• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Autorizada pelo Decreto Federal Nº 77.496 de 27/04/76 Reconhecida pela Portaria Ministerial Nº 874/86 de 19/12/86

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO 2016

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO TERRITORIAL - PLANTERR MESTRADO PROFISSIONAL

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação em exercício da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) faz saber que as inscrições para a seleção do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO TERRITORIAL, modalidade MESTRADO PROFISSIONAL, estarão abertas aos portadores de diploma de nível superior – cursos de duração plena – no período de 14 de setembro de 2015 a 16 de outubro de 2015.

1. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO Planejamento Territorial

2. NÚMERO DE VAGAS

20 (vinte) vagas, sendo 10% reservadas para professores e/ou servidores da Universidade Estadual de Feira de Santana em atendimento ao Artigo 18 da Resolução CONSEPE 063/2013

3. LINHAS DE PESQUISA

Linha de Pesquisa 1: Planejamento territorial e geoprocessamento

 Esta linha de pesquisa tem por objetivo realizar estudos de ordenamento territorial tendo por base a interface entre a sociedade e a natureza. Análise do meio físico e social tendo com suporte mapeamentos temáticos, com base em geoprocessamento que fomentam o planejamento territorial, enfocando a integração, organização e sistematização de dados quali-quantitativos socioambientais com vistas no planejamento e Gestão urbano-regional. Esta linha contempla também o desenvolvimento, pesquisa e extensão voltados à comunidades tradicionais, cartografia social e etnomapeamento.

Linha de Pesquisa 2 Políticas públicas, planejamento territorial e participação social.

 A relação entre as políticas públicas, desde a gênese até a execução dos projetos e programas, com o planejamento territorial nas diversas escalas é o foco de investigação/intervenção dessa linha de pesquisa, com ênfase para a participação dos diversos setores da sociedade civil organizada nesse processo de planejamento e de elaboração de políticas específicas. Nessa linha de pesquisa a intenção é o destaque, da participação de associações, cooperativas, sindicatos, confederações, movimentos de base comunitária, dentre outras, tanto no processo de gestação das políticas públicas quanto seus rebatimentos territoriais.

(2)

4. INSCRIÇÕES

As inscrições serão realizadas na secretaria do Programa de Pós Graduação em Planejamento Territorial localizada no Módulo Administrativo (MA) do Módulo 7 da Universidade Estadual de Feira de Santana, ou via correio, SEDEX, para o endereço, Universidade Estadual de Feira de Santana, Departamento de Ciências Humanas e Filosofia, Módulo 7 – MA7, Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial – Mestrado Profissional, Avenida Transnordestina, s/n, Bairro Novo Horizonte, Feira de Santana-BA, CEP: 44036-900. As inscrições via SEDEX só serão consideradas com a data limite de postagem de 16 de outubro de 2015. Nenhuma inscrição será aceita por correio eletrônico.

Contato para dúvidas: Tel./fax: (75) 3161-8142 ou por e-mail: seleçãoplanterr@uefs.br

4.1. Serão indeferidas as inscrições com documentação incompleta, irregular, apresentada fora da ordem especificada ou com fotocópias ilegíveis.

4.2. Os candidatos que obtiveram os cursos de Graduação no exterior deverão apresentar a respectiva documentação revalidada na forma da lei.

5. DOCUMENTAÇÃO

5.1 O candidato deverá apresentar, no ato de inscrição para a Seleção ao Curso de Mestrado, em envelope lacrado, ou via SEDEX:

A) Uma via encadernada em espiral e obedecendo à ordem sequencial abaixo:

1. Ficha de inscrição devidamente preenchida obtida na página eletrônica do Mestrado Profissional em Planejamento Territorial –

www.uefs.br/planterr, anexo a este edital ou na

sala da Secretaria do Programa de Planejamento Territorial (MA – Módulo 7).

2. Curriculum vitae atualizado e impresso direto da Plataforma Lattes/CNPq;

3. Termo de compromisso do candidato em ter disponibilidade para realizar, na UEFS, as atividades exigidas pelo Programa (disponível na página eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial – <www.uefs.br/planterr, anexo a este edital ou na sala da Secretaria do Mestrado localizada MA do Módulo 7, na Universidade Estadual de Feira de Santana;

4. Carta de apresentação da instituição de origem do candidato declarando a liberação do mesmo para as atividades do Mestrado em caso de aprovação, se o candidato tiver vínculo empregatício. Professores, funcionários ou profissionais autônomos com carga horária de 20 horas ou inferior, não necessita a apresentação desta carta.Modelo anexo a este edital.

B) Uma via encadernada separadamente em espiral e obedecendo à ordem sequencial abaixo: 1. Cópia da ficha de inscrição devidamente preenchida.

2. Anteprojeto de pesquisa.

C) Uma cópia digital, gravada em CD IDENTIFICADO, do anteprojeto de pesquisa.

5.2 - Poderão se inscrever candidatos(as) que comprovarem a condição de concluintes de curso de graduação, desde que a data prevista para a colação de grau seja anterior à data fixada para matrícula do primeiro semestre de 2016 por este Edital. Não serão matriculados e perderão a vaga

(3)

os(as) candidatos(as) que deixarem de entregar, na data da matrícula, a documentação comprobatória de conclusão de curso superior. O anteprojeto deve ser enviado em formato pdf e sem nome do autor. A identificação deve constar apenas no CD e na cópia impressa.

5.3 A documentação mencionada no item 5.1 acima, dos(as) candidatos(as) que não forem aprovados(as) poderá ser retirada até 90(noventa) dias depois da conclusão do processo seletivo, após esse período a referida documentação será destruída.

6. PROCESSO SELETIVO

6.1 O processo seletivo será realizado em três etapas:

1ª Etapa – (eliminatória) - Análise do anteprojeto de pesquisa ou intervenção. O qual deverá alcançar nota mínima 7,0 (sete), para o(a) candidato(a) prosseguir no processo seletivo.

2ª Etapa – (eliminatória) - Entrevista. Nesta etapa, o candidato também deverá alcançar média mínima 7,0 (sete).

3ª Etapa – (classificatória) - Prova de conhecimentos da língua estrangeira (inglês).

Será permitido o uso de dicionário (léxico ou bilíngüe). Não será permitida a entrada de candidato/a após o horário de início da Prova de Proficiência em Língua Estrangeira, fixado neste Edital. O candidato deverá se identificar apresentando um documento original com foto.

6.2 O não comparecimento por qualquer motivo em uma das etapas eliminará o candidato

6.3 Aos(às) candidatos(as) aprovados(as) em todas as etapas será atribuída uma pontuação obtida pelo cálculo da média aritimética das notas do anteprojeto e entrevista. Dentre os(as) candidatos(as) aprovados(as) em todas as etapas serão selecionados(as) e convocados(as) para o preenchimento das vagas aqueles(as) que obtiverem as médias mais elevadas. A ordem de classificação será determinada pelas médias obtidas, sendo critérios de desempate a nota da prova de proficiência em língua inglesa.

6.4 O anteprojeto deverá ter no máximo 10 (dez) laudas (incluindo bibliografia e lista de fontes), em fonte Times New Roman 12, entre linhas 1,5 e margens padrão de 2,5 cm (superior e inferior) e 3 cm (direita e esquerda) e contemplar os seguintes elementos:

1- Título

2- Introdução e Justificativa 3- Objetivos (geral e específicos) 4- Revisão Bibliográfica

5- Metodologia 6- Cronograma 7- Referências 7. CALENDÁRIO

7.1 O processo seletivo e a matrícula dos aprovados observarão o seguinte calendário: Inscrição de candidatos 14 de setembro de 2015 a

16 de outubro de 2015 Homologação das inscrições Até 30 de outubro de 2015 Divulgação do resultado da 1ª etapa – Análise do Anteprojeto Até 04 de dezembro de 2015 Prova de proficiência em língua estrangeira 07 de dezembro de 2015, às

8:30h

(4)

Divulgação do resultado final Até 18 de dezembro de 2015 Matrícula (entrega dos documentos) 09 de fevereiro de 2016 Matrícula (assinatura de matrícula) 24 de fevereiro de 2016 8. DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS

A divulgação da homologação e dos resultados parciais e finais será através de publicação no endereço eletrônico da UEFS: www.uefs.br ou www.uefs.br/planterr e no mural da Secretária do Mestrado em Planejamento Territorial no Módulo 7, MA, da UEFS.

9. MATRÍCULA

9.1 Entrega de documentação

Os selecionados deverão comparecer à Divisão de Assuntos Acadêmicos pessoalmente ou através de representante munido de procuração no dia 09 de fevereiro de 2016, das 08:30h às 11:30h, para entrega de toda a documentação abaixo especificada e no dia 24 de fevereiro de 2016, das 08:30h às 11:00h, para a assinatura do comprovante de matrícula. Não serão aceitos documentos rasurados, com divergência de datas, de dados ou com qualquer outra divergência e/ou estado que comprometa sua legibilidade. Perderá o direto à vaga aquele que não apresentar a documentação completa e correta até a data definida para matricula.

Deverão ser entregues, no ato da matrícula, originais e cópias de toda a documentação ou cópias já autenticadas em cartório.

- Diploma de graduação ou Certificado de Conclusão de Curso - Histórico escolar da graduação

- Certidão de Nascimento ou Casamento (obrigatória para estado civil casado) - Documento de Identidade (civil ou carteira profissional);

- CPF;

- Título de Eleitor;

- Comprovante de votação da última eleição ou certificado de quitação com a Justiça Eleitoral; - Certificado de Reservista (somente para selecionados do sexo masculino – até 45 anos) - 01 foto 3x4;

Os candidatos que obtiveram os cursos de Graduação no exterior deverão apresentar a respectiva documentação revalidada na forma da lei.

Feira de Santana, 09 de setembro de 2015.

Prof. Dr. Eurelino Teixeira Coelho Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação

(5)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPPG

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO TERRITORIAL – PLANTERR MESTRADO PROFISSIONAL

FICHA DE INSCRIÇÃO – Anexo 1

Nome do candidato

Data de nascimento CPF

Identidade Órgão Data de expedição

Nome do pai Nome da mãe Endereço completo

Cidade/Estado CEP

Telefones residencial Celular

Telefone comercial e-mail

Curso de graduação Ano de conclusão

Instituição de graduação Título do anteprojeto Portador de necessidades especiais (especificar) Possui vínculo

empregatício? ( ) sim ( ) não

Carga horária total dos vínculos

Especificar a(s)

empresa/entidade(s) ao qual está vinculado (se possuir um ou mais vínculos empregatícios)

Feira de Santana, ______/_________________/________.

____________________________________________________ Assinatura do Candidato

(6)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPPG

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO TERRITORIAL – PLANTERR MESTRADO PROFISSIONAL

Termo de Compromisso

Eu ______________________________________________________________,

CPF ________________________, declaro que, em sendo aprovado no processo

seletivo, tenho disponibilidade para realizar, na UEFS, todas as atividades do

Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial – Mestrado

Profissional.

Feira de Santana, ________ de _______________________ de 2015

_______________________________________________________________

Assinatura do candidato

(7)

[ TIMBRE DA INSTITUIÇÃO ]

DECLARAÇÃO DE LIBERAÇÃO PELO EMPREGADOR

Declaramos

nossa

concordância

com

a

participação

de

_________________________________________________, funcionário deste

estabelecimento, em regime de __________ horas semanais, no Processo

Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial, Curso de

Mestrado Profissional, da Universidade Estadual de Feira de Santana

– UEFS.

Concordamos também, em caso de aprovação no Processo Seletivo, o referido

candidato tem autorização para freqüentar todas as atividades do curso, e para

isso, serão efetuadas as adequações necessárias no agendamento de seus

compromissos institucionais, no seu local de trabalho, no sentido de liberá-lo para

todas as atividades estabelecidas para o desenvolvimento do curso.

Declaro que as informações contidas neste documento são verdadeiras e

que o compromisso firmado neste documento será cumprido.

________________________, _____ de _________________ de ________.

________________________________________

Assinatura e carimbo do empregador

Referências

Documentos relacionados

Na goteira lateral foram identificadas as mesmas estruturas anatômicas encontradas na goteira medial: a cúpula lateral da cabeça metatarsal, borda inferolateral da

• Em caso de bilhetes utilizados parcialmente, deve Em caso de bilhetes utilizados parcialmente, deve - - se sempre se sempre verificar a regra da tarifa paga no momento da

Hospital em que o beneficiário será internado e utiliza um recurso para fácil preenchimento dos campos, o usuário poderá inserir o código do prestador na operadora

6. Indica a alínea que corresponde a outro título adequado ao texto que leste.. Indica todas as alíneas que se referem a alimentos aconselhados no texto. Escreve, para cada alínea,

Este documento pode ser acessado no endereço eletrônico http://www.tst.jus.br/validador sob código 1000A9BCE44E4B3423... Firmado por assinatura digital em 13/05/2014 pelo

MÉDICO CLÍNICO GERAL- Efetuar exames médicos, emitir diagnósticos, prescrever medicamentos, aplicar recursos de medicina terapêutica e preventiva à. comunidade

- a responsabilidade pelos encargos fiscais e comerciais resultantes da execução da Ata de Registro de Preços. m) executar as obrigações assumidas com observância a

Como se comprova a trajetória do Comandante Menezes é exemplo de garra e de luta e sua contribuição para as questões de Segurança Pública e de Segurança Urbana na