• Nenhum resultado encontrado

EDITAL 020 /2019 PROJETO DE EXTENSÃO ENSINANDO A CRESCER! 1ª Edição Ano Realização:S. Diretor Acadêmico Carlos Santos da Figueira

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL 020 /2019 PROJETO DE EXTENSÃO ENSINANDO A CRESCER! 1ª Edição Ano Realização:S. Diretor Acadêmico Carlos Santos da Figueira"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Diretor Acadêmico Carlos Santos da Figueira

Diretor Administrativo Financeiro José Pacheco Martins Ribeiro Neto

EDITAL 020 /2019

PROJETO DE EXTENSÃO

ENSINANDO A CRESCER!

1ª Edição

Ano 2019

(2)

Edital •2 Diretor Acadêmico

Carlos Santos da Figueira

Diretor Administrativo Financeiro José Pacheco Martins Ribeiro Neto

Superintendente Administrativo Financeiro e Chefe da Comissão de Vestibular Frederico Fragoso Costa Filho

Coordenador da Extensão Niedja Carine Cavalcanti Azeredo

Coordenador do Projeto Luciana Marques Andreto

Secretária Acadêmica Daniela Moura

(3)

Edital •3 FACULDADE PERNAMBUCANA DE SAÚDE - FPS

EDITAL Nº 020/2019 DE INSCRIÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO PARA O PROJETODE EXTENSÃO ENSINANDO A CRESCER!

1ª ed. ANO 2019

A Diretoria Acadêmica da FPS, através do setor de Extensão, abre inscrições aos interessados em participar do PROJETO DE EXTENSÃO “ENSINANDO A CRESCER!”. Para concorrer a uma das vagas os estudantes devem estar regulamente matriculados na FPS em 2019.1 ou ser egresso e atender as normas deste edital.

1. DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1. Vigência do Edital: início: 2019.1 até a conclusão do processo seletivo.

1.2. Os selecionados terão que cumprir carga horária de 72 horas ao longo de 2019 conforme plano operacional do projeto.

1.3. As etapas desse edital são classificatórias e eliminatórias, sendo a última etapa apenas classificatória podendo o candidato ficar na condição de remanejamento caso sua colocação seja além do número de vagas.

1.4. O descolamento para as atividades será de responsabilidade do estudante. 1.5. Todos os envolvidos irão participar do Projeto em caráter voluntário.

1.6. Todos envolvidos deverão assinar termo de compromisso voluntário de participação no projeto. O termo deve ser assinado no primeiro encontro após finalização do processo seletivo conforme cronograma do edital.

2. DISPOSIÇÕES DAS VAGAS

2.1. Serão disponibilizadas o total de 24 vagas, sendo as vagas distribuídas para estudantes de Graduação a partir do 2º período, mais 2 vagas para estudantes de Pós-graduação e 2 vagas para estudantes Egressos, todos da FPS.

2.2. As vagas destinadas a Egressos e estudantes de Pós-Graduação são extras. Caso não tenha inscritos com esse perfil as vagas não serão remanejadas.

2.3. No caso de não haver inscritos ou classificados nas etapas de seleção de um determinado curso, as vagas serão redistribuídas proporcionalmente aos demais cursos a partir do resultado da última etapa de seleção para os estudantes que obtiverem as maiores notas de classificação. 2.4. A distribuição das vagas para Graduação será realizada levando-se em conta o percentual de estudantes inscritos por curso (Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Psicologia), o curso que obtiver maior quantidade de inscritos terá maior número de vagas proporcionalmente.

(4)

Edital •4 3. INSCRIÇÕES

I. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente no site da FPS no endereço: www.fps.edu.br.

II. Período de inscrições: 26/03/2019 a partir das 18h até 28 de março às 23h59.

3.1 Requisitos para as inscrições

a) O candidato deverá estar devidamente matriculado no semestre vigente deste edital (2019.1).

b) Candidatos transferidos de outra IES poderão se candidatar somente no caso de terem concluído um semestre com aprovação em 2018.2

c) Os estudantes em trancamento e suspensão no semestre 2018.2, não estarão habilitados a participar do processo seletivo deste edital.

d) A FPS não se responsabiliza por qualquer falha no sistema que dificulte ou impossibilite a inscrição do candidato.

Parágrafo primeiro: compete ao candidato a responsabilidade pelas informações contidas no formulário de inscrição online.

