• Nenhum resultado encontrado

OUTUBR. O que aconteceu? ANÁPOLIS-GO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OUTUBR. O que aconteceu? ANÁPOLIS-GO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

OUTU

OUTU

OUTU

OUTUBR

BR

BRO

BR

O

O

O

201

2015

201

201

5

5

5

O que aconteceu?

ANÁPOLIS-GO

• Dia 17 – Irmã Maria da Paz de Jesus comanda uma tarde de retiro na comunidade Santo Expedito para os crismandos da Paróquia São Francisco de Assis: comunidades São Mateus, Nossa Senhora da Guia, e Santo Expedito. Houve momentos de orações, colocações sobre Vocação Cristã e esclarecimentos sobre os ritos da Crisma e sobre o sacramento que os jovens irão receber no mês de novembro.

• Dia 23 – Momento formativo para os funcionários da AFIA – Associação Franciscana de Instrução e Assistência, com assessoria de Irmã Rosimeire Dias Noleto, no Convento Mãe Admirável. Tema: São Francisco e os Relacionamentos Fraternos.

• Dia 29 – Outubro Rosa: Vestidos rosa e branco, funcionários e diretores da Santa Casa de Misericórdia e do Hospital de Urgências de Anápolis, aguardavam para dar início a “Caminhada Rosa”. Com balões rosa e laços que simbolizam a campanha, os participantes acompanhados pelo Conselho Municipal de Trânsito (CMTT), passaram pelas ruas chamando atenção de motoristas e de quem transitava nas mediações do bairro Jundiaí, alertando sobre a importância da prevenção do câncer de mama.

Durante o trajeto até o parque Ipiranga, laços rosa foram entregues à população. Em seguida, a segunda ação foi realizada no auditório do Parque Ipiranga. O ginecologista e mastologista Dr. Abmael Silvério alertou homens e mulheres presentes sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento. “A

(2)

cada dez mulheres, uma terá o câncer de mama. A cada cem homens, um poderá ter a doença. Por isso, é importante conscientizar a população da importância da prevenção”, declarou.

Para as mulheres, Dr. Abmael deu dicas sobre o autoexame. ”O ideal é fazer todo mês, mas não pode ser no período que antecede, e nem nos dias da menstruação”, informou. Na oportunidade, ele falou ainda sobre os fatores de risco da doença e sobre a cirurgia reconstrutora, que é direito da mulher. No final da palestra, os presentes tiraram as dúvidas e o Dr. Abmael respondeu a questionamentos como o uso de hormônios e quimioterapia.

Essas ações marcaram as comemorações do Outubro Rosa, mês determinado pelo Ministério da Saúde para estimular as mulheres entre 40 e 69 anos de idade a fazerem o exame mamográfico. A Santa Casa realiza por mês 300 mamografias pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “O nosso compromisso é com a saúde global da população Anapolina. Por isso, além do cuidado que temos com o paciente dentro do hospital, incentivemos ações como esta, já que a prevenção é o que evita maiores problemas no futuro” informou o gestor de projetos do hospital, Renato Souza.

• Notícias do Centro Franciscano de Formação Paz e Bem: Temos a alegria de comunicar a todas vocês que a Campanha do M² de Cerâmica para a construção do nosso “Ranchão” (ainda assim chamado), lançada oficialmente no dia 14/09/2015 está dando os seus primeiros passos. Algumas comunidades já enviaram suas contribuições, outras já se manifestaram, confirmando o valor da sua. E, temos certeza de que as demais comunidades entrarão na roda da solidariedade, ajudando a concretizar essa nossa Ação do Projeto: Anunciando a Boa Notícia no Cuidado com a Mãe Terra. Não temos dúvidas, o nosso Centro é um lugar sagrado da CIRCULAÇÂO do CARISMA FRANCISCANO e, poderá atingir muito mais jovens e adultos se criarmos mais oportunidades. Grata, Irmã Socorro Rosal, Ofs.

(3)

ARAGUACEMA-TO

• Dia 04 – Almoço com os Associados no Convento Nossa Senhora da Divina Providência, em celebração ao dia de São Francisco de Assis.

• Dia 11 – Irmã Nara Maria Jaime conduziu no Salão Paroquial uma celebração com as crianças da comunidade pelo Dia da Criança e pelo Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Foi um

momento maravilhoso de oração e confraternização.

• Dia 12 – Irmã Mariana Barbosa celebra na comunidade de Santa Clara o Dia da Criança.

• Dia 13 - aconteceu um almoço festivo em Fortaleza do Tabocão oferecido por Dom Philip a todos os Religiosos da Diocese para comemoração do Ano da Vida Consagrada.

• Dia 15 – Confraternização de encerramento dos encontros bíblicos do Mês da Bíblia com os grupos da Paróquia.

(4)

• Dias 16 a 19 – Ir. Maria Donizete Rabelo com o auxílio da associada Leila, realizou a Celebração da Palavra nas comunidades: Pedro da Corina, Maria Januária, Muiraquitã, Senhor Bonfim e Tarumã. Foi um final de semana de muitas bênçãos.

• Dias 19 a 23 - Irmã Nara Maria participa da 29ª Semana Nacional da Liturgia em São Paulo. Tema: A Liturgia na Catequese de Iniciação de Crianças.

• Dia 31 – Aconteceu a Assembleia da Paróquia Nossa Senhora da Divina Providência. Um dia de retrospectiva e avaliação do ano de 2015 e realização do planejamento para o ano de 2016.

CRISTALÂNDIA – TO

• Dia 12 – Comemoração Dia da Criança

"Desconheço presente melhor do que esse amor tão simples e mágico.

Crianças são feitas de luz, de carinho e canção"

Para comemorar o Dia da Criança a Escola São Francisco de Assis preparou uma manhã recheada de atividades que aconteceram em forma de rodízio com brincadeiras, cinema, danceteria, pula-pula, escorregador, bingo e um delicioso lanche. Foi uma manhã de muito agito, alegria e animação!

• Dia 15 - HOMENAGEM AOS PROFESSORES

"Se não morre aquele quem escreve um livro ou planta uma árvore, com mais razão não

morre o educador que semeia a vida e escreve na alma". - Bertold Brecht

(5)

Nossos agradecimentos a esses profissionais que compartilham seus conhecimentos, vivências, experiências e tem a sensibilidade de nos fazer acreditar que somos capazes de transformar sonhos em realidade. Para comemorar esse festivo dia, os alunos da Escola São Francisco de Assis prepararam homenagens de palco a seus professores e a direção da escola proporcionou um dia de lazer muito merecido a esses guerreiros. Foi um dia de diversão, relaxamento e muita descontração.

• Dias 20 a 24 – Projeto Tocantins

Realizado no ESFA com a finalidade de cumprir os seguintes objetivos:

- Conhecer a história do Tocantins e as diversidades da sua cultura, para entender melhor a história do nosso estado;

- Ler e interpretar a letra do hino do Tocantins; - Trabalhos com hino e mapa do Tocantins; - Informar-se sobre o I Jogos mundiais dos povos indígenas.

A culminância aconteceu dia 24 de outubro (sábado), com a participação dos pais. Na oportunidade foi apresentada a prestação de contas e análise do rendimento escolar e a entrega dos boletins referente ao bimestre.

• Dias 26 a 30 - A Semana da Língua Portuguesa e Soletrando aconteceu na Escola São Francisco de Assis, com exposição de trabalhos e algumas apresentações de palco como recital de poesias, recontos e soletrando. Os principais objetivos foram:

- Superar as dificuldades de interpretar, produzir textos coesos, desenvolver a oralidade e cultivar o hábito da leitura;

- Utilizar o dicionário como ferramenta essencial para o enriquecimento do vocabulário;

- Utilizar a criatividade e inovação para produção de textos diversos;

- Construção de HQ e álbuns educativos e criativos; - Conhecer biografia e obras de Cecília Meireles.

Esse é um trabalho que na verdade é realizado durante todo o ano, mas que se intensifica nessa semana, onde é feito um

(6)

cronograma com as atividades a serem realizadas e tendo como autora escolhida Cecília Meireles.

PALMAS-TO

• Dia 26 – Bênção dos animais no Centro Educacional São Francisco de Assis.

• Dia 30 - Ocorreu no anfiteatro do Centro Educacional São Francisco de Assis a entrega de medalhas e certificados aos nossos alunos destaques pelo empenho durante o ano de 2015. Alguns outros alunos do CESFA receberam o Reconhecimento Acadêmico OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e foram premiados com medalhas de bronze e prata. Obrigado aos nossos professores e pais. Parabéns alunos CESFA!

(7)

JAMAICA

• Dia 23 – As Irmãs Marinêz Arantes, Maria Abadia e Maria Helena viajaram para Jamaica para participar da reunião da Diretoria Geral.

A

A

A

Aniversariante

niversariante

niversariantessss do Mês

niversariante

do Mês

do Mês

do Mês

Dia 02.

Ir. Maria Ângela Ferreira

Dia 05.

Suzanne Alves da Silva

Dia 24.

Ir. Margaret Magee

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Még épp annyi idejük volt, hogy gyorsan a fejük búbjáig húzták a paplant, és Mary Poppins már nyitotta is az ajtót, és lábujjhegyen átosont a

 Experimentalmente, o teor máximo de álcalis para cimentos é determinado em 0,6% quando os agregados utilizados para produção de concretos contiverem tais minerais... a

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

1- Designar Comissão composta pelos Professores ANGELO MARIO DO PRADO PESSANHA, matrícula SIAPE 311702; CESAR FREDERICO DOS SANTOS VON DOLLINGER, matrícula SIAPE 2321560; FRANCISCO

A maneira expositiva das manifestações patológicas evidencia a formação de fissuras devido a movimentação térmica das paredes, Figura 9, que não foram dimensionadas com