• Nenhum resultado encontrado

i- dentificadas, o resultado da determinação da sua compos'ição quí- mica. A sistem.ãtica adotada, foi a seguida por

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "i- dentificadas, o resultado da determinação da sua compos'ição quí- mica. A sistem.ãtica adotada, foi a seguida por"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

CDU 5 9 4 ( 8 1 3 . 4 1 )

ROSA DE LIMA SILVA MELLO Prof. Assistente do Dep.

de Pesca da UFRPE.

FANI KERIK

Bacharel em ciências BiolÓgicas

F o i f e i t o o l e v a n t a m e n t o , d o s p r i n c i p a i s g r u p o s de m o l u s c o s c o m e s t i v e i s , d i s p o n i u e i s n o s m e r c a d o s p ú b l i c o s de R e c i f e , e a d e t e r m i n a ç ã o da c o m p o s i ç ã o q u i m i c a d a s p a r t e s m o l e s d e s s e s mo- l u s c o s . Apenas B i v a Z v i a e C e p h a l o p o d a s ã o c o l o c a d o s 6 v e n d a , ha- v e n d o m a i o r d i s p o n i b i l i d a d e de B i v a l v i a , d e n t r e o s q u a i s , o s u r u r u , a o s t r a , o unha de v e l h o e o m a r i s c o - p e d r a . Dos C e p h a l o p o d a , r e d u z i d a d i s p o n i b i l i d a d e , a p e n a s o p o l v o , é l e v a d o a o s m e r c a d o s .

INTRODUÇÃO

A t u a l m e n t e , j á s e p o d e c o n t a r com a l g u m a s p e s q u i - s a s s o b r e l e v a n t a m e n t o da f a u n a m a l a c o l Õ g i c a do B r a s i l , a s s i m como, temos a l g u m a s r e f e r ê n c i a s s o b r e e s p é c i e s d e m o l u s c o s comestiveis, s e u t e o r a l i m e n t i c i o e c u l t i v o d e a l g u m a s e s p é c i e s .

Não e n c o n t r a m o s r e f e r e n c i a s , s o b r e a d i s p o n i b i l i - dade d e m o l u s c o s c o m e s t i v e i s nos m e r c a d o s p ú b l i c o s de R e c i f e , on- de v á r i a s e s p c c i e s , s ã o c o l o c a d a s 5 venda, p a r a a t e n d e r a i n t r o d x ção f r e q f i e n t e d e s s e a l i m e n t o , n a d i e t a a l i m e n t a r da p o p u l a ç ã o .

V i s a n d o c o n t r i b u i r p a r a o c o n h e c i m e n t o dos m o l u s - c o s c o m e s t i v e i s em d i s p o n i b i l i d a d e , nos n o s s o s m e r c a d o s p ú b l i c o s , r e a l i z a m o s e s t e t r a b a l h o , a d i c i o n a n d o , à l i s t a g e m das e s p é c i e s i- d e n t i f i c a d a s , o r e s u l t a d o da d e t e r m i n a ç ã o da s u a compos'ição q u í - m i c a .

A s i s t e m . ã t i c a a d o t a d a , f o i a s e g u i d a por RIOS (1975):

Cad. Õmega U n i u . Fed. Rural PE., R e c i f e , 212):109-114, dez. 1978

(2)

MATERIAL E METODOS

U t i l i z a m o s m o l u s c o s b i v a l v e s e c e f a l õ p o d e s , a d q u i - r i d o s n o s m e r c a d o s de R e c i f e , mas de p r o c e d ê n c i a , da c o s t a de P e r - nambuco, p r e c i s a m e n t e d e P o n t e d o s C a r v a l h o s , I t a p i s s u m a , I t a m a r a c ã e P o n t a s d e P e d r a .

Em l a b o r a t ó r i o , e s s e m a t e r i a l f o i s u b m e t i d o a l a - vagem e secagem ã e s t u f a e p o s t e r i o r m e n t e a t r i t u r a ç ã o

P

p e n e i r a - mento, p a r a q u e s e t o r n a s s e p o s s í v e l , r e a l i z a r a a n ã l i s e b i o q u i m i - ca.

A a n á l i s e b i o q u i m i c a , f o i r e a l i z a d a no L a b o r a t ó r i o do G r u p o de I n s p e ç ã o de P r o d u t o s de O r i g e m A n i m a l do M i n i s t é r i o da A g r i c u l t u r a .

MOLUSCOS DISPONTVEIS NOS MERCADOS POBLICOS DE RECIFE

F I L O MOLLUSCA CLASSE B I V A L V I A

ORDEM MYTILOIDA (DYSODONTA) SUPERFAMTLIA MYTILOIDEA

FAMTLIA MYTILIDAE

GENERO M y t e l l a S o o t - R y e n , 1 9 5 5

M y t e l Z a f a l c a t a ( O r b i g n y , 1 8 4 2 ) Nome v u l g a r - s u r u r u

ORDEM PTERIOIDA

SUPERFAMTLIA OSTREOIDEA FAMTLIA OSTREIDAE

GENERO C r a s s o s t r e a Sacco, 1 8 9 7

C r a s s o s t r e a r h i z o p h o r a e ( G u i 1 d i n g , 1 8 2 8 ) Nome v u l g a r - o s t r a

SUBCLASSE HETERODONTA ORDEM VENEROIDA

SUPERFAMTLIA VENEROIDEA

Cad. ômega U n i u . Fed. Rural P E . , R e c i f e , 2(2),:109-114, dez. 1978

(3)

FAMTLIA VENERIDAE

SUBGENERO L i ro p h o r a C o n r a d , 1 8 6 2 GENERO A n o m a Z o c a r d i a Schumacher, 1 8 1 7

A n o m a Z o c a r d i a b r a s i Z i a n a (Gmel i n , 1 791 ) Nome v u l g a r - m a r i s c o - p e d r a

FAMTLIA SOLECURTIDAE

GENERO T a g e Z u s G r a y , 1 8 4 7

T a g e Z u s p t e b e i u s ( L i g h t f o o t , 1 7 8 6 ) Nome v u l g a r - u n h a d e v e l h o

CLASSE CEPHALOPODA ORDEM OCTOPODA

FAMTLIA ALLOPOSIDAE

GENERO A l t o p o s u s V e r r i 11, 1 8 8 0 A Z Z o p o s u s m o t l i s V e r r i 1, 1 8 8 0 Nome v u l g a r - p o l v o

COMPOSIÇÃO QUTMICA D A S P A R T E S M O L E S D O S MOLUSCOS DISPONÍVEIS NOS MERCADOS PUBLICOS DO RECIFE

Q u a d r o 1 - D e t e r m i n a ç ã o d o s T e o r e s de Umidade, G o r d u r a , P r o t e T n a s e C i n z a s , em S u r u r u , O s t r a , M a r i s c o - P e d r a , Unha de Ve- l h o e P o l v o , p e l o ~ a b o r a t õ r i o do G r u p o d e I n s p e ç ã o de P r o d u t o s de O r i g e m A n i m a l - M . A . A m o s t r a s Secas.

E l e m e n t o s em 9%.

Elemento em 9% sururu o s t r a marisco-pedra unha' de velho polvo

umi dade 10,8 5 3 13,92 8,29 7,80

gordura 8,2 2 - 4 7,42 10,31 4,45

proternas 14,l 14,9 52,56 62,82 81 ,O2

cinzas 7,6 2,2 11,24 5,71 2,84

Cad. Ômega Uniu. P e d . Rural PE,, R e c i f e , 2(2) :109-114, dez. 1978

(4)

Nos mercados p ú b l i c o s de R e c i f e , a p e n a s c i n c o e s p g - c i e s de m o l u s c o s , s ã o c o l o c a d o s ã v e n d a , s e n d o q u a t r o da C l a s s e B i - v a l v i a e uma da C l a s s e Cephalopoda. D e n t r e o s B i v a l v i a , - o s mais p r o c u r a d o s s ã o o s u r u r u e a unha de v e l h o , embora a o s t r a , s e j a mui- t o a p r e c i a d a , o s e u a l t o p r e ç o s ó p e r m i t e s u a p r o c u r a p e l a c l a s s e s o c i a l A .

Dos Cephalopoda s ó o p o l v o é e n c o n t r a d o nos merca- dos em p e q u e n i s s i m a q u a n t i d a d e , o que é d e v i d o ã a u s ê n c i a de uma de- manda r e g u l a r p e l o públ i c o .

P e l o que s e a p r e s e n t a no Q u a d r o 1 , v e r i f i c a - s e que t o d o s o s moluscos e n c o n t r a d o s nos n o s s o s m e r c a d o s , têm um a l t o t e o r de p r o t e i n a s , podendo s e r c o n s i d e r a d o s , a l i m e n t o de a l t o v a l o r n u - t r i t i v o , c o m p a r á v e i s ã s c a r n e s b o v i n a e de a v e s .

ABSTRACT

T h i s r e s e a r c h was chorded two p h a s e s . The f i r s t part, was an i n v e n t a r y o f t h e p r i n c i p a l g r o u p s o f p a l a t a b l e mollusks,sold a t t h e p u b l i c m a r k e t s o f R e c i f e . From t h i s p o p u l a t i o n , a chemicaZ a n a l y s i s was made o f t h e s o f t t i s s u e s . Only b i v a l v e s and cepha- Zopods, a r e s o l d , w i t h t h e former h a v i n g t h e h i g h e s t s a l e s r a t e . T h i s group c o n s i s t s o f : Mytella falcata ( O r b i g n y , 18421, Crassos- trea rhizophorae (Gui l d i n g , 1 8 2 8 ) , Tagelus plebeius ( L i g h t f o o t , l Z861 and Ancmalocardiabrasiliana ( G m e l i n , 17811. Of t h e l a t t e r , o n l y A l - loposus mollis V e r r i l l , 1 8 8 0 a r e b r o u g h t t o m a r k e t .

B I B L I O G R A F I A

1 . BARROS, J . B . E s t u d o s b i o e c o l õ g i c o s da ~ a g Ô a ~ u n d a ú , ~ a c e i ó - A L . M a c e i õ , S U D E N E , 1 9 6 9 .

2 . FERNANDES, L . M. 8. A s p e c t o s f i ç i o e c o l Ó g i c o s do c u l t i v o de o s t r a d e mangue. C r a s s o s t r e a r h i z o p h o r a e (Gui l d i n g , 1 9 2 8 ) .

~ n f l u ê n c i a da s a l i n i d a d e . São P a u l o , 1 9 7 5 . T e s e a p r e s e n t a da a o I n s t i t u t o d e B i o c i ê n c i a s d a U n i v e r s i d a d e d e S ã o P a u l o .

Cad. &nega U n i v . Fed. R u r a l P E . , R e c i f e , 2 ( 2 ) : 1 0 9 - 1 1 4 , d e z .

7 9 7 8

(5)

3. MEGLITSCH, P.A. I n v e r t e b r a t e z o o l o g y . 2. e d . O x f o r d , 1 9 7 2 . 8 3 4 p .

4. NASCIMENTO, I r a c e m a A.

6

RODRIGUES, L u i z E r l o n A r a ú j o . T e o r d e p r o t e í n a s e á c i d o s n u c l é i c o s em o s t r a s e l a m b r e t a s da B a í a d e T o d o s o s S a n t o s . C i ê n c i a e C u l t u r a , São P a u l o , 2

( 1 0 ) : 9 6 7 - 7 1 , o u t . 1 9 7 3 .

5. RIOS, E . C . B r a s i l i a n m a r i n e m o l l u s k s i c o n o g r a p h y . R i o Gran- d e d o S u l , F u n d a ç ã o U n i v e r s i d a d e d o R i o G r a n d e , 1 9 7 5 . 3 3 1 p .

6 . - . C o a s t a l b r a z i l i a n s e a s h e l l s . R i o G r a n d e d o S u l , Museu O c e a n o g r ã f i c o d e R i o G r a n d e , 1 9 7 0 . 255 p .

7. S I L V A MELLO, R.L. E s t u d o s p r e l i m i n a r e s s o b r e a n o m a l o c a r d i a b r a s i l i n n a ( G m e l i n ,

1 9 7 1 )

no l i t o r a l de Pernambuco.

(

Mol- l u s c a : B i v a l v i a ) . R e c i f e , 1 9 7 5 . T e s e de L i v r e O o c ê n c i a a - p r e s e n t a d a ã U n i v e r s i d a d e F e d e r a l R u r a l de P e r n a m b u c o . 8. STANBY, M . E. T e c n o l o g i a de l a i n d u s t r i a p e s q u e r a . Zaragoza ,

1 9 6 8 . 443 p .

Cad. Ômega U n i u . Fed. R u r a l PE., R e c i f e , 2 1 2 1 :109-114, d e z . 1 9 7 8

Referências

Documentos relacionados

Avaliação técnico-econômica do processo de obtenção de extrato de cúrcuma utilizando CO 2 supercrítico e estudo da distribuição de temperatura no leito durante a

Foram utilizados 120 dentes humanos unirradiculares, que após tratamento endodôntico foram separados aleatoriamente em 6 grupos n=20, de acordo com o material restaurador

A perspectiva teórica adotada baseia-se em conceitos como: caracterização câncer de mama e formas de prevenção; representação social da doença; abordagem centrada no

CÓDIGO ÓTIMO: um código moral é ótimo se, e somente se, a sua aceitação e internalização por todos os seres racionalmente aptos maximiza o bem-estar de todos

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

A proposta também revela que os docentes do programa são muito ativos em diversas outras atividades, incluindo organização de eventos, atividades na graduação e programas de

Darcy Ribeiro  Prédio 5  CEP 39401-089 Montes Claros/MG  Fone: (38)3229.8246e-mail: concurso.docente@unimontes.br.