• Nenhum resultado encontrado

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA FÍSICA - ENSINO MÉDIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA FÍSICA - ENSINO MÉDIO"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Podcast Fundação Bradesco

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST

ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA – FÍSICA - ENSINO MÉDIO

Título do

Podcast

Energia e suas transformações Área Ciências da Natureza – Física Segmento Ensino médio

Duração 6min45seg

Habilidades

H91. Identificar algumas formas de energia expressando-as em linguagem matemática quando necessário.

H92. Identificar transformações de energia em diferentes processos de geração e uso. Tempo Estimado: 30 minutos

Materiais e recursos necessários: cópia do roteiro do podcast: Energia e suas transformações. Conteúdos: Fontes de energia

Tipos de energia

Transformações de energia Desenvolvimento:

Antes de desenvolver essa atividade ouça, atentamente o podcast “Energia e suas transformações”. O áudio desse podcast está disponível no Portal Eja. Você pode inclusive gravá-lo no seu telefone celular. Se não conseguir localizá-lo no Portal Eja, peça o auxílio do seu orientador de aprendizagem.

Julgando conveniente, ouça-o novamente para eliminar possíveis dúvidas que, porventura, apareceram enquanto você o escutava.

Depois de ouvi-lo, realize as atividades propostas a seguir.

Iniciando a atividade

O narrador do podcast logo no início, reflete sobre o horário de verão e seus impactos na vida do brasileiro.

Desde 1985, o horário de verão é anualmente adotado em vários estados do território brasileiro. Entretanto, o ano de 1985, não foi a 1ª vez que isso ocorreu. Em momentos

(2)

Podcast Fundação Bradesco anteriores, houve a tentativa sem sucesso de implantação. O horário de verão foi adotado pela primeira vez, no Brasil, em 1931, abrangendo todo o território nacional.

Exercício 1

Você mora em uma região que adota o horário de verão? Em sua opinião, o horário de verão auxilia na economia de energia?

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

O horário de verão objetiva evitar um excesso de demanda de consumo de energia, nos horários de pico (entre 18 e 22 horas), no período mais quente do ano (de outubro a fevereiro). Um excesso de demanda de energia nesse período poderia elevar o consumo até o limite da capacidade de geração de energia do Brasil e haveria riscos no abastecimento. Com o uso de energia elétrica em seu limite, não haveria uma reserva para eventuais emergências. Argumenta-se que, com a implantação do horário de verão, ocorre um maior aproveitamento da luz natural ao final do dia, o que proporciona significativa redução na geração da energia elétrica, que se destinaria à iluminação artificial.

O narrador argumenta que, com o horário de verão, gera-se uma grande economia em

recursos energéticos.

Quando falamos em recursos energéticos, precisamos lembrar que eles estão relacionados com todas as fontes de energia disponíveis para utilização do homem. São todos aqueles recursos que o homem pode retirar da natureza para obter energia.

Dentre os recursos energéticos utilizados pelo homem, podemos citar o petróleo, o gás natural, o carvão mineral, a biomassa e a energia nuclear. Existe ainda a obtenção de energia a partir do vento e das ondas do mar.

Hidráulica Biomassa Eólica

Gás natural Nuclear Derivados de petróleo Carvão e derivados

(3)

Podcast Fundação Bradesco Exercício 2

O gráfico a seguir fornece um panorama da oferta dos tipos de energia e o percentual de participação de cada fonte de energia, na matriz energética brasileira.

Os tipos de energia presentes no gráfico podem ser divididos de acordo com a denominação indicada na tabela a seguir.

Os tipos de energia informados no gráfico anterior podem ser distribuídos de acordo com a divisão mostrada na tabela a seguir.

Petróleo e derivados; 38,60% Gás natural; 10,20% Carvão mineral; 5,60% Urânio (nuclear); 1,50% Hidráulica; 14,70% Lenha e carvão vegetal; 9,70% Biomassa e cana; 15,70% Outras; 4,00%

(4)

Podcast Fundação Bradesco Observando a divisão fornecida no gráfico e na tabela coloque V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmações.

a) ( ) O petróleo e a biomassa são as fontes de energia não renováveis mais utilzadas. b) ( ) As fontes de energia renováveis mais utilizadas são a hidráulica e a biomassa. c) ( ) As fontes de energia não renováveis mais utilizadas são o petróleo e o gás natural. d) ( ) As fontes de energia renováveis são mais utilizadas que as fontes de energia não

renováveis. Exercício 3

Em sua opinião, qual a importância da utilização de fontes alternativas de energia considerando que os recursos não renováveis são limitados?

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

Na sequência do podscast, o narrador propôe uma reflexão sobre o conceito de energia definindo que:

Energia é aquilo de que se necessita para realizar qualquer tarefa ou trabalho.

Exercício 4

Pense em algumas tarefas que você executa durante o dia e das quais você necessita de algum tipo de energia. ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

Fontes de energia não renováveis Fontes de energia renováveis Petróleo e derivados Hidráulica

Gás natural Lenha e carvão vegetal

Carvão mineral Biomassa e cana

(5)

Podcast Fundação Bradesco E, além disso, o narrador argumenta que praticamente todas as formas de energia usadas em nossa sociedade têm sua origem associada à nossa estrela: o Sol.

Com exceção da energia nuclear, a fonte da grande maioria de toda a nossa energia é o Sol. Mesmo a energia que se obtém da combustão do petróleo, carvão, gás natural e madeira é proveniente do Sol. Isso acontece porque tais combustíveis são resultados da fotossíntese. A fontossíntese é o processo por meio do qual as plantas capturam energia da radiação solar e a armazenam no tecido das plantas.

Exercício 5

A energia solar é a fonte da grande maioria da energia que utilizamos. Mas, de acordo com o

podcast, de onde vem essa energia?

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ Você observa, diariamente, à sua volta, diversas transformações de energia. Isso significa que, se necessitamos de um tipo de energia, devemos obtê-la através de uma transformação. É o caso, por exemplo, do liquidificador onde ocorre a transformação da energia elétrica em

 energia de movimento que faz as pás do liquidificador girarem.  energia sonora que chega aos seus ouvidos.

 energia térmica que faz com que a base do liquidificador aqueça-se.

Exercício 6

Pense em outros aparelhos domésticos em que ocorrem transformações de energia.

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

(6)

Podcast Fundação Bradesco Exercício 7

Observe atentamente as informações da ilustração a seguir, que indica percentuais de eficiência em diversas transformações de energia. Depois de analisar a ilustração, leia o texto que se segue.

Qualquer atividade em uma sociedade moderna só é possível com o uso intensivo de uma ou mais formas de energia.

Dentre as diversas formas de energia interessam, em particular, aquelas que são processadas pela sociedade e colocadas à disposição dos consumidores onde e quando necessárias, tais como a eletricidade, a gasolina, o álcool, óleo diesel, gás natural, etc.

A energia é usada em aparelhos simples (lâmpadas e motores elétricos) ou em sistemas mais complexos que encerram diversos outros equipamentos (geladeira, automóvel ou uma fábrica).

Estes equipamentos e sistemas transformam formas de energia. Uma parte dela sempre é perdida para o meio ambiente durante esse processo. Por exemplo: uma lâmpada transforma a eletricidade em luz e calor. Como o objetivo da lâmpada é iluminar, uma medida da sua eficiência é obtida dividindo a energia da luz pela energia elétrica usada pela lâmpada.

(7)

Podcast Fundação Bradesco

Da mesma forma pode-se avaliar a eficiência de um automóvel dividindo a quantidade de energia que o veículo proporciona com o seu deslocamento pela que estava contida na gasolina originalmente.

Outra fonte de desperdício deriva do uso inadequado dos aparelhos e sistemas. Uma lâmpada acesa em uma sala sem ninguém também é um desperdício, pois a luz não serve ao seu propósito de iluminação.

Também um veículo parado em um engarrafamento está usando mais energia do que a necessária por conta do tempo que fica parado no congestionamento.

Outros fatores mais sutis explicam muitos desperdícios. Um construtor barateia a construção não isolando o "boiler" e os canos de água quente, pois quem pagará pelo desperdício será o consumidor.

Vale notar que esses efeitos se multiplicam à medida que a energia vai migrando por todos os setores da economia.

(Disponível em: <http://www.inee.org.br/eficiencia_o_que_eh.asp?Cat=eficiencia>. Acesso em: 23 set. 2014. 08h43min.

O texto leva a uma reflexão sobre as perdas de energia durante os processos de transformação. Alguns desses percentuais de eficiência estão indicados na ilustração que antecede o texto.

I. Observando a ilustração é correto afirmar que os processos nos quais ocorrem as menores perdas de energia para o meio ambiente, dentre os mostrados, são

a) o motor elétrico e o termopar. b) o gerador elétrico e a turbina a vapor. c) a caldeira a vapor e o motor do avião. d) o forno doméstico e a fotossíntese. e) o aquecedor de água e o gerador elétrico.

II. E no caso da lâmpada incandescente, qual é o seu percentual de eficiência? Por que esse tipo de lâmpada tem sido substituído por lâmpadas fluorescentes?

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

Sugestões de estudos complementares

Web aula “Energia, Meio Ambiente e Desenvolvimento”. Disponível em: < http://www.eja.educacao.org.br/bibliotecadigital/cienciasnatureza1/webaulas/Lists/Webau la/DispForm.aspx?ID=3&Source=http%3A%2F%2Fwww%2Eeja%2Eeducacao%2Eorg%2Ebr% 2Fbibliotecadigital%2Fcienciasnatureza1%2Fwebaulas%2FPaginas%2FWebaulas%5FEM%2E aspx>. Acesso em 19 set. 2014. 10h39min.

