• Nenhum resultado encontrado

ACTA N.º 7 JOSÉ MARIA RODRIGUES FIGUEIRA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ACTA N.º 7 JOSÉ MARIA RODRIGUES FIGUEIRA"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

ACTA N.º 7

Aos quatro dias do mês de Abril do ano dois mil e doze na Sala de Sessões, Edifício dos Paços do Concelho desta cidade de Vendas Novas reuniu a Câmara Municipal tendo estado:

PRESIDENTE... JOSÉ MARIA RODRIGUES FIGUEIRA

VICE-PRESIDENTE ... ANTÓNIO MANUEL SERRALHA MENDES

JOÃO LUÍS TELHA DA SILVA

EDUARDO JOÃO NIXA SANTOS LUÍS FILIPE CAMPOS BRAGA

JORGE ANTÓNIO DA SILVA QUINTAS

AUSENTES ……… MARIA DA NAZARÉ PEREIRA LANÇA

A reunião foi secretariada pelo Chefe da DAF, Hélder Páscoa Fernandes.

ABERTURA OFICIAL DA REUNIÃO

Pelo Senhor Presidente foi declarada aberta a reunião eram 15 H 05.

JUSTIFICAÇÃO DE FALTA

A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, justificar a falta da Vereadora Maria da Nazaré Pereira Lança, ausente por motivo de gozo de férias.

1. Ponto – PERÍODO ANTES DA ORDEM DO DIA

INFORMAÇÕES

Tomou a palavra o Sr. Presidente informando que, no dia 23 de Março, participou na Assembleia Intermunicipal das Águas Públicas do Alentejo, no dia 24 esteve presente na Semana da Juventude, no Encerramento do colóquio sobre Fotografia na Natureza, no Auditório Municipal, e no dia 26 participou na Assembleia Distrital de Évora que se realizou em Vendas Novas. No dia 27 assinou o

(2)

protocolo de delegação de competências com a Junta de Freguesia de Vendas Novas e no mesmo dia reuniu com o Associativismo, para preparar as Comemorações do 25 de Abril. No dia 28 de Março participou na reunião da Assembleia Geral da “Águas Públicas do Alentejo”, em Beja e no dia 29 de Março, reuniu com o Secretario de Estado da Administração Local, em Évora, sobre a restruturação da Administração Local e competências das CIM`s, também se abordou as questões de ordem financeira com que os Municípios de deparam, designadamente a Lei dos Compromissos. No dia 30 de Março, esteve presente numa reunião, juntamente com o Vice-Presidente e técnicos da autarquia, com a Direcção Regional de Educação do Alentejo e a Escola Secundária de Vendas Novas e Agrupamento Vertical de Escolas de Vendas Novas. Nesse mesmo dia assinou o Protocolo de colaboração com a Junta de Freguesia Landeira e, no dia 31 de Março, participou na manifestação em Lisboa, promovida pela ANAFRE. No dia 2 de Abril, juntamente com o Vice-Presidente e o Vereador Jorge Quintas, participou numa reunião com a Direcção e Assembleia Geral do Estrela Futebol Clube e no dia 3 de Abril esteve presente numa reunião promovida pela ANMP em Castro Verde, para proceder à substituição do representante dos Municípios no INALENTEJO. Foi decidido, unanimemente, pelos 56 Municípios presentes, manifestar ao até agora representante dos Municípios, Sr. Fernando Caeiros, o reconhecimento pelo empenhamento e trabalho que desempenhou e pela forma imparcial, ética e profissional com que trabalhou para solucionar os problemas dos Municípios, apresentando-lhe um voto de agradecimento e de louvor. A ANMP considerou o Sr. Fernando Caeiros como a pessoa que mais se empenhou em todos os Programas Operacionais a nível Nacional. A eleição foi feita e o novo representante é o Dr. Filipe que foi da Direcção Regional do Ambiente e é funcionário da CCDRA. Mais informou, que a seu pedido recebeu hoje o Dr. Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da Fundação da Casa de Bragança, com o Eng.º Charrua e Eng.º Rui Sousa da Escola Agrícola, registando que nunca outra Administração da Casa de Bragança, desde que está na Câmara Municipal, se dirigiu à Câmara Municipal com este tipo de aproximação e como tal regista com agrado esta disponibilidade manifestada pelo Professor Marcelo Rebelo de Sousa para uma colaboração mais profunda.

Por fim, o Presidente informou sobre as comemorações do 25 de Abril.

