• Nenhum resultado encontrado

Colégio Madre Carmen Sallés

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Colégio Madre Carmen Sallés"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

“Educando para um mundo novo”.

REGULAMENTO DA X FEIRA CIENTÍFICO-CULTURAL (FeCC – 2015)

A FeCC – 2015 irá comemorar o 10º ano de Feira de Ciência e Cultura do Colégio Madre Carmen Sallés

e tem como objetivo apresentar o saber pedagógico, demonstrando, por meio dos trabalhos expostos, o aprender a ser, aprender a conviver, aprender a fazer, aprender a aprender, numa perspectiva integral e integradora do trabalho com as áreas de conhecimento, articulando os conteúdos com as experiências práticas dos alunos.

Os estudos realizados durante o ano serão orientadores para a produção de trabalhos, por meio de interpretação crítica das informações, compreensão dos fenômenos e das transformações naturais e sociais, análise das situações problema encontrados na sua realidade, relacionando as áreas do saber, formulando hipóteses e aplicando diferentes recursos científicos e tecnológicos em seus trabalhos. As atividades a serem apresentadas poderão utilizar as diferentes manifestações da linguagem, das Ciências, da Cultura e das Artes. É importante que sejam observados e respeitados os seguintes itens que compõem este regulamento:

1- Da participação:

1.1 A FeCC - Feira Científico e Cultural, que acontecerá no dia 14 e 17 de outubro para os alunos do Ensino Fundamental II (9º ano) e Ensino Médio, com abertura para visitantes que não sejam alunos da escola.

1.1.1. Deverão atender às regras desse regulamento, os alunos e professores do Ensino Fundamental, anos finais, especificamente 9º ano e Ensino Médio.

2- Da abrangência:

2.1. A FeCC - 2015 abrangerá duas etapas distintas, a saber:

1ª Etapa: A Feira Cultural, com abertura no dia 14 de outubro, com apresentações culturais e

exposição de trabalhos;

2ª Etapa: A Feira de Ciências e Cultura acontecerá no dia 17 de outubro será composta por

trabalhos científicos da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, Códigos e Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias.

2.2. Os Projetos de Pesquisa da área das Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, que podem ser de cunho interdisciplinar, serão orientados pelos professores das áreas, com a apresentação de trabalho escrito e oral, no momento da exposição.

2.3. As Artes terão apresentações de abertura e ao longo do evento e não haverá necessidade de apresentação de trabalho escrito, a menos que tenha sido previsto pelos professores e informado aos alunos.

2.4 A Feira de Ciências integrará, obrigatoriamente, os trabalhos científicos dos componentes curriculares da área das Ciências da Natureza - Química, Física, Biologia e da área de Matemática.

2.5 Os trabalhos para essas áreas terão como tema gerador a Sustentabilidade. Esta atividade estará também aberta aos professores dos componentes curriculares das outras áreas que queiram inscrever trabalhos para esse evento de forma independente ou interdisciplinar.

2.6 O aluno que cumprir todas as etapas previstas das pesquisas para a Feira de Ciências poderá obter, nos componentes curriculares envolvidos na pesquisa, até 10,0 pontos como nota de Trabalho do 4º bimestre.

Colégio Madre Carmen Sallés

Educação Infantil – Ensino Fundamental – Ensino Médio

Desde 1962 evangelizando através da educação em Brasília – DF

AV. L2 NORTE – QUADRA604 – FONE: 3223-2863

(2)

2.7 A Feira Cultural poderá ser composta por exposição de trabalhos desenvolvidos durante o ano pelos componentes curriculares das diferentes áreas de conhecimento e que já tenham sido avaliados em outros bimestres, podendo também, serem avaliados na Feira Cultural, desde que respeitem as regras de desenvolvimento do trabalho científico explicitadas neste regulamento.

3 – Da elaboração dos Trabalhos para a FeCC - 2015.

3.1 -

A proposta de estudo relacionado ao tema gerador – Sustentabilidade – apresentado pelo(a) Professor(a) para o desenvolvimento do trabalho a ser exposto na Feira de Ciências deverá contemplar uma ou mais das quatro disciplinas – Química, Física, Biologia e Matemática.

