 3 3 3 15 1 16 4 8 2 3 2 2 1 87 87 Glassdrive 13 2 10 5 3 6 3 7 2 4 21 3 23 7 11 4 3 2 7 3 139 140 Newcar 3 1 5 2 1 1 1 3 1 3 9 1 7 3 3 3 1 2 0 0 50 ELÉTRICOS Evolution 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 1 0 0 1 1 0 0 0 0 0 4 10 EVA 0 0 2 0 0 0 0 1 0 1 1 0 0 0 1 1 0 0 0 0 7 15

AVEIRO BEJA BRA

GA

BRA

GANÇA

CASTEL

O BRANCO

COIMBRA ÉVORA FARO GU

ARDA

LEIRIA LISBOA POR

TALEGRE

POR

TO

SANT

ARÉM

SETÚBAL VIANA DO CASTEL

O

VIL

A REAL

VISEU AÇORES MADEIRA TOTAL 2019 PREVISÃO 2020

*DADOS RETIRADOS DO SITE OFICIAL MAS NÃO CONFIRMADOS PELA REDE

Número de Oficinas/Centros por distrito

(18)

WWW.POSVENDA.PT

JANEIRO 2020

E

REDES OFICINAIS

necessidades dos automobilistas. A inte-gração numa rede oficinal traz, assim, às oficinas um conjunto de vantagens que, na sua maioria, seria impossível conse-guirem de forma independente. Bruno Pires Peres, da RecOficial, lembra que esta crescente complexidade tecnológica dos veículos – telemática, veículos conec-tados, com níveis superiores de sistemas de autonomia, sistema ADAS, veículos elétricos/híbridos – aliada aos novos conceitos de propriedade das viaturas são as principais razões para o surgimento das redes e expansão das existentes. “A promoção das peças/produtos e serviços comercializados pelos detentores das marcas das redes é o resultado espera-do subsequente à implementação de soluções técnicas, comportamentais e

Futuro

Carlos Silva KRAUTLI

“No médio e longo prazo, a ligação às redes de oficinas é incontornável, pois as empresas que insistirem em atuar de forma individual vão perder vantagens, tais como a possibilidade de beneficiarem de acordos centralizados com gestoras de frotas que são donas de uma grande fatia do parque circulante, e que são as decisoras de onde colocam o veiculo a fazer manutenção ou reparação.

Ricardo Mattos Coelho IDENTICA

“A médio/longo prazo, a pertença é também claramente benéfica pela aprendizagem que advém da partilha de experiência entre os membros”.

Nuno Gregório EUROREPAR

“Com a evolução que o setor automóvel vai ter nos próximos anos, concretamente a mudança energética ou o surgimento de viaturas autónomas, vai potenciar a necessidade de agrupamento dos reparadores não oficiais, para responder a complexidade técnica cada vez mais presente no automóvel. Estar ligado a uma rede, possibilita usufruir de serviços e recursos que de outra forma seria difícil ou muito dispendioso. É o caso do acesso a informação técnica ou à formação em elétricos e híbridos”.

Manuel Pena CGA CAR SERVICE

“A longo prazo, verifica-se um aumento da rentabilidade das oficinas, bem como da competitividade das mesmas num setor onde a capacidade de marcar a diferença é cada vez mais difícil”.

Rui Damas CREATEBUSINESS

“A longo prazo, vão retirar vantagens

pelo dinamismo de negócio que uma rede pode proporcionar, quer pelo potencial de desenvolvimento de acordos com grandes clientes, ou pela comunicação de âmbito nacional que só as redes podem ambicionar. Por outro lado os processos de trabalho desenvolvidos pelas ferramentas de gestão ajudam-lhe a melhorar a produtividade. Do ponto de vista técnico, a integração em rede, será, no longo prazo, a única forma de garantir o acesso á informação que será cada vez mais limitada para assim poder ter acesso e reparar as novas tecnologias.

