• Nenhum resultado encontrado

XXII Congresso de Pós-graduação da UFLA 14 a 18 de outubro de 2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "XXII Congresso de Pós-graduação da UFLA 14 a 18 de outubro de 2013"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ANÁLISE DO AMBIENTE DE TRABALHO MEDIANTE

EMPREGO DA FERRAMENTA 10S

THAMIRIS MARIA GARCIA SILVEIRA1, SIMONE ROCHA RESENDE2, HERALDO COLOM-BO JÚNIOR3, ANDRÉ KAZUO KOBAYASHI4, ALEXANDRE DE PAULA PERES5

RESUMO: Os 10S são uma ferramenta de gestão que se aplica no ambiente de trabalho, e tem reflexos no sentido físico e moral. Diante da necessidade de cuidar do ambiente e melhorar o pensamento e o comportamento dos colaboradores, a ferramenta é utilizada em diversas empresas. O presente estudo foi realizado na empresa Consea Júnior, situada na Universidade Federal de Lavras por meio de aplicação de questionários durante doze meses. Nesta empresa, os 10s são usados com intuito de deixar o ambiente de trabalho organizado e agradável, além de estimular o potencial de participação de cada colaborador. Os resultados obtidos ao longo dos doze meses foram analisados e mostram oscilações justificadas por influência de fatores internos de mês para mês, mas de modo geral, foram positivos os resultados para todos os sensos avaliados. O programa 10s deve ser aplicado nas empresas diante dos benefícios que proporciona.

Palavras-chave: ambiente de trabalho, ferramenta10S, programa, senso.

INTRODUÇÃO

O programa de avaliação 10S é uma evolução dos 5S, uma das primeiras ferramentas de gestão utilizadas para reconstrução do Japão após a Segunda Guerra Mundial (ABRANTES, 1998).

As organizações que adotaram inicialmente os 5S comprovaram o fortalecimento do

espírito de equipe, maior iniciativa e participação das pessoas pela busca dos melhores

resultados. A proposta de implantação dos outros S (de 5 para 10) é conscientizar a todos que

é possível contribuir com ações diversas

em outros setores do ambiente de trabalho e garantir melhorias contínuas dos processos (SILVA, 1996).

Em 1991, as organizações brasileiras começaram a utilizar a ferramenta japonesa, sendo necessária a tradução. Cada conceito da ferramenta inicia-se com S no idioma nipônico. Para não perder o conceito dos “S”, foi colocada a palavras Senso no início de cada tradução para o português, ficando assim definidos: Senso de Utilização, Senso de Ordenação e demais sensos. Hoje, a prática dos 10S é utilizada nas empresas brasileiras, e na maioria delas, a implantação do Sistema de Gestão de Qualidade é iniciada por este programa, tendo-se resultados comprovados em muitas organizações (SILVA, 1996).

1Aluna, DCA/UFLA; thamirisgarcia@hotmail.com

2 Aluna, DCA/UFLA, simoneresende_23@hotmail.com

3 Aluno, DCA/UFLA, heraldocolombo.jr@gmail.com

4 Aluno, DCA/UFLA, andre.kobayashi7@gmail.com

5 Professor Adjunto, DCA/UFLA, peres@dca.ufla.br

* Trabalho oriundo da aplicação da ferramenta 10S na Consea Júnior, empresa que presta consultoria em Engenharia de Alimentos, situada no campus da Universidade Federal de Lavras.

(2)

O programa de qualidade

10S

é constituído

pelos seguintes conceitos: 1º SEIRE - Senso de Utilização, 2º SEITON - Senso de Organização, 3º SEISOH- Senso de Limpeza, 4º SEIKETSU - Senso de Saúde, 5º SHITSUKE - Senso de Autodisciplina, 6º SHIKARI YARO - Senso de Determinação e União, 7º SHIDO - Senso de Treinamento, 8º SETSUYAKU - Senso de Economia, 9º SHISEI RINRI - Senso de Princípios Morais e Éticos e 10º SEKININ SHAKAI - Senso de Responsabilidade Social (SILVA, 1996).

A proposta dos 10S é reeducar as pessoas, buscar melhoria dos ambientes, aumentar a produtividade, não descuidar da saúde e segurança e, acima de tudo, buscar a conscientização dos colaboradores, para práticas de cidadania, além de tornar o local de trabalho mais limpo, organizado e seguro, em que o colaborador sinta-se confortável consigo e com os demais, respeitando-se a lógica de trabalho de cada um, além de prover um atendimento diferenciado ao cliente.

O presente estudo tem por objetivo realizar uma análise do ambiente de trabalho na Empresa Consea Júnior, avaliando-se os resultados obtidos pela aplicação da ferramenta 10S ao longo de doze meses, na tentativa de verificar se os resultados obtidos estão coerentes aos resultados esperados pelo que a ferramenta propõe.

REFERENCIAL TEÓRICO

O primeiro conceito que constituí os 10S é o Seiri - Senso de Utilização. Baseia-se na atitude proativa em identificar materiais, equipamentos, ferramentas, informações e dados necessários e des-necessários, promovendo a organização sistemática do ambiente (SILVA, 2003).

O Seiton - Senso de Ordenação é o segundo a compor os 10S e assegura os locais apropriados e seus critérios para guardar ou dispor materiais e informações de maneira que torne ágil o processo de procura, alocação e manuseio de qualquer item (LAPA et al. 1998).

O terceiro é o Seisou - Senso de Limpeza é muito mais do que manter as coisas limpas. Nessa fase do programa preocupa-se em garantir as condições de funcionamento do sistema (LAPA et al. 1998).

O Seiketsu - Senso de Saúde é o quarto conceito e visa manter os três primeiros S anteriores, por meio de regras. Trata-se de proporcionar condições que favorecem a saúde física e mental ao garantir ambiente organizado, padronizando a forma de exposição das informações, sem causar danos, cansaço e poluição do ambiente (LAPA et al. 1998).

O Shitsuke - Senso de Autodisciplina é o quinto conceito e engloba o hábito de observar e seguir normas e regras formais ou informais, a fim de não infringir os procedimentos e atender especificações (LAPA et al.1998 ).

O Shikari Yaro - Senso de Determinação e União é o sexto conceito dos 10S e estimula a partici-pação dos gestores e união de todos os colaboradores. Os gestores devem motivar e liderar seus cola-boradores para que tenham comprometimento com os resultados a serem alcançados, desenvolvendo-se, portanto, o trabalho em equipe (ABRANTES, 1998).

O sétimo conceito a formar os 10S é o Shido - Senso de Treinamento. Tem foco no ser humano como o recurso de maior valor para a instituição, pois é por meio dele que se alcançam os objetivos estipulados. O treinamento proporciona a qualificação profissional constante revela e retém talentos, torna o trabalhador competitivo e assim, a empresa (ABRANTES, 1998).

O Setsuvaku - Senso de Economia é o oitavo conceito e prega a conscientização e a realização do trabalho com qualidade, estimulando a criação de alternativas que possibilitem a redução de perdas materiais, energia, tempo e recursos humanos (ABRANTES, 1998).

O nono conceito é o Shisei Rinri - Senso dos Princípios Morais e Éticos. Este propõe a definição de padrões de conduta para alcançar por intermédio de atitudes e comportamentos, objetivos mais nobres, como o desenvolvimento da produtividade, qualidade de um produto ou serviço, procurando ser leal com os clientes e com a própria empresa.

(3)

O Sekinin Shakai - Senso de Responsabilidade Social é o décimo conceito. Estabelece o com-promisso que a organização e as pessoas que dela fazem parte, à sociedade e a humanidade em geral.

MATERIAL E MÉTODOS

A análise do ambiente de trabalho foi realizada na empresa Consea Jr, que presta

con-sultorias em Engenharia de Alimentos e está situada na Universidade Federal de Lavras.

Com a finalidade de coletar dados e tornar possível a análise, o questionário 10S foi aplicado uma vez por mês, ao longo de doze meses, Outubro e Novembro de 2011, Março, Abril, Outubro e Novembro de 2012 e Janeiro a Junho de 2013e respondido por todos os membros da Consea Jr. O questionário aplicado para avaliação do uso da ferramenta 10S é constituído pelos dez con-ceitos que constituem a ferramenta, são estes: 1º Senso de utilização, 2º Senso de organização, 3º sen-so de limpeza, 4º Sensen-so de saúde, 5º sensen-so de autodisciplina, 6º sensen-so de determinação e união, 7º senso de treinamento, 8º senso de economia, 9º senso de princípio moral e ético, 10º senso de respon-sabilidade social.

Para cada senso, há o item avaliado, respectivos aos conceitos enunciados: Armários e Mesas/ Materiais Obsoletos, Visualização / Móveis, Condições Inseguras, Uniformes e Presença, Convivên-cia, Treinamentos, Separação do Lixo, Atendimento, Projetos Sociais. Para cada conceito que constituí os 10S há quatro alternativas para serem avaliadas e apenas uma opção pode ser escolhida, sendo as alternativas: 0 = Não, 1= Quase Nunca, 2= Às vezes, 3= Quase Sempre, 4= Sim.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Para a análise quantitativa e qualitativa dos dados coletados com aplicação do questionário 10S foram realizadas análises estatísticas para obtenção de notas médias para cada conceito analisado em cada mês. Em seguida, as notas médias obtidas em cada mês para cada senso, foram observadas ao longo dos doze meses de estudo.

Foram construídos gráficos nos quais as notas médias para cada senso estão expressas na or-denada e a variação dos meses trabalhados na abscissa para facilitar as análises, como mostrado na Figura 1 (Senso de Utilização e Senso de Organização) e Figura 2 (demais sensos avaliados).

Figura 1 - Avaliação 10S para os sensos de utilização e organização ao longo dos doze meses.

(4)
(5)

As Figuras 1 e 2 apresentam os resultados adquiridos com a aplicação do questionário da ferramenta 10S, ao longo dos meses analisados. Cada gráfico da figura aborda as notas médias de um senso analisado com relação ao intervalo de tempo considerado.

Os sensos de utilização, organização, limpeza e saúde apresentaram oscilações justificáveis por fatores internos como rotatividade de colaboradores que aplicam a ferramenta 10S, falta de conscientização da importância da aplicação de cada senso, além de intervalos de greve e férias que podem favorecer variação dos resultados. De modo geral, para os sensos em questão a avaliação foi positiva, pois as médias tenderam a resultados significantes que revelam que por meio de regras, normas e hábitos é possível proporcionar melhores condições no ambiente de trabalho. Os benefícios verificados com a aplicação destes sensos são a diminuição de compras desnecessárias, organização e melhor aproveitamento do espaço disponível na empresa, aumento da produtividade dos colaboradores, ambiente mais agradável e limpo, auxilio na prevenção de acidentes e melhoria da qualidade dos trabalhos prestados.

Os sensos de autodisciplina, determinação de união e treinamento também sofrem variações no intervalo de tempo considerado. Isso porque os resultados dependem da constante necessidade de motivar o colaborador. Os resultados em questão mostraram evolução. Quando motivados os colaboradores contribuem mais com a organização, são mais responsáveis quanto ao uso de uniforme, presença em reuniões e prestação de resultados de suas tarefas. Com a aplicação de tais sensos os colaboradores se preocupam e se esforçam mais em manter o ambiente de trabalho agradável, além de respeitar mais seus companheiros, fortalecendo a boa convivência. O recurso humano é de grande valor para a instituição, é por meio destes que são alcançados os objetivos. Assim, a realização de treinamento para os colaboradores é essencial porque oferece conhecimento e o trabalhador torna-se mais competitivo, impulsionado crescimento. Os benefícios verificados com a aplicação destes sensos são resultados dentro do planejamento, melhora das relações interpessoais, desenvolvimento pessoal e profissional.

Já os sensos de economia, princípio moral e ético, responsabilidade social dependem da conscientização de fazer economia em termos de reciclagem, realização de coleta seletiva, redução de perda de tempo, de energia e realização de trabalho de qualidade. São assim como os demais sensos, bastante dependentes do empenho de cada um. Quanto à responsabilidade social, a organização deve se comprometer com o próximo, isso ajuda a minimizar os problemas sociais, garantindo participação no crescimento socioeconômico da população. Da mesma forma que os demais sensos analisados, os resultados destes três últimos sensos mostraram progresso pela percepção de benefícios como preservação do ambiente, melhora da imagem da empresa na sociedade, maior empregabilidade.

Os resultados alcançados foram possíveis mediante conscientização realizada nas reuniões e esforço de todos os colaboradores quanto à adaptação das novas rotinas propostas com a aplicação da ferramenta de gestão 10S.

CONCLUSÃO

O

ambiente de trabalho na Empresa Consea Júnior foi bem avaliado pela aplicação da ferramenta 10S ao longo do período considerado. Os resultados obtidos foram coerentes aos resultados esperados pelo que a ferramenta propõe. Deste modo, seu objetivo específico foi atingido ao melhorar as condições de trabalho e desenvolver um ambiente de qualidade, tornando-o altamente estimulador para que as pessoas possam transformar os seus potenciais em realização.

(6)

REFERÊNCIAS

ABRANTES J. Programa 8S da Alta Administração à Linha de Produção: O que fazer para

au-mentar o Lucro? 2ed. Rio de Janeiro: Editora Interciência, 2008. 200 p.

SILVA, J. M. O ambiente da Qualidade na prática - 5S. 3. ed. Belo Horizonte : Fundação Christia-no Ottoni, 1996. 260 p.

SILVA, C. E. Implantação de um programa '5S'. In: XXIII Encontro Nacional de Engenharia de Pro-dução. Ouro Preto, MG, BRASIL, 2003. p. 8.

LAPA, R.P., BARROS FILHO A.M., ALVES J.F. Praticando os 5 sensos. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, 1998.

Referências

Documentos relacionados

The Anti-de Sitter/Conformal field theory (AdS/CFT) correspondence is a relation between a conformal field theory (CFT) in a d dimensional flat spacetime and a gravity theory in d +

Here, we aim to understand how expression of RA degradation enzymes (Cyp26) can be correlated with RA distribution and functions during amphioxus (B. lanceolatum)

• A edificação deve ser construída e possuir elementos estruturais e de compartimentação com características de resistência e atendimento aos Tempos Requeridos de Resistência

• No Neoclássico o rigor compositivo predomina, agora com um interesse mais arqueológico – procura recuperar na essência do classicisimo (arquitetura grega) as formas

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

Esta ação consistirá em duas etapas. Este grupo deverá ser composto pela gestora, pelo pedagogo e ou coordenador pedagógico e um professor por disciplina

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que