• Nenhum resultado encontrado

XIV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. Necessidades Energéticas e Consequências Ambientais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "XIV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. Necessidades Energéticas e Consequências Ambientais"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

XIV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS

DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ

Necessidades Energéticas e Consequências Ambientais

Estudo de Longo Prazo dos Sedimentos de Rios na Região do Acidente de Mariana-MG para Aplicações Inovadoras na Eng. Civil.

Willy Ank de Morais

Professor do Curso de Engenharia Civil / Engenharia Mecânica

Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP Campus Guarujá / Universidade Santa Cecília - UNISANTA wmorais@unaerp.br / willyank@unisanta.br

Este simpósio tem o apoio da Fundação Fernando Eduardo Lee

Resumo:

Este trabalho objetiva descrever um projeto de longo prazo de coleta, caracterização e estudo de sedimentos retirados de rios e córregos da região de Mariana-MG, afetados e não afetados diretamente pelo grande derramamento de rejeitos de mineração ocorrido no dia 5 de novembro de 2015. Semestralmente 10 amostras estão sendo retiradas dos exatos mesmos locais, registrados e mapeados por GPS, para serem avaliadas, de forma a analisar e acompanhar sua granulometria, composição química, teor de material orgânico e magnético, assim como características especiais como a flora microbacteriológica. Em paralelo, serão feitos estudos para indicar as melhores opções de uso deste material na construção civil, o único setor econômico que apresenta a conjunção ideal entre volume de demanda e interesse disseminado pela população local para absorver uma quantidade relevante desse material na região.

Palavras-chave: Meio ambiente; Tragédia de mariana; Caracterização de materiais.

Summary

This work aims to describe a long-term project for sampling, characterization and study of sediments removed from streams and rivers at Mariana-MG region, affected and not directly affected by the large dam spill of mining rejects occurred on November 5, 2015. Each six months, 10 samples are being obtained from the same exact GPS mapped sites, to be evaluated in order to analyze and monitor their granulometry, chemical composition, organic and magnetic contents, as well as special characteristics such as microbacteriological flora. In parallel, studies are being made to indicate the best options for the use of this material in civil construction, the only economic sector that presents the ideal conjunction between volume of demand and widespread interest between the local populations to absorb to absorb a relevant amount of this material in the region.

(2)

Seção 1 - Curso de Engenharia Civil - Meio Ambiente.

Apresentação: Oral 1. Introdução.

No dia 5 de Novembro de 2015 o país presenciava o início do que muitos especialistas têm considerado como o maior acidente ambiental já ocorrido (LOPES, 2016): o rompimento da barragem de Fundão, de propriedade da mineradora SAMARCO S/A e localizada na região norte do Município de Mariana em Minas Gerais. Um total de 32,6 milhões de m³ de rejeitos desceu da barragem de Fundão (SAMARCO, 2017), cuja posição da crista original está sendo considerada neste trabalho como sendo o “marco zero” do acidente.

Antes de sair da área da mineradora, o material ainda passou por cima de outra barragem de contenção, chamada de Santarém, que reteve parte dos rejeitos. Em seguida, a parcela restante desse material atingiu Bento Rodrigues – distrito do município de Mariana (MG) situado a 8 quilômetros de distância da estrutura de Fundão e continuou se deslocando e diluindo ao longo do rio Doce. A sequência destes eventos pode ser melhor entendida pela Figura 1, que mostra os locais citados.

Figura 1. Localização do Complexo da Samarco S/A, das barragens de contenção de rejeitos e do subdistrito Bento Rodrigues antes do rompimento da barragem do Fundão (PASSOS et Al. 2017).

Ao longo do trajeto, a 115,5 km abaixo do marco zero, localiza-se usina hidrelétrica Risoleta Neves, conhecida como “Candonga”, localizada na zona rural do município de Santa Cruz do Escalvado (MG). Esta usina conseguiu reter cerca de 2/3 dos resíduos liberados pela barragem de Fundão, de forma que um total de 10,5 milhões de m³ de rejeitos foram carreados além dos limites do reservatório de Candonga, conforme informações da própria Samarco (2017). A Figura 2 ilustra o aspecto da barragem da usina, após o acidente, que precisou ser esvaziado às pressas (RIBEIRO, 2015), operação que se tornou necessária devido ao risco de rompimento devido à sobrecarga gerada pelos resíduos que foram depositados no interior de seu reservatório.

(3)

Figura 2. Reservatório da usina hidrelétrica Risoleta Neves, em Santa Cruz do Escalvado (MG) (RIBEIRO, 2015).

O material que saiu pela barragem de Fundão impactou cerca de 680 km de corpos hídricos e 39 municípios ao longo desta bacia hídrica nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo até chegar ao oceano Atlântico. O mapa apresentado na Figura 3 ilustra a região que foi atingida pelo derramamento dos rejeitos.

Figura 3. O caminho feito pelos rejeitos pelos cursos d’água entre a zona rural de Mariana (MG), próximo ao subdistrito de Bento Rodrigues, até a foz do Rio Doce na Vila de Regência, pertencente ao

município de Linhares (ES) (FUNDAÇÃO RENOVA, 2017).

2. Objetivos.

O objetivo do presente trabalho é apresentar os projetos de desenvolvimentos técnico-científicos envolvendo material sedimentado nos leitos dos rios e córregos d’água da região de Mariana e Barra Longa (MG). Neste sentido, serão apresentadas as condições atuais de execução do trabalho em termos das instituições participantes;

(4)

da metodologia de trabalho; do pessoal engajado e os resultados esperados.

3. Justificativa.

Uma das formas de mitigar os impactos causados por um acidente de tal magnitude como o rompimento da barragem de Fundão é oferecendo à população atingida segurança ambiental e novas formas de desenvolvimento econômico-social. A análise de amostras coletadas depositado ao longo da bacia dos cursos d’água atingidos irá permitir ter uma visão e um esclarecimento melhor a respeito do material liberado pela barragem de Fundão e parcialmente misturado com os sedimentos já existentes. Com as informações levantadas será possível executar projetos e ações focados na população local, visando melhorar suas condições de vida.

4. Revisão Bibliográfica.

O processo de mineração empregado pela SAMARCO S/A consta da extração de óxido de ferro, basicamente na composição de Fe2O3, de massas minerais

itabiríticas. O itabirito é uma rocha, formada por camadas alternadas de sílica na forma de quartzo (SiO2) e hematita (Fe2O3), mas que também podem conter outras formas

oxidas de ferro (RESENDE, 2009), como por exemplo a magnetita (Fe3O4) e

contaminantes em geral (gangas). A Figura 4 ilustra o aspecto do Itabirito e de sua ocorrência local, na região de Mariana (MG).

Figura 4. Esquerda: minério Itabirito com uma coloração escura (esquerda). Direita: estrutura bandada ou estratificada do itabirito. (SILVA, 2014).

A SAMARCO S/A é uma empresa focada na obtenção de finos de minério de ferro para a exportação na forma ‘in-natura’ ou após processamento destes finos na forma de pelotas de minério de ferro. Neste último caso, a empresa era considerada, até o rompimento da barragem de Fundão, a segunda maior exportadora de pelotas de minério de ferro no mundo, com produção para mercados da Europa, Ásia, China, África e Américas.

O fluxograma apresentado na Figura 5 ilustra o processo integrado da empresa, que se inicia nas minas e instalações de beneficiamento localizadas em Mariana (MG) e termina nas instalações industriais e portuárias na ponta de Ubu, localizada no município de Anchieta (ES). O concentrado de minério de ferro, rico em óxidos de ferro, é enviado entre estas duas instalações através de três minerodutos constituídos de tubos de aço com cerca de 400 quilômetros de extensão.

(5)

Figura 4. Ilustração esquemática do fluxograma de operação da Samarco S/A. Do lado esquerdo da imagem fica a parte de extração e beneficiamento do minério de ferro em Mariana (MG) e do lado direito

o processamento industrial e produção de pelotas com base no concentrado enviado por minerodutos (parte central da imagem) em Anchieta (ES) (SAMARCO, 2013).

O processo de beneficiamento e concentração do minério de ferro realizado nas instalações de Mariana (MG) pode ser melhor visualizado pelo fluxograma apresentado na Figura 5. Para que o material possa ser concentrado pelo processo de flotação, o mesmo deve apresentar uma baixa granulometria. Além disso, no processo de flotação são empregadas duas substâncias químicas:

 O amido de milho - farinha feita do milho usada na culinária ou para o preparo de cremes, como espessante, inclusive na mineração, como é o presente caso;

 A amina (NH3) - compostos químicos orgânicos nitrogenados derivados

do amoníaco empregados na produção de certos tipos de sabões, na vulcanização da borracha e na produção substâncias amaciantes usadas em condicionadores para cabelos.

Na barragem de Fundão encontravam-se os resíduos do processo de concentração que são constituídos, basicamente, de sílica (SiO2), hematita (Fe2O3),

magnetita (Fe3O4), que são óxidos de ferro não hidratados, goethita (FeO(OH)),

limonita (FeO(OH)nH2O), além de resíduos de amido de milho e da aminas (NH3).

Podem estar presentes outros metais, em menores quantidades, tais como o magnésio, potássio, manganês, cromo e até mesmo o arsênio; também presentes na região do quadrilátero ferrífero em Mariana (MG) (BORBA et Al. 2004).

Importante destacar que estes resíduos que sobram do processo de beneficiamento dos minérios itabiríticos são muito finos, da ordem de 200 mesh (ou 74 m), já que:

1. O processo de flotação só consegue atuar em partículas finas;

2. A liberação (separação física das diferentes fases minerais presentes) só ocorreria com tamanhos de partículas realmente muito pequenos.

(6)

produzindo arraste mecânico de materiais e sedimentos por onde passou, alterando não apenas a sua granulometria, mas também as suas características físico-químicas. Em função do posicionamento da região onde forem avaliados os sedimentos nos cursos d’água, poderá haver uma diferenciação em relação às condições originais do rejeito contido originalmente na barragem de Fundão. Esta diferenciação deve ser conhecida não apenas para determinar as melhores aplicações e o desempenho destas, como também para levar segurança no uso deste material.

Figura 5. Fluxograma geral do processo produtivo da Samarco (RESENDE, 2009).

5. Materiais e Métodos.

A expectativa é realizar um trabalho de pesquisa contínuo, caracterizando o material depositado nos rios e córregos inicialmente da região mais próxima ao rompimento da barragem de Fundão. Com isso, o material coletado será estudado e caracterizado de forma a oferecer informações necessárias para conceber alternativas sustentáveis e práticas para o uso deste material. Também está sendo avaliada e negociada a obtenção de amostras do material atualmente disponível nas barragens de rejeitos da Samarco S/A.

Para este estudo serão empregados prioritariamente os recursos de duas instituições de ensino e pesquisa, a Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP Campus Guarujá e a Universidade Santa Cecília – UNISANTA. Além disso, já ocorre o envolvimento de outros colaboradores na Universidade de São Paulo – USP, através de seus programas de pós-graduação stricto sensu.

Em uma primeira etapa, foram coletadas 9 amostras em pontos diversos da região, algumas em regiões que foram atingidas pelo derramamento do material da barragem de rejeitos e em outras não atingidas. Além de amostrar locais mais

(7)

próximos e mais afastados em uma extensão de cerca de 100 km ao longo do leito dos cursos d’água. Os pontos de pontos de amostragem, que foram precisamente marcados via GPS (Global Positioning System), poderão ser repetidos sempre que necessário e com a precisão adequada. Desta forma, amostragem deverá se repetir semestralmente com os dois seguintes objetivos básicos:

1. Avaliar a evolução das condições do material estudado em termos físico-químicos e morfológicos;

2. Testar condições diferenciadas de amostragem, como por exemplo, entre amostras retiradas das margens e dos fundos das calhas dos rios.

A coleta das primeiras 9 amostras ocorreu entre os dias 14 e 19 de Julho deste ano. Os locais escolhidos são de acesso relativamente fácil e localizadas em um perímetro de até 75 km do marco zero. A distância do ponto de retirada da amostra foi definida através do auxílio dos dados de GPS, levantados ao longo da amostragem, e pelo software Google Earth Pro. Neste caso, considerou-se apenas os caminhos traçados dentro dos cursos d’água.

Serão envolvidos alunos de graduação e de pós-graduação para caracterizar estas amostras sobre o ponto de vista físico, químico e biológico. Atualmente estão participando do projeto 5 (cinco) alunos dentro de um estágio voluntário com a empresa WILLY ANK – Soluções para o Setor Metal-Mecânico, conveniada com a Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP Campus Guarujá. Este trabalho, dentre outros, será empregado pelos alunos para concluir os requisitos do estágio supervisionado em Engenharia Civil, necessário para a obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil.

Uma caracterização microbiológica está sendo feita na USP, através de técnicas empregadas para análise de resíduos oleosos. Neste caso, será avaliada a presença de bactérias que possam eventualmente estar presentes e que possam ser empregadas no tratamento deste material. Análises microbiológicas também serão realizadas pela nossa área de pesquisa em biologia da UNISANTA.

Também está sendo avaliada a participação da Fundação RENOVA, nascida após a assinatura do Termo de Transação de Ajustamento de Conduta (TTAC) entre Samarco S/A e os governos e entidades governamentais envolvidos no rompimento da barragem de Fundão. Neste sentido já foi feita uma reunião na sede desta fundação, em Belo Horizonte, no dia 15 de setembro para apresentar o presente projeto e propor um intercâmbio de informações com a Fundação RENOVA.

A proposta de regime de trabalho está ilustrada no esquema apresentado na Figura 6. Neste caso, pode-se notar que as possíveis soluções para o material sedimentado no leito dos cursos d’água afetados depende de um trabalho prévio de caracterização e estudo representativo das amostras obtidas, conforme descrito no presente trabalho.

6. Resultados e Discussão.

Cada amostra foi numerada conforme a sua distância relativa, ao longo do curso d’água até o local onde estava localizada a crista da barragem de fundão, local já referenciado neste trabalho como sendo o marco zero, referência geral para as distâncias associada a todas as amostras. Em função da proximidade de alguma comunidade ou instalação próxima, a amostra também foi batizada com um nome que melhor define a posição onde esta foi retirada.

(8)

Figura 6. Metodologia de trabalho com as amostras obtidas.

As fotos da Figura 7 ilustram os momentos em que foram recolhidas três das 9 amostras, em regiões aproximadamente homogêneas ao longo da área avaliada. Nota-se que a turbidez da água muda à medida com a aproximação ao marco zero. A última foto (Figura 6.c) foi feita na região da confluência dos rios Gualaxo do Norte (que foi afetado mais diretamente) e o Ribeirão do Carmo, este último aparece com suas águas mais claras no canto superior esquerdo da foto.

A Tabela 1 ilustra os dados gerais associados com as amostras recolhidas, coordenadas GPS (latitude e longitude), localidade mais próxima à sua coleta, se a região havia sido afetada ou não pelo rompimento da barragem de Fundão, altitude, inclinação média para chegar no local e distância em relação ao marco zero. Esta tabela irá nortear os trabalhos de pesquisa que serão feitos com o material coletado, assim como permitir a repetição da amostragem e futura análise crítica, para posterior amostragens adicionais.

Amostra Latitude Longitude Localidade Condição Altitude (m) Inclinação Média Distância do ponto anterior (km) Distância total do marco 0(km)

marco 0 -20,23070 -43,44238 Samarco Afetado 759 0,00% 0,00 0,00 Ref. 1 -20,25925 -43,12548 Bento Rodrigues Afetado 706 3,50% 5,71 5,71 1 -20,25702 -43,41586 Camargos 2 Afetado 719 6,00% 1,22 6,93 2 -20,28484 -43,39745 Camargos 1 Não afetado 749 5,60% 5,11 10,82 marco 0 -20,23070 -43,44238 Samarco Afetado 759 0,00% 0,00 0,00

3 -20,30176 -43,25040 Paracatu Afetado 563 5,60% 36,90 36,90 Ref. 2 -20,27203 -43,19917 Pedras Afetado 513 4,60% 12,80 49,70 4 -20,25267 -43,22589 Águas Claras Não afetado 546 3,80% 6,54 56,24 Ref. 3 -20,25955 -43,12521 Gesteira 1 Afetado 419 5,30% 12,40 62,10 5 -20,25834 -43,12335 Gesteira 2 Afetado 419 0,00% 0,28 62,38 6 -20,23980 -43,15875 Cláudio Manuel Não afetado 465 4,70% 6,66 68,76 7 -20,27862 -43,08822 Fazenda Curvinas Afetado 403 4,10% 7,15 69,53 8 -20,28741 -43,06008 Confluência Leito Afetado 382 3,70% 5,65 75,18 9 -20,28708 -43,06024 Confluência Margem Afetado 381 0,00% 0,04 75,22

Tabela 1. Dados de identificação e localização das 9 amostras obtidas e que serão avaliadas ao longo do projeto.

(9)

(a) - amostra #1, “Camargos 2” a 6,9km do marco zero (área afetada).

(b) - amostra #3, “Paracatu” a 36,9 km do marco zero (área afetada).

(c) - amostra #8, “Confluência Leito” a 75,2 km do marco zero (área afetada). Figura 7. Exemplos dos locais de retirada das amostras.

(10)

A Figura 8 apresenta a localização das amostras em relação à área dos municípios da região envolvida. A amostragem foi efetivamente realizada dentro das regiões dos municípios de Mariana (MG) e Barra Longa (MG). No caso de Barra Longa (MG), esta cidade foi efetivamente atingida diretamente pelo rompimento da barragem de Fundão, ao contrário do que ocorreu na cidade de Mariana (MG), muito afastada dos cursos d’água atingidos pelo acidente.

Figura 8. Posição dos locais de retirada das 9 amostras obtidas e que serão avaliadas ao longo do projeto.

Atualmente estas amostras encontram-se no estágio de caracterização granulométrica, o que está sendo efetuado no centro tecnológico da Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP Campus Guarujá. Alguns resultados já foram obtidos e deverão ser apresentados durante o XIV SICI. Da mesma forma, uma parte de cada uma das amostras foi enviada à Universidade de São Paulo – USP, onde está ocorrendo a análise microbiológica das mesmas.

7. Conclusões.

O rompimento da barragem de Fundão tornou-se um dos acidentes ambientais mais importantes do mundo e considerado o mais sério ocorrido no Brasil. Suas consequências ainda não são totalmente compreendidas, assim como os efeitos deste evento não apenas não foram completamente analisados como também ainda se encontram em evolução. Aspectos físicos, químicos e ambientais do evento ainda estão sendo investigados por diversas áreas e a mitigação das suas consequências deverá ser um trabalho de longo prazo.

A adequada colega, caracterização e análise crítica de amostras dos cursos d’água da região, atingidos e não atingidos pelo derramamento de resíduos, permitirá

(11)

um melhor nível de conhecimento para oferecer soluções sustentáveis e economicamente interessantes para a população local, única e melhor forma de compensá-la pelos impactos causados pelo acidente.