Em resumo, a vantagem de longo prazo será garantir a própria existência”. comerciais às oficinas aderentes”. Sandra

Melo acrescenta ainda que o digital é também uma realidade a que as oficinas não podem ser alheias. “As soluções digitais ganham relevância no negócio. Os níveis de exigência do consumidor final vão continuar a aumentar, o que significa que requer maior qualidade e melhores níveis de oferta. Este é um negócio assente na prestação de um serviço que, prestado com eficiência e profissionalismo, pode fidelizar o cliente”. É igualmente importante su-blinhar a importância das sinergias de se estar numa rede, podendo usufruir de melhores condições para compra de peças ou o acesso a ferramentas indis-pensáveis para o desenvolvimento da atividade de reparação automóvel. Foi

(19)
(20)

WWW.POSVENDA.PT

JANEIRO 2020

E

REDES OFICINAIS

o que Nuno Gregório, da EuroRepar Car Service, fez, ao relembrar que “não menos importante é o facto de as redes de oficinas investirem em comunicação e imagem, aumentando a notoriedade e visibilidade da mesma no mercado”. Flávio Menino, da Drive Repair, por sua vez, afirma que a oficina que integre uma rede oficinal terá várias vantagens, “uma das mais significativas será o apoio de uma estrutura com maior dimensão, que lhe fornece ferramentas e lhe confere maior capacidade para responder aos desafios que o mercado lhe apresenta, e que a oficina individualmente teria maior dificuldade. Outra das vantagens mais relevantes será a imagem de mar-ca, pois a rede oficinal terá uma maior capacidade de construir e comunicar a imagem de marca ao cliente das ofi-cinas. Existem ainda outras vantagens muito importantes como o acesso a formação e a informação técnica, os

O impacto das vendas nas

redes oficinais

Guillermo de Llera - IF4

Guillermo de Llera, responsável da IF4, enuncia algumas tendências do parque automóvel nacional, que têm influência direta na atividade das redes oficinais. O responsável indica que o parque automóvel aumentou 11% desde 2015, até 2019. “Os anos de 1999, 2000 e 2001 foram os melhores anos em termos de vendas. Atualmente, 33% do parque tem 15 anos ou mais, 33% entre sete e 14 anos e 33% menos de sete anos. Em Portugal, os veículos entre 7 a 14 anos sempre foram uma das tranches com maior peso, e os veículos mais interessantes para as oficinas. Mas este segmento vindo a diminuir, porque corresponde atualmente às vendas de veículos nos anos de crise económica em Portugal”. No entanto, Guillermo de Llera indica que o parque automóvel está a crescer, “há cada vez mais veículos e mais negócio em Portugal. A quilometragem também tem vindo a aumentar. Os condutores portugueses são dos que mais quilómetros fazem na Europa, e isto é positivo para o mercado reparador. Mas, algo que é muito significativo, é a diminuição das ordens de reparação desde 2007, em que o condutor levava o veículo à oficina 2x por ano em média, e esse valor passou para 1,5 vezes em 2019. Ou seja, apesar de o parque ser

maior e se fazerem mais quilómetros, diminuiu de 11 para 8 milhões as vezes que o carro entra numa oficina. A cada ordem de reparação, o cliente paga mais, porque acumulou reparações que eram necessárias no seu veículo”. O responsável indica também que os condutores em Portugal realizam 80% dos serviços nas oficinas independentes, em detrimento das oficinas de marca, e que a despesa anual por carro em Portugal é, em média, de 450€ por ano. “O condutor português também gasta mais com o veículo anualmente, desde a crise económica, e esta despesa média tem vindo a aumentar”.

Guillermo de Llera refere que, somando todas as redes oficinais existentes em Portugal, “apesar de existirem tipos de redes muito diversas – redes completamente independentes, redes de distribuidores, etc. –, somando as principais 20 redes em Portugal, o seu número é superior às oficinas de marca. Atualmente, já há mais oficinas independentes em rede do que oficinas em rede das marcas. E, no setor reparador, estas são as únicas em crescimento”. Acrescentou que as oficinas de menor dimensão têm tendência a diminuir, mas que, por sua vez, as oficinas independentes em rede mantêm a tendência de aumento a cada ano. “Calculamos que existam atualmente 9500 oficinas em Portugal. Mas, hoje em dia, é preciso ter alguma dimensão no mercado, assim como acesso a tecnologia, informação e formação, o que leva a que as micro oficinas acabem por fechar portas, e é por isso que o número destas oficinas se tem vindo a reduzir e as oficinas em rede a aumentar”.

(21)
(22)

WWW.POSVENDA.PT

JANEIRO 2020

E

REDES OFICINAIS

ganhos através da sinergia criada com outros membros e o potencial de atingir novos segmentos de negócio que indivi-dualmente possivelmente teriam muito mais dificuldade”. Seguindo a mesma linha de pensamento, Carlos Silva, da Nexus Auto e Professional Plus, indi-ca que a integração em redes permite às oficinas manterem-se atualizadas e ligadas a conceitos que acrescentam valor em áreas críticas do setor, como a formação, a informação técnica e apoio

técnico especializado, imagem e pro-fissionalismo, marketing, redes sociais, entre outras. Manuel Pena, da CGA Car Service, indica que a independência dos negócios continua a ser um fator muito importante para os proprietários das oficinas, “mas a necessidade de melhores condições para os seus estabelecimentos, seja ao nível de peças disponibilizadas, informação técnica ou serviços mais eficientes e com maiores rentabilidades é decisiva para a entrada nessas mesmas

re-2300

A redes oficinais que participaram

neste artigo contam com cerca

de 2300 oficinas em Portugal

no final de 2019 e, durante o ano

de 2020, está prevista a abertura

de pelo menos mais 292 oficinas.

40%

40% destas oficinas estão

localizadas nas àreas da Grande

Lisboa e Grande Porto.

20%

Os distritos de Leiria , Braga

e Aveiro surgem em seguida

com 20% do total de oficinas

em rede.

3%

Apenas 3% das oficinas

em rede estão localizadas

nos arquipélagos da Madeira

e Açores.

des oficinais”. É fundamental relembrar que a atual expansão das redes oficinais está a fazer-se, essencialmente, pela inte-gração nas redes de oficinas já existentes, como indica Paulo Santos, da Motrio, “a maioria das quais independentes, o que não corresponde a um aumento da capacidade existente”. A PÓS-VENDA voltou a fazer um levantamento da oferta de redes oficinais em Portugal, por setor de atividade, percebendo de que forma estão distribuídas geograficamente.

2%

Portalegre e Beja são os

dois distritos em Portugal

Continental com menos

oficinas em rede, com apenas

2% do total de redes oficinais.

6%

Setúbal é outro dos distritos

muito fortes em redes oficinais,

com 6% do total de oficinas em

rede.

(23)
(24)

WWW.POSVENDA.PT JANEIRO 2020

M

er

ca

do

M

WWW.POSVENDA.PT JANEIRO 2020

Desenvolver novos

negócios

Chama-se DEKRA Safety Center e é o mais recente projeto

da DEKRA na área automóvel, que foi recentemente

inaugurado na Maia mas que será replicado noutras

localizações em três fases, através do qual se poderá fazer

a Verificação de Qualidade DEKRA

TEXTO PAULO HOMEM

DEKRA SAFETY CENTER

O

DEKRA Safety Center é uma nova área de negócio da DEKRA, aberta tanto a pro-fissionais do setor automóvel e outras atividades complemen-tares (seguradoras, frotas, concessionários, comerciantes de veículo usados, etc.) como ao cliente particular, no qual se podem realizar alguns serviços, com destaque para Verificação de Qualidade DEKRA. Este serviço destina-se à verificação técnica e não técnica de veículos usados, que permite a quem está a vender e/ou a comprar

te-nham acesso a um conjunto de informação relevante sobre o estado do veículo. Neste serviço de Verificação de Qualidade DEKRA são realizados três níveis de ser-viço, com uma verificação técnica, uma verificação da carroçaria e a verificação dos sistemas do automóvel.

Através da Verificação de Qualidade DEKRA é gerado um relatório, que é en-tregue aos interessados, onde são verificados 250 pontos do automóvel, repartidos por diversos grupos (motor / caixa de veloci-dades, sistemas de segurança, carroçaria,

(25)

25

iluminação, sistemas de conforto, comandos e dispositivos). Para se conseguir obter informação relevante no DEKRA Safety Center em cada serviço são sempre rea-lizados diversos diagnósticos, nomeada-mente o diagnóstico OBD, ao circuito de refrigeração, à bateria, ao óleo dos travões, à temperatura (AC / climatização) e à es-pessura de tinta.

Para realizar todos estes diagnósticos são uti-lizadas diversas ferramentas e equipamentos de avaliação e diagnóstico, que permitirão quantificar os diferentes parâmetros de análise e, dessa forma, dar maior rigor e precisão ao relatório, que assim vai muito além de uma mera revisão visual. Usando uma simbologia de cores (verde, amarelo e vermelho) o cliente poderá ficar a saber o estado em que o carro está, sendo ainda adicionado um relatório proveniente do equipamento de diagnóstico. Independentemente da classificação obtida, a DEKRA atribui um selo de Verificação de Qualidade que contém o número de referência do respetivo relatório, que poderá ser consultado sempre que necessário, per-mitindo dessa forma ficar com um histórico do automóvel. O selo poderá ser colado no vidro do veículo, havendo um de

maio-res dimensões, para colocação temporária quando, por exemplo, um veículo está em exposição num stand de usados.

O objetivo deste selo é apenas garantir que se trata de uma verificação (não é uma certificação) efetuada pela DEKRA que está, dessa forma, autenticada.

A Verificação de Qualidade DEKRA abran-ge todo o tipo de veículos liabran-geiros, sem limite de idade nem de quilometragem, estando apto para análise desde que tenha

a documentação em ordem e em situação legal de circulação.

Para todos os que usufruírem do serviço Verificação de Qualidade DEKRA as mais valias passam pelo fato de este ser um ser-viço feito por especialistas independentes e neutrais, dar acesso a uma ampla descrição do estado do veículo, o relatório eletrónico ser de leitura intuitiva e facto de, segundo a DEKRA, trazer uma enorme transparência ao negócio de usados, quer na perspetiva de quem vende como de quem compra. As vantagens passam pela maximização do preço de venda, por trazer mais confiança no stock de veículos usados, pela dife-renciação pela qualidade, por uma maior credibilidade da atividade e, como tal, isto traz menos reclamações pelo cliente e uma clara diferenciação (que não depende apenas do preço).

Para se ter uma ideia da profundidade deste serviço, cada Verificação de Qualidade DEKRA demora em média cerca de uma hora e 20 minutos.

OUTROS SERVIÇOS

Neste mesmo espaço podem ainda ser realizados uma série de outros serviços complementares à Verificação de Qualidade DEKRA. Assim, no DEKRA Safety Center podem ser realizadas peritagens (desde que o veículo se possa mover por meios próprios), a gestão integrada de reparações (relacionando a seguradora com o conces-sionário), vistorias, lavagens e fotografia auto em estúdio, entre outros serviços, em que a DEKRA dá o seu Konw-how, como entidade independente e neutral. Muitos destes serviços terão como alvo seguradoras, gestoras de frotas, rent-a-car, os próprios comerciantes de carros usados, concessionários e outras entidades, com a DEKRA a servir apenas de intermediário, nem tendo qualquer participação direta nesses negócios.

A DEKRA tem previsto o crescimento da rede DEKRA Safety Center, numa primeira fase, para Leiria e Lisboa, já no início de 2020, sendo que outros centros serão também desenvolvimentos, nomea-damente onde a DEKRA já tenha Centros de Inspeção Automóvel. Assim acontece-rá numa segunda fase no Barreiro e em Estarreja e, numa fase posterior, nas Caldas da Rainha e em Évora. No caso da Maia, o DEKRA Safety Center está ao lado do Centro de Inspeções.

Refira-se ainda que a DEKRA lançou um site especifico para este serviço de Verificação de Qualidade DEKRA, que está disponível em verificacaodequalidade. dekra.pt, onde poderá saber mais informa-ções e agendar uma verificação.

DEKRA

213 242 025 safetycenter@dekra.pt

(26)

WWW.POSVENDA.PT

JANEIRO 2020

M

REDE OFICINAL

Sempre atenta às tendências

O Grupo Yes Car reúne um conjunto de oficinas de automóveis, em Lisboa e Porto, estrategicamente

posicionadas para servir o cliente final e o profissional, como as gestoras de frota. O desafio continua a

ser o de antecipar as necessidades dos seus clientes

TEXTO PAULO HOMEM

GRUPO YES CAR

A

pesar de ter sido constituído como Grupo Yes Car apenas em 2017, a verdade é que o histórico desta empresa é muito anterior, remontando a 1965, ano em que foi aberta a primei-ra oficina com o nome Auto Duque, um nome histórico da cidade do Porto. Muitos anos e muitas histórias passaram até que há cerca de uma década atrás, Artur Teixeira (filho do anterior dono da Auto Duque) assume a gestão desta oficina, numa época marcada pela crise que o país atravessou que afetou muito o setor automóvel. Nessa altura Artur Teixeira estruturou o negócio da Auto Duque através de parcerias com empre-sas de aluguer operacional (as famoempre-sas

gestoras de frota) ao nível das reparações de viaturas em fim de contrato no âm-bito de colisão e mecânica (reparação de motores e caixas de velocidades). “Isto permitia às gestoras cortarem algumas gorduras em termos de custos, fruto das dificuldades que essas empresas também tinham”, refere Artur Teixeira, explicando que “aproveitamos a oportunidade para propor as gestoras fazerem também os serviços de manutenção mais simples nas nossas oficinas, pois já realizávamos as de maior exigência técnica”.

