• Nenhum resultado encontrado

GESTÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FIOS QUE TECEM AS PESQUISAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GESTÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FIOS QUE TECEM AS PESQUISAS"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

GESTÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FIOS QUE TECEM AS PESQUISAS

Rúbia Borges1 RESUMO: O presente texto tem por objetivo realizar uma reflexão sobre o

levantamento de produção acadêmica nacional existente na área de gestão na Educação Infantil. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de levantamento de produção acadêmica nacional na BDTD – Biblioteca do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES) e Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) em pesquisas dos últimos 10 (dez) anos, e na ANPEd, dos últimos 06 (seis) anos. Como resultados encontrou-se 19 produções, 13 dissertações e 06 teses dentre os anos de 2007 a 2015. Na ANPED foram encontradas 03 produções, uma em 2011 e duas em 2015. As produções encontradas destacam a necessidade de visibilizar a discussão do campo da gestão em creches e pré-escolas brasileiras, já que as instituições de educação infantil possuem características próprias que as diferenciam de outras modalidades de ensino da Educação Básica. A partir da pouca produção acadêmica encontrada sobre a gestão na Educação Infantil é possível vislumbrar caminhos de pesquisa ainda não pensados, ou pouco explorados no âmbito dessa temática.

PALAVRAS-CHAVE: Gestão. Educação Infantil. Levantamento da produção. 1. Introdução

Pensando na importância das pesquisas realizadas no campo de gestão na Educação Infantil, realizei um levantamento que teve início no segundo semestre de 2015, tendo como período de busca de agosto a novembro de 2015. A pesquisa consistiu em um levantamento da produção acadêmica nacional já existente na área de gestão na Educação Infantil. Para tanto, foram levantados dados de sites: BDTD – biblioteca do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Para a organização dos dados levantados, efetuei buscas em pesquisas dos últimos 10 (dez) anos, e na ANPEd, dos últimos 06 (seis) anos. Estes períodos foram pré-determinados para que se tivesse um recorte dos últimos anos de produções acadêmicas nacionais. Com o objetivo de melhor organização os dados foram montados em quadros.

Entendo que, para escolher um tema de pesquisa, é interessante pensar na sua relevância para a área, também na viabilidade e se já não houve muitas pesquisas com os objetivos e tema pensados, pois sabemos que através da pesquisa estaremos produzindo conhecimento. Por este motivo, torna-se pertinente pesquisar as produções já existentes, como afirma Charlot (2006, p. 17, grifos do autor):

Que pesquisas já foram realizadas sobre os temas que estão na moda (os objetos sociomidiáticos), a partir de quais questões, com que dados e quais resultados? Quais foram as dissertações de mestrado e as teses de doutorado defendidas nos últimos anos, e que resultados foram estabelecidos? Que pesquisas estão atualmente em andamento, sobre que temas, onde?

(2)

Na busca de realizar um levantamento da produção acadêmica científica para a compreensão de todo o processo de pesquisa e de como ela está nacionalmente articulada, efetuei um levantamento bibliográfico da produção científica brasileira sobre gestão na Educação Infantil. O foco foi identificar e analisar a produção científica brasileira sobre a gestão na Educação Infantil e quais as perspectivas teóricas aparecem nas produções sobre a temática. A intenção foi analisar quais indicativos das produções científicas tratam da gestão na Educação Infantil; mapear a produção científica recente que tenha como foco a gestão na Educação Infantil; identificar as principais temáticas e dimensões que constituem a gestão na Educação Infantil presentes na produção teórica; buscar referências teóricas semelhantes e novas para a produção da pesquisa em questão.

Portanto, traço alguns questionamentos norteadores para realizar a levantamento da produção: o que está sendo produzido sobre a gestão na Educação Infantil, e quais as perspectivas teóricas? Que concepções de gestão na Educação Infantil estão presentes na produção científica brasileira? O que está sendo pesquisado, falado e escrito sobre o tema gestão na Educação Infantil?

Defini, também, os descritores para buscar textos já publicados sobre a temática escolhida para a dissertação de Mestrado que, no caso, intitula-se: (Desa)fios da gestão nas instituições de Educação Infantil: entre concepções e práticas de gestoras. De início foi preciso realizar várias pesquisas com combinações e tentativas diversas de descritores, até determinar as palavras que seriam eficazes para a busca. Os descritores foram pesquisados nos sites: BDTD – biblioteca do IBICT, CAPES e ANPEd, conforme mencionado anteriormente, para reconhecer textos com temáticas que possam ser utilizadas como referências para a pesquisa. Após algumas tentativas, decidi que os descritores que buscariam os textos de maneira eficaz, seriam: gestão; educação infantil; narrativa; concepção de gestores; práticas de gestão; e diretor.

Criei algumas combinações, durante as buscas, para fazer uma seleção dos textos de maneira mais eficiente. De forma geral, inicialmente, em cada um dos sites, BDTD – (IBICT) e CAPES, busquei apenas os textos relacionados à gestão na Educação Infantil, com filtros determinados como: todos os campos, por título, por assunto, para apurar um mapeamento do número de textos nos bancos de dados com a mesma temática.

Para uma procura mais efetiva, criei combinações de descritores mais eficazes para esta busca. As dissertações e teses definidas como relevantes foram selecionadas para a realização de uma análise mais apurada e, em alguns casos, até leitura do conteúdo delas em sua totalidade. Para isso, adotei alguns critérios: leitura dos descritores; leitura de todos os títulos apresentados pelas buscas; leitura dos resumos; sempre que necessário, realizei uma leitura breve das dissertações e teses; rápida análise das referências bibliográficas utilizadas nas dissertações e teses.

Para efetuar um levantamento de acordo com as necessidades da pesquisa avaliei critérios de maior relevância, como a temática gestão na Educação Infantil, prioritariamente. Adotei este procedimento porque, durante as pesquisas, percebi que, com a temática gestão, além de ser ampla, havia textos de áreas diversas que não eram relevantes para a pesquisa.

Já no portal da ANPEd, iniciei a busca por pesquisas de 06 (seis) anos atrás até a última reunião, no ano de 2015. A pesquisa neste portal foi diferenciada, pois não utilizei mais descritores, mas os Grupos de Trabalho (GT) que me interessaram através da área de estudo. Então, a pesquisa começa em 2009, nos GT 05 e 07. O GT 05 é sobre estado e política educacional, e o GT 07 sobre educação de crianças de 0 a 6 anos. Também foram observados os textos (trabalhos) encomendados que, geralmente, são estudos de grande importância acadêmica, mas não encontrei temas sobre a pesquisa em questão.

(3)

1.1 Teses e Dissertações da BDTD e CAPES

De início, no Banco de Dados de Teses da BDTD utilizei 14 (quatorze) combinações de descritores previamente estabelecidas. Com as combinações utilizadas e sem filtro, encontrei inúmeros textos, entre teses e dissertações, e, destes, somente 19 (dezenove) selecionei como relevantes para a pesquisa. Dentre eles, um dos textos repetiu-se 07 (sete) vezes nos descritores pesquisados.

O quadro abaixo esclarece os descritores utilizados, quantos registros encontrados e quais os selecionados, isto é, quais realmente têm alguma semelhança ou referência para a pesquisa em gestão na Educação Infantil.

Figura 1 – Quadro de busca BDTD: geral

Fonte: Elaboração da autora, 2015.

No Banco de Dados de Teses e Dissertações da CAPES, existem diversos textos em nível de Mestrado e Doutorado em áreas diferenciadas. Por isso, a pesquisa por descritores foi necessária para que se obtivesse uma busca mais precisa. A busca foi realizada com 14 (quatorze) combinações de descritores, sem filtros, nem mesmo no ano, deixando aberta a

(4)

pesquisa. Percebendo que estavam sendo encontrados somente textos dos anos de 2011 e 2012, realizei uma pesquisa no portal da CAPES, onde encontrei a seguinte informação:

Como forma de oferecer acesso a informações consolidadas e que reflitam as atividades do sistema nacional de pós-graduação brasileiro, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), coloca à disposição da comunidade acadêmica o Banco de Teses na qual será possível consultar todos os trabalhos defendidos na pós-graduação brasileira ano a ano. Entretanto, como forma de garantir a consistência das informações, a equipe responsável está realizando uma análise dos dados informados e identificando registros que por algum motivo não foram informados de forma completa à época de coleta dos dados. Assim, em um primeiro momento, apenas os trabalhos defendidos em 2012 e 2011 estão disponíveis. Os trabalhos defendidos em anos anteriores serão incluídos aos poucos. Contamos com a colaboração da comunidade acadêmica para informe dos dados que faltam. Os trabalhos que se encontram nesta condição, podem ser identificados pela mensagem ‘Autor, atualize seus dados/informações junto a Capes’ (SOUZA, 2015).

Portanto, nas pesquisas aqui relacionadas no Banco de Dados da CAPES, mesmo não sendo utilizados filtros, somente foram encontrados textos dos anos de 2011 e 2012.

Encontrei, também, diversos textos em áreas variadas, e destes, foram selecionados 13 (treze) pertencentes ao campo de interesse, que é gestão na Educação Infantil. No quadro 3 é possível verificar como ficou a pesquisa por busca de descritores e a quantidade de textos selecionados:

Figura 2 – Quadro de busca CAPES: geral (Continua)

(5)

1.2 COMPARAÇÃO DAS PESQUISAS

A busca neste Banco teve a intenção de estabelecer um comparativo entre as teses e dissertações encontradas no banco da BDTD – biblioteca do IBICT com o Banco da CAPES, apontando maior aproximação do número de textos publicados nacionalmente. Para que fosse possível fazer uma comparação rápida das pesquisas com os descritores previamente selecionadas nos sites BDTD - IBICT com o Banco da CAPES foi organizado um quadro. Alguns textos presentes na pesquisa foram encontrados em ambos os sites, porém, ainda existem textos localizados na BDTD que não foram encontrados na CAPES. Com este quadro, obtive um parâmetro geral das dissertações e teses selecionadas, tanto no site da BDTD – IBICT quanto da CAPES, separadas por banco de dados e ano, como é possível observar abaixo.

(6)

Fonte: Elaboração da autora, 2015.

Em um resumo geral, verifiquei, então, que dos 21 textos selecionados, 11 da BDTD- IBICT e 10 da CAPES, houveram 04 repetições e, por este motivo, somente 17 deles não se repetiram; e, dentre eles, 02 textos selecionados foram encontrados no Banco de dados da CAPES e no BDTD-IBCT.

Na pesquisa do Banco de dados da CAPES, dos 10 textos selecionados, somente 08 não se repetiram, e apenas 02 textos também foram encontrados em ambos os Bancos de dados citados.

Diante dessa questão, observei o quanto é escassa a produção teórica nestes dados localizados sobre a gestão na Educação Infantil. De muitos textos encontrados, consegui selecionar, na maioria dos casos, somente um texto que realmente tratasse do assunto em tela. E também, em outros textos, tratando da gestão municipal, incluindo na pesquisa outra etapa da Educação Básica e não só a Educação Infantil.

(7)

Um texto chamou bastante atenção por sua repetição na busca da BDTD, por constarem em seu título os descritores que se repetiam. O texto foi encontrado 07 (sete) vezes com as combinações de descritores diversos, como “gestão e narrativa de gestores”; “Educação Infantil e narrativa de gestores”; “Educação Infantil e práticas de gestão”; “práticas de gestão e narrativa de gestores”; “concepção de gestores e Educação Infantil”; “concepção de gestores e práticas de gestão”; “concepção de gestores e narrativa de gestores”; “concepção de gestores e gestão”. O referido estudo foi O trabalho do gestor na Educação Infantil: concepções, cenários e práticas/2014.

Já no Banco de dados da CAPES, pouquíssimos, isto é, somente 02 (dois) textos repetiram-se. Com os descritores “gestão e Educação Infantil” e “Educação Infantil e prática de gestão” repetiu-se o texto A gestão da Educação infantil em municípios da grande São Paulo/2012.

Sintetizando, os textos encontrados foram 13 dissertações e 06 teses, dentre eles 10 são pesquisas de universidades públicas federais e estaduais, e 09 de universidades privadas. Estas universidades na sua maioria encontram-se na região sudeste do país, isto é, 10 textos. Em maior destaque do estado de São Paulo. Os demais textos encontrados, 05 são da região sul, maior parte no Rio Grande do Sul e do Nordeste somente 03 textos. Destaco também, que 17 textos são pesquisas de mulheres e somente 02 homens encontrados dentre os textos selecionados. Nestas categorizações não foram contadas as repetições. Ainda tentando fazer uma categorização das pesquisas encontradas percebi que 09 dos textos encontrados são estudos de caso ou pesquisas em cidades específicas. Também 07 textos trazem da concepção e trabalho de gestores/diretores, 02 trazem a Educação Infantil e gestão escolar e 01 traz o programa primeira infância.

No portal da ANPEd, iniciei a pesquisa em busca de textos de 06 (seis) anos atrás até a última reunião no ano de 2015, isto é, da 32a até a 37a reunião. Neste portal, o procedimento da pesquisa adotado não foi a utilização de descritores, mas de Grupo de Trabalho (GT), pois no site todos os textos são divididos em grupos de trabalho. Foi realizada uma leitura de todos os títulos dos textos publicados nos grupos e nos textos (trabalhos) encomendados por ano, quando se indicou uma aproximação do tema em questão, foi feita uma leitura do resumo e dependendo do tema foi feita uma leitura dos textos na íntegra. Resumindo: leitura do título; leitura do resumo; leitura do texto na íntegra.

Iniciando em 2009, nos GT 05 (Estado e política educacional) e GT 07 (Educação de crianças de 0 a 6 anos). Também observei textos encomendados, que geralmente são de grande importância acadêmica, mas não foram encontrados temas sobre a pesquisa em questão. No ano de 2009 foi realizada a 32ª reunião anual, em Caxambu/MG, com o tema central Sociedade, cultura e educação: novas regulações? Neste ano não foram identificados textos de interesse para esta pesquisa produzidos pelos GT.

Na 33ª Reunião Anual, de 2010, o tema central foi Educação no Brasil: o balanço de uma década, em Caxambu/MG. Neste ano, no GT 05, houve alguns textos sobre gestão, porém todos tratando de gestão democrática e participativa e a ação dos conselhos escolares em determinadas escolas, mas nenhum dos textos versava sobre gestão na área de Educação Infantil. No GT 07 também não foram encontrados textos. Igualmente não foram encontrados textos que tivessem relação com a pesquisa nos pôsteres ou textos encomendados neste ano.

A 34ª Reunião, em 2011, na cidade de Natal, abordou o tema para envolver a comunidade acadêmica na discussão dos Problemas que o Brasil precisa enfrentar na atualidade. Neste ano, o GT 05 trouxe um artigo falando sobre gestão democrática e a participação da

(8)

família, porém não sendo o foco da pesquisa em questão. No GT 07, encontrei um artigo interessante, eis o resumo dele:

Figura 4 – Quadro ANPEd: 34ª Reunião: GT 07 – Educação de crianças de 0 a 6 anos

Fonte: Alves, 2011.

Já na 35ª Reunião Anual da ANPEd, em 2012, em Porto de Galinhas, o tema foi Educação, Cultura, Pesquisa e Projetos de Desenvolvimento: o Brasil do Século XXI. O “tema expressa e põe em discussão os vínculos que a Educação tem com as políticas econômicas e os projetos de desenvolvimento em disputa na sociedade” (ANPEd, 2012). No GT 05 e 07 houve vários textos sobre gestão, mas nenhum deles relacionado ao foco da pesquisa.

Figura 5 – Quadro ANPEd: 37ª Reunião: GT 05 – Estado e política educacional

(9)

Em seguida, foi analisada a 36ª Reunião anual, em 2013, que foi a última, pois a partir deste ano a ANPEd passou a realizar suas reuniões nacionais a cada dois anos, intercaladas pela realização das Reuniões Regionais - Anpedinhas e Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste (EPENN). No GT 05, encontrei novamente textos que tratam de gestão democrática e gestão no Ensino Médio. No GT 07 e nos textos encomendados, não identifiquei nada que interessasse ao tema pesquisado. A 37ª Reunião Nacional da Anped aconteceu em Florianópolis/SC. No GT 05, apesar de os textos encontrados não estarem muito de acordo com o tema da pesquisa para a dissertação, é importante mencionar um texto interessante:

No GT 07, um texto, chamado de trabalho excedente foi encontrado o estudo intitulado A gestão da educação infantil em 12 municípios paulistas e algumas relações com sua qualidade.

Figura 6 – Quadro ANPEd: 37ª Reunião: GT 07 – Educação de crianças de 0 a 6 anos

Fonte: Correa, 2015.

Após análise de todos os textos encomendados e pelos produzidos pelo GT 05 e 07 entre os anos de 2009 a 2015, encontrei 03 textos que tinham como foco da discussão questões que tratassem sobre a gestão na Educação Infantil. Na ANPEd percebi que há um foco maior na questão da gestão democrática, porém nada voltado à Educação Infantil nestes últimos anos. Considerações finais

Com o levantamento de dados desta pesquisa, não é possível se ter um panorama tão abrangente da realidade dos trabalhos feitos a nível nacional sobre a temática: Gestão na educação infantil. Porém, brevemente pode-se observar nos sites de busca BDTD/IBICT, CAPES E ANPEd um pouco do que há no momento sobre o tema.

(10)

A pesquisa baseou-se na Gestão na educação infantil, prioritariamente. Pois durante as pesquisas percebeu-se que com a temática “gestão”, além de amplo, há trabalhos de áreas diversas que não era de interesse desta determinada pesquisa. Por isso, a necessidade de delimitar bem a para se chegar ao objetivo proposto.

No levantamento de dados da Busca Banco de Teses e Dissertações – BDTD/IBICT, foram utilizadas 14 (quatorze) combinações de palavras-chaves previamente estabelecidas. Com as combinações de palavras-chaves foram encontrados inúmeros trabalhos, dentre eles, teses e dissertações. Desses trabalhos encontrados somente 19 (dezenove) foram selecionados como relevantes para a pesquisa. Dentre eles, um dos trabalhos se repetiu 07 (sete) vezes nas palavras-chaves pesquisadas.

Com a pesquisa na CAPES, também a busca foi realizada com 14 (quatorze) combinações de palavras-chaves. Foram encontrados diversos trabalhos em áreas variadas, destes foram selecionados 13 (treze) trabalhos na área de interesse que é Gestão na educação infantil.

E para finalizar as pesquisas, na ANPEd foram pesquisados de 2009 até 2015 todas as reuniões e os trabalhos apresentados e encomendados nas mesmas e somente 03 (três) trabalhos foram selecionados com a temática de interesse para esta pesquisa.

Com os dados levantados foi possível ter uma noção geral sobre a temática da minha pesquisa e tive a possibilidade de investigar um pouco mais sobre a escolha de meu tema, de meu problema e dos meus objetivos já alinhavados de início. Algumas referências de pesquisas já realizadas, me fizeram perceber que estou no caminho certo de algumas leituras e abriu caminhos para outras. A análise de produção nacional é importante para que possamos ter esta visão geral e vislumbrar caminhos ainda não pensados ou ainda não muito explorados.

Referências

CAMPOS, Maria Malta. Para que serve a pesquisa em educação? Cadernos de Pesquisa. v. 39, n. 136, jan./abr. 2009

GATTI, Bernadete Angelina. A pesquisa na pós-graduação e seus impactos na Educação. Nuances: estudos sobre Educação. Presidente Prudente, SP, ano XIV, v. 15, n. 16, p. 35-49, jan./dez. 2008.

SOUZA, K. M. L. Portal CAPES. [2015]. Disponível em: <http://bancodeteses.capes.gov.br/noticia>. Acesso em: 26 nov. 2015.

Referências

Documentos relacionados

A apixaba- na reduziu o risco de AVE e embolismo sistêmico em mais de 50%: houve 51 eventos entre os pacientes do grupo apixabana versus 113 no grupo do AAS

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Graças ao apoio do diretor da Faculdade, da Rede de Museus e em especial da Pro Reitoria de Extensão, o CEMEMOR tem ampliado e mantido suas atividades junto

Deste modo, o adequado zoneamento e sua observância são fundamentais para a conciliação da preservação ou conservação de espécies, hábitats e paisagens dentre outras e

Se a pessoa do marketing corporativo não usar a tarefa Assinatura, todos as pessoas do marketing de campo que possuem acesso a todos os registros na lista de alvos originais

Se os Juizados Especiais constituem um microssistema dentro do sistema processual comum, que visa a entrega da prestacao jurisdicional sem delongas e rodeios, cortando as gorduras

Em suma o envelhecimento é caracterizado pela probabilidade crescente de morte celular, declínio funcional, distúrbios imunológicos, acúmulo de gordura, perda de densidade mineral

Dessa forma, as medidas eram parte do método intuitivo proposto para o ensino primário, de modo a formar o sujeito, não estando ligado somente a saberes matemáticos;