• Nenhum resultado encontrado

Manual de publicação de conteúdos no Joomla - Pós-Graduação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual de publicação de conteúdos no Joomla - Pós-Graduação"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI)

Divisão de Desenvolvimento/Sistemas Web

Manual de publicação de conteúdos no Joomla da Unioeste

Como incluir conteúdo na Web da Pós-Graduação

Link da página da Pós-Graduação: www.unioeste.br/pos

1. Justificativa

Seguindo recomendação da CAPES para que todos os programas de pós-graduação criem páginas web visando proporcionar visibilidade na Internet, o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) optou pela utilização de um gerenciador de conteúdo para as páginas web dos programas de pós-graduação.

Recomenda-se divulgar as seguintes as informações: corpo docente e respectivo curriculum vitae, critérios de seleção, bibliografia exigida, ementas das disciplinas e parte representativa da produção científica dos docentes e discentes. Por meio destas informações a comunidade acadêmica poderá avaliar qual é o programa de melhor qualidade.

Para atender a esta necessidade e padronizar o desenvolvimento das páginas web dos programas de pós-graduação da Unioeste, o NTI utiliza um gerenciador de conteúdo. Tal ferramenta ajuda a resolver o problema de custo e tempo de se criar e manter um portal web complexo, com muitos recursos e conteúdo.

Para se produzir um portal web é preciso uma equipe de programadores e designers para desenvolver o site e publicar o conteúdo. As atualizações e a publicação de material dependem do pessoal técnico. Acrescentar novos recursos envolve bastante tempo e dinheiro.

Para minimizar este problema foram criadas ferramentas de gerenciamento de conteúdo web, os CMS (Content Management System). Um CMS é um sistema que permite a criação, armazenamento e administração de conteúdo web de forma dinâmica, através de uma interface de usuário via web.

O CMS serve para criar um portal web de forma rápida e eficiente, publicar e administrar conteúdo mais facilmente, inclusive por pessoas não técnicas.

Dentre os sistemas CMS disponíveis foi escolhido o Joomla, por ser software livre, o que implica em não ter gastos com licença do software. É um projeto de código aberto que oferece praticidade e funcionalidade para gerenciar os conteúdos dos programas de pós-graduação.

Com a utilização do gerenciador de conteúdo os responsáveis pelos programas de pós-graduação (coordenadores, secretárias, etc) poderão publicar os conteúdos na página web de forma rápida, fácil e segura e sem ter que fazer solicitações à equipe de desenvolvimento web do NTI.

Desta maneira, a atualização do conteúdo, inclusão de arquivos, documentos e links nas páginas web dos programas de pós-graduação é feita diretamente pelos coordenadores (as) ou secretárias (os) de cada programa.

A partir de 2007, o NTI adaptou e migrou os conteúdos das páginas dos programas de pós-graduação existentes para o gerenciador de conteúdo Joomla. A partir da análise dos itens recomendados pela CAPES, foi criado um padrão que contemplou todos estes itens. Este padrão foi disponibilizado a cada programa de pós-graduação utilizando o Joomla.

(2)

preparar os coordenadores (as) e secretárias (os) dos programas de pós-graduação para a utilização prática do gerenciador de conteúdo Joomla.

No treinamento, será criado o usuário (login) e senha exclusivos para cada pessoa.

Após o treinamento é possível atualizar o conteúdo, incluir arquivos de editais, documentos e links nas páginas web do programa de pós-graduação, onde e quando quiserem e conforme desejarem, desde que sigam o que preceitua a CAPES.

A seguir estão as informações básicas para o gerenciamento da página do seu programa de pós-graduação.

2. Orientações gerais

Entrar somente na pasta/link do seu programa de pós-graduação. Publicar arquivos somente em formato PDF ou RTF.

Use o formato pdf para editais, isto poupa você de dissabores futuros. A versão do Word 2010 oferece esta opção. O editor BrOffice possui a opção nativa de exportar para pdf.

Ao inserir Editais, coloque o arquivo na pasta Editais. Para formulários use o formato rtf.

Se necessitar mudanças na estrutura e inclusão de novos itens no menu, solicitar ao NTI, via e-mail.

2.1 Como publicar documentos

Utilize o navegador Mozilla Firefox.

(3)

Digite o seu usuário e senha. Clique em Entrar.

Clique no logotipo do programa de pós-graduação desejado (ou clique sobre o nome no menu à esquerda) e localize o item que deseja alterar ou incluir.

2.2 Incluir Novo Edital

1) Selecione o item Editais, no seu Programa de Pós-Graduação. 2) Clique em Novo. Abre-se uma janela para edição.

3) Digite o Título. Exemplo: Abertura de inscrições aluno especial 4) Selecione a categoria Editais.

5) Digite o texto na caixa Texto de introdução, de acordo com o padrão: Edital 01/2012 Sigla programa – Assunto. Ex. Edital 01/2012 PPGCC – Abertura de inscrições aluno especial – pdf. Descreva o conteúdo do edital, de maneira resumida.

6) Selecione a palavra pdf e coloque-a em negrito. Clique no ícone da corrente (botão inserir link) para incluir o link do arquivo. Abre-se uma nova janela com o nome Hiperligação.

(4)

8) Clique uma vez em “File” e localize a pasta do seu programa no painel direito. Clique uma vez sobre a pasta do seu mestrado/doutorado. A seguir, clique na pasta Editais.

9) Na parte inferior da janela, clique em “Selecionar”. Localize no seu computador o arquivo pdf. Clique em “Abrir” e depois em “Upload”. Clique sobre o nome do arquivo pdf. Na janela Hiperligação, clique na aba “Destino”, na opção Destino escolha “Nova janela (blank) e a seguir em clique OK. A janela “Hiperligação” será fechada.

