• Nenhum resultado encontrado

Lição 2 Conceitos, Mitos e Verdades sobre a EAD

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Lição 2 Conceitos, Mitos e Verdades sobre a EAD"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

Lição 2 – Conceitos, Mitos

e Verdades sobre a EAD

identi car o conceito de EAD;

associar os principais mitos da EAD à realidade do cenário educacional;

distinguir as modalidades de curso a distância e semipresencial;

associar os agentes da EAD às respectivas responsabilidades;

diferenciar curso de autoinstrução de curso com tutoria. •

Veja os temas que você irá estudar nesta lição: Tema 1 – Conceito de EAD.

Tema 2 – Mitos e verdades sobre a EAD. Tema 3 – Gerações da EAD.

Tema 4 – Curso a distância x semipresencial. Tema 5 – e-learning, educação online e ambiente virtual de aprendizagem.

Tema 6 – Agentes da Educação a Distância. Tema 7 – Tipos de cursos a distância. • • • • • • •

Após concluir o estudo desta lição, esperamos que você possa:

(2)
(3)

Você já deve ter percebido que a EAD é uma modalidade que vem sendo adotada por várias instituições de ensino: faculdades, universi-dades, escolas pro ssionalizantes e também pelas empresas.

No entanto, há aqueles que acreditam, desacreditam, gostam ou não, adaptam-se ou não. Há também aquelas pessoas que pensam que ensinar e aprender a distância é difícil, desa ador ou até mesmo impossível!

O fato é que essa modalidade avança a passos largos no Brasil e no mundo. Para você ter uma ideia, veja, no quadro abaixo, o crescimento das matrículas em cursos de graduação a distância no Brasil, apresen-tados pela Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED, no censo realizado em 2009:

E você, o que pensa a respeito da EAD? Você acredita que seja possível adquirir novos conhecimentos e desenvolver novas habilidades a distância?

CONVERSA INICIAL

Esta lição abordará as de nições relacionadas ao termo educação a distância, os mitos e as verdades, a evolução e alguns termos empre-gados na EAD.

Ano Alunos matriculados na EAD

2004 59.611

2009 1.075.272

Fonte: CensoEAD.BR – ABED/2009

Observe que houve um crescimento de, aproximadamente, 1.700% no número de alunos matriculados somente nos últimos cinco anos.

(4)

O que você entende por Educação a Distância?

Considerando seus conhecimentos escreva, a seguir, como você define Educação a Distância.

TEMA 1 – CONCEITO DE EAD

Leia o conceito de EAD a seguir, compare-o com a sua de nição e faça suas re exões sobre os termos que julgar principais.

Conceito de EAD

Modalidade de educação apoiada por mídias e tecnologias, que possibilitem a interação entre pessoas e a interatividade com mate-riais didáticos, na realização do ensino-aprendizagem, em lugares e tempos diferentes.

Para melhor entendimento desse conceito, consulte, no glossário disponibilizado no  nal deste livro, os seguintes termos: modalidade, mídia, tecnologia, interação e interatividade.

(5)

As de nições de EAD variam de autor para autor, mas a maioria delas considera alguns aspectos-chaves, por exemplo, a separação física e os tempos são normalmente diferentes entre participantes e professor/instrutor/tutor na realização dos cursos.

Acompanhe a explicação para alguns termos apresentados nesse conceito:

Veja a seguir outra de nição de EAD:

Educação a distância é o aprendizado planejado que ocorre normalmente em um lugar diferente do local do ensino, exigindo técnicas especiais de criação do curso e de instrução, comunicação por meio de várias tecnologias e disposições organi-zacionais e administrativas especiais.

Moore; Kearsley, 2008

Aprendizado planejado Trata-se de cuidadoso planejamento e

da disciplina requerida do aprendiz.

Lugar diferente do local de ensino

A instituição e/ou professor/instrutor/ tutor estão separados fisicamente do aprendiz.

