• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: MANOBRA DE HEIMLICH: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE ÁREA:

SUBÁREA: Enfermagem SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO(ÕES): CENTRO UNIVERSITÁRIO ÍTALO-BRASILEIRO - UNIÍTALO INSTITUIÇÃO(ÕES):

AUTOR(ES): ANA PAULA DA SILVA MENDES, RENATA GOMES DE ANDRADE, ELAINE MOREIRA MOTA, PAOLLA ELAINE DA SILVA, MARIA APARECIDA ALVES DE ASSIS DE OLIVEIRA, ROSILENE MARIA DOS SANTOS ALVES

AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): LAURA CRISTINA CUVELLO LOPES ORIENTADOR(ES):

(2)

RESUMO

Introdução: A aspiração de corpo estranho pela garganta é um acidente muito

comum, podendo ser parcial ou total levando a asfixia, os primeiros socorros são necessários para este caso, sendo Manobra de Heimlich a técnica utilizada para desobstrução de vias áreas. Objetivo: Relatar uma experiência vivenciada na disciplina de Urgência e Emergência do 6º semestre curso de Enfermagem, sobre a Manobra de Heimlich. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, que foi realizado durante a execução de ensino da aula do módulo de noções de Primeiros Socorros. Discussão/resultados: A aula prática no laboratório de enfermagem proporciona ao graduando similar a teoria com a prática, podendo este colocar em prática todo o conteúdo ministrado pelo docente, interagindo de forma realística, discutindo e demonstrando habilidades profissionais de enfermagem. Para que uma estratégica de ensino – aprendizagem seja bem-sucedida é necessária uma interação entre docentes e graduandos, existem fatores como a motivação, o conhecimento e a persistência que compõem esse processo. Conclusão: A simulação e a prática no laboratório de enfermagem contribuem para o desempenho acadêmico do graduando, possibilitando destreza, habilidade e confiança, capacitando-o para enfrentar situações emergenciais do cotidiano e executar as técnicas fundamentais obtendo resultados satisfatórios e aproximá-los à realidade.

(3)

ABSTRACT

Introduction: Foreign body aspiration through the throat is a very common accident.

It can be partial or total and lead to suffocation, so first aid is necessary in these cases. The Heimlich maneuver is the technique used to unblock the airways. Objective: To report an experience with the Heimlich maneuver in the discipline of Urgency and Emergency of the 6th term of the Nursing course. Methodology: This is a descriptive

study, of the experience report type, carried out during the teaching execution of the Essential Elements of First Aid module. Discussion/results: The practical lesson in the nursing laboratory enables the undergraduate to combine theory and practice and thus put into practice the content taught by the professor, interacting in a realistic way, discussing and demonstrating professional nursing skills. In order for a teaching-learning strategy to be successful, interaction between professors and undergraduates is necessary. Factors like motivation, knowledge and persistence make up this process. Conclusion: The simulation and practice in the nursing laboratory contribute to the academic performance of the undergraduates, enhancing their skills, abilities and confidence. This type of activity prepares them to face daily emergencies and perform the fundamental techniques to obtain satisfactory results in a real-life environment.

(4)

INTRODUÇÃO

Os primeiros socorros ocorrem quando cuidados imediatos são prestados a qualquer indivíduo que esteja em situação de risco, para este atendimento é necessário uma pessoa devidamente treinada, que mantenha equilíbrio emocional. O atendimento deve buscar manter as funções vitais estáveis do indivíduo acometido, até que o serviço qualificado assuma a ocorrência. Um acidente muito frequente é a aspiração de corpo estranho pela garganta. (BRASIL, 2003).

A aspiração de corpos estranhos é mais comum em crianças mais pode ocorrer em qualquer faixa etária. Em adultos normalmente o fato ocorre por acidentes com objetos levados a boca como: clipes de papel, pregos ou tachas. Em crianças a obstrução de vias aéreas por corpo estranho relaciona-se com o ambiente onde ela está inserida, o contato com objetos de seu alcance facilita este acidente. (RODRIGUES, et al, 2012).

Os sinais e sintomas de roncos, afonia, rouquidão, dispnéia se manifestam indicando a obstrução parcial, a asfixia pode ocorrer quando se trata de uma obstrução total, normalmente crianças são as mais afetadas e os acidentes fatais. (BITTENCOURT, et al, 2002).

