• Nenhum resultado encontrado

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA

EDITAL DE LICITAÇÃO PROCESSO LICITATÓRIO Nº 154/2010 MODALIDADE: LEILÃO EDITAL Nº 001/2010 I – PREÂMBULO

1.1. Torna-se público que a PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA, através da Comissão de Alienação de Bens Inservíveis designada pela Portaria n.º 059/2010, de 12 de agosto de 2010, e de conformidade com a Lei nº 8.666/93, e suas alterações e Lei Municipal 3.491, de 14/10/2009 e demais legislações aplicáveis, fará realizar licitação, na modalidade leilão, do tipo maior oferta, visando alienação de veículos automotores, pela melhor oferta, nunca inferior ao valor da avaliação, conforme cláusulas deste Edital. A presente Licitação será regida pela legislação em vigor, consoante as condições estatuídas neste Edital.

1.2. O Edital Completo poderá ser obtido pelos interessados no Setor de Licitações, em meio magnético, mediante entrega de um disquete vazio, de segunda a sexta-feira, no horário de 13:00h às 17:30h no Centro Administrativo Municipal, localizado na Rua da Glória, 394, Centro, neste município ou pelo endereço eletrônico http://www.diamantina.mg.gov.br. É necessário que ao fazer download do

Edital, seja informado à Comissão, exclusivamente via fax n.º (38) 3531-9151, a retirada do mesmo, através do preenchimento do modelo constante do Anexo V, para que possamos comunicar possíveis alterações que se fizerem necessárias. A Comissão não se responsabilizará pela falta de informações relativas ao procedimento àqueles interessados que não confirmarem, pelos meios expostos, a retirada do Edital. Quaisquer dúvidas contatar pelo telefone (38) 3531-9151

de segunda-feira à sexta-feira, no horário de 13:00h às 17:30h.

II – DO OBJETO

2.1. A presente Licitação tem como objeto a alienação de veículos automotores, pela melhor oferta,

nunca inferior ao valor da avaliação, conforme descritos no Anexo I ao presente edital.

III – DATA DE REALIZAÇÃO DO LEILÃO

3.1 - Os bens relacionados no Anexo I deste Edital, serão leiloados no estado em que se encontram, observando o abaixo disposto:

LOCAL: Centro Administrativo Municipal, Setor de Licitações

ENDEREÇO: Rua da Glória, 394, Centro. DATA: 08/10/2010

HORÁRIO: 09:00 horas

3.2 - Caso não tenham sido apregoados todos os lotes na data supramencionada, a sessão de Leilão prosseguirá no mesmo local, no próximo dia útil a partir das 10:00 horas.

IV – DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

4.1 - Poderão oferecer lances pessoas físicas e pessoas jurídicas, inscritas respectivamente no Cadastro de Pessoa Física - CPF e no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ, do Ministério da Fazenda, possuidores de documento de identidade, excluídos os integrantes do Executivo e Legislativo Municipal, Servidores e parentes e menores de 18 anos, não emancipados.

4.2 - No ato de arrematação, o interessado será considerado credenciado perante o Presidente da CPL com a apresentação dos seguintes documentos, sob pena de nulidade do lance:

4.2.1 - Cadastro de Pessoa Física (CPF);

4.2.2 - Documento de identidade, no caso de Pessoa física ou documento de identidade e credenciamento, pela empresa, no caso de Pessoa jurídica;

(2)

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA

4.2.4 - Registro comercial, no caso de empresa individual, ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado, em se tratando de sociedades empresariais, e, no caso de sociedade por ações, acompanhado de documentos de eleição de seus administradores.

4.3. Os documentos citados no subparágrafo anterior poderão ser exigidos no original, ou por intermédio de fotocópia integral legível, autenticada em Cartório ou acompanhadas do original para que a Comissão de Alienação de Bens Inservíveis autentique.

4.4 - A participação neste certame implica na aceitação de todas as condições estabelecidas neste instrumento convocatório.

V – DO HORÁRIO E LOCAL PARA A VISITAÇÃO

5.1 Os lotes estarão disponíveis para visitação nos dias de 22 a 24/09, 27/09 à 01/10 e de 04 a

07/10/2010.

