• Nenhum resultado encontrado

"Nunca esqueça que a vaidade é inimiga do espírito de equipe."

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share ""Nunca esqueça que a vaidade é inimiga do espírito de equipe.""

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

OBSERVAÇÕES COM RELAÇÃO AO:

 ARREMESSO DE GOLEIRO;  ARREMESSO DE META;  TIRO LATERAL.

Caros colegas Oficiais, Dirigentes, Técnicos, Professores, Atletas e demais interessados pelo Futsal, estamos encaminhando um material, que poderá auxiliá-los no entendimento da nova regra. Conforme havíamos comentado em nossas palestras, fomos atrás das informações corretas e estamos repassando na integra todo o material. Lembrando que este material teve a correção do Sr. Paraguassu Fische de Figuereido Diretor do Departamento de Árbitros da Confederação Brasileira de Futebol de Salão e Presidente da Comissão Nacional de Regras.

"Nunca esqueça que a vaidade é inimiga do espírito de equipe."

(Bernardinho)

ARREMSESO DE GOLEIRO

1.

Após haver tocado na bola ou arremessando-a com as mãos ou movimentado-a

com os pés volta a recebê-la de um companheiro de equipe em sua meia quadra de

jogo, de forma intencional, sem que a bola tenha sido jogada ou tocada, por um

adversário:

SIMULAÇÃO “ A”:

O goleiro da equipe “A” recebe a bola em sua meia quadra. Executa o passe ainda na sua meia quadra e permanece nela. Se ele receber esta bola novamente de seu companheiro de forma intencional e sem que a bola tenha sido jogada ou tocada, por um adversário:

( X ) INFRAÇÃO ( ) JOGADA NORMAL

(2)

SIMULAÇÃO “ B ”:

O goleiro da equipe “A” recebe a bola em sua meia quadra. Executa o passe ainda na sua meia quadra e DESLOCA-SE para a meia quadra de ataque. Se ele receber esta bola novamente de seu companheiro de forma intencional e sem que a bola tenha sido jogada ou tocada, por um adversário:

( ) INFRAÇÃO

( X ) JOGADA NORMAL

SIMULAÇÃO “ C ”:

O goleiro da equipe “A” recebe a bola em sua meia quadra. CONDUZ a bola para a meia quadra de ataque, executa o passe e permanece nela. Se ele receber esta bola novamente de seu companheiro de forma intencional e sem que a bola tenha sido jogada ou tocada, por um adversário:

( ) INFRAÇÃO

( X ) JOGADA NORMAL

SIMULAÇÃO “ D ”:

O goleiro da equipe “A” recebe a bola em sua meia quadra. CONDUZ a bola para a meia quadra de ataque, executa o passe e RETORNA para sua meia quadra. Se ele receber esta bola novamente de seu companheiro de forma intencional e sem que a bola tenha sido jogada ou tocada, por um adversário:

( X ) INFRAÇÃO

( ) JOGADA NORMAL

SIMULAÇÃO “ E ”:

O goleiro da equipe “A” recebe a bola na quadra de ataque. Executa o passe e RETORNA para sua meia quadra. Se ele receber esta bola novamente de seu companheiro de forma intencional e sem que a bola tenha sido jogada ou tocada, por um adversário:

( X ) INFRAÇÃO

( ) JOGADA NORMAL Obs: para as duas simulações:

TEM QUE SABER SEMPRE ONDE INICIOU O LANCE. QUANDO ELE RECEBE A BOLA NA QUADRA DE ATAQUE TEM QUE VER SE ELE JÁ HAVIA TOCADO EM SUA QUADRA OU NÃO. SE ELE TINHA TOCADO EM SUA QUADRA E DEPOIS FOI PARA O ATAQUE E RECEBEU E VOLTOU É FALTA. O IMPORTANTE É QUE ELE NÃO PODE RECEBER E TOCAR UMA SEGUNDA VEZ EM SUA QUADRA ANTES DE TOCAR EM ADVERSÁRIO.

(3)

2.

O ato de receber a bola de um companheiro na quadra de ataque e conduzi-la

para sua meia quadra de defesa será considerada como segunda devolução e deverá

ser punida com tiro livre indireto.

3.

Na quadra de ataque poderá receber normalmente a bola. (Como já era nos

anos anteriores)

ARREMESSO DE META

1. Após executar o arremesso de meta, o goleiro só poderá receber esta bola novamente de seu companheiro de forma intencional, depois que a mesma tenha sido jogada ou tocada pelo adversário. Não importando o local da quadra em que ele se encontra, no momento da recepção da bola.

TIRO LATERAL

1.

Se o goleiro executar a cobrança do tiro lateral em sua meia quadra, ele não

poderá receber a bola em sua meia quadra de seu companheiro (de forma

intencional), antes que a mesma toque ou seja jogada pelo adversário.

SIMULAÇÃO “ A ”:

O goleiro da equipe “A” executa a cobrança do tiro lateral na sua meia quadra e permanece nela. Se ele receber esta bola novamente de seu companheiro de forma intencional e sem que a bola tenha sido jogada ou tocada, por um adversário:

( X ) INFRAÇÃO

( ) JOGADA NORMAL

SIMULAÇÃO “ B ”:

O goleiro da equipe “A” executa a cobrança do tiro lateral na sua meia quadra e DESLOCA-SE para a meia quadra de ataque. Se neste momento ( estando ele na quadra de ataque) ele receber esta bola novamente de seu companheiro de forma intencional e sem que a bola tenha sido jogada ou tocada, por um adversário:

(4)

( ) INFRAÇÃO

( X ) JOGADA NORMAL

2.

Se for um companheiro que executou a cobrança do tiro lateral, o goleiro

poderá receber uma vez em sua meia quadra.

SIMULAÇÃO “ A ”:

O atleta nº 5 da equipe “A” executa a cobrança do tiro lateral, diretamente para seu goleiro, que esta em sua meia quadra de defesa. O goleiro recebe a bola e executa o passe de sua meia quadra e permanece nela. Se ele receber esta bola novamente de seu companheiro de forma intencional e sem que a bola tenha sido jogada ou tocada, por um adversário:

( X ) INFRAÇÃO ( ) JOGADA NORMAL

SIMULAÇÃO “ B ”:

O atleta nº 5 da equipe “A” executa a cobrança do tiro lateral, diretamente para seu goleiro, que esta em sua meia quadra de defesa. O goleiro recebe a bola e executa o passe de sua meia quadra e DESLOCA-SE para a meia quadra de ataque. Se ele receber esta bola novamente ( estando ele na quadra de ataque) de seu companheiro de forma intencional e sem que a bola tenha sido jogada ou tocada, por um adversário:

( ) INFRAÇÃO

( X ) JOGADA NORMAL

SIMULAÇÃO “ C ”:

O atleta nº 5 da equipe “A” executa a cobrança do tiro lateral, diretamente para seu goleiro, que esta na meia quadra de ataque. O goleiro recebe a bola e executa o passe e DESLOCA-SE para a meia quadra de defesa. Se ele receber esta bola novamente ( estando ele na quadra de defesa) de seu companheiro de forma intencional e sem que a bola tenha sido jogada ou tocada, por um adversário:

( ) INFRAÇÃO

( X ) JOGADA NORMAL

(5)

3.

Se o goleiro receber a bola em sua meia quadra de jogo vinda de um

companheiro (tiro lateral) e o mesmo for de posse de bola para o ataque, ele poderá

retornar com ela para a sua metade, sendo que ao retornar para sua meia quadra

inicia-se a contagem de 4 segundos.

SIMULAÇÃO “ A ”:

O atleta nº 5 da equipe “A” executa a cobrança do tiro lateral, diretamente para seu goleiro, que esta em sua quadra de defesa. O goleiro recebe a bola e de posse dela vai para a quadra de ataque e retorna para sua meia quadra de defesa.. Sem que em nenhum momento se desfaz da posse de bola. Repete este procedimento várias vezes seguidas.

( ) INFRAÇÃO

( X ) JOGADA NORMAL

(PORQUE SÓ RECEBEU UMA VEZ)

4. Se o goleiro receber a bola na quadra de ataque poderá retornar para sua meia

quadra respeitando os 4 segundos.

SIMULAÇÃO “ A ”:

O atleta nº 5 da equipe “A” executa a cobrança do tiro lateral, diretamente para seu goleiro, que esta na quadra de ataque. O goleiro recebe a bola e de posse dela retorna para sua meia quadra. Ficando de posse da mesma e antes de “estourar” o tempo de 4 segundos, o mesmo, ainda de posse da bola, desloca-se para a quadra de ataque. Ficando por alguns segundos na quadra de ataque, ele retorna (novamente) com a bola para sua meia quadra. Repete este procedimento várias vezes seguidas.

( ) INFRAÇÃO

( X ) JOGADA NORMAL

PORQUE ELE ESTEVE SEMPRE DE POSSE DA BOLA, SÓ PODEMOS CONTAR OS 4 SEGUNDOS E A CADA VEZ QUE PASSA PARA QUADRA DE ATAQUE ZERA A CONTAGEM;

Referências

Documentos relacionados

Na Tabela 2 são apresentados os valores das contagens de número de capulhos, massa de 20 capulhos e ramos reprodutivos por planta, no momento da colheita para espaçamento e

Em relação à microscopia confocal, quatro pacien- tes (44,4%) apresentaram melhora significativa, dois pacientes (22,2%) apresentaram melhora parcial, ou seja, 66,6% dos pa-

Para que o nosso trabalho alcançasse mais pessoas da nossa comunidade e que estas pudessem ter informações sobre o andamento do trabalho feito no Instituto,

Na emergência hipertensiva, as lesões acarretadas pelo aumento súbito da PA podem surgir em decorrência do aumento da pressão per se, como é o caso da ruptura vascular (AVE

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

b) Tempo máximo de reposição do serviço: 72 horas úteis. O tempo máximo previsto na alínea a) do número anterior desta Condição não será aplicável nas situações

01 09 CAPITAL SOCIAL SUBSCRITO E ALTERAÇÕES NO EXERCÍCIO SOCIAL EM CURSO 3. 01 10 DIRETOR DE RELAÇÕES COM