Quando aspiramos um corpo estranho pelo trato respiratório estamos sujeitos à asfixia, a gravidade está relacionada ao tipo de objeto que está obstruindo a via aérea, a idade do indivíduo, sendo que as crianças estão relacionadas aos casos mais graves, devido o pequeno calibre das vias respiratórias. (FILÓCOMO, et al, 2017).

Durante pesquisa realizada em um Hospital Municipal de São José dos Campos foi identificado que a faixa etária de 1 a 4 anos de idade, é a mais afetada com relação à ingestão de corpo estranho, representou 55,3% dos casos atendidos durante o período de pesquisa, a predominância é do sexo masculino, sendo também o agravo que mais resultou em internações na Unidade de Terapia Intensiva. (FILÓCOMO, et al, 2017).

No ano de 2015 segundo o Ministério da Saúde ocorreram 496 óbitos por obstrução de vias aéreas causadas por alimentos ingeridos. Cerca de 139 óbitos

(5)

4

também ocorreram em todo o território nacional causados por ingestão de objetos diversos que ocasionalmente causaram obstrução de vias aéreas (BRASIL, 2015).

Em 1974 Henry Heimlich descreveu a Manobra de Heimlich, que posteriormente foi reconhecida pela Cruz Vermelha, através de forte compressão sobre o diafragma a técnica produz uma tosse artificial que permite com que o corpo estranho seja expelido (POLETTO, et al,2013).

Para execução da Manobra de Heimlich em crianças e adultos que estejam conscientes o socorrista deve posicionar-se atrás do indivíduo e inclinar seu corpo para frente. Com uma das mãos deve-se fechar o punho e envolver os braços ao redor da pessoa, com o punho fechado de umas das mãos sobre a região epigástrica faça compressão com o auxílio da outra mão sobre o diafragma para dentro e para cima o número de vezes necessário para que então ocorra a desobstrução de vias aéreas. Em bebês a manobra deve ser realizada com a criança em decúbito ventral, a cabeça deve estar inclinada para baixo em relação ao seu corpo e apoiada na perna do socorrista, este com auxílio de uma das mãos segura o mento com o primeiro e quinto quirodáctilo, deve-se aplicar cinco leves golpes entre as escapulas com a parte hipotênar da outra mão para que se desloque o corpo estranho da via aérea, caso o objeto não se desloque iniciam-se cinco compressões torácicas com o auxílio do 3º e 4º quirodáctilo. Caso evolua para uma Parada Cardiorrespiratória deve-se iniciar protocolo da mesma. (SILVA, et al, 2017).

Uma das estratégias utilizadas para aprendizagem durante a graduação é a simulação de procedimentos, esta estratégia contribui para uma futura prática dos acadêmicos durante o percurso de sua profissão. (TEIXEIRA; FELIX, 2011).

O enfermeiro está ligado ao ato de ensinar, educar e transmitir conhecimento, provendo ações de educação para construção de saberes práticos e teóricos. Enfermeiros docentes utilizam de estratégias de ensino-aprendizagem para estimular a produção do conhecimento em seus alunos. (MOURA; MESQUITA, 2010).

Diante do exposto o presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência vivenciada na disciplina de Urgência e Emergência do 6º semestre curso de Enfermagem, sobre a Manobra de Heimlich.

(6)

METODOLOGIA

Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, que foi realizado durante a execução de ensino da aula do módulo de noções de Primeiros Socorros da disciplina Urgência e Emergência do 6 º semestre do curso de Bacharelado de Enfermagem, este ministrado no Centro Universitário Ítalo Brasileiro, localizado na zona Sul da cidade de São Paulo.

Essas aulas foram ministradas por dois professores. Os alunos foram divididos em dois grupos, alguns ficaram em sala para aula teórica com um professor, cerca de trinta e cinco alunos formaram o grupo no laboratório para aula prática, no período entre agosto e setembro de 2017.

Durante as aulas várias situações de emergências foram discutidas, simulações em bonecos criaram um cenário realístico. O conhecimento prático dos acadêmicos entre essas situações emergenciais foram discutidas criando uma relação entre teoria e prática. Um dos temas abordados foi a obstrução de vias aéreas, sendo o tratamento imediato a Manobra de Heimlich.

