• Nenhum resultado encontrado

ELEIÇÃO PARA CONSELHO DELIBERATIVO DE FARMANGUINHOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ELEIÇÃO PARA CONSELHO DELIBERATIVO DE FARMANGUINHOS"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

ELEIÇÃO PARA CONSELHO DELIBERATIVO DE FARMANGUINHOS 2012-2014

REGULAMENTO ELEITORAL APROVADO E HOMOLOGADO PELA ASSEMBLÉIA GERAL DE FARMANGUINHOS EM 07/03/2012.

A Comissão Eleitoral do Instituto de Tecnologia em Fármacos de Manguinhos, doravante denominado Farmanguinhos, constituída e aprovada pela Assembléia Geral de Farmanguinhos, realizada em 19 de dezembro de 2011, torna público o processo eleitoral para escolha dos candidatos ao Conselho Deliberativo da Unidade, apresentando o Regulamento Eleitoral de acordo com o Regimento do Conselho Deliberativo.

I - DA ELEIÇÃO

Artigo 1º - O presente regulamento trata da eleição de 7 (sete) servidores eleitos pelos servidores de sua área de atuação (representantes de área), 4 (quatro) servidores eleitos no conjunto de servidores (representantes gerais) e 4 (quatro) representantes dos terceirizados, que integrarão o Conselho Deliberativo de Farmanguinhos para o biênio 2012-2014, a ser realizada em turno único, conforme cronograma aprovado pela Assembléia Geral de 07 de março de 2012, apresentado no Anexo I.

II - DOS CANDIDATOS E DO COLEGIO ELEITORAL

Artigo 2º - Serão elegíveis para se candidatarem a membros do Conselho Deliberativo de Farmanguinhos, bem como para votarem na eleição:

I - para as vagas de representantes gerais dos servidores, conforme mencionado no artigo 1º, todos os servidores em atividade e lotados oficialmente em Farmanguinhos, bem como os ocupantes de cargos comissionados, removidos e cedidos oficialmente há mais de 1 (um) ano na Unidade

II - para as vagas de representantes de área dos servidores, conforme mencionado no artigo 1º, todos os servidores em atividade e lotados oficialmente em Farmanguinhos, bem como os ocupantes de cargos comissionados, removidos e cedidos oficialmente há mais de 1 (um) ano na Unidade, que pertençam a respectiva área e

III - para as vagas de representantes dos terceirizados, todos os colaboradores oficialmente em atividade na Unidade há mais de 1 (um) ano.

(2)

Artigo 3º - A Comissão Eleitoral divulgará, pelos meios eletrônicos oficiais de Farmanguinhos, em conformidade com o cronograma constante do Anexo I, a relação de terceirizados e servidores habilitados a votarem e a se candidatarem, indicando, no que diz respeito aos servidores, suas respectivas áreas de atuação para os fins de eleição dos representantes de área, iniciando se o prazo para apresentação de pedido de inclusão, impugnação ou exclusão de eleitores, em conformidade com o prazo previsto no Anexo I. § 1°- A Comissão Eleitoral receberá e se pronunciará, em última instância, sobre as solicitações de inclusão, impugnação ou exclusão de nomes da listagem mencionada nesse artigo, observado o prazo constante do Anexo I.

§ 2° - Para efeito deste Regulamento, será denominado Colégio Eleitoral o conjunto de pessoas com direito a voto.

III – DA INSCRIÇÃO DOS CANDIDATOS

Artigo 4° - O período de inscrição dos candidatos consta do Anexo I deste Regulamento Eleitoral, não sendo permitidas novas inscrições após o seu término.

§ 1° - Os candidatos deverão inscrever-se junto à secretaria da Comissão Eleitoral, no período constante do Anexo I, preenchendo devidamente o formulário de inscrição previsto no Anexo II, acompanhado de cópia da sua carteira de identidade.

§ 2.° - Depois de encerradas as inscrições, a Comissão Eleitoral divulgará a lista dos inscritos, de acordo com o cronograma constante do Anexo I, através dos meios eletrônicos oficiais de Farmanguinhos.

§ 3° - Não serão aceitas inscrições de servidores pleiteando candidatura simultânea a vaga de representante geral e representante de área.

Artigo 5° - Observado o prazo previsto no Anexo I, qualquer interessado poderá encaminhar à Comissão Eleitoral pedido de impugnação de candidatura através do Anexo III e de documentação fundamentada.

Parágrafo único - A Comissão Eleitoral julgará a pertinência do pedido de impugnação em última instância.

IV – DA DIVULGAÇÃO E PROPAGANDA

Artigo 6º - Cada candidato terá o direito de expor a todos os funcionários sua proposta de trabalho, em igualdade de condições com os demais candidatos, em locais cedidos e

(3)

equipados para esse fim, bem como pelos meios eletrônicos oficiais de Farmanguinhos, segundo as Normas sobre Propaganda Eleitoral constante do Anexo IV.

V - DA VOTAÇÃO

Artigo 7º - A Comissão Eleitoral constituirá mesas de votação, nos campus de Manguinhos e CTM distribuídas de maneira a facilitar o acesso e a agilidade da votação, em conformidade com o Anexo I.

§ 1º - Para recebimento de votos a mesa de votação terá, no mínimo, dois integrantes designados pela Comissão Eleitoral.

§ 2º - Cada mesa terá uma listagem, por ordem alfabética, da totalidade dos eleitores, posto que os mesmos poderão votar em qualquer um dos locais de votação.

§ 3º - O eleitor se identificará mediante apresentação de crachá da FIOCRUZ, ou da empresa responsável pela sua contratação, documento oficial de identidade ou cópia autenticada em cartório.

§ 4º - Os candidatos poderão designar um fiscal e um suplente para acompanhar o processo de votação em cada seção constituída. A relação dos fiscais de cada candidato deve ser encaminhada a Comissão Eleitoral até a data prevista no Anexo I.

Artigo 8º - Serão emitidos nove modelos distintos de cédulas eleitorais, sendo um para o representante universal dos servidores, um para o representante dos terceirizados e um para cada uma das 7 (sete) áreas de atuação dos representantes de área dos servidores, que conterá o nome dos candidatos colocados segundo a ordem de sorteio, em data a ser definida pela Comissão Eleitoral, com ampla divulgação.

Artigo 9º - Os servidores poderão votar em até 4 (quatro) candidatos na eleição dos representante gerais e em apenas 1 (um) candidato na eleição dos representantes de área.

Parágrafo único - Os terceirizados poderão votar em até 4 (quatro) candidatos na eleição dos seus representantes.

Artigo 10º - Será considerado como voto NULO o voto cuja cédula tenha qualquer inscrição não pertinente e não sejam observadas as normas regulamentares.

Artigo 11º - Será considerado como BRANCO o voto cuja cédula não tenha nenhum dos candidatos assinalados e nenhuma outra inscrição.

(4)

Artigo 12º - Serão considerados VÁLIDOS os votos contemplando um único candidato e os votos em BRANCO.

Artigo 13º - A eleição somente será considerada válida caso o numero de cédulas efetivas corresponda a maioria simples do Colégio Eleitoral, equivalente a cinquenta por cento mais um.

Parágrafo único - Caso a eleição de uma das áreas de atuação seja considerada inválida, a mesma será realizada novamente, em conformidade com a deliberação de Assembléia Geral a ser convocada para tal fim, não afetando a validade das demais votações.

Artigo 14º - A Comissão Eleitoral providenciará duas urnas, sendo uma para servidores e outra para terceirizados, para a mesa de votação que será vistoriada pelos seus membros e fiscais oficialmente designados pelos candidatos.

§ 1º - Finalizado o horário de votação, a urna será lacrada, assinada pelos mesários, fiscais presentes e encaminhada ao lugar estabelecido pela Comissão Eleitoral para seu depósito.

§ 2º - A Comissão Eleitoral usará de todos os recursos disponíveis para assegurar a inviolabilidade da urna sob custódia.

§ 3º - Será permitida a presença de fiscais, designados pelos candidatos, no ato da vistoria, transporte e custódia da urna.

VI - DA APURAÇÃO DOS VOTOS E HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO

Artigo 15 - A apuração dos votos será feita pela Comissão Eleitoral em lugar público, sendo o acesso à mesa apuradora restrito à Comissão Eleitoral e aos candidatos ou fiscais designados para esse fim.

Parágrafo único - Cada candidato terá direito a designar 1(um) Fiscal por mesa apuradora para acompanhar a apuração.

Artigo 16 - A apuração dos votos inicia-se com a verificação do número e integridade das urnas. Em seguida se procederá às seguintes etapas:

I - Abertura da urna;

(5)

III - Verificação do total de votos emitidos por área de atuação, com a relação de eleitores votantes por área de atuação e;

IV - Contagem dos votos conferidos a cada candidato, assim como dos votos em branco e nulos.

Artigo 17 – Finalizada a apuração a Comissão Eleitoral divulgará o resultado pelos meios eletrônicos oficiais de Farmanguinhos, iniciando-se o prazo para recurso previsto no Anexo I, por parte de qualquer candidato, sobre questões que afetem a lisura do processo e/ou o resultado eleitoral, ou ainda, quanto ao cumprimento deste Regulamento Eleitoral. Artigo 18 – Caberá à Comissão Eleitoral analisar, em última instância, os recursos sobre o resultado da eleição.

Parágrafo único – Não sendo interposto recurso, ou após a decisão do recurso eventualmente interposto, a Comissão Eleitoral homologará o resultado da eleição e encaminhará o mesmo ao Diretor da Unidade.

Artigo 19 – O voto será igualitário.

Artigo 20 Em caso de empate, o critério de classificação seguirá a seguinte ordem: I – maior tempo de serviço na Unidade, a contar do efetivo exercício;

II – maior tempo de serviço na Fiocruz e; III – sorteio.