Tomou a palavra o Sr. Vice-Presidente, informando que, no dia 27 de Março, reuniu com o movimento Associativo, no dia 30 de Março participou na reunião da DREA, onde a Senhora Directora expôs o assunto da agregação da Escola Secundária e do Agrupamento Vertical e da eliminação de uma escola do 1º ciclo, possivelmente Bombel ou Foros dos Infantes, ficando de se

(3)

esclarecer algumas questões para voltar à conversa mais tarde. Está marcado um Conselho Geral da Escola Secundária para dia 10 terça-feira. Pretende-se reunir o Conselho Geral do Agrupamento e o Conselho Municipal de Educação. Não havia muita informação para a discussão poder ser mais aprofundada.

Informa, ainda, que, no dia 1 de Abril, esteve presente no 8º passeio do Trilhos e Courelas, no qual participaram perto de 1000 ciclistas e que no dia 3 de Abril participou na reunião com a empresa “Construções Pragosa” para preparar o arranque da Obra de Parque de Feiras e Exposições. Sobre o Caminho de Carvalhais, informa que tem na sua posse o respectivo processo, para o caso de alguém querer consultar.

Interveio o Vereador Eduardo Santos dando conhecimento que, no dia 23 de março, esteve presente no espectáculo de Stand Up Comedy da semana da Juventude.

Tomou a palavra o Vereador Jorge Quintas informando que, no dia 25 de março, esteve presente no Kart Cross, Automodelismo e na Peça de Teatro do Grupo Juvenil, inseridas na Semana da Juventude. Informou, ainda, que algumas palmeiras dos jardins municipais estão afectadas pela praga do escaravelho da Palmeira, levando ao seu bate, estando, também, a Câmara Municipal a auxiliar a Santa Casa da Misericórdia e o Colégio Laura Vicuña a abater algumas Palmeiras. Tomou a palavra o Vereador João Luís Silva, perguntando, sobre a reunião com a DREA, se a Câmara Municipal já estava à espera, qual é a posição da sobre estas propostas, se já há alguma data prevista para este processo e qual a posição das Escolas perante este processo. Acrescenta que seria importante saber qual a percentagem de alunos locais nestas escolas do 1.º Ciclo (Bombel e Foros dos Infantes), para se perceber se vêm ou não de outras áreas da Cidade. Também é fundamental saber qual a capacidade do Parque Educativo do Concelho e se a capacidade destas duas escolas são fundamentais ou se são dispensáveis face à oferta existente.

O Senhor Presidente informou que a DREA contactou por telefone para fazer a reunião e apenas

informou que se iria discutir a rede Escolar sem objectivar. Só não estiveram presentes na reunião os representantes dos Pais pois a DREA pediu a antecipação da reunião que estava inicialmente marcada para as 17 h 30. Assim, esclarece que só na reunião é que foram confrontados com a questão em causa.

Sobre reordenamento do Parque Escolar, ao que parece o que está em causa é o número mínimo de 21 alunos, contudo esta questão não é linear, pois segundo a legislação em vigor, os pais podem justificar que os filhos vão para uma determinada Escola por razões habitacionais ou profissionais.

(4)

Sobre esse processo o Agrupamento Vertical de Escolas reagiu dizendo que desconhecia a existência das visitas às Escolas, conforme tinha sido referido pela DREA. Pelas informações dadas, verificou-se que havia uma diferença na informação da DREA e do Agrupamento Vertical de Escolas de Vendas Novas. Assim, para além da necessidade de esclarecer estas divergências, foi solicitado que o AVEVN identificasse a origem dos meninos das Escolas.

O Presidente informa que o Município assumiu, que apenas depois de reunida toda a informação,

de reflectir sobre a mesma e de reunir o Conselho Municipal de Educação é que tomariam uma posição, salientando que também a dinâmica demográfica podem alterar estas questões, e não pode ser menosprezada, tal como as deslocações dos alunos decorrentes do encerramento de escolas. Contudo, também esclarece que a posição de princípio do Município é de ser contra o encerramento, mas o Município não tem competências ao nível pedagógico. A Senhora Directora ficou aberta a enviar mais elementos e depois colocar a questão de forma oficial.

Quanto à agregação da Escola Secundária e do Agrupamento Vertical de Vendas Novas, a reacção não foi positiva, pois os dados trazidos não correspondiam ao existente, e depois porque a Escola Secundária estava em fase de Candidatura ao POPH e esta situação pode por em causa esta estratégia. As Escolas decidiram convocar os seus Conselhos Gerais, para reflectir sobre esta situação.

O Vereador Luís Braga, interveio, afirmando que lhe parece que alguns dos aspectos aqui

referidos não lhe parecem muito normais, como o facto de o Agrupamento não ter conhecimento da visita da DREA às Escolas, mas os técnicos vieram fazer o quê? Confirmar os dados que tinham? Estes dados não são fornecidos pelas Escolas?

