• Nenhum resultado encontrado

11 maio // 5ªfeira. 16h30 OS CORREIOS E ENCOMENDAS: DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NOVOS SERVIÇOS E OTIMIZAÇÃO DA REDE POSTAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "11 maio // 5ªfeira. 16h30 OS CORREIOS E ENCOMENDAS: DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NOVOS SERVIÇOS E OTIMIZAÇÃO DA REDE POSTAL"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)
(2)

13h30 REGISTO DOS PARTICIPANTES

14h00 SESSÃO DE ABERTURA

Presidente do XXV Fórum AICEP

• Guilherme Campos Júnior | Presidente da ECT - Correios do Brasil Presidente da Direção da AICEP

• João Caboz Santana | CTT - Correios de Portugal Embaixador da República de Angola

• Nelson M. Cosme | Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário

14h45 LANÇAMENTO DE CARIMBO COMEMORATIVO DO XXV FÓRUM

AICEP DAS COMUNICAÇÕES LUSÓFONAS

15h00 O DIGITAL: DIMENSÕES, BENEFÍCIOS, OPORTUNIDADES E RISCOS

Key Note Speaker:

• Heitor Martins | Senior Partner da McKinsey & Company e Líder da McKinsey Digital na América Latina

16h15 FOTOGRAFIA DE GRUPO

16h20 INTERVALO

16h30 OS CORREIOS E ENCOMENDAS: DESAFIOS E OPORTUNIDADES

DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL | NOVOS SERVIÇOS E OTIMIZAÇÃO

DA REDE POSTAL

Key Note Speaker:

• Diogo Nuno Santos | Associate Partner de Consultoria de Strategy & Operations da Deloitte

18h00 FIM DO PAINEL

19h30 JANTAR

Moderador do Fórum:

• Carlos Fino | Jornalista, Comunicador, ex-Correspondente Internacional da RTP e anterior Conselheiro de Imprensa da Embaixada de Portugal no Brasil

(3)

08h30 DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

NOS SETORES DE TELECOMUNICAÇÕES, CONTEÚDOS E MEDIA

Key Note Speaker:

• Alcino Lavrador | Presidente Executivo da Altice Labs

10h00 INTERVALO

10h30 ESTADO E TENDÊNCIAS DAS COMUNICAÇÕES LUSÓFONAS

Oradores:

• António Saize | Administrador-Delegado da Moçambique Celular • Daniel David | PCA do grupo SOICO de Moçambique

• Fátima Oliveira | Chefe Funcional da Área Jurídica de Telecomunicações da Direção de Serviços de Correios e Telecomunicações de Macau • João Confraria | Professor na Faculdade de Ciências Económicas e

Empresariais da Universidade Católica Portuguesa e Administrador da Autoridade Nacional de Comunicações de Portugal

• José Lopes Araújo | Diretor Institucional da RTP - Rádio e Televisão de Portugal • Júlia Ferreira | PCA dos Correios de Cabo Verde

• Manuel António | Coordenador da Comissão de Gestão Interina da Angola Telecom

• Vivalde Cunha Resende | Superintendente Executivo da Vice-Presidência Corporativa da ECT - Correios do Brasil

12h30 FIM DO PAINEL

12h30 CONCLUSÕES E SESSÃO DE ENCERRAMENTO

Presidente da Direção da AICEP

• João Caboz Santana | CTT - Correios de Portugal Presidente do XXV Fórum AICEP

• Guilherme Campos Júnior | Presidente da ECT - Correios do Brasil

13h00 ALMOÇO

(4)

moderador

Carlos Fino

Jornalista internacional e comunicador, nascido em Lisboa, em 1948, entre 1989 e 2004 foi Correspondente da RTP - Rádio e Televisão de Portugal em Moscovo, Bruxelas e Washington, tendo-se destacado como repórter de guerra e coberto diversos conflitos armados na ex-URSS, Afeganistão, Médio Oriente e Iraque. Foi o primeiro repórter do mundo a anunciar, com imagens ao vivo, o bombardea-mento de Bagdad pelas tropas norte-americanas na última Guerra do Golfo, em 2003, tendo ainda sido Conselheiro de Imprensa da Embaixada de Portugal em Brasília, entre 2004 e 2012, onde atualmente reside.

key note speakers

Alcino Lavrador

General Manager da Alice Labs, é licenciado em engenharia Eletrotécnica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da  Universidade de Coimbra em 1985. Começou a sua carreira nesse ano na PT Inovação, atualmente Alice Labs, como engenheiro de desenvolvimento de protocolos de rede e mais tarde de serviços de Rede Inteligente. Ocupou várias funções de gestão na empresa e liderou  importantes projetos em África e Brasil de suporte à internacionalização da Portugal Telecom e da PT Inovação, tendo sido nomeado Diretor Executivo da subsidiária no Brasil em Janeiro de 2003. Em Agosto de 2006 foi nomeado administrador executivo da PT Inovação até Março de 2008, altura em que assumiu a função de Presidente Executivo que exerce até ao presente. Ocupa funções em diversas entidades portuguesas relacionadas com inovação e TIC, nomeadamente: no Conselho Consultivo da ANI –Agência Nacional de Inovação; na Escola Doutoral da Universidade de Aveiro e é Vice-Presidente do Pólo de Competitividade nas TIC e Eletrónica – TICE, o cluster das TIC em Portugal.

Diogo Santos

Com mais de 15 anos de experiência em Consultoria de Gestão nas áreas de Estratégia e Operações, é Associate Partner da Deloitte, onde integra a equipa responsável pelo setor de Postal & Logistics. Ao longo da sua carreira tem assessorado organizações de grande e média dimensão na configuração e implementação de programas de transformação, atuando sobre as dimensões estratégica, organizacional e operacional. Lidera em Portugal a linha de serviço de Supply Chain, apoiando empresas de vários setores de atividade na otimização da estratégia e operação das suas cadeias de abastecimento. É licenciado em Engenharia e Gestão Industrial pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa.

(5)

Oradores

Heitor Martins

Licenciado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (Brasil), é detentor de um MBA pela Universidade de Michigan (EUA). Tem desempenhado o longo dos anos múltiplas funções de liderança na McKinsey, tendo sido Managing Partner do escritório em Buenos Aires (Argentina); membro do comité global responsável pelas eleições de sócios e é atualmente membro do comité responsável pelas eleições de sócios principais.

É atualmente Senior Partner da McKinsey & Company e Líder da McKinsey Digital na América Latina, sendo Responsável pelo desenvolvimento de soluções digitais e de processos de transformação digital em várias importantes instituições financeiras, bancárias e seguradoras, dando-lhes apoio e consultadoria em matérias que vão desde a estratégia e organização, até finanças empresariais, gestão pós-fusão e aconselhamento no pensamento estratégico e no uso da tecnologia para criar mudanças de negócio e novos modelos de negócio.

António Saize

Completou os estudos em Relações Internacionais e Diplomacia e estagiou na Suécia na Swedtel e Telia Academy em Gestão de Telecomunicações. Tendo iniciado a sua carreira no Ministério da Agricultura de Moçambique, no departamento de Documentação e Informação, entra mais tarde na TDM - Telecomunicações de Moçambique como Coordenador da Unidade de Marketing na Direção Comercial, tendo sido posteriormente nomeado Diretor Comercial, responsável pelo planeamento comercial, faturação e cobrança, controlo da dívida e serviço ao cliente. Em 2008 é nomeado Membro do Conselho de Administração da TDM, sendo responsável pelas áreas Marketing, Comercial, IT, Serviços Internacionais e Interconnect (interligação de Moçambique com os países vizinhos através de fibra óptica), tendo nessa qualidade representado a TDM no Consórcio WIOCC (onde foi responsável pela instalação, execução e manutenção do cabo submarino EASSY, na Teledata Moçambique e na TV Cabo Moçambique. É desde Dezembro de 2013 o Administrador-Delegado da mCel – Moçambique Celular.

Daniel David

Licenciado em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Politécnica de Moçambique, é sócio fundador do Grupo SOICO, Ltd - Sociedade Independente de Comunicação, único grupo de media em Moçambique que congrega dois canais de televisão - STV e STV Notícias; a estação de rádio SFM e o jornal diário “O País”. É Presidente do Conselho de Administração do Grupo DHD e do Grupo SOICO, bem como Presidente da CCMP - Câmara do Comercio Moçambique Portugal.

(6)

Fátima Oliveira

Licenciada em Direito pela Universidade Lusíada de Lisboa, exerceu funções de assessoria jurídica no Governo da Região Administrativa Especial de Macau; na Direcção dos Serviços de Finança; no Gabinete do Secretário para os Assuntos Sociais e Orçamento e na Direcção dos Serviços de Regulação de Telecomunicações (DSRT) até à recente fusão destes Serviços com a Direcção dos Serviços de Correios. É atualmente a Chefe funcional da Área Jurídica de Telecomunicações da Direcção dos Serviços de Correios e Telecomunicações de Macau (CTT).

João Confraria

Doutor em Economia pela Universidade Católica Portuguesa; Mestre em Economia pela Universidade Nova de Lisboa e Licenciado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa, é Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa e do Instituto de Estudos Políticos, lecionando Políticas Públicas, Regulação e Concorrência e Economia das Telecomunicações. É atualmente Vogal do Conselho de Administração da Autoridade Nacional de Comunicações, cargo que também desempenhou entre 1996-2002.

José Lopes Araújo

Quadro da RTP há 41 anos onde iniciou a sua carreira como jornalista e apresentador do Telejornal na RTP 1 do qual foi também Chefe de redação. Foi Diretor da RTP - Açores, da RTP Internacional, da RTP África e ainda Diretor de Produção da empresa durante cinco anos. É licenciado em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa, exerceu advocacia e foi Diretor dos Serviços Jurídicos da empresa. Atualmente é Diretor de Relações Institucionais e representa Portugal e a RTP junto da Eurovisão.Lecionou na licenciatura em Jornalismo na Universidade de Coimbra entre 1995 e 1998 e há 17 anos que rege a cadeira de Televisão na Licenciatura em Ciências da Comunicação da Universidade Católica Portuguesa.

(7)

Julia Ferreira,

Mestre em Economia pela Universidade Estatal de Donestsk (Ucrânia) e Pós-Graduada em Gestão Bancária pelo Instituto de Formação Bancaria (Lisboa/Portugal) foi Técnica Superior da Direção do Orçamento de Estado do Ministério das Finanças de Cabo Verde; Coordenadora do Programa de Apoio à Jovens Empresários do  Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Empresarial; Gerente da Caixa Económica de Cabo Verde e, até muito recentemente, Directora Comercial da referida Caixa Económica de Cabo Verde.

Desde o passado dia 16 de Janeiro é a Presidente do Concelho de Administração dos Correios de Cabo Verde.

Manuel António

Licenciado em Engenharia Informática e com um Pós-Graduação em Telecomunicações, tem um longo percurso profissional de mais de 20 anos na área das TIC´s e com experiências comprovadas em Angola e na República do México. Desempenhou anteriormente várias funções no Setor, designadamente as de Project Manager na Alcatel Lucent; de Consultor  de Telecomunicações na DGM Sistemas e de Director de Operações na INFRASAT. 

Foi durante vários anos Membro do Conselho da Administração da Angola Telecom e é atualmente o Coordenador da sua Comissão de Gestão Interina.

Vivalde Cunha Resende

Superintendente Executivo da Vice-Presidência Corporativa dos Correios, nasceu em 1967, Muriaé (MG). É Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UDF). É especialista em Tecnologia da Informação pela Universidade Estácio de Sá (RJ). Desde 1989 é empregado dos Correios tendo ocupado diversas posições gerenciais na área de tecnologia. Gerenciou projetos de ERP nas áreas de finanças e de negócios. Foi gestor dos departamentos de desenvolvimento de sistemas, de planejamento de TIC e da área de produção e redes. Antes de ingressar nos Correios fez carreira na iniciativa privada como Programador de Computador e Analista de Sistemas. Atuou também como Coordenador-Geral de Tecnologia da Informação no Ministério da Fazenda.

(8)

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

se installa primitiva- mente na mucosa conjunctival e desce depois para a fossa nasal guiando-se pelo canal do mesmo nome e os movimentos inspiratorios o le- vam ao pulmão, ou

Analisando-se os resultados, observou-se que, logo na primeira avaliação aos 8 dias de armazenamento, em ambiente refrigerado, o tratamento testemunha já

Para este estágio delineei como principais me- tas a integração e trabalho em equipa, o desenvolvimento do raciocínio clínico e a aquisição de autonomia na abordagem das

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

Os resultados são apresentados de acordo com as categorias que compõem cada um dos questionários utilizados para o estudo. Constatou-se que dos oito estudantes, seis

Para análise das características gerais e ocorrência de possíveis interações medicamentosas todos os pacientes internados durante o período de estudo, com prontuário