• Nenhum resultado encontrado

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

H05

Dimensionar circuitos ou dispositivos elétricos de uso cotidiano.

H06

Relacionar informações para compreender manuais de instalação ou utilização de aparelhos, ou sistemas tecnológicos de uso comum.

H07

Selecionar testes de controle, parâmetros ou critérios para a comparação de mateirias e produtos, tendo em vista a defesa do consumidor, a saúde do trabalhador, ou a qualidade de vida.

H21

Utilizar leis físicas e (ou) químicas para interpretar processos naturais ou tecnológicos inseridos no contexto da termodinâmica e(ou) do eletromagnetismo.

Objetos de conhecimentos associados:

Fenômenos Elétricos e Magnéticos - Efeito Joule. Lei de Ohm. Resistência elétrica e resistividade. Relações entre grandezas elétricas: tensão, corrente, potência e energia.

Circuitos elétricos simples. Correntes contínua e alternada.

Medidores elétricos. Representação gráfica de circuitos.

Símbolos convencionais. Potência e consumo de energia em dispositivos elétricos. Campo magnético. Imãs permanentes.

Linhas de campo magnético.

Questão 01

(EEAR - ADAPTADO) Um eletroímã é constituído por um fio condutor ideal enrolado sobre um cilindro de material ferromagnético de baixa histerese, ligado a uma fonte de

alimentação ideal “V”, sendo que o valor da corrente elétrica é limitado pelo resistor ôhmico “R”, conforme a figura.

Na situação apresentada, com a chave Ch fechada, o polo a) sul da bússola é atraído pelo campo magnético produzido

pela corrente elétrica que circula na bobina.

b) sul da bússola é atraído pelo polo norte produzido pela corrente elétrica induzida na bobina.

c) norte da bússola é atraído pela corrente elétrica que percorre a bobina.

d) norte da bússola repele a corrente elétrica induzida na bobina.

e) sul da bússola atrai a corrente elétrica induzida na bobina.

Questão 02

(UNESP) A figura é o esquema simplificado de um disjuntor termomagnético utilizado para a proteção de instalações elétricas residenciais. O circuito é formado por um resistor de baixa resistência R; uma lâmina bimetálica L, composta pelos metais X e Y; um eletroímã E; e um par de contatos C. Esse par de contatos tende a abrir pela ação da mola M

2

, mas o braço atuador A impede, com ajuda da mola M

1

. O eletroímã E é dimensionado para atrair a extremidade do atuador A somente em caso de corrente muito alta (curto-circuito) e, nessa situação, A gira no sentido indicado, liberando a abertura do par de contatos C pela ação de M

2

.

De forma similar, R e L são dimensionados para que esta última não toque a extremidade de A quando o circuito é percorrido por uma corrente até o valor nominal do disjuntor. Acima desta, o aquecimento leva o bimetal a tocar o atuador A, interrompendo o circuito de forma idêntica à do eletroímã.

Na condição de uma corrente elevada percorrer o disjuntor no sentido indicado na figura, sendo

𝛼𝑋

e 𝛼

𝑌

os coeficientes de dilatação linear dos metais X e Y, para que o contato C seja desfeito, deve valer a relação __________ e, nesse caso, o vetor que representa o campo magnético criado ao longo do eixo do eletroímã apontará para a __________.

Os termos que preenchem as lacunas estão indicados correta e respectivamente na alternativa

a)

𝛼𝑋> 𝛼𝑌

... esquerda.

b)

𝛼𝑋< 𝛼𝑌

... esquerda.

c)

𝛼𝑋> 𝛼𝑌

... direita.

d)

𝛼𝑋= 𝛼𝑌

... direita.

e)

𝛼𝑋< 𝛼𝑌

... direita.

(2)

Questão 03

(INSPER) Imagine um elétron do átomo de hidrogênio girando em órbita estável ao redor do núcleo desse átomo. A frequência com que ele gira é altíssima.

A figura destaca o eixo perpendicular ao plano da trajetória do elétron e que contém o centro da trajetória e um ponto P do eixo, próximo ao núcleo do átomo.

O movimento desse elétron produz, no ponto P, um campo elétrico

a) variável e um campo magnético de intensidade constante, mas de direção variável.

b) de intensidade constante, mas de direção variável, e um campo magnético constante.

c) e um campo magnético, ambos de intensidades constantes, mas de direções variáveis.

d) e um campo magnético, ambos de intensidades variáveis, mas de direções constantes.

e) de intensidade constante, mas de direção variável, e um campo magnético variável.

Questão 04

(EFOMM) Uma espira condutora retangular rígida move-se, com velocidade vetorial 𝑣⃗ constante, totalmente imersa numa região na qual existe um campo de indução magnética

𝐵⃗⃗

uniforme, constante no tempo, e perpendicular ao plano que contém tanto a espira como seu vetor velocidade. Observa-se que a corrente induzida na espira é nula.

