• Nenhum resultado encontrado

O que é o QualiChart? Sumário. Se você já se cadastrou

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O que é o QualiChart? Sumário. Se você já se cadastrou"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)
(2)

Guia Rápido de Uso do QualiChart: Tela de corridas, alertas e gráficos - O Painel de Controle

O QualiChart é uma ferramenta que fará para você todo o trabalho de cálculos para o Controle Interno da Qualidade (CIQ). Ele pode te apontar quando você terá perdido a estabilidade, ou se seus resultados quantitativos têm variação aceitável do ponto de vista clínico. O sistema foi planejado para que você possa tratar os dados obtidos de análises de materiais de referência, chamados Materiais de Controle.

O que é o QualiChart?

Se você já se cadastrou

O seu laboratório está incluído;

Você

, usuário já cadastrado tem totais prerrogativas no sistema; Sua unidade de trabalho recebeu o nome Matriz;

Já existe uma técnica para análise, denominada Manual.

pag.4 Inicie o controle praticando um exemplo

pag.12 Inicie o controle com seus dados

pag.20 Mapa Guia do Sistema

Sumário

(3)

Guia Rápido de Uso do QualiChart: Tela de corridas, alertas e gráficos - O Painel de Controle

Então essa sessão é para você que ainda não

implementou o CIQ e não dispõe de dados. Você poderá

usar o QualiChart para aprendizado ou para controle dos

resultados do seu laboratório.

Inicie o

controle

seguindo

um exemplo

Você ainda não realiza o controle interno no seu laboratório e vai começar a coletar dados das suas análises agora. Use o QualiChart para garantir a segurança dos seus resultados, de modo a compartilhar o CIQ com colaboradores da área técnica, ter registros das ocorrências de não conformidades, ter o gráfico de Levey- Jennings, ter histórico do comportamento do sistema analítico para cada teste etc. Vamos orientar você como incluir informações

dos analitos, as técnicas, dos materiais de controle que utiliza e como introduzir os dados obtidos nas corridas, referentes aos materiais.

(4)

Sugerimos que utilize os dados de simulação que preparamos, o que tornará mais fácil o aprendizado do programa. Vamos usar a técnica Manual, já incluída para você quando se cadastrou.

Para iniciar o controle é preciso adicionar analitos. Acesse analitos no menu superior ou na tela do Passo a passo, escolha o primeiro item. Insira os analitos da tabela ao lado. Depois você também poderá importar analitos do nosso banco de dados. O QualiChart oferece uma lista de analitos, com dados de unidades de medidas e outros, para facilitar o seu trabalho.

1

2

3

Como fazer?

Tabela 1

É importante agora associar os analitos incluídos ao equipamento com o qual os testes serão processados. Escolha o item “Cadastre um equipamento“ do passo a passo, ou o item equipamentos no menu superior a direita, e clique no ícone de editar da técnica manual. Use o quadro da esquerda para transferir (selecionar) os analitos pelo nome, clicando no botão de inclusão. Após incluir os seis analitos, clique em Salvar.

(5)

4

5

6

Como fazer?

Insira primeiro as informacões da tabela.

Trataremos dos outros itens da rotina de

inserir material no próximo passo.

Tabela 2

Tabela 3

Tabela 4

Passe agora a cadastrar Materiais de Controle. Escolha o o item “Cadastre o material de controle“, ou acesse Materiais no menu superior. Use o botão Novo e insira os dados da tabela, um a cada vez. Você terá dois materiais cadastrados, QCLab1 e QCLab2, para níveis de controles respectivos 1 e 2. Em seguida, você

fará o registro do valor alvo (Xm) e da dispersão (DP), para cada material. Chame então a rotina Materiais, no menu superior, selecione o ícone de Editar. Escolha o analito para associar e insira os valores e o nível, segundo a tabela 3.

Repita a operação para o segundo material e insira os valores dos analitos segundo a tabela, agora para o nível 2.

(6)

Passe agora a cadastrar Materiais de Controle. Escolha o ícone #3, ou acesse Materiais no menu superior. Use o botão Novo e insira os dados da tabela, um a cada vez. Você terá dois materiais cadastrados, QCLab1 e QCLab2, para níveis de controles respectivos 1 e 2.

7

Como fazer?

Tabela 5

Experimente fazer agora com seus próprios dados.