3.2 -

Os alunos das diversas séries e turmas serão informados das áreas que irão desenvolver o trabalho e o tema, ou seja, 1ª série Química – 2ª série Física/Matemática (Interdisciplinar) e 3ªsérie

Biologia.

3.3 -

A partir da informação dada aos alunos quanto à área de pesquisa, os professores realizarão um sorteio a fim de definir os assuntos a serem explorados dentro do tema SUSTENTABILIDADE.

4 – Dos Temas/Subtemas que orientarão os trabalhos da FeCC─2015.

4.1 -

A linha de pesquisa, respeitando o tema SUSTENTABILIDADE, deverá ser definida pelo professor

com as turmas, durante suas aulas, podendo, os trabalhos serem realizados por turma, dividida em quatro ou cinco grupos ou, ainda, individualmente, dependendo do caso.

4.2 -

Cada professor cujo trabalho seja apresentado ficará responsável por coordenar, orientar e avaliar

os grupos de pesquisa de cada turma envolvida.

4.3 -

Todos os alunos deverão participar de todos os trabalhos sugeridos pelos professores, a título de

composição de notas em cada componente que estiver envolvido no trabalho proposto.

5 – Da formação dos grupos para a FeCC – 2015.

5.1 - Poderão ser apresentados trabalhos somente em grupos, dividindo-se a turma em 4 ou, no máximo

5 grupos, para a Feira Científico-Cultural e os professores poderão usar o critério de sorteio para a montagem desses grupos.

5.2 - As manifestações artísticas para a Feira Cultural poderão ser avaliadas pelos compontes: Língua

Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Educação Física, Artes, Literatura, Redação e/ou, também, da área de Ciências Humanas – Ensino Religioso, Sociologia, Filosofia, História e Geografia, se assim os professores decidirem, em acordo com os alunos, e por meio de critérios de avaliação bem definidos, para composição da nota do quarto bimestre.

5.3 - Os critérios para a composição da nota que corresponda ao item 5.2 deverão ser submetidos à

apreciação e autorização da Coordenação Pedagógica do Segmento.

6 - Das orientações para a elaboração do projeto de pesquisa (de acordo com as normas da ABNT). O Projeto deverá conter:

- título do trabalho de pesquisa; - nome do Professor Orientador; - nome da escola;

- apresentação da problemática a ser pesquisada em um parágrafo ou, no máximo, dois parágrafos (apresentação dos caminhos a serem percorridos na pesquisa);

O projeto deverá, ainda:

- determinar o tema e os assuntos a serem abordados; - levantar hipóteses;

- apresentar a forma de intervenção na realidade proposta como possibilidade de solução ou caminhos para amenizar o problema levantado. O conteúdo do Projeto deverá ser sucinto de forma a ser possível

(3)

apresentá-lo em apenas uma folha A4, fonte Arial, corpo 12 e espaçamento 1,5, com, no máximo 700 caracteres.

6.1 -

Não serão aceitos trabalhos iguais, ou que tenham a mesma abordagem de pesquisa (nas mesmas

turmas ou em séries diferentes).

6.2 -

O aluno, autor da proposta de trabalho, que não tiver a linha de pesquisa aceita pelo professor orientador deverá apresentar outro pré-projeto com o uma nova proposta de acordo com a data prevista no cronograma.

6.3 -

Para evitar nova repetição de tema, o grupo ou aluno poderá pedir orientações aos seus

professores da área de Ciências da Natureza ou da área de Ciências Humanas. Na tentativa de evitar esse problema, os professores orientadores apresentarão o conteúdo e a abordagem a ser aplicada na pesquisa em cada turma.

6.4 -

Os trabalhos deverão ser construídos respeitando as normas da Bioética, não sendo permitida a

realização de experimentos que manipulam sangue, animais vivos ou dissecados. Casos especiais deverão ser analisados pela comissão organizadora da FeCC.

6.5 -

Além da apresentação de experimentos ou exposição oral da conclusão das pesquisas cientificas,

cuja avaliação ocorrerá no dia 17 de outubro, o(s) aluno(os) deverá(ão) escrever sobre o tema (Projeto de Pesquisa). Esse trabalho escrito deverá conter, obrigatoriamente, todos os itens apontados no tópico 6, respeitando as normas da ABNT e orientações especificas. Esse trabalho escrito comporá uma parte da avaliação.

6.6 -

Os professores deverão orientar seus alunos quanto à utilização dos gêneros orais em suas

apresentações desde o início das atividades.

6.7 -

O trabalho escrito deverá ser entregue somente ao professor orientador, pois a este caberá a avaliação.

6.8 - A Feira Cultural poderá contemplar e apresentar os trabalhos desenvolvidos durante o ano letivo.

Caberá a cada professor, em parceria com os seus alunos, a seleção desses trabalhos.

7 – Do professor orientador:

7.1 - Para as peças teatrais e/ou diferentes manifestações culturais, os professores das áreas de Linguagens e Ciências Humanas poderão participar da orientação dos trabalhos, de acordo com o que for definido com seus alunos em sala de aula e com os colegas das outras áreas.

7.2 - A exposição na Feira Cultural deverá contemplar trabalhos que demonstrem a evolução e desenvolvimento dos conteúdos ao longo do processo. Ficará a cargo do professor orientador ou da disciplina, em diálogo com os alunos, a definição da melhor forma de apresentação dos trabalhos.

8 – Das manifestações culturais e artísticas:

8.1. A proposta do teatro e/ou dança, bem como as letras de músicas, cenário utilizado, figurino, objeto

cenográfico, etc, deverá ser feita considerando a COERÊNCIA E ADEQUAÇÃO do projeto à Filosofia e ao Carisma do Colégio Madre Carmen Sallés e também de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente.

8.2. Caso apareça algo que explicite valores contrários à Filosofia e Carisma do CMCS ou ao Estatuto da

Criança e do Adolescente, em algum momento da apresentação, deverá ser inserida uma reflexão, convocando o público presente a fazer uma releitura crítica que o remeta aos valores cristãos, lembrando que a Feira Científico-Cultural pode e deve ser um espaço de denúncia dos contra-valores e de anúncio dos valores cristãos rumo à sociedade e ao ser humano que desejamos ser e ajudar a formar.

9 – Da apresentação e/ou definição dos espaços para a exposição dos trabalhos:

9.1. A partir da seleção dos trabalhos, serão distribuídos os espaços para a exposição por áreas de conhecimento ou temas. Será de responsabilidade da Coordenação Pedagógica do Segmento o levantamento dos espaços e divulgá-los para professores e alunos no período previsto no cronograma. 9.2. As apresentações artísticas e culturais, caso existam, serão realizadas no Anfiteatro ou no pátio, de acordo com o cronograma.

(4)

10 – Das orientações para a execução do trabalho da Feira de Ciências e Cultural:

10.1. Os grupos de trabalho deverão ser montados e será feito o sorteio do subtema a ser desenvolvido,

pelo professor orientador da turma, a saber:

Química – 1ª série, com os subtemas:

1. Métodos de separação para reaproveitamento/purificação da água.

2. Novas energias: a utilização do hidrogênio como combustível alternativo ao petróleo. 3. Montagem de aquecedor solar a partir reaproveitamento de garrafas PET.

4. Métodos alternativos de irrigação doméstica: a utilização de polímeros em gel.

5. Como fazer os alimentos se conservarem por mais tempo sem geladeira ou sem aditivos químicos?

Física, 2ª série, com os subtemas:

1. Construção de um projetor de slides rudimentar.

2. Construção de uma maquete de um motor à combustão. 3. Construção de uma luneta astronômica rudimentar. 4. Construção de uma luneta terrestre rudimentar. 5. Construção de um microscópio composto rudimentar.

Biologia, 3ª série, com os subtemas:

1- Fabricação de máquina de energia estática caseira (bioeletricidade) com materiais recicláveis.. 2- Construção de gerador termoelétrico rudimentar (retirando energia da água).

3- Construção de minigerador de eletricidade por mecanismo eólico. 4- Construção de umidificador de ar caseiro.

