• Nenhum resultado encontrado

Bússola Eleitoral Portugal

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Bússola Eleitoral Portugal"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Descubra o seu posicionamento no panorama

político português nas eleições legislativas de 2009

Associe-se a www.bussolaeleitoral.pt

(2)

www.bussolaeleitoral.pt

um ‘Sitio Web de

Orientação Eleitoral’

Introdução:

Em vários países os cidadãos recorrem a conselhos e orientações para decidir em que partido deverão votar utilizando “Sitios Web de Orientação Eleitoral”. Em resultado do aumento da volatilidade eleitoral e do aumento da incerteza por parte do votante, o número de cidadãos que utilizam este tipo de serviço tem vindo a aumentar de forma acentuada nos últimos anos.

O desenvolvimento de versões electrónicas de “Bússolas Eleitorais” na Internet aumentou a popularidade deste tipo de ferramentas e fez com que, em alguns países, estes sítios sejam considerados bastante influentes chegando mesmo a determinar o comportamento dos votantes e dos meios de comunicação

De uma perspectiva estritamente académica, os “Sitios Web de Orientação Eleitoral” são ferramentas informáticas baseadas no conhecimento dos programas políticos, que de forma interactiva, recolhem uma série de preferências pessoais do utilizador, para representar (unidimensional o multidimensionalmente) um conjunto de partidos. Esse Mapa resulta da análise conjunta das preferências pessoais do utilizador e do conteúdo dos programas políticos dos vários partidos. Assim, a ferramenta aconselhará o utilizador, de forma relativamente imparcial, a votar no partido que mais se aproxima das suas preferências pessoais.

O resultado do Bússola Eleitoral não é um ranking de partidos políticos. A Bússola Eleitoral não diz ao utilizador em quem deve votar, apenas o posiciona num determinado panorama político. O programa funciona assim como una verdadeira bússola, não diz ao votante por onde deve ir, mas sim onde se encontra. Esta é uma ferramenta virtual que permite ao utilizador obter orientação sobre as diversas tendências dos principais partidos políticos e candidatos que concorrem às eleições. Por conseguinte, a decisão sobre que direcção tomar é sempre do próprio.

Resumindo o Conceito da Bússola Eleitoral:

1 Uma bússola eleitoral proporciona informação sobre eleições e outros

eventos políticos de forma completa e facilmente acessível a um vasto conjunto de utilizadores.

2 A qualidade desta informação é assegurada por critérios rigorosamente

científicos.

3 Tanto a selecção dos assuntos políticos como o posicionamento dos

diferentes partidos e candidatos ocorrem segundo critérios estritame te académicos.

(3)

4 Os resultados são apresentados num gráfico multidimensional. As

principais dimensões desse gráfico são estabelecidas individualmente para cada eleição.

5 Este processo tem como resultado a colocação do utilizador no

panorama político que poderá assim comparar as suas preferências com as preferências políticas de todos os partidos incluídos. Além disso, a nossa ferramenta oferece possibilidades múltiplas de análise da posição do utilizador.

Para mais informações em inglês ver em http://english.kieskompas. nl (A bússola eleitoral belga – traduzida parcialmente em inglês) www. kieskompas.nl, onde todas as versões prévias continuam online.

Exemplo de páginas de www.kieskompas.be para as eleições nacionais belga em 2007

Perguntas sobre temas políticos

Perguntas sobre candidatos

O Panorama Político incluindo a posição pessoal do utilizador

Comparação da Posição Pessoal do Utilizador com a dos candidatos dos diferentes partidos

(4)

Alguns artigos publicados no jornal Trouw baseados nas respostas dos utilizadores da Bússola Eleitoral durante as eleições legislativas holandesas em 2006:

O panorama político holandês tendo em conta os posicionamentos do eleitores

A diferença entre votantes e partidos não é muito grande

A esperança dos socialistas na esquerda mais conservadora

Dificuldades de Bos para avançar

Kieskompas mostra tendência eleitorais

Pouco apoio aos compromissos de coligação. O eleitorado está contra a maior parte das propostas

Ranking de Confiança Ranking de Competência As posições políticas não foram decisivas

O eleitorado não quer mudar as fronteiras provinciais

O eleitorado holandês quer uma política mais social

(5)

Eleições Legislativas 2009

O sistema partidário português tem sofrido algumas mudanças importantes desde a sua criação. A partir de 1987 assistiu-se a uma gradual concentração de votos ao centro do espectro ideológico, com um aumento da percentagem de votos no Partido Social Democrata e no Partido Socialista. Vários estudos já demonstraram que estes dois partidos estão relativamente próximos de um ponto de vista ideológico. Esta ferramenta, ao codificar os posicionamentos partidários pode ajudar ao esclarecimento eleitoral das diferenças entre os principais partidos. Isso também vale para os partidos dentro do mesmo bloco ideológico. Através da bússola eleitoral poderemos comprovar as diferenças entre o Bloco de Esquerda e o Partido Comunista Português a nível da sua posição em relação à Europa, ou as diferenças entre o CDS-PP e o PSD sobre a diminuição dos impostos.