Tal fenômeno ocorre em razão de o

a) fluxo de 𝐵

⃗⃗

ser nulo através da espira.

b) vetor 𝐵

⃗⃗

ser uniforme e constante no tempo c) vetor 𝐵

⃗⃗

ser perpendicular ao plano da espira.

d) vetor 𝐵

⃗⃗

ser perpendicular a 𝑣⃗.

e) vetor 𝑣⃗ ser constante.

Questão 05

(IFPE) Uma bobina chata representa um conjunto de N espiras que estão justapostas, sendo essas espiras todas iguais e de mesmo raio. Considerando que a bobina da figura abaixo tem resistência de R = 8 Ω, possui 6 espiras, o raio mede 10 cm, e ela é alimentada por um gerador de resistência interna de 2 Ω e força eletromotriz de 50 V, a intensidade do vetor indução magnética no centro da bobina, no vácuo, vale:

Dado:

𝜇0= 4𝜋. 10−7

T.m/A (permeabilidade magnética no vácuo)

a)

2𝜋. 10−5

T.

b)

4𝜋. 10−5

T.

c)

6𝜋. 10−5

T.

d)

8𝜋. 10−5

T.

e)

9𝜋. 10−5

T.

Questão 06

(CESGRANRIO) No circuito esquematizado a seguir, tem-se um gerador G, que fornece 60 v sob corrente de 8,0 A, uma bateria com f.e.m. de 12 V e resistência interna de 1,0 Ω, e um resistor variável R.

Para que a bateria seja carregada com uma corrente de 8,0 A, deve-se ajustar o valor de R para:

a)

1,0 Ω

b)

2,0 Ω

c)

3,0 Ω

d)

4,0 Ω

e)

5,0 Ω

(3)

Questão 07

(ESC. NAVAL) Analise a figura abaixo.

Um instrumento denominado amperímetro de alicate é capaz de medir a corrente elétrica em um ou mais condutores apenas os envolvendo com suas garras (ver figura). Quando essas são fechadas, o campo magnético produzido pelas correntes envolvidas pode ser medido por um sensor. Considere que dois condutores retilíneos, muito próximos um do outro atravessam o centro da área circular, de raio R, entre as garras do medidor.

Sendo assim, o campo magnético medido pelo sensor será a) zero, se as correntes nos fios forem de mesmo módulo I e

tiverem sentidos contrários.

b)

𝜇0.𝐼

𝜋𝑅2

, se as correntes forem de mesmo módulo I e tiverem o mesmo sentido.

c)

𝜇0.𝐼

2𝜋𝑅

, se as correntes forem de mesmo módulo I e tiverem o mesmo sentido.

d)

𝜇0.𝐼

4𝜋𝑅

, se as correntes forem de mesmo módulo I e tiverem sentidos contrários.

e)

𝜇0.𝐼

8𝜋𝑅2

, se as correntes forem de mesmo módulo I e tiverem o mesmo sentido.

Questão 08

(UFU) Atualmente, vemos uma demanda crescente por carros sem emissão de poluentes – os veículos elétricos – e já existe um modelo no mercado que pode ser carregado diretamente na rede elétrica da residência. Usando-se uma tomada comum de 110 V – 20 A, a potência máxima será de 2200 W. Com uma carga completa de 12 horas, o carro conseguirá rodar 300 km com ela. O mesmo modelo, porém, com motor a combustão, vem com tanque de 60 litros de capacidade e consome 1 litro de gasolina a cada 10 km rodados.

Considerando-se que o preço médio do litro da gasolina é de R$ 5,80 e do kWh é de R$ 0,85 aproximadamente, quantas vezes o quilômetro rodado com o modelo à combustão é mais caro do que o rodado com o modelo elétrico?

a) 16 vezes.

b) 5 vezes.

c) 10 vezes.

d) 8 vezes.

e) 2 vezes.

Questão 09

(FMJ) O otoscópio é um instrumento médico utilizado para visualizar e examinar o canal auditivo externo e a membrana timpânica. Nele há uma fonte de luz para iluminar a região a ser visualizada e uma lente que produz uma imagem aumentada. A propaganda de certo otoscópio informa que ele possui uma lâmpada LED de 2,5 V, que fornece luz branca, e uma lente que permite obter um aumento de três vezes.

A lâmpada do otoscópio, quando acesa, é percorrida por uma corrente elétrica de intensidade 20 mA. Nessa situação, a energia consumida por ela durante 40 segundos é

a) 0,80 J.

b) 1,2 J.

c) 1,6 J.

d) 1,0 J.

e) 2,0 J.