(8)

Podcast Fundação Bradesco Material de apoio ao aluno “Energia e suas transformações”. Disponível em:

<http://www.eja.educacao.org.br/bibliotecadigital/cienciasnatureza1/apoio/Apoio%20ao% 20Aluno/Energia%20e%20suas%20trasformações/Energia_Transformacoes_Aluno.pdf>. Acesso em: 19 set. 2014. 11h25min.

Anexo 1

Gabarito comentado. Exercício 1

Resposta pessoal do aluno. Exercício 2

a) (F) O petróleo e a biomassa são as fontes de energia mais utilizadas. Entretanto a biomassa é uma fonte renovável de energia.

b) (V) c) (V)

d) (F) Somando os percentuais para as fontes renováveis obtém-se 44,1%. E para as fontes não renováveis têm-se 55,9%.

Exercício 3

A aplicação de investimentos para o desenvolvimento de tecnologias que permitam o aumento da usabilidade das energias renováveis é importante pois as fontes de energia não renováveis esgotam-se com o passar dos anos.

Exercício 4

Resposta pessoal do aluno. Exercício 5

Essa energia, assim como a luz proveniente de outras estrelas, tem a sua origem nas reações nucleares que ocorrem no interior das estrelas.

Exercício 6

No uso do ferro elétrico, tem-se a transformação de energia elétrica em energia térmica. No uso da máquina de lavar roupas tem-se a transformação de energia elétrica em energia de movimento e sonora.

No uso da pilha, ocorre a transformação de energia química em energia elétrica. Uma bola, em queda, transforma energia potencial gravitacional em energia cinética.

(9)

Podcast Fundação Bradesco Em algumas regiões do Brasil, existem grandes redemoinhos que, com suas pás movimentadas pelo vento, transformam a energia eólica em energia de movimento e energia elétrica.

Em muitas residências, existem células fotoelétricas (painéis fotoelétricos) que transformam a energia solar em energia elétrica.

Exercício 7 I. Alternativa E

O aquecedor de água tem eficiência de quase 100% na transformação de energia elétrica em energia térmica. Já o gerador elétrico tem eficiência de 98% na transformação de energia elétrica em energia mecânica.

II. A lâmpada elétrica incandescente possui eficiência de 4% na transformação de energia elétrica em energia luminosa. Observe que esse valor é muito baixo. Considerando-se que o restante dessa energia (96%) é perdido para o meio ambiente na forma de calor existe a

Fonte: MICROSOFT OFFICE, 2014.

(10)

Podcast Fundação Bradesco necessidade de substituição dessas lâmpadas por outras mais eficientes como a lâmpada fluorescente e as lâmpadas de led.

Referências

MIRANDA, E. Energia e suas transformações. Disponível em:

<http://www.eja.educacao.org.br/bibliotecadigital/cienciasnatureza1/podcasts/Lists/Podca st/DispForm.aspx?ID=17&Source=http%3A%2F%2Fwww%2Eeja%2Eeducacao%2Eorg%2Ebr %2Fbibliotecadigital%2Fcienciasnatureza1%2Fpodcasts%2FPaginas%2FPodcastEM%2Easpx> . Acesso em: 18 set. 2014. 10h31min.

HEWITT. P. Fundamentos da física conceitual. Porto Alegre: Bookman, 2009. MANAHAN, S. Química Ambiental. Porto Alegre: Bookman, 2013.

Referências

Documentos relacionados

3. Divulgação do trabalho fotográfico sem prévia e expressa autorização da autora. Exigências dos arts. Violação aos direitos morais da autora do

O cronometrista avaliou a velocidade da operação (valor válido para as cinco cronometragens) em 95%. A empresa considera que a operação cronometrada é uma operação

Puede montar un disco duro SATA en el CHD3SU para obtener almacenamiento portátil.. El disco duro externo es perfecto para transferir datos, realizar copias de seguridad o para

Understand the importance of color in the perception of space and objects, arising from the interaction between light, matter and color.. Understand the theoretical assumptions

Suplemento en lingua galega ao núm. Cando a porcentaxe de freada dispoñible sexa inferior á que lle corresponde para unha velocidade máxima de 50 km/h, o maquinista pedirá socorro e

— detectar desde já o que possa contribuir para a consecução dos objectivos enunciados nos programas específicos de investigação sobre o tema, e definir as acções previstas

A análise da dinâmica praial, segundo o con- ceito de estádios morfodinâmicos, apresenta para os perfis do ponto 1 morfologia dissipativa nos dois primeiros meses, outubro e

Identificou-se também a associação entre a dependência funcional e o arranjo familiar dos idosos, permitindo inferir que a maior parcela de idosos dependentes