• Nenhum resultado encontrado

EDITAL PROGRAMA APOIO AOS FUNDOS DA INFÂNCIA E ADOLESCENCIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL PROGRAMA APOIO AOS FUNDOS DA INFÂNCIA E ADOLESCENCIA"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

EDITAL – PROGRAMA APOIO AOS FUNDOS DA INFÂNCIA E ADOLESCENCIA

1. O PROGRAMA

1.1 A Fundação Itaú Social desenvolveu programa que visa a apoiar projetos que atuam na defesa e garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, de acordo com a legislação em vigor, especialmente a lei 8069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (“Programa”).

1.2 Por meio do Programa, as empresas pertencentes ao Conglomerado Itaú Unibanco Holding S.A. e, ainda, entidades a esse vinculadas (“Conglomerado Itaú Unibanco”), destinarão, de acordo com a legislação, parte dos recursos financeiros que seriam utilizados para pagamento do seu Imposto de Renda devido a projetos sociais de entidades não governamentais (“projetos sociais”) certificados pelos Conselhos Municipais dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (“Conselhos”) para receberem recurso desta ordem.

2. QUEM PODE PARTICIPAR

2.1 Poderão participar do Programa:

i. Conselhos cujo Município tenha, ao menos, 01 (uma) agência bancária do Banco Itaú.

ii. Conselhos que tenham CNPJ próprio;

iii. Conselhos que tenham CNPJ específico para o Fundo;

iv. Conselhos cujos Fundos tenham conta bancária específica para gerir seus recursos, vinculada ao CNPJ do Fundo, mantida em bancos públicos.

3. INSCRIÇÃO

3.1 Cada Conselho poderá inscrever até 05 (cinco) projetos sociais em qualquer linha de atuação.

3.1.1 Caso o Conselho inscreva mais de 05 (cinco) projetos sociais, a inscrição será desconsiderada.

3.2 A inscrição dos projetos sociais deverá ser realizada exclusivamente por representante designado pelo Conselho por meio do preenchimento completo do

(2)

formulário de inscrição (Anexo I) e enviado para o seguinte e-mail: FIA2013@itau-unibanco.com.br. A inscrição poderá abranger até 05 (cinco) projetos sociais. 3.3 No e-mail de inscrição, descrito no subitem 3.2, deverão ser anexadas cópias dos

seguintes documentos:

i. Ata de reunião do Conselho que comprove que o projeto social está certificado a receber recursos via Fundo;

ii. Cartão CNPJ do Conselho;

iii. Ata de reunião de eleição/designação do representante do Conselho iv. Cartão CNPJ do Fundo; e

v. Dados da conta bancária específica do Fundo.

3.4 Todos os dados e documentos indicados no subitem 3.3 deverão ser informados ou enviados de forma correta no e-mail de inscrição, sob pena de desclassificação, nos termos do subitem 4.2.

3.5 O prazo para inscrições terá início às 09h00min do dia 20 de Agosto de 2013 e se estenderá até as 23h59min do dia 15 de Setembro de 2013.

3.5.1 Caso haja alteração do prazo para a efetivação das inscrições, tal informação será prestada no site da Fundação Itaú Social.

3.6 Para efeito de verificação da data da realização de cada inscrição será considerada a data da confirmação do recebimento do e-mail.

3.7 A inscrição somente poderá ser feita por meio do envio do e-mail, conforme subitem 3.2, no prazo descrito no subitem 3.5, não sendo aceita qualquer outra forma de inscrição.

3.8 A inscrição é gratuita.

3.9 A inscrição implicará concordância integral do Conselho com os termos deste Edital.

4. PROCESSO DE SELEÇÃO

4.1 O processo de seleção compreenderá 02 (duas) etapas: i. Primeira etapa: triagem;

ii. Segunda etapa: avaliação técnica dos projetos sociais, com base nas informações fornecidas e comprovadas no formulário de inscrição (Anexo I). 4.2 A primeira etapa consistirá na verificação do cumprimento das normas deste

(3)

4.2.1 A triagem das inscrições será feita pela Fundação Itaú Social, por si ou por terceiros, durante o mês de agosto e setembro de 2013.

4.3 A segunda etapa consistirá na avaliação técnica dos projetos sociais, com base em critérios estabelecidos pela Fundação Itaú Social tais como, mas não se limitando a:

i. Relevância frente ao diagnóstico atual da situação da infância e da adolescência no município;

ii. Potencial de transformação local; iii. Resultados esperados;

iv. Coerência entre objetivos, estratégias e resultados esperados; v. Aspectos inovadores;

vi. Adequação às normas vigentes;

4.3.1 A segunda etapa será realizada por representantes da Fundação Itaú Social, ou por terceiros, por meio do Comitê de Avaliação, durante o período de Outubro de 2013. Poderão ser solicitados informações e documentos adicionais aos Conselhos, que deverão ser informados e/ou disponibilizados no prazo de 5 dias contados do recebimento da solicitação, sob pena de desclassificação.

5. CLASSIFICAÇÃO DOS PROJETOS SOCIAIS

5.1 A Fundação Itaú Social escolherá os projetos sociais que serão classificados e que receberão a doação por meio do Programa. A Fundação Itaú Social definirá, ainda, os valores dos recursos financeiros que serão doados pelas empresas e entidades do Conglomerado Itaú Unibanco, considerando o valor do pagamento do Imposto de Renda que será destinado aos Conselhos por meio do Programa.

6. DESTINAÇÃO DOS RECURSOS FINANCEIROS

6.1 Até o dia 20 de Novembro de 2013, a Fundação Itaú Social divulgará os projetos sociais classificados e enviará e-mail aos Conselhos com a informação dos valores que serão destinados e com a indicação do processo a ser seguido para recebimento dos recursos financeiros.

6.2 As empresas e entidades do Conglomerado Itaú Unibanco destinarão os recursos financeiros definidos, conforme subitem 5.1, aos Fundos, após o envio pelo Conselho dos documentos a serem solicitados pela Fundação Itaú Social.

(4)

6.2.1 Caso o Conselho não envie os documentos solicitados pela Fundação Itaú Social, no prazo por essa estipulado, perderá o direito ao recebimento dos recursos financeiros do Programa.

6.3 O Conselho deverá enviar obrigatoriamente à Fundação Itaú Social recibo original, devidamente assinado por pessoa competente e pelo presidente do Conselho, com os seguintes dados: a) número de ordem, b) nome, CNPJ e endereço do Fundo, c) data da destinação e valor; d) ano calendário a que se refere a destinação; e) dados da empresa doadora; f) nome do projeto social que será apoiado; g) dados bancários vinculados ao CNPJ.

6.3.1 O recibo deverá ser enviado ao endereço abaixo: Av. Dr. Hugo Beolchi, 900

Torre Eudoro Villela - 6º andar São Paulo/SP 04310-030

6.4 Os Conselhos classificados deverão repassar os recursos financeiros destinados pelas empresas ou entidades do Conglomerado Itaú Unibanco no projeto social escolhido pela Fundação Itaú Social, por meio do Programa.

6.5 A Fundação Itaú Social poderá solicitar ao Conselho relatório de prestação de contas a respeito do projeto social apoiado pelas empresas ou entidades do Conglomerado Itaú Unibanco.

6.5.1 Caso o Conselho não entregue o relatório de prestação de contas no prazo assinalado pela Fundação Itau Social, perderá o direito à participação do Programa nas edições posteriores.

6.5.2. Caso fique comprovada, por meio do relatório de prestação de contas ou qualquer outro meio juridicamente válido, a utilização contrária à lei dos recursos doados pelas empresas ou entidades do Conglomerado Itaú Unibanco, o Conselho deverá devolver todos os valores doados, atualizados pelo IGPM/FGV à empresa doadora, além de ficar impossibilitado de participar do Programa nas suas edições posteriores. 7. DIVULGAÇÃO

7.1 Os Conselhos autorizam a Fundação Itaú Social, em caráter gratuito, não exclusivo, irrevogável e irretratável, a usar, em conjunto ou separadamente, total ou parcialmente, por si ou por terceiros, a sua denominação social, dados cadastrais e institucionais, marcas e/ou sinais distintivos de sua titularidade, bem como qualquer material ou informação entregue à Fundação Itaú Social, inclusive

(5)

com relação aos projetos sociais (“Direito e Materiais”) em todos e quaisquer materiais, suportes, ações, atividades, meios e mídias, inclusive eletrônico, digital, redes de computadores, cabo, fibra ótica, rádio, fios telefônicos, sistemas de comunicação móvel (inclusive de telefonia celular), satélite artificial, alto-falantes ou sistemas análogos, ondas e quaisquer outros existentes, podendo, para tanto, serem realizadas as seguintes atividades: fixação (sob qualquer meio ou forma, inclusive por meio de captação de imagens ou imagens e sons e processos assemelhados, inclusive fotografias e obras audiovisuais), reprodução, publicação, comunicação ao público, circulação, oferta a terceiros (inclusive pela Internet e por rede privada de computadores), divulgação (em qualquer meio ou mídia, inclusive pela Internet e por rede privada de computadores), distribuição, exposição, edição, reedição, emissão, transmissão, retransmissão, tradução para qualquer idioma (com ou sem legendas), adaptação, transformação, derivação, atualização, anotação, inclusão em fonograma ou produção audiovisual, radiodifusão sonora ou televisiva, exibição privada ou pública, audiovisual, cinematográfica ou por processo assemelhado, execução privada ou pública, inclusão em base ou banco de dados físico ou eletrônico, armazenamento em computador (inclusive para exibição pela Internet ou por rede privada de computadores), microfilmagem e as demais formas de armazenamento do gênero.

