• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA DE GOVERNO PARA ANGRA DOS REIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMA DE GOVERNO PARA ANGRA DOS REIS"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

PROGRAMA DE GOVERNO PARA ANGRA DOS REIS

2021-2024

PLANO DE AÇÕES DO PROGRAMA

(2)

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO

2. PLANO DE GOVERNO, UM DOCUMENTO OBRIGATÓRIO

3. GOVERNAR

COM

DIÁLOGO,

TRANSPARÊNCIA

E

CONTROLE SOCIAL

4. CONTROLE

DAS

CONTAS

PÚBLICAS

E

RESPONSABILIDADE FISCAL

5. INFRAESTRUTURA E HABITAÇÃO

6. EDUCAÇÃO

7. SAÚDE

8. TRABALHO E RENDA

9. TRANSPORTE

10. POLÍTICAS SOCIAIS

11. ESPORTE E LAZER

12. CULTURA

13. SEGURANÇA

14. MEIO AMBIENTE

15. COMUNICAÇÃO

16. TURISMO

(3)

1. INTRODUÇÃO

Um plano de governo focado nas intenções individuais ou de grupos de pessoas para quatro anos não contempla todas as necessidades de um município – o atendimento das necessidades do município, principalmente quando buscamos melhorar a qualidade de vida dos munícipes, deve ser planejado estrategicamente, para mais de quatro anos. Inquestionavelmente, tal estudo deve levar em conta propostas coerentes, integradas e viabilizadas por meio de políticas públicas factíveis e participativas, sendo que muitas delas podem ser viabilizadas pelas iniciativas privadas (ou parcerias público-privadas). São inúmeras e divergentes temáticas municipais que devem ser contempladas quando se pensa no desenvolvimento de um município, como: agricultura, ciência e tecnologia, comércio, cultura, educação, empregos, esporte, habitação, indústria, lazer, meio ambiente, saúde, segurança, serviços, setor social, transporte, turismo etc. – sempre tendo em mente que o foco é o cidadão, que deve ser respeitado e priorizado, em especial o menos privilegiado nas temáticas municipais. Assim, pensar estrategicamente essas temáticas municipais, de forma integrada, factível e participativa, muito além do "plano de governo" significa propiciar aos munícipes uma qualidade de vida mais adequada e de longo prazo.

Lamentavelmente, observa-se que temos mais o hábito de reclamar do que de participar de maneira efetiva e constante na condução do município, seja de forma individual ou coletiva, por meio da sociedade civil organizada. De um lado estão os políticos dizendo que o "povo" não participa, mas também não fazendo muita questão disso, pois não propiciam atividades para sua participação (além das audiências públicas obrigatórias); de outro lado, estão os cidadãos afirmando que não podem participar ou que não sabem como participar. Nossa proposta é um planejamento estratégico do município para mais de quatro anos, de caráter abrangente, coerente, factível operacional e estratégico para além de sua própria gestão. A divulgação da Minuta deste “Plano de Ações” voltado para a construção de uma “ANGRA PARA TODOS, COM INCLUSÃO SOCIAL” se dá para que possamos coletar as contribuições dos que quiserem participar desta construção.

O Plano de Governo aqui delineado representa o desafio para um modelo de gestão de alto desempenho, refletindo simultaneamente o pragmatismo e o idealismo da pré-candidata. As propostas contemplam objetivos e projetos ambiciosos, com envergadura e complexidade que demandarão uma administração extremamente dedicada e competente, com diálogo, transparência, muito próxima das pessoas e conhecedora das necessidades dos Angrenses. O PCdoB tem o compromisso de uma gestão com união, diálogo e trabalho, com a participação da sociedade e transparência em todos os atos administrativos. Compromisso também da presença constante da Prefeita junto à população, liderando com motivação e empenho um novo tempo para Angra dos Reis.

JANE MOTÉ

(4)

2. PLANO DE GOVERNO, UM DOCUMENTO OBRIGATÓRIO

O que é um plano de governo? Qual é a sua importância?

O que chamamos de plano de governo é um documento no qual os candidatos a cargos do Executivo (prefeito, governador e presidente) informam suas principais ideias e propostas para administrar o local que se propõem a governar. Mais do que uma utilidade, a apresentação do documento tem caráter obrigatório e está na lista de documentos que o candidato precisa enviar ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), assim como a prestação de contas da campanha. Ou seja, o candidato que não apresentar o seu plano de governo não é habilitado a participar da eleição. Essa obrigatoriedade foi incluída em 2009, na Lei Nº 9.504/97, que regula as eleições. Porém, como não são exigidos requisitos ou formatos específicos, cada plano de governo é feito com formas, ordens e tamanhos diferentes. A legislação também não exige propostas concretas, o que torna possível fazer uso de afirmações genéricas, como “aumentar vagas em hospitais” ou “construir mais creches”. Por fim, os candidatos não são obrigados a cumprir as promessas nem a implementar os programas que informam em seus planos – e a maioria não o faz, exceção para o Governador Flávio Dino (PCdoB-MA), que em seu 1º Mandato cumpriu 95% do previsto em seu Plano de Governo, o que lhe assegurou uma reeleição tranquila.

Apesar de muitos planos de governo serem promessas vazias, é possível usá-los para entender quais são as pautas prioritárias dos candidatos. Em suma, os planos de governo são ferramentas úteis para o eleitor se informar a respeito das ideias e das prioridades de cada candidato. Mais à frente, o documento, que é mantido público pelo TSE, também ajudará a sociedade a cobrar dos eleitos aquilo que prometeram.

No nosso Plano de Governo, abordamos com muita propriedade as propostas pertinentes a todas as áreas de atuação do Governo Municipal, em especial aquelas que irão auxiliar na retomada da Segurança e da Paz para a nossa Cidade. Entendemos que a Violência não é o problema, mas a causa de vários problemas que vêm se agravando com o passar dos anos: falta de infraestrutura, Educação e Saúde precárias, falta de oportunidade de formação para os nossos jovens e de postos de trabalho para todos (desde o 1º emprego), desatenção à 3ª Idade e aos grupos de risco (mulheres, crianças e juventude), etc. Entendemos também que, mais que ser parceiros do Governo Estadual no que tange à questão da Segurança, devemos cumprir com o nosso papel, que é propiciar qualidade de vida e oportunidade para todos, priorizando as comunidades que mais necessitam dos serviços públicos.

3.

GOVERNAR

COM

DIÁLOGO,

TRANSPARÊNCIA

E

CONTROLE SOCIAL – METAS

 Valorizar os servidores, respeitando seus direitos, proporcionando boas condições de trabalho e buscando viabilizar a implantação de um PCCS digno;

(5)

 Ofertar qualificação permanente aos servidores de carreira;

 Promover a participação dos servidores e técnicos na implantação das políticas de Governo, através da ocupação de cargos estratégicos da administração;

 Implantar a “Ouvidoria Municipal – Fala Comunidade”;

 Valorizar os Conselhos das diferentes áreas como espaço de participação nas decisões do Governo, buscando o cumprimento de sua função de Controle Social. Divulgar calendário de reunião dos Conselhos.

 Implantar o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, com Câmaras Temáticas;

 Fortalecer o Conselho das Associações de Moradores;

 Implantar o programa “Segunda-feira com a Prefeita”, para ouvir todos os segmentos da sociedade e planejar as obras e ações com foco nas reais necessidades e anseios da população. A cada segunda-feira representantes de um segmento serão convidados para um encontro com a prefeita e secretários municipais para conhecer e discutir as ações programadas pela prefeitura e apresentar críticas e sugestões.

 Implantar o Programa “Parceria pelo Desenvolvimento”: incentivos do poder público irão atrair novas empresas para geração de novas oportunidades de emprego e renda para a população local. O programa tem como princípio um estudo técnico que vai apurar qual a “vocação” que cada Distrito do nosso munícipio apresenta para se desenvolver com qualidade – ou seja, vamos focar os esforços para atrair empresas que se enquadrem no perfil econômico e de mão-de-obra que a nossa cidade apresenta.

 Implantar novas políticas públicas de combate e prevenção do uso de drogas e de atendimento e recuperação de viciados.

4. CONTROLE

DAS

CONTAS

PÚBLICAS

E

RESPONSABILIDADE FISCAL

Para os próximos quatro anos, além de manter o controle dos gastos públicos, iremos ampliar os sistemas de planejamento, controle e gerenciamento dos processos e procedimentos administrativos e financeiros, com foco na modernização da gestão, eficiência dos serviços públicos e desburocratização. Dentre as ações previstas, estão:

 Respeitar e ter disciplina na execução da Lei Orçamentária;

 Implantar um rigoroso controle na compra de materiais, contratação de serviços e gestão dos contratos com fornecedores e prestadores de serviços. Parceria com o Ministério Público e Câmara de Vereadores. Atuar com rigor na realização das Licitações Públicas, aperfeiçoando o sistema de “Estoque Mínimo”;

(6)

 Implantar o Conselho de Orçamento e zelar pelo cumprimento da Lei que determina que a prestação de contas do Governo seja amplamente divulgada, com cumprimento dos prazos estabelecidos;

 Realizar uma gestão planejada, com rigoroso acompanhamento das metas estabelecidas;

 Reduzir gastos com diárias, telefones e racionalizar o uso dos veículos do Município;

 Modernizar o sistema de gestão do município com a implantação de novos mecanismos tecnológicos, capacitação e valorização dos servidores de carreira e redução dos cargos comissionados.

 Fortalecer o respeito e credibilidade junto aos fornecedores;

 Recuperar a situação financeira do Fundo Previdenciário dos Servidores;  Melhorar, modernizar e aprimorar o sistema de arrecadação da Prefeitura;

5. INFRAESTRUTURA E HABITAÇÃO

 Criar o “Pacote de Desenvolvimento dos Bairros”: Urbanização dos bairros, para melhoria das condições de vida e do ambiente, adaptando-o às políticas de gestão urbana, habitação, regularização fundiária e recuperação ambiental, em especial das áreas de risco e de preservação;

 Implantar o projeto “Prefeitura nos Bairros” para a realização de limpeza, pintura, conserto de buracos e melhorias em geral nos bairros. A cada mês uma comunidade será atendida.

 Implantar o Programa “Acessibilidade por Direito”, que irá adequar as vias e próprios municipais para acesso das pessoas com deficiência;

 Desenvolver projeto para implantação de rede de baixa tensão para a instalação de luminárias ao longo dos principais caminhos da Ilha Grande.

 Buscar parcerias para a implantação do esgotamento sanitário na cidade de Angra dos Reis, assim como a construção de novas Estações de Tratamento de Esgoto;

 Dar prosseguimento ao Programa da “Regularização Fundiária”;

 Captar recursos federais para realizar melhorias nos conjuntos habitacionais;

 Viabilizar novas inscrições para os interessados no Programa Minha Casa Minha Vida;

6. EDUCAÇÃO

Buscamos a excelência da Educação Pública em Angra dos Reis e, na base da preparação do Plano de Governo para a área da Educação consideramos os seguintes eixos:

(7)

1. Educação Infantil: expansão da oferta de vagas, com oferta de jornada integral gradativa e melhoria da qualidade dos serviços, de modo que se alcance 50% do atendimento para as crianças de zero a três anos em creches e 100% do atendimento para as crianças de quatro e cinco anos em pré-escola.

2. Ensino Fundamental: manter uma trajetória de melhoria das aprendizagens, tais como alfabetização das crianças até os oito anos, melhoria do Índice da Educação Básica (IDEB) e ampliação da cobertura do Ensino Fundamental em jornada integral de forma gradativa.

3. Educação de Jovens e Adultos (EJA): melhorar, cada vez mais, os programas que atendem a esta população, dando suporte à profissionalização através da conclusão escolar.

A partir destes eixos, são definidas as seguintes ações:

 Dar ênfase aos projetos de capacitação inicial e continuada aos professores e demais profissionais da educação, bem como focar sempre na valorização profissional da classe e qualidade do ensino nas escolas municipais;

 Retomar a consulta à comunidade escolar no processo de escolha para “Diretor de Escola”;

 Implantar um sistema de fiscalização e monitoramento técnico das estruturas físicas e técnicas das unidades de educação, com a realização frequente de obras de manutenção, ampliação e readequação;

 Implantar a acessibilidade em todas as unidades escolares em que for possível fazê-lo, reforçando por Lei a obrigatoriedade dos novos próprios serem acessíveis a todos;

 Fortalecer o Conselho Municipal de Educação, buscando o cumprimento de sua função de Controle Social;

 Fazer cumprir o “Calendário Anual do Ensino Fundamental” em todas as escolas do Município;

 Implantar, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, o Programa “Assistência Integral nas Creches” para garantir o atendimento dos filhos dos pais trabalhadores. O atendimento será feito por professores que se pré-dispuserem a trabalhar neste período e por profissionais contratados em caráter temporário;

 Implantar o Programa “Escola em Tempo Integral para Todos os Alunos da Rede Pública Municipal”, com a criação de Centros de Aprendizagem Cultural e Artística e de Centros de Aprendizagem Esportiva em cada Distrito do Município, gradativamente;

(8)

 Buscar junto ao governo do Estado a municipalização do prédio onde se localizava o Grupo Escolar Lopes Trovão, para implantação de Escola de Ensino Fundamental na área Central da Cidade;

 Potencializar o papel das escolas nas campanhas educativas sobre temáticas de segurança, da cidadania, paz social, do meio ambiente, de saúde, de trânsito entre outras, investindo de imediato na expansão dos programas de “Educação para a Segurança no Trânsito”, “Prevenção ao Uso de Drogas” e “Educação da Diversidade”, em parceria com outras instituições;

 Implantar o Programa “Espaços de Saber”, com o objetivo de promover o acesso de professores e alunos da rede pública municipal de ensino a Museus, Centros Culturais, Teatros, Monumentos Históricos, Institutos de Arte e Cultura, Parques, Hortos e demais equipamentos públicos, bem como aos territórios dos caiçaras, indígenas e quilombolas, como atividade articulada ao desenvolvimento do currículo escolar, em conformidade com o que preconiza o Artigo 236 da Lei Orgânica do Município de Angra dos Reis;

 Monitorar a qualidade de cada escola, incentivando e premiando o melhor desempenho;

 Assegurar sempre a merenda de excelente qualidade, servida através da aquisição de produtos de primeira linha direto do produtor rural e constante capacitação dos profissionais que preparam os alimentos;

 Implantar o Programa “Aluno Saudável”, com vistas a manter o estudante nutrido nos períodos extra-escolares;

Manter e fortalecer o programa de “Erradicação do Analfabetismo” por meio da Educação de Jovens e Adultos, com a promoção da inclusão;

 Incentivar projetos sociais voltados para o aprimoramento educacional;

 Retomar a parceria de reorientação curricular e formação de professores continuada com Universidades.

7. SAÚDE

A melhoria nos serviços públicos de saúde passa obrigatoriamente pela humanização do atendimento. Desde a recepção nas unidades básicas de saúde até o atendimento médico, o serviço será aperfeiçoado e realizado com zelo e o devido respeito que o cidadão angrense merece.

Continuaremos focando na qualificação e melhora dos modelos de atenção à saúde básica, com atividades na promoção, prevenção e recuperação em saúde, realizando programas especiais para a criança, a mulher, o homem e a melhor idade, com atendimento acolhedor e integral do cidadão. Desta forma, o grande objetivo é estabelecer a continuidade e sustentabilidade de ações eficientes e efetivas, focando a

(9)

gestão de qualidade que garanta uma Saúde Pública que atenda às necessidades da população. Dentre as propostas de trabalho destacamos:

 Ampliar o Conselho Municipal de Saúde, fortalecendo e democratizando o controle social no território de saúde do município;

 Contribuir à adequada formação, alocação, qualificação, valorização e democratização das relações do trabalho dos profissionais de saúde, dando ênfase à consolidação do plano de carreira, cargo e vencimento, bem como a realização de concurso público na área da saúde;

 Jornada de 30h para a Enfermagem;

 Consolidação e ampliação da Rede de Saúde do Trabalhador;

Retomar o Programa “Quero Ajudar” nas unidades de saúde 24h;

Retomar o Programa “Ouvidoria ao Alcance de Todos”, com colocação de urnas para manifestação dos usuários em todas as unidades de saúde e implantação de um programa de Ouvidoria paralelo à “Ouvidoria SUS” onde possamos qualificar as manifestações da população.

 Informatizar as UBSs e integrar os sistemas de atendimento;

 Recuperar a frota de veículos da Saúde, primando pela qualidade e respeito no transporte de pacientes;

 Ampliar as ações de saúde na área rural do município;

 Dinamizar e potencializar o trabalho dos agentes comunitários de saúde e de agentes de endemias, implantando a coleta de dados informatizada por meio de computadores portáteis e permitindo que façam um trabalho mais amplo e eficiente no atendimento ao cidadão;

 Intensificar o trabalho do Setor de Controle de Endemias, especialmente no que tange ao combate ao aedes aegypti e aos roedores;

 Implantar a acessibilidade em todas as unidades de saúde em que for possível fazê-lo, reforçando por Lei a obrigatoriedade dos novos próprios serem acessíveis a todos.

 Ampliar o modelo de assistência farmacêutica e de insumos, mantendo e ampliando a oferta de medicamentos da Farmácia Básica, e fortalecendo a parceria com o governo do estado para regularizar e garantir o fornecimento de medicamentos de alto custo;

 Ampliar o atendimento dos pacientes diabéticos com a estruturação no fornecimento de aparelho e tiras reagentes para o controle da doença;

 Garantir o acesso dos usuários ao fornecimento de próteses dentárias mediante necessidade e critérios de avaliação preconizados pela Secretaria de Saúde Municipal;

(10)

 Aprimorar a rede de urgência e emergência, com expansão das pactuações para melhoria nos serviços de atendimento móvel de urgência/SAMU, de prontos-socorros e centrais de regulação, articulada às outras redes de atenção;

 Promover a atenção integral à saúde da mulher, dos idosos e da criança com ênfase nas áreas e populações de maior vulnerabilidade;

 Ampliar o acesso à mamografia e aos preventivos de Câncer de Próstata, Útero e Colo de Útero;

 Realizar mutirões de Saúde para atendimento ginecológico, oftalmológico, neurológico e cardíaco;

 Fortalecer a atuação do Programa de “Planejamento Familiar”;

 Debater e concretizar um Plano para o fortalecimento do Hospital Geral Municipal, envidando esforços no sentido de buscar recursos financeiros através de Emendas Parlamentares, com vistas a ofertar um atendimento referenciado aos usuários;  Viabilizar o funcionamento do Centro de Oncologia;

 Expandir gradativamente as especialidades médicas existentes no serviço público municipal, diminuindo também a necessidade de deslocamento para outras cidades para tratamento médico;

 Reestruturar os serviços de saúde mental, com contratação de médicos especialistas, principalmente na área da psiquiatria e psicologia;

 Garantir a atenção integral à saúde da pessoa idosa e dos portadores de doenças crônicas e estímulo ao envelhecimento ativo;

 Implantar o Programa de “Entrega de Medicamento para Idoso em casa”, como parte do Programa de “Atenção ao Idoso”, que vai prever atendimentos diferenciados e políticas públicas de prevenção e atendimento especial para pessoas com 60 anos ou mais;

 Desenvolver políticas públicas voltadas ao atendimento de enfermidades, controle de reprodução e atenção aos animais domésticos;

 Estabelecer parcerias com entidades para acolhimento e defesa dos animais de rua;

8. TRABALHO E RENDA

 Realizar estudo técnico para identificar a vocação econômica de cada Distrito, para implantar política de incentivo à vinda de empresas conforme a potencialidade de cada Região.

 Implantar o “Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda”, ampliando e integrando políticas de qualificação profissional e de intermediação de mão de obra;  Desenvolver políticas públicas de incentivo e crescimento sustentável para micro e

(11)

 Promover estudos para implantação da “moeda social local”.

 Implantar o programa “Bom Trabalho”, que tem como proposta a realização de cursos de capacitação profissional com foco nos diversos segmentos econômicos, promovendo a qualificação da mão-de-obra de acordo com as reais demandas do mercado de trabalho;

 Criar a “Casa do Artesão” e estimular a criação/fortalecimento das Associações de Artesãos no Município.

 Implantar políticas públicas de inclusão de trabalhadores/as com deficiência no mercado de trabalho;

 Implantar o Programa de “Qualificação e Inserção dos Jovens no Mercado de Trabalho”;

 Viabilizar Assistência Técnica para os pescadores, com apoio a toda a cadeia produtiva do pescado e construção de “Entreposto Pesqueiro”;

 Buscar parceria para implantar as “Escolas de Pesca” e as “Escolas Agrícolas” no Município;

 Ativar e estimular cadeias produtivas diversificadas, que gerem empregos e renda, com ênfase para a agricultura familiar e a pesca;

 Ampliar o programa de manutenção de estradas vicinais;

 Criar mecanismos para a venda e distribuição dos produtos da agricultura familiar no mercado interno, integrando as economias locais;

 Implantar o Programa “Propriedade Sustentável”, com foco na sustentabilidade financeira da propriedade rural, com acompanhamento técnico, de gestão e ferramentas presenciais e também “on line”, disponibilizadas pelo site do município;  Facilitar o serviço de inspeção municipal, para que os produtos agrícolas, produzidos na propriedade rural estejam dentro dos padrões de segurança alimentar e possam ser comercializados em Angra dos Reis e região;

 Apoiar a implantação de novas agroindústrias, envolvendo cooperativas, associações de agricultores, clubes de mães e outros grupos organizados, especialmente para o aproveitamento de matéria prima existente no município;

 Revitalizar o sistema de abastecimento e comercialização das feiras em todo Município.

 Expandir o mercado local pelo estímulo às compras governamentais.

 Apoiar os territórios quilombolas e indígenas na luta pelo reconhecimento da posse da terra e na preservação dos costumes através da implantação de políticas públicas específicas e incentivo à produção local.

9. TRANSPORTE

 Efetuar estudos técnicos para implantar o “Programa Municipal de Transportes Terrestres e Aquaviários”;

 Efetuar estudos técnicos e jurídicos para resolver em definitivo o problema do sistema de transporte público municipal;

 Reativar o Conselho Municipal de Usuários;

(12)

A Assistência Social como política de proteção social configura-se um conjunto de serviços para garantir que o cidadão não fique desamparado quando ocorram situações inesperadas nas quais a sua capacidade de acessar direitos sociais fica comprometida. A consolidação da assistência social como política pública e direito social ainda exige o enfrentamento de importantes desafios para fortalecer as famílias e desenvolver sua autonomia, apoiando-as para que superem eventuais dificuldades e acessem os direitos sociais, evitando o rompimento de laços. Também apoia o fortalecimento da comunidade, incentiva sua mobilização e ainda oferta benefícios, garantindo a sobrevivência em momentos críticos.

Nossa proposta é continuar fazendo valer o que preconiza essa importante política e garantir atendimento de qualidade a todas as famílias que dela necessitam e, frente aos desafios, propomos o desenvolvimento e a continuidade de formas inovadoras e criativas na sua implementação, gestão, monitoramento, avaliação e informação para possibilitar a melhoria da qualidade de vida da população vulnerabilizada. Dentre as ações destacam-se:

 Instituir políticas específicas, aprovadas pelos respectivos Conselhos, para idosos, crianças e adolescentes, mulheres e pessoas com deficiência;

Criar o Programa “Encontro dos Amigos” para atendimento às pessoas da terceira idade, em parceria com o Conselho do Idoso e as organizações afins, incentivando a produção cultural e de lazer para as pessoas idosas e promovendo a valorização da pessoa idosa e a conscientização familiar quanto às suas necessidades e direitos;

 Implantar o Programa “Despertar Saudável” para a terceira idade com caminhada, alongamento e acompanhamento médico;

 Reestruturar o Conselho Tutelar e implantar o 2º CT, já aprovado em Lei;

 Executar ações que fortaleçam as políticas de combate à discriminação em todas as suas dimensões;

 Reformular/fortalecer os Programas Sociais Municipais, em especial os de doação de leite, cesta básica de alimentos e auxílio funeral, e fiscalizar com rigor os Programas Sociais Federais no âmbito Municipal, assegurando a utilização dos mesmos por aqueles que realmente necessitam. Na sequência, lançar a Cartilha “Seus Direitos”, como forma de informar a população dos benefícios sociais aos quais pode recorrer.

 Criar/fortalecer Programas e Medidas de Prevenção e Combate à Violência de Gênero buscando, para tanto, parceria com o Governo Estadual, tais como: Centros de Referência da Mulher com atendimentos sociais, jurídicos e psicológicos às mulheres vítimas de violência e abrigos temporários para as mulheres em situação de risco, acompanhadas de seus filhos;

 Combater o turismo sexual, que atinge particularmente as crianças e adolescentes, com políticas públicas e permanente campanha municipal;

(13)

 Implantar/fortalecer o CREAS em todo o território municipal;

 Implantar políticas públicas voltadas para a integração do autista, inclusive adultos, ouvidas as organizações afins;

 Fortalecer e reformular o Programa de “Atenção à População de Rua”;

 Implantar o Programa “Sua Casa Legal”, com oferta de serviços de Engenharia e Arquitetura à população de baixa renda buscando, para tanto, parceria com o CREA e outras instituições afins.

11. ESPORTE E LAZER

 Valorizar o Esporte e Lazer Comunitário, as Ligas Esportivas e Clubes Amadores, mediante o fortalecimento de apoio e incentivos;

 Remodelar as praças públicas, investindo na manutenção dos brinquedos existentes e na aquisição de novos brinquedos, inclusive os adaptados para crianças com deficiência, bem como no sistema de segurança;

 Valorizar e reformular o Programa “Bolsa-Atleta”, em parceria com o Ministério dos Esportes, com supervisão do Conselho Municipal de Esportes, em conjunto com as entidades atuantes na área, incluindo-se o paradesporto;

 Implantar o Projeto “Revela Talentos”, com potencialização de jovens atletas nas diversas modalidades esportivas.

 Organizar eventos esportivos de alto rendimento em diversas modalidades com a participação de atletas renomados para estimular a prática esportiva entre as nossas crianças e jovens.

 Promover eventos esportivos e de recreação com as pessoas da terceira idade e incentivar a participação dos nossos idosos em competições regionais e estaduais.  Intensificar e ampliar o trabalho das “Escolinhas Esportivas” em todo o Município,

inclusive com a inserção de novas modalidades;

 Implantar “Centros de Aprendizagem Esportiva”, em trabalho transversal das Secretarias de Educação, de Esportes, de Saúde e de Desenvolvimento Social e Cidadania, para atendimento aos alunos da rede pública de Educação, podendo para tanto firmar convênios e/ou parcerias público privadas;

12. CULTURA

A formação integral do bom cidadão envolve uma série de aspectos físicos, sociais, emocionais e culturais.

(14)

Trabalhar os valores culturais, apesar de ser uma iniciativa muito importante, não é algo simples; há que se atentar para a multiculturalidade da nossa sociedade, pois mais do que uma característica essencial de uma sociedade, a cultura pode ser considerada como o elemento principal que difere uma comunidade da outra. Os costumes, a música, a arte e, principalmente, o modo de pensar e agir, fazem parte da cultura de um povo e devem ser preservados para que nunca se perca a singularidade do coletivo em questão.

Partindo desta premissa, iremos desenvolver as seguintes ações:

 Implantar “Centros de Aprendizagem Cultural e Artística”, em trabalho transversal das Secretarias de Educação, de Cultura, de Saúde e de Desenvolvimento Social e Cidadania, para atendimento aos alunos da rede pública de Educação, podendo para tanto firmar convênios e/ou parcerias público privadas;

Apoiar todas as práticas constantes do “Calendário Cultural Municipal”;

 Incentivar e atuar na divulgação dos movimentos culturais e artísticos locais;  Implantar o Projeto “Cultuando” nas Praças do Município;

 Implantar “Polos Culturais Distritais” viabilizando, através de parcerias, a formação técnica na área Cultural;

 Fortalecer o Conselho Municipal de Cultura, buscando o cumprimento de sua função de Controle Social.

13. SEGURANÇA

 Desenvolver, em parceria com o Governo do Estado, uma política permanente e rigorosa de combate à violência e à criminalidade;

 Criar o “Comitê Integrado de Segurança”, vinculado diretamente ao gabinete da prefeita, que assumirá a correta responsabilidade que lhe cabe na segurança pública e responsabilizará as áreas envolvidas com o tema como as secretarias da Assistência Social, Saúde, Educação, Esporte e Cultura;

 Implantar o Programa “Jovens em Situação de Risco”, voltado para a prevenção;  Levar os convênios de estagiários para atuação junto às Polícias Civil e Militar, para

serviços internos e atendimento ao público.

 Implantar o Programa “Inteligência a Serviço da Segurança Pública”, com ampliação do Sistema de Monitoramento pelas Câmeras de Vigilância, integrando as mesmas às câmeras privadas, em uma central de comando aparelhada para instituição de Banco de Dados de Delitos;

 Fortalecer a Guarda Municipal, investindo no treinamento e qualificação para garantir a Segurança nas Unidades Escolares e de Saúde, e nos próprios municipais;  Criar o “Programa Municipal de Combate ao Tráfico e ao Uso de Drogas” em

(15)

 Atuar em parceria com o Juizado de Menores e o Conselho Tutelar no cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente, coibindo a de venda de bebidas alcoólicas, armas e outros produtos para menores de 18 anos.

14. MEIO AMBIENTE

Com vistas a um município cada vez mais orientado pelos parâmetros da sustentabilidade, procurar-se-á intensificar os trabalhos na área do meio ambiente, aumentando os serviços prestados e colaborando para a manutenção da biodiversidade local.

 Promover estudos para cumprir com as normas do novo Marco do Saneamento;  Perenizar os rios angrenses, inclusive com adesão ao Programa Limpa Rio do

Governo Estadual;

 Sanear as praias de Angra dos Reis;

 Reformular a Política Municipal de Tratamento dos Resíduos Sólidos, com implantação do Projeto “Lixo que vira Lucro” em parceria com Associações de Catadores, e incentivos às indústrias de reciclagem;

 Apoiar iniciativas e incentivar os produtores rurais e proprietários rurais quanto as práticas de conservação do meio ambiente, entre elas: preservação de nascentes, cursos d’água e matas ciliares;

 Revitalizar o Horto municipal, com o cultivo de mudas frutíferas, ornamentais e nativas da região;

 Revitalizar espaços públicos, como praças e jardins com base em conceitos ecologicamente corretos;

 Incluir a questão ambiental no debate das políticas de desenvolvimento, priorizando tecnologias de baixa emissão de carbono;

 Implantar energia solar nas unidades escolares e de saúde municipais, mormente as localizadas nas ilhas e comunidades rurais;

15. COMUNICAÇÃO

 Otimizar os canais de comunicação da Prefeitura com as comunidades dos bairros;  Implantar, em parceria com canas de rádios e TVs o Programa “Como vai Angra”;  Dar maior transparência aos atos do Governo através da popularização do Boletim

Oficial do Município;

 Revitalizar o Site da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis, tornando-o mais acessível à população;

 Trabalhar com afinco a divulgação dos eventos municipais como forma de atrair o público interno e externo;

(16)

 Gerenciar processos de comunicação institucional, interna e externa;

 Criar um Serviço de protocolo para atendimento às necessidades da população.

16. TURISMO

Grande parte das ações listadas nos tópicos anteriores são consideradas fundamentais para que possamos pensar uma política eficaz para o Turismo em Angra dos Reis: ordenamento, acessibilidade, valorização da produção local, balneabilidade de rios e praias, combate à violência, etc...

Desenhado o quadro promissor, listamos algumas das ações propostas:

 Reformular o calendário oficial de eventos no município, divulgando o mesmo por diversos meios para que os munícipes e também turistas possam prestigiar;

 Instituir, em parceria com o comércio local, o “Dia D do Comércio de Angra dos Reis”, aos sábados e em outras datas de maior fluxo, com o desenvolvimento de atividades culturais;

 Firmar parceria com os trades turísticos para dimensionar novos projetos e fortalecer os existentes;

 Permanente valorização do Centro Histórico de Angra dos Reis, assim como dos demais atrativos turísticos do Município;

 Valorizar os destinos emissores e o turismo interno;

 Promover o Turismo nas Comunidades Tradicionais da Cidade;

 Buscar parcerias para revitalizar os monumentos históricos de Angra dos Reis, como o do Náufrago do Aquidabã, o Forte do Leme, o Museu de Arte Sacra, o Convento São Bernardino de Senna, etc.

Referências

Documentos relacionados

radia¸c˜ ao do campo espalhado para uma perturba¸c˜ ao de 10% na velocidade compressional para modelos: homogˆ eneos (em verde) e final (frequˆ encia de corte de 30 Hz) (em azul) -

In the present study, IPost protected the heart against IR injury in the C-IPost group through the recovery of LVEDP, LVDP and ± dp/dt, whereas no significant effects on the hearts

Gráfico 1 Porcentagem de enraizamento e de brotação A, número médio de raízes e brotos B de estacas caulinares e radiculares de amoreira vermelha Rubusrosifolius tratadas com

Os principais passos para o planejamento do processo estão baseados no fatiamento dos modelos 3D (geração das camadas), no posicionamento da peça na mesa de trabalho e

• Os municípios provavelmente não utilizam a análise dos dados para orientar o planejamento de suas ações;. • Há grande potencialidade na análise dos micro dados do Sisvan

Gottardo e Cestari Junior (2008) efetuaram análise de viabilidade econômica na implantação de silo de armazenagem de grãos utilizando os seguintes modelos VPL,

Objetivo: Garantir estimativas mais realistas e precisas para o projeto, ao considerar nesta estimativa o esforço necessário (em horas ou percentual do projeto) para

1) Representação do ponto de vista do cliente: a técnica deve ser capaz de ilustrar o processo de serviço sobre a ótica do cliente, permitindo a identificação dos momentos