• Nenhum resultado encontrado

Câmara Clara apresenta para patrocínio via ProAc ICMS (renúncia fiscal) Foto: Armínio Kaiser. SP, Ao aroma do café

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Câmara Clara apresenta para patrocínio via ProAc ICMS (renúncia fiscal) Foto: Armínio Kaiser. SP, Ao aroma do café"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

D O C U M E N T Á R I O

Câmara Clara apresenta para patrocínio via ProAc ICMS (renúncia fiscal)

Ao aroma do café

Foto: Armínio Kaiser. SP, 1956.

(2)

Apresentação

O ponto de partida

são as fotografias realizadas entre 1954 e 1957 pelo agrônomo Armínio Kaiser nas principais fazendas de café da região de Campinas- SP, no início de sua atuação pelo Instituto Brasileiro do Café, e que deram origem ao livro Ao aroma do café, lançado em 2013 pela Câmara Clara com o patrocínio do ProAc e da Nestlé.

Em torno de imagens da cafeicultura, projetadas, impressas em papel ou em monóculos, serão entrevistados agrônomos contemporâneos de Armínio Kaiser, ex- trabalhadores do café e pesquisadores ligados à história da cafeicultura e à fotografia. Fazendas fotografadas no passado serão revisitadas, e filmagens de entrevistas realizadas pela proponente em mais de sete anos de convívio com o fotógrafo, falecido em 2014, integrarão o documentário.

O documentário terá cerca de 26 minutos de duração, sendo gravado em Full HD.

Á direita, capa do livro Ao Aroma do Café (Câmara Clara, 2013)., organizado por Tati Costa e Daniel Choma e que traz mais de 100 fotografias de Armínio Kaiser. Obra que inspira e norteia a produção deste novo documentário.

O filme circulará

em televisões públicas educativas (através de cessão gratuita do filme para exibição), em DVD (com distribuição gratuita de 400 exemplares a cineclubes, museus, escolas e universidades), na Internet (com a publicação da íntegra do documentário em página própria), mostras e festivais de cinema e outros eventos de interesse da empresa patrocinadora.

Projeto visa a produção do documentário Ao aroma do café e sua circulação em TVs públicas, internet, DVD e eventos.

Ao aroma do café D O C U M E N T Á R I O Aprovado para captação de recursos via renúncia fiscal no ProAc ICMS | Código 18283

Fotos: Armínio Kaiser. Estado de São Paulo, década de 1950.

(3)

D O C U M E N T Á R I O

Ao aroma do café

(4)

Produtos e ações

Documentário

• Produção e finalização de documentário de 26 minutos de duração, registrado com tecnologia digital em resolução 1920 x 1080 (Full HD), formato de tela 16x9, a 30 fps.

Entrevistas

• Realização de vinte entrevistas com pesquisadores, engenheiros, trabalhadores e ex-trabalhadores do café.

Circulação em TV e Internet

• Envio do documentário para exibição em televisões a cabo (licenciamento) e em televisões públicas educativas (cessão gratuita).

• Disponibilização pública na internet, no You Tube e Vimeo.

Produção e distribuição de DVDs

• Produção de 500 exemplares de DVD, com distribuição gratuita via correios de 400 exemplares a cineclubes e instituições museais, culturais e educacionais do estado de São Paulo.

Página na Internet

• Criação de página web para divulgação do filme, onde os internautas poderão fazer download gratuito do filme em alta resolução.

Foto: Armínio Kaiser. SP, 1955.

Ao aroma do café D O C U M E N T Á R I O Aprovado para captação de recursos via renúncia fiscal no ProAc ICMS | Código 18283

(5)

Retorno ao patrocinador

Além de apoiar um projeto de difusão do patrimônio histórico e cultural brasileiro - cumprindo importante ação de responsabilidade social - a empresa patrocinadora terá divulgação institucional garantida pela inserção de logomarca e citação literal em todos os produtos e peças de comunicação gerados.

O apoio oferecido pela empresa será divulgada do seguinte modo:

• Inserção de logomarca da empresa nos créditos de abertura do filme;

• Inserção de logomarca da empresa nos créditos de encerramento do filme;

• Citação literal do nome da empresa em todos os releases enviados à imprensa;

• Inserção de logomarca da empresa na contracapa da embalagem do DVD (500 exemplares);

• Inserção de logomarca da empresa na página web do projeto Ao aroma do café na Internet;

Como contrapartida ao incentivo cultural, também está previsto o envio de 50 DVDs para a empresa patrocinadora, podendo esta distribuí-los do modo como achar conveniente no relacionamento com seus clientes, fornecedores, funcionários e demais públicos.

Ao aroma do café D O C U M E N T Á R I O Aprovado para captação de recursos via renúncia fiscal no ProAc ICMS | Código 18283 Foto: Armínio Kaiser. SP, 1956.

(6)

D O C U M E N T Á R I O

Ao aroma do café

(7)

As fotografias de Armínio Kaiser sobre a cafeicultura brasileira já foram objeto de três projetos culturais realizados pela equipe da Câmara Clara:

Revelações da História: o acervo de Armínio Kaiser;

• Grãos de ouro em sais de prata;

• Grãos em movimento.

Realizado entre 2007 e 2008, o projeto Revelações da História possibilitou a recuperação, organização, digitalização e difusão de 1291 negativos fotográficos de Armínio Kaiser referentes à cafeicultura no Paraná entre 1957 e 1970.

Os negativos receberam higienização com aplicação do produto químico PEC 12, sendo digitalizados em alta resolução, acondicionados em envelopes apropriados e catalogados. Constituiu-se também um álbum com reproduções de todos os copiões e respectivos códigos de numeração. Dentre as ações de difusão e democratização, a publicação do livro Ao sabor do café, com 148 páginas, com distribuição gratuita de 70%

dos exemplares a instituições culturais e educacionais de Londrina-PR, além de Exposição Fotográfica, CD-Rom e página web no site www.camaraclara.org.br.

Ações anteriores sobre o acervo de Armínio Kaiser

Acima, capa do livro Ao Sabor do Café e do Livro DVD Grãos de Ouro em Sais de Prata .

Ao aroma do café D O C U M E N T Á R I O Aprovado para captação de recursos via renúncia fiscal no ProAc ICMS | Código 18283

O projeto audiovisual Grãos de ouro em sais de prata, realizado entre 2008 e 2009, percorreu distritos da zona rural de Londrina-PR a entrevistar trabalhadores sobre os sentidos das fotos de Armínio Kaiser. A pesquisa resultou na produção dos documentários Grãos de ouro em sais de prata (52’) e Café passado agora (13’), disponibilizados no Livro DVD Grãos de ouro em sais de prata. Além de exibições na TV Escola, TV Sesc e Canal Futura, os filmes foram exibidos em escolas públicas das comunidades rurais envolvidas, além de terem sido distribuídas 250 cópias a cineclubes e escolas da região de Londrina-PR.

Realizado entre 2011 e 2013, o projeto Grãos em movimento realizou higienização, digitalização, ordenação e acondicionamento de mais de 1400 imagens realizadas entre 1954 e 1957 por Armínio Kaiser, referentes à cafeicultura nos estados de SP, MG, BA e SC. O trabalho gerou a publicação do livro Ao Aroma do Café, com 800 cópias distribuídas a universidades e escolas técnicas do estado de São Paulo, além de página web e do curta Cortes - Entrevista com Armínio Kaiser (10’).

(8)

Armínio Kaiser nasceu em Salvador-BA no ano de 1925 e faleceu em Londrina-PR em 2014.

Como engenheiro agrônomo e técnico do Instituto Brasileiro do Café – onde trabalhou de 1953 a 1989 - Armínio visitou inúmeras propriedades a prestar assessoria técnica aos cafeicultores. Por conta própria, sempre levava consigo uma, duas ou até quatro câmeras fotográficas. Foi desta forma que ao longo dos anos Armínio compôs vasta produção sobre as diferentes etapas do cultivo do café em diferentes regiões de São Paulo, Paraná, Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Paralelamente ao trabalho técnico, Kaiser foi construindo sua própria leitura das mudanças sociais que vivenciava através da fotografia.

Com sua companheira em mãos e olhar social, seus recortes são um exaustivo exercício de composição. O trabalho sobre o acervo é uma importante forma de reconhecimento e valorização da atuação do fotógrafo Armínio Kaiser. Sua experiência de vida e seu vínculo com a fotografia, narram parte das transformações sofridas nas regiões agrícolas e nas relações humanas no século XX.

Breve biografia de Armínio Kaiser

Em sua residência em Londrina, Armínio Kaiser apresenta algumas de suas fotografias e copiões a equipe do Instituto Câmara Clara, em 2008.

Ao aroma do café D O C U M E N T Á R I O Aprovado para captação de recursos via renúncia fiscal no ProAc ICMS | Código 18283

(9)

Sobre os proponentes

A Câmara Clara - Instituto de Memória e Imagem

Associação cultural sem fins lucrativos formalizada em 2007 e que congrega fotógrafos, videastas, historiadores, comunicadores e escritores dos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Focada na realização de projetos de pesquisa e produção cultural ligados ao registro, preservação e difusão do patrimônio material - acervos fotográficos - e imaterial - documentários em vídeo sobre narrativas de memórias de velhos brasileiros.

Nestes anos de atividade, a equipe do instituto Câmara Clara realizou mais de vinte projetos culturais, com parcerias públicas e privadas, dentre as quais se destacam Ministério da Cultura, Secretaria de Cultura de Londrina, Canal Futura, Nestlé, Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, Instituto Brasileiro de Museus, dentre outros.

Para acessar vídeos, fotos e textos sobre as ações desenvolvidas, visite o site www.camaraclara.org.br

Sede: Atibaia-SP. Cnpj: 09.047.330/0001-07.

Coordenadores

Coordenação de Pesquisa e Produção: Tati Costa.

Coordenação Audiovisual: Daniel Choma.

Coordenação de Circulação: Edson Vieira.

Coordenação Musical: Domingos de Salvi

Projeto Ao aroma do café - Documentário Lei de incentivo: ProAc ICMS

Código do projeto: 18283

Contato

Telefone: (11) 95896 8781 - tratar com Tati Costa.

E-mail: contato@camaraclara.org.br

Ao aroma do café D O C U M E N T Á R I O Aprovado para captação de recursos via renúncia fiscal no ProAc ICMS | Código 18283

(10)

O que é o ProAC?

O ProAC é um programa da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, instituído pela Lei nº 12.268 de 20/02/06, que visa apoiar projetos culturais através de editais públicos e do mecanismo de incentivo fiscal (ICMS).

O projeto Ao aroma do café - Documentário foi aprovado no mecanismo de renúncia fiscal, sendo autorizado para captar o montante de R$60.000,00 (conforme publicado no Diário Oficial do Estado de SP de 21/04/2016 - Executivo I - Pag. 67). O código do projeto no ProAc é 18283.

A empresa patrocinadora abaterá 100% do valor doado ao projeto Ao aroma do café diretamente do valor de ICMS devido mensalmente ao governo estadual.

Sim, quero patrocinar. O que devo fazer?

Para patrocinar projetos culturais através do direcionamento do ICMS é necessário que a empresa esteja em dia com os pagamentos de impostos estaduais. Os passos para realizar o patrocínio são os seguintes:

• através de sua Inscrição Estadual, a empresa faz um cadastro no site da Secretaria da Fazenda de SP (www.

pfe.fazenda.sp.gov.br), no link “Sistema PAC - Programa de Ação Cultural - Credenciamento e destinação de recursos a projetos culturais”;

• em processo on-line a empresa será habilitada por esta secretaria a incentivar um montante por mês. O valor que a empresa poderá destinar para patrocínio dependerá do faturamento e da tributação do ICMS. Esta informação será obtida no momento de gerar o faturamento de ICMS mensal;

• no próprio processo de geração da guia para pagamento do imposto, gera-se um boleto específico para incentivo ao projeto escolhido.

Logo do ProAc e do Governo do Estado de São Paulo, que autorizaram a realização do documentário Ao Aroma do Café.

Ao aroma do café D O C U M E N T Á R I O Aprovado para captação de recursos via renúncia fiscal no ProAc ICMS | Código 18283

No site da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo encontram-se todas as informações referentes ao ProAC.

O endereço é www.cultura.sp.gov.br .

(11)

D O C U M E N T Á R I O

Ao aroma do café

(12)

Empresas interessadas em patrocinar o documentário Ao Aroma do Café podem entrar em contato com Tati Costa - Diretora de Projetos da Câmara Clara.

E-mail: contato@camaraclara.org.br Telefone: (11) 95896 8781

Site: www.camaraclara.org.br

Ao aroma do café D O C U M E N T Á R I O Aprovado para captação de recursos via renúncia fiscal no ProAc ICMS | Código 18283

Referências

Documentos relacionados

O rendimento não pode resultar, por isso, como tem acontecido, unicamente da actividade laboral, no sentido salarial tradicional, pois, cada vez mais, “ele tem por

Table 1- Atlantic and Pacific chub Mackerel metazoan parasites and its geographical distribution………..………….5 Table 2- Targeted gene, sequence of the

Deste modo, quer o tempo necessário para se atingir o valor máximo de taxa de conversão, quer a percentagem de material curado correspondente ao valor máximo da taxa de

Assim sendo, no momento de recepção de encomendas é necessário ter em atenção vários aspetos, tais como: verificar se a encomenda é para a farmácia; caso estejam presentes

A estabilidade térmica, antes e após o processamento mecânico da polpa celulósica, foi investigada por meio da termogravimetria (TG) e análise da derivada da

Quando conheci o museu, em 2003, momento em foi reaberto, ele já se encontrava em condições precárias quanto à conservação de documentos, administração e organização do acervo,

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on