Questão 10

(FATEC) Um professor do curso de Eletrônica Industrial da FATEC decide apresentar aos alunos a eficiência da bateria de um telefone celular hipotético, modelo smartphone. Ele destaca que alguns fatores são determinantes para que a carga elétrica da bateria seja consumida mais rapidamente. O professor mostra que há um aumento de consumo devido à conexão WiFi, ao uso permanente de Bluetooth e de NFC (Near Field Communication), à elevada luminosidade de fundo de tela, à instabilidade das conexões 3G e 4G, ao localizador GPS ligado constantemente, ao uso de toque vibratório e ao excessivo armazenamento de apps (aplicativos diversos).

Os dados são apresentados aos alunos por meio de um infográfico, contendo o quanto a bateria fornece de energia, quanta energia o aparelho celular consome (utiliza) e o valor da dissipação de energia.

o rendimento da bateria na utilização do aparelho é de a) 25%.

b) 80%.

c) 20%.

d) 75%.

e) 125%.

(4)

Questão 11

(ACAFE) O quadro abaixo apresenta algumas informações de uma fatura da conta de energia elétrica de uma residência por um período de 30 dias.

Sabe-se que uma chaleira elétrica é utilizada todos os dias por quinze minutos e que a energia gasta por ela, em 30 dias, representa 2% do consumo de energia da casa.

A potência dessa chaleira, em watt, é:

a) 1500.

b) 1200.

c) 1000.

d) 800.

e) 300.

Questão 12

(CESGRANRIO) Os gráficos característicos de um motor elétrico (receptor) e de uma bateria (gerador) são mostrados nas figuras (1) e (2), respectivamente.

Sendo o motor ligado a essa bateria, é correto afirmar que a intensidade da corrente elétrica que o percorrerá, em ampéres, será de:

a) 2,0.

b) 4,0.

c) 6,0.

d) 8,0.

e) 10.

Questão 13

(UECE) A Organização das Nações Unidas declarou 2015 como o Ano Internacional da Luz. De acordo com a ONU, cerca de um bilhão e meio de pessoas no mundo ainda vivem sem acesso à energia elétrica, a principal fonte energética para iluminação artificial. Esse cenário contrasta com o desenvolvimento tecnológico no setor de iluminação, que produziu três tecnologias bem conhecidas: as lâmpadas incandescentes (LI), as fluorescentes compactas (LFC) e as com tecnologia LED. Em média, o mesmo fluxo luminoso obtido com uma LI de 30 W pode ser obtido por uma LFC de 8 W e por uma lâmpada LED de apenas 4 W.

A razão entre a energia consumida por uma lâmpada LED em 3,75 horas e uma lâmpada incandescente em meia hora é a) 3,75.

b) 1.

c) 38.

d) 8/30.

e) 9.

Questão 14

(FAMEMA) A tabela apresenta parte das informações contidas em uma conta de energia elétrica de determinada residência.

Consumo de energia mensal (KWh)

Valor a ser pago pelo consumidor (R$)

140 70,00

Considere que, nessa residência, 8 lâmpadas de 60 W fiquem acessas durante 4 horas por dia, durante um mês de 30 dias.

O valor a ser pago por esse consumo será de a) R$ 28,80.

b) R$ 21,60.

c) R$ 25,20.

d) R$ 14,40.

e) R$ 3,60.

Questão 15

(UFU) O circuito mostrado na figura A é montado, utilizando uma fonte de tensão com diferença de potencial variável ao longo do tempo, um resistor R, um voltímetro V e um diodo D.

O gráfico da figura B indica a diferença de potencial da fonte de tensão em função do tempo. Considere todos os equipamentos ideais.

Qual gráfico representa a leitura do voltímetro ao longo do tempo?

a)

b)

c)

d)

e)

(5)

H19

Avaliar métodos, processos ou procedimentos das ciências naturais que contribuam para diagnosticar ou solucionar problemas de ordem social, econômica ou ambiental.

H24

Utilizar códigos e nomenclatura da química para caracterizar materiais, substâncias ou transformações químicas.

Objetos de conhecimentos associados:

Modelos atômicos; Ligações químicas; Estequiometria;

Isomeria; Grupos funcionais; Reações orgânicas; Sabão e detergente; Classificação das reações; Separação das misturas; Eletroquímica; Química ambiental.

Questão 16 (AML) Texto 1

Uma das perguntas que estudantes de Química do ensino médio fazem com freqüência é: "Qual o modelo de átomo que devo estudar?" Uma boa resposta poderia ser.

"Depende para que os átomos modelados vão ser usados depois ..." Construímos modelos na busca de facilitar nossas interações com os entes modelados. É por meio de modelos, nas mais diferentes situações, que podemos fazer inferências e previsões de propriedades.

Disponível em: Prováveis modelos de átomos In: "Química Nova na Escola", n0 3, maio 1996 (adaptado).

