• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA A PROVA DE SELEÇÃO DO COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA Nº 25/2013, DE 18 DE SETEMBRO DE 2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA A PROVA DE SELEÇÃO DO COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA Nº 25/2013, DE 18 DE SETEMBRO DE 2013"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, TÉCNICA E TECNOLÓGICA COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA

COMISSÃO PERMANENTE DE EXAME DE SELEÇÃO

U F SM

oC

gio Técnico Indu sltria

EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA A PROVA DE SELEÇÃO DO COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA

Nº 25/2013, DE 18 DE SETEMBRO DE 2013

O Diretor do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) torna público que, no período de 30 de setembro a 23 de outubro de 2013, estarão abertas as inscrições à Prova de Seleção para ingresso nos Cursos Técnicos de Nível Médio do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com as especificações a seguir relacionadas:

1 – CURSOS E VAGAS OFERECIDOS PARA 2014*

1.1 Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio** – Duração: três anos + estágio obrigatório – Vagas: 30 – Turnos: Manhã e Tarde. Exigência:

Ensino Fundamental completo;

1.2 Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio** – Duração: três anos + estágio obrigatório – Vagas: 30 – Turnos: Manhã e Tarde.

Exigência: Ensino Fundamental completo;

1.3 Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio** – Duração: três anos + estágio obrigatório – Vagas: 30 – Turnos: Manhã e Tarde. Exigência: Ensino Fundamental completo;

1.4 Técnico em Automação Industrial – Duração: dois anos + estágio obrigatório – Vagas: 32 – Turno: Noite. Exigência: Ensino Médio completo;

1.5 Técnico em Eletromecânica – Duração: dois anos + estágio obrigatório – Vagas: 32 – Turno: Noite. Exigência: Ensino Médio completo;

1.6 Técnico em Eletrônica – Duração: dois anos + estágio obrigatório – Vagas:

32 – Turno: Tarde. Exigência: Ensino Médio completo;

1.7 Técnico em Eletrotécnica – Duração: dois anos + estágio obrigatório – Vagas: 32 – Turno: Noite. Exigência: Ensino Médio completo;

1.8 Técnico em Mecânica – Duração: dois anos + estágio obrigatório – Vagas:

32 – Turno: Noite. Exigência: Ensino Médio completo;

1.9 Técnico em Segurança do Trabalho – Duração: dois anos + estágio obrigatório – Vagas: 32 – Turno: Noite. Exigência: Ensino Médio completo;

1.10 Técnico em Soldagem – Duração: dois anos + estágio obrigatório –

Vagas: 32 – Turno: Noite. Exigência: Ensino Médio completo;

(2)

Observações:

* Em atendimento ao disposto na Lei nº 12.711/2012, que dispõe sobre a reserva de vagas para ingresso em instituições federais, as vagas ofertadas no processo seletivo para ingresso em 2014 serão distribuídas conforme Anexo I deste Edital.

** Essa modalidade de curso técnico é regulamentada pela Lei 11.741/2008, pelo Decreto 5.154/2004, pelo Parecer CNE/CEB nº 39/2004 e pela Resolução CNE/CEB 01/2005. É necessário que se destaque que, de acordo com o Parecer CNE/CEB nº 39/2004, “para obter seu certificado de conclusão do Ensino Médio, o aluno deverá concluir simultaneamente a habilitação técnica de nível médio. Como se trata de um curso único, realizado de forma integrada e interdependente, não será possível concluir o Ensino Médio de forma independente da conclusão do ensino técnico de nível médio e, muito menos, o inverso.”

2 – RESERVA DE VAGAS

Em cumprimento à Lei 12.711, de 29 de agosto de 2012, o Processo Seletivo do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) adotará os seguintes procedimentos:

2.1 Reservará em cada curso, por turno, no mínimo 50% (cinqüenta por cento) de vagas para estudantes que cursaram INTEGRALMENTE o ensino fundamental em escolas públicas em cursos regulares ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos ou tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do ENCCEJA ou de exames de certificação de competências ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.

2.1.1 Para os fins deste Edital, e conforme Decreto 7824/2012 que regulamenta a Lei 12711/2012, consideram-se escolas públicas as instituições de ensino criadas ou incorporadas, mantidas e administradas pelo Poder Público, consoante Inciso I do caput do art. 19 da Lei 9394/1996.

2.2.2 Escolas particulares em sentido estrito, comunitárias, confessionais e filantrópicas não se enquadram na categoria definida no item 2.1.

2.2 No preenchimento das vagas de que trata o item 2.1, reservará 50%

(cinqüenta por cento) aos estudantes oriundos de grupo familiar com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (um salário mínimo e meio) per capita;

2.2.1 Grupo familiar compreende: o candidato(a), cônjuge ou companheiro(a), pais e, na ausência deles, a madrasta ou o padrasto, irmãos(ãs) solteiros(as), filhos(as) e enteados(as) solteiros(as) e os (as) menores tutelados(as).

2.2.2 Os rendimentos que entram no cálculo a que se refere o item 2.2 são

aqueles provenientes de: salários, proventos, pensões, pensões

(3)

alimentícias, benefícios de previdência pública ou privada, seguro desemprego, comissões, pró-labore, outros rendimentos do trabalho não assalariado, rendimentos do mercado informal ou autônomo, rendimentos auferidos do patrimônio, Renda Mensal Vitalícia – RMV e o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social - BPC.

2.3 As vagas de que trata o item 2.1 serão preenchidas, por curso e turno, por autodeclarados pretos, pardos e indígenas, em proporções no mínimo igual à de pretos, pardos e indígenas na população do Rio Grande do Sul, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

2.3.1 As vagas não preenchidas segundo os critérios estabelecidos no item 2.3 serão preenchidas por estudantes que tenham cursado INTEGRALMENTE o ensino fundamental em escola pública.

2.4 O candidato que optar por concorrer às vagas segundo o que estabelecem os itens 2.1, 2.2 e 2.3, caso venha a ser classificado, deverá apresentar, no período da matrícula, conforme o caso, a seguinte documentação:

2.4.1 Candidato oriundo de escola pública: O Histórico Escolar do Ensino Fundamental realizado INTEGRALMENTE em escola(s) pública(s) brasileira(s).

2.4.1.1 Neste caso, não se enquadra a concessão de bolsa de estudos (integral ou parcial) ou realização de uma ou mais disciplinas na rede de ensino privado, seja com seja sem bolsa de estudos.

2.4.2 Candidato oriundo de família com renda mensal familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (um salário mínimo e meio): Declaração de Composição e Renda Familiar, com firma registrada em cartório, conforme modelo constante do Anexo II deste edital, e documentos que comprovem os rendimentos informados na Declaração de Composição e Renda Familiar, conforme Anexo III deste edital.

2.4.3 Candidato autodeclarado preto ou pardo: Declaração de que é preto ou pardo, preenchida, assinada e entregue PESSOALMENTE à Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Sistema de Reserva de Vagas do CTISM.

2.4.3.1 Neste caso não são aceitas procurações.

2.4.3.2 Os Candidatos autodeclarados pretos ou pardos poderão passar por uma entrevista com a Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Sistema de Reserva de Vagas do CTISM. O candidato que não comparecer à entrevista perderá o direito à vaga.

2.4.4 Candidato autodeclarado indígena: Registro Administrativo de Índio ou Certidão do Registro Civil, acompanhados de declaração de liderança indígena da comunidade de origem, homologada pelo órgão da FUNAI que jurisdiciona a área.

2.5. O candidato classificado pelo sistema de reserva de vagas que não entregar a documentação de que trata o item 2.4 no período da matrícula perderá o direito à vaga.

2.6 As vagas não preenchidas por candidatos do sistema de reserva de vagas

serão preenchidas por candidatos que não concorreram pelo sistema de

reserva de vagas.

(4)

2.7 Os candidatos inscritos pelo sistema de reserva de vagas e não classificados por este sistema continuarão pertencendo à lista classificatória geral do processo seletivo.

2.8 Os candidatos optantes pelo sistema de reserva de vagas de que trata a Lei 12.711, de 29 de agosto de 2012, terão seus casos avaliados pela Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Sistema de Reserva de Vagas do CTISM, podendo passar por uma entrevista se houver necessidade de complementação de informações e, caso ocorra alguma irregularidade, estarão sujeitos ao cancelamento de sua matrícula, sem prejuízo das sanções penais eventualmente cabíveis.

3 – INSCRIÇÕES

3.1 As inscrições serão realizadas no site www.ufsm.br/copes, com a escolha do curso e o preenchimento dos dados solicitados na Inscrição Eletrônica, de 30 de setembro a 23 de outubro de 2013.

3.1.1 Para realizar a inscrição ao processo seletivo do CTISM é OBRIGATÓRIO que o candidato possua Carteira de Identidade (RG) ou documento de valor legal equivalente e Cadastro de Pessoa Física (CPF).

3.2 Antes de efetuar sua inscrição no sistema de reserva de vagas, o candidato deve verificar se está enquadrado no item 2 do presente edital para não correr o risco de perder a vaga caso venha a ser classificado.

3.3 Após preencher todos os dados solicitados, o candidato deverá gerar o boleto bancário e imprimi-lo. Recomenda-se ao candidato que também imprima sua Ficha de Inscrição para consultá-la a qualquer tempo.

3.4 De posse do boleto, o candidato deverá dirigir-se a qualquer agência bancária ou lotérica, onde efetuará o pagamento da taxa de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) correspondente à inscrição, estando sua homologação condicionada à comprovação desse pagamento. No caso de uso de cheque, fica a homologação condicionada à sua compensação.

3.4.1 Não será aceito agendamento de pagamento como comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

3.5 Não cabe à Agência Bancária nenhuma responsabilidade pela homologação da inscrição.

3.6 O candidato portador de necessidades especiais deverá encaminhar à

Comissão Permanente de Exame de Seleção (COPES), via Protocolo Geral da

UFSM, até o final do período de inscrições, um requerimento contendo o nome,

o número de inscrição, o tipo de necessidade especial que possui e o tipo de

atendimento de que necessita para o dia da prova, juntamente com laudo

médico indicativo da Classificação Internacional de Doença (CID). Essas são

condições necessárias para receber atendimento na Prova de Seleção para

ingresso nos cursos do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria. O

atendimento especial fica sujeito a análise de viabilidade e razoabilidade da

solicitação.

(5)

3.7 As informações e normas relativas à Prova de Seleção para ingresso nos Cursos Técnicos de Nível Médio do CTISM/UFSM estão disponíveis na Internet, no endereço eletrônico www.ufsm.br/copes.

3.8 Será disponibilizado acesso à internet para realização da inscrição na Biblioteca Setorial do CTISM (prédio 5 – campus da UFSM), de 30 de setembro a 23 de outubro de 2013, das 17h às 21h de segundas a sextas-feiras, excetuando-se feriados e dias não-letivos do CTISM.

4 – ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

4.1 O candidato que desejar isenção da taxa de inscrição deverá estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ser membro de família de baixa renda, de acordo com o Decreto nº 6.593, de 02 de outubro de 2008.

4.2 Para solicitar a isenção, o candidato deverá efetuar sua inscrição no período de 30 de setembro a 04 de outubro de 2013, no site da COPES.

4.3 Para solicitar a isenção, o candidato deverá informar nome completo;

Número de Inscrição Social (NIS); data de nascimento; sexo; número, data de emissão e órgão emissor do RG; número do CPF e nome completo da mãe.

4.4 Caberá ao candidato o correto preenchimento de seus dados e o acompanhamento sobre sua situação no site www.ufsm.br/copes.

4.5 Ao preencher, no requerimento de inscrição, o Número de Identificação Social (NIS), o candidato estará automaticamente solicitando a isenção do pagamento da taxa de inscrição e declarando pertencer a família de baixa renda.

4.6 A isenção do pagamento da taxa de inscrição será concedida pelo Departamento do Cadastro Único, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, mediante as informações prestadas pelo candidato.

4.7 No dia 14 de outubro de 2013, a COPES divulgará listagem dos beneficiados com a isenção no site www.ufsm.br/copes. O candidato cuja solicitação for deferida estará automaticamente inscrito no processo seletivo, não necessitando pagar o boleto bancário.

4.8 Não caberá recurso contra o indeferimento da solicitação de isenção da taxa de inscrição.

5 – LISTAGEM DOS INSCRITOS

5.1 No dia 01 de novembro de 2013, a COPES divulgará a Listagem Provisória de todos os Inscritos à prova de seleção no site www.ufsm.br/copes.

5.2 Se o candidato não encontrar seu nome nessa Listagem ou verificar algum

dado incorreto, deverá contatar, entre os dias 04 e 08 de novembro de 2013, a

Comissão Permanente de Exame de Seleção – na sala 113 do CTISM ou pelo

telefone (55) 3220 8044, munido de seu número de inscrição. O horário de

(6)

atendimento é das 09 às 12 horas e das 14 às 17 horas de segundas a sextas- feiras, excetuando-se feriados e dias não-letivos no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria.

5.3 No dia 20 de novembro de 2013, a COPES divulgará a Listagem Definitiva dos Inscritos com o local de realização da prova no site www.ufsm.br/copes.

Nessa listagem, de consulta obrigatória, o candidato deverá informar-se sobre o local em que realizará a prova. Fica sob a responsabilidade do candidato comparecer ao local indicado nessa listagem, no dia e horário estabelecidos.

6 – PROVAS

6.1 A Prova de Seleção, regida pela legislação vigente, será realizada em 01 (um) dia, 15 de dezembro de 2013, com duração de três horas e trinta minutos e início

6.1.1 às 8 horas para os candidatos aos Cursos Técnicos Subsequentes em Automação Industrial, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica, Segurança do Trabalho e Soldagem.

6.1.2 às 14 horas para os candidatos aos Cursos Técnicos em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio, Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio e Mecânica Integrado ao Ensino Médio.

6.2 Será realizada apenas uma prova de seleção para cada curso. Assim, os candidatos aos

6.2.1 cursos Técnicos Subsequentes em Automação Industrial, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica, Segurança do Trabalho e Soldagem farão uma prova abordando os conteúdos do Ensino Médio. A prova será no dia 15 de dezembro de 2013, às 8h, constituída de 50 questões objetivas, sendo 14 de Língua Portuguesa, 18 de Matemática e 18 de Física. Os programas dos conteúdos encontram-se no site www.ufsm.br/copes no link “Programa”;

6.2.2 cursos Técnicos em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio, Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio e Mecânica Integrado ao Ensino Médio farão uma prova abordando os conteúdos do Ensino Fundamental. A prova será no dia 15 de dezembro de 2013, às 14h, constituída de 50 questões objetivas, sendo 14 de Língua Portuguesa, 18 de Matemática e 18 de Ciências (6 de Biologia, 6 de Física e 6 de Química). Os programas dos conteúdos encontram-se no site www.ufsm.br/copes no link

“Programa”.

6.3 Todos os candidatos realizarão a prova em Santa Maria.

7 – DATA E LOCAL DAS PROVAS

7.1 As provas serão realizadas no dia 15 de dezembro de 2013 em local a ser

divulgado conforme item 5.3 deste Edital no site www.ufsm.br/copes. As provas

realizar-se-ão única e exclusivamente nos locais divulgados.

(7)

7.2 O candidato deverá apresentar-se no local de realização da prova 30 minutos antes do seu início e somente poderá utilizar caneta esferográfica de tinta azul ou preta, lápis e borracha.

7.3 O candidato que comparecer em local diferente daquele onde deverá realizar sua prova (apresentado na Listagem dos Inscritos, conforme item 5.1) não poderá participar da Prova de Seleção.

7.4 A participação do candidato na Prova de Seleção somente será permitida mediante sua segura identificação.

7.5 No dia do Exame de Seleção, o candidato deverá, obrigatoriamente, apresentar ao fiscal um documento oficial de identificação com foto, para fins de identificação e ingresso na sala.

7.5.1 São considerados documentos oficiais de identificação com foto:

carteira de identidade (RG) ou documento de valor legal equivalente (identidades funcionais de entidades de classe), certificado de reservista, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação com foto e passaporte.

7.6 O candidato somente poderá sair da sala de realização da prova transcorrida uma hora do seu início.

7.7 O candidato receberá um Caderno de Questões e uma Folha-Resposta que deverá ser preenchida nos locais indicados.

7.8 O preenchimento adequado da Folha-Resposta será de inteira responsabilidade do candidato. A Folha-Resposta não será substituída.

7.9 Ao término da realização da prova, é responsabilidade exclusiva do candidato entregar à Comissão Fiscal da sala a Folha-Resposta, podendo ficar com o Caderno de Questões.

7.10 Ao final das provas, deverão permanecer, no mínimo, dois candidatos na sala. Por isso, o penúltimo candidato deverá aguardar que o último finalize a prova para poderem sair da sala.

7.11 Ao entregar a Folha-Resposta, o candidato deverá assinar a Lista de Presença.

7.12 As respostas das questões de múltipla escolha que estiverem em branco ou com mais de uma marcação ou marcadas indevidamente serão desconsideradas.

8 – CLASSIFICAÇÃO

8.1 Para classificação final, o candidato deverá ter, no mínimo, acertado 10 (dez) questões do total da prova.

8.2 A classificação se dará na ordem decrescente dos acertos obtidos na Prova de Seleção até o limite de vagas de cada curso.

8.3 Ocorrendo igualdade de notas no preenchimento da última vaga, será classificado o candidato com melhor desempenho em Língua Portuguesa.

Permanecendo o empate, será classificado o candidato mais idoso.

(8)

8.4 A listagem dos classificados será divulgada por curso e em ordem decrescente de classificação.

8.5 Os veículos oficiais para divulgação das listagens dos classificados são a Rádio Universidade, o mural do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria e o site www.ufsm.br/copes.

8.6 O candidato que, no período determinado, não comparecer à matrícula, perderá o direito à vaga.

9 – MATRÍCULA

9.1 A matrícula será realizada na Coordenação de Registros Escolares do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria.

9.2 A matrícula dos candidatos selecionados na 1

a

chamada será de 13 a 17 de janeiro de 2014, das 8h30min às 11h30min, e os selecionados na 2ª chamada de 22 a 24 de janeiro de 2014, das 8h30min às 11h30min.

9.3 No ato da matrícula devem obrigatoriamente ser apresentados,

9.3.1 para quem vai se matricular em Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio, os seguintes documentos:

- Histórico Escolar do Ensino Fundamental (original e fotocópia);

- Carteira de Identidade (original e fotocópia);

- Cadastro de pessoa física – CPF (original e fotocópia);

- Certidão de nascimento (original e fotocópia);

- 1 (uma) foto 3x4 (recente);

- Atestado de aptidão física (para prática de Educação Física);

- Comprovante de vacina anti-tetânica (original e fotocópia).

9.3.2 para quem vai se matricular em Curso Técnico Subsequente, os seguintes documentos:

- Histórico Escolar do Ensino Médio (original e fotocópia);

- Carteira de Identidade (original e fotocópia);

- Cadastro de pessoa física – CPF (original e fotocópia);

- Certidão de nascimento ou de casamento (original e fotocópia);

- Título de Eleitor (original e fotocópia), para maiores de 18 anos;

- Comprovante de quitação militar (original e fotocópia), para candidatos do sexo masculino;

- 1 (uma) foto 3x4 (recente);

- Comprovante de vacina anti-tetânica (original e fotocópia).

9.3.3 O candidato classificado que se enquadrar no item 2 deste edital deve

também apresentar, no período da matrícula, os documentos de que trata o

item 2.4 deste edital.

(9)

9.4 O candidato deverá estar com sua situação escolar anterior devidamente regularizada.

9.5 O candidato classificado que não se apresentar para ser matriculado na 1ª chamada perderá o direito à vaga, sendo substituído pelo seguinte após o limite da primeira lista de classificação.

9.6 O candidato classificado e matriculado que não comparecer às aulas até o 5º (quinto) dia letivo sem justificativa será considerado desistente e substituído pelo seguinte da classificação.

10 – INÍCIO DAS AULAS

10.1 As aulas para todos os cursos iniciam-se no primeiro semestre letivo de 2014. A data do início das aulas será comunicada no ato da matrícula.

11 – ORIENTAÇÕES GERAIS

11.1 É de inteira responsabilidade do candidato o preenchimento correto da ficha de inscrição.

11.2 Os candidatos de nacionalidade estrangeira deverão apresentar o original da cédula de identidade estrangeira e um documento que comprove sua condição temporária ou permanente no país.

11.3 Os candidatos com necessidades especiais deverão comunicar tal fato à Comissão Permanente de Seleção, durante o período de inscrições, conforme item 3.7 deste Edital.

11.4 Não é permitida a permuta de cursos nem de turnos.

11.5 É responsabilidade exclusiva do candidato informar-se acerca de Editais e Normas Complementares, avisos e chamadas oficiais do Processo de Seleção, e de todas as etapas da matrícula.

11.6 As provas serão corrigidas através de processo de leitura ótica, sendo que o preenchimento adequado da folha resposta é de inteira responsabilidade do candidato.

11.7 Recursos referentes ao gabarito deverão ser encaminhados à COPES via Protocolo Geral da Universidade Federal de Santa Maria pelo próprio candidato até 24 (vinte quatro) horas após a divulgação do mesmo. A COPES manterá o material referente ao Processo de Seleção até 25/04/2014, data após a qual será destruído.

11.8 Os resultados do Processo de Seleção terão validade para o ingresso no CTISM no ano letivo de 2014, conforme as vagas dos cursos.

11.9 Todo e qualquer resultado obtido na prova de seleção é definitivo, não cabendo recursos a nenhuma instância.

11.10 O candidato não poderá portar quaisquer tipos de aparelho eletrônico e

outros materiais de consulta durante a realização da prova.

(10)

11.11 A constatação de qualquer tipo de fraude na inscrição pelo sistema de reserva de vagas e/ou na realização da prova sujeita o candidato à perda da vaga e às penalidades da lei, em qualquer época, mesmo após a matrícula.

11.12 Terão direito à matrícula os candidatos classificados até o limite de vagas de cada curso e de acordo com o sistema de reserva de vagas. É condição legal para a realização da matrícula a apresentação dos documentos exigidos.

11.13 É obrigatório ao candidato o conhecimento das normas gerais contidas no site da COPES (www.ufsm.br/copes) antes de gerar sua Ficha de Inscrição Eletrônica. As disposições contidas nesse site integram o presente Edital.

11.14 O Colégio Técnico Industrial de Santa Maria divulgará, quando necessário, Normas Complementares e Avisos Oficiais referentes à Prova de Seleção do CTISM através do endereço eletrônico www.ufsm.br/copes.

11.15 Os casos omissos serão resolvidos pela COPES.

GABINETE DA DIREÇÃO DO COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA, aos dezoito dias do mês de setembro do ano de dois mil e treze.

Prof. Rodrigo Cardozo Fuentes

Diretor do CTISM

(11)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, TÉCNICA E TECNOLÓGICA COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA

COMISSÃO PERMANENTE DE EXAME DE SELEÇÃO

U F SM oC

gio Técnico Indu sltria

ANEXO I AO EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA A PROVA DE SELEÇÃO

DO COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA Nº 25/2013, DE 18 DE SETEMBRO DE 2013 DISTRIBUIÇÃO/RESERVA DE VAGAS, EM ATENDIMENTO À LEI 12.711/2012

CURSO TURNO VAGAS

RESERVA SEM EP1A EP1 EP2A EP2 TOTAL

Curso Técnico em Eletrotécnica

Integrado ao Ensino Médio Manhã e

Tarde 15 3 5 3 4 30

Curso Técnico em Informática para

Internet Integrado ao Ensino Médio Manhã e

Tarde 15 3 5 3 4 30

Curso Técnico em Mecânica

Integrado ao Ensino Médio Manhã e

Tarde 15 3 5 3 4 30

Curso Técnico em Automação

Industrial Noite 16 3 5 3 5 32

Curso Técnico em Eletromecânica Noite 16 3 5 3 5 32 Curso Técnico em

Eletrônica Tarde 16 3 5 3 5 32

Curso Técnico em

Eletrotécnica Noite 16 3 5 3 5 32

Curso Técnico em

Mecânica Noite 16 3 5 3 5 32

Curso Técnico em Segurança do

Trabalho Noite 16 3 5 3 5 32

Curso Técnico em Soldagem Noite 16 3 5 3 5 32

TOTAL 157 30 50 30 47 314

Reserva EP1A - candidato egresso de Ensino Fundamental do Sistema Público, autodeclarado preto, pardo ou indígena, com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita;

Reserva EP1 - candidato egresso de Ensino Fundamental do Sistema Público com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita;

Reserva EP2A - candidato egresso do Sistema Público de Ensino Fundamental, autodeclarado preto, pardo ou indígena, com renda familiar bruta mensal superior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita;

Reserva EP2 - candidato egresso do Sistema Público de Ensino Fundamental com renda familiar bruta mensal superior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita.

Sem Reserva - candidato que não se enquadra na reserva de vagas ou não deseja participar

do Concurso por meio delas (demais vagas).

(12)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, TÉCNICA E TECNOLÓGICA COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA

COMISSÃO PERMANENTE DE EXAME DE SELEÇÃO

U F SM oC

gio Técnico Ind us

trial

ANEXO II AO EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA A PROVA DE SELEÇÃO

DO COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA Nº 25/2013, DE 18 DE SETEMBRO DE 2013

DECLARAÇÃO DA COMPOSIÇÃO E RENDA FAMILIAR

Eu, ________________________________________________________________________, Identidade n° _______________________________, CPF n° __________________________, candidato que, classificado segundo o item 2.4.2, do Edital de Inscrição para a Prova de Seleção do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria n° 25/2013, de 18 de setembro de 2013, declaro que a composição da renda do meu grupo familiar corresponde ao discriminado no quadro abaixo:

RENDA FAMILIAR

NOME COMPLETO DA CADA MEMBRO DA FAMÍLIA

Grau de Parentesco

Data de Nascimento

Valor da Renda Mensal

ou sem atividade remunerada*

Total Renda Familiar Per Capita

* Deverão ser anexadas cópias dos documentos comprobatórios dos rendimentos, conforme Anexo III deste Edital.

Fica o candidato(a) classificado(a) ou seu representante legal ciente de que será responsabilizado(a) criminalmente caso as informações aqui prestadas não correspondam à verdade.

_______________________________________________

Assinatura do candidato(a) classificado(a) ou Representante legal

(com firma reconhecida em cartório)

(13)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, TÉCNICA E TECNOLÓGICA COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA

COMISSÃO PERMANENTE DE EXAME DE SELEÇÃO

U F SM oC

gio Técnico Indu sltria

ANEXO III AO EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA A PROVA DE SELEÇÃO

DO COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA Nº 25/2013, DE 18 DE SETEMBRO DE 2013

DOCUMENTAÇÃO PARA COMPROVAÇÃO DE COMPOSIÇÃO E RENDA FAMILIAR PER CAPITA

Documentos que deverão ser apresentados, no período da matrícula, pelo candidato classificado que se enquadrar nas condições do item 2.4, alínea b, do Edital nº 25 de Inscrições para a Prova de Seleção do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, de 18 de setembro de 2013, para fins de comprovação de renda familiar per capita.

I – Se empresário:

a) Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica do último ano base;

b) Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos – DECORE, devidamente assinada por contador inscrito no Conselho Regional de Contabilidade, contendo:

b.1. os valores referentes a pró-labores auferidos nos últimos seis meses;

b.2. valores relativos a lucros e/ou dividendos recebidos no exercício em curso e imediatamente anterior.

II – Se produtor rural ou agricultor:

a) cópia da Declaração de Renda de Pessoa Física com Anexo Rural do último ano base (se declarante);

b) cópia das notas fiscais de produtor do ano em curso;

c) declaração do Sindicato Rural com especificação dos rendimentos anuais.

III – Se profissional liberal ou autônomo:

a) cópia de Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos - DECORE, assinada por contador inscrito no Conselho Regional de Contabilidade, constando a remuneração dos últimos seis meses ou Declaração de Imposto de Renda referente ao último exercício ou ainda, guia de recolhimento do INSS referente aos últimos três meses;

b) extratos bancários dos últimos seis meses.

IV – Se aposentado ou pensionista:

a) cópia de comprovante de recebimento do benefício referente ao último mês, fornecido pela agência do INSS ou extrato de pagamento do benefício;

b) cópia de carteira de trabalho e previdência social – CTPS, da página de identificação à página imediatamente subsequente ao último contrato de trabalho.

V – Se empregado:

a) cópia dos três últimos contracheques.

(14)

VI – Se estagiário:

a) cópia do Termo de Compromisso vigente e comprovante do valor da bolsa;

b) extratos bancários dos últimos seis meses.

VII – Se trabalhador informal:

a) declaração do valor médio mensal percebido, com firma reconhecida em cartório por autenticidade, e cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS, desde a página de identificação até a página imediatamente subsequente ao último contrato de trabalho;

b) guia de recolhimento do INSS dos últimos três meses;

c) extratos bancários dos últimos seis meses.

VIII – Se rendimentos auferidos do patrimônio:

Contrato de locação ou de arrendamento com firma reconhecida ou registrado em cartório, acompanhados dos três últimos comprovantes de receita.

IX – Se sem rendimentos:

Os integrantes do grupo familiar, a partir dos 18 anos, que não tiverem rendimentos, deverão apresentar cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS, desde a página de identificação até a página imediatamente subsequente ao último contrato de trabalho ou declaração com firma reconhecida em cartório de que não possui rendimentos.

X – Se auxiliado por terceiros (avós, tios, ou outra pessoa):

Comprovante do auxílio, como recibo de depósitos efetuados em conta corrente do estudante ou de outro membro do grupo familiar (declaração do valor recebido como auxílio, com firma reconhecida de quem fornece o auxílio).

OBSERVAÇÃO:

Para a comprovação de Imposto de Renda, anexar Cópia da declaração de

imposto de renda do último exercício, acompanhada do recibo de entrega à

Receita Federal do Brasil.

Referências

Documentos relacionados

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1

Para efeito de pontuação no indicador Experiência Profissional não serão consideradas ex- periências como bolsas de estudo, prestação de serviço como voluntário, períodos

No livro básico de Reinos de Ferro RPG as munições são divididas em 4 tipos: leve, pesada, de carga e de escopeta. Além disso, elas podem ser revestidas de

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

Veem o soalho da tribuna, as gelosias 4 que dão para a capela real, e amanhã, à hora da primeira missa, se entretanto não regressarem aos veludos e à arca, hão de ver

Combinaram encontrar-se às 21h

A análise mostrou a oportunidade de (i) adoção de uma estratégia de planejamento que reflita um modelo sustentável de desenvolvimento que inclua decisões sobre o futuro da Amazônia

The analysis found that there is an opportunity to (i) enact a planning strategy that reflects a sustainable development model and includes decisions about the future of the Amazon