Atento às necessidades das gestoras de frotas, quase todas sediadas na região de Lisboa, Artur Teixeira decide abrir em 2011 uma nova oficina em Loures (a AZTMotor). Como o negócio estava

a decorrer de acordo com os objetivos traçados, Artur Teixeira decide investir faseadamente em mais oficinas na região de Lisboa e do Porto, algumas em espa-ços novos outras por via de aquisição de oficinas já existentes.

Com a dispersão de nomes que tinham as diversas oficinas (Auto Duque, Saldanha Car, AZTMotor, Pires Auto Nova, etc) Artur Teixeira decide em 2017 criar uma marca, a Yes Car, integrando todas as oficinas dentro do Grupo Yes Car. As oficinas mais antigas mantiveram o seu nome original, pela importância que têm nas suas regiões, mas este ano todas as oficinas passaram a ter unicamente a designação Yes Car juntando-se assim às mais recentes que já nasceram com essa

(27)

27

designação, permitindo dessa forma ter uma comunicação comum.

Atualmente o Grupo Yes Car é cons-tituído por 10 espaços distintos sendo que oito deles fazem serviços de mecâ-nica (integrando dois deles unidades de colisão) e dois outros especificamente destinados à colisão.

“Muito do nosso crescimento passou por esta relação de proximidade com as gestoras de frotas, mas as companhias de seguros também nos procuram porque temos um escala diferente e uma capa-cidade diferente”, refere Artur Teixeira, assumindo que em algumas das oficinas o peso dos clientes particulares é maior face a outras em que o cliente empresa assume mais preponderância.

Procurando novas localizações, mantendo mais uma vez a ideia de abrir oficinas onde circulem muitos carros de empresa, Artur Teixeira revela que Oeiras poderá vir a ter uma Yes Car, assim como no Algarve. “Refreamos um pouco a aber-tura de novos espaços, pois não sabemos bem o que se vai passar no futuro com o setor automóvel. Alguns nossos clientes importantes já passaram para frotas elé-tricas e isso pode alterar muito o nosso modelo de negócio oficinal”, refere o responsável da Yes Car.

Mesmo assim, em 2020, a Yes Car pre-tende abrir dois centros (Lisboa e Porto) exclusivamente dedicados à manutenção de veículos elétricos e híbridos (estando já em conversações com parceiros espe-cializados), com uma forte componente de reparação de baterias, não sendo por acaso que a empresa tem investido muito em formação técnica neste capítulo. A exceção de uma unidade, todas as

oficinas têm imagem Bosch Car Service, o que foi sucedendo desde 2010 até ao dias de hoje. “Não existe um carro que não tenha uma peça Bosch e, por outro lado, acho que o conceito Bosch Car Service é o mais desenvolvido que existe em termos de redes de oficinas e as exigências do mesmo permitem-nos manter os padrões de qualidade mui-to elevados, mas também a melhorar constantemente,e isso vai de encontro ao que nós queremos para o nosso ne-gócio... com preços mais competitivos que as marcas de automóveis e com um atendimento muito mais personalizado e direto”, explica Artur Teixeira.

YES CAR PARTS

Um dos projetos que já está em fun-cionamento dentro do Grupo Yes Car, também ele pioneiro, é a Yes Car Parts. “Para já é um projeto para consumo interno, numa primeira fase para as nossas oficinas do Porto, e já em 2020 será estendido às restantes oficinas Yes Car”, afirma o responsável máximo da empresa, dizendo que “estamos numa fase de aprendizagem deste negócio e de medição, para depois o poder evoluir e desenvolver externamente”.

