• Nenhum resultado encontrado

A CÓRDÃO COMARCA DE BENTO GONÇALVES Nº (N CNJ: )

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A CÓRDÃO COMARCA DE BENTO GONÇALVES Nº (N CNJ: )"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

APELAÇÃO CÍVEL. REGISTRO DE IMÓVEIS. REGISTRO DE INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA. IMPOSSIBILIDADE. EMBARGO DE OBRA. REQUISITOS DA LEI 4.591/64 DESATENDIDOS. SENTENÇA DE PROCEDÊNCIA MANTIDA.

Compete ao incorporador comprovar a existência de projeto de construção devidamente aprovado pelas autoridades competentes para que haja o registro da incorporação na matrícula do imóvel. Embargada a obra pelo ente público, resta desatendido o disposto na alínea ‘d’ do artigo 32 da Lei 4.591/64.

APELO DESPROVIDO. UNÂNIME.

APELAÇÃO CÍVEL DÉCIMA SÉTIMA CÂMARA CÍVEL

Nº 70057506669 (N° CNJ: 0475293-47.2013.8.21.7000)

COMARCA DE BENTO GONÇALVES

CONSTRUTORA CELIO PARISOTTO LTDA

APELANTE OFICIAL DO REGISTRO DE IMOVEIS

DE BENTO GONCALVES

APELADO

MAYSA VARIANI BERTUOL INTERESSADO

CARLOS BERTUOL INTERESSADO

A C Ó R D Ã O

Vistos, relatados e discutidos os autos.

Acordam os Desembargadores integrantes da Décima Sétima Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado, à unanimidade, em negar provimento ao apelo.

Custas na forma da lei.

Participaram do julgamento, além da signatária, os eminentes Senhores DES.ª ELAINE HARZHEIM MACEDO (PRESIDENTE E REVISORA) E DES. GELSON ROLIM STOCKER.

Porto Alegre, 20 de março de 2014.

DES.ª LIÉGE PURICELLI PIRES, Relatora.

(2)

R E L A T Ó R I O

DES.ª LIÉGE PURICELLI PIRES (RELATORA)

A fim de evitar repetição desnecessária, transcrevo o relatório da sentença:

Oficial do Registro de Imóveis de Bento Gonçalves ingressou com a presente suscitação de DÚVIDA, aduzindo, em suma, que, em 27/02/2013, ao receber para conferência e cálculo de emolumentos, um requerimento firmado pela Incorporadora Parisoto Ltda. e pelos proprietários Carlos e Maysa Bertuol, foi expedida a nota de impugnação de nº 166/2013. Que, em 26/03/2013, o Cartório de Registro de Imóveis recebeu uma denúncia acerca de embargo da obra. Que os documentos retornaram ao Cartório de Registro de Imóveis em 27/03/2013, tendo-se constatado que estariam regulares, entretanto, em face da denúncia, foi efetuada diligência junto à Procuradoria-Geral do Município, tendo sido confirmado o embargo, razão pela qual fora expedida nova nota de impugnação, a de nº 241/2013. Inconformada, a incorporadora solicitação que fosse suscitada a presente dúvida.

Asseverou, por fim, que o artigo 32, caput, da Lei nº 4591/64, somente autoriza a negociação das unidades autônomas após o registro da incorporação imobiliária no Registro de Imóveis, entretanto, de acordo com a letra 'd', do referido artigo, determina que os projetos estejam devidamente aprovados pela autoridades competentes para serem levados a registro, razão pela qual não foi possível efetuar o ato pleiteado pelos suscitados.

Juntou documentos (fls. 04/236).

A suscitada Construtora Célio Parisotto Ltda. apresentou Impugnação ( fls. 238), aduzindo terem sido atendidos os requisitos para ser efetuado o registro da incorporação; asseverou que o projeto foi aprovado pela autoridade competente, tendo sido agravado por Embargo, que seria político ao sentir dos suscitados.

Em sede de promoção, o Ministério Público opinou pela procedência da dúvida, mantendo-se a nota de impugnação.

Sobreveio sentença, com resolução de mérito, da qual transcrevo apenas o dispositivo:

Pelo exposto, ACOLHO A DÚVIDA SUSCITADA, mantendo a Nota de Impugnação 241/2013.

Custas pelos suscitados forte no art. 207 da Lei 6015/73.

Irresignada, a requerida Construtora Célio Parissotto Ltda apelou às fls. 252-256. Em suas razões, alega ter cumprido todos requisitos

(3)

previstos no art. 32 da Lei 4.591/64. Diz que os projetos foram devidamente aprovados pelas autoridades competentes – processo administrativo n. 9095/2012 -, com a expedição de alvará na data de 22/08/2012. Requer o provimento do recurso para ver reformada a sentença.

Parecer do Ministério Público de 2º grau opinando pelo desprovimento do recurso (fl. 266-267).

Vieram-me os autos conclusos para análise.

Observado o disposto nos artigos 459, 551 e 552 do Código de Processo Civil, tendo em vista a adoção do sistema informatizado.

É o relatório.

V O T O S

DES.ª LIÉGE PURICELLI PIRES (RELATORA)

Por atendimento aos requisitos intrínsecos e extrínsecos de admissibilidade, conheço do recurso.

Trata-se de apelação contra sentença que, julgando procedente a dúvida suscitada pelo Oficial do Registro de Imóveis, manteve hígido os termos da Nota de Impugnação n. 241/2013 (fl. 233), deixando de realizar registro de incorporação imobiliária.

Postula a requerida, em síntese, o provimento do recurso para reformar a sentença, porquanto teria atendidos todos os requisitos legais para registro da incorporação.

De plano adianto que não prospera o recurso. E isso, pelos mesmos fundamentos proferidos pelo magistrado singular.

Depreende-se da análise dos autos que a primeira nota de impugnação, de n. 166/2013 (fl. 215), quanto à ausência de documentos para registro de incorporação imobiliária, restou atendida pela requerida.

Ocorre que, antes de ser procedido o registro da incorporação, foi o escrivão informado quanto à existência de embargo total da obra - com suspensão da licença de construção -, porquanto estaria o alvará em desacordo com o sistema viário urbano, previsto no anexo 16 do Plano Diretor, questão que foi objeto da Nota de Impugnação 241/2013 (fl. 233).

Dispõe a letra ‘d’ do art. 32 da Lei n. 4.591/64:

Art. 32. O incorporador somente poderá negociar sobre unidades autônomas após ter arquivado, no cartório competente de Registro de Imóveis, os seguintes documentos:

(4)

d) projeto de construção devidamente aprovado pelas autoridades competentes;

Considerando que o alvará de autorização de construção encontra-se ‘suspenso’ em razão do embargo total da obra, descumprido o disposto no artigo supra transcrito, razão porque deve ser mantida a sentença que julgou procedente a dúvida.

Conforme manifestou o Ministério Público nos pareceres das fls. 266-267.

A Construtora Célio Parisoto Ltda. objetiva registrar na matrícula n.° 64.492, do Livro n.° 02, do Ofício do Registro de Imóveis de Bento Gonçalves, a incorporação imobiliária que está edificando na Rua Florianópolis n.° 10, Bairro Botafogo, Município de Bento Gonçalves, com área total de 15.465,52m² (Condomínio Comercial e Residencial Fraternitá). Consta no grampo dos autos que o Município de Bento Gonçalves, através do Alvará n.° 261/212, aprovou o projeto de edificação. Após, a referida pessoa jurídica de direito público interno, através do seu Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano – IPURB, embargou a obra, isso em 14.03.2012. Consta do auto de embargo:

No local foi executado terraplanagem e cortes no terreno, colocação de tapumes. Não existem edificações no terreno. Em virtude de conflito entre a legislação e o alvará já emitido por este instituto, entendemos como medida de precaução emergencial o embargo da obra. Diante da exposição do parecer emitido no processo n.° 1.448/2013, página n.° 15, referente à obra estar em desacordo com a Lei Municipal n.° 106/2006 (Plano Diretor), em seu anexo 16 (Sistema Viário Urbano), a Fiscalização do IPURB faz uso de suas atribuições e aplica à obra o ‘Auto de Embargo Total.’ Sendo assim, o contribuinte não deverá exercer nenhum tipo de obra no local (grifou-se, fl. 231).

Assim, embargada a obra, os efeitos do alvará de autorização para edificar restaram suspensos. Como bem consignou o Promotor de Justiça de origem, Doutor Élcio Resmini Meneses, no “curso do processamento do registro, quando houve a primeira impugnação para que fossem acostados documentos faltantes, ocorreu o fato superveniente do embargo da obra, justamente com o fundamento de ilegalidade do alvará de construção anteriormente concedido aos incorporadores, situação que não poderia ser ignorada pelo Senhor Registrador, que bem sustentou a negativa de registro também no princípio da segurança jurídica, uma vez que, suspenso o alvará, mas

(5)

registrada a incorporação, as unidades poderiam vir a gerar prejuízos a terceiros, embaraços administrativos e, inclusive, questionamentos judiciais.”

Revertido o embargo, à evidência, nada impede que novamente se postule o registro da incorporação. Nenhum reparo, pois, à sentença vergastada.

Oportuno mencionar que o mérito do ato administrativo que determinou o embargo da obra, questão de direito público que não é objeto da presente dúvida, está sendo apreciado em Mandado de Segurança, n. 005/1.13.0004143-5.

Dessa forma, outra solução não pode ser dada ao recurso, senão o seu desprovimento.

D I S P O S I T I V O

Com essas considerações, NEGO PROVIMENTO ao apelo. É o voto.

DES.ª ELAINE HARZHEIM MACEDO (PRESIDENTE E REVISORA) - De acordo com o(a) Relator(a).

DES. GELSON ROLIM STOCKER - De acordo com o(a) Relator(a).

DES.ª ELAINE HARZHEIM MACEDO - Presidente - Apelação Cível nº 70057506669, Comarca de Bento Gonçalves: "NEGARAM PROVIMENTO AO APELO. UNÂNIME."

Referências

Documentos relacionados

Para se candidatar ao apoio o cidadão nacional tem de ter emigrado até dia 31 de dezembro de 2015, inclusive. No caso de ser familiar de emigrante para se candidatar não precisa de

The chemical composition of elephant grass and dehydrated cashew bagasse used in silage are shown in Table 1.. The regression equations, determination coefficients, and

Com relação aos instrumentos incluídos na CF/88 – o plebiscito, o referendo e a iniciativa popular – são muitas as dificuldades para implementá-los de forma

Tudo isto, torna este retiro ainda mais especial, mais consciente e esta equipa acrescenta sempre magia às vivências, ao mundo de cores, odores e sabores, para que

Os per- centuais de indígenas que falam língua indígena no domicílio (55,8%) e daqueles que in- formaram a etnia (71,8%) foram mais pronunciados na área rural, com destaque para o

Ricardo Coração dos Outros, o trovador suburbano, é, no conjunto da obra, um personagem complexo, possuindo uma importância somente inferior à de Policarpo Quaresma e podendo

Uso de smartphone para fins pessoais durante o horário de trabalho (em %) 37 39 4 20 Muito frequentemente Frequentemente Ocasionalmente Nunca. Distração com o smartphone

Hands-on (Parte III) 34 Ideia Inicial Entendimento do Problema : Entendimento compartilhado sobre o Problema e a sua proposta de solução; Cenário... Atividades