• Nenhum resultado encontrado

O USO DA CAMUFLAGEM PARA PACIENTES COM VITILIGO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O USO DA CAMUFLAGEM PARA PACIENTES COM VITILIGO"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

O USO DA CAMUFLAGEM PARA PACIENTES COM VITILIGO

Stephanie Karen Santos Souza1, Silvia Patrícia de Oliveira2

1 Acadêmico do curso de Tecnologia em Estética e Imagem Pessoal da Universidade Tuiuti do Paraná (Curitiba, PR);

2 Fisioterapeuta especialista em dermato funcional, Professora Orientadora Ajunto da Universidade Tuiuti do Paraná. (Curitiba, PR)

Endereço para correspondência: Stephanie Karen Santos Souza, kss.stephanie@gmail.com

RESUMO: O vitiligo é uma doença que causa manchas acrômicas ou hipocrômicas, pela ausência de melanina. Os tratamentos existentes podem levar muito tempo para dar resultado, causando grande impacto psicossocial por ser desfigurante. Quando a pele é afetada por doenças ou simplesmente por defeitos causados por variáveis externas, todo o corpo assim como a auto estima destas pessoas tende a ser prejudicados. A camuflagem proporciona um tratamento imediato e temporário, ocultando as manchas. Com isso mostra uma melhora significativa na qualidade de vida desses indivíduos. O objetivo desse trabalho é mostrar a importância da camuflagem, proporcionando beneficio na aparência do paciente, aumentando também sua auto estima e confiança, já que a descoloração da mancha deixa de ser o foco.

Palavras-chave: Vitiligo, Camuflagem, Auto estima

ABSTRACT: Vitiligo is a disease that causes achromatic spots and hypochromic, by the absence of melanin. The existing treatments can take a long time to show results, causing great psychosocial impact to be disfiguring. When the skin is affected by disease or simply for defects caused by external variables, the whole body as well as the self-esteem of these people tend to be prejudiced. Camouflage provides an immediate and temporary treatment by hiding stains. With this shows a significant improvement in quality of life of these individuals. The objective of this study is to show the importance of camouflage, providing benefit in the patient's appearance, while increasing their self-esteem and confidence, as the discoloration of the stain is no longer the focus.

Keywords: Vitiligo, Camouflage, self esteem

(2)

INTRODUÇÃO

Vitiligo é uma dermatose que tem como características manchas acrômicas e hipocrômicas. Doença de origem desconhecida que causa despigmentação na pele. Não há cura conhecida e os vários tipos de tratamentos podem ser inconsistentes. Alem de causar prejuízos estéticos, pode provocar distúrbios psicossociais de grande importância já que o tratamento não é imediato, e pode levar algumas semanas ou meses (HSU, 2008; AZULAY, 2008).

Pessoas que apresentam lesões visíveis na pele sofrem rejeição e tem a imagem alterada, o que antes era visto como belo e saudável, passa a ser imperfeito e contagioso (LUDWING et al, 2007).

Por ser considerado um tratamento demorado e frustrante, tanto para o paciente quanto para o médico, a camuflagem entra como opção para o individuo que possui o vitiligo e deseja obter um recurso com resultado imediato. (BELLET e PROSE, 2005). Para diminuir o sofrimento dos pacientes que apresentam lesões deformantes adquiridas ou congênitas, a camuflagem cosmética permite uma melhora na aparência da lesão, já que na maioria das vezes os tratamentos clínicos ou cirúrgicos não estão acessíveis (PARADA e TEIXEIRA, 2010).

O objetivo desse trabalho é mostrar a importância da camuflagem, proporcionando a melhora na aparência do paciente, aumentando também sua auto estima e confiança, já que a descoloração da mancha deixa de ser o foco.

Vitiligo

É uma doença benigna que tem como característica manchas brancas. O vitiligo ocorre pelo avanço da destruição dos melanócitos, que resulta na diminuição da formação de melanina, causando sua diminuição e inexistência (SOUZA FILHO et al, 2005; PERNAS, 2014). No inicio surgem às manchas hipocrômicas, que são aquelas que apresentam uma quantidade menor de pigmento, sendo um pouco mais clara que o tom da pele. Em seguida as manchas passam a ser acrômicas que é onde ocorre à falta de melanina e a coloração passa a ser branca. A doença afeta qualquer pessoa independente de sexo, idade ou raça. As manchas na maioria das vezes se iniciam na face, região periorbitária, pescoço, punhos, dorso das mãos axilas, perna e genitália. Sua causa é desconhecida, algumas hipóteses sobre a causa do vitiligo são

(3)

genética, auto-imune e neural. A situação da doença pode permanecer parada por anos, regredir ou progredir (SAMPAIO, 1984; SCHWARTZ et al, 2009).

O vitiligo é uma das dermatoses mais intrigantes existentes. Não é uma doença que leva a incapacidade funcional, mas causa grande impacto psicossociocultural, pois influência negativamente na auto estima do indivíduo, por ser desfigurante (SILVA et al, 2006).

Quando a pele é afetada por doenças ou simplesmente por defeitos causados por variáveis externas, todo o corpo assim como a auto estima dessas pessoas tende a ser prejudicados. É através da pele que irão ser determinados fatores importantes como a aparência que acaba estabelecendo as características mais visíveis de cada indivíduo. (PRISTA et al, 1992). A grande preocupação em como se apresentar para a sociedade, leva a uma busca insistente pela aceitação (STEINER 2010).

O transtorno relacionado a preocupações com a aparência, mais conhecido como TDC (Transtorno Dismórfico Corporal), esta relacionada à mudança de comportamento como: olhar fixamente no espelho, comparar-se com outras pessoas, pedir comprovação sobre o defeito, tentativa de camuflar com maquiagem, roupas e gestos, tentando passar uma boa imagem. (MORIYAMA e AMARAL, 2007)

Camuflagem

A definição de camuflagem na pele tem como significado "ocultação por alguns meios que altere ou obscurece a aparência". Essa definição surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, quando os cirurgiões plásticos associados com a British Royal Air Force (RAF) começaram a procurar produtos da cor da pele que fossem resistentes, para ajudar a camuflar cicatrizes de queimaduras. Então decidiram criar um grupo de apoio ao paciente, o “clube cobaia”, onde os membros desse grupo foram os primeiros a testar os cremes elaborados pelo químico Thomas Blake. (KALIYADAN e KUMAR, 2012).

A camuflagem é um método que utiliza maquiagem para ocultar lesões cutâneas. Os produtos deixam a pele com aspecto opaco e são a prova d’água, permitindo uma boa cobertura. Podem ser em creme, líquidos e pós, que, quando aplicado de maneira correta, disfarçam imediatamente as deformidades visíveis. Além disso, os produtos estão disponíveis em varias tonalidades, a fim de atender a todos os tons de pele e todas as lesões (LEVY e EMER, 2012).

(4)

Quadro 1: Formulações e indicações da maquiagem.

Fonte: PARADA e TEIXEIRA, 2010.

O uso de cosméticos para camuflagem é o mesmo que a arte da ilusão, pois o objetivo principal é ressaltar a beleza, no entanto quando aparecem defeitos na pele e estes necessitam ser corrigidos, forma-se a ilusão de perfeição (DRAELOS, 1991)

Para Ekwegh (2011) a camuflagem é mais indicada para mulheres, que merecem uma atenção especial, por apresentar maior chance de sofrer transtornos psicológicos. Já o uso da camuflagem para os homens e crianças necessita de cuidados especiais. O objetivo da camuflagem é esconder as lesões, mas ao mesmo tempo precisa deixar um aspecto natural. Para os homens é mais difícil se adaptar com o uso da maquiagem, pelo fato da maioria dos produtos comercializados atenderem ao publico feminino. A pele masculina além de apresentar barba é mais espessa. Na pele de uma criança o foco é camuflar e ao mesmo tempo de manter a aparência infantil. Para a aplicação de maquiagem em crianças com menos de 9 anos é necessário a ajuda dos pais ou responsável. A quantidade de maquiagem aplicada na pele de uma criança deve ser indicada por um profissional (ANTONIOU e STEFANAKI, 2006).

Segundo Parada e Teixeira (2010) o tipo de maquiagem usada para camuflagem deve ser, com efeito, “matte” ou “semi-matte”. Esses produtos encontram-se em diferentes formulações, podendo ser: oleosa, aquosa, livre de óleo e livre de água.

4 Oleosa Formulação emáguae emóleo.Aáguaé afasedispersae o óleo éa fase

contínua. Após a aplicação eles se misturam no sebo, a água evapora e o pigmento fica na parte oleosa da pele. Indicada para pele seca.

Aquosa Formulação onde á maior quantidade de água e pouca quantidade de óleo. Indicada para pele normal a seca.

Livre de óleo Formulação onde o óleo é substituído por derivados do silicone, como dimeticone ou ciclometicone. Indicado para pele oleosa.

Livre de Água

Não possui água na formulação. São as mais indicadas para a camuflagem, por ser mais espessas, mais oclusivas e proporcionam melhor cobertura. Formando um creme que incorpora grande quantidade de pigmento.

(5)

Quadro 2: Marcas de maquiagem dermatológica.

Fonte: LEVY e EMER, 2012.

Pancake também é uma boa opção para quem tem esse tipo de lesão, pois o seu efeito seco controla a oleosidade e garante uma boa cobertura a pele (MOLINOS, 2010).

Para Levy e Emer (2012) selecionar a maquiagem que será utilizada na camuflagem é necessário fazer uma avaliação e escolher os produtos de acordo com o tipo de pele do paciente. Os melhores cosméticos são impermeável, fácil de aplicar, acessível, de longa duração e que deixe a aparência com aspecto natural. Há varias marcas e formulações disponíveis, cada linha oferece produtos exclusivos.

Segundo CEZIMBRA (2005) para receber a maquiagem a pele precisa estar limpa, tonificada e hidratada, independente do tipo de pele. Isso evita que a maquiagem fique com a aparência envelhecida, com excesso de brilho e ira durar mais tempo.

5 CoverFX Para todos os tipos de pele; livre de óleo; não comedogênico; disponível em

mais de 30 tons; resistência à água.

Dermablend Alta cobertura. Disponível em mais de 10 tons; Textura leve, não comedogênico, resistente a água. A cobertura total para falhas de pele moderada a grave.

Dermacolor Hipoalergênico; não comedogênico; à prova de manchas; hidratação; disponível em mais de 15 tons.

Covermark A cobertura total para falhas graves de pele ou descoloração; cobertura opaca; à prova d'água; seguro para a pele sensível; disponível em mais de 30 tons.

Exuviance Creme aveludado adequado para todos os tipos de pele, incluindo: pele que necessita de cobertura extra; a prova d’água.

Laura Mercier Secret camouflage

Elevado nível de pigmento para cobertura total; não comedogênico; a prova d’água.

(6)

Quadro 3: preparação da pele.

Fonte: CEZIMBRA, 2005.

É necessário lembrar ao paciente que o uso da maquiagem para camuflar não é um tratamento, e sim um complemento que será utilizado até que os recursos tradicionais comecem a ter seus resultados (KALIYADAN e KUMAR, 2012).

METODOLOGIA

Foi realizada uma pesquisa bibliográfica com publicações entre os anos de 1984 a 2014, por meio de livros e site como Google Scholar, PubMed e Scielo. As palavras usadas nessa pesquisa foram: camuflagem cosmética, maquiagem, vitiligo, melanócitos, manchas acrômicas e hipocrômicas, dermatologia, transtornos psicológicos no vitiligo, qualidade de vida e auto estima.

DISCUSSÃO

O Vitiligo pode ser associado com a desaprovação da imagem. Doenças de pele como vitiligo são na maioria das vezes visíveis para a sociedade, por

6 Higienização Deve ser feita para ter uma boa oxigenação da pele, remover impurezas e

células mortas. Os produtos para limpeza podem ser encontrados em varias formas; líquidas, cremes, loção, leite ou gel.

Tonico Tem como principal função limpar e evitar a obstrução dos poros, promovendo a renovação celular, além regular o pH deixando a pele pronta para receber o hidratante.

