• Nenhum resultado encontrado

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, de Lisboa. Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, de Lisboa. Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, de Lisboa.

Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONALIZANTE

MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL EM GESTÃO DE NEGÓCIOS Florianópolis – Turma X

Maio/2015 a Agosto/2016

O ÚNICO MBA DE SANTA CATARINA QUE ASSEGURA PROSSEGUIMENTO EM CURSO DE MESTRADO (VER ITEM 7 )

OMELHORMBADESANTACATARINA

O presente Curso no CESUSC sucede, aperfeiçoado, àquele iniciado em outubro de 1998, em parceria firmada pela UDESC / ESAG e Universidade Independente de Lisboa.

Desde o seu início, o MBA em Administração desenvolveu 30 turmas, somando cerca de 1.200 alunos, nas cidades de Florianópolis, Joinville, Lages e Jaraguá do Sul com extraordinário sucesso. O Curso em apreço participou da pesquisa “Os Melhores MBA’s do Brasil”, promovida pela Revista VOCÊ S/A, da Editora Abril, e por quatro vezes classificou-se como o no 1 de Santa Catarina e entre os três melhores do Sul do País, em eloquente reconhecimento à sua qualidade. A partir de 2007, o MBA em Administração Global, cujo contrato de cooperação se extinguiu, cedeu espaço para o MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL EM GESTÃO DE NEGÓCIOS, com grade curricular e quadro docente inovados, e sob a responsabilidade pedagógica e operacional do CESUSC- Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina, e da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, de Lisboa, Portugal. Foram conservadas as práticas de ensino até então consagradas – análise e interpretação de “cases”, por alunos divididos em grupos de trabalho -, bem como se manteve a equipe de coordenação. Importante ressaltar, por fim, que a partir da turma VIII em andamento, a grade curricular do MBA será rigorosamente igual a do “Mestrado em Gestão de Empresas”, da Universidade Lusófona. Essa inovação significa que os concluintes do MBA, interessados em prosseguir os estudos do Mestrado, promovido pela Universidade Lusófona, farão apenas a disciplina “Seminários de Investigação”, passando imediatamente após, às atividades da dissertação.

(2)

1. Objetivos

Dirigido aos profissionais que atuam em quaisquer atividades, o presente Curso objetiva dar aos participantes uma ampla visão da Administração, com ênfase na prática da gestão, bem como e principalmente procurando proporcionar conhecimentos que permitam uma eficaz atuação na empresa privada, no conhecimento público ou em negócios próprios.

Estruturado com base em uma proposta integradora, o Programa será desenvolvido através de metodologias e técnicas adequadas às necessidades dos participantes.

Nesse contexto, o objetivo geral do Projeto é transmitir um conjunto de ações gerenciais, aliado a um conjunto de conhecimentos humanistas, que forneçam tanto a fundamentação conceitual quanto a instrumentação operacional para reflexão prática da gestão.

2. Público Alvo Profissionais graduados em quaisquer áreas de conhecimento.

3. Características Gerais do Curso

1. A carga letiva será de 380 horas/aula, com 17 disciplinas. Outras 436 horas, exigíveis apenas para os que forem cursar o Mestrado, serão reservadas para estudos, leituras e pesquisas, totalizando o curso 816 horas de atividades.

2. Das 17 disciplinas a serem ministradas, 11 estarão a cargo de professores brasileiros, do quadro do CESUSC, UDESC/ESAG e UFSC, portadores dos títulos de Mestre e Doutor, formados nos Estados Unidos, Europa e Brasil, e por 6 a cargo de professores da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, de Lisboa, entre Mestres e Doutores, formados em importantes Universidades da Europa.

3. A certificação será emitida pela Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis (FCSF), mantida pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (CESUSC), no prazo de (60) dias úteis, após cumprimento, por parte do aluno, de todos os critérios previstos no Projeto Pedagógico do Curso.

4. As disciplinas serão ministradas em dois fins de semana, a cada mês e no seguinte horário:

1ª semana – sexta-feira à noite, das 19h às 23h

sábado, das 08h30 às 12h e das 13h às 17h30. 2ª semana – sábado das 08h30 às 12h e das 13h às 17h30.

OBS.: Os módulos de Política Econômica, Finanças Empresariais, Organização Industrial, Gestão da Inovação e I&D, Comércio e Relações Econômicas Internacionais e Marketing Internacional (1 FINAL DE SEMANA) serão ministrados em dias diferentes do exposto acima (de segunda a Sexta-feira).

5. O Curso será iniciado em maio de 2015 e concluído em agosto de 2016.

6. As aulas serão desenvolvidas pelo método expositivo e através de análise e interpretação de “cases”, cabendo aos alunos, em grupos, decidirem pela melhor solução do problema formulado, apresentando-a ao final da aula ao professor e a seus colegas de classe.

7. Serão aprovados os alunos com frequência de 75%, e nota mínima 7.0 (sete) na prova, a ser constituída por um “case”, preferencialmente.