5.1.1 Durante a visita, fica terminantemente proibida a retirada de qualquer bem do local em que se encontra.

5.2 Os interessados deverão agendar a visitação aos lotes com o Coordenador de Manutenção e Transportes da Secretaria Municipal de Obras, senhor Luiz Bonifácio Rodrigues, pelos telefones (38) 3531-9187 ou (38) 9940-8019, nos seguintes dias e horários:

DIAS HORÁRIOS

Segunda à sexta-feira Das 13:00 às 17:00 horas.

VI – DAS PROPOSTAS

6.1 - O envelope contendo a(s) “Proposta(s) de Compra” deverá ser indevassável, hermeticamente fechado e entregue à Comissão de Alienação de Bens Inservíveis na abertura da sessão pública deste certame, devendo indicar na sua parte externa e frontal os seguintes dizeres:

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA LEILÃO N.º 001/2010

PROPOSTA DE COMPRA

PROPONENTE:...

6.2 O Presidente e os membros da Comissão não receberão qualquer proposta após o início da sessão de Leilão.

6.3 - A “Proposta de Compra” deverá ser datilografada ou impressa, em uma via, com suas páginas numeradas e rubricadas, e a última assinada pelo representante legal da empresa, sem emendas, acréscimos, borrões, rasuras, ressalvas, entrelinhas ou omissões, salvo se, inequivocamente, tais falhas não acarretarem lesões ao direito dos demais licitantes, prejuízo à Administração ou não impedirem a exata compreensão de seu conteúdo, observado o modelo constante do Anexo II, deste Edital;

6.4 - As propostas não poderão impor condições ou conter opções.

6.5 - O preço deverá ser apresentado numericamente e por extenso, para cada lote objeto da presente licitação. Caso ocorra divergência entre os algarismos e o valor por extenso, prevalecerá o valor por extenso.

(3)

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA

VII – DA SESSÃO DE LEILÃO - ARREMATAÇÃO

7.1 – Os bens a serem leiloados deverão ser previamente avaliados, no período e horário indicados no item deste edital;

7.2 - Após a identificação dos proponentes, o Presidente declarará aberta a sessão do LEILÃO, oportunidade em que não mais aceitará novas propostas, dando início ao recebimento dos envelopes contendo as respectivas “Propostas de Compra”, conforme o lote leiloado e modelo do Anexo II deste Edital.

7.3 - Classificação das “Propostas de Compras”

7.3.1 - Abertos os envelopes de “Propostas de Compra”, estas serão analisadas verificando o atendimento a todas as especificações e condições estabelecidas neste Edital e seus Anexos;

7.3.2 - O Presidente classificará de forma provisória e decrescente as propostas apresentadas, pelo critério de proposta de MAIOR OFERTA para o lote leiloado, nunca inferior ao valor da avaliação. Todos os proponentes presentes na sessão pública serão considerados aptos para participarem dos lances verbais na arrematação do objeto leiloado.

7.4 - Lances Verbais

7.4.1 – Encerrada a classificação provisória das propostas apresentadas, será franqueada aos arrematantes a oportunidade para nova disputa, por meio de lances verbais e sucessivos, de valores distintos e crescentes;

7.4.2 - A desistência em apresentar lance verbal, quando convocado pelo Presidente, indicará a manutenção do último preço apresentado pelo licitante, para efeito de posterior ordenação das propostas;

7.4.3 – Na realização do Leilão os bens serão apregoados lote por lote, na ordem estabelecida no Anexo I deste Edital.

7.5 – Arrematação

7.5.1 - O critério para a arrematação será o de MAIOR OFERTA para o lote leiloado; 7.5.2 - Declarada encerrada a etapa competitiva e ordenadas as ofertas, o Presidente da CPL examinará a aceitabilidade da primeira classificada, quanto ao valor, declarando vencedor o arrematante com a maior oferta;

7.5.3 - Caso não se realizem lances verbais, com a apresentação de apenas uma oferta que atenda a todos os termos do Edital, será verificada a conformidade entre a proposta escrita de maior preço e o valor mínimo da avaliação realizada para o lote leiloado, oportunidade em que será considerada aceita.

7.6 - Da sessão pública lavrar-se-á ata circunstanciada, na qual serão registrados todos os atos do procedimento e as ocorrências relevantes que, ao final, será assinada pelo Presidente, pelos membros da CPL e licitantes/proponentes.

VIII – DAS CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

8.1 - O pagamento do bem arrematado deverá ser efetuado pelo arrematante, diretamente na Tesouraria da Prefeitura Municipal de Diamantina, no horário de 12 às 16:30 horas, por uma das opções abaixo:

8.1.1 – 100% (cem por cento) do valor da arrematação, à vista, na data de realização

do leilão, ou;

8.1.2 – 60% (sessenta por cento), do valor da arrematação, a título de sinal, à vista, no dia da realização do leilão, e 40% (quarenta por cento), até o dia 13/10/2010.

8.2 – O arrematante deverá utilizar o Documento de Arrecadação Municipal – DAM, emitido pela Coordenadoria de Receita da Prefeitura Municipal de Diamantina, para pagamento do(s) lote(s) arrematado(s).

(4)

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA

8.3 - Caso o arrematante não promova o pagamento integral do(s) lote(s) arrematado(s) nas opções estipuladas nos subparágrafos 8.1.1 e 8.1.2, será considerada anulada a alienação do bem, independente de notificação judicial ou extrajudicial, sendo convocado, imediatamente, o proponente na ordem sucessiva da classificação das propostas, conforme estipulado na “Ata de Julgamento das Propostas”, com a adoção dos procedimentos descritos nos subparágrafos anteriores.

8.4 – Mediante comprovação do pagamento integral do(s) bem(ns) arrematado(s), por intermédio da quitação do DAM - Documento de Arrecadação Municipal (original), o arrematante deverá apresentar à Comissão de Alienação de Bens Inservíveis, no prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas após o

pagamento, conforme a opção de pagamento escolhida, a Cédula de Identidade e CPF para pessoa

física ou CNPJ para pessoa jurídica, juntamente com a indicação do endereço do arrematante, para emissão da respectiva “Nota de Arrematação”, para o(s) lote(s) leiloado(s), conforme modelo do Anexo

III deste Instrumento Convocatório.

IX – DA RETIRADA DOS BENS

9.1 - De posse da Nota de Arrematação, o arrematante deverá dirigir-se à Comissão de Alienação de Bens Inservíveis, localizada na Rua da Glória, 394 Centro, neste município, nos seguintes dias e horários para a expedição do “Recibo de Liberação de Bens”, conforme modelo do Anexo IV deste Edital, documento indispensável para a retirada do(s) bem(ns) arrematado(s):

DIAS HORÁRIOS

Segunda à Sexta-feira Das 13:00 às 17:00 horas.

9.2 - Os arrematantes poderão agendar a retirada do(s) bem(ns) pelo telefone nº (38) 3531-9187, obedecendo os dias e horários constantes no subparágrafo 9.1.

9.3 - Os bens arrematados deverão ser retirados do local do Leilão no prazo máximo de 3 (três) dias úteis, contados a partir da expedição do “Recibo de Liberação de Bens” e agendamento realizado pela Coordenadoria de Obras.

9.4 – Exaurido o prazo estipulado no subparágrafo anterior (9.3), sem que ocorra a retirada do(s) lote(s),

o arrematante pagará multa correspondente a 2% (dois por cento) do valor da compra, além do

impedimento de participar dos próximos leilões da Prefeitura Municipal de Diamantina, pelo prazo de 02 (dois) anos.

9.5 – O arrematante será considerado “DESISTENTE”, independente de notificação judicial ou extrajudicial, perdendo o direito aos bens arrematados, os quais serão reincorporados ao Patrimônio da Prefeitura Municipal de Diamantina, caso o tempo máximo de permanência dos bens no pátio da Coordenadoria de Obras seja superior a 15 (quinze) dias corridos, a partir do término do prazo estipulado no subparágrafo 9.3, sem que ocorra a retirada do(s) lote(s).

9.6 – O(s) bem(ns) arrematado(s) não poderá(ão) ser recuperado(s) ou consertado(s) no local do leilão.

X – DAS PENALIDADES

10.1. A falta de pagamento do valor da arrematação sujeita o arrematante vencedor às penalidades previstas no artigo 87, da Lei federal nº 8.666/93, sendo-lhe permitido o exercício da ampla defesa e do contraditório, no prazo de 5 (cinco) dias úteis a contar da intimação do ato.

XI – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

11.1 - Em nenhuma hipótese haverá devolução de valores pagos em decorrência de arrematação. 11.2 - Todos os bens serão leiloados e entregues no estado de conservação em que se encontram que se presume ser de pleno conhecimento dos licitantes, aos quais é franqueada a vistoria dos lotes, conforme previsto no parágrafo 5º deste Edital.

(5)

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA

11.3 – Os arrematantes deverão arcar com as despesas de transporte e retirada do(s) bem(ns) arrematado(s).

11.4 - Considerar-se-á terminada a sessão do Leilão após o prazo fixado no subparágrafo 3.2 deste Edital.

11.5 - Nos termos Inciso III, do artigo 9º, da Lei federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993, não poderão participar do leilão na condição de arrematantes:

11.5.1 – O Prefeito e o Vice-Prefeito do Município de Diamantina; 11.5.2 – Os Vereadores de Diamantina;

11.5.3 – Os ocupantes de cargo em comissão ou função de confiança, as pessoas ligadas por matrimônio ou parentesco, afim ou consangüíneo até o segundo grau, ou por adoção;

11.5.4 – Servidores e empregados públicos municipais, subsistindo a proibição até seis meses após findas as respectivas funções.

11.6 - Na realização do Leilão os bens serão apregoados lote por lote, na ordem estabelecida no Anexo I deste Edital.

11.7 - Aplicam-se a esta alienação os dispositivos legais pertinentes, em especial os da Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993, com suas alterações.

11.8 - A participação dos licitantes no Leilão implica no conhecimento e na plena e irretratável aceitação dos termos deste Edital e de seus anexos.

11.9 – A presente licitação somente poderá ser revogada por razões de interesse público, decorrente de fato superveniente devidamente comprovado, ou anulada, em todo ou em parte, por ilegalidade de ofício ou por provocação de terceiros, mediante parecer escrito e devidamente comprovado.

11.10 – O Presidente da Comissão de Alienação de Bens Inservíveis, no interesse da Administração, poderá relevar omissões puramente formais observadas na documentação e na “proposta de compra”, desde que não contrariem a legislação vigente e não comprometam a lisura da licitação sendo possível a promoção de diligência destinada a esclarecer ou a complementar a instrução do processo.

11.11 - Quaisquer esclarecimentos poderão ser obtidos no setor de Licitações, pelo telefone n.º (38) 3531-9151 ou telefax (38) 3531-9151, ou pessoalmente, no Centro Administrativo Municipal, na Rua da Glória, 394, Centro, neste município, nos seguintes dias e horários:

DIAS HORÁRIOS

Segunda à Sexta-feira Das 12:00 às 18:00 horas.

11.12 - Para efetuar a transferência de propriedade do veículo arrematado será exigida a apresentação da Nota de Arrematação, cópia da Ata da Sessão Pública de Leilão, sem prejuízo das providências administrativas a cargo do Órgão de Trânsito.

11.13 - A Prefeitura Municipal de Diamantina não se responsabiliza pelo licenciamento/emplacamento dos veículos leiloados, junto ao órgão de trânsito.

11-14 - Fica eleito o Foro da Comarca de Diamantina como competente para dirimir toda e qualquer dúvida que possa resultar do presente instrumento.

DIAMANTINA (MG), 17 de setembro de 2010.

Carlos Augusto Meira

(6)

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA

ANEXO I PROCESSO LICITATÓRIO Nº 154/2010

MODALIDADE: LEILÃO EDITAL Nº 001/2010

Data para recebimento de propostas: 08 de outubro de 2010, até as 10:00 horas

Data para realização do leilão: 08 de outubro de 2010, a partir das 09:00 horas

Objeto: alienação de veículos automotores inservíveis para Administração, pela melhor oferta, nunca inferior ao valor da avaliação.

LOTE DESCRIÇÃO DO BEM VALOR (R$)

01 Veículo Fiat Tempra, ano 1998, placa HMM- 1532, no estado em que se

encontra.

4.333,33

02 Caminhão chevrolet D 40, ano 1991, placa GMM-0010-2199, no estado em

que se encontra.

5.500,00

03 Veículo Volkswagem Gol 1000, ano 1995, placa GMM-5720, no estado em

que se encontra

2.033,33

04 Veículo Chevrolet Marajó, ano 1983, placa GMF-0146, no estado em que se

encontra

533,33

05 Veículo Fiat Fiorino, ano 1996, placa GMM-7648, no estado em que se

encontra.

1.600,00

06 Veículo Fiat Fiorino ambulância, ano 1998, placa GMG-8836, no estado em

que se encontra.

1.766,66

07 Veículo Volkswagem Parati, ano 1990, placa GMM-1096, no estado em que

se encontra

1.866,66

08 Veículo Fiat Uno, ano 1988, placa HMM 2758, no estado em que se

encontra.

5.333,33

09 Veículo Fiat Palio, ano 1988, placa GMM 9705, no estado em que se

encontra.

4.000,00

10 Caminhão Chevrolet, ano 1986, placa HMM 7264, no estado em que se

encontra.

4.166,66

11 Ônibus Mercedes Benz, ano 1989, placa GVH 4816, no estado em que se

encontra.

6.266,66

12 Ônibus Mercedes Benz, ano 1995, placa GMM 7273, no estado em que se

encontra

7.666,66

13 Ônibus Mercedes Benz, ano 1995, placa GMM 7269, no estado em que se

encontra.

7.933,33

14 Ônibus Mercedes Benz, ano 1995, placa LBB 2199, no estado em que se

encontra.

6.666,66

15 Ônibus Mercedes Benz, ano 1995, placa GMM 7268, no estado em que se

encontra.

6.166,66

16 Veículo Caminhonete cabine dupla Toyota, ano 1990, placa GMM 1458, no

estado em que se encontra.

6.500,00

17 Moto DT 180, ano 1995, placa GOR 1884, no estado em que se encontra 300,00

Carlos Augusto Meira

(7)

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA

ANEXO II

PROPOSTA DE COMPRA – LEILÃO Nº 001/2010

PROPOSTA DE COMPRA

PROPONENTE

Nome do proponente/empresa:

Endereço:

CPF/CNPJ:

Telefone para contato:

PROPOSTA

LOTE DESCRIÇÃO DO BEM VALOR (*)

01 Veículo Fiat Tempra, ano 1998, placa HMM- 1532, no estado em que se

encontra.

02 Caminhão chevrolet D 40, ano 1991, placa GMM-0010-2199, no estado em

que se encontra.

03 Veículo Volkswagem Gol 1000, ano 1995, placa GMM-5720, no estado em

que se encontra

04 Veículo Chevrolet Marajó, ano 1983, placa GMF-0146, no estado em que se

encontra

05 Veículo Fiat Fiorino, ano 1996, placa GMM-7648, no estado em que se

encontra.

06 Veículo Fiat Fiorino ambulância, ano 1998, placa GMG-8836, no estado em

que se encontra.

07 Veículo Volkswagem Parati, ano 1990, placa GMM-1096, no estado em que

se encontra

08 Veículo Fiat Uno, ano 1988, placa HMM 2758, no estado em que se

encontra.

09 Veículo Fiat Palio, ano 1988, placa GMM 9705, no estado em que se

encontra.

10 Caminhão Chevrolet, ano 1986, placa HMM 7264, no estado em que se

encontra.

11 Ônibus Mercedes Benz, ano 1989, placa GVH 4816, no estado em que se

encontra.

12 Ônibus Mercedes Benz, ano 1995, placa GMM 7273, no estado em que se

encontra

13 Ônibus Mercedes Benz, ano 1995, placa GMM 7269, no estado em que se

encontra.

14 Ônibus Mercedes Benz, ano 1995, placa LBB 2199, no estado em que se

encontra.

15 Ônibus Mercedes Benz, ano 1995, placa GMM 7268, no estado em que se

encontra.

16 Veículo Caminhonete cabine duplaToyota, ano 1990, placa GMM 1458, no

(8)

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA

17 Moto DT 180, ano 1995, placa GOR 1884, no estado em que se encontra

Esta proposta está de acordo com todas as demais exigências para a obtenção dos bens descritos acima e especificações do Anexo I do Edital.

____________ ____ de _________de 2010.

______________________________________ ASSINATURA DO PROPONENTE

(Legível com identificação)

(9)

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA

NOTA DE ARREMATAÇÃO

Data de emissão: Nome do arrematante: CPF/CNPJ do arrematante: Nº do Leilão: 001/2010 - Processo n° 154/2010 Nº do lote arrematado:

Descrição dos bens:

Carlos Augusto Meira

(10)

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA

ANEXO IV

RECIBO DE MATERIAL ALIENADO – LEILÃO Nº 001/2010

RECIBO DE LIBERAÇÃO DE BENS

Nº do processo: _____________________ Data de realização: _____/______/_______ Nº do lote: ______________ Descrição do bem: __________________________________________________________________________ CPF/CNPJ do proponente: _____________________________ Nome do proponente: __________________________________________________________________________

Recebi em ____/ ________/ _____ os bens acima descritos, que arrematei no Leilão indicado

Nome:

__________________________________________________________________________

Assinatura: _________________________________________________________________

CPF/CNPJ: ________________________________________________________________

(11)

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA

ANEXO V

RECIBO DE RETIRADA DO EDITAL

PROCESSO LICITATÓRIO Nº 154/2010 MODALIDADE: LEILÃO

EDITAL Nº 001/2010

A empresa/pessoa física ___________________________________________, situada/residente à _____________________________________________, CEP_______________,

telefone(___)_______, Fax (___)___________, inscrita no CNPJ/CPF sob o nº

___________________________, comunica à Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura Municipal de Diamantina que retirou o edital mencionado à epígrafe e deseja ser informada de eventuais alterações através dos telefones indicados.

_____________________, de ____________ de __________.

Nome legível e Assinatura

ATENÇÃO:

- Este recibo deverá ser preenchido pelo interessado e remetido à Comissão de Alienação de Bens

Inservíveis da Prefeitura Municipal de Diamantina (MG) pelo Fax (38) 3531-9151, para eventuais comunicações aos interessados, quando necessário.

- A Prefeitura Municipal de Diamantina não se responsabiliza por comunicação às empresas que não

encaminharem este recibo ou prestarem informações incorreta no mesmo. Prefeitura Municipal de Diamantina

Centro Administrativo Municipal

Comissão de Alienação de Bens Inservíveis Rua da Glória, 394 Centro 39100-000 – Diamantina – MG Fone: (38) 3531-9151 Fax: (38) 3531-9151 e-mail: licitacao@diamantina.mg.gov.br

Referências

Documentos relacionados

Produtos de elevada qualidade Serviços de elevada qualidade Exclusividade nos produtos e serviços Diversidade de produtos e serviços Aposta na inovação Remuneração

Elaborado por Nuno Oliveira da Silva Lista dos créditos reconhecidos mas não reclamados - Folha 2 de 3.. # Identificação do Credor

A par disso, analisa-se o papel da tecnologia dentro da escola, o potencial dos recursos tecnológicos como instrumento de trabalho articulado ao desenvolvimento do currículo, e

Assim, o objetivo deste trabalho é a proposição de diretrizes para conservação de água em canteiros de obras e, em particular, durante a execução de fachadas argamassadas

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

A Linguateca também tem como uma das suas principais actividades a manutenção de um catálogo e um portal actualizado sobre o processamento computacional do português, além da

Verificado o quórum, foi aberta a sessão pelo Presidente, que agradeceu a presença de todos. 2.) EXPEDIENTE: A) O senhor Presidente Ayres colocou em votação a Ata da

No que se refere à linguagem oral, fatores como a utilização de termos inadequados ou dificuldades de expressão, podem dificultar a compreensão de uma mensagem durante o processo