Texto 1

O controle de qualidade de sementes deve ser cada vez mais eficiente, em razão da competitividade e exigência do mercado. Dessa maneira, o controle de qualidade envolve, dentre outras atividades, a avaliação da germinação e do vigor de sementes. Testes de vigor cujos princípios baseiam-se na integridade das membranas celulares merecem destaque, visto que possibilitam detectar o processo de deterioração da semente em sua fase inicial. O principal teste usado para este fim é o teste de condutuvidade elétrica que se fundamenta no fato de que as sementes, quando colocadas para embeber água, exsudam íons, açúcares e metabólitos. Contudo, com o passar do tempo de embebição, ocorre a reorganização de suas estruturas, retornando configuração estável. Em sementes deterioradas, esse mecanismo ou velocidade de reorganização está ausente ou é ineficiente o que é detectado pelo teste.

Disponível em: https://www.scielo.br. Acesso em: 15 out. 2021 (adaptado).

Qual dentre os modelos corpusculares da matéria, aquele que não poderia ser usado para explicar o teste exposto no texto 2?

a) Dalton.

b) Thonsom.

c) Rutherford.

d) Somerfield.

e) Rutherford-Bohr.

Questão 17

(AML) Os únicos gases nobres que podem formar ligações com outros elementos químicos são aqueles que possuem três ou mais camadas porque tem a possibilidade de expandir o octeto e acomodar mais elétrons em sua última camada (camada de valência). Já o Hélio (He) e o Neônio (Ne) possuem um raio atômico tão pequeno e consequentemente uma energia de ionização tão grande que faz com que nenhum elemento químico seja capaz de se ligar com eles.

Disponível em: www.infoescola.com. Acesso em: 29 dez. 2020.

Que substância apresenta o gás nobre com maior expansão à teoria do octeto?

a) Difluoreto de argônio.

b) Tetra fluoreto de criptônio.

c) Hexafluoreto de xenônio.

d) Fluoridreto de radônio.

e) Fluoreto de radônio.

Questão 18

(AML) O pineno é um composto insaturado volátil que existe sob a forma de dois isômeros, o alfa pineno e o beta pineno.

β-pineno α-pineno

Em um laboratório, havia uma amostra de pineno, mas sem que se soubesse se o composto era o alfa pineno ou o beta pineno. Para resolver esse problema, um químico decidiu tratar a amostra com ozônio, pois a posição de duplas ligações em alcenos pode ser determinada pela análise dos produtos de reação desses alcenos com ozônio, como exemplificado nas reações para os isômeros de posição do 3- metil-octeno.

Disponível em: www.fuvest.br. Acesso em: 29 dez. 2020 (adaptado).

O químico observou então que a ozonólise da amostra de pineno resultou em apenas um composto como produto, desta forma depreende-se que o pineno em questão é o

a)

α – pineno e o produto formado possui as funções cetona e

aldeído.

b)

α – pineno e o produto formado é um diácido carboxílico.

c)

α – pineno e o produto formado é um dialdeído.

d)

β – pineno e o produto formado é uma dicetona.

e)

β – pineno e o produto formado é uma dialdeído.

(6)

Questão 19

(AML) Os lipídios constituem uma classe de biomoléculas com inúmeras aplicações. Desde relações ao fornecimento de energia até atuações como isolante térmico as moléculas lipídicas influenciam diretamente no bom funcionamento de um organismo. Quimicamente os lipídios são considerados ésteres de cadeia longa e sua hidrólise forma outras substâncias orgânicas.

Disponível em: www.faculdadepequenoprincipe.edu.br. Acesso em: 29 dez.

2020.

Considere a cadeia lipídica apresentada a seguir.

Infere-se que por hidrólise a estrutura lipídica proposta produz:

a) Ácido butanóico e cis-dodecanol.

b) Ácido cis-dodecanoico e butanol.

c) Ácido D(+)-dodecanoico e butanol.

d) Ácido trans-dodecanoico e butanol.

e) Ácido butanóico e trans-dodecanol.

Questão 20

(AML) O médico Hans Krebs e o químico Feodor Lynen foram laureados com o Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina em 1953 e 1964, respectivamente, por suas contribuições ao esclarecimento do mecanismo do catabolismo de açúcares e lipídios, que foi essencial à compreensão da obesidade. Ambos lançaram mão de reações clássicas da Química Orgânica, representadas de forma simplificada pelo esquema que mostra a conversão de uma cadeia saturada em uma cetona, em que cada etapa é catalisada por uma enzima (E) específica:

Disponível em: www.fuvest.br. Acesso em: 29 dez. 2020 (adaptado).

Com base no exposto observa-se que as enzimas E

1

, E

2

e E

3

catalisam respectivamente reações de:

a) Oxidação, adição e eliminação se o produto IV for um aldeído.

b) Oxidação, hidratação e oxidação se o produto IV for um alceno.

c) Eliminação, adição e substituição se o produto IV for um éter.

d) Eliminação, hidratação e oxidação se o poduto IV for uma cetona.

e) Adição, eliminação e substituição se o produro IV for um ácido carboxílico.

Questão 21

(AML) Uma das etapas do tratamento de água para a rede de distribuição urbana consiste na sua desinfecção, que é feita pelo ácido hipocloroso que se forma quando se adiciona hipoclorito de sódio na água a ser tratada. Porém, se a água tiver contaminantes orgânicos, reações adversas podem ocorrer, como aquela entre o contaminante acetona (propanona) e o ácido hipocloroso, que resulta na solução de ácido acético, água e o agente carcinogênico clorofórmio como representado na equação:

C

3

H

6

O

(aq)

+ 3 HClO

(aq)

→ CH

3

COOH

(aq)

+ CHCl

3(aq)

+ 2 H

2

O

(L) T.W. Swaddle, Applyed Inorganic Chemistry, Universityof Calgary Press, 1990.

Disponível em: www.insper.edu.br. Acesso em: 29 dez. 2020.

Considerando massas atômicas (g/mol) C=12, H=1, O=16, Cl=35,5 e o tratamento de 1,0 m

3

de água contaminada com acetona na concentração 5,8 mg/L, a quantidade em gramas do agente carcinogênico formado é próximo de:

a) 3,6.

b) 5,2.

c) 6,0.

d) 11,9.

e) 15,7.

Questão 22

(AML) Os aldeidos e as cetonas reagem com aminas secundárias para formar compostos chamados enaminas. A reação geral para a formação das enaminas pode ser representada de acordo com o modelo abaixo.

Como a formação das enaminas, segundo o mecanismo proposto requer a perda de uma molécula de água por cada molécula de enamina formada, sua produção industrial são normalmente realizadas de tal modo que se permita a remoção da água por técnicas específicas.

SOLOMONS, T. W. Graham; Fryhle, Craig B. Química Orgânica, vol. 2. 7 ed.

LTC, 2009, pág.165.

Por mecanismo análogo é possivel produzir com elevado rendimento a enamina CH

3– CH = CH – N(CH3

)

2

, usando os reagentes

a) propanal e dimetil-amina dentro de um destilador simples.

b) propanal e dimetil-amina na presença de um dessecante.

c) etanal e dietil-amina dentro de um destilador fracionado.

d) propanona e dietil-amina na presence de um umectante.

e) propanona e dietil-amina na presença de um desidratante.

(7)

Questão 23

(ENEM*) Tensoativos são compostos orgânicos que possuem comportamento anfifílico, isto é, possuem duas regiões, uma hidrofóbica e outra hidrofílica. O principal tensoativo catiônico sintético surgiu na década de 1940 e teve grande aceitação no mercado de detergentes em razão do melhor desempenho comparado ao do sabão. No entanto, o uso desse produto provocou grandes problemas ambientais, dentre eles a resistência à degradação biológica, por causa dos diversos carbonos terciários na cadeia que compõe a porção hidrofóbica desse tensoativo catiônico. As ramificações na cadeia dificultam sua degradação, levando à persistência no meio ambiente por longos períodos. Isso levou a sua substituição na maioria dos países por tensoativos biodegradáveis, ou seja, com cadeias alquílicas lineares.

PENTEADO, J. C. P.; EL SEOUD, O. A.; CARVALHO, L. R. F. [ ... ]:uma abordagem ambiental e analítica. Química Nova, n. 5, 2006 (adaptado).

* item modificado

Qual a fórmula estrutural do tensoativo persistente no ambiente mencionado no texto?

a)

b)

c)

d)

e)

Questão 24

A Química Verde (ou Sustentável) pode ser caracterizada como a gestão de impactos ambientais, sociais eeconômicos causados pela atividade química no meio ambiente, na qual todas as partes envolvidas se beneficiame os recursos naturais suprem as necessidades atuais e futuras da humanidade.

Garantir a qualidade de vida em todo o planeta tambémé uma das principais filosofias da Química Verde, que acredita que devem ser criados padrões para reduzir ou eliminar o uso e a geração de substâncias nocivasa toda biodiversidade.

Conheça os dez princípios básicos da Química Verde (ou Sustentável):

Uma rede mundial de lanchonetes descarta em média 60 milhões de canudos plásticos por dia no planeta. Com base nessa informação, não é surpresa que o canudo plástico esteja na lista dos 10 itens que mais poluem os oceanos.

Infelizmente o uso de canudos plásticos se tornou um hábito mundial. Por esse motivo, lembre-se de que, do ponto

de vista da Terra, não existe o conceito de “jogar o lixo fora”, pois o “fora” não existe! Tudo é parte do planeta e nós somos

parte dele! Para minimizar esse problema, uma empresa passou a confeccionar canudinhos de bambu, com o seguinte slogan:

“CANUDOS REUTILIZÁVEIS DE BAMBU – MENOS LIXO NO SEU DIA A DIA”

Os canudos reutilizáveis enquadram-se no princípio de número a) 4, pois o bambu é solvente seguro.

b) 10, pois seu uso previne acidentes químicos.

c) 2, pois o plástico não é um material perigoso.

d) 6, pois é confeccionado com matéria-prima renovável.

e) 7, pois sua decomposição não gera compostos químicos.

(8)

Questão 25

(ENEM (Libras)) A escassez de água doce é um problema ambiental. A dessalinização da água do mar, feita por meio de destilação, é uma alternativa para minimizar esse problema.

Considerando os componentes da mistura, o princípio desse método é a diferença entre

a) suas velocidades de sedimentação.

b) seus pontos de ebulição.

c) seus pontos de fusão.

d) suas solubilidades.

e) suas densidades.

Questão 26

(AML) A dureza da água (elevada concentração de ions Ca

2+

e Mg

2+

) normalmente é uma característica regional e, conforme o mapa geológico do território brasileiro, as regiões que apresentam solos com essa característica são Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Um dos problemas deste tipo de água é que ela interfere na ação de limpeza dos sabões e detergentes.

Disponível em: https://www.ufms.br. Acesso em: 15 out. 2021 (adaptado).

Uma forma de diagnóstico do problema proposto e a observação de

a) formação excessiva de espuma.

b) formação de precipitados específicos.

c) perda do caráter anfifílico do tensoativo.

d) perda do caráter emulsificante do sabão.

e) diminuição da reatividade química do detergente.

Questão 27

(AML) Uma das vantagens da utilização de reagentes oxidantes na purificação da água, comparando com outros tipos de tratamento, é que os produtos da oxidação química de compostos orgânicos são apenas o dióxido de carbono e a água. Na tabela a seguir são listados alguns agentes oxidantes com seus potenciais-padrão de redução.

Agente oxidante

Potencial-padrão de redução (em meio ácido) – E

0

(V)

Cℓ2

1,36

H

2

O

2

1,78

OCℓ

1,63

MnO

4

1,51

O

3

2,07

Disponível em: www.unesp.br. Acesso em: 01 jan. 2021 (adaptado).

Considerando apenas os parâmetros eletroquímicos apresentados qual o agente menos eficiente a ser utilizado em uma ETA para eliminação de material orgânico?

a)

Cℓ2

. b) H

2

O

2

. c)

OCℓ-

d) MnO

4-

e) O

3

.

Questão 28

(AML) As pilhas ou células eletroquímicas são geradores portáteis que transformam energia química em energia elétrica de maneira espontânea, de um modo geral funcionam segundo transformações químicas em equilíbrio dinâmico, a exceção são as pilhas secas ou de Lechanché comumente utilizadas em controles remotos de TV. A equação química abaixo representa a transformação química que ocorre em uma pilha de seca.

Zn(s) + 2MnO2(s) + 2NH4+(aq) → Zn2+(aq) + Mn2O3(s) + H2O(L) + 2NH3(g)

Um dos motivos de essa pilha não ser recarregável é porque a) a reação ocorre em meio básico.

b) o lacre da pilha não impede a saída de gases.

c) o processo inverso necessita de muita energia.

d) o zinco apresenta elevado potencial de oxidação.

e) o mecanismo ocorre segundo uma reação de precipitação.

Questão 29

(AML) O químico alemão Adolf von Baeyer propôs um teste, chamado de teste de Baeyer, para identificar alcenos e seus isômeros ciclanos. Esse teste funciona da seguinte maneira:

um alceno reage com o permanganato de potássio, dessa forma a sua coloração, inicialmente violeta, fica incolor e há o surgimento de um precipitado marrom (MnO

2

). No entanto, os ciclanos normalmente não reagem com o permanganato de potássio por inexistência de ligação pi. Assim, se a solução permanecer violeta, é um ciclano.

O esquema abaixo mostra a equação geral para os testes positivos de Baeyer.

KMnO4 H2SO4 R –C = C – R’

R’’

R’ –C O R –C – R’’ OH

O +

H2C CH2 + [O] H2C CH2 O

+ H2O H2C CH2

OH OH Óxido de

etileno

R –C = C – R’ KMnO4 H2O

R –C –C – R’

O Intermediário

KMnO4

H2O R –C –C – R’

OH OH

Caso o 2-metil-pent-2-eno fosse submetido ao teste proposto o composto orgânico produzido seria o

a) hex-3,4-diol.

b) ciclobutanol.

c) 2-metil-pentan-2,3-diol.

d) 4-metil-pentan-3,4-diol.

e) 2,3-dimetil-but-2,3-diol.

Questão 30

(AML) A equação genérica abaixo representa a reação de eliminação intermolecular de um álcool em meio ácido a 140

o

C.

2 140 O

0C H2SO4

+

H2O

2 R – OH

140 0C

H2SO4

R – O – R + H

2

O

Seguindo o mesmo mecanismo quais os possíveis compostos formados pela desidratação intermolecular de uma mistura de propan-1-ol e propan-2-ol?

a) CH

3

-(CH

2

)

2

-O-(CH

2

)

2

-CH

3

. b) CH

3

-CH(CH

3

)-O-(CH

3

)CH-CH

3

. c) CH

3

-(CH

2

)

2

-O-CH(CH

3

)

2

.

d) CH

3

-(CH

2

)

2

-O-(CH

2

)

2

-CH

3

, CH

3

-CH(CH

3

)-O-(CH

3

)CH-CH

3

. e) CH

3

-(CH

2

)

2

-O-(CH

2

)

2

-CH

3

, CH

3

-CH(CH

3

)-O-(CH

3

)CH-CH

3

,

CH

3

-(CH

2

)

2

-O-CH(CH

3

)

2

.

(9)

H14

Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manuntencao do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, sexualidade e outros.

H15

Interpretar modelos e experimentos para explicar fenômenos ou processos biológicos em qualquer nível de organização dos sistemas biológicos.

H17

Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências físicas, químicas ou biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica.

Objetos de conhecimentos associados:

Funções vitais dos seres vivos.

Questão 31

As mangueiras são árvores que ocorrem, predominantemente, na região norte do Brasil e que pertencem ao grupo das angiospermas. Elas podem atingir mais de 30 metros de altura e para que ocorra fotossíntese em suas folhas, a água captada pelas raízes precisa percorrer toda essa distância e alcançar as suas copas. Seja nas mangueiras ou qualquer outra planta de grande porte com vasos condutores de seiva, o transporte da água até o topo é explicado pela teoria da coesão-tensão de Dixon.

De acordo com essa teoria, o transporte de água em plantas de grande porte, das raízes até a copa das árvores é decorrente, principalmente, do(a)

a) fenômeno da capilaridade.

b) pressão positiva das raízes.

c) entrada contínua de água pelas raízes.

d) perda de água nas folhas por transpiração.

e)

adesão das moléculas de água à parede dos vasos.

Questão 32

(Uerj-modificada) Lipases são enzimas relacionadas à digestão dos lipídios, nutrientes que, em excesso, levam ao aumento da massa corporal. Certos medicamentos para combate à obesidade agem inibindo essas enzimas. Assim, como não há digestão de parte da gordura ingerida, há menor absorção desses nutrientes, contribuindo para o controle do peso. Com base nessas informações, conclui-se que tais medicamentos agem principalmente sobre as enzimas produzidas pelo seguinte órgão:

a) fígado b) jejuno c) pâncreas d) estômago e) vesícula biliar

Questão 33

Uma vez ao ano, Scooter pratica atividade física: uma corridinha básica no Utinga. Para comemorar o feito olímpico, correr 1 km em 15 minutos, após a atividade física, em vez de se reidratar bebendo água, opta pela ingestão de uma cervejinha, o que torna o processo de reidratação mais complicado, pois a cerveja interfere na produção do Hormônio Anti Diurético (ADH). O gráfico que descreve o volume urinário e a concentração do hormônio ADH no corpo de Scooter, após a ingestão da bebida alcoólica, está expresso em

a)

b)

c)

d)

e)

(10)

Questão 34

No Brasil, país de clima tropical, as frutas se deterioram com muita facilidade. Na distribuição desses alimentos pelo país, os carros frigoríficos são essenciais para que os frutos não amadureçam durante o transporte a longas distâncias, porque baixas temperaturas promovem a

a) redução da atividade respiratória.

b) inibição da síntese do gás etileno.

c) manutenção do metabolismo basal.

d) interrupção do processo fotossintético.

e) inibição da decomposição de clorofila.

Questão 35

Um experimento foi conduzido para verificar a influência de um hormônio da tireoide sobre o metabolismo celular. Para isso, foram obtidas células hepáticas (hepatócitos) de ratos cujos níveis sanguíneos do hormônio foram previamente classificados como baixos, normais ou elevados.

Sob condições controladas, foi medida a taxa de consumo de oxigênio de cada um dos três grupos de células, e o resultado está representado no gráfico a seguir.

Os resultados desse experimento permitem concluir que, nos hepatócitos dos ratos estudados o

a) hipotiroidismo resultar da falta de iodo.

b) hipertireoidismo provoca bócio endêmico c) hipotireoidismo acelera a produção de ATP.

d) hipertireoidismo estimula a fosforilação oxidativa.

e) hipotireoidismo aumenta a freqüência respiratória.