10) Role a janela e clique na aba “Publicação”. Em “Estado” selecione Publicado e salve (ícone “Salvar”, aquele do disquete). Veja ao lado.

2.3 Incluir Novo item (documento ou texto)

Clicar no botão Editar que aparece à direita do nome da categoria. Abre-se uma janela para edição.

Digite ou insira o conteúdo desejado e salve, para isto, clique no ícone “Salvar”. 2.4 Incluir Link externo

Use esta opção para itens que remetem a outras páginas web, como o currículo Lattes.

Caso queira incluir o ícone/logotipo do Lattes junto ao nome do professor(a)/aluno(a), primeiro clique no botão “Inserir/Editar imagem” e inclua a URL da imagem do Lattes que é: http://www.unioeste.br/img/Logo_lattes.gif e clique em OK.

Selecione o logotipo do Lattes, clique no ícone da corrente para incluir o link. Abre-se a janela com o nome Hiperligação. No item URL, cole o endereço do Lattes (aquele endereço que aparece junto com o http).

Clique na aba “Destino”, na opção Destino escolha “Nova janela (blank) e a seguir em OK. A janela “Hiperligação” será fechada. Salve o seu trabalho (ícone “Salvar”, aquele do disquete). 2.5 Incluir Link para e-mail

Selecione a palavra e-mail, clique no ícone da corrente para incluir o link. Abre-se a janela com o nome Hiperligação. Clique em “Tipo de hiperligação” e escolha “E-mail”. No item “Endereço de E-mail”, digite ou cole o e-mail da pessoa (Professor ou aluno) e clique em OK. A janela “Hiperligação” será fechada. Salve o seu trabalho (ícone “Salvar”).

3. Padrões

3.1 Títulos e descrição de itens

Descrição dos editais na caixa Texto de introdução: Edital 01/2012 Sigla programa – Assunto Ex. Edital 01/2012 PPGCS – Abertura de inscrições – pdf (em negrito).

3.2 Nomes de arquivos

Ao salvar o arquivo, seja um edital, ficha de inscrição ou formulário, no Word ou outro editor, siga o padrão detalhado a seguir.

Use somente letras minúsculas (caixa baixa).

Não use espaços, caracteres especiais, cedilha, til e acentos.

Não utilize espaços em branco (barra de espaço) entre os nomes, pois alguns sistemas operacionais não conseguem interpretá-los e aparecerá mensagem de erro quando as pessoas baixarem o arquivo.

Evite atribuir nomes grandes, pois isso dificulta a memorização. Seja claro, objetivo e simples. Use nomes mnemônicos, que tenham a ver com o conteúdo do arquivo. Ex:

(5)

inscricao_aluno_especial.pdf

Para separar palavras use o _ (sublinhado/underline). Ex. edital_abertura_inscricoes.pdf

4. Trocar senha de usuário

Na página inicial (www.unioeste.br/pos) clique em Publicadores (canto inferior esquerdo). Digite o seu usuário e senha. Clique em Entrar. Em “User Menu”, clique em Perfil. Abre-se uma nova janela no painel direito, com os seus dados. Digite a nova senha e, a seguir, digite-a novamente no campo “Confirme sua senha”, clique no botão Salvar.

Observações:

Ao clicar em Salvar (ícone do disquete) o programa salva o que você fez e sai do item em que você estava.

O botão Aplicar salva e continua na tela de edição, enquanto o botão Cancelar sai da edição sem salvar.

Se você ficar mais de 20 minutos logado sem usar o computador, sua sessão expira. Para entrar novamente será necessário digitar o seu usuário e senha.

Para sair da página do mestrado/doutorado, clique em “logout” e no botão “Sair” para encerrar sua sessão.

Se necessitar de novos itens ou categorias, solicite ao NTI, pois estas funções não podem ser feitas com o seu login. Considere que, devido ao volume de trabalho, nem sempre será possível o pronto atendimento de sua solicitação. Assim, procure solicitar as alterações com antecedência.

Para informações, dúvidas ou sugestões falar com Neusa Carneiro no NTI. Ramal 3040. E-mail: neusa.carneiro@unioeste.br

Ou Verediane (ramal 5601) e/ou (ramal 3046). E-mail: webmaster@unioeste.br

Bom trabalho!!!

Manual elaborado por Neusa de Oliveira Carneiro Imagens: Verediane R.S. Monteiro

Referências

Documentos relacionados

A Care Plus classifica seus ativos financeiros, no reconhecimento inicial, sob as seguintes categorias: mensurados ao valor justo por meio do resultado, disponíveis

[r]

O CAMPUS AVANÇADO CABEDELO CENTRO - CACC do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

12.4 A pré-matrícula dos candidatos classificados no Processo Seletivo objeto do presente Edital será efetuada no período estabelecido no cronograma deste edital, das 08h

O botão Opções abre a janela Opções de análise, na qual pode gerir análises agendadas e editar parâmetros de Analisar todo o computador / Analisar pastas ou

Assim como Augusto configurou-se em uma figura-chave na Antiguidade Clássica, o livro de Galinsky também demonstra ser um aparato crucial para nos introduzir

Tal como já foi referido, a caracterização do evento da cheia induzida (com a respectiva definição da área de inundação) e a estimativa do grau de perigo, (concretizada

Competências a desenvolver: Compreensão da linguística enquanto ciência e o lugar da fonologia e da morfologia nos estudos de linguística; Compreensão da