• Nenhum resultado encontrado

REVISTA ÁFRICA E AFRICANIDADES RAA ISSN: QUALIS B2 EDITAL Nº 01/2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REVISTA ÁFRICA E AFRICANIDADES RAA ISSN: QUALIS B2 EDITAL Nº 01/2021"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

REVISTA ÁFRICA E AFRICANIDADES – RAA

http://www.africaeafricanidades.com.br

ISSN: 1983-2354 – QUALIS B2 EDITAL Nº 01/2021

SELEÇÃO DE TEXTOS PARA O CADERNO ONLINE

INTELECTUALIDADES NEGRAS BRASILEIRAS

DA REVISTA ÁFRICA E AFRICANIDADES – RAA

A Revista África e Africanidades (RAA), por meio do GT – Intelectualidades Negras Brasileiras, estabelece normas e condições para submissão de textos que irão compor a 1ª edição de 2021 de seu Caderno de Intelectualidades Negras Brasileiras.

1. CONSELHO EDITORIAL E ORGANIZAÇÃO DO CADERNO

Edwilson Andrade (Organizador) Gabriel Delphino (Organizador)

Iago Vilaça de Carvalho (Organizador) Ivan Gomes (Organizador)

José Sena (Organizador)

Nágila Oliveira dos Santos (Editora Chefe)

Vania Cristina da Silva Rodrigues (Organizadora)

2. A PROPOSTA DO CADERNO

O presente edital, proposto a partir do GT Intelectualidades Negras Brasileiras, pretende contribuir com a ampliação da visibilidade de intelectuais, pensadores/as e intérpretes negros/as em diferentes áreas do conhecimento e regionalidades brasileiras. Após o lançamento do primeiro volume1, produzido pelos membros do referido GT, o edital convida pesquisadoras/es, estudantes, artistas, ativistas etc. de todo o país que se interessem em ampliar esse debate.

Entendemos como intelectualidades negras todo o tipo de conhecimento que envolva temas sobre e/ou de interesse da população afro-brasileira. Estas

(2)

intelectualidades podem ser produzidas tanto na perspectiva acadêmica, quanto na perspectiva de pensadoras/es e intérpretes de diferentes áreas do saber popular ou erudito que produzem conhecimento e leituras sobre a realidade afro-brasileira, todos com a intenção de influenciar na política e na sociedade.

Nosso objetivo é dar visibilidade às personagens que, muitas vezes, acabam esquecidas, excluídas ou subalternizadas pela história hegemônica. Assim, buscamos contribuir para a formação de uma pluriversalidade de narrativas históricas, abarcando um maior contingente da população afro-brasileira. A proposta é não

simplesmente apresentar uma biografia dessa personalidade, mas trazer ao menos um conceito ou perspectiva dessa/e intelectual que nos ajude a refletir sobre

demandas da produção de conhecimento contemporaneamente. Além disso, ao final de cada texto, solicitamos que seja dada ao menos uma sugestão de aplicação do pensamento da/o intelectual escolhida/o, na pesquisa ou no ensino, especialmente em contexto pedagógico (escolar ou não escolar), para alunos/as de ensino básico, superior ou de movimentos sociais/populares.

3. A CHAMADA 01/2021

3.1 Tema da chamada: Intelectuais Negras – Mulheres dos Brasis.

No caso desta chamada, ela é exclusiva para mulheres afrodescendentes e

descendentes indígenas, desde que abordem intelectuais negras.

3.2 A chamada agrega textos que apresentem intelectuais, pensadoras e intérpretes negras acadêmicas ou da sabedoria popular, e suas obras, em diferentes âmbitos da produção de conhecimento.