As amostras obtidas neste trabalho estão sendo analisadas e os primeiros resultados estão surgindo. Com isso, espera-se ter uma base de conhecimentos e informações bem sólida para avaliar as melhores alternativas de uso, inclusive inovador, dos sedimentos nos cursos d’água dentro do âmbito da Engenharia Civil. A Figura 9 resume os resultados esperados através deste projeto.

Figura 9. Resultados esperados na execução deste projeto.

8. Agradecimentos.

O autor agradece especialmente a Elias Faria de Morais, morador da cidade de Mariana (MG), pelo primordial apoio logístico e no translado para a retirada da maioria das amostras que estão sendo empregadas neste projeto.

9. Referências.

BORBA, R. P.; FIGUEIREDO, B. R.; CAVALCANTI, J. A. Arsênio na água

subterrânea em Ouro Preto e Mariana, Quadrilátero Ferrífero (MG). REM: R. Esc.

Minas, Ouro Preto, 57(1): 45-51, jan. mar. 2004.

FUNDAÇÃO RENOVA. Mapa da Reparação. Disponível em: < http://www.fundacaorenova.org >. Acesso em: 9 out. 2017.

LOPES, L. M. N. O rompimento da barragem de Mariana e seus impactos socioambientais. Sinapse Múltipla, 5 (1), jun 1-14, 2016.

PASSOS, F. L.; COELHO, P. DIAS, A. (Des)territórios da mineração: planejamento

territorial a partir do rompimento em Mariana, MG. Cadernos Metrópole, São

Paulo, v. 19, n. 38, pp. 269-297, jan/abr 2017.

RESENDE, A. J. C. Influência da perda por calcinação na sedimentação de

concentrados de minério de ferro da Samarco Mineração S.A. Dissertação de

Mestrado - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Curso de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Minas. Março, 2009.

(12)

Novembro 2015. Disponível em: < http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,em-minas-gerais--reservatorio-de-usina-e-esvaziado,10000003324 >. Acesso em: 9 out. 2017.

SAMARCO: Entenda o rompimento. Belo Horizonte: Samarco. Disponível em: < http://www.samarco.com/rompimento-de-fundao/ >. Acesso em: 9 out. 2017.

SAMARCO. Relatório Anual de Sustentabilidade – Processo Produtivo. Belo Horizonte: Samarco. 2013. Disponível em: < h http://relatoweb.com.br/samarco/www/pt/processo-produtivo.html >. Acesso em: 9 out. 2017.

SILVA, L. A. R. Tratamento de Minérios III - Aula prática sobre análises químicas

de minérios. Curso técnico integrado em mineração. Instituto Federal de Educação,

Referências

Documentos relacionados

 Obras completas, José de Almada Negreiros, Imprensa Nacional da Casa da Moeda  A poesia de Fernando Pessoa, Adolfo Casais Monteiro, Imprensa Nacional Casa da Moeda 

Para que a violência contra professores seja minimizada deve haver um esforço conjunto do estado, sociedade, escola com propostas que garantam a motivação dos professores em dar

[05] Quando a água do arroz estiver fervendo, abra a tampa e encaixe a bandeja para legumes na panela

natureza constitutiva negativa, que se destina a desconstituir a coisa julgada nas hipóteses de rescindibilidade previstas em lei. A respeito dessa ação autônoma de impugnação

Esse Piso é definido pela multiplicação de um valor per capita nacional pela população de cada município (fornecida pelo IBGE), transferido, regular e automaticamente,

O Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) se constituiu a partir de um trabalho conjunto que envolve uma rede de orga- nizações

Na análise conjunta das atividades predominantes da área de estudo, deixou- se de considerar as delimitações das categorias dos produtores, por se constatar que as unidades

No caso das ICE, atribui-se um valor da Figura 2.3 para cada habitação (normalmente apar- tamentos T0, T1, T2, T3, T4 ou T5) e posteriormente aplicam-se os fatores de