O objetivo do Grupo Yes Car é que em 2021 se possa autonomizar este negócio de Peças, passando pela comercializa-ção de peças para outras oficinas e pela possível representação de uma ou outra marca. “Prevê-se no futuro que sejam as gestoras de frotas ou as seguradoras controlarem um pouco o seu próprio negócio das peças. Por isso, temos que nos preparar para o futuro”, alerta Artur Teixeira.

Entre os diversos projetos da Yes Car, destaque para a Yes Car Tours, para a Yes Car Seguros e ainda para o recentemente desenvolvimento de um novo negócio nas área dos veículos usados, aproveitando as sinergias e escala inerentes ao facto de ser um grupo.

Grupo Yes Car

Artur Teixeira 225 366 121

(28)

WWW.POSVENDA.PT JANEIRO 2020

M

PEÇAS

Consolidação

de uma referência

Um dos pontos fortes de qualquer empresa do retalho de peças é a proximidade que tem aos seus

clientes oficinais. Agora a comemorar os seus 30 anos, a Viseldiesel sabe bem que esse é um dos

segredos do seu negócio

TEXTO PAULO HOMEM

30 ANOS VISELDIESEL

C

omemorar 30 anos do reta-lho de peças não é uma proeza que muitas empresas se pos-sam gabar. A Viseldiesel tem esse estatuto, alcançado pela persistência e visão de João Gonçalves e António Gonçalves, profissionais das peças há muitos mais anos do que aqueles que a Viseldiesel agora comemora. Dessa experiência trouxeram o conhecimento de trabalhar uma marca de referência, a Bosch, que acabou por acompanhar toda a história da Viseldiesel. “Os clientes muitas vezes dizem: vamos ali à Bosch. Conhecem-nos precisamente por esta relação histórica com a Bosch”, revela João Gonçalves (filho) que tem acompanhado o dia-a-dia da empresa nos últimos 10 anos, numa lenta transação de gerações,

acom-panhada também por António Gonçalves (filho) também ele já na Viseldiesel há 15 anos, que explica sobre este assunto que “os profissionais e os automobilistas associam a Bosch à qualidade. Também nós seguimos sempre essa política de qualidade, que alargamos a muitos outros produtos e marcas que comercializamos atualmente”. Se durante grande parte da sua história a Viseldiesel esteve muito vocacionada para a área elétrica e para os componentes die-sel, a verdade é que há três anos que a em-presa decidiu estrategicamente apostar na parte da mecânica. “Apesar de haver muito mais oferta, também existe muito mais procura. Hoje em dia a oficina, que antes só tinha uma especialidade, atualmente faz quase todo o tipo de serviços e por isso também nós tivemos que acompanhar essa

tendência”, explica João Gonçalves (filho). Mesmo tendo diversificado a sua oferta de produtos e de marcas, a verdade é que a Bosch ainda representa mais de 60% das vendas totais da Viseldiesel, “e assim queremos que continue a ser”, garante o mesmo responsável.

Entretanto outras marcas, como a Meyle, Liqui Moly, Fuchs, Pierburg, entre outras, foram sendo trabalhadas na Viseldiesel, permintido à empresa de Viseu dinamizar outros projetos por via da relação com outros grossistas, como por exemplo, a rede de Oficina CGA Car Service (via Auto Delta), apesar de já antes trabalhar para os clientes o conceito Bosch Car Service e Auto Crew (por serem distri-buidores oficiais Bosch). “Temos que nos preocupar com a fidelização dos clientes

Referências

Documentos relacionados

ANEXO 4 Carta de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa CEP da Faculdade de Medicina

Diferentes protocolos de extração de DNA têm sido utilizados em espécies de aves e a identificação de um protocolo de extração de DNA ideal que possibilite um DNA de

Outro aspecto se refere ao fato de que os policiais apesar de reconhecerem que o trabalho exercido carrega condicionantes que podem se relacionar ao uso de

As luvas devem ser escolhidas de acordo com sua adequação para a estação de trabalho específica: Como podem ser manuseados outros produtos químicos, são

Nesse contexto, embora os estudos de validade, precisão e padroni- zação sejam requisitos imprescindíveis, a análise da produção científica brasileira a esse respeito tem indi-

Se os controles da engenharia não mantiverem as concentrações aéreas em um nível que seja adequado para proteger a saúde dos trabalhadores, selecione equipamentos de

- Regime de Zoneamento: as Varas do Trabalho não abrangidas pelo regime de lotação são agrupadas em circunscrições, nas quais são zoneados juízes substitutos em número