Share "EDP ENERGIAS DO BRASIL S.A. CNPJ/MF n o / NIRE (Companhia Aberta) Comunicado ao Mercado - Pedido Público de Procuração"

EDP – ENERGIAS DO BRASIL S.A.

CNPJ/MF no 03.983.431/0001-03 NIRE 35.300.179.731

(Companhia Aberta)

Comunicado ao Mercado - Pedido Público de Procuração

A administração da EDP – ENERGIAS DO BRASIL S.A. (“Companhia”) comunica aos Senhores Acionistas e ao mercado que irá realizar pedido público de procuração, conforme artigos 22 e seguintes da Instrução CVM nº 481/09, para votação em Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária (“Assembleia”) da Companhia a ser realizada no dia 29 de abril de 2014 às 10:00 horas.

A administração da Companhia solicita procurações para que os Acionistas assegurem sua participação na referida Assembleia, podendo, caso queiram, votar favoravelmente, desfavoravelmente ou se abster em relação às matérias que constam na ordem do dia de acordo com Edital de Convocação publicado foi publicado em 29 de março, 01 e 02 de abril de 2014 no Diário Oficial do Estado de São Paulo e em 31 de março, 01 e 02 de abril de 2014, no Jornal Brasil Econômico.

Constam da ordem do dia as seguintes matérias para deliberação: 1. Assembleia Geral Ordinária: (i) tomar as contas dos administradores, examinar, discutir e votar o relatório da administração e as demonstrações financeiras, acompanhadas do parecer dos auditores externos independentes, referentes ao exercício findo em 31 de dezembro de 2013; (ii) aprovar a destinação do lucro líquido e a distribuição de dividendos referentes ao exercício de 2013, inclusive a distribuição de dividendos à débito da Reserva de Retenção de Lucros; (iii) definir o número de membros do Conselho de Administração e sua eleição; e (iv) fixar a remuneração global dos administradores da Companhia; e 2. Assembleia Geral Extraordinária: a alteração do número de membros da Diretoria e da sua composição, inclusive a designação individual e as respectivas competências estatutárias e, consequentemente, a alteração dos artigos 24 e 25 do Estatuto Social da Companhia. A Assembleia Geral Ordinária será instalada, em primeira convocação, independentemente da existência de quorum legal para a instalação da Assembleia Geral Extraordinária.

Caso seja de seu interesse, V.Sa. pode nomear (conforme procuração anexa ao presente pedido) os(as) Srs(as). Andréa Mazzaro Carlos De Vincenti (OAB/SP 138.145) e Edson Ricardo Tavares Sampaio (OAB/SP 109.565), para votar a favor; Fábio William Loreti (OAB/SP 164.841) e Miriam Cristina Carolino (OAB/SP 297.364) para votar contra; e Denis Teixeira Ferreira Dias (OAB/SP 239.780) e Larissa Coelho Bernal (OAB/SP 261.060) para se abster em relação aos itens da Ordem do Dia. Todos os procuradores são brasileiros, residentes e domiciliados na cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, com endereço comercial na Rua Gomes de Carvalho, 1996 – 7º andar, CEP 04547-006, São Paulo/SP.

A Companhia possibilitará também o envio de procurações eletrônicas por meio da plataforma Assembleias Online® http://www.assembleiasonline.com.br para votação nesta Assembleia. Para acessar a plataforma eletrônica será necessário realizar cadastro e obter certificado digital válido, sendo que a emissão do certificado digital Assembleias Online® é totalmente gratuita para o Acionista. As instruções para formalização e envio de procurações eletrônicas, bem

As procurações em formato físico devem ser assinadas com firma reconhecida e acompanhadas de cópia de identificação de acionista da Companhia (extrato emitido pela instituição financeira depositária das ações da Companhia - datado de no máximo 3 (três) dias antes da data da realização da Assembleia, ou relativamente aos acionistas participantes da custódia fungível de ações nominativas, o extrato contendo a respectiva participação acionária, emitido pelo órgão competente), e deverão ser enviadas à sede social da Companhia.

