• Nenhum resultado encontrado

Igreja Pentecostal da Bíblia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Igreja Pentecostal da Bíblia"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Igreja Pentecostal da Bíblia

2014 O Ano de Josué

** Prosperidade – Josué cap. 21

Pastoreio

# 013

Direção Nacional

Retorno: Antes do pastoreio #013 é hora de ouvir: Motive os envolvidos no pastoreio a relatar os efeitos do pastoreio anterior.

Como foi recebido o pastoreio # 012?

O que você pode testemunhar de relevante para edificar outras pessoas? Distribua cópias desse pastoreio para todos os envolvidos no processo

(superintendentes regionais, líderes dos departamentos nacionais, regionais e locais, pastores e oficiais). Todos os envolvidos devem receber cópia desse mesmo ensino para que aos poucos possamos caminhar para um único propósito. Os Bispos pastoreiam Regionais que pastoreiam pastores locais que pastoreiam os oficiais. Os líderes de mulheres e jovens nacional pastoreiam as lideranças regionais que pastoreiam as lideranças de mulheres e jovens da igreja local. Siga o passo a passo, coloque a sua dinâmica pessoal e permita que o Espírito Santo faça o resto.

Sugestões para dinâmica: – promova um diálogo – ouça – fale – dê exemplos tanto pessoais como bíblicos, compartilhe, pois assim cresceremos juntos. Use Datashow, divida em grupos e escolha uma das perguntas desse pastoreio para que aja maior interação.

O objetivo desse pastoreio # 013:

• O que é prosperidade?

• Quem nos dá essa prosperidade? • Quais os objetivos de ser próspero?

(2)

Temática:

O que é prosperidade?

Geralmente entendemos a prosperidade como uma condição em que temos além da nossa necessidade.Ser próspero não significa ser rico, milionário ou bilionário, ser próspero é não faltar nada que precisamos para a nossa sobrevivência.

Mateus 6.31 Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que

comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? 32 Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; 33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Esse trecho bíblico fala que quando nosso alvo for buscar primeiramente o reino de Deus e a sua justiça as demais coisas seriam acrescentadas. Deus nos promete o que está no versículo 31 para que saibamos que não pereceremos, pois o Senhor cuida de nós. Em Salmos 37.25 está escrito: Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão.

O Senhor é revelado através da sua palavra como um Pai que cuida, que supre, sendo assim jamais nos deixará sem pão! No texto abaixo podemos constatar o cuidado e a fidelidade de Deus em cumprir o que havia prometido a seu povo.

Josué 21

43 Desta maneira deu o Senhor a Israel toda a terra que jurara dar a seus pais; e a possuíram e habitaram nela.

44 E o Senhor lhes deu repouso de todos os lados, conforme a tudo quanto jurara a seus pais; e nenhum de todos os seus inimigos pôde resisti-los; todos os seus inimigos o Senhor entregou-lhes nas mãos. 45 Palavra alguma falhou de todas as boas coisas que o Senhor falou à casa de Israel; tudo se cumpriu.

(3)

O Senhor se importou com a condição de escravidão do seu povo e planejou a saída do Egito. Eles passariam por dificuldades, teriam que atravessar o mar, passar pelo deserto, enfrentar os inimigos ao longo do caminho e ter fé e coragem para expulsarem os moradores das terras em que Deus os colocaria.

Êxodo 2

23 E aconteceu, depois de muitos dias, que morrendo o

rei do Egito, os filhos de Israel suspiraram por causa da servidão, e clamaram; e o seu clamor subiu a Deus por

causa de sua servidão.

24 E ouviu Deus o seu gemido, e lembrou-se Deus da sua

aliança com Abraão, com Isaque, e com Jacó;

25 E viu Deus os filhos de Israel, e atentou Deus

para a sua condição.

Quando nos aproximamos de Deus, quando nos relacionamos com Ele se faz necessário crer que o Senhor existe e é poderoso para realizar qualquer coisa. O Senhor tratou o povo que saiu com Moisés do Egito eles pareciam não crer totalmente em Deus mesmo tendo visto tantos feitos miraculosos ainda no Egito e ao longo do deserto. Essa falta de fé fez com o que o povo pecasse contra Deus o desagradando, isso teve uma implicação terrível que foi a não permissão para entrar na terra prometida.

Hebreus 11

06 Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é

necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

Penso que parte considerável do nosso insucesso se dá pelo fato de não nutrirmos a nossa fé em Deus através da leitura da palavra, da oração e experiências com o Senhor. Geralmente nós mudamos, iniciamos crendo e com o passar dos tempos e com as dificuldades parece que nossa fé vai sendo enfraquecida. Convido você a resgatar em sua memória as

(4)

Objetivo central desse pastoreio é:

Refletir sobre a prosperidade.

Quem nos dá essa prosperidade?

Não há nada que foi criado que não tenha vindo do Senhor. Todas as riquezas e suprimentos vieram das mãos de Deus e com propósitos específicos. Alguns gastam as suas vidas com uma corrida frenética a fim de adquirirem riquezas. Algumas denominações incentivam os seus fiéis a terem riquezas e para isso vendem de tudo desde a aquisição de “meias ungidas” a “passaporte para o céu”. Essas promessas puramente humanas a meu ver afrontam os propósitos de Deus que é soberano e dá a quem quer liberalmente. Quem além do Senhor pode de fato nos tornar prósperos?

Ageu 2.08 Minha é a prata, e meu é o ouro, disse

o Senhor dos Exércitos.

1 Coríntios 10.26 Porque a terra é do Senhor e

toda a sua plenitude.

Levando em conta que a prosperidade ou o estado de

felicidade é subjetivo, ou seja, cada indivíduo tem a sua percepção

de contentamento não podemos padronizar essa prosperidade. Por exemplo o que produz felicidade, suprimento e satisfação para uma pessoa pode não produzir para a outra pessoa.

Se esse entendimento é verdadeiro para uns a prosperidade está em morar em uma “casinha de sape”, já para outros está em morar em uma mansão. Deus é Onisciente e por isso conhece os nossos corações, necessidades e o dia de amanhã, sendo assim Ele reserva para cada um o que nos é necessário para ter uma vida próspera.

O problema é que alguns de nós queremos uma prosperidade segundo a nossa vontade e incorremos no erro registrado em: Tiago 4.03 Pedis, e

(5)

não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.

Se Deus pode nos dar qualquer coisa porque então não alcançamos os nossos objetivos?

 Talvez por enxergarmos a Deus como um serviçal nosso, sendo um relacionamento errado entre o ser humano e o Criador.

 Por fazermos pedidos que irão produzir nossa própria ruína.  Por falta de fé no Senhor.

 Por não entendermos de modo pleno os propósitos de Deus, ou seja, para que viemos ao mundo? Qual será o meu papel na sociedade secular? Na comunidade cristã? Na minha família? O que Deus quer para mim?

Precisamos confiar em Deus, Ele cuidará de nós suprindo as nossas necessidades.

Mateus 6.26 Olhai para as aves do céu, que nem

semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?

Quais os objetivos de ser próspero?

O Senhor havia preparado uma terra para cada tribo de Israel, essa terra seria a sua habitação e produziria o seu sustento. Assim como o Senhor tirou o seu povo do Egito e do meio dos deuses estranhos também na nova terra Israel não deveria se prostituir com os falsos deuses dos pagãos. Quando o povo avançava conquistando nação após nação a fama do Senhor ecoava entre os povos como um Deus poderoso que favorecia seu povo diante dos inimigos.

(6)

Josué 9. 08 Então disseram a Josué: Nós somos

teus servos. E disse-lhes Josué: Quem sois vós, e de onde vindes? 09 E lhe responderam: Teus servos vieram de uma terra mui distante, por causa do nome do Senhor teu Deus, porquanto ouvimos a sua fama, e tudo quanto fez no Egito; 10 E tudo quanto fez aos dois reis dos amorreus, que estavam além do Jordão, a Siom rei de Hesbom, e a Ogue, rei de Basã, que estava

em Astarote.

A nossa prosperidade deve glorificar a Deus, tudo que

temos e teremos será vão se de algum modo não for usado para testemunhar desse Deus poderoso. Se usarmos da nossa prosperidade ou riqueza por Deus concedida para o nosso próprio deleite sem honrar o nome do Senhor não teremos galardão. Quando usamos os nossos bens para construir falsos deuses atraímos a ira de Deus sobre nós.

Oséias 8.03 Israel rejeitou o bem; o inimigo

persegui-lo-á.

04 Eles fizeram reis, mas não por mim;

constituíram príncipes, mas eu não o soube; da sua prata e do seu ouro fizeram ídolos para si, para serem destruídos.

05 O teu bezerro, ó Samaria, te rejeitou; a minha

ira se acendeu contra eles; até quando serão eles incapazes da inocência?

06 Porque isso vem de Israel, um artífice o fez, e

(7)

bezerro de Samaria.

07 Porque semearam vento, e segarão tormenta,

não haverá seara, a erva não dará farinha; se a der, tragá-la-ão os estrangeiros.

APLICAÇÃO PRÁTICA:

 Precisamos usar o nosso dinheiro e os nossos bens para glorificar a Deus.

 Invistamos na obra do Senhor para que o seu reino se expanda.  Ajude ao aflito e necessitado isso é agradável a Deus.

 O dinheiro da igreja precisa ser gasto com pessoas, pois essas serão testemunhas vivas da ação de Deus.

Bispo Ronildo Queiroz Presidente Nacional “sou mais um”caco entre outros cacos de barro! Isaías 45.09

Referências

Documentos relacionados

Dentre os efeitos das condições de corte na formação das rebarbas destacam o modelo geométrico da ferramenta/peça, o nível de desgaste e geometria da ferramenta

A elaboração das atividades pautou-se em quatro pontos importantes enumerados por Sasseron (2011) para fundamentar o planejamento de Sequências de Ensino

No artigo de Baldus (1962) têm-se um estudo sistemático sobre carimbos corporais utilizados por grupos indígenas brasileiros e alguns poucos carimbos arqueológicos localizados

6.1.5 Qualquer alteração efetuada pelo fabricante em reator cujo protótipo já tenha sido aprovado pela Prefeitura/CEIP deverá ser informada, com antecedência, pelo

- A ingestão de quantidades significativas pode causar garganta seca - A ingestão de quantidades significativas pode causar náuseas/vómitos - Em casos de exposição severa,

Tomamos a pesquisa “A Passagem do Ensino Médio ao Ensino Superior: acesso e inclusão de alunos da rede Pública na cultura acadêmica da universidade pública”

De acordo com Kotler (2000) o mercado é constituído de vários tipos de clientes, produtos e necessidades, dessa maneira os profissionais de marketing devem determinar

Visando o conhecimento detalhado da vegetação do local, foi realizado um levantamento quali-quantitativo das árvores e palmeiras da praça, observando suas principais