• Nenhum resultado encontrado

Dia de Descoberta Familiar

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Dia de Descoberta Familiar"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Guia de Planejamento: Nível 2

RootsTech

Dia de

Descoberta

Familiar

(2)

Publicado por

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias Salt Lake City, Utah

© 2015 Intellectual Reserve, Inc. Todos os direitos reservados. Impresso no Brasil

Aprovação do inglês: 9/15 Aprovação da tradução: 9/15

Tradução de RootsTech Family Discovery Day Planning Guide: Level 2 Portuguese

(3)

Sumário

1. Convite

2. Contexto

3. Organização

4. Idiomas

5. Recursos e Sugestões para o Organizador

6. Seleção de Conteúdo e Atividades para o Evento

7. Programação Sugerida

8. Divulgação do Evento

9. No Evento

10. Laboratório de Informática

11. Almoço ou Lanche

12. Equipe

13. Acompanhamento

14. Precisa de Ajuda?

(4)

1. Convite

Todas as unidades interessadas estão convidadas a sediar localmente um dia de descoberta familiar Roots-Tech. Essa atividade familiar pode ser feita em qualquer âmbito da Igreja, como um evento de estaca ou distrito, ala ou ramo, ou como atividade do quórum ou das auxiliares.

A conferência RootsTech oferece aulas de história da família, materiais de ensino e mensagens inspiradoras. Os eventos locais devem apresentar atividades e ensinamentos relacionados à história da família que sejam divertidos e que ajudem os participantes a encontrar nomes de familiares e a prepará-los para as ordenanças do templo.

Os propósitos de um dia de descoberta familiar são:

• Convidar famílias e pessoas individualmente a descobrirem como é bom fazer a história da família. • Ajudar as famílias a encontrar nomes para acrescentar à árvore familiar delas.

• Preparar nomes para serem enviados ao templo para a realização das ordenanças.

• Permitir que os participantes ensinem a outros membros da família, amigos ou vizinhos como é bom fazer a história da família.

• Oferecer treinamento e assistência em história da família aos membros da comunidade.

• Compartilhar o conteúdo excepcional da RootsTech com outros pesquisadores de história da família da comunidade.

2. Contexto

Um evento de dia de descoberta familiar RootsTech é uma extensão remota da conferência RootsTech. Ele permite que as unidades interessadas espalhadas pelo mundo compartilhem do grande ensinamento propor-cionado na RootsTech, permite a realização dos objetivos do sacerdócio local e acelera o trabalho de salvação em ambos os lados do véu. O evento do dia de descoberta familiar pode ser realizado em qualquer âmbito da Igreja, desde um evento para toda a estaca a uma atividade em uma organização auxiliar ou quórum. As tradi-ções e as necessidades locais devem ser consideradas quando o evento for planejado e adaptado para atender a essas necessidades.

A RootsTech é uma conferência de história da família patrocinada pelo Departamento de História da Família e realizada anualmente em Salt Lake City, Utah, na qual participantes de todas as idades aprendem a descobrir e partilhar suas histórias e seus relacionamentos familiares.

O dia de descoberta familiar deve ser educativo, divertido e uma oportunidade interativa para que os participan-tes trabalhem em sua árvore familiar e preparem nomes para as ordenanças do templo. Sugerimos que princí-pios, ideias e técnicas compartilhados nas aulas sejam ampliados por meio de atividades de história da família que permitam que os participantes pratiquem o que aprenderam.

3. Organização

O dia de descoberta familiar deve ser gratuito e aberto à comunidade. A história da família é uma atividade para a família.

(5)

Deve-se prestar especial atenção ao organizar um evento que incentive a frequência de pessoas que ainda não fazem história da família.

• Ensinar por meio de atividades e concentrar-se em como iniciar o trabalho de história da família são ele-mentos-chave de um evento de sucesso.

• As atividades das auxiliares ou do quórum podem concentrar-se nos membros da classe ou quórum e podem incluir a família de cada membro, se for adequado.

O dia de descoberta familiar pode ser organizado no dia e horários de sua escolha. Ao escolher uma data, con-sidere o seguinte:

• Escolha um dia da semana que permita que o máximo possível de pessoas compareça. • Escolha os horários mais convenientes para os membros de sua unidade.

• Não agende o evento em um feriado ou no dia de outro evento importante.

• Escolha um período de tempo que permita que os membros venham e aprendam, mas não passem muito tempo longe das necessidades da família. Recomendamos um evento de meio-dia.

о Você pode considerar a possibilidade de realizar uma série de eventos menores periodicamente durante o ano em vez de um único grande evento.

Escolha um dia em que você e o seu comitê tenham tempo para examinar o conteúdo da conferência Roots-Tech e se preparar para seu próprio evento.

Os materiais da RootsTech para as aulas devem estar totalmente disponíveis em vários idiomas na primeira semana de abril de 2016.

4. Idiomas

As aulas disponíveis, os sites e os materiais promocionais serão colocados à disposição em chinês, inglês, fran-cês, alemão, italiano, japonês, coreano, português, espanhol e russo.

Caso o seu idioma principal não seja um dos dez listados, você poderá realizar um evento em seu idioma princi-pal, mas precisará fornecer recursos de tradução ou interpretação do conteúdo e dos materiais da RootsTech.

5. Recursos e Sugestões para o Organizador

Se sua estaca ainda não se inscreveu para realizar o dia de descoberta familiar, uma pessoa autorizada deve começar o processo, inscrevendo a estaca.

a. Acesse www.LDS.org/hostfair, e clique no botão azul. b. Entre no sistema com o nome e a senha da sua Conta SUD. c. Forneça as informações requeridas e clique em Enviar.

d. Um e-mail de confirmação será enviado para você imediatamente e um e-mail de boas-vindas será enviado no prazo de sete dias. Se você não receber nenhum destes e-mails, por favor, entre em contato conosco pelo e-mail familyhistoryfair@familysearch.org.

(6)

Você, organizador, pode delegar tarefas aos outros membros de seu comitê. Recomendamos que se reúna com seu comitê para escolher os discursos, as aulas que vão ser ensinadas localmente e as atividades para o evento.

A fim de evitar problemas técnicos durante o evento, baixe todo o conteúdo pré-gravado da RootsTech que você vai usar em um disco rígido e copie-o em um CD ou pendrive. Faça isso com bastante antecedência. Todas as classes voltadas para os membros têm um plano de aula, uma apresentação em PowerPoint e um folheto. Esses recursos devem ser preparados por um orador local. As aulas são preparadas especificamente para membros que estão começando sua história da família.

Você pode administrar as inscrições para o evento usando formulários de papel ou pedindo aos participantes que se inscrevam online no site LDS.org/familyhistoryday. Por exemplo, você pode pedir que cada ala passe uma lista de inscrições nas classes da Sociedade de Socorro, Moças, sacerdócio e para os professores da Primária.

Caso esteja usando um sistema de inscrições online, visualize na página da Ferramenta de Administração de Eventos o nome dos participantes que se encontram na Lista.

6. Seleção de Conteúdo e Atividades para o Evento

Ao decidir quais aulas vão ser dadas em seu evento, você deve considerar o estado da maioria das árvores familiares dos participantes. Siga estes passos para selecionar uma aula ou várias aulas adequadas para a sua atividade.

1. Há três cursos à sua escolha voltados para os membros da Igreja:

a. Aula sobre Árvore Vazia: A maioria dos ramos da árvore familiar está vazia até os bisavós. Os mem-bros da classe com esse tipo de árvore provavelmente são conversos ou pessoas de outras reli-giões.

b. Aula sobre Árvore Parcial: Alguns ramos da árvore familiar estão vazios, e alguns estão preenchidos. Os membros da classe com esse tipo de árvore geralmente têm alguns membros da família que são conversos e outras pessoas que são membros há várias gerações.

c. Aula sobre Árvore Cheia: A maioria dos ramos da árvore familiar está completa até o início dos anos 1800. Os membros da classe com esse tipo de árvore geralmente vêm de famílias que são membros há várias gerações.

Selecione a aula ou aulas que melhor representam as pessoas convidadas para o evento.