7.2 Os usos dos Direitos e Materiais dos Conselhos previstos acima serão realizados pela Fundação Itaú Social, sem qualquer restrição ou limitação de qualquer natureza, inclusive de espaço, idioma, quantidade de exemplares, número de tiragens, impressões, edições, reedições, emissões, transmissões, retransmissões, divulgações e/ou veiculações.

7.3 A autorização de que trata o subitem 7.1 será válida no Brasil e fora dele, pelo prazo de 10 (dez) anos.

7.4 A disposição, formatação, edição, diagramação, ordenação, compactação ou editoração dos Direitos e Materiais ou de quaisquer materiais, suportes, mídias ou meios físicos em que eles forem inseridos, serão realizadas pela Fundação Itaú Social, por si ou por terceiros, a seu exclusivo critério.

7.5 Todos e quaisquer materiais, suportes, ações, meios e mídias indicados neste Edital, inclusive aqueles em que os Direitos e Materiais forem inseridos, serão

(6)

desenvolvidos, contratados e/ou confeccionados pela Fundação Itaú Social, por si ou por terceiros, a seu exclusivo critério, e não poderão ser usados pelos Conselhos sem a aprovação prévia e por escrito da Fundação Itaú Social.

7.6 A Fundação Itaú Social reserva-se o direito de, a seu exclusivo critério e sem qualquer ônus, não usar os Direitos e Materiais.

7.7 A Fundação Itaú Social poderá conceder os usos dos Direitos e Materiais a quaisquer terceiros, a empresas e entidades do Conglomerado Itaú Unibanco, desde que tais usos refiram-se exclusivamente à divulgação do Programa.

7.8 É vedado aos Conselhos usar o nome empresarial, a denominação social, nomes de domínio, títulos de estabelecimento, marcas depositadas ou registradas, bem como quaisquer sinais distintivos ou bens de propriedade intelectual de titularidade da Fundação Itaú Social ou de qualquer empresa ou entidade do Conglomerado Itaú Unibanco.

7.9 Os Conselhos deverão respeitar os direitos de autor de todas e quaisquer pessoas que participarem, a qualquer título, da criação e produção dos projetos sociais ou dos Direitos e Materiais, bem como das pessoas que tiverem quaisquer obras intelectuais, direitos de personalidade ou outros direitos neles inseridos, inclusive de diretores, contratados, empregados, estagiários ou colaboradores.

7.10 Os Conselhos obrigam-se a, antes de inscrever os projetos sociais no Programa, obter, às suas expensas e por escrito, termos de cessão e/ou de autorização de todas e quaisquer pessoas indicadas no item acima, os quais deverão conter, no mínimo, a permissão de tais pessoas para inscrever os projetos sociais no Programa, bem como permissão para que os Direitos e Materiais possam ser usados na forma prevista neste Edital. Referidos documentos deverão ser mantidos em arquivo pelos Conselhos por todo prazo prescricional dos direitos de propriedade intelectual e de personalidade, devendo ser fornecidas cópias autenticadas destes à Fundação Itaú Social sempre que solicitado.

7.11 Os Conselhos obrigam-se, ainda, a, antes de inscrever os projetos sociais na forma prevista neste Edital, inserir nos Direitos e Materiais ou nos suportes em que eles estiverem inseridos, os nomes, pseudônimos ou sinais convencionais de todas e quaisquer pessoas que participaram de sua criação e produção e que tiveram suas obras intelectuais, direitos de personalidade ou outros direitos neles incluídos, mencionando as funções e atividades desempenhadas por cada um,

(7)

além de todos os sinais de identificação e informações exigidos por lei e pelas regulamentações aplicáveis.

7.12 Os Conselhos serão integralmente responsáveis por todos e quaisquer danos causados à Fundação Itaú Social, ou, ainda, a terceiros, em razão da violação do disposto neste Edital, inclusive violação a direitos de propriedade intelectual e de personalidade.

7.13 A Fundação Itaú Social exime-se de qualquer responsabilidade pelo uso indevido por terceiros dos Direitos e Materiais dos Conselhos, bem como de qualquer material que os reproduzam, inclusive em quaisquer sites da Internet, tais como blogs, Orkut, YouTube, Twitter, Facebook, ou, ainda, em outros sites e comunidades de qualquer natureza.

8. DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1 A Fundação Itaú Social poderá, a qualquer momento, desclassificar, suspender ou cancelar a participação de qualquer dos Conselhos caso seja verificado o desatendimento de qualquer exigência deste Edital ou de norma legal.

8.1.1 Os Conselhos devem adotar todas as medidas necessárias para possibilitar a dedução do valor dos aportes financeiros do Imposto de Renda a pagar pelas empresas e entidades do Conglomerado Itaú Unibanco, sob pena de ficarem impossibilitados de participar do Programa nas suas edições posteriores.

8.2 Na hipótese de desclassificação, suspensão ou cancelamento da participação dos Conselhos, ainda que após a divulgação dos Conselhos classificados, o Conselho poderá apresentar a sua defesa à Fundação Itaú Social, no prazo de 15 (quinze) dias contados da ciência da desclassificação ou suspensão da participação.

8.2.1 A Fundação Itaú Social decidirá sobre a manutenção ou não da desclassificação ou suspensão da participação.

8.3 Se um Conselho for excluído do Programa por descumprimento de qualquer das obrigações dispostas neste Edital ou em norma legal, o recurso ainda não recebido poderá ser redistribuído em beneficio de outros projetos sociais, inclusive de outros Conselhos, a critério da Fundação Itaú Social.

8.4 Os esclarecimentos a este Edital poderão ser solicitados por e-mail FIA2013@itau-unibanco.com.br.

(8)

8.5 As situações não previstas neste Edital serão analisadas e decididas pela Fundação Itaú Social.

8.6 As decisões da Fundação Itaú Social serão soberanas, não sendo admitida a interposição de recursos.

8.7 A equipe técnica que participará da seleção dos projetos sociais não poderá ser composta por funcionários ou pela Presidência dos Conselhos que participarem do Programa.

8.8 Eventuais alterações deste Edital poderão ser realizadas a critério da Fundação Itaú Social.

8.8.1 Nessa hipótese, a Fundação Itaú Social divulgará a alteração pelos mesmos meios utilizados para divulgação deste Edital, conferindo, caso aplicável, o prazo de 10 (dez) dias para novas inscrições ou modificações das inscrições já realizadas.

(9)

ANEXO I

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Dados do Conselho:

a) Cidade:

_______________________________________________________________________ b) Telefone para contato:

_______________________________________________________________________ c) Endereço: _______________________________________________________________________ d) Email: ___________________________________________________________________________ e) Site: _________________________________________________________________________ f) O Conselho possui um diagnóstico da situação da infância e adolescência do seu

Município? (__) Sim (__) Não

g) Em caso afirmativo, como o diagnóstico foi elaborado?

_________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ Dados da Organização: a) Nome da Organização: _________________________________________________________________________ b) Contato (email, telefone, site):

_______________________________________________________________________ c) Nº CNPJ:

________________________________________________________________________

d) Data de fundação da organização: (__/__/__)

(10)

e) Área de atuação (Exemplo: Educação , Saúde, Assistência Social etc...):

_______________________________________________________________________ f) Composição da receita anual da organização (referente ao ano anterior):

o Governo Federal: o Governo Estadual: o Governo Municipal:

o CMDCA/FUMCAD (Conselho Municipal/Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente):

o Empresas, fundações e institutos empresariais: o Doação de pessoas físicas:

o Outras organizações:

o Venda de Produtos e Serviços: o Eventos (bazares, jantares):

o Doações de organismos internacionais: o Fundação Itaú Social:

o Banco Itaú: o Outros Dados do Projeto: a) Nome do Projeto: _________________________________________________________________________ b) Objetivo do Projeto: __________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ c) Público Atendido: ____________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

(11)

_______________________________________________________________________ d) Quantidade de beneficiários: ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ e) Região de atuação: _________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ f) Custo do projeto: _______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ g) Data de Início: (__/__/____) h) Ações Previstas: ______________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ i) Resultados Esperados: ________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________

(12)

_________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Após a receção das propostas apresentadas pelos concorrentes acima indicados, o Júri decidiu não admitir a concurso as Propostas do concorrente “Oficina da Inovação, S.A” por

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

utilizada, pois no trabalho de Diacenco (2010) foi utilizada a Teoria da Deformação Cisalhante de Alta Order (HSDT) e, neste trabalho utilizou-se a Teoria da

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

II - os docentes efetivos, com regime de trabalho de 20 (vinte) horas semanais, terão sua carga horária alocada, preferencialmente, para ministrar aulas, sendo o mínimo de 8 (oito)