• Nenhum resultado encontrado

Objetivos e grupos de visitantes de uma excursão guiada

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Objetivos e grupos de visitantes de uma excursão guiada"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Objetivos e grupos

de visitantes de uma

excursão guiada

“A única meta da educação: o estilo. O importante não é a bagagem ou a instrução, mas as ferramentas que servem para captá-la”

Antoine de Saint-Exupéry

(2)

OBJETIVOS E GRUPOS DE VISITANTES

DE UMA EXCURSÃO GUIADA

Para alcançar bons resultados em qualquer trabalho, é necessário delinear objetivos claros. Ao planejar sua excursão, detenha-se na determinação de seus objetivos, e sempre que possível, identifique as expectativas e o interesse do grupo de visitantes que irá receber, analisando cuidadosamente como você poderá atender a essas expectativas.

1. OBJETIVOS DE UMA EXCURSÃO GUIADA

O que queremos alcançar com atividades educativas em excursões guiadas:

1.1. Incentivar as pessoas a conhecerem um ambiente natural 1.2. Despertar o interesse pelo convívio com a natureza 1.3. Promover a sensibilização para os detalhes da natureza 1.4. Ensinar conteúdos ambientais de forma vivenciada 1.5. Conhecer o desenvolvimento sustentável de um ecossistema 1.6. Promover mudanças de comportamento

1.7. Desenvolver valores éticos em relação à natureza 1.8. Conquistar simpatizantes para a causa ambiental

1.1. Incentivar as pessoas a conhecerem um ambiente natural

As proibições e restrições nos ambientes naturais podem intimidar os visitantes e fazer com que eles não se sintam bem-vindos. Para incentivá-los, é muito importante:

- recepcionar e dar atenção a todos os integrantes do grupo; - propiciar atividades vivenciais para jovens e adultos; - escolher espaços públicos acolhedores;

- dar informações e orientações claras.

1.2. Despertar o interesse pelo convívio com a natureza

De uma maneira geral, nosso comportamento é influenciado pelos meios de comunicação, as tendências da moda e o

Este Manual tem como objetivos:

• Transmitir valores

• Gerar alegria e interesse pelos ambientes naturais • Ampliar a consciência e a percepção pela vida • Transmitir conhecimentos

(3)

1.5. Conhecer o desenvolvimento sustentável de um ecossistema

Em geral, nossas ações tendem a ser irrefletidas e imedi-atistas no uso dos recursos naturais. A escassez de matéria-prima e a perda da biodiversidade constituem uma ameaça à nossa existência. Habitualmente, nossas intervenções não pressupõem um manejo adequado, que possa garantir o equilíbrio ambiental. Pensando nisso, sugerimos:

- apresentar o manejo dos ecossistemas como modelos de utilização sustentada dos recursos naturais, de acordo com a Agenda 21;

- promover o conhecimento do desenvolvimento sustentá-vel que se opera em um ecossistema.

1.6. Desenvolver valores éticos com a natureza

Muitas vezes, costumamos permanecer centrados em nós mesmos e em nossos próprios interesses. Para um grande número de pessoas, a natureza ainda tem um valor mera-mente utilitarista. É interessante aproveitar a oportunidade de uma excursão para:

- identificar e analisar a posição do ser humano na natureza; - mostrar a natureza como parte da criação;

- reconhecer a natureza pelo seu próprio valor.

1.7. Promover mudanças de comportamento

Em geral, refletimos pouco sobre os efeitos negativos do con-sumismo, as atividades de lazer sobre o ambiente em que vivemos e as conseqüências de tudo isso para as futuras gera-ções. Buscando uma mudança de comportamento, propomos: - despertar a responsabilidade e o compromisso pessoal

com o mundo em que vivemos, por meio de experiências concretas;

- incentivar a adoção de um estilo de vida que seja susten-tável para todos os seres;

- mostrar que cada um pode servir de exemplo na con-vivência com os demais seres da natureza.

consumismo. Tudo isso dificulta um relacionamento harmo-nioso com a natureza. As experiências vividas com os nos-sos sentidos são guardadas na memória, e isso é muito mais importante do que o volume de informações transmi-tidas aos visitantes. Por isso, é fundamental que uma excursão possibilite:

- vivenciar, usando todos os nossos sentidos, o ambiente físico, seus animais e plantas;

- desfrutar do ar puro, da tranqüilidade e da beleza da natureza;

- participar dos jogos coletivos e aprender com eles.

1.3. Promover a sensibilização para os detalhes da natureza

Muitas vezes, só conseguimos perceber a natureza por meio de estímulos fortes, como nos casos de catástrofes naturais. O que buscamos aqui é diferente:

- proporcionar o contato com detalhes sutis, como a deli-cadeza de uma pétala;

- fazer com que as pessoas percebam a grandiosidade da natureza;

- propiciar vivências que envolvam as fascinantes e comple-xas leis da natureza;

- mostrar que os processos naturais não necessitam da in-tervenção humana;

- evidenciar os efeitos da ação humana nos ecossistemas e suas conseqüências para todas as formas de vida, mos-trando sua fragilidade e dependência de fatores como

cli-ma, ar, água, solo.

1.4. Ensinar conteúdos ambientais de forma vivenciada

Na maioria das vezes, o ensino costuma ser teórico, distante da prática. Há excesso de informação e pouca compreensão. Este Manual pretende instrumentalizar os seus usuários para: - ensinar de forma lúdica, por meio de exemplos vivos; - visualizar o contexto dos processos naturais;

- interpretar o ambiente observado de acordo com suas carac-terísticas.

(4)

2.1 Maternal e idade pré-escolar (03 a 06 anos)

Crianças nesta faixa etária tendem a se entusiasmar facil-mente, mas costumam ficar muito inquietas e excitadas quando estão fora de seu espaço cotidiano. Como são sen-síveis aos múltiplos estímulos que a natureza desperta, pode ser difícil prender a sua atenção, o que pode ser con-seguido com atividades simples, como jogos e brincadeiras de percepção sensorial da natureza.

2.2 Alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio

Faixa etária de 07 a 09 anos

Costuma ser muito fácil e divertido despertar o entusiasmo das crianças nesta faixa etária. A natureza pode ser sentida pelo contato direto e pela realização de experiências con-juntas. Exemplo disso é a atividade O JOGO DA GOTA DE CHUVA, apresentado no tema ÁGUA

1

, capítulo IV deste Manual.

Faixa etária de 10 a 12 anos

Os estudantes nesta idade mostram-se mais interessados e, em muitos casos, já vivenciaram alguma experiência na natureza. Em geral, eles têm muita curiosidade, sentem-se atraídos pela natureza e em aprender algo novo. É uma ótima idade para enfatizar a fascinação exercida pela natureza. Para esses grupos, também é recomendável canalizar o excesso de energia com jogos interativos.

Faixa etária de 13 a 15 anos

No início da adolescência, os alunos costumam ter maior resistência à disciplina, planejamento e organização. Podem demonstrar insegurança e medo de cometer erros. Para que o trabalho desperte o entusiasmo dos alunos, é aconselhável subdividir o grupo com um número médio de seis partici-pantes e distribuir tarefas concretas, como observar a vida no solo, elaborar um sistema de identificação ou de classificação. Priorize temas que os alunos conheçam, como os assuntos ensinados recentemente na escola.

1.8. Conquistar simpatizantes para a causa ambiental

O ecossistema se desenvolve por si só, mas enfrenta múlti-plas ameaças que nós, muitas vezes, não percebemos. Deixamos com isso de desenvolver pequenas ações que podem contribuir para a proteção do ambiente. Disseminar a idéia de que cada um é responsável pela conservação da natureza é o que pretendemos neste Manual. Sugerimos que o visitante busque:

- comprometer-se com a proteção do ecossistema;

- identificar pequenas ações no ambiente que sejam viáveis no cotidiano de cada um;

- incentivar a participação ativa, por meio de patrocínios/ apadrinhamentos de projetos de proteção ambiental.

2. GRUPOS DE VISITANTES DAS EXCURSÕES GUIADAS

Os grupos que chegam a uma área protegida ou a qualquer ambiente natural podem ser formados por pessoas de várias faixas etárias – desde crianças do maternal até pessoas de terceira idade. Todos possuem conhecimentos e experiên-cias diferenciadas em relação à natureza e têm interesses variados. Sempre que possível procure conhecer o perfil e composição dos visitantes antes de planejar a sua excursão. É fundamental criar oportunidade para que os participantes expressem suas experiências anteriores, assim como suas expectativas.

Para cada atividade apresentada ao longo do Manual é su-gerida uma faixa etária mais adequada. Essas especificações de faixas etárias incorrem, muitas vezes, em generalizações que podem ser adequadas por você durante o planejamen-to da excursão. Apresentamos a seguir algumas observações fundamentadas em nossas experiências com diferentes gru-pos de visitantes:

(5)

crianças. Algumas idéias interessantes poderão ser encon-tradas em ÁRVORE

1

, CAMINHADA COM ESPELHOS, no Capítulo IV. Em Atividades Extras, no Capítulo V, há ótimas sugestões para Excursões em família.

2.5 Outros

Em Atividades Extras, Capítulo V, veja sugestões para: gru-pos grandes, portadores de necessidades especiais, os que praticam meditação, os que gostam de literatura e música, os que escolhem a noite para excursionar etc

Alunos a partir de 16 anos

Na maior parte das vezes, os jovens desta idade constituem grupos motivados e interessados em realizar trabalhos durante a excursão, como atividades que os convidam a contar, pesar e medir. Para facilitar, divida o grupo em equipes de quatro a seis alunos.

Você deve estar preparado para propor projetos maiores. Por exemplo: identificar os pássaros pelo canto ou desenhar mapas de uma determinada área com as árvores que pos-suem ninhos e as plantas existentes no lugar. Bons exem-plos de atividades desse tipo estão no tema Espaço de vida 7 – atividade OUVIR O CANTO DOS PÁSSAROS, capítulo IV do Manual.

2.3 Adultos

Turistas, grupos de terceira idade e outros

Converse com os participantes do grupo para preparar uma excursão que contemple suas expectativas e objetivos. De acordo com o perfil do grupo, você poderá encontrar su-gestões em Atividades Extras.

Estudantes das áreas ambiental e agrícola, alunos de capa-citação docente, ambientalistas e outros

É importante dar prioridade aos interesses específicos dos participantes. Deve-se incluir a apresentação dos projetos e experiências dos técnicos ambientais e dos educadores que atuam no ambiente natural visitado. Como exemplo, sugeri-mos os resultados in loco do manejo de uma área em recu-peração, o acompanhamento da implantação de uma trilha, os dados existentes sobre as plantas do local. O trabalho será enriquecido se o grupo realizar um debate e apresen-tar suas sugestões para o local visitado.

2.4 Famílias

Dê prioridade a um aprendizado lúdico realizado coletiva-mente – os adultos podem ser integrados às atividades das

Referências

Documentos relacionados

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

Intuito de um futuro aproveitamento das sementes de pitanga (Eugenia uniflora) que seriam descartadas como biomassa residual, através da extração do

Belo Horizonte (SMED/BH) um espaço para dialogar sobre a educação de seus filhos. Em cada encontro é indicado um tema para ser debatido com as escolas. A frequência

13 Além dos monômeros resinosos e dos fotoiniciadores, as partículas de carga também são fundamentais às propriedades mecânicas dos cimentos resinosos, pois

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

I interpret the difference in the estimates obtained when using ordinary least squares (in column (i)) and instrumental variables (in column (ii)) as indicative

Por lo tanto, la superación de la laguna normativa existente en relación a los migrantes climático consiste en una exigencia para complementación del sistema internacional