• Nenhum resultado encontrado

Plataforma Web para venda de livros escolares usados

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Plataforma Web para venda de livros escolares usados"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Trabalho prático de IPM:

Stage 3 : 1st prototype

Plataforma Web para venda de livros escolares usados

Group Members: Filipe Luis, 41869 Pedro Maurício, 41916

(2)

Scenario storyboard:

Storyboard do cenário 1:

Comprar um livro escolar usado sabendo o nome do Livro e Editora.

A página principal do web site é apresentada após o acesso ao nosso web site de compra e venda de livros escolares usados.

Como o utilizador quer comprar um livro, seleciona a opção comprar e é reencaminhado para a página apresentada de seguida. Esta mostra a lista de livros que estão à venda na plataforma.

(3)

O utilizador pesquisa pelo nome do Livro, “Eu e o Planeta Azul” e seleciona a editora pretendida (Porto Editora), na zona de pesquisa avançada. E a pagina seguinte é apresentada.

De entre a lista de livros apresentada, o utilizador escolhe aquele que tem o melhor par preço/qualidade. Neste caso escolhe o último da lista, pois é também aquele que tem o utilizador com melhor rating de vendas.

Depois disto o comprador entra em contacto com o vendedor e o processo segue extra plataforma online.

(4)

Storyboard do cenário 2:

Comprar um livro escolar usado sabendo a escola e o ano de escolaridade.

Tal como o storyboard anterior o fluxo começa no ecrã principal e segue-se a lista de livros colocados à venda na plataforma, após a seleção da opção de compra.

Como o utilizador pretende comprar um livro do qual apenas sabe a escola e o ano de escolaridade, este seleciona na pesquisa avançada, os filtros necessários.

(5)

Nesta fase, lembra-se que o livro que procura é o livro de matemática, com o título ‘’Cubo’’. Seleciona assim o livro e é-lhe apresentada a página de detalhes do livro correspondente.

O utilizador entra em contacto com o vendedor e a venda prossegue via email, ou telefone.

(6)

Storyboard do cenário 3:

Colocar um livro à venda no web site.

O ecrã inicial é apresentado, igual aos outros dois cenários anteriores.

Nesta página, o utilizador seleciona a opção ‘’Vender’’ para colocar um livro à venda. E a seguinte página é apresentada.

(7)

Na página acima apresentada, o utilizador regista os dados do livro que pretende vender e finaliza a sua tarefa selecionando a opção vender.

Briefing:

Atualmente, tendo em conta a situação económico-financeira que se vive em Portugal, as famílias vêm-se compelidas a encontrar estratégias de poupança, gerindo melhor os seus orçamentos. Consequentemente, ações como a reutilização de bens, venda, troca e compra dos mesmos, torna-se uma opção sustentável para esta realidade, sendo em certos casos a única alternativa viável.

No início da época escolar as famílias têm de investir nos manuais escolhidos pelas respetivas escolas. Este investimento pode ser muito dispendioso com compras, em primeira mão, dos livros. Desta forma, existe uma maior procura por livros escolares usados e do mesmo modo, um aumento de oferta.

Mas como procurar e vender livros usados sem pagar taxas?

A solução existente nesta altura, passa pela utilização de páginas da internet gratuitas de compra e venda de artigos usados, faça-se de exemplo o Custojusto.pt e olx.pt. Esta tarefa pode tornar-se muito exaustiva, devido à falta de especificação destes sites. Os mesmos são usados para oferta de serviços, compra/venda de imoveis, carros, etc. Este facto, faz com que a procura por diferentes palavras-chaves obtenha resultados diferentes de pesquisa. Na maioria dos casos, não se consegue encontrar toda a oferta existente para o livro procurado.

Tasks and scenarios:

Cenário 1:

Comprar um livro escolar usado

Acedo ao web site especializado em vendas de livros escolares usados em www.lowbook.com. Como pretendo comprar um livro, escrevo na caixa de texto o seu nome (Eu e o Planeta Azul). E aí escolho a editora do livro (Porto Editora) na seção de pesquisa avançada correspondente e como não sei mais nada, deixo os outros campos preencher. De seguida é me apresentada a lista com os livros correspondestes a essa pesquisa. Dessa lista seleciono o que tem a melhor relação qualidade/preço e consulto as suas características. Seleciono o terceiro da lista. Como depois disto, a minha intenção é a compra do livro consultado, então entro em contacto com o vendedor. A partir daí a negociação continuará pelos meios que ambas as partes enten derem (Telefone, telemóvel, email, etc.).

(8)

Cenário 2

: Comprar um livro escolar sem saber o seu nome

Pretendo comprar um livro usado de matemática para o meu filho que vai para o 6º ano de escolaridade, no entanto não sei quais os livros que a escola adotou. Acedo então ao portal lowbook através da Internet e na página inicial faço uma pesquisa por escola na caixa de texto respetiva. Insiro o texto "Joaquim Magalhães" onde aparece um dropdown correspondente à minha pesquisa e clico em E.B. 2,3 Dr. Joaquim Magalhães que procede à modificação do texto escrito. Depois seleciono acima o ano correspondente, neste caso 6º. Em seguida é me apresentada uma lista de livros correspondentes ao 6º ano onde seleciono o livro "Cubo" de matemática (o terceiro da lista). Clico no livro e sou redirecionado para uma página referente aos detalhes do livro. De seguida o cenário procede-se da mesma forma que o Cenário 1.

Cenário 3:

Colocar um livro escolar usado para venda

Pretendo vender um livro usado do meu filho que já não vou dar uso e através da Internet acedo ao portal lowbook. De seguida clico em Vender. É disponibilizada uma página com vários campos para preencher como: nome, editora, edição, ano escolar, preço, localização e descrição. Procedo a preenchimento dos campos com: "Cubo", "Porto Editora", "2ª", "6 ano", "14 euros", "Caparica", "Livro em excelente estado apenas com 2 riscos na capa" respetivamente. De seguida clico em "Vender". Após isto fico a aguardar contacto de algum utilizador interessado.

Observations:

Fizemos alguns testes no nosso protótipo, como por exemplo a existência de registo na aplicação. Verificou-se que 2 em 3 potenciais utilizadores não se registam ou efetuam login no site. Daqui podemos tentar prever, apesar do tamanho da amostra ser baixo, que a maior parte dos utilizadores prefere não efetuar registo na aplicação. Denotámos a facilidade com que os utilizadores utilizam a nossa interface. Os utilizadores gostaram que o site não obrigasse a realização de registo/Login.

Na sua maioria, os utilizadores referiram a utilidade da aplicação, pois hoje em dia é difícil encontrar uma ferramenta de pesquisa especializada na venda de livros escolares usados.

Referências

Documentos relacionados

Dessa forma o planejamento se constitue numa atividade educativa fundamental que orienta a tomada de decisoes da escola, o trabalho do professor de forma que este se apresente

Portanto, em relação a base de orientação da escrita das docentes, tanto P1, quanto P2, não exploram de forma satisfatória os aspectos que tratam especificamente do

Diante desses aspectos, o novo empreendimento proposto, a “CASA DO BOLO” pretende colaborar para desenvolver não apenas a área econômica da Cidade mas,

Com o fortalecimento de um relacionamento da criança com o cavalo, que se baseia no conhecimento e compreensão das particularidades do parceiro cavalo, percebe-se,

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política