Técnicas especiais de criação do curso e de instrução

As ações educacionais são planejadas e desenvolvidas com características próprias da EAD.

É importante que você verifique as diferenças existentes entre os termos que acabou de con-sultar no glossário, pois eles serão utilizados com grande frequência a partir de agora!

(6)

Apesar da expansão da EAD e das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação – NTICs, ainda existem crenças e mitos que não condizem à realidade.

Por meio de várias tecnologias

Comunicação por diversas tecnologias, por exemplo: computador, mensagem eletrônica e até mesmo celular.

Disposições organizacionais e

administrativas especiais

Instituição especializada e organizada para a realização de ações educacionais a distância.

MITO Nº 1:

EAD É PARA QUEM NÃO TEM TEMPO DE ESTUDAR NO PRESENCIAL!

TEMA 2 - MITOS E VERDADES SOBRE A EAD

Escreva o que você pensa sobre esse mito.

A seguir, serão apresentados cinco mitos sobre a EAD.

Escreva a sua opinião sobre cada um deles e leia formas alternativas de pensar sobre esse assunto.

(7)

Diferentemente dos cursos presenciais, a EAD possibilita a flexibilidade do tempo de dedicação aos estudos dentro de um período preestabele-cido. Você pode começar e terminar um curso a distância dentro do seu próprio ritmo, observando a carga horária e as recomendações de estudo. Além disso, há economia de tempo com deslo-camento físico e você pode estudar em diversos lugares e horários!

NA EAD, VOCÊ PLANEJA E CONCILIA SEU TEMPO!

MITO Nº 2:

NA EAD EU ME SINTO SOZINHO, ISOLADO!

Escreva o que você pensa sobre esse mito.

Na EAD você estuda de forma independente. O mate-rial didático, combinado com as estratégias adotadas, possibilitam o seu envolvimento e a interatividade. Em algumas situações, pode ocorrer também a interação entre professor/instrutor/tutor e aprendizes, apoiados pela tecnologia. (Ex.: internet).

NA EAD, VOCÊ É O PRINCIPAL ATOR DA SUA APRENDIZAGEM!

(8)

MITO Nº 3:

ESTUDAR POR EAD É MAIS FÁCIL PORQUE NÃO HÁ COBRANÇAS!

Escreva o que você pensa sobre esse mito.

A EAD possibilita que você desenvolva sua autonomia, por meio de autodisciplina e autogerenciamento do tempo. Você realiza o acompanhamento da sua apren-dizagem e, em algumas situações, há participação do professor/instrutor/tutor e de colegas de turma.

NA EAD, VOCÊ É UM DOS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS PELOS SEUS RESULTADOS!

MITO Nº 4:

A EAD VISA REDUZIR CUSTOS!

(9)

Há quem pense que a EAD é implantada nas em-presas para reduzir custos com deslocamentos, diárias e hospedagens. A verdade é que a EAD democratiza o acesso à educação e oferece uma gama de benefícios, por exemplo: a capacitação simultânea de grande quantidade de empregados, no próprio local de trabalho.

Os custos para produzir um curso a distância po-dem ser até maiores em relação a um presencial. Os ganhos referentes ao investimento na EAD, na sua maioria, são concretizados de médio a longo prazo.

NA EAD, VOCÊ E A EMPRESA SÃO BENEFICIADOS!

MITO Nº 5:

CURSOS DE EAD POSSUEM QUALIDADE INFERIOR AOS PRESENCIAIS!

(10)

Converse com seus colegas para conhecer outras percepções. Pro-vavelmente vocês chegarão à conclusão de que essa qualidade não depende da modalidade, mas de vários outros fatores.

A apresentação desses mitos e verdades a respeito da EAD possi-bilitou que você refletisse e ponderasse seus pensamentos sobre essa modalidade de ensino que vem avançando de geração em geração, em todos os países do mundo interessados na aplicação de novas tecnologias educacionais.

As pessoas só aprendem mudando sua mente.

Orson Scott Card A qualidade de um curso, seja presencial ou a dis-tância, depende de um conjunto de elementos que o compõe: material didático, professor/instrutor/tutor, linguagem, mídias (texto, imagem e som) e tecno-logias (livro, apostila, CD-ROM).

Essa qualidade também está relacionada ao seu grau de dedicação, ao seu comprometimento e à sua motivação!

NA EAD, VOCÊ FAZ PARTE DA QUALIDADE DO CURSO!

TEMA 3 - GERAÇÕES DA EAD

Você já ouviu falar do Instituto Universal Brasileiro? E dos fascículos de cursos ofertados por instituições de EAD?

Essas instituições oferecem, há muitos anos, cursos técnicos e pro s-sionalizantes, entre outros, que são enviados à residência dos aprendi-zes. Após estudar o conteúdo, estes realizam avaliações para certi car seus conhecimentos. Tudo isso ocorre a distância!

(11)

5ª geração -

Internet/web

... classes virtuais on-line com base na internet, (...) com métodos construtivistas de aprendizado em colaboração, e na convergência en-tre texto, áudio e vídeo em uma única plataforma de comunicação.

Moore; Kearsley, 2008 E o Telecurso 2000?

Trata-se de um programa educacional, mediado pela televisão, que oportunizou a conclusão do ensino primário e secundário de muitos brasileiros, permitindo alfabetização e melhoria nos níveis de escolaridade.

De acordo com Moore e Kearsley (2008), a evolução histórica da EAD foi marcada por cinco gerações em que a tecnologia sempre esteve presente. Veja essas gerações e suas principais características:

Gerações Características

1ª geração - Correspondência

A primeira geração de estudo por correspondência/em casa/ independente proporcionou o fundamento para a educação individualizada a distância.

2ª geração - Transmissão por Rádio e Televisão

... teve pouca ou nenhuma interação de professores com alunos, exceto quando relacionada a um curso por correspondência, porém, agregou as dimensões oral e visual à apresentação de informações aos alunos a distância.

3ª geração - Universidades

Abertas

... surgiu de experiências norte-americanas que integravam áu-dio/vídeo e correspondência com orientação face-a-face, usando equipes de cursos e um método prático para a criação e veicu-lação de instrução em uma abordagem sistêmica.

4ª geração -Teleconferência

... utilizou a teleconferência por áudio, vídeo e computador, proporcionando a primeira interação em tempo real de alunos com alunos e instrutores a distância. O método era apreciado especialmente para treinamento corporativo.

(12)

Você já participou de algum curso a distância? Você já fez ou pensou em fazer um curso técnico, de graduação, pós-graduação ou idiomas, sem sair de casa? Que tipo de material de apoio você recebeu? Houve alguma interação entre os participantes?

Essas perguntas, provavelmente, levaram você a pensar um pouco sobre a evolução e a presença da tecnologia no seu dia-a-dia. Isso sinaliza a necessidade de estar familiarizado com o uso da

internet, e-mails, ambientes virtuais etc.

Na lição 3 você estudará um pouco mais sobre essas e outras tecno-logias, geralmente presentes na EAD.

TEMA 4 – CURSO A DISTÂNCIA X SEMIPRESENCIAL

Além da forma presencial, as ações educacionais podem ser re-alizadas nas modalidades a distância ou semipresencial. Veja a seguir os conceitos:

Modalidade a distância

Modalidade em que o ensino e a aprendiza-gem ocorrem totalmente a distância.

(13)

TEMA 5 - e-LEARNING, EDUCAÇÃO ONLINE

E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

Na lição 1 você estudou a importância das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação – NTICs no cenário atual. Essas inovações têm contribuído signi cativamente para o avanço da EAD. Com isso, novos conceitos são introduzidos na área da educação a distância, como por exemplo: e-learning, educação online e ambiente virtual de aprendizagem.

Semipresencial

Também chamada de mista ou “blended” (mesclada), nesta moda-lidade o ensino e a aprendizagem são realizados parte presencial e parte a distância.

Duas semanas depois...

A EAD é uma forma de ensinar e aprender que veio para  car!

Com o apoio das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação, caminhamos cada vez mais para um modelo de educação que integra as modalidades presencial e a distância, fortalecendo o modelo semipresencial nas organizações e instituições de ensino!

(14)

e-learning é um conceito popular de EAD no

mun-do corporativo das empresas, com uso intensivo de tecnologia, cujas ferramentas e métodos mais utilizados são: ambientes colaborativos, material de aprendizado em multimídia, tecnologias de redes e sistemas de gerenciamento de aprendizado.

ENAP, 2006 e-LEARNING

Trata-se de um método de ensino-aprendizagem largamente ado-tado pelas empresas, em que é utilizada uma combinação de mí-dias e tecnologias apoiadas por suporte eletrônico, a exemplo do computador, da TV e do DVD.

Veja uma outra de nição para e-learning:

Explicando o conceito de e-learning:

Combinação de duas ou mais mídias. Exemplos: textos e imagens; sons e imagens; textos e sons.

Exemplo de e-learning sem uso da rede:

Um curso de idiomas, adquirido numa banca de jornal, cujo material didático é composto de apostila, caderno de exercícios e CD-ROM para estudo no computador, sem a necessidade de rede (of ine). Material de

aprendizado em multimídia

Sistema que centraliza, controla e gerencia os cursos online: turmas, alunos, tutores, re-sultados de aprendizagem, emissão de rela-tórios e certi cados, acessos, entre outros. Sistema de

gerenciamento de aprendizado

O sistema de gerenciamento de aprendizado utilizado pelos Correios é o Moodle.

(15)

Exemplo de e-learning com uso de rede:

Kit do curso “Prevenção de Acidentes de Trânsito” contendo apostila, guia do participante e senha de acesso ao site da instituição para realização de exercícios e avaliação da aprendizagem.

EDUCAÇÃO ONLINE

A chamada Educação Online é uma ação sistemá-tica de uso de tecnologias, abrangendo hipertexto e redes de comunicação interativa, para distribuição de conteúdo educacional e promoção da aprendi-zagem, sem limitação de tempo ou lugar (anytime,

anyplace). Sua principal característica é a mediação

tecnológica pela conexão em rede.

Filatro, 2004

Veja a explicação detalhada do conceito de educação online:

Hipertexto

Texto organizado e agrupado, de forma não-linear, constituído de palavras, páginas, textos, imagens e outras mídias, que possibilita ao aprendiz estudar seguindo seu pró-prio “caminho”.

Redes de comunicação interativa

Possibilitam a interação do apren-diz com conteúdos, ferramentas e outras pessoas.

(16)

Mediação tecnológica pela conexão em rede

Uso da internet e da intranet no processo de ensino-aprendizagem.

Exemplo de educação online

Curso de idioma em que parte do material didático (apostilas e CD-ROM) é enviada para o endereço do participante. A matrícula, as atividades, a interação entre colegas e professor/instrutor/tutor e a avaliação da aprendizagem são realizadas diretamente no site da instituição.

Escreva no espaço a seguir a principal diferença que você encontrou entre “e-learning” e “educação online”.

A grande diferença entre a educação online e o

e-learning é que na educação online o uso da internet ou intranet (rede) é obrigatória para a

realização dos cursos.

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA

É um ambiente criado no sistema de gerenciamento de aprendizado que possibilita a realização do ensino-aprendizagem por meio de distribuição de conteúdos, atividades, avaliações e da comunicação e interação entre aprendizes e professor/instrutor/tutor.

(17)

Nos Correios, o AVA é denominado UniCorreios Virtu@l.

Na lição 3 você estudará mais detalhes sobre as mídias e tecnologias utilizadas em EAD.

TEMA 6 - AGENTES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

O grande desa o das instituições de EAD é unir a tecnologia, a educação, a comunicação e a gestão para pro-mover e democratizar o acesso aos cursos a distância.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem, também chamado de “sala de aula on-line” (Filatro, 2008), permite a interatividade com conteúdos e a inte-ração entre pessoas.

Você sabe qual é o nome do AVA dos Correios?

Mas como estabelecer essa união? Será que a tecnologia, sozinha, é capaz de promover o ensino e a aprendizagem?

Certamente não! Somente com a efetiva participação das pessoas é possível fazer acontecer uma educação a distância de qualidade.

Mas quem são as pessoas envolvidas na EAD?

(18)

Aprendiz

Desenvolver e autoavaliar sua aprendiza-gem, com autodisciplina e autogerencia-mento do tempo.

Gestor

Professor/ Instrutor/Tutor

Apoiar, conduzir, avaliar e fornecer feedback aos aprendizes durante o processo ensino-aprendizagem.

Suporte Tecnológico

Apoiar os agentes da EAD na solução de problemas relativos ao Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Designer

Instrucional

AGENTES DA EAD RESPONSABILIDADES

Estimular e oferecer condições para que sua equipe participe dos cursos.

Conheça os principais agentes envolvidos na EAD e suas respectivas responsabilidades:

Na verdade, as instituições de ensino voltadas para a EAD possuem equipes que atuam nas diversas etapas, desde a criação do projeto até a implantação dos cursos a distância.

Monitor Acompanhar e estimular a participação dos aprendizes.

Planejar, estruturar, desenvolver, implantar, acompanhar e avaliar os cursos, em todas as suas etapas.

Conteudista Fornecer o conteúdo técnico para elaboração de um curso.

(19)

Designer

Grá co

Diagramar e ilustrar materiais didáticos im-pressos.

Web Designer Desenvolver mídias digitais para materiais

didáticos.

Gestor de EAD Gerenciar o processo de EAD.

TEMA 7 - TIPOS DE CURSOS A DISTÂNCIA

Na etapa de planejamento de um curso é de nida a modalidade mais adequada para sua oferta. Em EAD, as ações educacionais são ge-ralmente classi cadas em Cursos de Autoinstrução e Cursos com Tutoria.

Veja o conceito de cada um desses métodos:

CURSO DE AUTOINSTRUÇÃO

Consiste no curso em que o ensino e a aprendizagem ocorrem de forma individualizada e independente, com o apoio de material didático.

Exemplos de autoinstrução nos Correios:

Programa de Autodesenvolvimento – PAD (impres-so e web);

Curso Sistema de Controle de Viagens – SICOV – Visão Sistêmica;

Curso Rastreamento de Objetos – Visão Sistêmica. •

• •

Revisor Efetuar a revisão gramatical e ortográ ca de materiais didáticos.

(20)

CURSO COM TUTORIA

Trata-se de curso em que a participação de um professor/instrutor/tutor é necessária e fundamental para que ocorra efetivamente o ensino e a aprendizagem a distância, com o apoio de tecnologias, podendo ou não haver interações entre os aprendizes.

Exemplos de cursos com tutoria nos Correios: Programa “Desenvolvimento da Força de Vendas – DFV” :

Módulo Cenários Mercadológicos; Módulo Atendimento e Vendas no Varejo. Curso Técnicas de Relatório.

(21)

Nesta lição você aprendeu que:

• EAD é uma modalidade de ensino e aprendizagem planejada, que prevê a utilização de técnicas especiais e o uso de várias tecnologias, em que professor/instrutor/tutor e aprendizes encontram-se  sicamente em lugares e tempos diferentes. • Os mitos relacionados à EAD nos estimulam a re etir sobre o

entendimento, as verdades e a credibilidade dessa forma de ensino no cenário atual.

• As Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação – NTICs vêm contribuindo, de geração em geração, para o avanço da EAD.

• A maior diferença entre o e-learning e a educação online é que esta, obrigatoriamente, utiliza redes (intranet, internet) para acesso aos cursos, enquanto o e-learning pode utilizar-se de outras tecnologias, mas não necessariamente redes.

• O Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA funciona como uma verdadeira “sala de aula online”, possibilita a interação entre aprendizes e professor/instrutor/tutor e a interatividade com conteúdos.

• Para fazer acontecer a EAD as instituições contam com a efetiva participação de pessoas que atuam “na linha de frente” (aprendiz, gestor, professor/instrutor/tutor, monitor e suporte tecnológico) e na “retaguarda” (gestor de EAD, designer instrucional, conteudista,

designer grá co, web designer e revisor).

• Na EAD, os aprendizes podem realizar cursos de autoinstrução, estudando de forma independente, e cursos conduzidos por professores/instrutores/tutores, o que possibilita a interação com outros aprendizes, para construção coletiva e colaborativa do conhecimento e da aprendizagem.

(22)
(23)

1. Este exercício tem o objetivo de consolidar a sua aprendizagem.

2. Após a conclusão, veri que as “Respostas e Comentários das Atividades de Autoavaliação da Aprendizagem”, disponíveis no  nal deste livro didático. 3. Se necessário, retorne aos conteúdos para reforçar a sua aprendizagem. 4. Este exercício não valerá nota.

Selecione a opção CORRETA em relação aos elementos chaves do conceito de Educação a Distância - EAD:

A. ( ) Uso obrigatório de computador, aprendizagem planejada, ensino e aprendizagem em lugares distintos, instituição especializada, técnicas especiais de criação do curso. B. ( ) Combinação de tecnologias, aprendizagem planejada, ensino e aprendizagem em

lugares distintos, instituição especializada, técnicas especiais de criação do curso. C. ( ) Combinação de tecnologias, aprendizagem planejada, ensino e aprendizagem no

mesmo local, instituição especializada, técnicas especiais de criação do curso.

D. ( ) Uso obrigatório de computador, aprendizagem planejada, ensino e aprendizagem em lugares distintos, instituição especializada, criação do curso exclusivamente pelo pro-fessor/instrutor/tutor.

Questão nº 1

Questão nº 2

Associe os mitos da EAD à realidade do cenário educacional: 1 - EAD é para quem não tem tempo de estudar no presencial! 2 - Na EAD eu me sinto sozinho, isolado!

3 - Estudar por EAD é mais fácil porque não há cobranças! 4 - A EAD visa reduzir custos!

5 - Cursos de EAD possuem qualidade inferior aos presenciais! Instruções:

(24)

( ) A EAD possibilita a capacitação simultânea de grande quantidade de pessoas e seu retorno geralmente ocorre de médio a longo prazo.

( ) A EAD possibilita a interatividade com o conteúdo e, em algumas ações, a interação com os colegas e o professor/instrutor/tutor.

( ) A EAD possibilita o desenvolvimento da autonomia, por meio do autogerenciamento do tempo e da autodisciplina, além do apoio do professor/instrutor/tutor em algumas situações.

( ) O material didático, o professor/instrutor/tutor, o interesse e a motivação do aprendiz, entre outros aspectos, de nem a efetividade dos cursos, independentemente da mo-dalidade.

( ) A EAD propicia que o aprendiz estude, de forma planejada, em qualquer tempo e lugar, inclusive no local de trabalho.

Selecione a alternativa que apresenta a CORRETA associação, de cima para baixo: A. ( ) 4, 2, 3, 5, 1

B. ( ) 5, 2, 3, 4, 1 C. ( ) 5, 3, 2, 4, 1 D. ( ) 4, 3, 5, 2, 1

Questão nº 3

Escreva “1” para as a rmativas que caracterizem cursos a distância e “2” para as a rmativas que caracterizem cursos semipresenciais:

( ) Programa de Autodesenvolvimento – PAD ofertado pela UniCorreios, nos formatos impresso e web, realizado exclusivamente no local de trabalho.

( ) Curso de Administração oferecido pela Faculdade “X” cujas atividades e interações são realizadas em ambiente virtual e encontros presenciais mensais.

( ) Curso de preparação de instrutores/tutores realizado em 24 horas presenciais e 16 horas no ambiente virtual de aprendizagem.

( ) Curso de autoinstrução Sistema de Controle de Viagens – SICOV – Visão Sistêmica realizado no ambiente UniCorreios Virtu@l.

Selecione a alternativa que apresenta a resposta CORRETA, de cima para baixo: A. ( ) 1, 2, 1, 2

B. ( ) 2, 1, 2, 1 C. ( ) 2, 2, 2, 1 D. ( ) 1, 2, 2, 1

(25)

Questão nº 4

Associe os agentes da EAD às respectivas responsabilidades: 1 - Professor/Instrutor/Tutor

2 - Suporte Tecnológico 3 - Aprendiz

4 - Gestor

( ) Fornecer feedback para o aprendiz após a entrega de uma tarefa. ( ) Elaborar cronograma de estudos para autogerenciamento do tempo. ( ) Rede nir senha e encaminhá-la para que o aprendiz acesse o AVA.

( ) Negociar, com a equipe, períodos e horários para a realização de cursos a distância.

Selecione a alternativa que apresenta a resposta CORRETA, de cima para baixo: A. ( ) 1, 2, 3, 4

B. ( ) 2, 3, 1, 4 C. ( ) 2, 4, 3, 1 D. ( ) 1, 3, 2, 4

Questão nº 5

Escreva “A” quando se tratar de característica de curso de autoinstrução e “T” quando se tratar de característica de curso com tutoria:

( ) Estudo e aprendizagem independentes, sem interações. ( ) Conclusão e aprovação no PAD Monopólio Postal. ( ) Envio de tarefa para correção pelo tutor.

( ) Estudo e aprendizagem independentes, com interações.

Selecione a alternativa que apresenta a resposta CORRETA, de cima para baixo: A. ( ) T, A, T, A

B. ( ) A, T, T, A C. ( ) A, A, T, T D. ( ) A, T, A, T

(26)

Parabéns! Você concluiu o estudo da lição 2!

Faça, agora, uma autoavaliação da sua aprendizagem.

Relembre os objetivos de aprendizagem apresentados no início desta lição:

Veri que agora:

Se você

atingiu os objetivos de aprendizagem desta lição,

não atingiu os objetivos de aprendizagem desta lição,

então

prossiga ao estudo da Lição 3, onde você estudará as principais técnicas de estudo e aprendizagem a distância.

retorne aos conteúdos necessários para reforçar a sua aprendizagem.

• identi car o conceito de EAD;

• associar os principais mitos da EAD à realidade do cenário educacional;

• distinguir as modalidades de curso a distância e semipresencial; • associar os agentes da EAD às respectivas responsabilidades; • diferenciar curso de autoinstrução de curso com tutoria.

Referências

Documentos relacionados

A motivação para o desenvolvimento deste trabalho, referente à exposição ocupacional do frentista ao benzeno, decorreu da percepção de que os postos de

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Assim procedemos a fim de clarear certas reflexões e buscar possíveis respostas ou, quem sabe, novas pistas que poderão configurar outros objetos de estudo, a exemplo de: *

Considerando que, no Brasil, o teste de FC é realizado com antígenos importados c.c.pro - Alemanha e USDA - USA e que recentemente foi desenvolvido um antígeno nacional

By interpreting equations of Table 1, it is possible to see that the EM radiation process involves a periodic chain reaction where originally a time variant conduction

O desenvolvimento desta pesquisa está alicerçado ao método Dialético Crítico fundamentado no Materialismo Histórico, que segundo Triviños (1987)permite que se aproxime de

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem