• Nenhum resultado encontrado

Planificação a longo prazo de ensino aprendizagem - Educação Visual - 8ºAno 2013/2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Planificação a longo prazo de ensino aprendizagem - Educação Visual - 8ºAno 2013/2014"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Unidade Competências Específicas Conteúdos Propostas de trabalho/Resultados pretendidos Avaliação Tempo (45min) 0. Apresentação - Aproximar o relacionamento professor/alunos. - Estimular o cumprimento de normas. - Conhecer os objetivos da disciplina. - Objetivos da disciplina. - Regras na sala de aula. - Critérios de avaliação.

- Diálogo com os alunos sobre os objetivos e critérios

de avaliação na disciplina de Educação Visual. - A avaliação será contínua baseada na intervenção dos alunos durante as actividades de aprendizagem e no desenvolvimento dos trabalhos realizados quer individualmente quer em grupo. -Interpreta, articula, organiza e executa. -Aplica metodologias e técnicas. -Mobiliza conhecimentos - Demonstra capacidades de inovação. (criatividade) - Demonstra capacidade de observação. 1 Aula (1º Período) 1. Diagnóstica - Diagnosticar os conhecimentos adquiridos no ano anterior. - Dominar tipologias de representação bi e tridimensional. - Teste diagnóstico.

- Capa para guardar os trabalhos.

3 Aulas (1º Período) 2. Representação Contorno do rosto. - Relacionar elementos de organização e de suporte da forma. - Explorar e desenvolver tipologias de estruturas. - Distinguir e caracterizar a expressão do movimento (movimento implícito; repetição de formas: translação, rotação, rebatimento; expressão estática e dinâmica). - Perceber a noção de composição em diferentes produções plásticas (proporção, configuração, composição formal, campo retangular, peso visual das formas: situação, dimensão, cor, textura, movimento).

- Identificar e analisar os elementos visuais (pontos, linhas e superfícies e texturas)

Observar e traçar as linhas de contorno exterior e linhas interiores principais.

Reconhecer a influência dos elementos definidores da forma (por ex. a luz/cor, a textura, a superfície, o volume, etc.) na perceção visual dos espaços, das formas e dos objetos.

- Observar e marcar o eixo de simetria do rosto humano.

Conhecer e identificar os diferentes tipos de simetria (central; axial; plana)

Diferenciar formas simétricas de formas assimétricas.

- Identificar e analisar elementos formais em diferentes produções plásticas.

Decompor um objeto simples, identificando os seus constituintes formais (forma, geometria, estrutura, materiais, etc.).

14 Aulas (1º Período)

(2)

- Distinguir elementos de organização na análise de composições bi e tridimensionais. - Identificar e analisar elementos formais em diferentes produções plásticas. - Decompor um objeto simples, identificando os seus constituintes formais.

- Desenvolver ações orientadas para a representação bidimensional da forma, da dimensão e da posição dos objetos/imagem de acordo com as propriedades básicas do mundo visual decifradas através de elementos como ponto, linha e plano. Contorno, silhueta.

- Registo gráfico de interpretação e análise da forma. (Reconstrução de uma forma de uma imagem impressa).

(3)

3. Representação. Espaço/ Profundidade. - Conhecer elementos de expressão e de composição da forma. - Dominar tipologias de representação bi e tridimensional. - Explorar a textura, identificando-a em espaços ou produtos. - Reconhecer e representar princípios formais de profundidade. - Reconhecer e representar princípios formais de simetria. - Desenvolver ações orientadas para a representação bidimensional da forma, da dimensão e da posição dos objetos/imagem de acordo com as propriedades básicas do mundo visual decifradas através de elementos como ponto, linha e plano. - Desenvolver capacidades de representação gráfica que reproduzem a complexidade morfológica e estrutural do objeto, decifrada através de elementos como volume e espaço.

- Desenvolver a noção de organização e composição. - Ter noção de volume e espaço. Proporcionar o conhecimento das formas bi e tridimensionais através da observação e representação de um espaço com recurso a noções de profundidade. O espaço deve ser produzido tendo por ponto de partida, no mínimo, 2 imagens adquiridas pelo recurso a recortes e colagens.

- A noção de profundidade foi dada pela junção de várias folhas A5 que se juntam formando a

continuação do espaço das folhas laterais. Para que a profundidade exista deve-se recorrer ao uso da perspetiva e volume.

- Capacidade de representação da forma tendo como recurso vários planos.

8 Aulas (1º Período)

(4)

4. Projeto Módulo/ Padrão - Relacionar elementos de organização e de suporte da forma - Reconhecer o papel da análise e da interpretação no desenvolvimento do projeto. - Explorar e desenvolver tipologias de estruturas (maciças, moduladas, em concha, naturais, construídas pelo homem, malhas, módulo, padrão.) - Desenvolver ações orientadas para a análise e interpretação do projeto.

- Identificar perspetivas e critérios que influenciam o problema em análise.

- Espera-se que alcancem noções de estruturas produzidas pelo homem como o módulo, padrão e friso em superfície.

- Compreensão da transformação da superfície para volume como um elemento tridimensional.

- Capacidade de produzir composições bi e tridimensionais.

- O aluno deve passar por três atividades distintas. Na primeira com recurso à criação, através de uma grelha isométrica fornecida pelo docente, uma composição em módulos, ou seja, criando uma repetição de uma figura regular simples (triângulo) com a disposição de friso.

Na segunda atividade devem criar uma estrutura criativa no verso da folha branca sem noção da estrutura delimitadora das arestas da pirâmide. Pretende-se que percebam a diferença entre a bi e tridimensional.

Na terceira atividade o aluno deve fazer uma construção criativa recorrendo à utilização de um jogo de construção de caracter modular, pré existente (K’nex).

18 Aulas (2º Período)

(5)

5. Técnica Sombrinha - Compreender conceitos teórico-científicos do fenómeno luz-cor. - Reconhecer a importância da luz-cor na perceção do meio envolvente. - Distinguir caraterísticas e diferenças entre a síntese aditiva e a síntese subtrativa. - Dominar a aquisição de conhecimento sincrónico e diacrónico. - Analisar o fenómeno de decomposição da cor, através do prisma de Newton. - Interpretar e distinguir contributos de teóricos da luz-cor. - Identificar a influência dos elementos luz-cor na perceção visual dos espaços. - Investigar a influência da luz-cor no comportamento humano. - Explorar propriedades e qualidades da luz-cor, em diversos suportes e contextos. - Manipular a síntese aditiva e síntese subtrativa. - Aplicar contrastes de luz-cor em produções plásticas. - Desenvolver ações orientadas para o estudo da evolução histórico-temporal, identificando as relações existentes entre fatores técnicos e científicos.

- Estudar e compreender características e

diferenças dos fenómenos da luz-cor num

determinando momento, não considerando a sua evolução temporal.

- Desenvolver soluções criativas.

- Desenvolver ações orientadas para a análise e interpretação do projeto.

- Identificar perspetivas e critérios que influenciam o problema em análise.

- Explorar texturas e identifica-las com o produto. - Reconhecer e representar princípios formais de simetria.

- Perceber a noção de composição em diferentes produções plásticas.

- Conhecer e compreender o fenómeno luz-cor. - Identificar a influência dos elementos luz-cor na perceção visual dos espaços, formas e objetos. - Explorar propriedades e qualidades da luz-cor em diversos suportes e contextos.

- Manipular a síntese aditiva e síntese subtrativa. Aplicar contrastes de luz-cor em produções plásticas. - Espera-se que o aluno projete um padrão capaz de (através da rotação) construir uma sombrinha. Aqui espera-se o uso do projeto, esboço de uma proposta para remeter à sombrinha. A proposta deve ter por base os padrões já realizados nas atividades anteriores.

A sombrinha deve ser “decorada” de forma a utilizar materiais reciclados. Pode-se recorrer a transparências, relevos através de colagens, recortes…, ou a simples contrastes entre cores.

4 Aulas (2º Período)

Referências

Documentos relacionados

- Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico3. Antes de

The present study showed that the passive exercise performed in bed was of low intensity and induced a low level of muscle work, not sufficient to cause significant changes in

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

Esta pesquisa discorre de uma situação pontual recorrente de um processo produtivo, onde se verifica as técnicas padronizadas e estudo dos indicadores em uma observação sistêmica

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

b) Bolsa parcial (50%)– (cinquenta por cento) concedida ao aluno cuja renda familiar per capita não exceda o valor de 03 (três) salários-mínimos. § 2º - As rendas

¾ Segundo nível • Terceiro nível – Quarto nível A FAMÍLIA PROFIBUS A FAMÍLIA PROFIBUS PROFIBUS-FMS PROFIBUS-FMS é a solução de propósito geral para comunicação de