4. DO PROCESSO SELETIVO

I. O processo seletivo contemplará 2 (duas) etapas, sendo a primeira eliminatória e a segunda classificatória.

II. Para estudantes de Pós-Graduação e Egressos da FPS será realizada uma entrevista com o coordenador do Projeto. Os candidatos irão receber um e-mail da FPS informando a data e local da entrevista.

III. Não será permitida a troca ou alteração da data/hora para entrevista a pedido do candidato.

4.1 Primeira Etapa

I. Para aprovação nesta etapa o candidato deve atender aos seguintes critérios:

II. Estudante de Graduação da FPS

a) Frequência mínima de 75% nas atividades de Integração referente ao semestre 2018.2. Para os estudantes que não têm atividade de

(5)

Edital •5 integração no período de 2018.2, será verificada a frequência do último semestre em que a atividade é realizada conforme grade do curso. b) Ter realizado teste de progresso no semestre 2018.2.

Parágrafo primeiro: o candidato que não atender aos critérios desta etapa estará automaticamente desclassificado.

Parágrafo segundo: a lista dos candidatos aprovados com data, local e horário para participação na próxima etapa será publicada no site da FPS, www.fps.edu.br, até 6 (seis) dias úteis a contar da data de término das inscrições.

4.2 Segunda Etapa

I. Data de realização da segunda etapa

II. Esta etapa consiste no processo de dinâmica em grupo.

III. O candidato que não comparecer no dia e horário divulgados para participar desta etapa estará automaticamente desclassificado.

IV. Haverá prazo de tolerância máxima de 10 minutos a mais do horário estabelecido para o início do processo de dinâmica de grupo, levando a desclassificação do candidato que ultrapassar esse horário.

4.3 Processo de avaliação desta etapa

I. Os candidatos serão classificados em ordem decrescente, ou seja, da maior pontuação para a menor, sendo o candidato com maior pontuação

classificado em primeiro lugar e assim sucessivamente. II. Critérios de avaliação

a) Proatividade (1 - 5 pontos);

b) Capacidade de trabalho em grupo (1 - 5 pontos); c) Perfil de liderança (1 - 5 pontos).

d) Criatividade (1 – 5 pontos).

Parágrafo primeiro: o candidato que apresentar no momento da última etapa de seleção, declaração ou certificado de que participou de alguma atividade nos Fóruns de Extensão da FPS terá acrescido 1% no valor total da sua nota final.

Parágrafo Segundo: a lista dos candidatos aprovados na segunda etapa será publicada no

site da FPS: www.fps.edu.br, até 08 dias úteis a contar da data final do processo da dinâmica em grupo.

Parágrafo terceiro - Qualquer pedido de esclarecimento ou impugnação relativos ao resultado final deste Edital deverá ser apresentado, por meio de requerimento formal, com até 24h após publicação.

(6)

Edital •6 4.3.1 Critérios de desempate por ordem classificatória

1º - Idade do Candidato: o candidato mais velho terá prioridade.

2º - Período da graduação: o candidato da graduação que estiver cursando período mais adiantado terá prioridade.

3º - Maior Coeficiente de Rendimento de 2018.2.

5. Disposições Especiais

I. Todos os selecionados deverão ter disponibilidade de 72h ao longo de dois semestres e disponibilidade de horário nas quartas pela manhã ou quintas a tarde para apresentações nas escolas conforme plano operacional.

II. O Plano operacional será apresentado aos candidatos aprovados no final do processo seletivo conforme data prevista no cronograma anexo.

III. O candidato selecionado terá que assinar termo de trabalho voluntário para participar do Projeto.

IV. Os participantes do projeto serão avaliados durante toda atuação e serão analisados os seguintes valores: comprometimento, pontualidade, cordialidade e assiduidade.

V. O candidato que não concluir o Projeto ou não cumprir todas as normas do projeto e atividades previstas não terá direito a certificado nem declaração de participação.

VI. Nos casos de desistência no processo de seleção por qualquer natureza ou não preenchimento da vaga, os candidatos em remanejamento poderão ser convocados de acordo com ordem classificatória considerando a maior pontuação geral do resultado final.

VII. Quando não houver candidato classificado ou aprovado de um determinado curso, preencherá a vaga o estudante com a maior pontuação geral entre todos os cursos.

Parágrafo primeiro - Havendo desistência após o resultado final, será chamado o próximo classificado nesta etapa até preenchimento de todas as vagas nos grupos.

Parágrafo segundo - Qualquer pedido de esclarecimento ou impugnação às normas do Edital deverá ser apresentado por meio de requerimento formal, com até 04 (quatro) dias úteis, antes do início da inscrição.

Parágrafo terceiro - Os casos omissos serão avaliados pelos Coordenadores do Projeto, Coordenação de Extensão e em última instância pelo Colegiado de Gestão Acadêmica Administrativa.

(7)

Edital •7 6. ATRIBUIÇÕES DOS DISCENTES:

O Discente deverá ter acompanhamento efetivo pelo Coordenador do Projeto e/ou tutor, comprovado por vistos nos documentos solicitados, relatórios, atas de presença, atas de reunião entre outros.

São atribuições do Discente/Egresso nas atividades de Extensão:

I. Executar as atividades previstas no projeto a ele designadas; II. Seguir a orientação e supervisão da coordenação do Projeto;

III. Participar das reuniões para planejamento e avaliação das atividades e práticas programadas;

IV. Seguir o plano de trabalho no qual se designam as tarefas específicas em relação ao desenvolvimento do projeto de Extensão do qual participa;

V. Conhecer as normas das atividades de Extensão da FPS;

VI. Valorizar as oportunidades de orientações promovidas pelos convidados externos e do coordenador ou coordenadora do grupo de Estudos;

VII. Tratar com respeito, delicadeza e atenção os colegas estudantes, coordenador ou coordenadora do grupo de estudos, monitores e convidados;

VIII. Desenvolver as leituras propostas junto a outros estudantes, individualmente ou em grupo, para ampliação de competências, visando à consolidação dos conhecimentos necessários à sua formação, bem como, a constante contribuição nos debates proposto no planejamento do grupo de estudos;

IX. Dedicar-se quando solicitado às atividades propostas ao Grupo, referente ao Projeto incluindo eventos acadêmicos e eventos externos;

X. Participar efetivamente do Fórum de Extensão no ano vigente ao Projeto; XI. Apresentar Relato de experiência ou memória de atividades ao término do

projeto programado para dezembro de 2019. Esse documento deve ser entregue ao coordenador ou coordenadora do Ensinando a Crescer;

XII. Registrar frequências e conteúdo programático em formulário de registro entregue pela coordenação do Projeto.

XIII. Realizar quando solicitado, relatórios das atividades, encontros e ações desenvolvidas internamente e externamente;

XIV. Participar com o mínimo de 75% de presença em cada módulo de atividades: oficinas reuniões, capacitações, ações e atividades prevista no projeto para que o estudante ou egresso receba certificado.

XV. A carga-horária contempla atividades de planejamento, reuniões de monitoramento, avaliação e produção acadêmica;

(8)

Edital •8 7. OBJETIVOS DO PROJETO DE EXTENSÃO

O projeto de extensão Ensinando a Crescer! Tem o objetivo promover atividades de educação em saúde voltadas para promoção de saúde e prevenção de agravos, na adolescência e primeira infância em escolares matriculados nas escolas públicas estaduais do Recife.

Como objetivos específicos, visamos:

a) Desenvolver atividades de educação em saúde para a promoção de saúde dos escolares da rede pública de ensino onde os estudantes da FPS poderão atuar como monitores do projeto;

b) Identificar os temas que serão abordados, poderão envolver a importância de evitar doenças contagiosas, detecção de doenças parasitárias, alimentação saudável, acidentes comuns na infância, educação sexual infanto-juvenil.

c) Promover capacitação teórica em violência, quanto ao uso de preservativos e as consequências do seu não uso, gravidez na adolescência, para os estudantes do 1°ao 30anos de ensino médio da rede pública estadual;

d) Executar atividades lúdicas e recreativas de acordo com a temática proposta; e) Promover capacitação teórico-prática em saúde mental para os estudantes da

FPS poderem atuar como monitores do projeto;

f) Promover capacitação teórico-prática nos temas abordados pelo projeto para os estudantes matriculados nas escolas da rede pública estadual do Recife;

g) Fornecer subsídios para realização de projetos de pesquisa na área de conhecimento.

(9)

Edital •9 ANEXO I

CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO

Atividade Data Local

Inscrições 26 a 28/03 Site FPS Resultado da Primeira Etapa A partir

05/04

Site FPS

Segunda Etapa - dinâmica de grupo 09/04 Das 08:30 as 12:00 Sala de exposição FPS

Resultado final Até

22/04

Site FPS

Encontro com os aprovados 24/04 Das 17:00h

as 19:00h

Sala de exposição FPS

(10)

Edital •10 ANEXO II

DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORARIA POR GRUPO

Atividade Total de horas (h) Quantidade de encontros Duração por encontro (h) Oficinas pedagógicas 4 1 4

Capacitação em saúde mental 4 1 4

Capacitação em temas relacionados ao projeto 4 1 4 Ação na escola 24 6 4 Reunião em forma de Feedback 4 2 2 Reuniões Gerais 8 4 2

Oficina Reciclagem em temas

relacionados ao projeto 4 1 4

Produção acadêmica 20 ---- ----

TOTAL GERAL 72h ---- ---

(11)

Edital •11 ANEXO III

DISTRIBUIÇÃO DE DATAS POR GRUPO

As datas e horários poderão ser alterados conforme necessidade do Projeto.

Atividade Datas atividades teórico práticas

Datas das reuniões

GRUPO 1 03/05; 08/05; 15/05; 22/05; 12/06; 19/06; 02/08; 07/08; 04/09; 25/09; 02/10; 30/10. 24/04; 03/07; 31/07; 13/11; GRUPO 2 02/05; 09/05; 16/05; 23/05; 12/06; 13/06; 01/08; 08/08; 05/09; 25/09; 03/10; 31/10. GRUPO 3 03/05; 08/05; 15/05; 05/06; 12/06; 26/06; 02/08; 21/08; 18/09; 25/09; 16/10; 06/11. GRUPO 4 02/05; 09/05; 16/05; 06/06; 12/06; 27/06; 01/08; 22/08; 19/09; 25/09; 17/10; 07/11;

(12)

Edital •12 DISTRIBUIÇÃO DOS GRUPOS NAS ESCOLAS

As datas e horários poderão ser alterados conforme necessidade do Projeto

ESCOLA GRUPO DATA E HORÁRIO

Escola 1 Grupo 1 22/05; 19/06; 07/08; 04/09; 02/10; 30/10. das 08:00 às 12:00.

Escola 2 Grupo 2 23/05; 13/06; 08/08; 05/09; 03/10; 31/10. das 13:00 às 17:00.

Escola 1 Grupo 3 05/06; 26/06; 21/08; 18/09; 16/10; 06/10. das 08:00 às 12:00.

Escola 2 Grupo 4 06/06; 27/06; 22/08; 19/09;17/10; 07/11.das 13:00 às 12:00.

Luciana Andreto

Coordenador Acadêmico do Projeto/FPS

Niedja Carine Cavalcanti Azeredo

Referências

Documentos relacionados

Caso mais de um candidato obtiver a mesma nota final no processo seletivo, que será a nota obtida na soma da pontuação da análise curricular, avaliação técnica

Em relação à modalidade de Ensino a Distância (EAD), foram submetidas para aprovação quatro propostas de novas turmas nas áreas Contabilidade em IFRS, Gestão Estratégica de

A abordagem integral apresentada e implemen- tada em comunidade tradicional mostrou que se pode favorecer o diálogo nas diversas dimensões: o saneamento ecológico pode propiciar

6.3.1.1 É de total responsabilidade do candidato o preenchimento correto do seu endereço eletrônico (e-mail), não sendo permitido e-mails de uso coletivo ou associado. No ato

 para tratar doentes com insuficiência cardíaca crónica, quando o tratamento com medicamentos específicos chamados inibidores da enzima de conversão da angiotensina (inibidores

No entanto, como muitos outros medicamentos utilizados para baixar a pressão arterial elevada, o losartan pode causar tonturas e sonolência em algumas pessoas.. Se sentir tonturas

 para tratar doentes com insuficiência cardíaca crónica, quando o tratamento com medicamentos específicos chamados inibidores da enzima de conversão da angiotensina (inibidores

A Asia Asset Gestora de Recursos Ltda., sociedade limitada, com sede na Avenida Angélica, nº 2250, Consolação, CEP 01228-200, na cidade de São Paulo, Estado de São