Comparacao do coeficiente de variacao

Em 5 etapas você já criou o ambiente para entrada de dados. Você deve chamar agora o Colesterol total, no menu a esquerda e entrar com os dados da simulação de corridas analíticas, que estão na tabela 5. Verá acontecer o processo de testes estatísticos realizados pelo QualiChart para essa fase inicial, com a plotagem do gráfico de

controle, e a comparação do CV com a imprecisão máxima. Após 20 corridas, ative os controles. Ao chamar novamente o analito o programa mostrará outro painel, onde você continuará a entrada de corridas. Nessa fase haverá também a sinalização das regras violadas.

Ocorrerão as três abordagens para o CIQ proporcionadas pelo programa. É um ótimo aprendizado. Desde o início você poderá verificar o comportamento do sistema simulado, analisando o gráfico de controle.

(7)

Guia Rápido de Uso do QualiChart: Tela de corridas, alertas e gráficos - O Painel de Controle

Então essa sessão é para você que já anota os dados de

diversos analitos, ou pratica o controle diretamente no

equipamento analisador.

Inicie o

controle com

seus dados

Você dispõe de dados e já os analisa, seja no equipamento, ou num método próprio. Use o QualiChart para integrar as informações de diferentes sistemas analíticos (técnicas manuais e de equipamentos), de modo a compartilhar o CIQ com colaboradores da área técnica, ter registros das ocorrências de não conformidades, ter o gráfico de Levey- Jennings, ter histórico do comportamento do sistema analítico para cada teste etc. Vamos orientar você como incluir informações dos analitos, das técnicas, dos materiais de controle que utiliza e como introduzir os dados obtidos nas corridas, referentes aos materiais.

(8)

2

3

Como fazer?

Nao é obrigatório preencher esse ca mpo, mas

se existir o dado, o progra ma o usará para fazer

comparativos sobre como está sua variabilidade.

1

Considere usar os dados de análise dos materiais

de controle mais recentes, ou seja, o que você tem em uso. Pense em usar os dados dos últimos 30 dias. Dados muito antigos serão de valor reduzido.

Liste os analitos, ou testes, dos quais você vem fazendo análise do material e a coleta dos dados. Introduza esses analitos no programa, utilizando o menu superior e clicando em Analito, Cadastrar, ou em Importar. Essa segunda opção do QualiChart te oferece uma lista de analitos, com dados de unidades de medidas e outros, para facilitar o cadastro de analitos. No menu superior você também pode acessar essa seção em analitos.

Ao incluir analito, ou editar dado de algum existente, há um campo denominado imprecisão máxima. Você pode obter o dado para imprecisão máxima em tabelas de “Requisitos da Qualidade pela Variação Biológica”

(9)

5

6

Como fazer?

Se a técnica já exist

ir

(ex.: Manual) use o b

otao

Técnicas, em Sistem

as Analíticos,

marque a técnica M

anual e

escolha o botao Ed

itar.

Veja na bula do

produto os dados de

que necessita: Nom

e

do produto, fabrican

te,

lote, validade. Sao

dados funda menta

is

de identidade do

material.

4

Agora você deve informar o(s) material (ais) de controle que vem usando, no Passo a passo, ícone #3, ou no menu superior em Material.

Identifique como você realiza os testes listados acima, qual o equipamento é empregado. O QualiChart inclui como padrão a técnica Manual. Se você processa as análises em equipamento, então deve incluir outras

técnicas, que recebem o mesmo nome de cada equipamento usado. Use segundo passo do Passo a passo, ou o item Equipamento no menu superior.

Ao incluir, ou editar um equipamento, associe a ele o analito respectivo. Dessa maneira você informa ao programa como você processa as análises para cada teste.

(10)

9

8

Como fazer?

Os valores do fabricante sao usados p

elo

QualiChart somente nas primeiras 20 c

orridas.

Depois substitui pelos valores correntes.

Voce pode informar os dados em sequencia, n

ao importando a

data em que foram gerados. Logo após inform

ar ao programa,

verá o gráfico de Levey-Jennings ser desenhad

o e os valores

correntes calculados.

7

Passe agora a associar os analitos a seus valores, usando o valor alvo (Xm) e o de variabilidade (DP) propostos pelo fabricante. Escolha o analito a partir de uma lista, informe o valor para média e para DP e o nível no qual você irá tratar o controle. Se ao invés de DP, for informada uma faixa, o QualiChart calcula para você o DP a partir dessa faixa.