3.3 Os textos do caderno poderão ter até duas autoras;

3.4 Podem submeter textos estudantes, pesquisadoras ou profissionais de quaisquer áreas do conhecimento desde que atendam aos critérios estabelecidos nesta chamada. O texto, que deve contemplar apenas uma intelectual, deverá atender aos seguintes critérios:

3.4.1 Apresentar aspectos biográficos da intelectual negra brasileira escolhida;

3.4.2 Apresentar as principais ideias, conceitos e produções da intelectual escolhida;

Caso não seja uma personalidade acadêmica, com produção bibliográfica, o

texto deve apresentar a importância da personalidade escolhida para o seu contexto social, como ações ou atuações que comprovem sua importância para sua comunidade como uma intelectual negra, que influencia no seu contexto social;

Caso seja uma intelectual acadêmica, as autoras devem utilizar ao menos uma

obra da intelectual sobre a qual se fala (artigo, livro, entrevista, documentário, texto literário etc.).

3.4.3 Apresentar ao menos um exemplo de aplicação na pesquisa ou no ensino, das ideias ou conceitos da intelectual negra escolhida, em contextos pedagógicos escolares ou não escolares;

(3)

3.4.4 Solicitamos que o texto acompanhe uma foto ou representação da intelectual negra abordada para identificação e valorização da mesma;

3.5 A chamada para este 1º número de 2021 ficará aberta até 10/05/2021, e os textos devem ser enviados para o email: intelectualidadesnegrasbr@gmail.com

4. NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

4.1 O trabalho deve ser digitado em Word for Windows, versão 6.0 ou superior, em papel A4, com todas as margens 2,5 cm, sem numeração de páginas. A fonte deverá ser Palatino Linotype, tamanho 12, em espaçamento simples entre linhas e parágrafos, com alinhamento justificado.

4.2 Os textos dos trabalhos devem ter extensão mínima de 5 e máxima de 7 páginas, sendo que uma página deve ser reservada para os elementos pré-textuais (título do trabalho, resumo e palavras-chave, em português e inglês ou espanhol) e outra página deve ser reservada para as referências.

4.3 O trabalho deve obedecer à seguinte estrutura:

4.4 Título em português: centralizado, em maiúsculas com negrito, na fonte 12, no alto da primeira página. Em seguida, após o espaço de uma linha, Título em Inglês ou Espanhol, centralizado, em maiúsculas com negrito, na fonte 12.

4.5 Nome das autoras: O documento deve ser enviado sem identificação. Pedimos às autoras que coloquem nome e informações, como titulação, instituição a que está vinculada etc. Em documento word a parte.

4.6 Resumo: em português e inglês (abstract) ou espanhol (resumen). Em parágrafo único, de no máximo 200 palavras, justificado, sem adentramento, em espaçamento simples, uma linha abaixo do nome do/a autor/a.

4.7 Palavras-chave e keywords ou Palablas-claves: no mínimo três e no máximo cinco; precedidas desse subtítulo e de dois-pontos, com iniciais maiúsculas, separadas por ponto, fonte normal, em alinhamento justificado, espaçamento simples, sem adentramento, com um espaço simples após o resumo.

4.8 Texto: iniciar duas linhas após a imagem do/a intelectual em espaçamento 1,5 cm.

Os parágrafos deverão ser justificados, com adentramento de 1,25 cm na primeira linha. Não deverá ter subtítulos.

4.9 Referências: precedidas desse subtítulo, alinhadas à esquerda, justificadas, sem adentramento, em ordem alfabética de sobrenomes e, no caso de um mesmo autor, na sequência cronológica de publicação dos trabalhos citados, duas linhas após o texto. Para referências em geral seguir a NBR 6023 da ABNT.

4.10 Para citações: com mais de 3 linhas, recuo de 4cm e fonte 11. (As demais regras devem seguir a NBR 6023).

4.11 Frisamos que a página com as etapas iniciais (título, resumo, palavras-chave

e suas respectivas traduções) e a página de referências não devem ultrapassar uma lauda, cada uma. Em caso de dúvida, o modelo e o formato dos textos

devem seguir conforme disposto no volume 1 de 2020 do caderno, disponível em: https://africaeafricanidades.net/documentos/Cad.Int.N.Br.pdf

(4)

5. DA ANÁLISE E SELEÇÃO DAS PROPOSTAS

A seleção obedecerá às seguintes etapas:

5.1 Verificação de atendimento às normas deste edital. Esta etapa consiste na verificação das condições técnicas necessárias para a submissão dos textos.

5.2 Análise de adequação e qualidade da proposta, às cegas, por pelo menos dois avaliadores do Conselho Editorial da RAA. Esta etapa consiste na análise dos textos propostos para publicação, seguindo os critérios de qualidade do conteúdo e da escrita sobre o/a intelectual apresentada/o.

5.3 A seleção irá priorizar a diversidade regional e de gênero dos/as intelectuais brasileiros/as, buscando selecionar textos que contemplem autores/as das mais diversas regiões do Brasil;

5.4 Os textos devem ser enviados para o endereço de e-mail: intelectualidadesnegrasbr@gmail.com , com o título “Submissão de texto –

01/2021 Caderno INBr” 6. CRONOGRAMA

Submissão 23/04/2021 a 23/06/2021

Avaliação 23/04/2021 a 07/07/2021

Envio dos pareceres às autoras 15/07/2021 Retorno das autoras com os ajustes solicitados até 24/07/2021

Resultado final dos textos aceitos 30/07/2021 Editoração da publicação A partir de 30/07/2021

Previsão de publicação 30/08/2021

7. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

7.1 Informações adicionais e esclarecimentos acerca do conteúdo deste edital poderão ser solicitados pelo e-mail: intelectualidade@africaeafricanidades.online

7.2 A participação neste processo implica a completa ciência e aceitação tácita de termos e condições estabelecidos neste edital, contra os quais o candidato não pode interpor recurso ou alegar desconhecimento.

7.3 O Conselho Editorial da RAA poderá solicitar ao proponente e/ou ao(s) autor(es)(as), a qualquer momento da avaliação ou da editoração, documentos adicionais relativos à obra submetida.

7.4 Será automaticamente desclassificada e excluída da seleção a proposta que contiver declarações ou documentos falsos ou que não atendam ao edital.

7.5 Os (As) autores(as) são responsáveis por veracidade, ideias, discussões e elementos apresentados no texto de sua autoria.

(5)

7.6 Os casos omissos ou duvidosos, bem como situações não previstas no presente edital, serão analisados e resolvidos pela Comissão Científica Consultiva juntamente com o Conselho Editorial da RAA.

Quissamã-RJ, 31 de março de 2021.

Nágila Oliveira dos Santos Diretora / Editora- Revista África e Africanidades www.africaeafricanidades.com.br

Periódico Indexado nas seguintes bases:

(6)

ESCREVA AQUI O TÍTULO DO ARTIGO CENTRALIZADO, CAIXA ALTA, FONTE PALATINO LINOTYPE, TAMANHO 12 E EM NEGRITO

CENTRALIZADO, CAIXA ALTA, FONTE PALATINO LINOTYPE, TAMANHO 12 E EM NEGRITO

Escreva aqui o nome da/o 1ª/º autora/or1 Escreva aqui o nome da/o 2ª/º autora/or 2

Resumo

Escreva aqui o resumo em português. O resumo em português deve conter entre 200 palavras, fonte Palatino Linotype, tamanho 12, justificado, sem adentramento, em espaçamento simples, uma linha abaixo do nome da/o autora/or, sintetizando proposições, tipo do estudo, referencial teórico, metodologia, sujeitos e resultados. Não fazer citações, já que resumo é texto independente do corpo do trabalho e de suas referências.

Palavras-chave: Palavra 1. Palavra 2. Palavra 3. Palavra 4. Palavra 5. Abstract (ou Resumen)

Escreva aqui o resumo em inglês ou espanhol. Tenha cuidado com as traduções realizadas no Google Tradutor. Todos os elementos pré-textuais (título do trabalho, resumo e palavras-chave, em português e inglês ou espanhol) devem estar contidos nesta página, assim como as referências devem estar contidas na última.

Keywords (ou Palabras-clave): Word 1. Word 2. Word 3. Word 4. Word 5. (ou Palabras-clave: Palabra 1. Palabra 2. Palabra 3. Palabra 4. Palabra 5.)

1 Informar aqui maior titulação, cargo e/ou função, instituição e e-mail para contato. 2 Informar aqui maior titulação, cargo e/ou função, instituição e e-mail para contato.

(7)

Nome da/o intelectual negra/o 3

O texto deve iniciar duas linhas após a imagem do/a intelectual em espaçamento 1,5 cm, fonte Palatino Linotype, tamanho 12. Os parágrafos deverão ser justificados, com adentramento de 1,25 cm na primeira linha. Não deverá ter

subtítulos. A quantidade de laudas é de no mínimo 5 e no máximo 7 (contando com

a lauda de elementos pré-textuais e a lauda de referências).

Conforme o edital, o texto deve apresentar aspectos biográficos do/a intelectual negros/a brasileiro/a escolhido/a.

A imagem escolhida não deve passar de metade da folha.

O texto deve apresentar as principais ideias, conceitos e produções do/a intelectual escolhido/a. Caso não seja uma personalidade acadêmica, com produção bibliográfica, o texto deve apresentar a importância da personalidade escolhida para o seu contexto social, como ações ou atuações que comprovem sua importância para sua comunidade como um/a intelectual negro/a, que influencia no seu contexto social. For fim, o texto deve apresentar ao menos um exemplo de aplicação na pesquisa ou no ensino, das ideias ou conceitos da/o intelectual negra/o escolhida/o, em contextos pedagógicos escolares ou não escolares. Como exemplo, tomaremos o texto sobre Dona Rouxita, exposto na primeira edição deste Caderno (https://africaeafricanidades.net/documentos/Cad.Int.N.Br.pdf). Embora lá apareça uma ideia inicial de proposta pedagógica, a perspectiva é sofisticar esse momento final do texto. Assim: “Com base no debate apresentado sobre as práticas contracoloniais de Dona Rouxita, e sua importância na comunidade onde vive, o que a prática da pajé nos ensina sobre o conceito de diversidade sociocultural e racial, quando observamos o modo como ela lida com religiões de diferentes matrizes 3 Referência da imagem.

(8)

culturais como o catolicismo, o candomblé e a pajelança? Ao estabelecer tal reflexão, sugere-se que o/a professor/a trabalhe na turma, dividida em grupos, as características culturais de diferentes religiões, para, em seguida, produzir, junto com a turma, reflexões sobre a co-presença da diversidade religiosa na sociedade brasileira e a importância de valorizar religiões historicamente marginalizadas pelo colonialismo, como a pajelança e o candomblé. Nesse debate, o/a professor/a poderá mobilizar momentos da história que evidenciam a violência colonial no território brasileiro sobre religiões que não são de matriz judaico cristã, trazendo exemplos, como apresentado no texto de dona Rouxita sobre a perseguição policial contra pajés na segunda metade do século XX.

REFERÊNCIAS

Em ordem alfabética, relacione somente as referências que foram utilizadas ao longo do texto. O autor deve limitar as referências a no máximo 20 obras ou fontes. Devem ser colocadas em espaço simples com 6 pontos antes e 6 pontos depois, alinhados à esquerda.

Exemplos: (1) para livro:

SOBRENOME, Nome. Título do livro em negrito. Cidade: Editora, ano. para livro com subtítulo:

SOBRENOME, Nome. Título do livro em negrito: subtítulo sem negrito. Cidade: Editora, ano.

(2) para capítulos de livros:

SOBRENOME, Nome do autor do capítulo. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome do autor do livro. Título do livro em negrito. Cidade: Editora, ano. Página do capítulo.

(3) para livro em suporte eletrônico:

As referências devem obedecer aos padrões indicados para livros (1), acrescidas das informações relativas à descrição física do meio eletrônico (on-line etc.) ou suporte, indicando a data de acesso.

Ex.: SOBRENOME, Nome do autor 1; SOBRENOME, Nome do autor 2;

SOBRENOME, Nome do autor 3 (org. / ed. / coord.). Título do livro em negrito. Cidade: Editora, ano. E-book. Disponível em: http://site/arquivo.pdf. Acesso em: 21 ago. 2020.

(9)

As referências devem obedecer aos padrões indicados para capítulos de livros,

acrescidas das informações relativas à descrição física do meio eletrônico (on-line etc.) ou suporte, indicando a data de acesso.

Ex.: SOBRENOME, Nome do autor do capítulo. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome do autor do livro. Título do livro em negrito. Cidade: Editora, ano. Página do capítulo. Disponível em: http ://site/arquivo.pdf. Acesso em: 21 ago. 2020.

(5) para artigo, em revista científica, com um autor:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome da revista em negrito, volume, número, páginas, mês, ano.

(6) para anais de evento em meio eletrônico:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. In: Nome do evento, Edição, Local do evento.

Anais eletrônicos... Entidade patrocinadora do evento: Editorial, ano. (7) para dissertação ou tese:

SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. ano. Dissertação (ou Tese) – Departamento acadêmico, Universidade, Cidade, ano.

(8) para publicações na Internet:

SOBRENOME, Nome. Título. Cidade: Organização, ano. Disponível em: http://***. Acesso em: dia (não incluir o zero à esquerda) mês (usar abreviações) ano.

(11) Trabalhos apresentados em congressos, seminários etc.

Autor(es). Título do trabalho apresentado, seguido da expressão In: nome do evento, numeração do evento (se houver), ano e local (cidade) de realização, título do

documento (anais, atas, tópico temático etc.), local, editora, data de publicação e

página inicial e final da parte referenciada.

1) Os títulos dos periódicos devem ser indicados por extenso.

2) Referências com autores e datas coincidentes, usa-se o título do documento para ordenação e, depois, acrescenta-se uma letra minúscula após a data, sem espaçamento. 3) Referências com três ou mais autores, indica-se apenas o primeiro, acrescentando-se a expressão et al.

(12) O autor deve ser indicado pelo último sobrenome, em letras maiúsculas, seguido

do prenome e outros sobrenomes, abreviados ou não, conforme consta no documento. Os autores devem ser separados por ponto e vírgula, seguidos de um espaço.

Convém que se padronizem os prenomes e sobrenomes para o mesmo autor, quando aparecerem de formas diferentes em documentos distintos.

(13) Quando houver quatro ou mais autores, convém indicar todos, porém, é

(10)

Ex.: 1

SOBRENOME, Nome. et al. Título. Cidade: Editora, ano. Ex.: 2

SOBRENOME, Nome 1; SOBRENOME, Nome 2; SOBRENOME, Nome 3; SOBRENOME, Nome 4. Título. Cidade: Editora, ano.

Referências

Documentos relacionados

Espera-se que o registro ou cadastro da licença inclua informações sobre licenças mantidas por todas as entidades, incluindo empresas e indivíduos ou grupos que não estão

Os dados referentes às despesas das propriedades foram categorizados conforme a metodologia de custos da CONAB (2007), sendo divididos em custos variáveis (despesas diretas com

Também se deve garantir uma folga de 2 mm entre a cremalheira e o pinhão para que o peso do portão não sobrecarregue o pinhão do motorredutor (conforme indicado na

em sua plenitude na situa ção de vida imposta pelo trabalho escravo na.. charqueada e pelo desfrute do trabalho alheio racionalmente organizado pelos charqueadores. O

DECRETO-LEI N° 25/1937 E DECRETO N° 3551/2000 - COMPOSIÇÃO Do anteprojeto de Mário de Andrade foi aproveitado o rol de bens culturais excluídos do patrimônio histórico e

20 – Grupo Excursionista Agulhas Negras 27 – Fernanda Chaves de Carvalho 27 – Fabio Gandra 31 – Moisés Sulam Fases da Lua Setembro Outubro 04 – Lua cheia

A dissertação que originou essa Sequência Didática como Produto Educacional, tem como foco principal analisar a contribuição dos espaços não-formais mapeados em Vila

Inserido nesse contexto expandido, o rádio desdobra-se em novos formatos sonoros. Neste trabalho, nos dedicamos a observar como se dá a adaptação de um mesmo programa