• Nenhum resultado encontrado

Para: Biologia. Escolas João de Araújo Correia. Informação - Prova de Equivalência à Frequência. abril Informação-Prova nº 38/S.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Para: Biologia. Escolas João de Araújo Correia. Informação - Prova de Equivalência à Frequência. abril Informação-Prova nº 38/S."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Escolas

|

João de Araújo Correia

Informação-Prova nº 38/S

Informação - Prova de Equivalência

à Frequência

abril|2018

Biologia

Para:

Reprografias

Prova 302 | 2018 Portal do Agrupamento

Tipo de Prova – escrita Diretores de Turma

12º Ano – Ensino Secundário Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho

Associação de Pais e Encarregados de Educação Biblioteca /CRE

O presente documento divulga informação relativa à prova de equivalência à frequência da disciplina de Biologia, a realizar em 2018, pelos alunos autopropostos que satisfaçam as condições fixadas nos diplomas legais aplicáveis e no Regulamento das Provas e Exames do Ensino Básico e Secundário.

Esta informação dá a conhecer os seguintes aspetos relativos à prova: •• Objeto de avaliação;

•• Caracterização da Prova; •• Critérios gerais de classificação. •• Material autorizado;

•• Duração;

A Prova de Equivalência à Frequência de Biologia do 12º ano é constituída por duas provas: Prova Escrita e Prova Prática. Cada uma das componentes é cotada com um total de 200 pontos, correspondendo a uma classificação de 20 valores.

Na classificação final, a prova escrita tem um peso de 70%, e a prova prática 30% da classificação da Prova de Equivalência à Frequência.

Importa ainda referir que o grau de exigência decorrente dos itens e o grau de aprofundamento, evidenciado nos critérios de classificação, estão balizados pelo Programa e metas definidas para esta disciplina, em adequação ao nível de ensino a que a prova diz respeito.

Objeto da Avaliação

A prova escrita tem por referência as competências e os conteúdos enunciados no Programa de Biologia, do 12º ano, da lei em vigor.

Competências

As competências a avaliar decorrem da operacionalização dos conteúdos conceptuais e procedimentais enunciados nos diferentes temas/unidades do Programa e são desenvolvidas nos domínios do «saber» e do «saber fazer».

(2)

Escolas

|

João de Araújo Correia

Informação-Prova nº 38/S

Informação - Prova de Equivalência

à Frequência

abril|2018

A prova permite avaliar as seguintes competências em cada um dos seguintes domínios:

DOMÍNIO CONCEPTUAL

 Conhecimento e compreensão de dados, de conceitos, de modelos e de teorias;  Interpretação de dados fornecidos em diversos suportes;

 Mobilização e utilização de dados, de conceitos, de modelos e de teorias;  Explicação de contextos em análise, com base em critérios fornecidos;  Estabelecimento de relações entre conceitos.

DOMÍNIO PROCEDIMENTAL

 Reconhecimento da função da observação na investigação científica;

 Identificação/formulação de problemas/hipóteses explicativas de processos naturais;  Identificação de argumentos a favor ou contra determinadas hipóteses/conclusões;  Interpretação/alteração de procedimentos experimentais fornecidos;

 Interpretação dos resultados de uma investigação científica;  Previsão de resultados/estabelecimento de conclusões.

Conteúdos

A valorização em pontos dos temas e das unidades apresenta-se no quadro seguinte:

Quadro 1 – Valorização em pontos dos conteúdos da componente teórica

Tema Conteúdos

Valorização (em pontos) I Reprodução e manipulação da fertilidade 50 a 60

II Património genético 50 a 60

III Imunidade e controlo de Doenças. 40 a 50 IV Produção de alimentos e sustentabilidade. 20 a 25 V Preservar e recuperar o meio ambiente. 10 a 15

Caracterização da Prova

A componente escrita da prova está organizada em grupos de itens correspondentes aos diferentes temas/unidades programáticas. Os grupos de itens podem ter como suporte um ou mais documentos, como, por exemplo: textos, tabelas, gráficos, mapas, fotografias, esquemas.

(3)

Escolas

|

João de Araújo Correia

Informação-Prova nº 38/S

Informação - Prova de Equivalência

à Frequência

abril|2018

A sequência dos itens pode não corresponder à sequência de apresentação dos temas/unidades no programa da disciplina.

Os itens podem envolver a mobilização de aprendizagens relativas a mais do que um dos temas/unidades do programa.

A prova inclui itens de seleção e itens de construção, de acordo com o quadro seguinte:

Quadro 2 -Tipologia da Prova Teórica, número de itens e cotação

Tipologia de Itens Número de Itens

Cotação por Item (pontos) Itens de Seleção Escolha múltipla 10 a 15 6 Associação/Correspondência 2 a 4 8 a 10 Ordenação 1 a 3 7 Verdadeiro /Falso 1 a 3 10

Itens de Construção Resposta Curta 1 a 4 6 a 9

Resposta Restrita 1 a 3 15

Critérios gerais de Classificação

A classificação a atribuir a cada resposta resulta da aplicação dos critérios gerais e dos critérios específicos de classificação apresentados para cada item e é expressa por um número inteiro.

As respostas ilegíveis ou que não possam ser claramente identificadas são classificadas com zero pontos. Em caso de omissão ou de engano na identificação de uma resposta, esta deve ser classificada se for possível identificar inequivocamente o item a que diz respeito.

Se for apresentada mais do que uma resposta ao mesmo item, só é classificada a resposta que surgir em primeiro lugar.

Itens de seleção

Nos itens de escolha múltipla a cotação total só é atribuída às respostas que apresentem de forma inequívoca a resposta correta. São classificadas com zero pontos as respostas em que seja assinalada a resposta incorreta ou sempre que seja indicada mais do mais do que uma resposta. Não há lugar a

(4)

Escolas

|

João de Araújo Correia

Informação-Prova nº 38/S

Informação - Prova de Equivalência

à Frequência

abril|2018

Nas questões de correspondência/associação é atribuída a cotação de zero pontos sempre que os elementos associados não correspondam aos apresentados ou sempre que seja relacionado um elemento de um dado conjunto com mais do que um elemento do outro conjunto. Qualquer associação/ correspondência errada tem uma penalização igual ao valor que foi atribuído na cotação.

Nos itens de verdadeiro ou falso uma resposta incorreta tem uma penalização igual ao valor que lhe foi atribuído na cotação. São classificadas com zero pontos as respostas em que todas as afirmações sejam identificadas como verdadeiras ou como falsas.

Nos itens de ordenação a cotação total só é atribuída às respostas em que a sequência esteja integralmente correta e completa.

São classificadas com zero pontos as respostas em que seja apresentada uma sequência incorreta ou seja omitido, pelo menos, um dos elementos da sequência solicitada.

Não há lugar a classificações intermédias.

Itens de construção

Nos itens de resposta curta, a cotação é atribuída de acordo com os elementos de resposta solicitados e apresentados.

Nos itens de resposta restrita, os critérios de classificação apresentam-se organizados por níveis de desempenho que traduzem a avaliação das competências específicas da disciplina. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.

As respostas que não apresentem exatamente os mesmos termos ou expressões constantes dos critérios específicos de classificação são classificadas em igualdade de circunstâncias com aquelas que os apresentem, desde que o seu conteúdo seja cientificamente válido, adequado ao solicitado e enquadrado pelos documentos curriculares de referência.

Nas respostas com níveis de desempenho, se permanecerem dúvidas quanto ao nível a atribuir, deve optar-se pelo nível de deoptar-sempenho mais elevado de entre os dois tidos em consideração.

É classificada com zero pontos qualquer resposta que não atinja o nível 1 de desempenho no domínio específico da disciplina.

Se uma resposta apresentar contradição nos tópicos estipulados deve ser atribuída a cotação zero pontos. A classificação das respostas centra-se nos tópicos de referência, tendo em conta o rigor científico dos conteúdos e a organização lógico-temática das ideias expressas no texto elaborado.

(5)

Escolas

|

João de Araújo Correia

Informação-Prova nº 38/S

Informação - Prova de Equivalência

à Frequência

abril|2018

A classificação faz-se de acordo com os níveis de desempenho descritos no quadro seguinte:

Quadro 3 - Descritores do nível de desempenho no domínio específico da disciplina

Material autorizado

Material de escrita, caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta.

As respostas são registadas em folha própria, fornecida pelo estabelecimento de ensino (modelo oficial) Não é permitido o uso de corretor.

Duração

Referências

Documentos relacionados

A unidade curricular (UC) de Sistemas de Tratamento de Águas e Águas Residuais tem por objetivos ministrar aos alunos conhecimentos sobre:.. 1 - caracterização qualitativa e

A prova de exame de equivalência à frequência de Educação Física incide sobre os conhecimentos, habilidades e capacidades respeitantes aos conteúdos enquadrados

A classificação das respostas aos itens cujos critérios se apresentam organizados por níveis de desempenho resulta da pontuação do nível de desempenho em que

A classificação das respostas aos itens cujos critérios se apresentam organizados por níveis de desempenho resulta da pontuação do nível de desempenho em que

No caso de a cotação ser atribuída a um grupo de itens ou a um item constituído por várias alíneas, as respostas são classificadas de acordo com o nível

A classificação das respostas aos itens que envolvam a realização de cálculos resulta da soma das pontuações atribuídas às etapas apresentadas, à qual podem

No caso da classificação por níveis de desempenho, a cada nível corresponde uma dada pontuação, de acordo com os critérios específicos.. Nas respostas aos itens de seleção,

O presente documento divulga informação relativa à prova escrita de equivalência à frequência do 3º ciclo do ensino básico da disciplina de Francês, a realizar em