5- Construção de lâmpada elétrica caseira.

* Matemática desenvolverá um trabalho interdisciplinar juntamente com Física, na 2ª série.

10.2. A partir da entrega do projeto do trabalho científico da Feira de Ciências, o professor orientador

estará à disposição dos alunos, em sala de aula, para tirar dúvidas, mediar a construção dos trabalhos, em atitude de ação-reflexão-ação.

10.3. O trabalho e tudo que o compõe deverá ser construído pelo(s) próprio(s) aluno(s) ou grupo e apenas

acompanhado e orientado pelo(s) professor(es) orientador(es).

10.4. As Orientadoras Educacionais também estarão com a responsabilidade de colaborar com os alunos

no desenvolvimento dos trabalhos em grupo, orientando-os quanto a melhor forma de distribuir tarefas e responsabilidades, desenvolver os trabalhos no grupo e na elaboração de estratégias de estudo. Para isso, os alunos ou grupos que desejarem poderão procurar as Orientadoras Educacionais do seu segmento, Bianca ou Ana Maria.

10.5. Caso as orientações não sejam seguidas, o trabalho, como um todo, não será avaliado,

principalmente se for comprovada a elaboração por terceiros e/ou a cópia de produções escritas de outros autores que não estiverem na forma de citação. Nesse caso, os alunos receberão somente a nota relativa à avaliação a critério do professor orientador.

10.6 Receberão nota zero os trabalhos que ostentem apenas demonstração de cartazes e explicação

teórica sobre o assunto abordado.

11 – Da montagem do trabalho:

11.1. A montagem dos espaços para a Feira de Ciências e Cultura ocorrerá no horário letivo do dia 16,

sexta-feira, com solicitação prévia (no mínimo 7 dias de antecedência) à Coordenação Pedagógica do Segmento.

11.2. O local de montagem dos trabalhos da Feira de Ciências e Cultura será definido pela Coordenadora

Pedagógica do Segmento, juntamente com a Direção Pedagógica e com os professores envolvidos. As solicitações de espaços específicos deverão ser realizadas por escrito e a resposta poderá ocorrer em até três dias úteis.

11.3. A organização do espaço para a apresentação das peças teatrais e do Festival de Talentos estará

sob a orientação da Coordenação Pedagógica do Segmento e dos professores envolvidos.

11.4. Nesse momento, os instrumentos, objetos e procedimentos do trabalho já deverão estar prontos

para serem, apenas, expostos no estande de cada aluno ou grupo, ou para apresentação oral nas salas ou no pátio da escola, conforme seja o caso.

(5)

11.5. Deverão comparecer ao colégio, no momento da montagem, todos os alunos responsáveis para a

organização da exposição e dos trabalhos.

12 – Da abertura oficial da Feira de Ciências e Cultura - FeCC:

12.1 A abertura da Feira de Ciências e Cultura acontecerá dia 14 de Outubro, às 10h10min, no

Anfiteatro, com as apresentações artísticas e culturais, realizadas pelos alunos sob supervisão dos

professores.

13 – Da exposição e avaliação do trabalho:

13.1. No dia 17 de outubro, sábado, após a abertura, haverá a visitação à exposição da FeCC─ 2015 no período das 10h às 11h30.

13.2. Alguns critérios de avaliação serão pontuados nesse último dia, como os relacionados à

organização, limpeza e desmontagem do local de exposição.

13.3. A avaliação dos trabalhos será concluída no sábado somente após a desmontagem e limpeza do

local de exposição, e a nota será atribuída individualmente E SOMENTE PARA OS COMPONENTES CURRICULARES A QUE O TRABALHO SE REFERE. Os trabalhos da Feira de Ciências terão uma única nota para os componentes em que o aluno efetivamente realizar o trabalho.

13.4. É importante ressaltar que a apresentação dos trabalhos deve ser clara, objetiva e coerente com as normas técnicas da ABNT e com os requisitos científicos, sendo de suma importância que seja uma atividade instigante e motivadora para a comunidade.

13.5. A apresentação e exposição oral dos trabalhos deverão ser feitas, exclusivamente, pelo(s) componente(s) do grupo; não deverá, portanto, haver interferência de terceiros.

14. A Feira de Ciências e Cultura será assim avaliada:

Primeira etapa avaliativa – Confecção do projeto sobre o trabalho científico – valor 3,0 pontos. Segunda etapa avaliativa – Realização da apresentação do trabalho prático, seja científico e/ou cultural – valor 5,0 pontos

Terceira etapa avaliativa – Avaliação do Grupo – os colegas avaliam a participação de cada elemento do grupo – valor 1,0 ponto

Quarta etapa avaliativa – Autoavaliação – o próprio aluno avalia a sua participação no desenvolvimento de todas as etapas do trabalho – valor 1,0 ponto.

O melhor e mais inovador projeto de sustentabilidade, de cada série, poderá ser premiado, pela

escola.

 O valor total é de 10,0 (dez) pontos que corresponderão à nota de Trabalhos.

 A nota obtida será somada às demais notas do 4º bimestre para aplicar a fórmula e encontrar a média bimestral.

15 - Do cronograma:

15.1 Todas as datas importantes para a realização da FeCC - 2015 estão citadas neste regulamento. É importante a observação dessas datas para que não haja penalidades na avaliação.

(6)

IMPORTANTE!!!

EVENTO DATA

Entrega do Projeto para os professores orientadores – necessário para os trabalhos da Feira de Ciências e Cultura.

De 21 a 30 de setembro. As datas serão determinadas pelos professores e os trabalhos deverão ser entregues somente nas mãos do orientador. Não existe 2ª data de entrega. O aluno ou o grupo que não cumprir esse requisito não obterá a nota relativa à atividade. (3,0 pontos.)

Apreciação e orientação dos Trabalhos, para ajustes e apreciação do professor orientador, para definição de apresentação/horário e local na Feira de Ciências e Feira Cultural.

De 21 a 30 de setembro.

Solicitação dos espaços e materiais necessários para exposição dos trabalhos na Feira de Ciências e Feira Cultural. (SOMENTE PELO PROFESSOR)

Nos dias 1º e 2 de outubro.

Divulgação dos espaços para exposição dos trabalhos da FeCC e ajustes finais

De 5 a 8 de outubro.

Montagem dos trabalhos da Feira de Ciências e da Mostra Cultural.

Abertura da Feira Científico-Cultural – com os trabalhos artísticos, apresentações musicais, teatrais, vernissage, etc.

14 de outubro (10h50min às 12h30min)

Avaliação dos trabalhos.  14 de outubro (10h às 12h)

17 de outubro (8h30min às 12h30 min)

Exposição dos trabalhos.  14 de outubro (10h às 12h)

17 de outubro (8h30min às 12h30 min)

Desmontagem da Exposição 17 de outubro das 12h às 12h30min.

Devolutiva das notas 26 a 30 de outubro (Período provável)

16 – Dos materiais:

16.1 - Os equipamentos e materiais necessários para a apresentação dos trabalhos são de

responsabilidade dos alunos e/ou grupos, inclusive materiais eletroeletrônicos. A escola disponibilizará apenas equipamentos e material físico necessário para a apresentação dos trabalhos, tais como cadeiras, mesas, cavaletes, carteiras. Caso a sala de aula seja utilizada, o Datashow também será disponibilizado.

16.2 - A solicitação de materiais para a FeCC - 2015, de responsabilidade da escola, deverá ser feita

por escrito e entregue à coordenação do segmento entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro.

(SOMENTE PELO PROFESSOR)

16.3 - Não será disponibilizado material de escritório, como cartolina, cola, fita crepe, etc. Esses materiais

serão da responsabilidade de cada grupo/aluno.

17– Da avaliação:

17.1 - O trabalho realizado para a Feira de Ciências e Cultura terá o valor de 10,0 (dez) pontos a ser considerado somente para a quarta etapa letiva compondo o total das notas do bimestre.

17.2 - A pontuação referente a cada etapa de avaliação está definida no item 14 deste regulamento e os

(7)

qualquer etapa implica na não atribuição da nota a ela referente, não sendo possível alterar o quadro de pontuação estabelecido.

17.3 - A avaliação da exposição dos trabalhos (2ª etapa) acontecerá no dia 17/10 (sábado), por dois ou mais professores, da área de ciências, e da área de humanidades, indicados pela Coordenação Pedagógica e que não tenham sido orientadores do trabalho em análise.

17.4 - Os alunos deverão apresentar seus trabalhos por meio de banner em vinil ou papel couche, no

tamanho 80 cm X 80 cm. São itens obrigatórios dessa apresentação: o título do trabalho, o nome dos autores, a série e turma em que estudam e uma sinopse do conteúdo.

17.5 - Será considerado como ponto para avaliação o comprometimento do aluno em conservar o

patrimônio do Colégio: Cabe ao grupo cuidar para não usar materiais abrasivos, fitas adesivas, tintas ou outras substâncias que venham causar danos ao assoalho, teto ou móveis. Caso aconteça algum dano ao patrimônio, o aluno ou grupo será responsabilizado e deverá repor ou consertar o que foi danificado.

17.6 - São critérios de valorização do trabalho: originalidade, criatividade, qualidade na apresentação

visual, precisão científica, domínio do conhecimento, dentre outros critérios especificados na ficha de avaliação, bem como o uso de materiais alternativos (reciclados e/ou sustentáveis).

17.7 - O aluno para ter direito à avaliação, na totalidade dos pontos combinados com o professor, deverá,

obrigatoriamente, participar de todas as etapas do trabalho, inclusive comparecer no dia 17/10 para apresentá-lo à comunidade educativa, em sistema de rodízio, se for o caso.

17.8 - Caso isso não ocorra, o aluno só contará com os pontos atribuídos às etapas das quais tenha

participado ou conforme determinação dos professores e combinado com os alunos.

17.9 - Os alunos que não entregarem seus trabalhos nas datas marcadas para avaliação terão sua nota

comprometida. Não haverá flexibilidade de datas, a menos que a necessidade seja por motivo de saúde e comprovado por atestado médico.

17.10 - A nota obtida pelo aluno valerá para todos os componentes curriculares envolvidos no projeto

apresentado, ou seja, o aluno que fizer o trabalho para Química, por exemplo, terá a mesma nota em Biologia, Matemática e Física. Caso o trabalho seja interdisciplinar, os professores envolvidos deverão avaliar os trabalhos a eles destinados e atribuir a mesma nota nos dois ou mais componentes envolvidos.

*Casos omissos serão analisados pela Equipe Pedagógica.

EQUIPE PEDAGÓGICA DO CMCS Brasília – DF

Referências

Documentos relacionados

Desta forma neste trabalho, objetivou-se avaliar o tratamento de sementes de tomateiro cereja por termoterapia via calor seco e água quente com posterior

Espaço Físico A Biblioteca Dom João Batista Costa em Porto Velho – RO está instalada em dois andares do edifício Sapucaia em uma área de 1600m 2 dividida entre acervo,

ANÁLISE DE DESEMPENHO E COMPLEXIDADE Considerando um sistema MIMO com m = n = 4 antenas, modulação de alta ordem 16-QAM e sistema de comunicação sujeito ao

Os fatores foram as fases de desenvolvimento da planta mãe (florescimento, frutificação e vegetativo) e promotor de enraizamento (com stimulate® e em água

Parágrafo Primeiro – O desconto relativo ao curso de pós-graduação Stricto Sensu será concedido a um único curso, não sendo permitida a possibilidade de um segundo

Tendo em conta as perspectivas favoráveis nos mercados de Angola, Moçambique e SADC, e noutros países, o nosso planeamento aponta para que em 2013 o volume de negócios e

Assim, nos anos de 1990, a forma de organizar o trabalho pedagógico, especialmente em relação às metodologias utilizadas pelos professores de muitas escolas do campo, passa a ter

O atributo inclui reconhecimento (projeção) que o estudante espera adquirir do mercado e da academia por meio dos estudos e estágios realizados nestes convênios e