O QualiChart trabalha com até 3 níveis de controle. Use o nível 1 para valor de média no intervalo de referência. O nível 2 fica para valor patológico, geralmente elevado. O nível 3 para valores baixos.

Agora você já pode entrar os dados que possui, de corridas anteriores para o analito. Utilize o menu lateral esquerdo, escolha o analito para começar a controlar seus ambientes analíticos. Você fará a entrada de dados das corridas no Painel de Controle, a partir da escolha do analito e técnica na coluna da esquerda: Dados de corridas. Haverá caixas de textos para você digitar os valores.

(11)

Mapa Guia do Sistema

1

2

3

Passo a passo

Para iniciar o controle, é preciso seguir a ordem dos 1 itens do passo a passo. Ele aparece sempre na página inicial e é possível acessa-lo a qualquer momento através do menu superior.

Tutorial

Dúvidas? Você ainda pode acessar nossa seção de tutoriais para baixar conteúdos explicativos sobre o controle da qualidade e o funcionamento do sistema. Essa seção está em constante atualização para te atender da melhor forma possível.

Configurações

Para alterar sua senha, gerir usuários, unidades

e laboratórios acesse as configurações. Para mudar sua imagem de exibição, acesse “Gerir Laboratório”.

Tela inicial

1 2

3

1

(12)

Mapa Guia do Sistema

5

4

Menu Lateral

Navegue nesse menu para acessar o seu controle. Veja o resumo de alertas e acesse os controles em Analitos, Técnicas ou Intefaces. Nesse menu também é possível imprimir os relatórios e acessar o Assistente de Erros. O assistente te ajuda a encontrar possíveis causas para erros nos controles.

Menu superior

As configurações dos dados do seu controle poderão ser acessadas por esse menu. Entre aqui para inserir, gerenciar ou editar analitos, técnicas e materiais.

Tela inicial

4

(13)

Mapa Guia do Sistema

6

7

8

9

10

Insira seus dados

Para criar seu controle e gerar automaticamente o Gráfico de Levey-Jennings, insira seus dados no campo indicado.

Alertas e Erros

Acompanhe nessa coluna os ícones de alertas e erros no seu controle. Passe o mouse por cima do ícone para saber qual regra foi violada.

Gráfico de Levey-Jennings

Ao inserir os dados no campo indicado, o Gráfico de Levey-Jennings é gerado automaticamente. Ao passar o mouse em cima dos pontos obtenha informações de Material, Valor CA, Valor Z e quais as regras forma

Coeficiente de Variação

Verifique como anda o Coeficiente de Variação do seu laboratório nesse quadro. A variabilidade só será

verificada se no momento de inserir um analito, você preencher o campo de imprecisão máxima.

Ativar corrida

Depois de rodar as corridas em preparo, ative seu controle no local marcado. No campo superior direito é possível visualizar as corridas ativas e em preparo que ainda não foram ativadas. Acesse o relatório para acessar as corridas em preparo já ativadas.

Tela inicial

7

10

10

8

(14)

Acesse outros materiais científicos

www.qualichart.com.br

www.qualichart.com.br

Clique aqui e acesse mais materiais

Referências

Documentos relacionados

Em um dado momento da Sessão você explicou para a cliente sobre a terapia, em seguida a cliente relatou perceber que é um momento para falar, chorar, dar risada

Com capacidade para 30 pessoas sentadas, o salão de festas do Vivaz é entregue completo e equipado para que você possa festejar com todos os que você gosta.. Perspectiva

O desing inovador da linha e o uso de materiais modernos como o revestimento das barras em material plástico texturizado de alta resistência, desenvolvidos com exclusividade

No presente trabalho, o etoxazol foi estu- dado nas doses de 1,1 a 5,5 g i.a./100 L de água, sendo que, na dose de 5,5 g i.a./100 L de água, dose próxima à de registro comercial

Sem desconsiderar as dificuldades próprias do nosso alunado – muitas vezes geradas sim por um sistema de ensino ainda deficitário – e a necessidade de trabalho com aspectos textuais

Descrição da Infração: Consta do relatório do árbitro da partida, que o denunciado, técnico da equipe Escolinha do Santos, aos 16 minutos do segundo tempo foi expulso de

que a população tem direito, como Transportes da Secretaria de Saúde o Ambulâncias Novas, UTI Móvel, Veículos senhor Francisco Belinho de Almeida, o para o Transporte de

NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família)  Os NASF fazem parte da atenção básica, mas não se constituem como serviços com unidades físicas independentes ou especiais, e não