• Nenhum resultado encontrado

SÃO JOÃO - CHAMADA GERAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SÃO JOÃO - CHAMADA GERAL"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Ano 1 - n

o 3 - 13.06.2010

“Quanto mais esquecido de si mesmo está quem escuta, tanto mais fundo se grava nele a coisa escutada.”

(Walter Benjamin - filósofo, sociólogo, tradutor, ensaísta e crítico literário)

Editorial

A comemoração de João se aproxima. É um momento crucial do ano, um dos adventos que comemoramos internamente, pois tem a ver com fortalecimento e a consciência do contador de histórias, de sua missão de vida conjugada com a missão da casa. Nela, estaremos juntos por várias horas, trabalhando o contador de histórias e a energia de João, ouvindo histórias e fazendo algumas tarefas. E claro que há surpresas preparadas pela Comissão de João, que já colocou mãos à obra.

E por falar em obra... Nossa sede está mais do que nunca virando realidade. Teremos literalmente um teto seguro sobre nossas cabeças, e ainda este ano estaremos nela, pois assim o decidimos. Nossa intenção com relação a isso está forte, e vai acontecer. No domingo 30 de maio aconteceu a reunião anual de planejamento da Casa, e a sede esteve como prioridade na discussão. Vamos precisar de todos e de cada um como heróis dessa história. O chamado já veio, e não dá para ignorá-lo...

Então, povo desta Casa, é fazer acontecer!

SÃO JOÃO - CHAMADA GERAL

São João, São João, acende a fogueira no meu coração!

Nossa comemoração de João está aí. Será em 26 e 27 de junho, no Ninho das Águias, em Campo Largo, que nos abriga todo ano para essa comemoração.

Lá nos reuniremos para começar as atividades às 15 horas do dia 26 e encerraremos a comemoração no dia 27, às 16 horas.

A celebração é exclusiva para voluntários da Casa, pois é quando juntamos todos para fortalecer nossa vontade, nossa intenção, voltados para a continuidade do processo que começou na Páscoa, com a morte e a ressurreição. Em João queimamos o que não precisamos mais, e aquecemos nosso coração para receber e aquecer nossas histórias e fortalecer nossa missão na Casa.

O custo por pessoa, incluindo hospedagem e alimentação, é de 70 reais, que podem ser pagos em duas vezes. Qualquer problema com relação ao custo ou à possibilidade de pagamento, é só conversar com nossa tesoureira Joyce. Sempre se dá um jeito. O importante é estarmos juntos neste momento.

Vamos organizar uma caravana junina. Então, precisamos saber quem vai, e quem pode ir de carro. Precisamos fechar a lista de quem vai até dia 16 de junho de manhã, para providenciarmos o necessário. A confirmação da presença – ou ausência – deve ser enviada à Lídia, que está

(2)

Ano 1 - n

o 3 - 13.06.2010

INVENTE UM NOME - FINALISTAS

Lá se vão três edições e meia... e nosso boletim lemniscático continua sem nome. Mas pelo menos já temos quatro finalistas:

A PALAVRA DO HERÓI - CONTATO DO HERÓI - NAVEGANDO COM A CASA - TE CONTEI

Gostou de algum deles? Então mande seu voto até o dia 30 deste mês e concorra a um livro de histórias, embrulhado numa meia velha cheia de balas jujuba. A meia é velha, mas é limpinha. E tem muita história pra contar... O endereço para votar é janschoenfelder@yahoo.com.br

A CASA EM AÇÃO

Nossa sede sai do papel para começar a fazer história

Cimento, telha, tijolo, massa corrida... Chegou a hora de botar mãos à obra, literalmente, para enfim inaugurarmos a nossa tão sonhada sede. E isso está sendo possível graças à generosidade de uma pessoa que conheceu e confia no trabalho da Casa: Monica Rosales, contadora e formadora de contadores de histórias, que dirige uma instituição voltada para a terceira idade, chamada Associação São Joaquim, em São Paulo.

Monica doou os R$ 7.000,00 necessários para consertar o telhado e iniciar a reforma do nosso prédio. Doações como essa são uma reafirmação de que estamos no caminho certo e justo. Os aliados estão chegando. E cabe a nós ouvi-los, recebê-los de coração e cumprir as tarefas que eles nos propõem. Agora, nosso trabalho deve continuar, correspondendo a essa generosidade.

Núcleos se reorganizam e viram Setores

Dia 29 de maio a diretoria da Casa se reuniu para planejar os passos da organização até maio de 2011. Maísa Guapyassú resume nossa situação atual com estas palavras: “Está tudo planejado! Falta fazer acontecer!” E, para fazer acontecer, estão ocorrendo algumas mudanças na maneira como a Casa está estruturada:

Capacidades sociais

O Núcleo de Ação Social e o Núcleo de Gestão de Pessoas se fundiram e viraram Setor de Capacidades sociais. As tarefas são muitas e alguns voluntários já estão sendo convocados para colaborar.

Relacionamento Social

O Núcleo de Comunicação e Núcleo de Apoio também se juntaram e o nome ainda não foi definido – possivelmente Relacionamento Social. O setor precisa igualmente somar novos talentos para cumprir suas tarefas. Um exemplo é a necessidade de formarmos uma comissão para cuidar da vitrine e porta de entrada da Casa na Internet: nosso site.

(3)

Ano 1 - n

o 3 - 13.06.2010

Pesquisa

A coordenação do Setor de Pesquisa passa às mãos, cérebro e coração da Adriana Nogueira, que já está reunindo a equipe para se organizar e atender às cada vez maiores demandas.

nogueiraadriane@yahoo.com.br

Financeiro

E o Núcleo Financeiro, agora Setor, está acelerando para colocar em dia, antes de São João, todas as necessidades administrativo-financeiras da Casa.

QUIZZ - COMPRANDO UMA IDÉIA

Você sabe que a Casa é uma Associação? Como será que uma associação como a nossa se mantém no físico? Qual o suporte financeiro que mantém as coisas funcionando? Marque as opções que você acha que acontecem, numerando-as em função da importância da participação desses itens: ( ) Com a arrecadação dos cursos

( ) Com a mensalidade dos associados

( ) Com a venda de produtos (pim, chapéus, camisetas...) ( ) Doações de pessoas de fora

( ) Doações de empresas ( ) Verba pública

( ) Eventos contratados

FAZENDO E ACONTECENDO

Amor se faz com...

Teve casa cheia no espetáculo “Amor se faz com histórias”, levado pela Cia Palavra Viajante para celebrar o Dia dos Namorados. Martha, Cris, Adriane Mara, Joyce e Simone encantaram o público com histórias recheadas com uma boa dose de paixão e romantismo, aliados a uma generosa pitada de erotismo. Fernando e Julio formaram mais uma vez a aplaudidíssima dupla cancioneira Up & Down, tendo como convidado especial o diretor do espetáculo, José Mauro – alguém aí sabia que o Mauro cantava?

O evento teve também um cardápio especial preparado pelo chef Jan, com direito a comida étnica oriental.

Nos bastidores, Moramay, Camila Barp (fotos), Lydia, Aurea, Dani Martins e o Beto (filmagem) puseram mãos e corações à obra, trabalhando no apoio técnico.

Com essa apresentação, a Cia dá mais um passo para se manter como grupo autossustentável, ao mesmo tempo em que divulga o trabalho realizado pela Casa na ação social.

Na foto, Julio como um dos Três Amigos, cantando o Tango do Covil, do Chico Buarque.

Agenda

(4)

Ano 1 - n

o 3 - 13.06.2010

INSTITUIÇÕES – NOSSOS PARCEIROS

Asilo Santa Clara

Bailes, passeios, festas, aniversários, Páscoa, Dia das mães e, claro, contação de histórias, fazem parte do dia-a-dia das 26 idosas que residem na Associação de Beneficência ao Idoso Desamparado “Asilo Santa Clara”. O asilo foi fundado em 1953 e atendia inicialmente crianças e idosos de ambos os sexos, mas com o passar do tempo passou a acolher apenas jovens senhorinhas com mais de 60 anos de idade. Segundo a assessoria de imprensa da entidade, lá elas dispõem de qualidade de vida que não encontram em outro lugar, com tratamento médico, odontológico, psicológico, psiquiátrico, enfermagem, nutrição, farmácia...

A instituição se mantém com pagamentos feitos por familiares ou com o próprio benefício das moradoras, quando elas possuem renda. Outra fonte de recursos provém da colaboração de pessoas da comunidade que fornecem alimentos, roupas e materiais de limpeza.

Uma vez por semana, as contadoras Rute e Samira estão lá, levando para o alimento sagrado que vem da alma: nossas histórias maravilhosas. (Foto: divulgação)

DICA DE LEITURA

Os Contos de Fadas - Rudolf Steiner - Ed. Antroposófica

Os contos de fadas são, segundo Rudolf Steiner, um tesouro espiritual da humanidade, saciando a 'fome interior' como um verdadeiro alimento da alma, pois seus reis, princesas, anões e gigantes correspondem a profundas realidades internas de todo ser humano.

“O livro fala do tesouro espiritual que são os contos de fadas para o mundo e das vivências primeiras da existência humana. Este livro é muito importante para nossa formação, já que uma das nossas bases filosóficas é a antroposofia”, afirma

Martha Cunha.

COM A PALAVRA, O CONTADOR

Minha dica é o filme Alice no País das Maravilhas, em 3D. É um filme que todo contador de histórias deveria assistir. Está passando no Palladium e deve sair de cartaz nos próximos dias. Corra para ver. (Iracema)

DATAS QUE VALE A PENA LEMBRAR

13/06 Nasce Fernando Pessoa - 1888 21/06 Solstício de inverno às 8h28 21/06 Nasce Machado de Assis - 1839 27/06 Nasce João Guimarães Rosa - 1908 28/06 São Pedro e São Paulo

(5)

Ano 1 - n

o 3 - 13.06.2010

ANIVERSARIANTES

Completam mais um ciclo de vida os contadores Ana Paula Ferreira Gomes (18/06), Ana Carolina Araujo dos Santos Schlotag (21/06), Odair Sanches (02/07), Daniele Borges (08/07) e Claudete Aparecida Araújo Loureiro (12/07).

FIM

∞ é um órgão de divulgação para os voluntários da Casa do Contador de Histórias e sai todo dia 13 do mês, que é um número que nos acompanha desde a fundação da Casa, em 13 de dezembro de 2004.

Organização: Jan Gerd Schoenfelder, Lidia Hanke, Sandra Guapyassú e Maísa Guapyassú. Convidada especial desta edição: Susanne Pappier. Envio de matérias, sugestões, críticas e classificados:

Referências

Documentos relacionados

O Museu Digital dos Ex-votos, projeto acadêmico que objetiva apresentar os ex- votos do Brasil, não terá, evidentemente, a mesma dinâmica da sala de milagres, mas em

nhece a pretensão de Aristóteles de que haja uma ligação direta entre o dictum de omni et nullo e a validade dos silogismos perfeitos, mas a julga improcedente. Um dos

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

Completado este horário (09h do dia 24 de fevereiro), a organização encerra os revezamentos e fecha a área de troca, não sendo mais permitida a entrada de nenhum atleta

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Como já afirmei, esta pesquisa tentou compreender o olhar das crianças negras sobre sua realidade e suas relações no ambiente escolar. Através deste olhar, na simplicidade das vozes

*-XXXX-(sobrenome) *-XXXX-MARTINEZ Sobrenome feito por qualquer sucursal a que se tenha acesso.. Uma reserva cancelada ainda possuirá os dados do cliente, porém, não terá