2. Cada uma das aulas também inclui uma seção sobre levar nomes ao templo e ensinar outras pessoas a fazer a história da família também. Essas seções são uma parte essencial do trabalho de história da família.

3. A aula que você escolher terá instruções para diversas atividades.

Faça de seu evento uma atividade para a família. Envolver as famílias no dia de descoberta familiar da Roots-Tech permite que todos participem das bênçãos da história da família. Ao proporcionar atividades apropriadas para cada faixa etária, será mais fácil ter a presença de todos os membros.

• Programe para o evento algumas atividades nas quais todas as famílias poderão participar juntas, bem como outras em que serão divididas por idade, tais como: crianças abaixo de 3 anos, crianças de 3 a 7 anos, crianças de 8 a 11 anos, jovens e adultos.

о Ideias para atividades para as crianças estão disponíveis em LDS.org/topics/family-history/host-a-family-history-event/activities-for-children.

(7)

о Ideias voltadas para o público jovem estão disponíveis em LDS.org/topics/family-history/host-a-family-history-event/youth-family-history-events.

Ideias adaptadas para a sua localidade, aprendizado prático e atividades criativas — além das aulas gravadas da conferência RootsTech e das aulas ao vivo ensinadas por entusiastas locais — vão trazer equilíbrio ao seu dia de descoberta familiar.

Os vídeos da RootsTech, os programas das aulas, os esboços e as apresentações podem ser baixados aqui:

LDS.org/topics/family-history/host-a-family-history-fair/admin/video-links.

7. Programação Sugerida

O programa abaixo é uma sugestão sobre como organizar o tempo despendido no seu evento. Se houver salas adicionais disponíveis, considere a possibilidade de realizar algumas atividades para as crianças nessas salas.

Hora Capela Sala da Sociedade de Socorro Salão Cultural

30 minutos local e discurso de uma Boas-vindas do líder Autoridade Geral

Intervalo de 10 minutos

30 minutos Aula sobre Árvore Vazia Aula sobre Árvore Parcial

80 minutos Atividades sobre o programa Encontre, Leve e Ensine 30 minutos Comentários finais de um líder local ou discurso de

uma Autoridade Geral

8. Divulgação do Evento

Como promover seu evento depende muito do grupo que você está convidando. A chave para seu sucesso será abordar as pessoas que você convida de um modo que as motive a participar. Materiais promocionais personalizáveis estão disponíveis para seu uso. Você deve fazer seu pedido com base no tamanho do grupo e do público-alvo. Se os cartazes, panfletos e faixas fornecidos não estiverem de acordo com suas necessidades, sinta-se à vontade para criar algo localmente.

No site LDS.org/topics/family-history/host-a-family-history-fair/organizers-admin-tool/promotional-support?lang=eng

você pode solicitar materiais de comunicação promocional que se adapte ao seu evento . Abaixo está uma lista de exemplos de materiais disponíveis:

• Pôster grande para capela — 82 x 61 cm • Pôster pequeno para capela — 31 x 46 cm • Pôster para a Comunidade — 31 x 46 cm

• Panfleto de meia-página para a capela — 14 x 22 cm • Panfleto de meia-página para a comunidade —14 x 22 cm • Cartazes de boas-vindas ao evento — 31 x 46 cm

(8)

• Faixa do evento — 61 x 183 cm

• Placas externas de sinalização — 46 x 61 cm

Se você está realizando um dia de descoberta familiar em âmbito de ala ou estaca, essa pode ser uma exce-lente forma de abordar as pessoas que não são membros da Igreja. Certifique-se de que as pessoas saibam que todos são bem-vindos.

Reflita sobre quais são os lugares da comunidade onde você pode colar cartazes ou afixar avisos. Leve em consi-deração bibliotecas, agências de correios, bancos, restaurantes, padarias ou supermercados e edifícios públicos. Há sociedades genealógicas locais em algumas áreas. Pense na possibilidade de entrar em contato com elas e realizar o dia de descoberta familiar em conjunto.

Convide os missionários que servem em sua área a participar do evento também. Incentive-os a convidar as pessoas que encontrarem e aquelas com quem estão trabalhando atualmente. Certifique-se de dar-lhes alguns dos panfletos da comunidade para que distribuam.

Siga os passos a seguir para divulgar o evento:

1. Marque o dia de descoberta familiar no calendário da unidade e reserve o edifício para esse dia. 2. Comunique-se com os consultores de história da família, diretores de indexação e diretores do centro

de história da família sobre o evento.

3. Peça aos líderes que anunciem o dia de descoberta familiar nas alas e nos ramos.

4. Exponha o cartaz pequeno para a capela do kit promocional no centro de história da família local e nos edifícios da Igreja.

5. Incentive os participantes a convidar familiares, amigos e vizinhos para comparecer ao evento.

9. No Evento

Ao preparar-se e ao planejar seu evento, pense em quais equipamentos, materiais e auxílio você precisará para torná-lo divertido e informativo.

Ao se preparar, dê tempo para que os presentes participem das atividades disponíveis no local. Criar atividades, onde as pessoas podem aprender de maneira prática ou tentar algo que acabaram de aprender em uma aula vai ajudá-las a solidificar o que aprenderam e a ter confiança para tentar por conta própria, mais tarde.

Se você está planejando um evento que contém aulas gravadas da RootsTech e do Dia de Descoberta Familiar, geralmente é necessário o seguinte para cada sala usada para uma aula, apresentação ou um curso:

• Um computador (de preferência com Windows 7 ou superior; laptops são mais fáceis de organizar) • Uma televisão ou projetor com uma tela ou parede branca grande

• Um microfone ou púlpito

Baixe o plano de aula de quaisquer lições que você planeja ensinar em seu evento. Considere também a possibilidade de fazer o seguinte:

• Organizar cadeiras suficientes para os participantes.

• Colocar cartazes em salas de aula — na porta ou ao lado da porta da sala que será usada no evento, coloque a programação das aulas ou atividades que acontecerão ali.

(9)

• Colocar cartazes de boas-vindas — o kit promocional inclui cartazes de boas-vindas que você pode imprimir para o evento. Coloque esses cartazes nas portas de entrada.

Cópias dos resumos da maioria das aulas da conferência RootsTech são disponibilizadas. As cópias dos resu-mos são entregues somente para os participantes do dia de descoberta familiar. Anuncie que os materiais da RootsTech só podem ser copiados ou distribuídos se forem usados no dia de descoberta familiar.

10. Laboratório de Informática

Caso queira ter um laboratório de informática no evento para ajudar os participantes, pode ser necessário que as alas, a estaca, os participantes ou os palestrantes forneçam os computadores ou projetores.

Você precisará do seguinte:

• Mesas compridas para os computadores.

• Cadeiras em cada computador para acomodar os participantes e seus familiares.

• Extensões, estabilizadores de voltagem com saídas para todos os computadores e outros equipamentos. • Cabos presos no chão diminuem o risco de tropeços.

• Um mouse para cada computador.

Peça aos consultores de história da família que estejam presentes para responder às perguntas e ajudar a criar contas no site FamilySearch para os participantes. Consulte o guia técnico para obter mais ajuda sobre conexão à Internet no edifício e instruções para ajudá-lo a montar o laboratório de informática.

As atividades no laboratório de informática podem incluir:

• Atividades selecionadas para as aulas ensinadas no seu evento.

• Digitar as informações nas páginas do livreto Minha Família: Histórias Que Nos Unem no site

FamilySearch.org /Myfamily.

• Fazer o upload de fotos e histórias para a aba de Recordações no site FamilySearch.org. • Imprimir gráficos em leque para os participantes.

• Encontrar nomes de familiares para acrescentar à árvore.

• Enviar nomes para as ordenanças do templo e imprimir cartões de Solicitação de Ordenança Familiar. • Descobrir mais sobre sua herança familiar, pesquisando informações sobre o tempo e lugar em que

seus antepassados viveram.

Por favor, use o Guia Técnico disponível nas Ferramentas de Administração do Organizador para ajudá-lo a atender às necessidades de banda larga do edifício.

11. Almoço ou Lanche (opcional)

Pode-se servir um almoço aos participantes, convidá-los a trazer sua própria refeição ou servir um lanche leve. Caso o almoço tenha que ser pago, deve ser arrecadado um valor que cubra somente os custos.

Você pode pedir aos participantes que levem um prato tradicional de sua família ou típico de sua cultura. Permi-ta-lhes que contem de onde veio o alimento e o que sabem sobre sua herança e antepassados.

(10)

12. Equipe

Pode ser necessário o auxílio dos missionários, da presidência das auxiliares ou dos membros com chamados de história da família para ajudar a realizar as atividades no dia de descoberta familiar.

As aulas do programa Encontre, Leve e Ensine devem ser dadas por uma pessoa da própria localidade. Escolha com cuidado os professores, tendo algumas coisas em mente.

• Às vezes, o melhor professor de iniciantes é outro iniciante — escolha alguém que é bom como apre-sentador, mas não necessariamente um especialista em história da família. Isso permite que ele ou ela aprenda e adquira um testemunho da história da família e que os iniciantes que participam da aula sin-tam que podem fazê-lo sin-também.

• Convide seus palestrantes com bastante antecedência — dê-lhes bastante tempo para se familiarizarem com o que vão ensinar.

• Adapte o ensino conforme necessário. Sinta-se livre para complementar o plano de aula e a apresenta-ção em PowerPoint com os recursos locais que podem estar disponíveis fora do site www.FamilySearch. org para ajudar os alunos a ter sucesso na construção de sua árvore familiar.

Os diretores do centro de história da família devem estar disponíveis durante todo o evento para ajudar os parti-cipantes e promover os serviços disponibilizados pelos centros de história da família.

13. Acompanhamento

Leve em consideração algumas atividades de acompanhamento do dia de descoberta familiar, tais como: • Use as aulas da RootsTech que foram dadas por Autoridades Gerais mas não foram exibidas no seu

evento. Use-as como base para aulas ou como devocionais durante as semanas posteriores ao evento. As aulas da RootsTech que não foram dadas por Autoridades Gerais não podem ser usadas, exceto como parte do dia de descoberta familiar.

• Marque e realize um evento para os jovens, usando as ideias de atividades voltadas para eles em ativi-dades durante a semana à noite, em uma conferência de jovens ou um devocional.

• Realize pequenos eventos ou aulas nos centros de história da família locais. Convide aqueles que não participaram do dia de descoberta familiar ou use as aulas como acompanhamento do evento.

• Agende uma caravana ao templo e motive os membros a levarem os nomes que encontraram durante o dia de descoberta familiar ou recentemente, de qualquer outro modo para que possam fazer as orde-nanças por seus familiares.

• Incentive as pessoas e famílias a tentar colocar em prática em casa e em atividades familiares as suges-tões do programa Encontre, Leve e Ensine que estão nos folhetos das aulas.

14. Precisa de Ajuda?

Se você precisar de mais informações ou tiver alguma pergunta sobre o dia de descoberta familiar, acesse

Referências

Documentos relacionados

Regling: Não, não temos uma meta e não olhamos para o Brasil como um país, porque a maioria dos investidores são do setor privado.. Mas, claro, vamos conversar também com o

A pesquisa procurou identificar como os Garis de Belo Horizonte se percebem, como consideram que são percebidos pela população e se o quadro da invisibilidade social estaria

variáveis “potência de UV irradiada” e pH , quando a variável [CN - ]0 está em seu nível inferior e a variável “razão molar [H2O2]:[CN - ]” estão em seu nível superior

Está prevista a redução do Conselho de Administração para 5 membros, dos quais 3 executivos e os restantes dois não executivos.. Os administradores executivos e não

O obje- tivo deste trabalho é de aplicar a norma ASTM A923-Prática A para verifi car a presença de fases intermetálicas na junta soldada de aço inoxidável superduplex UNS 32750..

NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família)  Os NASF fazem parte da atenção básica, mas não se constituem como serviços com unidades físicas independentes ou especiais, e não

Se a permanência no regime simplificado implica que os sujeitos passivos, no exercício da sua actividade, não tenham ultrapassado no período de tributação

Um exemplo prático do Balanced Scorecard encontra-se em Lima (1999), aplicado à indústria de comunicação em Santa Catarina, onde o autor aborda as quatro diferentes perspectivas