• Nenhum resultado encontrado

Walsh School of Foreign Service da Universidade de Georgetown

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Walsh School of Foreign Service da Universidade de Georgetown"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

l i s t a d e a u t o r e s

Lista de autores 185

Alejandro González Aluno de Relações Internacionais e Estudos Latino-Americanos no Edmund A.

Walsh School of Foreign Service da Universidade de Georgetown.

Alexandra Dias Santos Licenciada em História pela fcshunl e mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação pelo iscteiul. É actualmente doutoranda no icsul, onde desenvolve uma tese sobre a obra do escritor angolano Pepetela, a partir de contribuições da sociologia, da história e da ciência política, bem como dos estudos literários.

André Lacerda Jornalista formado pela ufmg. É analista de conjuntura política e económica do Instituto Teotônio Vilela, órgão de formação política do Partido da Social Democracia Brasileira (psdb). Foi subsecretário da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo. Assessorou as campanhas presidenciais do psdb em 2002 e 2010. Autor de Brasil Real – 50 Leituras da Conjuntura Econômica nos Anos Lula.

Bruno Cardoso Reis Licenciado e mestre em História (Faculdade de Letras de Lisboa). Tem o mestrado em Historical Studies pela Universidade de Cambridge (2003). É doutor em Segurança Internacional (War Studies, King’s College) desde 2008, com uma tese sob o título Big Armies and Small Wars. Em 2007 publicou Salazar e o Vaticano que recebeu os prémios Vítor de Sá e Aristides de Sousa Mendes. É actualmente investigador no icsul e investigador associado do King’s College, e membro do cehrucp, do iiss e da apcp.

Carmen Fonseca Investigadora no ipriunl e assistente convidada no Departamento de Estudos Políticos da fcshunl, onde prepara uma tese de doutoramento sobre política externa brasileira.

Clóvis Brigagão Cientista político, director do Centro de Estudos das Américas e coordenador da Escola Sérgio Vieira de Mello – EPAZ, Instituto de Humanidades, Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro.

Eusebio Mujal-Léon Professor de Government na Universidade de Georgetown. Tem vasta obra publicada sobre a política europeia e latino-americana. Actualmente está a pre- parar um livro sobre a evolução dos acontecimentos em Cuba.

Gelson Fonseca Jr. Diplomata de carreira, foi representante permanente junto das Nações Unidas em Nova York (1999-2003), embaixador em Santiago do Chile (2003-2006) e cônsul-geral em Madrid (2003-2006). Actualmente, ocupa o cargo de inspector- -geral do Serviço Exterior. Foi professor de Relações Internacionais no Instituto Rio Branco. É autor de artigos e livros sobre questões internacionais.

Helena Ferreira Santos Lopes Licenciada em História pela fcshunl e mestre em Estudos Chineses pela School of Oriental and African Studies da Universidade de Londres.

José Javier Olivas-Osuna Licenciado em Economia e Técnicas de Investigação e Marketing pela Univer- sidade de Córdoba, e Administração Pública pela London School of Economics (lse). Doutorando no Departamento de Governo da lse, onde desenvolve uma tese centrada na análise histórico-comparativa das relações civis-militares em Portugal e Espanha durante o período do franquismo e do salazarismo.

(2)

RELAçõES INTERNACIONAIS Março:2011 29 186

OA

Maria Raquel Freire Professora auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigadora do ces. Doutora em Relações Internacionais pela Universidade de Kent (2002). Autora de Conflict and Security in the Former Soviet Union: the Role of the OSCE (Ashgate, 2003) e co-autora, com Roger Kanet, de Key Players and Regional Dynamics in Eurasia: The Return of the ‘Great Game’ (Palgrave, 2010).

Pedro Picoito Doutorando em História Medieval. Professor no Instituto Superior de Educação e Ciências. Investigador do Instituto de Estudos Medievais.

Raquel de Caria Patrício Doutora em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília, onde leccio- nou. Actualmente, é professora auxiliar no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa e investigadora do Instituto do Oriente. Tem-se dedicado ao estudo aprofundado das questões sul-americanas, com destaque para a política externa brasileira.

Rubens Ricupero Foi diplomata de carreira, aposentando-se após ocupar a chefia das embaixadas do Brasil em Genebra, Washington e Roma. Exerceu os cargos de ministro do Meio Ambiente e da Amazónia, bem como de ministro da Fazenda do Brasil, cabendo-lhe lançar a nova moeda brasileira, o real, em 1994. Entre 1995 e 2004, por eleição da Assembleia Geral das Nações Unidas, foi secretário-geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (unctad), em Genebra. Actualmente é director da Faculdade de Economia e Relações Internacionais da Fundação Armando Álvares Penteado (faap), em São Paulo.

É autor de vários livros e ensaios sobre relações internacionais, desenvolvimento económico, comércio mundial e história internacional.

Stanley G. Payne Professor emérito da Universidade de Wisconsin-Madison. Autor de numerosas obras sobre o fascismo europeu, o regime franquista e a problemática da Guerra Civil de Espanha e a II Guerra Mundial. Entre os seus livros mais recentes, destacam-se España. Una Historia Única (2008) e Hitler and Franco (2008).

Sunil Khilnani Foi nomeado director do recém-criado India Institute do King’s College, em Londres. É Starr Foundation Professor e director dos Estudos da Ásia do Sul na School of Advanced International Studies da Universidade Johns Hopkins em Washington DC. As suas publicações incluem The Idea of India, traduzida para várias línguas, e, mais recentemente, para o árabe.

Thiago Carvalho Investigador do ipriunl e do Centro de Estudos de História Contemporânea (cehcp) do iscteiul. Doutorando em História pelo icsul, onde prepara uma tese sobre as relações luso-brasileiras entre 1974 e 1985. Autor de Do Lirismo ao Pragmatismo. A Dimensão Multilateral das Relações Luso-Brasileiras: 1974-1976 (Instituto Diplomático, 2009).

Referências

Documentos relacionados

contextualizada; Realizar diagnóstico da realidade escolar do campo de estágio e das salas de aulas nas quais foram desenvolvidas as atividades; Compreender a importância do

Doravante, os profissionais, assim como as sociedades de prestação de serviços com atuação no campo da Arquitetura e Urbanismo, devem orientar sua conduta no exercício da

Considera que, sem se conferir uma maior ênfase às emissões provenientes do setor dos transportes, os objetivos gerais em termos climáticos serão insuscetíveis de ser

No Cap´ıtulo 2, s˜ ao abordadas algumas estrat´ egias de controle para o filtro ativo seletivo com compensa¸c˜ ao plena objetivando compensar uma determinada componente sim´ etrica

Em resposta a recursos impetrados, projetos idênticos submetidos em Editais distintos e visto que o autor/pesquisador receberia dois recursos de fontes diferentes para a execução

José Renato pediu a palavra, comentou que isso tudo é uma forma para mostrar como discussão Prefeitura e empresa, que a prefeitura não está se recusando de pagar o contrato, é que

A imunidade tributária conferida pelo artigo 150, inciso VI, alíena “b”, é restrita aos templos de qualquer culto religioso, não se aplicando à maçonaria, já que em

Siddharth Mallavarapu Professor de Política Internacional no Centre for International Politics, Organization and Disarmament, School of International Studies, Universidade