8. Os participantes do MBA receberão Manual de Instruções (ementa, programa, bibliografia, Currículos dos Docentes, estrutura curricular, calendário de aulas, etc.).

(3)

9. A exigência do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) será cumprida mediante a elaboração de um caso de até 20 páginas, em forma de artigo, a ser entregue ao final do Curso.

4. Local de Realização

O curso será desenvolvido nas modernas instalações do CESUSC, na rodovia SC 401 – Km 10, trevo de Santo Antonio de Lisboa.

O complexo CESUSC conta com excelente Biblioteca, NPD, amplo estacionamento, confortável cantina, e desenvolve, além dos vários cursos de graduação, cursos de Especialização, todos com elevado conceito no ambiente do ensino superior da Grande Florianópolis.

5. Ênfase Especial

O grande objetivo do MBA é transmitir um forte conhecimento especializado e habilidades que instrumentem o Executivo para enfrentar complexos desafios da globalização e do século recém-iniciado.

Por esse motivo, a programação estabelece uma proporção aproximada de 60% de aulas teóricas e 40% de estudos e interpretação de “cases”, familiarizando os participantes na análise e solução dos problemas.

6. Estrutura Curricular

MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL EM GESTÃO DE NEGÓCIOS Tempo de Trabalho

Grade Curricular Professor Titulação Instituição à qual

está vinculado Contato (Carga Letiva) Trabalho Pessoal: (estudos, pesquisa etc. I – Módulo Introdutório

Relacionamento Interpessoal Lucrécia Miranda Serpa Especialista CESUSC 12 h/aula 36 horas Psicossociologia das

Organizações

Ana Paula Grilo Rodrigues

UDESC/ESAG 24 h/aula 24 horas

Ética em Negócios Betina Inês Backes Doutora CESUSC 24 h/aula 24 horas

II – Módulo de Gestão

Gestão de Pessoas Dannyela da Cunha

Lemos

Mestre (Doutoranda)

UDESC/ESAG 24 h/aula 24 horas

Gestão Financeira Marcus Tomasi Doutor UDESC/ESAG 24 h/aula 24 horas

Gestão de Marketing Kelly Cristina de Oliveira Costa

Mestre CESUSC 24 h/aula 24 horas

Métodos Quantitativos de Previsão

A confirmar - - 24 h/aula 24 horas

Gestão da Inovação e I&D Antônio Augusto Costa Doutor Universidade Lusófona

24 h/aula 24 horas Organização Industrial José Manuel Rodrigues

Lúcio

Doutor Universidade

Lusófona

24 h/aula 24 horas Estratégia Empresarial Mário César Barreto

Moraes

Doutor UDESC/ESAG 24 h/aula 24 horas

Logistica Empresarial Allan Augusto Platt Doutor UFSC 24 h/aula 24 horas III – Módulo Internacional

Política Econômica Antônio Augusto Costa Doutor Universidade

Lusófona

(4)

Finanças Empresariais José Manuel Rodrigues Lúcio Doutor Universidade Lusófona 24 h/aula 24 horas Comércio e Relações Econômicas Internacionais

Joaquim Mota Veiga Mestre

(Doutorando)

Universidade Lusófona

24 h/aula 24 horas Marketing Internacional Carlos Eduardo Correa

Nogueira

Mestre CESUSC 12 h/aula 36 horas

Mercado e Investimentos Financeiros

Joaquim Motta Veiga Mestre (Doutorando) Universidade Lusófona 24 h/aula 24 horas IV – Módulo Científico Pedagógico

Metodologia da Pesquisa Nério Amboni Doutor UDESC/ESAG 20 h/aula 28 horas

TOTAL DO TEMPO DE TRABALHO DE 816 HORAS, SENDO: 380 h/aula 436 horas

***Ás 436 horas serão exigidas na 2ª fase, somente para os concluintes do Curso MBA que forem se submeter ao Mestrado.

Observação:

A grade curricular aqui proposta, ao se equalizar em 100% à grade curricular do “Mestrado em Gestão da Empresas”, traz a uma significativa valorização, pois, das 17 disciplinas a serem ministradas, 9 estarão a cargo de professores brasileiros, e 6 a cargo de professores portugueses, propiciando aos alunos uma visão mais abrangente e sempre atualizada dos assuntos do Brasil e da Europa.

7. Prosseguimento Em Curso de Mestrado

Na sequência do MBA, os concluintes poderão prosseguir seus estudos no Mestrado, que será promovido, pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, sob sua responsabilidade científica e pedagógica. Como a grade curricular, a carga letiva e de trabalho, são a partir da turma VIII rigorosamente idênticas às do “Mestrado em Gestão de Empresas”, da Universidade Lusófona, os que pretenderem ingressar no Mestrado não se submeterão à prova de acesso, cursando apenas a disciplina “Seminário de Investigação”, a partir do que entrarão na fase da dissertação.