VII - DA COMISSÃO ELEITORAL

Artigo 21 - A Comissão Eleitoral será constituída por 1 Presidente e outros 2 membros efetivos, podendo requisitar o auxílio de servidores ou terceirizados para o desempenho de suas atividades.

Parágrafo único - As decisões da Comissão se farão por maioria simples dos membros que a compõem, cabendo ao Presidente o voto de minerva em caso de empate.

Artigo 22 - São atribuições da Comissão Eleitoral:

I - Elaborar o Regulamento Eleitoral, tendo em vista as deliberações da Assembléia Geral; II - Cumprir e fazer cumprir o Regulamento Eleitoral;

(6)

III - Solicitar à Direção de Farmanguinhos as medidas necessárias para implementar o processo eleitoral;

IV - Disciplinar a propaganda eleitoral;

V – Confeccionar as cédulas e a lista de eleitores e pronunciar-se sobre pedidos de inclusões ou retificações;

VI - Constituir as mesas de votação designando os mesários e estabelecendo normas e procedimentos;

VII - Supervisionar o funcionamento das mesas durante o processo de votação;

VIII - Proceder à apuração dos votos segundo os critérios estabelecidos neste Regulamento Eleitoral;

IX - Encaminhar ao Diretor de Farmanguinhos o resultado da eleição;

X - Designar e/ou delegar atribuições para o melhor cumprimento deste Regulamento; XI - Resolver os casos omissos do Regulamento Eleitoral.

VIII - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 23 – A Comissão Eleitoral poderá expedir normas complementares ao presente Regulamento Eleitoral.

Art. 24 – Os casos ou dúvidas surgidas na implementação deste Regulamento Eleitoral serão solucionados pela Comissão Eleitoral observado, no que couber, o Estatuto da Fiocruz, as deliberações do Congresso Interno, do Conselho Deliberativo da Fiocruz e da Assembléia Geral de Farmanguinhos.

(7)
(8)
(9)
(10)

ANEXO IV

NORMAS SOBRE A PROPAGANDA ELEITORAL

1. O prazo para propaganda eleitoral será do dia 26/03/2012 até às 12 horas do dia 30/03/2012.

2. Não será permitido fixar faixa, cartazes ou outros materiais de propaganda em qualquer local pertencente a Unidade.

3. Será permitida a propaganda eleitoral através da Assessoria de Comunicação de Farmanguinhos para informes das campanhas dos candidatos através da rede de informática, uma única vez durante o período da campanha, sem arquivos anexados. 4. A Comissão Eleitoral fará imprimir banner e/ou cartaz contendo: foto e perfil de cada

candidato, que deverá conter no máximo 600 caracteres, a ser afixado em locais que serão determinados pela Comissão Eleitoral.

5. É proibida a divulgação de enquetes.

6. Os candidatos a representantes gerais dos servidores e representantes dos terceirizados poderão realizar uma apresentação dia 29/03/2012, cujo detalhamento será estabelecido, posteriormente, pela Comissão Eleitoral e amplamente divulgado. 7. As chefias deverão facilitar a liberação dos seus funcionários para participarem de

atividades oficiais de campanha.

8. A participação dos servidores e terceirizados nas campanhas eleitorais deverá ser voluntária e sem prejuízo de suas atividades de trabalho.

9. Não será permitida a utilização de recursos materiais e financeiros da Fiocruz, além daqueles previstos nos itens 3 e 4.

10. A Comissão Eleitoral tem autoridade para remover ou disciplinar qualquer propaganda que viole as regras estabelecidas.

11. Irregularidades que venham a ocorrer, deverão ser comunicadas por escrito à Comissão Eleitoral.

12. A desobediência a estas normas serão imputadas aos candidatos, cabendo a Comissão Eleitoral tomar as providências cabíveis.

(11)

Referências

Documentos relacionados

Nos termos do disposto na alínea b) do n.º 1 do art.º 71.º do CIRC, os prejuízos fiscais do grupo, apurados em cada período de tributação em que seja aplicado o RETGS, só

Este aparelho foi controlado nos termos das actuais directivas da CEE aplicáveis, tais como inocuidade electromagnética Directiva EMC 2004/108/CE e directiva sobre baixa tensão,

Declaramos que, nos termos do Regimento Geral da UFMG, caso sejamos eleitos para a representação dos servidores docentes da área de

Este gerador permite uma ampla faixa de regulação de velocidade da ordem de ± 30 % em torno de sua rotação síncrona. O controle da velocidade é feito através do

ATRIBUIÇÕES TÍPICAS: - Coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área da assistência social; -

Western blot analysis with mouse immune serum showed that the cDNA clone 7/1 expresses a polypeptide recognized by chronic mouse serum although the corresponding RNA is present in

O empregador ao reter a carteira de trabalho para anotações, deverá fornecer recibo aos empregados e proceder às anotações no prazo de 48 (quarenta e oito)

e Extensão JR LAB A Pró-Reitoria de Pós Graduação, Iniciação à Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Campo Real, DIVULGA o Projeto de Pesquisa e Extensão JR