A nível individual, sucessivos inquéritos eleitorais têm mostrado que existe um número substancial de eleitores que não se identifica com qualquer partido, ou que decide em quem votar no período imediatamente anterior às eleições. A bússola eleitoral surge nesse contexto como um elemento adicional na procura de informação por parte dos eleitores de forma a poderem fazer as suas escolhas eleitorais.

Para os votantes indecisos a Bússola Eleitoral é uma ferramenta muito prática pois permite comparar todos os partidos políticos de uma forma racional e coerente. Assim, a Bússola Eleitoral pode ajudar a aumentar a informação disponível para estes eleitores indecisos. Por outro lado, para aqueles votantes que quer por hábito, quer por convicção votam sempre no mesmo partido, também terão a oportunidade de analisar e determinar em que medida as suas preferências políticas coincidem com as propostas do partido com o qual se identificam.

www.bussolaeleitoral.pt será constituída por dois elementos fundamentais: o primeiro é o posicionamento de todos os partidos políticos relevantes no espectro político; o segundo é a avaliação dos candidatos e a análise dos partidos

1. Partidos Políticos na Paisagem Eleitoral

O principal elemento da Bússola Eleitoral consiste no posicionamento dos principais partidos políticos na paisagem eleitoral baseando-se nos temas chave das eleições legislativas. A importância dos assuntos será determinada por um processo multidimensional que inclui tanto uma análise profunda dos programas eleitorais como o parecer de peritos e de jornalistas. Baseando-nos numa análise com rigor cientifico, (Escala Likert) seleccionaremos os temas políticos de maior importância e decidiremos quais os eixos em que iremos posicionar os principais partidos políticos.

(6)

2. Avaliação dos Candidatos

No momento de decidir o voto os votantes têm em conta apenas o programa eleitoral dos diferentes partidos, mas também os candidatos. A integridade e a competência destes candidatos exercem um papel importante na decisão de voto. Em que medida é que os eleitores confiam em cada líder, e consideram que estes sejam capazes de implementar o seu programa eleitoral?

www.bussolaeleitoral.pt incluirá uma série de perguntas que irão permitir ao utilizador analisar também a sua opinião sobre os diferentes líderes políticos.

(7)

Kieskompas SA

O sitio Web de Orientação Eleitoral www.kieskompas.nl constitui uma iniciativa de sucesso resultante de uma parceria entre o diário holandês Trouw e a Universidade Livre de Amesterdão – tendo sido desenvolvida para as eleições nos Países Baixos em 2006. O diário e a Universidade holandeses venceram um prémio nacional pelo desenvolvimento do sítio Web -Kieskompas- pela forma como relaciona meios de comunicação tradicionais e modernos de forma interactiva e dinâmica.

Depois dessa primeira iniciativa, onde se registaram mais de três milhões de visitas à página web foram desenvolvidas novas e melhoradas versões da mesma tanto para as eleições regionais nos Países Baixos como para as eleições legislativas na Bélgica em 2007. Mais recentemente desenvolveu-se uma página semelhante também para as eleições primárias dos dois partidos nas presidenciais norte-americanas (www. electoralcompass.com).

Actualmente, Kieskompas SA –una inovadora empresa fundada por uma parceria entre politólogos, gestores e informáticos – prepara actualizações e melhorias dos serviços que oferece.

A equipa científico portuguesa e a equipa da Kieskompas pretendem desenvolver um novo sitio Web semelhante aos anteriormente citados para as próximas Eleições Legislativas Portuguesas. e busca um parceiro nos media para integrar este projecto.

Para mais informações em inglês ver em:

http://english.kieskompas.nl (a bússola eleitoral belga – traduzida parcialmente em inglês)

(8)

Equipa científica

Instituto de Ciências Sociais Universidade de Lisboa Dra. Marina Costa Lobo Dr. Marco Lisi

Dr. Maarten Vink Dr. Pedro Magalhães Sitio Web: www.ics.ul.pt

Kieskompas SA

Universidade Livre de Amesterdão Países Baixos

Dr. André Krouwel

Sitio Web: www.kieskompas.nl

Para mais informação

Contactos:

Dra. Marina Costa Lobo

Instituto de Ciências Sociais Universidade de Lisboa Tel. 217804774

Referências

Documentos relacionados

Nas análises de correlações canônicas realizadas em outras duas amostras, sendo Conselho de Administração em conjunto com Conselho Fiscal e a Diretoria Executiva mais

As eleições não são, portanto, os terrenos mais férteis de onde os principais sujeitos sociais e políticos da sociedade de classes, ou seja, os trabalhadores e seus

c) No caso dos projetos que conduzam à criação líquida de postos de trabalho e cujo volume de vendas se destine maioritariamente para mercados exteriores à Região Autónoma

Acaso os candidatos ou partidos políticos não prestem contas no prazo legal, qual deverá ser o comportamento da Justiça

Acaso os candidatos ou partidos políticos não prestem contas no prazo legal, qual deverá ser o comportamento da Justiça

A prestação das contas de campanha eleitoral é de suma importância, pois, por meio dela os partidos políticos que participam do pleito eleitoral e os seus candidatos dão

Temos outras fontes de grande importância no direito eleitoral: o código eleitoral, a lei dos partidos políticos e a lei das eleições, nas quais são dispositivos

Reis (2008a) avaliou sua técnica de íris digitalizada comparando-a com a técnica de obtençao da íris com pintura em resina acílica através de ensaio de