Trata-se, como se vê, de uma extraordinária e raríssima oportunidade de os participantes poderem, imediatamente à conclusão do MBA, continuarem seus estudos no Mestrado em uma das mais importantes Universidades da Europa.

A Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia emitirá para os concluintes, diploma de Mestre, com reconhecimento em todos os países que formam a Comunidade Européia. Será de exclusiva responsabilidade dos participantes, quando houver interesse, a validação do Diploma no Brasil, ficando a seu cargo a iniciativa, a movimentação e as despesas respectivas.

8. Viagem de Estudos e Estágios

No final do curso, os alunos poderão participar de uma viagem de estudos a Lisboa, compreendendo palestras, seminários e visitas a empresas. A Universidade Lusófona intermediará se possível, estágios para os interessados.

Essas atividades não estão incluídas no preço do curso e não constituem requisito obrigatório para a obtenção do certificado.

(5)

9. Inscrições

1. Requerimento com taxa de matrícula de R$ 300,00 e entrega de fotocópia dos seguintes documentos:

• Diploma do Curso de Graduação (Frente/Verso)

• Certidão de nascimento ou casamento - em conformidade com o documento de identidade • Cédula de Identidade (RG) – outros documentos não possuem validade para fins de Registro • CPF

• Histórico da graduação • 02 (duas) fotos 3 x 4 recentes • Curriculum vitae (simplificado) • Comprovante de Residência

• Comprovante de Pagamento da Taxa de Matrícula Depósito no Banco do Brasil

AG 5317-1

CC 753652-6 (Consultores em Gestão) CNPJ: 04999176/0001-50

Obs.: As cópias do diploma de graduação (frente e verso) e do histórico da graduação deverão ser entregues autenticados em cartório. Os demais documentos deverão ser entregues mediante apresentação de original e cópia/reprodução fiel do original, em perfeito estado de leitura e compreensão (autenticação realizada no momento da matrícula) e/ou cópias autenticadas em cartório, em uma mesma folha A4, em perfeito estado de leitura e compreensão.

2. A turma terá, no mínimo, 27 alunos e, no máximo, 50 alunos.

Respeitada a carga horária e para atender eventuais necessidades, a Contratada poderá juntar duas turmas em um mesmo calendário de aulas, desde que o número máximo de alunos não ultrapasse 48 alunos nas turmas integradas.

3. Promoção: os inscritos concorrerão a um Tablet ou a uma passagem aérea de ida de volta a Lisboa, Portugal, desde que o número mínimo de inscritos seja de 30 ou 35 respectivamente. 4. Os pedidos de matrícula serão recebidos na sede do CESUSC, localizada na Rodovia SC 401, Km 10, Trevo de Santo Antonio de Lisboa. Telefone para contato: 3239-2657/8419-9386.

E-mail: posgraduacao@cesusc.edu.br Home-page: www.cesusc.edu.br Fones: (48) 3239-2657 e 8419-9386

4. O curso terá um investimento de R$ 11.640,00, divididos em 24 parcelas de R$ 485,00. 5. A Coordenação do Curso, poderá a seu critério por motivos de força maior ou

(6)

10. Coordenação do Curso

Coordenador da Equipe Técnica: Adm. Especialista Carlos Melim Passoni. Coordenador da Universidade Lusófona: MSc Prof. Joaquim Motta Veiga.

11. Universidade Lusófona

O grupo de Ensino Superior Lusófona, liderado pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, tem 12.000 alunos e é integrado pela Universidade Lusófona de Lisboa, Universidade Lusófona, do Porto, duas Escolas Superiores, três Institutos Superiores e um Instituto Politécnico, estabelecidos em Portugal, Cabo Verde, Guiné Bissau, Angola e Rio de Janeiro e São Paulo.

Sua atuação é muito variada, nos campos da Arquitetura, Urbanismo, Artes Plásticas, Ciências da Computação, Ciências da Saúde, Ciências Sociais, Direito, Economia, Gestão, Educação Física, Engenharia, Psicologia e outros.

Com expressivo número de Doutores em seu quadro docente, o Grupo Lusófona se destaca no âmbito da educação superior de Portugal, pela qualidade e excelência do seu ensino.

Referências

Documentos relacionados

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

Em janeiro, o hemisfério sul recebe a radiação solar com menor inclinação e tem dias maiores que as noites, encontrando-se, assim, mais aquecido do que o hemisfério norte.. Em julho,

CENTRO COORDENADOR PARECER CONSUBSTANCIADO APROVADO (Trâmite Básico) CONEP (quando aplicável) SUBMISSÃO DO PROJETO AO CEP DO CENTRO PARTICIPANTE

Para isso basta que o pesquisador responsável, do centro coordenador do estudo, faça a submissão do projeto na Plataforma Brasil, da mesma forma que faria para um novo protocolo

Quando o projeto de pesquisa for inserido na Plataforma Brasil, existem duas opções: A) <Sem proponente>, neste caso a CONEP indicará o CEP mais próximo do