Hidratação É uma etapa muito importante, pois mantém o equilíbrio hídrico da pele, com isso a maquiagem dura por mais tempo. Sua aplicação é com movimentos leves. Devem ser escolhidos de acordo com o tipo de pele.

Base Pode ser liquida ou cremosa, indicada para uniformizar a tonalidade da pele, deixando a com um aspecto bem tratada, sendo indicado para disfarçar imperfeições, entretanto é necessário ser opaca.

Corretivo Ajuda a disfarçar as imperfeições, aplicação deve ser feita de forma suave para ter o resultado desejado.

(7)

isso pode provocar conseqüências psicossociais significativas e psicologicamente traumáticas. (KALIYADAN e KUMAR, 2012)

Para Levy e Emer (2012) é importante considerar terapias que ofereçam resultados imediatos, como camuflagem cosmética. Pois após a aplicação da maquiagem, ocorre um resultado instantâneo deixando o paciente satisfeito. Proporcionando um benefício emocional significativo.

Segundo Bellet e Prose (2005) a camuflagem pode ser vantajosa se todas as terapias falharem ou se o paciente escolher não fazer nenhum tipo de tratamento, especialmente na face, cabeça e pescoço. O efeito do uso da camuflagem resulta na melhora da qualidade de vida dessas pessoas, em conseqüência ao sentimento de “constrangimento e vergonha”.

Os tratamentos para o vitiligo são muitas vezes decepcionantes, e o paciente sente-se rejeitado pela sociedade, pois o resultado pode demorar meses ou anos, ate ocorrer a repigmantação. A camuflagem no vitiligo apresenta um resultado imediato, disfarçando as manchas. Pode ser utilizada diariamente ou em ocasiões especiais. Proporcionando confiança ao paciente, que pode desfrutar das atividades sociais sem se preocupar com a aparência. Com isso ocorre o aumento da auto estima, melhora na qualidade de vida e bom relacionamento com família e amigos. (SARVESWARI, 2010).

Segundo EKWEGH (2011) a técnica de camuflagem para pacientes com vitiligo tem uma melhorar significativamente no índice de qualidade de vida e auto estima, evitando privação social e estigma. Já que as pessoas sentem se esperançosas, pois deixam de ser observados e podem viver normalmente entre a sociedade.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O vitiligo é uma doença que pode causar disfunções na auto estima, distúrbios psicológicos, emocional e social, para seus pacientes e familiares. Pessoas com vitiligo desejam um resultado rápido, mas os tratamentos podem levar meses, anos ou ainda pode não ter o resultado esperado, causando insatisfação e decepção.

Com base nesse estudo analisou-se através de referências bibliográficas, que o uso da camuflagem cosmética em pacientes com vitiligo fornece um benefício emocional significativo.

(8)

A camuflagem se aplicada corretamente, com a escolha certa dos produtos e avaliando o tipo de pele, proporcionará um tratamento imediato e satisfatório, que irá ocultar as manchas existentes e assim o individuo se sentira seguro e confiante para viver entre a sociedade, sem se preocupar com o julgamento das pessoas. O que resultara na melhora da qualidade de vida e aumento da auto estima.

(9)

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

ANTONIOU C, STEFANAKI C. camuflagem cosmética. J Cosmet Dermatol. 2006; 5:. 297-301.

AZULAY, Rubem David. Dermatologia. 5. ed., rev. e atual. Rio de Janeiro: Gu anabara Koogan, 2011.

BELLET, Jane S. PROSE, Neil S. Vitiligo em crianças: uma revisão de classificação, hipóteses sobre patogênese e tratamento. Anais Brasileiros de

Dermatologia, Carolina do Norte, v. 80, n.6, p.631-636, Set. 2005.

CEZIMBRA, Marcia. Maquiagem, Técnicas Básicas, Serviços Profissionais

e Mercado de Trabalho. 1. ed. São Paulo: Senac, 2005.

DRAELOS ZK. Cosméticos em dermatologia, Porto Alegre: Artes Médicas, 1991: 158-59.

EKWEGH, U. A contribuição da camuflagem da pele voluntária na gestão de vitiligo. Lista journal, BMJ Relatos de Casos, 2011.

HSU, Sylvia. Camuflar vitiligo com dihidroxiacetona. Dermatology Online

Journal,UC Davis, 2008. Disponível

em:<http://escholarship.org/uc/item/07m8f8nx>. Acesso em 3 set. 2015

KALIYADAN F, KUMAR A. Camouflage para pacientes com vitiligo indiano J

Dermatol Venereol Leprol. 78; 8-15. 2012

LEVY LL, EMER JJ. Benefício emocional de correção estética no tratamento de doenças da pele facial: experiência pessoal e revisão. Lista journal, Clin

Invest Cosmet Dermatol. 5: 173-182. 2012.

LUDWIG, Martha Wallig Brusius et al. Aspectos psicológicos em dermatologia: avaliação de índices de ansiedade, depressão, estresse e qualidade de vida. Psic, São Paulo, v. 7, n. 2, dez. 2006.

MOLINOS, Duda. Maquiagem. 11. ed. São Paulo: Senac São Paulo, 2010. MORYAMA, Josy de Souza, AMARAL, Vera Lúcia Adami Raposo do. Transtorno dismórfico corporal sob a perspectiva da análise do comportamento

Rev. Bras. de Ter. Comp. Cogn, Vol. IX nº 1, 11-25, 2007.

NOGUEIRA, Lucas SC; ZANCANARO, Pedro CQ; AZAMBUJA, Roberto D. Vitiligo e Emoções. An. Bras. Dermatol, Rio de Janeiro, v. 84, n. 1, p. 41-45, fevereiro de 2009.

PARADA, MeireOdete AméricoBrasil;TEIXEIRA, Solange Pistori. Maquiagem

ecamuflagem.RBM. Revistabrasileirademedicina,v.65,p.33-37,2008.

(10)

PERNAS GONZALEZ, Abel. Factores pronósticos en el vitíligo. Rev Cubana

Invest Bioméd, Ciudad de la Habana, v. 33, n. 3, sept. 2014.

PRISTA, L. BAHIA, M. VILAR, E. Dermofarmacia e Cosmética. 1. ed. Maia: Grafica Maiadouro para Associação Nacional de Farmacias, 1992.

SAMPAIO, Sebastião A. P. Dermatologia Básica. 3. ed. São Paulo: Artes médicas, 1984.

SARVESWARI, K N. "CAMUFLAGEM COSMÉTICA no vitiligo." Indian Journal

of Dermatology 55,3 (2010). 211-214 PMC.

SCHWARTZ, Rodrigo; Sepulveda, Juan Enrique; QUINTANA, Teresa. Possível papel dos fatores psicológicos e ambientais na gênese da chilhood vitiligo. Rev. med. Chile, Santiago, v. 137, n. 1, p. 53-62, janeiro de 2009

SILVA, C. M. R.; GONTIJO, B.; PEREIRA, L. B.; RIBEIRO, G. B. Vitiligo na infância: características clínicas e epidemiológicas. Revista Anais Brasileiros

de Dermatologia, Universidade Federal de Minas Gerais, v. 82, n. 1, out. 2006.

Não paginado.

SOUZA FILHO, LGC et al. Estudo comparativo entre vitiligo, nevo Halo e lúpus eritematoso vitiligóide POR Meio de methods imunológicos, histológicos e imuno-histoquímicos. An Bras Dermatol, v. 80, n. 2, p.143-8, 2005.

STEINER, Denise. Beleza sem mistério. São Paulo: M. Books do Brasil editora. 2010.

(11)

Referências

Documentos relacionados

Diante do exposto, pode ser observado que a estabilidade química de poliésteres em sistemas de liberação em sua forma micro e nanoestruturada foi investigada e que

A presente revisão bibliográfica abordará polímeros molecularmente impressos, onde aprofundamos os processos de obtenção desses materiais através dos métodos de

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Na sua qualidade de instituição responsável pela organização do processo de seleção, o Secretariado-Geral do Conselho garante que os dados pessoais são tratados nos termos do

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Principais mudanças na PNAB 2017  Estratégia Saúde da Família/Equipe de Atenção Básica  Agentes Comunitários de Saúde  Integração da AB e Vigilância 

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política