Foi proposto pelo docente uma simulação em um restaurante durante o jantar, cerca de quatro alunos participaram do momento, e um dos participantes simulou o quadro de obstrução de vias aéreas após ingestão de alimento, logo a mesmo levou a mão até o pescoço indicando a incapacidade de respirar e falar, perdendo a consciência , logo iniciou -se a Manobra de Heimlich, onde o objetivo era a expulsão do corpo estranho causador do engasgo, os demais não mantiveram controle emocional, não conseguindo realizar a técnica. Após a simulação foi dado aos alunos um feedback por parte do docente expondo pontos positivos e negativos, para aprimoramento da técnica. Nesta fase ficou claro a importância de manter a calma frente ao quadro de emergência, e a importância de treinamentos periódicos.

O presente trabalho trata-se de um relato de experiência onde os próprios autores também são os sujeitos deste estudo, a visão dos acadêmicos em relação à simulação como estratégia de ensino-aprendizagem será divulgada através de trechos no contexto com a fala dos participantes, sendo que todos consentiram com a divulgação, bem como também os resultados do estudo.

(7)

6

DESENVOLVIMENTO/RESULTADOS

Segundo Spagnol et.al (2012) a aula prática no laboratório de enfermagem proporciona ao graduando similar a teoria com a prática, podendo este colocar em prática todo o conteúdo ministrado pelo docente, interagindo de forma realística, discutindo e demonstrando habilidades profissionais de enfermagem. Essa interação faz com que seja despertado interesse nos alunos em buscar conhecimento, e assim fortalecer a formação acadêmica. Os trechos seguintes são exemplos que sustentam essa afirmação:

As aulas em laboratório foram esclarecedoras, proporcionaram uma visão realística do que enfrentaremos ao longo de nossa carreira profissional. (Aluno 1).

Após a simulação no laboratório pude compreender melhor as técnicas utilizadas, e ficou muito mais fácil assimila-las a prática do dia-a-dia. (Aluno 2).

Após a aula teórica os alunos foram conduzidos ao laboratório a fim de colocar em prática tudo quanto haviam aprendido, em dupla executaram a técnica da Manobra de Heimlich em adultos, que consiste em posicionar-se atrás do individuo e realizar compressões na região epigástrica até que seja expelido o corpo estranho.

Para que uma estratégica de ensino – aprendizagem seja bem-sucedida é necessária uma interação entre docentes e graduandos, existem fatores como a motivação, o conhecimento e a persistência que compõem esse processo. Existe uma troca de informações entre os participantes. (MOURA; MESQUITA, 2010). Os trechos a seguir proporcionam essa reflexão:

O professor teve ótimo domínio sobre o tema, após a simulação o feedback foi fundamental, pois nos encorajou a aperfeiçoarmos a técnica praticada. (Aluno 6). A aula foi dinâmica e construtiva, houve um período em que alunos expuseram suas vivências, e a troca de conhecimento entre alunos e professor foi bem legal. (Aluno 3).

A falta de conhecimento técnico-prático do graduando em enfermagem causa insegurança em relação ao futuro profissional, sendo o laboratório de enfermagem um importante mecanismo no aprimoramento das técnicas e habilidades

(8)

exercidas pelo enfermeiro. Este cenário proporciona ao estudante a identificação de problemas bem como sua resolução de forma ética e moral.

Durante as aulas práticas no laboratório de enfermagem, houve dificuldades relacionadas na execução da manobra em bebês com o receio de não sustentar o peso com a mão não dominante. Foi proposto pelo docente ao expor a dúvida, centralizar o bebê no antebraço, posicionando uma das pernas em baixo do braço do socorrista, segurando-o firmemente, e a outra perna suspensa para fora, evitando assim, que o mesmo fique sustentado somente pelo mento. Ao transferir o bebê da posição do braço dominante para o não dominante e vice-versa, deve seguir a mesma recomendação de sustentar o peso da criança sobre o braço do socorrista e o mento. Houve a preocupação em exercer a força e a pressão adequadas à idade da criança durante as compressões realizadas com a mão não dominante, comprometendo a efetividade da manobra.

O feedback do docente após a técnica é de grande importância para os graduandos, pois permite que este avalie seus erros e aprenda com eles, tornando-o avaliador de si mesmo, e assim fazendo com que aperfeiçoe sua prática. (CHENEK et.al, 2017).

Para o aperfeiçoamento das técnicas de enfermagem, atualmente com o avanço da tecnologia algumas universidades dispõem de equipamentos específicos, que possibilitam a veracidade de uma vivência clínica (HOHRS et.al, 2017). Entretanto a realidade vivenciada pelos graduados de enfermagem é o oposto do apresentado, as Universidades em sua grande maioria não oferecem a estrutura adequada, deixando assim uma insatisfação. A seguir trechos que dão ênfase a esta afirmativa:

A faculdade poderia dispor de manequins específicos para realização da Manobra de Heimlich, tendo em vista que esta tecnologia já está disponível no mercado. (Aluno 5). Gostaria de ter executado as técnicas em laboratório, infelizmente só pude imaginar como seria na realidade. (Aluno 6).

O fato de realizar as técnicas faz com os alunos memorizem de forma ativa os procedimentos, sendo de grande valia para o momento de realização da prova. Além desta prática os graduandos adquirem habilidades técnicas, fazendo com que se sintam bem mais preparados enquanto profissionais.

(9)

8

Para execução de algumas técnicas os alunos praticam de forma ativa em laboratório, através de dramatização, situações reais nas quais se fazem necessárias sua atuação. Essa atuação ocorre frente aos colegas de classe o que pode causar constrangimento, medo e insegurança no graduando. Após um período estes sentimentos são revertidos em autoconfiança adquirida através da prática. Segundo Pereira e Cardoso (2017) o docente tem o papel de proporcionar novas oportunidades aos alunos que promovam mudanças nos sentimentos, atuações e pensamentos quanto à enfermagem, entretanto de modo compassivo. Isso nos revela a importância da interação entre os dois lados, da empatia do docente que um dia já esteve do outro lado e sabe a necessidade de promover a autoconfiança no aluno para que o crescimento ocorra de forma desejável e constante.

A aprendizagem envolve uma série de fatores para que seja efetiva, dentre elas um ambiente com estrutura adequada, disponibilidade de recursos materiais, e tempo hábil para o desenvolvimento desta são muito importantes. O desenvolvimento intelectual e cognitivo é de característica intrínseca de cada indivíduo. As aulas práticas são ministradas em curto período, o que faz com que alguns alunos tenham dificuldades em desenvolver suas habilidades técnicas, o que gera insatisfação no acadêmico.

Na graduação de Enfermagem se faz necessário o uso do laboratório para execução da prática, quanto mais realístico for este cenário melhor será o resultado no processo de ensino-aprendizagem. Durante a carreira profissional cada indivíduo enfrentará diversas situações, muitas vezes ocorrerão diferentes do que encontrado na literatura, contudo a troca de experiências que foi proporcionada durante as aulas práticas, será de grande valor para alcançar soluções de problemas através de raciocino crítico e ético.

(10)

A obstrução de vias áreas é um agravo que representa elevado número de internações e óbitos. Afim de reduzir o agravo o enfermeiro tem o papel educar, ensinar e transmitir conhecimento, sendo a Manobra de Heimlich a técnica adequada que pode ser realizada por qualquer indivíduo devidamente capacitado.

O laboratório de enfermagem deve oferecer ao graduando um cenário realístico, de modo a enfatizar a importância de uma estrutura adequada para os acadêmicos, o laboratório deve dispor de tecnologia, infraestrutura e docentes capacitados para melhor aproveitamento dos graduandos. A interação entre docente e acadêmicos favorece troca de experiências, permitindo uma aula dinâmica e proveitosa, relacionando conhecimento teórico com a prática.

A simulação e a prática no laboratório de enfermagem contribuem para o desempenho acadêmico do graduando, possibilitando destreza, habilidade e confiança, capacitando-o para enfrentar situações emergenciais do cotidiano e executar as técnicas fundamentais obtendo resultados satisfatórios e aproximá-los à realidade.

(11)

10

BITTENCOURTE, P.F. S et al. Aspirações de corpos estranhos. Jornal de

Pediatria, Rio de Janeiro. p.9-17, 2002. Disponível em:

http://www.scielo.br/pdf/jped/v78n1/v78n1a05.pdf. Acesso em 03/03/2018. BRASIL. Ministério da Saúde. Fundação Oswaldo Cruz. FIOCRUZ. Manual de Primeiros Socorros. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2003. Disponível em http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/manuais/biosseguranca/manualdeprimeiross ocorros.pdf Acesso em 06/04/2018.

BRASIL. Ministério da Saúde, Secretaria Executiva, DATASUS. Mortalidade - óbitos por ocorrência segundo causa CID 10. Tabela. Brasília (DF): Ministério da Saúde; s.d. [citado 29 Nov 29]. Disponível em: http:// www.tabnet.datasus.gov.br. Acesso em 23/03/2018.

CHENEK, K. et al. Simulação realística no aprendizado. 15° Conex- Resumo Expandido, Ponta Grossa, p.1-6, 2017. Disponível em:

http://sites.uepg.br/conex/anais/anais_2017/assets/uploads/trabalhos/07292017_110 743_597c9e2fe76c8.pdf. Acesso em 06/05/2018.

FILÓCOMO, F.R. F et al. Perfil dos acidentes na infância e adolescência atendidos em hospital público. Acta Paul Enferm, São Paulo, v.30, n.3, p.287-293,2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ape/v30n3/1982-0194-ape-30-03-0287.pdf.Acesso em 03/03/2018.

ROHRS, R.M.S et al. Impacto da metodologia de simulação realística na graduação de enfermagem. Revista de Enfermagem UFPE on line, Recife, p.5269-5274, 2017. Disponível em:

https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/viewFile/23005/25474. Acesso em 20/04/2018.

MOURA, L.C.C.; MESQUITA, L.F.C. Estratégias de ensino-aprendizagem na

percepção de graduandos de enfermagem. Rev. Bras Enferm, Brasília v. 63, n. 5, p. 793-938, 2010. Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672010000500016&lng=en&nrm=iso&tlng=pt Acesso em 23/03/2018.

PEREIRA, L.G.M; CARDOSO, A.L. A formação profissional do enfermeiro docente, que atua no ensino técnico: E o saber formar profissionais capazes de pensar e gestar soluções. Revista Uningá, Maringá v. 54, n.1, p.79-86, 2017. Disponível em: revista.uninga.br/index.php/uninga/article/download/9/454. Acesso em 24/04/2018. POLETTO, C.A. R et al. Prevenção e conduta diante da ingestão e deglutição acidental de componentes dos aparelhos ortodônticos. Rev clin Ortod Dental

Press, Paraná, p.66-72, 2013. Disponível em:

http://lineareodontologia.com.br/artigos/PrevencaoeCondutaDiantedaIngestaoeDeglu ticaoAcidentaldeComponentesdosAparelhosOrtodonticos.pdf. Acesso em

03/03/2018.

RODRIGUES, A. J et al. Broncoscopia flexível como primeira opção para remoção de corpo estranho das vias aéreas em adultos. J Bras Pneumol, São Paulo, p.315-320,2012. Disponível em :

(12)

http://www.producao.usp.br/bitstream/handle/BDPI/33410/wos2012-1345_pt.pdf?sequence=2 .Acesso em 03/03/2018.

SILVA, J.K et al. Suporte básico de vidas para leigos: Relato de atividades

extensionistas. Revista Ciência em Extensão, Bahia, v.13, n.1, p.190-203,2017. Disponível em:

http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/viewFile/1383/1327. Acesso em 03/03/2018.

SPAGNOL, C.A. et al. Experiências pedagógicas vivenciadas na disciplina

competências e habilidades para gestão de pessoas nas organizações de saúde.

Revista de enfermagem do centro oeste mineiro, Minas Gerais, p.451-462, 2012.

Disponível em: http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/viewFile/246/359. Acesso em 11/04/2018.

TEIXEIRA, I.N.D.O.; FELIX, J.V.C. Simulação como estratégia de ensino em enfermagem: revisão de literatura. Interface - Comunic., Saude, Educ., Botucatu, v.15, n.39, p.1173-83, 2011. Disponível em:

http://www.scielo.br/pdf/icse/v15n39/aop3011.pdf. Acesso em 23/03/2018.

Referências

Documentos relacionados

É primeiramente no plano clínico que a noção de inconscien- te começa a se impor, antes que as dificuldades conceituais envolvi- das na sua formulação comecem a ser

occurring in more than just enterprise and technology companies (2002: US – 83% / Europe – 47%).. • In the UK, France and Germany

O software PcModel pode ser uma ferramenta bastante útil, quando aplicado na previsão e estimativa do cálculo de energia envolvendo as conformações mais e menos estáveis do

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Note on the occurrence of the crebeater seal, Lobodon carcinophagus (Hombron & Jacquinot, 1842) (Mammalia: Pinnipedia), in Rio de Janeiro State, Brazil.. On May 12, 2003,

As perguntas de resposta textual têm como foco o texto, fazem com que o leitor busque compreendê-lo e não se paute na localização de respostas prontas. Para o

(Parábola do semeador). André Luiz; “Faça o mesmo” mens. 23, In: Sementeira de Fraternidade, Divaldo P. Joanna de Angelis; “Observa teu comportamento” mens. 30, In: