• Nenhum resultado encontrado

SEMINÁRIO DE PESQUISA DO DOUTORADO DE PPGD/UFSC NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE RESUMOS E CERTIFICAÇÃO DA APRESENTAÇÃO DE RESUMOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SEMINÁRIO DE PESQUISA DO DOUTORADO DE PPGD/UFSC NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE RESUMOS E CERTIFICAÇÃO DA APRESENTAÇÃO DE RESUMOS"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

SEMINÁRIO DE PESQUISA DO DOUTORADO DE 2021- PPGD/UFSC NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE RESUMOS E CERTIFICAÇÃO

A Comissão Organizadora torna público através deste edital as normas relativas à apresentação de resumos no Seminário Anual de Pesquisa do Doutorado, bem como o cronograma das palestras e das exposições, com suas respectivas bancas.

DA APRESENTAÇÃO DE RESUMOS

Cada trabalho poderá ser debatido por até 25 minutos, estando incluso neste tempo:

a)

a apresentação do estudante, que deverá respeitar o limite de 05 minutos;

b) as arguições da banca, que serão feitas preferencialmente em até 10 minutos;

c)

debate entre todos presentes na sala.

Os estudantes terão 05 minutos para apresentarem seus trabalhos. Deve-se priorizar a apresentação de elementos que não constam no resumo, mas que facilitam a compreensão e contextualização do trabalho. Após a arguição individual, a banca terá no máximo 10 minutos para expor suas considerações em conjunto. Por fim, o estudante junto à banca e os colegas presentes na sala poderão utilizar os 10 minutos finais para promover o debate em relação ao trabalho apresentado.

DA CERTIFICAÇÃO

(2)

Todos aqueles que apresentarem a parcial de suas pesquisas receberão certificados de apresentação de trabalho. Para isso, devem se inscrever no link:

https://forms.gle/vccqvCciyinAG5cW8 .

Ademais, aqueles que, independentemente de apresentarem resumos ou não, comparecerem às palestras dos dias 27/10 e 28/10, bem como a duas mesas redondas de apresentação de resumos, obterão certificado de ouvintes. Neste caso, devem se inscrever previamente no link a seguir: https://forms.gle/24iSKThiWuybdFBk8 . Para fins de certificação, considera-se que cada área de pesquisa corresponde a uma mesa redonda, independentemente da alteração dos professores da banca.

DO CRONOGRAMA DE PALESTRAS

DIA 27/10 Sala: https://meet.google.com/ezf-yxpi-znj

9h00 às 9h30 – Abertura: Prof. Norma Sueli Padilha e Prof. Cristiane Derani

09h30 às 11h00 – Os desafios da pós-graduação e pesquisa em tempos de pandemia - Prof. Elda C. A. Bussinger

Livre Docente pela Universidade do Rio de Janeiro (UniRio). Pós-doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora em Bioética pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV).

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV. Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Direito da Faculdade de Direito de Vitória (FDV). Coordenadora de Pesquisa, Extensão e Relações Internacionais da Faculdade de Direito de Vitória (FDV) . Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Direito da FDV (Mestrado e Doutorado em Direitos e Garantias Fundamentais). Editora da Revista Direitos e Garantias Fundamentais (QUALIS A 1). Coordenadora do Grupo do BIOGEPE- Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Políticas Públicas, Direito à Saúde e Bioética. Consultora ad hoc da CAPES/MEC, para a área do Direito. Membro da Rede Interamericana de Pesquisa em Direitos e Garantias Fundamentais. Colunista de A Gazeta. Vice-Presidente do Conselho Científico da Sociedade Brasileira de Bioética. Professora Associada II aposentada da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

11h00 às 12h30 – Metodologias jurídicas – Prof. Jéssica Gonçalves

Graduada em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina com premiação de melhor índice acadêmico (láurea acadêmica - 2011). Aprovada no Exame OAB na décima fase do curso de Direito

(3)

(2010). Ex Sócia do Escritório Cordova Advogados Associados (2011-2013). Formada pela Escola da Magistratura do Estado de Santa Catarina (módulo I - 2012 e módulo II - 2014). Pós Graduada em Direito Processual Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Pós Graduada em Direito Público pela Universidade Regional de Blumenau (2013). Pós Graduada em Direito Aplicado pela Universidade Regional de Blumenau (2014). Aprovada em primeiro lugar geral para o Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (ano 2016). Aprovada em terceiro lugar geral para o Doutorado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Ex Editora-chefe da editora jurídica Emais. Doutora em em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (ano 2019).

DIA 28/10 Sala: https://meet.google.com/nfv-yurv-htx

09h30 às 11h00 – Como escrever uma tese na prática – Prof. Melissa Ely Melo e Prof. Rodrigo Valgas Santos

Melissa Ely Melo. Professora Adjunta I da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora com Pós-Doutorado em Direito (Bolsa do CNPq de PDJ). Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (Bolsa CNPq), com estágio de doutoramento na Universidade de Alicante (Espanha) (Bolsa da CAPES pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE). Mestre em Direito pela UFSC (Bolsa CAPES) e Especialista em Biossegurança pela UFSC (Bolsa CNPq).

Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Membro do Grupo de Pesquisa Direito Ambiental e Ecologia Política na Sociedade de Risco (GPDA-UFSC/CNPq), do Observatório de Justiça Ecológica (OJE-UFSC/CNPq), da International Union for Conservation of Nature (IUCN) e da Rede ONU "Harmony with Nature" (United Nations Harmony with Nature Knowledge Network). Autora e Organizadora de Livros e Artigos Científicos em Periódicos. Atua, principalmente, nas áreas de Direito Ambiental e Direito Empresarial.

Rodrigo Valgas dos Santos é advogado, graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC, Pós-Graduado em Direito Administrativo pela Universidade Regional de Blumenau FURB e Mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná - UFPR; Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; Ex-Presidente do Instituto de Direito Administrativo de Santa Catarina ? IDASC (2005/2010); Professor do Comité para el Estudio y Difusión del Derecho en América Latina - CEDDAL; Professor de Graduação e Pós-graduação do CESUSC; Ex-Coordenador do Curso de Especialização em Direito Administrativo no CESUSC;

Diretor Acadêmico do Instituto de Direito Administrativo de Santa Catarina ? IDASC (2011-2013);

Conselheiro do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo ? IBDA; Ex-Presidente da Comissão de Estudos Jurídicos e Legislativos da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção de Santa Catarina de 2010 a 2013. Ex-Professor da Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina ? ESMESC; Ex- Coordenador do Curso de Especialização em Direito Administrativo no CESUSC; Consultor jurídico de diversos municípios catarinenses; militante no foro judicial e administrativo em causas de natureza jurídico-públicas; conferencista estadual, nacional e internacional sobre temas ligados ao Direito Administrativo; participante e expositor em vários seminários, simpósios, congressos, sobre temas ligados ao Direito Público, mormente o Administrativo.

(4)

11h00 às 12h00 - Pesquisas de campo - Luiza Landerdahl Christmann

Docente da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul e Joinville. Professora responsável por Projeto de TCC e Monografia na unidade de Jaraguá do Sul. Doutora em Direito pelo Programa de Pós- Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou como professora conteudista para Especialização em Direito Ambiental - UNISULVirtual. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou como professora substituta na Universidade Federal de Santa Catarina, onde lecionou Direito Empresarial e Responsabilidade Civil. Aprovada no Exame de Ordem 2010.1.

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria.

DO CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÃO DE RESUMOS

DIA 27/10 - SALA 01 14h às 16h00 - Direito Ecológico e Direitos Humanos Sala: https://meet.google.com/dms-obms-vbi

Profa. Dra. Lucia Helena de Souza Martins

Graduada em Direito pela UNIVALI. Mestre e Doutora em desenvolvimento regional pelo programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Docente com atuação nas áreas de direito constitucional e ambiental, cuja área de pesquisa volta-se aos debates sobre Desenvolvimento, Meio ambiente e Democracia.

Experiência de dez anos na área de gestão acadêmica, tendo atuado como coordenadora do Curso de Direito da UNISOCIESC. Advogada com experiência nas áreas de direito civil e direito constitucional.

Profa. Dra. Camila Drabowski de Araújo Mendonça

Doutora em Direito Internacional do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestre em Direito Internacional pelo Programa de Pós- Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Bacharel em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul. Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Curitiba - Unicuritiba. Bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal do Paraná - UFPR.

Discentes:

● 14h - A PESQUISA CIENTÍFICA BRASILEIRA EM JUSTIÇA

RESTAURATIVA: CONSTATAÇÕES, PREOCUPAÇÕES E A

IMPORTÂNCIA DE INCLUSÃO DO FATOR COMUNIDADE. Doutorando

(5)

Vilobaldo Cardoso Neto. Orientador: Prof. Dr. Francisco Quintanilha Véras Neto.

● 14h 25min - O MEIO AMBIENTE DO TRABALHO E AS REALIDADES LABORAIS DO SÉCULO XXI: ATUAÇÃO INTERNACIONAL DOS SINDICATOS PARA ENFRENTAR OS NOVOS DESAFIOS. Doutoranda Luciana de Araujo Grillo Schaefer. Orientadora: Prof. Dra. Norma Sueli Padilha.

● 14h 50min - A COR DA DOR: A VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA EM MULHERES NEGRAS A PARTIR DA NECROPOLÍTICA NO ACESSO AO DIREITO SOCIAL À SAÚDE EM FLORIANÓPOLIS/SC. Doutorando:

Rogério Raymundo Guimarães Filho. Orientador: Prof. Dr. Francisco Quintanilha Veras Neto.

● 15h 15min - O ANTAGONISMO DO ESTADO-NAÇÃO NA EFETIVIDADE DOS DIREITOS HUMANOS: DESAFIO DO DIREITO INTERNACIONAL.

Doutorando: Paulo Klein Junior. Orientadora: Prof. Dra. Norma Sueli Padilha.

16h00 às 18h00 - Direito Ecológico e Direitos Humanos Sala: https://meet.google.com/omd-eivh-wkw

Profa. Dra. Fernanda de Salles Cavedon-Capdeville

Possui graduação em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí, mestrado em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí, Diploma de Estudos Avançados (DEA) em Direito Ambiental pela Universidade de Alicante, Espanha, doutorado em Programa de Doutorado em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí, doutorado em Direito Ambiental pela Universidade de Alicante, Espanha, pós-doutorado na Universidade de Limoges, França, como bolsista da Fondation Maison des Sciences de l'Homme e pós-doutorado sênior com bolsa do CNPq na Universidade Federal de Santa Catarina. É professora e pesquisadora, tendo como áreas especificas de trabalho: Direito Ambiental, Direito Internacional do Meio Ambiente, Direitos Humanos, Desastres, Mudança Climática e Mobilidade Humana. Pesquisadora da Rede Sul-Americana para as Migrações Ambientais - RESAMA. Pesquisadora do Centro Internacional de Direito Comparado do Ambiente - CIDCE (Centre International de Droit Comparé de l'Environnement), França. Sócia fundadora da Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil.

Profa. Dra. Katya Regina Isaguirre

Graduação em Direito. Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania. Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento junto ao MADE/UFPR, tendo realizado doutorado-sanduíche na Universidade de Liège (BE), Campus Arlon, junto à unidade de Socioeconomia, ambiente e

(6)

desenvolvimento (SEED), sob a orientação do Prof. Dr. Pierre M. Stassart. Atualmente é professora adjunta do departamento de Direito Público da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná. Leciona as disciplinas de direito ambiental e agrário e atua junto aos Programas de Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento e Programa de Pós-graduação em Direito da Faculdade de Direito da UFPR. Pesquisadora colaboradora da Universidade de Liège (SEED, Arlon) e membro integrante do Grupo de Trabalho Direito, Classes e Reconfiguração do Capital, do Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais (CLACSO). Tem experiência em trabalhos que envolvam a metodologia interdisciplinar e desenvolve pesquisas e projetos de extensão voltados para a grande área temática dos direitos humanos, atualmente concentrada nas seguintes abordagens: direito ambiental, direito agrário e direito humano à alimentação adequada e culturalmente adaptada.

Discentes:

● 16h - AS INJUSTIÇAS AMBIENTAIS E ECOLÓGICAS DECORRENTES DO EXTRATIVISMO MINERAL ECOCIDA SOB A ÓTICA DO DIREITO ECOLOGIZADO E À LUZ DA CRIMINOLOGIA VERDE. Doutoranda:

Leatrice Faraco Daros. Orientadora: Profa. Dra. Letícia Albuquerque.

● 16h 25min - REFÚGIO CLIMÁTICO: CONTRIBUTO PARA O REDIMENSIONAMENTO ECOLÓGICO DA JUSTIÇA INTERNACIONAL.

Doutoranda: Thais Silveira Pertille. Orientadora: Profa. Dra. Letícia Albuquerque.

● 16h 50min - A MARICULTURA SUSTENTÁVEL E O MEIO AMBIENTE DO TRABALHO. Doutoranda: Poliana Ribeiro dos Santos. Orientadora: Profa. Dra.

Norma Sueli Padilha.

● 17h 15min - POLUIÇÃO POR RESÍDUOS PLÁSTICOS NO OCEANO:

RESPONSABILIDADE INTERNACIONAL DOS ESTADOS POR DANOS AO AMBIENTE MARINHO. Doutoranda: Camila Segovia Rodríguez.

Orientadora: Profa. Dra. Cristiane Derani.

● 17h 40min - DIREITO ECOLÓGICO EM TEMPOS DE INCERTEZA FABRICADA: JUSTIÇA E CIÊNCIA PARA UM DIREITO DO ANTROPOCENO. Doutoranda: Mariana Carvalho Victor Coelho. Orientador:

Prof. Dr. José Rubens Morato Leite.

DIA 27/10 - SALA 02

14h00 às 16h00 - Constitucionalismo, Democracia e Organização do Estado

Sala: https://meet.google.com/gaf-xzsy-weo

(7)

Profa. Dra. Daniela Cravo

Procuradora do Município de Porto Alegre. Diretora Acadêmica da ESDM. Doutora e Mestre em Direito pela UFRGS. Pós-Doutorado no Departamento de Direito Público e Filosofia do Direito da Faculdade de Direito da UFRGS. Professora Convidada de Cursos de Especialização em Direito (UFRGS, UniRitter, Unisinos, FMP/RS e Universidade Católica de Pernambuco) e de Cursos de Curta Duração ( PUC-Rio, AJURIS, ITS Rio, Verbo Jurídico, ESDM). Premiada no V Prêmio de Monografias SEAE. Autora do Livro "Direito à Portabilidade de Dados" e Co- autora do Livro "Portabilidade de Dados na Lei Geral de Proteção de Dados". Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Comércio Internacional, mercados, investimentos internacionais e circulação de riquezas. Visitante de Investigação na Facultad de Derecho da Universidad de Chile. Participou do United Nations Public Service Forum e do Internet Governance Forum (IGF) Workshop na Colômbia e da South School on Internet Governance no Panamá. Foi Professora Substituta da Faculdade de Direito da UFRGS (2017 a 2019). Foi Assessora do MPF junto ao CADE. Foi Analista de Políticas Sociais no Ministério da Saúde em Brasília.

Participou da pesquisa financiada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre Demandas Judiciais e Morosidade da Justiça Civil.

Profa. Dra. Liliane Sonsol Gondim

Possui graduação em direito pela Universidade de Fortaleza e mestrado em Direito (Direito e Desenvolvimento) pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é Procuradora Autárquica da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Administrativo, atuando principalmente nos seguintes temas: agências reguladoras, regulação, energia, gás, saneamento básico e transportes.

Discentes:

● 14h - O CONCEITO DE CONSENSUALIDADE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA A PARTIR DA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS. Doutoranda: Juliana Ribeiro Goulart. Orientador: Prof. Dr. Luiz Henrique Urquhart Cademartori.

● 14h 25min - A RACIONALIDADE JURÍDICA NAS DECISÕES EM IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. Doutoranda: Rebeka Souto Brandao Pereira. Orientador: Prof. Dr. José Sergio da Silva Cristóvam.

● 14h 50min - CONSENSUALIDADE NA PROTEÇÃO DOS USUÁRIOS DE SERVIÇOS PÚBLICOS E CONSEQUENCIALISMO NO DIREITO ADMINISTRATIVO CONTEMPORÂNEO. Doutorando: Thanderson Pereira de Sousa. Orientador: Prof. Dr. José Sérgio da Silva Cristóvam.

16h30 às 18h30 - Constitucionalismo, Democracia e Organização do Estado

(8)

Sala: https://meet.google.com/egh-cbtb-juh Profa. Dra. Joana de Souza Machado

Professora Adjunta do Departamento de Direito Público Material da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora - MG, com foco em Direito Constitucional. Doutora e Mestre em Direito, área de concentração Teoria do Estado e Direito Constitucional, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com estágio doutoral, com bolsa CAPES, junto à Harvard Law School e atuação como pesquisadora visitante na Boston College Law School. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Tem experiência na área de Direito, com ênfase na relação entre judiciário e política; violências institucionais, direitos humanos e democracia.

Prof. Dr. Alexandre Botelho

Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenador do Curso de Direito UNISOCIESC (Balneário Camboriú). Experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Direitos Humanos, Processo Penal e Direito Penal, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado, constituição, constitucionalismo, cidadania, sociedade e direitos humanos.

Discentes

● 16h 30min - RESTRIÇÃO DE DIREITOS POLÍTICOS E O USO DE SISTEMAS INTELIGENTES COMO APOIO AO SERVIDOR PÚBLICO NA JUSTIÇA ELEITORAL. Doutorando: Rafael Copetti. Orientador: Prof. Dr.

Aires José Rover.

● 16h 55min - CONFLITOS FEDERATIVOS NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS E A JUDICIALIZAÇÃO DA POLÍTICA. Doutorando: Rodrigo Augusto Lazzari Lahoz. Orientador: Prof. Dr. Cláudio Ladeira de Oliveira.

● 17h 20min - OS CONSELHOS DE USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS COMO INSTRUMENTO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: EM BUSCA DE UM MODELO EFICIENTE. Doutorando:

Leonardo Bas Galupe Lagos. Orientador: Prof. Dr. José Sérgio Cristóvam.

DIA 28/10 - SALA 01

14h00 às 16h00- Direito Internacional, Econômico e Comércio Sustentável

Sala: https://meet.google.com/ucz-hgeb-bxb

(9)

Prof. Dr. Paulo Potiara de Alcântara Veloso

Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina e Graduado em Ciências Jurídicas pela Universidade de Taubaté. Professor do Programa de Mestrado da Unochapecó e Professor Permanente e Coordenador Adjunto do Curso de Direito da Faculdade Cesusc. Membro do Módulo Jean Monnet CCJ/UFSC; Pesquisador do Grupo de Pesquisas Direito da Regulação, Cidadania e Controle Social Unochapecó/CNPq; Coordenador do Núcleo de Pesquisas em Direito Internacional da Faculdade Cesusc, NDInter/CNPq; Pesquisador do Grupo de Pesquisas em Direito Internacional - Ius Gentium - UFSC/CNPq. Atualmente desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Direito Ambiental Internacional, Direito Internacional dos Direitos Humanos, Direito e Imigração, Teoria e História do Direito Internacional e Direito Internacional Econômico, Ética Digital.

Profa. Dra. Patrícia Grazziotin Noschang

Doutora em Direito PPGD/UFSC. Mestre em Direito e Relações Internacionais PPGD/UFSC, com período de pesquisa na European University Institute em Florença e na Università degli Studi di Firenze - Itália. Especialista pela Fundação Getulio Vargas em MBA Comércio Exterior e Negócios Internacionais e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Direito Internacional Público, Privado e da Integração Regional. Graduação em Direito pela Universidade Católica de Pelotas. Professora na Faculdade de Direito e no Programa de Pós- Graduação em Direito (Mestrado) da Universidade de Passo Fundo/RS. Membro do Módulo Jean Monnet CCJ/UFSC. Coordenadora do Fórum de Mobilidade Humana de Passo Fundo- RS. Membro - Coordenadora da Comissão de Direitos Humanos da OAB Seccional Passo Fundo-RS. Coordenadora do Grupo de Pesquisa A Efetividade dos Direitos Humanos no Plano Internacional e do Grupo de Estudos em Jurisprudência Internacional e dos Projetos de Extensão Balcão do Migrante e Refugiado e Educação em Direitos Humanos para Juventude.

Atualmente desenvolve pesquisas na área de Direito Internacional e Direitos Humanos, nos seguintes temas: Direito Ambiental Internacional, Migração e Refúgio e Controle de Convencionalidade. Coordenadora da Cátedra Sérgio Vieira de Melo/ACNUR-ONU na UPF.

Discentes:

● 14h - COMPETITION ADVOCACY: A PROMOÇÃO DA CULTURA DA CONCORRÊNCIA NO BRASIL COMO INSTRUMENTO PARA O FORTALECIMENTO DA DEFESA DA LIVRE CONCORRÊNCIA.

Doutoranda: Amanda Karolini Burg. Orientador: Prof. Dr. Everton das Neves Gonçalves.

● 14h25min - A TRIBUTAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DE PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE E DE IMPLEMENTAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NO BRASIL. Doutorando: Epaminondas José Messias.

Orientador: Prof. Dr. Carlos Araújo Leonetti.

(10)

● 14h50min - O IMPACTO DA REGULAÇÃO ECONÔMICA: COMO A LEGISLAÇÃO QUE VISA ESTIMULAR A INICIATIVA PRIVADA REFLETE NO DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA NACIONAL.

Doutoranda: Lyza Anzanello de Azevedo. Prof. Dr. Everton das Neves Gonçalves.

● 15h15min - O IMPACTO DA ECONOMIA COMPORTAMENTAL NA ELABORAÇÃO DA POLÍTICA FISCAL E NO FUNCIONAMENTO DAS ADMINISTRAÇÕES TRIBUTÁRIAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS RECOMENDAÇÕES DA OCDE. Doutoranda Aline Vitalis. Orientador: Prof.

Dr. Everton das Neves Gonçalves.

16h30 às 18h30 - Direito Internacional, Econômico e Comércio Sustentável Sala: https://meet.google.com/psm-kpsq-phm

Prof. Dr. João Irineu de Resende Miranda

Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, mestrado em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo, doutorado em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo, na Faculdade do Largo São Francisco e MBA Internacional em Gestão Estratégica da Inovação, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em Associação com o SENAI e a Université Tecnologie de Compiegne França. Professor do Curso de Direito da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG - e do Programa de Pós- Graduação em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa, estando atualmente na Coordenação deste Programa de Pós Graduação. Coordena o Curso de Especialização em Direito Empresarial com ênfase em Gestão de Contratos da Universidade Estadual de Ponta Grossa, o qual se encontra em sua segunda edição. Atuou como chefe da Procuradoria Jurídica da Universidade Estadual de Ponta Grossa de janeiro de 2015 a agosto de 2018. Foi Diretor da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual da UEPG, entre 2011 e 2015. Foi representante do corpo docente no Conselho de Administração da UEPG, com assento no Conselho Universitário, e membro do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão, da Comissão de Ética em Pesquisa em Seres Humanos e do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Direito da UEPG além de participar de diversas comissões em âmbito institucional. Foi Presidente da Comissão para a Consulta Pública aos Cargos de Reitor e Vice-Reitor da UEPG no período 2014-2018. Coordena Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Empresarial, Linha de Pesquisa e é líder de Grupo de Pesquisa registrado no Diretório Geral de Grupos de Pesquisa do CNPq. É autor de livros e de capítulos de livros e possui vários artigos científicos publicados em periódicos de âmbito regional, nacional e internacional.

Profa. Dra. Keite Wieira

(11)

Doutora em Direito Internacional, Econômico e Comércio Sustentável pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestre em Direito e Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pós graduada em Direito da Aduana e do Comércio Exterior Brasileiro pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Possui graduação em Direito pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc. Advogada e professora na Escola Superior de Criciúma - ESUCRI, no curso de graduação em Direito.

Discentes:

● 16h30min - Movimentos insurgentes e a Década Internacional de Afrodescendentes da ONU. Doutoranda: Thais Bonato Gomes. Orientadora: Profa. Dra. Karine de Souza Silva.

● 16h55min - O PROCEDIMENTO DE RECONHECIMENTO DE DECISÕES ESTRANGEIRAS COMO BARREIRA AO EFETIVO ACESSO À JUSTIÇA: UMA ANÁLISE INTERNACIONALISTA SOB A ÓTICA DO PARADIGMA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA. Doutoranda: Rafaela Girardi Hörmann. Orientadora: Profa. Dra. Aline Beltrame de Moura.

● 17h20min - A NORMATIZAÇÃO DO COMÉRCIO JUSTO POR MEIO DE REGIMES PARCIAIS GLOBAIS DE REGULAÇÃO. Doutorando: Leandro Caletti.

Orientadora: Profa. Dra. Joana Stelzer.

● 17h45 - A RESOLUÇÃO ARBITRAL DE CONTROVÉRSIAS INVESTIDOR- ESTADO E A LIMITAÇÃO DO ESPAÇO REGULATÓRIO SOBRE INTERESSES PÚBLICOS NA AMÉRICA LATINA. Doutorando: Alisson Zeferino. Orientadora:

Profa. Dra. Joana Stelzer.

DIA 28/10 - SALA 02

14h00 às 16h00 - Historicismo, Conhecimento Crítico e Subjetividade Sala: https://meet.google.com/fho-yqfn-tme

Profa. Dra. Claudia Paiva Carvalho

Professora do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora e mestra em Direito pela Universidade de Brasília na linha de pesquisa Constituição e Democracia. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. É integrante do Grupo de Pesquisa Percursos, Narrativas e Fragmentos: História do Direito e do Constitucionalismo (CNPq - UnB) e do Grupo de Pesquisa Direito, História e Literatura: tempos e linguagens (CNPq - UnB).

Possui experiência principalmente nas áreas de História do Direito, Direito Constitucional, Direitos Humanos e Justiça de Transição. Foi pesquisadora da Comissão Nacional da Verdade, membro da Comissão Anísio Teixeira da Memória e da Verdade da Universidade de Brasília e consultora da Rede Latino-Americana de Justiça de Transição.

(12)

Prof. Dr. Fernando Nagib Marcos Coelho

Historiador do Direito. Professor Adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Mestre em Teoria, Filosofia e História do Direito pela UFSC. Formado em Direito pela UFSC.

Formado em Administração Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Lecionou disciplinas de História do Direito, Filosofia do Direito, Teoria do Direito I e Hermenêutica na Universidade Federal da Bahia (UFBA), Teoria Geral do Estado e Direito Constitucional na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e de Ciência Política e Direito Administrativo na Faculdade Cenecista de Joinville (FCJ), bem como Direito Romano na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Discentes:

● 14h - O ABORTO LEGAL EM CASO DE GRAVIDEZ DECORRENTE DE ESTUPRO (1940-1970): DOS DISCURSOS ÀS PRÁTICAS JURÍDICO- SOCIAIS NO SUL DO BRASIL. Doutoranda: Bárbara Madruga da Cunha.

Orientador: Prof. Dr. Diego Nunes.

● 14h25min - A ORGANIZAÇÃO FUNDIÁRIA NA CIÊNCIA JURÍDICA ITALIANA E SEU INFLUXO NA DOUTRINA CIVILISTA DO BRASIL REPÚBLICA (1850-1973). Doutoranda: Karen Bissani. Orientador:

Prof. Dr.

Arno Dal Ri Júnior.

● 14h50min - POR QUE OS HOMENS MATAM MULHERES? FEMINICÍDIO:

ORIGENS E DESAFIOS DOS DISPOSITIVOS INSTITUCIONAIS PARA MULHERES. Doutoranda: Monique Rodrigues Lopes. Orientador: Prof. Dr.

Diego Nunes.

● 15h15 - AS IRMANDADES NEGRAS E O PLURALISMO JURÍDICO NO BRASIL: Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens de Cor de São Pedro do Uberabinha/MG e Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos de Desterro/SC (século XX).

Doutoranda: Vanilda Honória dos Santos. Orientador: Prof. Dr. Diego Nunes.

16h30 às 18h30 - Historicismo, Conhecimento Crítico e Subjetividade Sala: https://meet.google.com/kdk-oxqj-yhv

Profa. Dra. Gislaine de Paula

(13)

Professora de Direito no IFPR. Doutora em Direito PPGD-UFSC, Mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014), na área de Teoria, Filosofia e História do Direito, possui graduação em Direito pela mesma instituição (2011). É membro do Núcleo de Estudos em Filosofia e Teoria do Direito da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisa na área de Direito e Psicanálise, Filosofia do Direito e Direito e Literatura.

Prof. Dr. Rafael Cherobin

Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGD / UFSC), onde também concluiu o mestrado na área de concentração em Filosofia, Teoria e História do Direito.

Graduado pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), com formação complementar na Universidade de Coimbra (Portugal). Foi professor substituto na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atualmente é professor da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Integrou do Núcleo de Estudos em Filosofia e Teoria do Direito (PPGD / UFSC) e atualmente é professor membro do Grupo de Pesquisa em Teoria Crítica (UNIVALI). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria do Direito, Teoria do Estado, Filosofia Política e Sociologia do Direito.

Discentes:

● 16h30min -

ESTATUTO JURÍDICO DO “NEGRO” COMO PARADIGMA DE CAPTURA. Doutorando: Guilherme Filipe Andrade dos Santos. Orientadora: Profa.

Dra. Jeanine Nicolazzi Philippi.

● 16h55min - Forma jurídica e fratura metabólica: o (não) lugar do direito no horizonte da crítica ecológica marxista. Doutoranda: Melissa Mendes de Novais. Orientadora:

Profa. Dra. Jeanine Nicolazzi Philippi.

● 17h20min - CIRCULAÇÃO E APROPRIAÇÃO DO PENSAMENTO DE COSTANTINO MORTATI SOBRE A TEORIA DA CONSTITUIÇÃO EM SENTIDO MATERIAL PELA CULTURA JURÍDICA BRASILEIRA: Recepção na literatura pré-constituinte (1946-1987) e nos debates da assembleia constituinte (1987- 1988). Doutoranda: Kristal Moreira Gouveia. Orientador: Prof. Dr. Arno Dal Ri Júnior.

● 17h45min - Política e filosofia na construção do pensamento jurídico romano.

Doutoranda: Mariana Marchi Malacrida. Orientador: Prof. Dr. Arno Dal Ri Júnior.

DIA 29/10 - SALA 01

9h às 10h30 - Direito Privado, Processo e Sociedade de Informação

Sala: https://meet.google.com/mdh-vwih-mpw

(14)

Profa. Dra. Zilda Mara Consalter

É Doutora em Direito Civil pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco - Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina e Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professora adjunta do Curso de Bacharelado em Direito e do Mestrado em Direito da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Privado, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos da personalidade (ênfase ao direito ao esquecimento) e direito das famílias. Membro do IBERC - Instituto Brasileiro de Estudos de Responsabilidade Civil. Advogada parecerista.

Prof. Dr. Guilherme Coutinho Silva

Doutor em Direito pela USP (2018). Visiting Scholar - American University Washington College of Law. Mestre pela UFSC. Pesquisador do GEDAI - Grupo de Estudos em Direito Autoral e Informação da UFPR. Membro da Comissão Permanente para o Aperfeiçoamento da Gestão Coletiva (de direitos autorais) - CPAGC no âmbito do Ministério da Cultura (2016- 2018). Advogado sócio da Coutinho Silva Sociedade de Advocacia. Fundador da Phonolite, empresa especializada em Direitos Autorais e Mercado da Música. Professor e palestrante.

Discentes:

● 9h - O RECURSO ORDINÁRIO VISTO A PARTIR DA TEORIA ESTRUTURANTE DO DIREITO E DOS MÉTODOS DE TRABALHO DO DIREITO CONSTITUCIONAL DE FRIEDRICH MÜLLER E SEUS EFEITOS PARA CONCRETIZAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO POR MEIO DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL. Doutorando: Ronei Vilmar Baron. Orientador: Prof. Dr.

Pedro Miranda de Oliveira.

● 9h 25min - A RESPONSABILIDADE CIVIL DO MULTIPROPRIETÁRIO:

COMPARATIVO JURÍDICO ENTRE A MULTIPROPRIEDADE BRASILEIRA E A MULTIPROPRIETÀ ITALIANA. Doutoranda: Beatriz Luiza Goedert de Campos. Orientador: Prof. Dr. Rafael Peteffi da Silva.

● 9h 50min - A PARTICIPAÇÃO DO ENSINO JURÍDICO NA TRANSIÇÃO DA CULTURA DE SENTENÇA PARA A CULTURA DE CONSENSO.

Doutoranda: Luana Michalski de Almeida Bertolla. Orientador: Ricardo Stersi dos Santos.

DIA 29/10 - SALA 02

10h00 às 12h00 - Controle Social e Sistemas de Justiça

Sala: https://meet.google.com/tjq-yfxg-ywz

(15)

Profa. Dra. Fernanda Martins

Doutora em Ciências Criminais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais da PUC/RS. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na área de Teoria, Filosofia e História do Direito. Bacharela e Licenciada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Bacharela em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Professora do Mestrado em Direitos Humanos e do curso de graduação em Direito da UniRitter. Coordenadora do Projeto de Pesquisa Corpos, Política e Autonomia (encorpA) e pesquisadora na Laboratória: espacio transnacional de investigación feminista. Pesquisadora em gênero e teorias feministas. Diretora acadêmica da plataforma de ensino Terceiro Andar.

Prof. Dr. Augusto Jobim do Amaral

Doutor em Altos Estudos Contemporâneos (Ciência Política, História das Ideias e Estudos Internacionais Comparativos) pela Universidade de Coimbra (Portugal); Doutor, Mestre e Especialista em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Entre os anos de 2017-2018 realizou estudos de Pós-Doutorado na Universidad de Málaga (UMA/España), na área de "Teoría y Filosofía del Derecho", junto à "Cátedra Abierta de Derecho y Literatura". Entre os anos de 2018-2019 realizou estudos de Pós- Doutorado na Università Degli Studi di Padova/ITA, em Filosofia Política junto ao

"Dipartimento di Filosofia, Sociologia, Pedagogia e Psicologia Applicata (FISPPA)", financiado pelo "Coimbra Group Scholarship Programme for Young Professors and Researchers from Latin American Universities?. É Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais (linha de "Criminologia, Crime e Segurança Pública") e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (linha de "Ética e Filosofia Política"), ambos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Lidera o Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq "Criminologia, Cultura Punitiva e Crítica Filosófica", tendo experiência na área de Criminologia, Direito, Filosofia Política e História das Ideias, com ênfase em temas como biopolítica, cultura penal, violência punitiva, direitos humanos, controle social e segurança pública; direito penal e processo penal.

Discentes:

● 10h - APRENDIZAGEM: O TRABALHO PROTEGIDO DA/O ADOLESCENTE: ENTRE A HEREDITARIEDADE PROLETÁRIA E A TRANSCENDÊNCIA EMANCIPATÓRIA. Doutoranda: Ângela Maria Konrath. Orientadora: Profa. Dra. Josiane Rose Petry Veronese.

● 10h 25min - O ACESSO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES À EDUCAÇÃO E O USO DAS TECNOLOGIAS INCLUSIVAS. Doutorando: Carlos Alberto Crispim. Orientadora: Prof. Dra. Josiane Rose Petry Veronese.

● 10h 50min - A PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS DO ADOLESCENTE

TRABALHADOR NA LEI No 13.709, DE 14 DE AGOSTO DE 2018 – LEI

GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS (LGPD): A

CONCRETIZAÇÃO DO SUPERIOR INTERESSE DA CRIANÇA E DO

(16)

ADOLESCENTE À LUZ DA DOUTRINA DA PROTEÇÃO INTEGRAL.

Doutoranda: Vívian De Gann dos Santos. Orientadora: Prof. Dra. Josiane Rose Petry Veronese.

● 11h 15min - HÁ POSSIBILIDADE DE REALIZAÇÃO DE DIREITOS DA PRIMEIRA INFÂNCIA POR POLÍTICA PÚBLICA JUDICIÁRIA?

Doutoranda: Joana Ribeiro. Orientadora: Profa. Dra. Josiane Rose Petry Veronese

Florianópolis, 20 de Outubro de 2021.

Comissão Organizadora

Doutorando Alisson Guilherme Zeferino Doutoranda Bárbara Madruga da Cunha Doutorando Guilherme Filipe Andrade Dos Santos

Pós-doutoranda Priscilla Camargo Santos

Referências

Documentos relacionados

Foi proposto pelo docente uma simulação em um restaurante durante o jantar, cerca de quatro alunos participaram do momento, e um dos participantes simulou o

シェイピング効果 パッケージ 1 箱 5ml ビン X 10 本 成分

Fonte dos dados: Sistema Informatizado de Gerenciamento do Banco de Professor Equivalente da UFES (Sisbpeq) e Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos por intermédio

58-59, jan/abr.1999.(apud Limongi-França) Qualidade de vida no Trabalho – QVT: Conceitos e práticas nas empresas da sociedade pós-industrial. Linking employee perceptions of

Quino (figura 115): exsudado fenólico vermelho escuro comumente encontrado na casca ou nas madeiras de eucalipto. A forma mais encontrada é a anelar, com cerca de 2-3mm de

O Parque Nascentes do Belém apresentou problemas relacionados com os objetivos de uma Unidade de Conservação, e de acordo com os critérios utilizados para

Para obter mais informações sobre das medidas RF que usam um analisador de espectro refira a conexão do Cisco uBR7200 Series Router ao fim do cabeçalho do cabo.. Variação

O curso de Pós-Graduação em Gestão da Sustentabilidade do Edificado está orientado no sentido de contribuir para a graduação e especialização dos quadros médios e