O recebimento de procurações dar-se-á a partir do dia 11 de abril de 2014, e até às 12h00min do dia 28 de abril de 2014.

O pedido público de procuração de que trata o presente comunicado é promovido, organizado e já custeado pela administração da Companhia pelo valor estimado de R$2.500,00 (dois mil e quinhentos reais).

Encontram-se à disposição dos acionistas, na sede social da Companhia, no seu site de Relações com Investidores (www.edpbr.com.br/ri), bem como no site da CVM e da BM&FBOVESPA, cópias dos documentos a serem discutidos na Assembleia, incluindo aqueles exigidos pela Instrução CVM 481/2009.

Atenciosamente, Miguel Dias Amaro

Diretor Vice-Presidente de Finanças e de Relações com Investidores Diretor Vice- Presidente de Controle de Gestão; e

Diretor Vice-Presidente de Distribuição Contatos RI:

Miguel Dias Amaro

Diretor Vice-Presidente de Finanças e de Relações com Investidores, Diretor Vice- Presidente de Controle de Gestão; e

Diretor Vice-Presidente de Distribuição Marilia Barbosa Nogueira

Tel.: (55-11) 2185-5030/5907 ri@edpbr.com.br

Anexo 23 da Instrução CVM nº. 481 de 17 de dezembro de 2009 Anexo I ao Comunicado ao Mercado

EDP – ENERGIAS DO BRASIL S.A.

CNPJ/MF no 03.983.431/0001-03 NIRE 35.300.179.731

(Companhia Aberta)

Rua Gomes de Carvalho, 1996 – 8º andar - São Paulo - SP

Anexo 23 da Instrução CVM nº. 481 de 17 de dezembro de 2009 Pedido de Procuração para Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária

1. Informar o nome da companhia:

EDP – ENERGIAS DO BRASIL S.A. (“Companhia”).

2. Informar as matérias para as quais a procuração está sendo solicitada:

Matérias que constam da ordem do dia conforme Edital de Convocação publicado em 29 de março, 01 e 02 de abril de 2014 no Diário Oficial do Estado de São Paulo e em 31 de março, 01 e 02 de abril de 2014, no Jornal Brasil Econômico.

Deliberação sobre: 1. Assembleia Geral Ordinária: (i) tomar as contas dos administradores, examinar, discutir e votar o relatório da administração e as demonstrações financeiras, acompanhadas do parecer dos auditores externos independentes, referentes ao exercício findo em 31 de dezembro de 2013; (ii) aprovar a destinação do lucro líquido e a distribuição de dividendos referentes ao exercício de 2013, inclusive a distribuição de dividendos à débito da Reserva de Retenção de Lucros; (iii) definir o número de membros do Conselho de Administração e sua eleição; e (iv) fixar a remuneração global dos administradores da Companhia; e 2. Assembleia Geral Extraordinária: a alteração do número de membros da Diretoria e da sua composição, inclusive a designação individual e as respectivas competências estatutárias e, consequentemente, a alteração dos artigos 24 e 25 do Estatuto Social da Companhia. A Assembleia Geral Ordinária será instalada, em primeira convocação, independentemente da existência de quorum legal para a instalação da Assembleia Geral Extraordinária.

3. Identificar as pessoas naturais ou jurídicas que promoveram, organizaram

ou custearam o pedido de procuração, ainda que parcialmente, informando:

a. Nome e endereço

Administração da Companhia.

b. Desde quando é acionista da Companhia

Não aplicável.

c. Número e percentual de ações de cada espécie e classe de sua titularidade

Não aplicável.

d. Número de ações tomadas em empréstimo

Não aplicável.

e. Exposição total em derivativos referenciados em ações da companhia

f. Relações de natureza societária, empresarial ou familiar existentes ou mantidas nos últimos 3 (três) anos com a companhia ou com partes relacionadas à companhia, conforme definidas pelas regras contábeis que tratam desse assunto

4. Informar se qualquer das pessoas mencionadas no item 3, bem como

qualquer de seus controladores, controladas, sociedades sob controle comum ou coligadas tem interesse especial na aprovação das matérias para as quais a procuração está sendo solicitada, descrevendo detalhadamente a natureza e extensão do interesse em questão:

Não aplicável.

5. Informar o custo estimado do pedido de procuração:

A Companhia já custeou o presente pedido público de procuração no valor de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais).

6. Informar se (a) a companhia custeou o pedido de procuração ou (b) se seus

autores buscarão ressarcimento de custos junto à Companhia:

7. Informar:

a. O endereço para o qual a procuração deve ser remetida depois de assinada;

A procuração deverá ser entregue no endereço abaixo, aos cuidados do Departamento Jurídico da Companhia.

Rua Gomes de Carvalho, 1996 – 8º andar, Vila Olímpia, CEP 04547-006, São Paulo – SP. Em caso de acionista pessoa jurídica, a procuração deve ser acompanhada de seu contrato/estatuto social e demais documentos societários que comprovem os poderes dos signatários.

Em caso de acionista pessoa física, a procuração deve ser acompanhada de cópia dos respectivos documentos pessoais.

b. Caso a companhia aceite procurações por meio de sistema na rede mundial

de computadores, as instruções para a outorga da procuração.

O recebimento de procurações eletrônicas se dará por intermédio da plataforma Assembleias Online, no endereço www.assembleiasonline.com.br. Para tanto, é necessário que os acionistas realizem seu cadastro nesta plataforma.

Para acessar a plataforma eletrônica será necessário realizar cadastro e obter certificado digital válido, sendo que a emissão do certificado digital Assembleias Online® é totalmente gratuita para o Acionista. As instruções para formalização e envio de procurações eletrônicas, bem como para obtenção de certificado digital válido, estão disponíveis na própria plataforma e no site de Relações com Investidores da Companhia (www.edpbr.com.br/ri).

b.1. Prazo de Votação na Plataforma:

Pelo período iniciando às 12:00 horas do dia 11 de abril de 2014 até às 12:00 horas do dia 28 de abril de 2014.

b.2. Endereço Eletrônico:

www.assembleiasonline.com.br

b.3. Informações para acesso na Plataforma:

Para que possa votar via Internet pelo sistema “Assembleias Online”, o acionista precisa se cadastrar no endereço www.assembleiasonline.com.br e obter gratuitamente seu certificado digital, seguindo os passos descritos a seguir:

Passo 1 – Cadastramento

a) Acesse o endereço www.assembleiasonline.com.br, clique em “cadastro e certificado” e selecione seu perfil adequado (ex.: “Eu ainda não tenho um certificado digital”, Pessoa física – residente ou “Eu já tenho um certificado digital”, Pessoa física – residente).

b) Preencha o cadastro e clique em cadastrar, confirme os dados e em seguida terá acesso ao Termo de Adesão e caso represente uma instituição também terá acesso ao termo de representação.*

* Caso já possua um Certificado digital, é necessário efetuar apenas o cadastro e assinar digitalmente o “Termo de Adesão” para estar apto à votar nas assembleias.

c) Para a validação de seu cadastro, o termo de adesão e/ou de representação deve ser impresso, rubricado em todas as páginas, e assinado com firma reconhecida. O acionista receberá por email os documentos necessários para a validação do cadastro.

Passo 2 – Validação de cadastro e recebimento do certificado digital

a) O acionista receberá um email do portal “Assembleias Online”, relacionando os documentos necessários para a validação do cadastro, incluindo o termo de adesão. O único custo ao acionista refere-se a essa documentação – e uma única vez.

b) Assim que sua documentação for validada pela equipe do “Assembleias Online”, o acionista receberá um novo e-mail contendo os procedimentos para emissão do Certificado Digital Assembleias Online.

c) Depois de emitido o certificado, o acionista já estará pronto para votar nas assembleias. Passo 3 – Votação na Assembleia pela plataforma

Para exercer o seu direito de voto por meio de procuração eletrônica, acesse www.assembleiasonline.com.br e faça o seu login, selecione a Assembleia da EDP – ENERGIAS DO BRASIL S.A., vote e assine digitalmente a procuração. O prazo limite para a votação por procuração eletrônica será até às 12:00 horas do dia 28 de abril de 2014. O acionista receberá o comprovante do seu voto por email.

Minuta de Procuração

Por meio deste instrumento, [NOME], [NACIONALIDADE], [ESTADO CIVIL], [PROFISSÃO], portador(a) do documento de identidade [RG], inscrito(a) no CPF/MF sob o nº [CPF], residente e domiciliado(a) na [ENDEREÇO], [CIDADE], [ESTADO], [PAÍS] (“Outorgante”), nomeia e constitui [DADOS DOS DOIS PROCURADORES] (individualmente “Outorgado” e em conjunto “Outorgados”) como bastantes procuradores para, em nome do(a) Outorgante, agindo isoladamente, desempenhar as seguintes ações:

I. Representar o(a) Outorgante na qualidade de acionista da [●], (“Companhia”), na Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária a ser realizada em [●], às [●] horas, e proferir voto relativo ao(s) item(ns) da(s) Ordem(ns) do Dia em estrita conformidade com as orientações de voto estabelecidas a seguir:

ORIENTAÇÃO DE VOTO

Ordem do dia A Favor Contra Abstenção

1 Tomar as contas dos administradores, examinar, discutir e votar o relatório da administração e as demonstrações financeiras, acompanhadas do parecer dos auditores externos independentes, referentes ao exercício findo em 31 de dezembro de 2013;

2 Aprovar a destinação do lucro líquido e a distribuição de dividendos referentes ao exercício de 2013, inclusive a distribuição de dividendos à débito da Reserva de Retenção de Lucros;

3 Definir o número de membros do Conselho de Administração e sua eleição;

4 Fixar a remuneração global dos administradores da Companhia;

5 a alteração do número de membros da Diretoria e da sua composição, inclusive a designação individual e as respectivas competências estatutárias e, consequentemente, a alteração dos artigos 24 e 25 do Estatuto Social da Companhia.

II. Assinar o Livro de Registro de Presença de Acionistas da Companhia e a ata da Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária.

III. Substabelecer todos ou parte dos poderes aqui conferidos.

O presente mandato será válido para a assembleia geral da Companhia convocada para deliberar sobre as matérias constantes da(s) ordem(ns) do dia descritas acima, ficando a representação, no entanto, restrita à orientação de voto do(a) Outorgante no tocante às referidas matérias.

Os Outorgados têm poderes para votar com a totalidade das ações de titularidade da Outorgante. No caso de orientação de voto distinta para um mesmo item da Ordem do Dia que, no cálculo da distribuição dos votos, gere frações de ações, o respectivo Outorgado deverá ABSTER-SE de votar em relação à ação decorrente da soma das frações.

Os Outorgados têm poderes limitados ao comparecimento à Assembleia Geral Ordinária e ao lançamento de voto em conformidade com a orientação de voto acima, não tendo direito ou obrigação de tomar quaisquer outras medidas que não sejam necessárias ao exato cumprimento deste mandato.

E, para constar, o(a) Outorgante assinou digitalmente esta procuração em [DATA DA VOTAÇÃO].

Finalmente, uma outra compilação de textos de Costa, organizada por Xavier e com circulação bastante restrita, Lucio Costa: Obra Escrita, é citada quatro vezes no posfácio escrito

Apesar da similaridade entre as estimativas é natural optar pela versão discreta dada a natureza dos dados uma vez que, pela adoção da versão discreta, pode-se calcular exatamente,

774/13.9TBPTL-B Maria Isabel Louro Xavier Fernandes de Castro Rocha 2º - Miguel Fernando Baldaia Correia de Morais 2º - Jorge Alberto Martins Teixeira Recorrente: Maria de

Você está sendo convidado (a) a participar voluntariamente deste estudo, que tem por objetivo estudar a qualidade do sono e de vida em asmáticos graves. Você poderá sair