Por outro lado, só no final de Junho é que é possível apurar o número de alunos que as Escolas terão, sendo, nesta altura, difícil saber quantos serão exactamente. Assim, acrescenta que esta é uma matéria que merece bom senso e alguma unanimidade.

O Senhor Presidente interveio, afirmando que serenidade e bom senso foi aquilo que a Câmara

Municipal demonstrou, de modo a não haver precipitações, até porque a Senhora Directora vinha mal informada, afirmando, por exemplo, que a Escola de Bombel tem uma sala, quando tem duas. Por fim, tomou a palavra o Senhor Presidente, propondo um voto de pesar pelo falecimento do Funcionário Vitorino António Manteigas, a apresentar à sua família.

A Câmara Municipal deliberou por unanimidade, aprovar um voto de pesar pelo falecimento do funcionário Vitorino António Manteigas.

(5)

1. PONTO – PERÍODO DA ORDEM DO DIA

2.1 – Expediente

2.1.1 – Alienação de lotes na Alameda Dr. José Manuel Ennes Ferreira

Doc. 32/12

Presente proposta para abertura de Concurso Público, para alienação de lotes na Alameda Dr. José Manuel Ennes Ferreira (Anterior Loteamento junto à Rua António Coelho de Oliveira).

A Câmara Municipal deliberou, por maioria, com a abstenção dos vereadores João Silva e Luís Braga, aprovar a proposta.

2.1.2 – Alienação de lotes na Rua Marechal Francisco da Costa Gomes

Doc. 33/12

Presente proposta para abertura de Concurso Público, para alienação de lotes na Rua Marechal Francisco da Costa Gomes.

A Câmara Municipal deliberou, por maioria, com a abstenção dos vereadores João Silva e Luís Braga, aprovar a proposta.

2.1.3 – Serviço de Intervenção Social – Pedido de Isenção de taxa de vistoria

Presentes informações do serviço de Intervenção Social e do Gabinete Jurídico da Câmara Municipal de Vendas Novas, sobre o pedido de isenção de taxas de vistoria efectuado por Vítor Manuel dos Santos, com a indicação que o pedido de isenção do requerente deverá, em condições excepcionais, ser deferido.

O Vereador Luís Braga interveio, afirmando que não lhe parecia correcta a forma como estava a

ser conduzido este processo, pois se a casa está arrendada, caberá ao senhorio proceder às obras e isso está na Lei Geral, podendo a Câmara Municipal notifica-lo para tal.

A Câmara Municipal deliberou, por maioria, com o voto contra do vereador Luís Braga, deferir a pretensão de isenção do pagamento de taxa de vistoria no valor de 48,44€, a titulo excepcional, tendo em consideração a situação social e de rendimentos do agregado familiar.

(6)

2.1.4 – Mercado Municipal - Pedido de Redução do Valor da Taxa de Ocupação

Presente informação do Centro de Atendimento ao Público, sobre o pedido de redução do valor da taxa de ocupação, da loja nº 2 Bar do Mercado Municipal, de Luísa do Carmo Carrilho Monteiro Lino, com a indicação de que não foram apresentados novos elementos que possam alterar a intenção de inviabilizar o pedido, de acordo com o parecer do Senhor Consultor Jurídico de 16/02/2012.

A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, indeferir o solicitado de acordo com o parecer do Senhor Consultor Jurídico de 16/02/2012.

2.1.5 – Divertimentos para a Feira de Maio

Presente processo para adjudicação dos divertimentos pra a Feira de Maio, na sequência do Edital n.º 18/2012 de 13 de Março.

A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, atribuir os seguintes divertimentos, por proposta em carta fechada:

Natália Cantanhede – Carrocel Infantil “São Luís”, pela quantia de 118,36€ e Atracções Carvalho e Filho – Pista Infantil – “Rally das Montanhas”, pela quantia de 117.35€.

Por Hasta Pública:

Joel Maldonado – Pista de Automóveis Adultos – pelo valor de 1 156,95€ 2.1.6 - Associação Portuguesa da Cortiça - APCOR

Presente um ofício da APCOR – Associação Portuguesa da Cortiça a informar que, no passado dia 09 de Março, foram eleitos os novos Órgãos Sociais para o triénio 2012/2014, manifestando o desejo de trabalhar em conjunto.

A Câmara Municipal tomou conhecimento, agradece, manifesta toda a disponibilidade de colaboração e faz votos sucesso aos novos Órgãos Sociais da APCOR.

2.1.7 - ANAFRE - Delegação Distrital de Évora

Presente um ofício da Delegação Distrital de Évora da ANAFRE, a remeter a Deliberação, que mereceu o voto unânime dos membros que compõem o Conselho Directivo Geral desta Delegação Distrital, contra a anunciada reforma administrativa plasmada na proposta de lei 44/XII.

(7)

2.1.8 – Mega Sprinter Distrital

Presente um ofício da Direcção Regional de Edução do Alentejo, a agradecer a cedência da Pista de Atletismo do Estádio Municipal para o Mega Sprinter Distrital que se realizou no dia 20 de Março de 2012.

A Câmara Municipal Tomou Conhecimento.

2.1.9 – Resumo Diário da Tesouraria

Presente o Resumo, respeitante ao dia 03 de Abril cujo saldo é de 203 849,37 € correspondendo 70129,74 € a Dotações Orçamentais e 133 719,63 a Dotações não Orçamentais.

A Câmara Municipal tomou conhecimento

OBRAS – LICENCIAMENTO

Com base nos pareceres emitidos pelas entidades intervenientes, bem como pelos técnicos municipais, foram presentes os processos a seguir referenciados e que mereceram as seguintes deliberações:

 Proc. n.º 224/76, de Pedro Duarte Batista Imperial, presente processo de licenciamento respeitante à mudança de uso de armazém para comércio e legalização de alterações num armazém sito na Rua Horácio de Sousa Rocha, em Vendas Novas.

A Câmara Municipal delibera por unanimidade, que a caducidade e arquivamento do processo de acordo com o parecer do Chefe da DAUA de 29 de Março de 2012.

 Proc. n.º 71/11, Req. N.º 184/12 de Suigranja – Sociedade Agrícola, S.A., presente projecto de licenciamento respeitante ao centro de inseminação que pretende levar a efeito na Herdade da Confraria e anexas, em Vendas Novas.

Aprovado, por unanimidade, de acordo com o parecer do Chefe da DAUA de 26 de Março de 2012.

(8)

LOTEAMENTOS

 Proc. n.º 9/05, Req. Nº 1041/12 de A & J Mestrinho, Arquitectura e Obras Particulares,

Lda, presente requerimento a solicitar a devolução total da caução respeitante às infra-estruturas

eléctricas do loteamento que levou a efeito nos Foros da Afeiteira, em Vendas Novas, acompanhado do parecer do Eng.º. Nuno Lopes.

Deferido, por unanimidade, de acordo com o parecer do Engª Nuno Lopes de 14 de Março de 2012 e do Chefe da DAUA de 16 de Março de 2012.

2. PONTO – Período de Intervenção Aberto ao Público

Não houve intervenções do público.

APROVAÇÃO DA ACTA EM MINUTA

Para que as deliberações possam terefeitos imediatos, foi elaborada uma minuta, que depois de lida e colocada à votação, de acordo com o disposto no n.º 3 do artigo 92.º da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, foi aprovada, por unanimidade.

FORMA DE VOTAÇÃO

(9)

CONCLUSÃO DA ACTA

E, não havendo mais assuntos a tratar, foi pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal encerrada a reunião eram 16 H 40 sendo a presente acta assinada pelo Sr. Presidente, José Maria Rodrigues Figueira e por mim, Hélder Páscoa Fernandes, na qualidade de Chefe da DAF, que a redigi e lavrei. Os documentos identificados na presente acta são arquivados no maço de documentos respeitantes ao ano de 2012.

O Presidente da Câmara Municipal

________________________________

O Chefe da DAF

_____________________________________________ Vendas Novas, 04 de Abril de 2012

(10)

Aprovada, por maioria, na reunião realizada em 25/07/2012, com as abstenções das Vereadoras Sofia Azenha, Ana Barros e Cláudia Mateus, em virtude de não terem participado na referida reunião.

O Presidente

______________________________

Os Vereadores

António Manuel Serralha Mendes ______________________________

João Luís Telha da Silva ______________________________

Ana Sofia Gaspar Azenha ______________________________

Ana Carla Arranja Martins de Barros ______________________________

Luís Filipe Campos Braga ______________________________

Referências

Documentos relacionados

Desse modo, tomando como base a estrutura organizacional implantada nas SREs do Estado de Minas Gerais, com a criação da Diretoria de Pessoal, esta pesquisa permitirá

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

2.1. Disposições em matéria de acompanhamento e prestação de informações Especificar a periodicidade e as condições. A presente decisão será aplicada pela Comissão e

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Starting out from my reflection on the words cor, preto, negro and branco (colour, black, negro, white), highlighting their basic meanings and some of their

Para aprofundar a compreensão de como as mulheres empreendedoras do município de Coxixola-PB adquirem sucesso em seus negócios, aplicou-se uma metodologia de

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior