• Nenhum resultado encontrado

Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular – Verallia Portugal, S.A. (Figueira da Foz)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular – Verallia Portugal, S.A. (Figueira da Foz)"

Copied!
78
0
0

Texto

(1)

IREI

daGuarda

Polytechnic of Guarda 2

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Licenciatura em marketing

Rute Daniela da Cruz Pereira dezembro

1

2019

(2)

Escola Superior de Tecnologia e Gestão

Instituto Politécnico da Guarda

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

RUTE DANIELA DA CRUZ PEREIRA

RELATÓRIO PARA OBTENÇÃO DO GRAU DE LICENCIADO EM MARKETING

DEZEMBRO/2019

(3)

Agradecimentos

Com a finalização deste Relatório de Estágio não posso deixar de agradecer a todas as pessoas que me ajudaram neste percurso tão importante da minha vida pessoal e profissional.

Gostaria de dirigir os meus sinceros agradecimentos a todos os elementos da empresa Verallia Portugal, que me acolheu durante o período de estágio e me proporcionou esta experiência tão enriquecedora. Em particular, à minha orientadora Cristina Nobre, pela humildade, atenção e por todos os ensinamentos importantes e úteis ao longo do estágio.

Agradeço também à Prof. Ana Oliveira por ser a minha professora orientadora e pelo apoio fundamental, não só no relatório de estágio, mas também nestes três anos de licenciatura. Não esquecendo todos os outros professores que fizeram parte deste meu percurso e que tanto me ensinaram.

Como sem eles nada disto seria possível, um enorme obrigada à minha família e amigos por tudo o que fizeram e continuam a fazer por mim. Também aos meus colegas de curso que se tornaram amigos e que para além do apoio, proporcionaram-me muitos momentos de alegria neste percurso académico, em especial um obrigado à Carolina Salgado e Ivan Figueiredo.

(4)

Ficha de Identificação

Nome: Rute Daniela da Cruz Pereira Nº de aluno: 1012578

Curso: Marketing

Instituto de Ensino: Instituto Politécnico da Guarda (IPG)

Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) Obtenção do Grau: Licenciatura em Marketing

Docente Orientador de Estágio: Professora Ana Margarida Oliveira

Empresa Acolhedora: Verallia Portugal, S.A. Área de Estágio: Departamento de Marketing

Local de Estágio: Verallia Portugal, S.A. Sede da Empresa: Figueira da Foz Morada: Rua da vidreira, nº 68 Fontela, Vila Verde 3090-641 Figueira da Foz Telefone: +351 233 403 100 Site: www.verallia.pt

Supervisor no Local de Estágio: Cristina Nobre Início de Estágio: 18 de junho de 2019

Fim do Estágio: 29 de agosto de 2019 Duração do Estágio: 400 horas

(5)

Plano de Estágio

Todas as atividades descritas neste relatório resultam do estágio curricular, necessário para a obtenção do grau de licenciatura em Marketing.

O estágio foi realizado na Verallia Portugal, S.A, uma empresa de produção de vidro de embalagens, sediada na Figueira da Foz. O plano de estágio delineado teve como objetivo colocar em prática todo o conhecimento académico obtido ao longo destes três anos de licenciatura. Foi decido pela minha orientadora da empresa que o meu plano de estágio curricular seria o seguinte:

• Kit acolhimento: criação e desenvolvimento; • Matriz de competências: atualização;

• Estudos de dados de mercado para o plano 2020;

• Desenho e preparação da Feira Figueira Sea / Mar e Sustentabilidade; • Execução da Mascote Boião.

(6)

Resumo das Atividades Desenvolvidas

O estágio possibilita ao estudante pôr em prática os seus conhecimentos e as suas competências, proporcionando-lhe uma experiência laboral e inicia-o no setor de atividade associado à sua futura profissão.

Este relatório surge no âmbito do estágio curricular, realizado na empresa Verallia Portugal, S.A, entre os dias 18 de junho e 29 de agosto do presente ano, cumprindo as 400 horas estabelecidas. Tem como objetivo descrever todas as atividades desenvolvidas, bem como a experiência obtida e os conhecimentos adquiridos. Durante o estágio trabalhei em áreas como a comunicação e o marketing industrial.

Está dividido em dois capítulos, o primeiro capítulo consiste na descrição da empresa Verallia e o segundo todas as atividades desenvolvidas, descritas pormenorizadamente.

Classificação JEL: M3 (Marketing and Advertising); M30 (General); M31 (Marketing); M37 (Advertising)

(7)

Índice

Agradecimentos ... i

Ficha de Identificação ... ii

Plano de Estágio ... iii

Resumo das Atividades Desenvolvidas ...iv

Introdução ... 1

1. VERALLIA PORTUGAL, S.A. ... 2

1.1 O Grupo - Verallia ... 3

1.2 Identificação da empresa – Verallia Portugal ... 3

1.3. Visão, Missão e Valores ... 7

1.4. Estrutura Organizacional ... 8

1.5. Mercado e Abrangência ... 9

2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ... 11

2.1. Descrição das Atividades Realizadas ao longo do Estágio ... 12

2.2. Desenvolvimento de um kit de acolhimento ... 13

2.3. Estudos de Dados de Mercado para o Plano 2020 ... 17

2.3.1. Diversidade, álcool zero e responsabilidade social ... 18

2.4. Execução da Mascote Boião ... 23

2.5. Feira Figueira Sea - Mar e Sustentabilidade ... 25

2.6. Newsletter ... 27 Considerações finais ... 47 Bibliografia ... 48 ANEXOS ... 50 ANEXO 1 ... 51 Plano de Estágio ... 51 ANEXO 2 ... 53 Plano de Marketing 2020 ... 53

Índice de Anexos

(8)

Anexo 2- Plano de Marketing 2020……….……..48

Índice de Figuras

Figura 1- Marca da Verallia Portugal ... 5

Figura 2- Garrafas produzidas na Verallia Portugal ... 10

Figura 3- Esboço de caixas para kit de acolhimento ... 13

Figura 4 - Brindes oferecidos pela empresa ... 14

Figura 5- Informações do manual de acolhimento ... 15

Figura 6- Cronologia ... 16

Figura 7- Previsão 2019/2020 ... 21

Figura 8- Mascotes Garrafita e Boião ... 23

Figura 9- Garrafita no Centro de Estimulação Precoce da Fontela e no Conservatório De Música David De Sousa ... 24

Figura 10 - Resultado final da mascote boião ... 25

Figura 11 - Stand da Verallia Portugal ... 26

Figura 12-Visita de cliente espanhol ... 27

Figura 13- Verallia Portugal no MOVE ... 28

Figura 14- Verallia Glass Riders presentes no Granfondo ... 30

Figura 15- Vinho de Quintas de Melgaço ... 31

Figura 16 - 7ª edição dos "Sons da Bairrada" ... 32

Figura 17- Casa Ermelinda Freitas ... 33

Figura 18- Visita à Veralliado cliente Bacalhôa ... 34

Figura 19 - Iniciativa Friends Of Glass ... 36

Figura 20 - Logotipo da Sogrape... 37

Figura 21 - Os 65 anos da Adega de Cantanhede ... 38

Figura 22 - Anúncio publicitário dos 100 anos Azeite Gallo ... 39

Figura 23 - Logotipo do Virtual Glass by Verallia ... 41

Figura 24 - Centro de Estimulação Precoce da Fontela ... 42

Figura 25 - Espumante Pingo Doce Bairrada ... 44

(9)
(10)

Introdução

Este presente relatório resulta do estágio que decorreu entre os dias 18 de junho a 29 de agosto e teve como objetivo pôr em prática todos os conhecimentos adquiridos neste percurso académico e facilitar a preparação para a realidade do mercado de trabalho, permitindo um primeiro contacto com uma empresa onde aplicasse os conhecimentos obtidos.

Durante o percurso académico adquiri conhecimentos de diversos temas relacionadas com o Marketing e o interesse foi igual para todos eles. A escolha do local de estágio foi motivada pela localização, de modo a ficar perto de casa.

Posto isto, a empresa escolhida para a realização do estágio foi a Verallia Portugal, que produz vidro de embalagem e é uma empresa muito bem conceituada a nível nacional e internacional. Para além do ambiente de trabalho bastante positivo, fui bem acolhida por toda a equipa da empresa e identifiquei-me rapidamente com os seus métodos de trabalho.

(11)
(12)

1.1 O Grupo - Verallia

O Grupo Verallia é uma multinacional que pertence ao grupo Apollo, um grupo financeiro Americano. É o terceiro maior produtor global de embalagens de vidro para o mercado da alimentação e bebidas com presença industrial em 13 países e presença comercial em 46 países.

“O produto principal da Verallia é vidro de embalagem. Em 2018, a Verallia produziu cerca de 16 mil milhões de garrafas e frascos destinados principalmente a vinhos, espumantes, licores, produtos alimentares, cervejas e bebidas não alcoólicas. O modelo operacional da Verallia é baseado na combinação da força da sua rede internacional (presença industrial em 13 países, presença comercial em 46 países, que conta com mais de 10.000 colaboradores, 5 centros técnicos e 13 centros de desenvolvimento de produtos) e a proximidade mantidos nas suas relações com os clientes através de aproximadamente 10.000 funcionários. Em 2015, a Verallia alcançou vendas de 2,4 mil milhões de euros”. (Verallia, 2019)

1.2 . Identificação da empresa

– Verallia Portugal

A atividade vidreira é uma realidade histórica no concelho da Figueira da Foz, que começou nos meados do século XIX, a primeira localizada em Buarcos, fundada em 1854, e a segunda junto à Companhia Mineira do Cabo Mondego. O sector vidreiro dava mostras de expansão na Figueira da Foz no início do século XX, marcado por fatores políticos, económicos e sociais internos e externos os quais, por vezes adversos, não deixaram de ser determinantes.

Em 1920 nasce a empresa Vidreira da Fontela, Lda. Em outubro de 1929, quase uma década após constituição da Empresa da Vidreira da Fontela reflexos da “Grande Depressão” afetaram a tendência desenvolvimentista e crescimento em todo o mundo com consequências inimagináveis em todos os setores, sendo esta instabilidade e descontrolo sido objeto de aproveitamento político por muitos movimentos adversos aos regimes democráticos e republicanos existentes.

Mal a empresa Vidreira da Fontela tinha iniciado a sua atividade e já no início da década de 30 “surge a questão da vidraça”, a qual se encontra relacionada com a passagem do

(13)

fabrico manual para o mecânico o que não deixou de ser um fator conturbado para a empresa. O esforço da vidreira fazia-se sentir nas suas fábricas de máquinas modernas de modo a recuperar a desvantagem inicial face à ameaça de concorrência estrangeira, sobretudo belga e alemã. Foi no contexto da questão da “vidraça”, que somente em 1934 a Empresa vidreira da Fontela faria o seu pedido para instalar a sua primeira máquina Fourcault nas suas instalações. Até 1935, a produção média diária era de seis mil garrafas.

Com instalação nesse ano de um novo sistema semiautomático, as quatro novas máquinas mostravam-se altamente rentáveis e os custos de produção foram assim significativamente reduzidos. O sistema de fabrico tinha passado por várias fases, manual, semiautomático e automático. Acompanhando o progresso e a concorrência, a empresa Vidreira da Fontela depois de ter terminado com o fabrico manual fez o mesmo ao semiautomático, instalando uma máquina de fabrico automático “Roirantt”. Numa perspetiva de renovação, outras duas máquinas “Emartt” eram adquiridas, sendo estas as primeiras na Península, que vieram a reforçar e a renovar o equipamento técnico. Neste período a vidreira instalou um moderno forno “Unitemeltter”, com uma produção diária de 30 a 40 toneladas.

Quando acontece o movimento 25 de Abril, a vidreira da Fontela aparece como uma das maiores empresas do seu sector a nível nacional e a produção atinge 220 mil garrafas por dia. A evolução tecnológica e as permanentes condições de fabrico levaram a que no ano de 1973, fornecida pela firma alemã Biserba, a Vidreira da Fontela tivesse montado a melhor instalação de composição de vidro do país. Em 1974, enquanto outras empresas decaíam, a Vidreira da Fontela encontrava-se no auge dando continuidade à sua fase de crescimento com a instalação de mais um Forno tipo “Sorg”.

No entanto, os anos de ouro de seis décadas deram lugar ao pesadelo. Os dias 27 de fevereiro e 14 de agosto de 1984, deixaram marcas profundas na vida da Empresa Vidreira da Fontela com os Autos da penhora que punham termo a décadas de trabalho, emprego e esperança. Todo o património da empresa, área industrial, Creche e habitações do Bairro Social, era penhorado a favor do pagamento a uma instituição bancária e ao Fundo de Desemprego. Era o fim da vida de uma das mais importantes empresas do país e a melhor

(14)

e de vidas repletas de histórias como foram a de todos os trabalhadores de Empresa Vidreira da Fontela, principalmente dos Vidreiros e das Empelhadeiras.

A 6 de Abril de 1987 o Grupo Saint-Gobain adquiriu, em Portugal, as instalações da antiga Vidreira da Fontela, que se encontrava encerrada desde 1982. Iniciou a atividade em 12 de outubro de 1987, colocando em funcionamento um forno de tecnologia Sorg existente nas referidas instalações. Inserida na estratégia mundial do grupo, pretendia-se com esta compra ocupar uma presença de relevo no mercado português de embalagem de vidro, à semelhança do que já acontecia em Espanha, França, Alemanha, Itália e, agora também no Brasil, Argentina, China e Estados Unidos.” Para tal foi necessário em 1991, construir um segundo forno, este já com tecnologia SaintGobain, e preparado especialmente para servir o mercado de vinhos, o mais importante de Portugal.

A partir do dia 2 de janeiro de 2002 o nome de Vidreira do Mondego deu lugar ao nome de Saint-Gobain Mondego, S.A. Ao atribuir o nome da casa-mãe, o Grupo Saint-Gobain, líder europeu do mercado do vidro reconhece o esforço e dedicação dos seus colaboradores, a amizade e preferência dos seus clientes e o apoio inegável dos seus fornecedores, confirmando assim a liderança também no mercado nacional, no seu sector de atividade. A certificação ISO 9001 foi renovada a 27 de junho de 2002 e em dezembro desse mesmo ano, a Saint-Gobain Mondego, S.A. obteve a certificação ISO 14001, pelo respeito do ambiente.

No ano de 2010, o Grupo Saint-Gobain Mondego agregou todas as suas atividades relacionadas com o vidro de embalagem sob uma nova identidade “Verallia”, apresentado na figura 1. O objetivo da alteração do novo nome foi reforçar e facilitar a coerência da comunicação com os clientes, os mercados, os acionistas e todos os colaboradores. A marca Verallia surge com o desejo de representar os valores do modelo da empresa: a aliança genuína e bem-sucedida da Força e da Proximidade.

(15)

Em outubro de 2015, o Grupo Saint-Gobain anunciou a venda da Verallia, à Apollo Global Management LLC e Bpifrance, que agora detêm, respetivamente, 90% e 10% do capital da Verallia. Com novos acionistas, a Verallia tornou-se um grupo industrial totalmente autónomo e totalmente dedicado ao vidro de embalagem. Este é um novo capítulo na longa história da empresa, que vem desenvolvendo a sua produção de vidro desde 1827 e que, ao longo dos anos, reforçou as vendas e rede de operações em novas localidades na Europa Ocidental, Europa Oriental, América do Sul e Norte da África, para além disso, criou ainda a Campanha de “Regresso às Aulas Solidário-Juntos, Ajudamos!” para alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico da Figueira da Foz.

Em 2017 a Verallia celebrou 30 anos de existência com a 4ª Edição do “Verallia Design Awards”, considerado um dos concursos mais revelantes a nível nacional. Ainda nesse ano, lançou a “Academia-Ser Líder” e uma nova campanha de publicidade sobre a divulgação de “Os 5 sentidos do Vidro”. A Verallia Portugal apresentou, em 2018, o seu novo projeto: ‘Garrafita vai às escolas’, tendo como missão desenvolver ações que lhe permitam crescer e integrar-se na comunidade, garantindo ativos intangíveis, essenciais para a criação de valor.

A empresa está inserida no setor do vidro de embalagem e produz embalagens de vidro nas cores âmbar, verde, canela, branco e branco-azulado. Está presente nos seguintes segmentos de mercado: vinhos de mesa, garrafões, vinhos do porto, espumantes, cervejas, licores, águas, refrigerantes, sumos, azeites e boiões. A força da Verallia Portugal reside na sua capacidade de levar aos seus clientes os produtos mais inovadores ao melhor preço. A diversidade das suas atividades determina o seu caráter multissetorial, com produtos que abrangem um amplo leque de segmentos de mercados.

(16)

1.3. Visão, Missão e Valores1

VISÃO

A visão representa os ideais genéricos de uma empresa, isto é, define as intenções que a empresa pretende concretizar.

A visão da Verallia é: “Ser líder de mercado do vidro de embalagem, com o melhor desempenho industrial do segmento, alcançando resultados financeiros excecionais e desenvolvendo diversidade e equipas talentosas”.

MISSÃO

A missão define detalhadamente a razão de ser da empresa, ou seja, o porquê da empresa existir e o que produz.

No caso da Verallia, a missão é: “Todos os dias, a Verallia permite que as pessoas disfrutem do consumo de alimentos e bebidas, concebendo e fabricando embalagens de vidro atrativas, saudáveis e sustentáveis”.

VALORES

Os valores complementam a visão e a missão. São as motivações da empresa, o que faz com que ela seja ativa todos os dias e mantenha o foco nos seus objetivos.

Os valores da Verallia são: • Atenção aos clientes;

• Respeito pelas pessoas, as leis e o meio-ambiente; • Responsabilização e capacitação;

(17)

1.4. Estrutura Organizacional

A estrutura organizacional facilita a identificação das atividades que devem ser desenvolvidas por uma empresa. É necessário que cada colaborador esteja a ocupar posição certa para atingir o limite das suas capacidades e assim ser mais benéfico para a empresa.

O Esquema 1 mostra de forma esquematizada a estrutura da Verallia Portugal.

Da análise do organograma apresentado conclui-se que a Verallia Portugal está estruturada com o Diretor Geral Ibérico e Comissão de Gestão Integrada, que são os responsáveis máximos da entidade e delegam informações e as devidas funções aos outros diretores de Recursos Humanos e Comunicação, Administração/Financeira, Comercial e por fim de Fábrica que, por sua vez, irão transmitir aos seus colaboradores.

O departamento administrativo/financeiro é constituído pelo responsável de Gestão e Consolidação seguindo-se o controlo de gestão, contabilidade, compras, tesouraria e expedições.

Esquema 1- Organograma da empresa Fonte: Elaboração própria

Diretor Geral Comissão de Gestão Integrada

Direção

Administrativa/Financeira Direção R. Humanos e Comunicação Direção Comercial

Direção Fábrica

(18)

Relativamente às fases de seleção e contratação é responsabilidade do departamento de recursos humanos e comunicação que depois irá estar encarregue de uma segunda fase que é de formação e remuneração dos respetivos funcionários

A parte comercial, assume um papel na coordenação das vendas, distribuídos por regiões, e no planeamento de novas estratégias para a venda de novos produtos. Também é responsável pelo marketing, que tem como objetivo desenvolver a parte publicitária e divulgação de novos projetos, e design que desenvolve novos modelos de garrafas de forma criativa e indo sempre ao encontro das necessidades dos consumidores.

Por fim a direção da fábrica tem como principal objetivo a produção e palatização do produto. Além disso, diariamente é elaborado um mapa de produção onde é possível observar o tipo de garrafas que foram feitas, as quantidades e os recursos que foram gastos.

1.5. Mercado e Abrangência

A Verallia Portugal está localizada na região centro, mais precisamente na Figueira da Foz, vantajoso a nível de exportações e importações visto que a empresa se encontra perto do porto da Figueira da Foz e da estação de comboios. Como é uma empresa que possui clientes de várias regiões do país, torna-se mais fácil as suas entregas e também o que recebe dos seus fornecedores.

A empresa produz e comercializa vidro de embalagem para o mercado de alimentação e bebidas de elevada qualidade. Desenvolve novos produtos e processos, apostando na inovação e na respetiva adequação, de forma a satisfazer as necessidades dos seus clientes, contribuindo, de forma permanente, com uma atitude exemplar de respeito pelo ambiente e pelo bem-estar social.

(19)

Os principais clientes da empresa são: o setor cervejeiro, o setor do vinho e o setor alimentar. Como já referi, os segmentos de mercado da empresa são; garrafões, vinhos de mesa, espumantes, aguardentes, vinho do porto, águas, licores, cervejas, refrigerantes, azeites e boiões. Produz embalagens de vidro na cor âmbar, verde, canela, branco e branco azulado (Figura 2).

(20)

(21)

O presente capítulo tem como finalidade a apresentação das atividades desenvolvidas durante o período de estágio na Verallia Portugal, conciliando com os conhecimentos adquiridos na Licenciatura.

2.1. Descrição das Atividades Realizadas ao longo do Estágio

O estágio teve início no dia 18 de junho de 2019 e terminou no dia 29 de agosto de 2019. O horário cumprido ao longo do estágio foi das 9h às 18h, com interrupção para almoço das 12:30h às 14h, de segunda a sexta.

Logo no primeiro dia, a minha orientadora apresentou-me aos colaboradores dos diversos departamentos da empresa, acompanharam-me na visita das instalações, ficando a conhecer o futuro local de trabalho.

Com o objetivo de pôr em prática os conhecimentos adquiridos em contexto de sala de aula e aplicá-los no mercado do trabalho, foi-me definido um plano de estágio.

Esta segunda parte do relatório descreve pormenorizadamente todas as tarefas propostas e outras que realizei sem estarem no plano de estágio. O plano de estágio (anexo 1), propõe as tarefas seguintes:

• Kit acolhimento: criação e desenvolvimento; • Matriz de competências: atualização;

• Estudos de dados de mercado para o plano 2020;

• Desenho e preparação da feira Figueira Sea- Mar e sustentabilidade; • Execução da Mascote Boião.

(22)

2.2. Desenvolvimento de um kit de acolhimento

O Processo de Acolhimento cumpre três grandes objetivos que são: a receção ao novo trabalhador, a apresentação de colegas, políticas da empresa, processos e objetivos de trabalho, assim como a apresentação da empresa, sua estrutura e cultura.

O kit de acolhimento é fundamental para os colaboradores de uma empresa, tanto para os atuais, como para os novos. As empresas precisam cada vez mais de pensar numa forma de os seus colaboradores se poderem sentir mais envolvidos e motivados: além de mais produtivos, aumentando a probabilidade de permanecerem mais tempo na organização.

A criação deste kit consiste num conjunto de brindes que a empresa oferece ao colaborador, de modo a dar as boas-vindas e dar a conhecer a empresa. Para a elaboração deste kit desenvolvi esboços de várias caixas com caraterísticas da Verallia Portugal, como ilustrado na figura 3.

(23)

Depois de esboçar as caixas para o kit, escolhi os materiais que são oferecidos pela empresa:

• Manual de Acolhimento Atualizado • História da Vidreira (livro)

• Caneta Verallia

• Polo ou t-shirt Verallia • Garrafa de água Verallia • Pen

• Bloco de notas Verallia

• Garrafa produzida pela Verallia

Na figura 4 podem observar-se alguns exemplos de brindes que irão fazer parte do kit, complementado sempre pelo manual de acolhimento atualizado por mim durante o período de estágio.

O Manual de Acolhimento e o livro da história da Verallia Portugal são fundamentais neste kit porque para além de terem todas as informações gerais necessárias, fazem com que o novo colaborador perceba toda a história, funcionamento e regras da empresa.

(24)

Relativamente ao Manual de Acolhimento, não estava atualizado desde 2016 e, por isso, fiz uma atualização sobre a produção, volume de vendas e contratações, até 2018 na Verallia em todo o mundo. A Verallia Portugal dedica-se à fabricação e comercialização de embalagens de vidro para a indústria alimentar, com fabricação em regime contínuo 365 dias por ano. A produção de recipientes de vidro é distribuída por famílias e cores, essencialmente garrafas, boiões e garrafões em branco, âmbar, verde e canela.

A preocupação com o meio ambiente é cada vez maior e, por isso, a Verallia delineou objetivos a cumprir e nos últimos anos conseguirem alcançar alguns deles. Introduzi essas novas informações sobre o compromisso com os objetivos de desenvolvimento sustentável Todos os dias, a Verallia permite que as pessoas disfrutem do consumo de alimentos e bebidas em embalagens de vidro saudáveis, atrativas e sustentáveis e por isso, com a preocupação de respeitar o meio ambiente, a segurança da equipa e o desenvolvimento das comunidades. A Verallia compromete-se a respeitar os princípios do Global Compact das Nações Unidas, focando-se nos objetivos ilustrados na figura 5, com os respetivos resultados obtidos em 2018:

(25)

A analisar os dados fornecidos pela Verallia, maior parte dos objetivos foram cumpridos sendo muito positivo para a empresa e para o impacto ambiental. Para além de o vidro ser um produto 100% reciclável, ser produzido de forma mais sustentável é vantajoso não só para a empresa, mas também para o meio ambiente.

Ainda realizei a atualização da cronologia da história da Verallia Portugal até 2019, como mostra a figura 6, contendo os novos projetos da empresa e ainda acontecimentos importantes, à atualidade.

(26)

A admissão numa nova empresa constitui um desafio que comporta em si mesmo um conjunto de situações potencialmente "stressantes" para o colaborador e para a empresa. O departamento de recursos humanos, com o objetivo de reduzir dessa ansiedade inicial e para familiarizar os novos colaboradores, quis apostar neste kit desafiando-me no seu desenvolvimento e criação.

2.3. Estudos de Dados de Mercado para o Plano 2020

O estudo de mercado permite compreender aspetos quantitativos e qualitativos do mercado onde as empresas pretendem atuar ou onde já atuam. Esse tipo de estudo é muito importante para os negócios, pois é a partir dele que se conhece o público-alvo, os concorrentes, os principais comportamentos de compra dos consumidores e os principais segmentos de mercado.

Para a elaboração do Plano de Marketing para 2020, analisou-se vários dados atualizados de maneira a conseguir realizar um estudo de mercado sobre vinhos, cerveja, refrigerantes, azeites, a produção do vidro de embalagem e os concorrentes da empresa Verallia Portugal. Como responsável pelo estudo de cervejas, vinhos, refrigerantes, produção de vidro de embalagem e concorrentes da empresa, pesquisei estudos que me fornecessem dados importantes e fiáveis para que conseguisse tirar uma conclusão sobre as tendências de consumo para 2020.

De acordo com o estudo realizado pela orientadora Cristina Pereira e a estagiária Rute Pereira, relativamente ao mercado cervejeiro, continua a ser o mais valioso dos bens de grande consumo. Neste ano 2019 atingiu os 1.460 milhões de euros e 473 milhões de litros e a tendência é continuar a aumentar. No primeiro semestre do ano 2019, o crescimento da categoria foi de 19% em valor e 15% em volume, muito acima da evolução média dos bens de grande consumo. Este foi o maior crescimento do setor cervejeiro da última década, de acordo com os dados da Nielsen.

O motivo do crescimento da categoria está relacionado com uma maior disponibilidade dos consumidores portugueses no consumo fora de casa, associado a atividades de lazer. Por isso o Canal Horeca é o mais relevante para a categoria, e tem 80% das vendas em valor. O responsável da Nielsen destaca ainda o peso da promoção, “70% das vendas de cerveja em retalho no último ano foram realizadas com este suporte, um aumento face ao

(27)

ano passado (67%), o que torna as cervejas especialmente promocionadas, comparativamente à média dos bens de grande consumo”.

Embora em todos os meses do primeiro semestre de 2019 se registe um crescimento na ordem dos dois dígitos, a sazonalidade continua a desempenhar um papel significativo no cômputo global do ano. 42% do volume de vendas em 2018 verificou-se nos meses de verão – junho a setembro –, sendo que este período representou uma parcela significativa das vendas, quer no canal de retalho (47%), quer no canal Horeca (39%).

As razões do aumento de consumo neste período continuam a prender-se essencialmente com fatores como:

• Melhores condições climatéricas; • Períodos de férias;

• Realização de festas populares; • Festivais e eventos desportivos;

• Melhoria da confiança dos consumidores;

• Aumento do turismo, assim como o regresso de emigrantes a Portugal; • Disponibilidade do produto em loja.

Existe um maior número de lares a consumir cerveja, os consumidores compram mais vezes e gastam mais em cada ato de compra. A cerveja chega a mais de 77% do total de lares.

2.3.1. Diversidade, álcool zero e responsabilidade social são as tendências do setor cervejeiro

Em 2018, os portugueses consumiram 69% de cerveja no canal Horeca, o que significa maior apetência dos consumidores portugueses pelo consumo fora de casa, sobretudo em atividades de lazer, associadas às refeições e à convivialidade nas esplanadas e cafés. Portugal é o país número um em termos europeus no consumo social fora de casa. Mais de 98% dos portugueses consomem cerveja de forma moderada e responsável. Por outro lado, o consumo irresponsável e excessivo, apesar de muito inferior à média europeia, é um problema que todos os setores de bebidas alcoólicas combatem, e com que se preocupam, tentando minimizar o consumo irresponsável entre maiores de idade e a prevenção de práticas menos saudáveis, através da formação e educação.

(28)

Por isso, a tendência atual do setor reside na aposta nos segmentos da cerveja sem álcool e da cerveja com baixo teor de álcool, procurando responder às exigências do consumidor de hoje, uma vez que existe uma maior preocupação em escolhas mais saudáveis e com um consumo responsável.

As cervejas sem álcool assumem-se mesmo como a nova tendência do mercado europeu e são um segmento com grande potencial de crescimento. Segundo Natália Cavaleiro Costa, nutricionista e consultora dos Cervejeiros de Portugal, “a cerveja pode e deve ser aliada a um estilo de vida saudável, onde se enquadra a dieta mediterrânica. Quando bebida com moderação, a cerveja é um alimento fermentado com inúmeras vantagens do ponto de vista nutricional. A opção 0,0 veio dar nova ênfase a estas vantagens, sendo rica do ponto de vista nutricional e de hidratação, e distanciando-se, pela positiva, de muitos sumos e refrigerantes que contam com doses elevadas de açúcar”.

Outra tendência atual do mercado é a proliferação e adesão dos portugueses à diversidade das cervejas produzidas de modo artesanal. Com centenas de variedades, cores, sabores e texturas, a cerveja é uma das bebidas mais consumidas no mundo. Em Portugal, o setor contribui com 80 mil postos de trabalho diretos e indiretos e gera mais de mil milhões de euros por ano, assente numa cadeia de valor quase totalmente nacional.

No mercado dos vinhos, a região do Alentejo poderá ter nesta vindima um aumento na produção de vinho entre 5% e 10% superior ao de 2018. A CVRA (Comissão Vitivinícola Regional Alentejana) prevê que a região poderá produzir entre 115 a 120 milhões de litros, volume superior à média dos últimos cinco anos, que foi de 110 milhões.

Apesar da previsão ser um instrumento essencial para calcular o nível de stocks e a capacidade de resposta às necessidades do mercado, são as condições climatéricas que ditam a quantidade de uvas que se vai produzir.

Até agora, as vinhas estão com bom desenvolvimento, apesar da pouca chuva registada na região, havendo algumas situações de desavinho (ausência da formação do bago). No ano passado, à semelhança do resto do país, o Alentejo foi atingido por uma vaga de calor, na primeira semana de agosto, que provocou escaldão nas uvas e perdas de produção em vários agricultores. “Em 2018, tivemos cerca de dois terços dos viticultores com perdas, mas o facto de ter havido chuvas intensas na primavera e mais área de vinha em produção atenuou a situação e o Alentejo aumentou a produção após três anos de quedas sucessivas

(29)

em 2015, 2016 e 2017”. Nas palavras do presidente da CVRA, “a manter-se a situação atual, antevemos um 2019 com boa qualidade para os vinhos do Alentejo”.

Segundo dados do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), a região dos Vinhos Verdes antecipa um aumento na produção de 10% como está ilustrado a figura 4. O inverno seco contribuiu para a destruição de muitos oósporos do míldio e a primavera fria não favoreceu as infeções primárias graves. As diferenças de temperatura sentidas de forma repentina, promoveram a ocorrência de algum desavinho (especialmente na casta Loureiro). Prevê-se maior produção para as castas Arinto, Alvarinho e Fernão Pires. Em Trás-os-Montes espera-se um acréscimo de 20% na produção. Ao nível fitossanitário não se verificaram doenças ou pragas que causassem prejuízos significativos. Quanto a acidentes meteorológicos apenas de referir a queda de granizo ocorrida em julho, no concelho de Mogadouro. O aumento previsível é significativo devido à baixa produção do ano anterior.

Na Bairrada é esperado um aumento de produção de 5%, no entanto inferior à média das 5 últimas campanhas (-18%). Existe alguma heterogeneidade no tamanho dos bagos, e as videiras com muita folhagem ao nível dos cachos, facilitou o aparecimento de focos de oídio. Por sua vez, no Dão prevê-se uma subida na produção de 35%. As videiras, no geral, encontram-se em bom estado sanitário apresentando bagos bem desenvolvidos. Na Beira Interior prevê-se um aumento na produção de 35%, em oposição ao baixo volume obtido em 2018 motivado pelos fortes ataques de míldio e pelo escaldão. Este ano a produção está dentro dos valores médios da região. Já na região Terras de Cister espera-se um aumento de 25% na produção.

O Tejo espera uma quebra da produção (-5%), tal como em Lisboa (-10%). Até à data, o ciclo vegetativo regista um atraso de uma semana. Na Península de Setúbal é antecipado um aumento de produção de 10%, o mesmo valor que no Alentejo. No Algarve o aumento será ligeiramente inferior, ainda assim de 5%, impulsionado pela entrada em produção de novas vinhas.

Nas regiões autónomas, a Madeira antecipa um aumento de produção de 10%. Na generalidade, as vinhas encontram-se em bom estado fitossanitário. Por sua vez, nos Açores a previsão global é de um aumento de produção de 11%. Até ao presente, as

(30)

esta conjuntura favorável, a expetativa é de um bom/excelente ano vitivinícola, em quantidade e em qualidade.

No geral, as uvas apresentam um bom estado fitossanitário, sem registo de doenças ou pragas que causem prejuízos significativos, consequência das condições climatéricas favoráveis verificadas até esta data.

Figura 7- Previsão 2019/2020

(31)

Relativamente aos concorrentes da empresa, as três maiores empresas neste setor continuam a ser BA Vidro, Verallia e Vidralia, com uma produção anual que ronda os 1,5 milhões de toneladas, gerando assim um volume de negócios de 600 milhões de euros, em que o mercado externo representa mais de 70% das vendas totais de vidro de embalagem (vendas diretas das embalagens vazias + vendas indiretas de embalagens que já possuem o produto).

Apesar da concorrência ser representada pelo plástico, alumínio e ainda cartonadas, nos próximos anos irá haver redução no consumo e produção de plástico por ser um material bastante poluidor e que está a preocupar os consumidores no que toca a questões ambientais.

Isto, será uma grande oportunidade para o setor de vidro de embalagens uma vez que o mesmo é uma alternativa ao plástico, que traz muitos mais benefícios para os consumidores e para o meio ambiente.

Segundo um estudo feito na Smithers Pira, o mercado global de vidro de embalagens tem crescido a um ritmo médio anual de 3,5%. Através também de um estudo independente da federação europeia de vidro de embalagem, concluiu-se que 78% dos consumidores europeus preferem a embalagem de vidro, na compra dos seus alimentos e bebidas.

Posto isto, foi realizado o plano para 2020, que pode ser visto no anexo 2. Contém todos os dados retirados do estudo feito por mim e pela minha orientadora, conseguindo assim fazer um balanço de vários setores e ver em que mercados a empresa deve apostar consoante as tendências retirados do estudo.

(32)

2.4. Execução da Mascote Boião

Atualmente algumas empresas criam personagens que trazem benefícios para as suas marcas. Uma mascote para uma empresa tem como objetivo humanizá-los e gerar, junto ao público-alvo, uma identificação direta. Eles funcionam como interlocutores entre o cliente e a marca. A Verallia Portugal tem duas mascotes que são a Garrafita e o Boião (figura 8).

Esta empresa constrói e difunde, de forma contínua e integrada, valores sociais que se estendem desde a fábrica até ao espaço comunitário. É através dessa vontade de promover as boas práticas que nasce o projeto “Garrafita vai às Escolas”.

Reconhecida pelo Healthy Workplaces Award como uma empresa empenhada na segurança, no bem-estar e na saúde, a Verallia é uma empresa socialmente responsável com uma Comunicação Transparente. Tem como missão desenvolver ações que lhe permitem crescer e integrar-se na comunidade, garantindo ativos intangíveis, essenciais para a criação de valor.

O projeto “Garrafita vai às Escolas”, de componente teórico-prática, inicia-se com uma palestra lúdica onde as crianças descobrem conceitos-chave como a educação ambiental, os 3R’s (reutilizar, reciclar e reduzir), a segurança no trabalho, bem como os processos chave da indústria do vidro que lhes permitem conhecer melhor a empresa, e adaptar esses ensinamentos ao dia-a-dia.

A mascote Garrafita, desafia as crianças a participar num jogo onde todos se podem juntar, nesta grande aventura que é a “Proteção do nosso Ambiente”, com foco na sustentabilidade e reciclagem em prol de um desenvolvimento sustentável. Esta atividade teve início em 2018 e já percorreu a maioria das escolas básicas do concelho da Figueira da Foz.

Durante o estágio tive a oportunidade de participar em duas atividades da “Garrafita vai às Escolas” como mostra a figura 9, onde pude fazer de mascote Garrafita e conseguir interagir com as crianças para as cativar a prestarem atenção aos assuntos abordados.

Figura 8- Mascotes Garrafita e Boião

(33)

Durante esta atividade foram abordados e explicados conceitos de sustentabilidade, proteção ambiental, reciclagem e material “vidro” enquanto melhor opção para embalagem e para reutilização. A apresentação realizou-se para 35 crianças entre os 3 e os 5 anos no Centro de Estimulação Precoce da Fontela e para 15 no Conservatório De Música David De Sousa, que aprenderam também conceitos-chave como a educação ambiental, os 3R’s (reciclar, reutilizar e reduzir), a segurança no trabalho e os processos chave da indústria do vidro que lhes permitem conhecer melhor a Verallia e por em prática esses ensinamentos no dia-a-dia. No Conservatório De Música David De Sousa, tive a ideia de fizer com a ajuda da minha orientadora, instrumentos musicais com boiões de vidro e as crianças também aprenderam que fazer música com embalagens de vidro, é possível e também é uma forma de reutilizar.

Para complementar a mascote Garrafita, a Verallia tem também a mascote Boião, que foi realizado numa costureira durante o meu período de estágio, e à qual servi de modelo para que a ilustração do boião ficasse o mais parecido possível com a da figura 8. O resultado final está ilustrado na figura 10.

Figura 9- Garrafita no Centro de Estimulação Precoce da Fontela e no Conservatório De Música David De Sousa

(34)

Este projeto para além de informar e sensibilizar sobre questões sustentáveis, também é uma maneira de publicitar a Verallia Portugal dos pequenos aos mais adultos que, para além de ficarem a saber mais sobre a empresa e a sua produção, também aprendem técnicas de reutilazação e de reciclagem, como já referido anteriormente.

2.5. Desenho e preparação da Feira Figueira Sea - Mar e Sustentabilidade

Pela primeira vez, este ano, a Câmara da Figueira da Foz organizou uma feira que tem como objetivo a sustentabilidade. Conscientes de que estamos perante um cenário que exige a cada um de nós uma atitude urgente de mudança e que a sustentabilidade é também feita de escolhas pessoais, a Figueira Sea mostrou as opções sustentáveis, que as empresas, progressivamente, têm implementado nos seus negócios. Estiveram presentes na feira mais de 70 expositores de empresas do concelho e, como tal, a Verallia Portugal marcou presença nesta feira.

Tal como refere Célia Carrasqueiro, Diretora de RH e Comunicação da Verallia Portugal: “a Verallia assenta nos princípios de responsabilidade corporativa e sustentabilidade, com 8 certificações, uma delas pioneira em Portugal, além do conjunto de boas práticas premiadas e reconhecidas ao mais elevado nível internacional, como a instalação de um electrofiltro para evitar a poluição atmosférica, a recirculação de pelo menos 90% de água no seu processo produtivo ou o tratamento das águas numa ETARI interna” Fonte: site da empresa.

Figura 10 - Resultado final da mascote boião

(35)

Foi proposto ao departamento de marketing criar um esboço de decoração para o seu stand, para ir ao encontro dos objetivos da feira e também para atrair as pessoas de maneira a que ficassem a conhecer a Verallia Portugal e toda a sua produção. A decoração escolhida estava relacionada com praia e natureza, e criar plantas aproveitando os boiões de mel e garrafas produzidas pela Verallia. A figura 11 mostra o resultado final.

A Verallia Portugal, destacou-se pelo seu stand inovador com o tema da Sustentabilidade e do Mar, reforçando todas as boas práticas ambientais e mostra de produtos standards e gama Selective Line.

Conscientes de que estamos perante um cenário que exige a cada um de nós uma atitude urgente de mudança e que a sustentabilidade é também feita de escolhas pessoais, a Figueira Sea mostrou as opções sustentáveis, que as empresas, progressivamente, têm implementado nos seus negócios.

O Marketing Industrial é um ramo do marketing que visa promover produtos ou serviços de empresas e outras organizações junto dos seus parceiros, ou seja, de outras empresas que, por sua vez, irão revendê-los e/ou usá-los como componentes dos seus próprios produtos e serviços. Também é conhecido por marketing B2B (business-to-business). Em suma, o principal alvo do Marketing Industrial não são os consumidores finais, mas sim outras empresas.

Em relação à publicidade de empresas industrias, é feita através dos seus sites, redes sociais, patrocínios, mas também com estas feiras como a Figueira Sea. Conseguem estar desta forma, em contacto com o público não só da região, mas também com os que podem

(36)

2.6. Newsletter

As newsletters são publicações que contêm notícias sobre a própria empresa e sobre clientes da região norte, centro e sul finalizando com uma sugestão de eventos onde a empresa participa e é direcionada para os clientes da empresa e potenciais clientes. O seu objetivo não é fazer promoções e dar novidades da marca, mas sim trazer informações relevantes com o público que se interessa por assuntos relacionados com a empresa. Apesar de não estar no plano de estágio a realização das newsletters realizei as de junho, julho e agosto com as devidas traduções para inglês. A Verallia Portugal preocupa-se em ser ativa no seu site e visto que não possui redes sociais, é uma forma que a empresa tem de manter os seus clientes e visitantes informados do que se passa regularmente.

No mês de junho:

Sobre nós:

Verallia Portugal recebe visita de cliente espanhol: Condes de Albarei

No âmbito das partilhas de boas práticas, no dia 28 de maio, a Verallia Portugal recebeu nas suas instalações a visita do cliente espanhol Condes de Albarei da Galicia, cujas garrafas são produzidas na Figueira da Foz.

A Adega Condes de Albarei foi fundada em 1988 por uma equipa de viticultores de Valle del Salnés, cujo sonho era elaborar vinhos alvarinhos da mais alta qualidade. Rapidamente, passaram a ser referência en Rías Baixas.

Em 2018, Condes de Albarei adquiriu a Quinta Pazo Baión, referência do enoturismo na Galicia, e onde se produz o vinho alvarinho Pazo Baión.

Através destas visitas a Verallia Portugal pretende partilhar as boas práticas de atuação em diversas áreas de negócio. Antes da visita à fábrica, o cliente Condes de Albarei teve a oportunidade de conhecer a força da Verallia no Mundo, bem como descobrir a nova coleção 2020, da marca premium da Verallia, a Selective Line.

(37)

Tradução

Verallia Portugal receives a Spanish client visit: Condes de Albarei

In the context of sharing good practices, on May 28, Verallia Portugal received in its offices the visit of the Spanish client Condes de Albarei from Galicia, whose bottles are produced in Figueira da Foz.

The Adega Condes de Albarei was founded in 1988 by a team of winemakers from Valle del Salnés whose dream was to produce wines of the highest quality. Quickly, they became a reference in Rías Baixas.

In 2018, Condes de Albarei acquired Quinta Pazo Baión, reference of wine tourism in Galicia, and where the Alvarinho Pazo Baión wine is produced.

Through these visits, Verallia Portugal intends to share good practices in various business areas. Before the visit to the factory, the client Condes de Albarei had the opportunity to get to know the strength of Verallia in the world, as well as to discover the new collection of 2020, from Verallia's premium brand, the Selective Line.

Verallia Portugal marca presença no MOVE – Figueira da Foz

A VI Edição da Mostra de Ofertas Vocacionais e de Emprego (MOVE), organizada pela Câmara da Figueira da Foz, decorreu nos dias 30 e 31 de maio, no Pavilhão Galamba Marques, do Ginásio Clube Figueirense, onde foi incluída pela primeira vez, arte urbana. Pelo 4º ano consecutivo a Verallia Portugal apoiou e participou na MOVE destinada a todos os alunos do ensino secundário, que de forma gratuita têm a possibilidade de descobrir novas opções para o seu futuro, tanto a nível de oferta de instituições de ensino como de entidades do tecido empresarial local.

O stand da Verallia teve como tema “Somos a Família Verallia”, apresentando as inúmeras atividades internas e externas que a Verallia Portugal faz ao longo do ano, reforçando a criatividade, dinamismo e o trabalho em equipa. A história desta “família” também foi ilustrada com fotografias que já fazem parte da longa história da empresa.

(38)

A nova coleção 2020 da marca premium, a Selective Line, foi igualmente apresentada. O stand tinha uma mostra dos vários mercados onde a Verallia atua.

O stand da Verallia contou, igualmente, com a visita do Diretor Ibérico, Paulo Pinto. “Juntos, construímos o Futuro!”

Tradução

Verallia Portugal is present at MOVE - Figueira da Foz

The IV Edition of the Job and Vocational offers show (MOVE), organized by the Figueira da Foz city council, took place on May 30 and 31 at the Galamba Marques Pavilion, at the Ginásio Clube Figueirense, where urban art was included for the first time.

For the 4th consecutive year, Verallia Portugal supported and participated in the MOVE for all secondary school students, who are free to discover new options for their future, both at the level of the offer of educational institutions as well as entities of the local business fabric.

Verallia's stand had as theme "We are the Verallia Family", presenting the innumerable internal and external activities that Verallia Portugal does throughout the year, reinforcing creativity, dynamism and teamwork. The history of this "family" was also illustrated with photographs that are already part of the company's long history.

The "Garrafita" mascot was also present and invited visitors to participate in the "memory game" to win gifts from the company.

The new 2020 brand premium collection, by Selective Line, was also presented. The stand had samples of the various markets where Verallia Portugal operates.

The Verallia stand also counted on the visit of the Iberian Director, Paulo Pinto. “Together, we build the Future.”

Verallia Glass Riders presentes no mítico Granfondo 2019

Foi pela grandeza e dureza sempre presente neste que é o mais mítico Granfondo 2019 que se realiza em Portugal que, 4 Glassriders decidiram, no dia 02 de junho, enfrentar esses muros que põem à prova qualquer ser humano.

(39)

“Pedro Bessa, Pedro Ferreira, Filipe Pinhão e Rui Nascimento, que não sendo colaborador na Verallia como muitos outros vestem a nossa camisola, lá foram estrada fora. Subindo, descendo, aproveitando os abastecimentos para armazenar energia, ajudando a subir, sempre com a missão de cortar a meta como uma equipa que tentamos ser, onde o que prevalece é a amizade, o convívio e sobretudo uma força de vontade que não nos deixa desistir mesmo quando as condições físicas não são as melhores pois podemos sempre contar uns com os outros para ultrapassar as dificuldades.

Este ano o Gerês foi verdadeiramente mítico, foi o mesmo percurso do primeiro em 2015 em que participamos em grande número e que ficou na nossa memória como o começo de todas estas aventuras.

E para mostrar que a Verallia está sempre presente, o kit de participação esteve composta de uma garrafa de vidro Verallia com o vinho Cadão.

Venha o próximo desafio! A equipa dos Verallia Glassriders lá estará sempre com o mesmo espírito, dedicação e amizade!”

Como disse Miguel Torga, “Há sítios no mundo que são como certas existências

humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição, o Gerês é um deles.

Juntos, construímos o Futuro!

Tradução

Verallia Glass Riders present in the mythical Granfondo 2019

It was for the greatness and hardness that is always present in this one, the most mythical Granfondo 2019 that is realized in Portugal that 4 Glassriders decided, on the 2nd of June, to face those walls that put to the test any human being.

“Pedro Bessa, Pedro Ferreira, Filipe Pinhão and Rui Nascimento, (last colleague that even not being Verallia’s collaborators as many others still wear our sweater) went on the road. Going up, down, taking advantage of supplies to store energy, helping to rise, always with the mission to cut the finish line as the team that we try to be, where what prevails is friendship, conviviality and above all a will power that does not let us give up even when physical conditions are not the best as we can always count on each other to overcome difficulties.

Figura 14- Verallia Glass Riders presentes no Granfondo

(40)

This year Gerês was truly mythical, it was the same course of the first in 2015 in which we participated in large numbers and that was in our memory as the beginning of all these adventures.

And to show that Verallia is always present, the participation kit contains a bottle of Verallia glass with the Cadão wine.

Ready for next challenge! The Verallia Glassriders team will be there always with the same spirit, dedication and friendship! "

As Miguel Torga said, "There are places in the world that are like certain human

existences: everything fits together so that nothing is lacking in its greatness and perfection, the Gerês is one of them."

Together, we build the Future!

Clientes:

Norte:

Quintas de Melgaço com imagem renovada

Quintas de Melgaço celebra, este ano, as “Bodas de Prata”, os 25 anos, e anuncia mudanças na sua prestigiada gama de vinhos, que se encontra na casta Alvarinho. Trata-se de um marco importante na história da empresa e da região que será assinalado com muitas outras novidades e várias iniciativas pelo país.

Ao mercado a empresa apresenta-se com uma imagem renovada, que traduz ao detalhe o novo posicionamento da marca. O projeto tem a assinatura do Atelier Rita Rivotti – Wine Branding & Design. O resultado é uma gama totalmente atualizada, que promete conquistar ao primeiro olhar na prateleira. A mudança foi feita desde o logótipo, passando pelas garrafas e por fim nos rótulos.

Tradução

Quintas de Melgaço with renovated image

Quintas de Melgaço celebrates this year the "Silver Weddings", the 25 years, and announces changes in its prestigious range of wines, which is in the Alvarinho caste. This is an important milestone in the history of the company and the region, which will be marked by many other innovations and various initiatives throughout the country.

Figura 15- Vinho de Quintas de

(41)

To the market the company introduces itself with a renewed image, which translates in detail the new positioning of the brand. The project has the signing of Atelier Rita Rivotti – Wine Branding & Design. The result is a totally updated range, which promises to conquer at the first look on the shelf. The change was made from the logo, through the bottles and finally the labels.

Centro:

Adega de Cantanhede recebeu a 7ª edição dos “Sons na Bairrada”

“Sons na Bairrada”, o evento de carácter vínico, gastronómico e musical com a assinatura da Rota da Bairrada, e com o patrocínio da Verallia Portugal, decorreu no passado dia 15 de junho na Adega de Cantanhede.

A Adega de Cantanhede, maior produtor na Bairrada abriu as suas portas para dar a conhecer a sua história e os seus vinhos ao som de primorosas melodias ensaiadas para o evento. Esta iniciativa da organização da Associação Rota da Bairrada (ARB) pretende dar a conhecer as caves e adegas da região da Bairrada, conjugando o vinho e a gastronomia da região com a música e outras performances artísticas. Nesta 7ª edição a animação ficou a cargo da Banda “Saxobox Marisa Pop e Jazz Blends” e a segunda parte, entregue à dupla de atores do “Teatro Baluarte”

Tradução

Adega de Cantanhede received the 7th edition of "Sons na Bairrada"

“Sons da Bairrada”, the wine character, gastronomic and musical event with the

Figura 16 - 7ª edição dos "Sons da Bairrada"

(42)

The Adega de Cantanhede, the largest producer in Bairrada, has opened its doors to showcase its history and its wines to the sound of exquisite melodies rehearsed for the event.

This initiative, organized by the Rota da Bairrada Association (ARB), aims to showcase the cellars and wineries of the region of Bairrada, combining the wine and gastronomy of the region with music and other artistic performances. In this 7th edition the animation was in charge of the Band "Saxobox Marisa Pop and Jazz Blends" and the second part, delivered to the duo of actors of "Theater Baluarte".

Sul:

Casa Ermelinda Freitas eleita produtor europeu do ano

A Casa Ermelinda Freitas, em Fernando Pó, concelho de Palmela, foi eleita produtor europeu de 2019 no concurso Sommelier Wine Awards, em Inglaterra, um título que anteriormente só tinha sido atribuído a um produtor de vinhos da Madeira. A somar ao importante título a empresa tem visto crescer a sua coleção de prémios, enquanto prepara o lançamento de novos produtos e a presença em eventos de verão.

A Casa Ermelinda Freitas foi eleita produtor europeu do ano vencendo 4 medalhas de ouro, 3 de prata e 11 comendas atribuídas pelo júri daquele concurso, que premeia “os melhores vinhos disponíveis para restaurantes, bares e hotéis no Reino Unido” e não só. “Acabámos com uma ampla distribuição” de medalhas, escreveu a organização do Sommelier Wine Awards sobre o produtor. “Quando se fala de um prémio a nível europeu não podemos deixar de refletir sobre o que tem sido o longo caminho destes últimos anos feito pela Casa Ermelinda Freitas”, começou por reagir Leonor Freitas, responsável pela administração da empresa.

A empresa “gosta de estar presente em todos os momentos em que o vinho é valorizado” e assegura que participou no concurso inglês “com a humildade de poder ganhar ou não”. “A distinção serve para nos incentivar a continuarmos, serve para reforçar que estamos no caminho certo, mas também para agradecer e incentivar os nossos colaboradores, sendo para nós este prémio nada mais que uma capitalização humana”.

Tradução

(43)

Casa Ermelinda Freitas elected European producer of the year

Casa Ermelinda Freitas, in Fernando Pó, municipality of Palmela, was elected European producer in 2019 at the Sommelier Wine Awards in England, a title that had previously only been attributed to a Madeira wine producer. In addition to the important title, the company has seen its premium collection grow while preparing for the launch of new products and attending summer events.

Casa Ermelinda Freitas was elected European producer of the year by winning 4 gold medals, 3 of silver and 11 commendations awarded by the jury of that competition, which awards "the best wines available for restaurants, bars and hotels in the UK" and more. "We ended up with a wide distribution" of medals, wrote the organization of the Sommelier Wine Awards about the producer. "When we talk about a prize at European level we can’t stop reflecting on what has been the long road of recent years made by Ermelinda Freitas House," started by reacting Leonor Freitas, responsible for the management of the company.

The company "likes to be present at all times when the wine is valued" and assures that it participated in the English contest "with the humility of being able to win or not". "The distinction serves to encourage us to continue, it serves to reinforce that we are on the right track, but also to thank and encourage our employees, and for us this prize is nothing more than a human capitalization."

No mês de julho:

Sobre nós:

Bacalhôa visita Verallia Portugal

A Verallia Portugal empenha-se em respeitar os compromissos assumidos para com os seus clientes e por isso, com o objetivo de estar ainda mais próxima e de reforçar as suas parcerias e boas práticas com os seus clientes, recebeu a visita da Bacalhôa nas suas instalações no dia 28 de junho.

Em 1998, José Berardo tornou-se principal acionista e continuou com a missão da empresa, investindo em novas vinhas, na modernização das adegas e na aquisição de novas. Assim, em 2017, a Bacalhôa tornou-se a maior acionista

(44)

alta qualidade, aguardentes e vinhos de mesa. No ano seguinte, a empresa comprou a Quinta do Carmo.

A Bacalhôa dispõe de adegas nas regiões mais importantes de Portugal: Alentejo, Península de Setúbal (Azeitão), Lisboa, Bairrada, Dão e Douro e continua com a sua aposta na inovação no sector, tendo em vista a criação de vinhos que proporcionem experiências únicas e surpreendentes, com uma elevada qualidade e consistência.

Tradução

Bacalhôa visits Verallia Portugal

Verallia Portugal strives to respect the commitments it has made to its customers and therefore, to be even closer and to reinforce their partnerships and good practices with its customers, received the visit of Bacalhôa in its offices on June 28th. In 1998, José Berardo became the main shareholder and continued with the company's mission, investing in new vineyards, modernizing wineries and acquiring new ones. Thus, in 2017, Bacalhôa became the largest shareholder in Aliança, which is one of the most prestigious producers in the categories of high quality sparkling wines, spirits and table wines. The following year, the company bought Quinta do Carmo.

Bacalhôa has wineries in the most important regions of Portugal: Alentejo, Península de Setúbal (Azeitão), Lisbon, Bairrada, Dão and Douro and continues its commitment to innovation in the sector, with a view to create wines that provide unique and surprising experiences, with high quality and consistency.

Golfinhos agradecem compra de vidro de embalagem.

Em junho, através de uma iniciativa inovadora, a Friends Of Glass procurou sensibilizar o público sobre a importância de preferir produtos infinitamente

(45)

recicláveis. O recurso virtual é ativado a cada produto de embalagem de vidro vendido. Sempre que o código de barras de um produto de vidro é registado nas self checkouts, aparece imagens e sons de golfinhos para agradecer aos clientes pela escolha e por preferirem o vidro a outras embalagens, como por exemplo, de plástico. Este momento aconteceu num supermercado em Lisboa e o feedback pela parte dos clientes foi bastante positivo.

A maior parte do lixo presente nos oceanos deve-se ao plástico, que cada vez mais está a por em risco a vida dos animais marinhos. O objetivo desta iniciativa por parte da Friends Of Glass é de incentivar os consumidores a comprarem produtos em embalagens de vidro por três razões, que são elas: a saúde, o sabor e a sustentabilidade. Um dos argumentos fortes utilizado é o facto de o vidro ser infinitamente reciclável, o que faz com que seja um material que tem muito mais vantagens e benefícios em relação aos outros.

Tradução

Dolphins thank the purchase of glass packaging

In june, through an innovative initiative, Friends Of Glass sought to raise awareness of the public about the importance of preferring infinitely recyclable products. The virtual resource is activated with each glass packaging product sold.

Whenever the barcode of a glass product is recorded in self checkouts, dolphin images and sounds appear to thank customers for their choice and for the preference of glass instead of other packaging, like for example, plastic. This moment happened at a supermarket in Lisbon and the feedback from the costumers was very positive.

Most of the trash present in the oceans is due to plastic, which is increasingly putting at risk the lives of marine animals. The aim of this initiative by Friends Of Glass is to encourage consumers to buy products in glass packaging for three reasons: health, taste and sustainability. One of the strong arguments used is that the glass is infinitely recyclable, which makes it a material that has much more advantages and benefits over others.

Clientes:

(46)

Na continuação da parceria estratégica iniciada em 2017, a Soprage conseguiu adquirir uma posição maioritária na Liberty Wines, uma das mais importantes e reconhecidas empresas de distribuição de vinhos no Reino Unido. Apesar da incerteza provocada pelo Brexit, a Sogrape investe no mercado com uma visão de longo prazo para reforçar a sua posição competitiva.

Através de uma estratégia de criação de valor para as marcas da Soprage, esta passa a deter uma posição maioritária na estrutura acionista da Liberty Wines, assumindo o controlo da empresa que, foi eleita este ano pela segunda vez consecutiva como “Distribuidora do Ano” pelo International Wine Challenge. Deste modo, consegue contribuir para a tão esperada afirmação do vinho português.

“O reforço desta aliança com a Liberty Wines irá permitir à Sogrape beneficiar das fortes competências da distribuidora inglesa para conquistar maior visibilidade e representação para os nossos vinhos naquele que é atualmente um mercado chave para o Grupo e que, com este passo, assume nova relevância”, garante o Presidente da Sogrape, Fernando da Cunha Guedes.

Segundo os resultados conquistados ao longo dos últimos dois anos, o portfolio da Sogrape cresceu 30% no Reino Unido e as vendas de marcas como Casa Ferreirinha, Herdade do Peso, Quinta dos Carvalhais e Azevedo duplicaram no mercado.

Tradução

Sogrape makes historic acquisition in the UK

In the continuation of the strategic partnership initiated in 2017, the Soprage managed to acquire a majority position at Liberty Wines, one of the most important and recognized wine distribution companies in the United Kingdom. Despite the uncertainty caused by Brexit, Sogrape invests in the market with a long-term vision to reinforce its competitive position.

Through a strategy of value creation for the brands of Soprage, it is now holding a majority position in the shareholder structure of Liberty Wines, taking control of the company which, was elected this year for the second consecutive time as "distributor of the Year" by the International Wine Challenge. In this way, it contributes to the long-awaited affirmation of Portuguese wine.

"Strengthening this alliance with Liberty Wines will enable Sogrape to benefit from the strong skills of the English distributor to achieve greater visibility and representation for our wines in what is now a key market for the Group and which, with this step, assumes

(47)

new relevance ", assures the President of Sogrape, Fernando da Cunha Guedes. According to the results achieved over the past two years, Sogrape's portfolio grew by 30% in the United Kingdom and sales of brands such as Casa Ferreirinha, Herdade do Peso, Quinta dos Carvalhais and Azevedo doubled in the market.

Centro:

Aniversário 65 anos – Adega de Cantanhede

A Adega Cooperativa de Cantanhede celebrou, no dia 13 de julho, o seu 65º aniversário. A cerimónia contou com a presença do Presidente da Direção da Adega de Cantanhede – Victor Damião, a Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede – Helena Teodósio e do Secretário de Estado da Defesa do Consumidor – João Torres.

Durante a cerimónia dos 65 anos da instituição, Victor Damião foi o primeiro interveniente e anunciou que está a ponderar a sua recandidatura à direção da Adega Cooperativa. Para além dos agradecimentos feitos aos que nos últimos 10 anos o acompanharam nos órgãos sociais, o presidente alega que “A Adega Cooperativa de Cantanhede é hoje uma das mais prestigiadas adegas do país”, relembrando também os muitos prémios entretanto recebidos e a expectativa de um futuro de crescimento e sustentabilidade. Helena Teodósio, interpreta a presença de João Torres como o reconhecimento do Governo à Adega e ainda refere que o percurso da Adega para além de orgulhar o concelho, também contribui para a economia da região.

Para finalizar o discurso da sessão comemorativa do 65º aniversário da Adega Cooperativa de Cantanhede, João Torres destaca o que a Adega tanto tem feito pelo setor vitivinícola da região e do país e incentiva os associados da Adega de Cantanhede, dando força para continuar o bom trabalho que têm feito e afirmando que a Adega Cooperativa de Cantanhede “terá um grande futuro pela frente”.

Figura 21 - Os 65 anos da Adega de Cantanhede

Referências

Outline

Documentos relacionados

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças

Para solicitar a identificação funcional, os aposentados devem se dirigir ao setor de gestão de pesso- as da unidade mais próxima da sua casa para preencher a FIA (Ficha

Sendo assim, percebe-se que o serviço de acolhimento constituiu-se, sobretudo, da necessidade de humanizar o atendimento, bem como de torna-lo mais ágil e efetivo, garantindo, desse

O Artigo 68 do Código Florestal, que prevê que os proprietários ou possuidores de imóveis rurais que realizaram supressão de vegetação nativa, respeitando os limites impostos pela

Outro fator muito importante foi o envolvimento dos demais professores da escola no decorrer das atividades e, mesmo não sendo esse um dos objetivos da pesquisa, mas que foi

Desta forma, a Codificação Civil de 1916 não admitia a lesão como fonte para a rescisão dos contratos ou para revisão dos pactos celebrados em que uma parte alegasse

The OPF study led to a proposition of a new learning algorithm using evolutionary computation concepts, aiming at classification processing time reduction, which combined to