Questão 36

(Fuvest) Em uma situação experimental, camundongos respiraram ar contendo gás oxigênio constituído pelo isótopo 18

o

. A análise de células desses animais deverá detectar a presença de isótopo 18

o

, primeiramente, no(a)

a) ATP.

b) NADH.

c) água.

d) glicose.

e) gás carbônico

Questão 37

(Upe-ssa modificada) Durante a gravidez, alterações hormonais ocorrem no sentido de viabilizar o desenvolvimento do embrião. Este processo resulta de uma complexa interação entre hormônios hipofisários, placentário e ovarianos, conforme se observa no gráfico.

Os números 3, 1 e 2 apontados no gráfico correspondem, respectivamente, aos hormônios

a) Gonadotrofina coriônica, progesterona e estrógeno.

b) Prolactina, LH e gonadotrofina coriônica.

c) Ocitocina, gonadotrofina coriônica e LH.

d) FSH, estrógeno e progesterona.

e) FSH, ocitocina e prolactina.

Questão 38

O hormônio aldosterona, produzido pela região cortical das glândulas suprarrenais, aumenta a absorção do íon Na

+

pelos túbulos renais. Quanto menor a concentração desse íon nos líquidos extracelulares, maior é a produção de aldosterona.

Em um experimento para analisar o funcionamento dos túbulos renais, alguns pacientes foram submetidos a quatro diferentes dietas alimentares. Os resultados obtidos estão indicados no gráfico abaixo, no qual a barra I corresponde à taxa de absorção de água em um paciente com valor normal de concentração extracelular de Na

+

A barra que indica o resultado correspondente a um paciente submetido a uma rígida dieta de restrição de NaCl é a de número:

a) I

b) II

c) III

d) IV

e) V

(11)

Questão 39

(UFMG-modificada) O esquema representa um procedimento clínico realizado por pessoas que apresentam disfunção renal.

Esse procedimento possibilita a manutenção da homeostasia em pacientes renais crônico pois

a) regula o pH sanguíneo

b) regula a taxa de O

2

no sangue.

c) mantém a glicemia sanguínea.

d) mantém a calcemia sanguínea.

e) retira proteínas do sangue periférico.

Questão 40

[...] Tanto a síntese quanto a secreção da melatonina ocorre à noite. Uma vez sintetizada, a melatonina exerce os seus efeitos através da ligação com seus receptores. Esses receptores dentro das ilhotas pancreáticas seriam acoplados às vias de sinalização envolvidas na modulação tanto da secreção de insulina como da de glucagon. Assim, a restrição ou a privação do sono, em tese, poderia contribuir para o desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Disponível em: https://globoesporte.globo.com>. Acesso em 04 out. 2017.

Considerando que o diabetes é causado pela falta ou pequena quantidade de insulina ou pela diminuição da sensibilidade a esse hormônio, assim a restrição de sono acentuaria essa doença, pois

a) aumenta a síntese de melatonina, estimulando as ilhotas pancreáticas a produzir glucagon, mantendo alta a glicemia.

b) aumenta a síntese de melatonina, estimulando as ilhotas pancreáticas a produzir insulina, reduzindo a glicemia.

c) diminui a síntese de melatonina, não estimulando as ilhotas pancreáticas a produzir glucagon, reduzindo a glicemia.

d) aumenta a síntese de melatonina, não estimulando as ilhotas pancreáticas a produzir insulina, reduzindo a glicemia.

e) diminui a síntese de melatonina, não estimulando as ilhotas pancreáticas a produzir insulina, mantendo alta a glicemia.

Questão 41

Uma gimnosperma conhecida como cedrinho (Cupressus lusitanica) é uma opção de cerca-viva para quem deseja delimitar o espaço de uma propriedade. Para isso, mudas dessa espécie são plantadas a intervalos regulares.

Podas periódicas garantem que o espaço entre as mudas seja preenchido, resultando em uma cerca como a ilustrada na imagem.

Para se obter uma cerca-viva de altura controlada, que crie uma barreira física e visual, deve-se

a) inibir a gema lateral.

b) retirar a gema apical

c) aplicar auxina na gema apical d) pulverizar o vegetal com etileno e) reduzir a disponibilidade de nutrientes

Questão 42

O ciclo menstrual resulta de uma complexa interação funcional entre hormônios hipofisários e ovarianos que alteram sua concentração ao longo do ciclo, conforme se observa no gráfico.

A elevação do hormônio 4 ocorre na fase luteína, pois este hormônio tem como função

a) formar o corpo lúteo.

b) estimular a libido feminina.

c) desenvolver o folículo ovariano.

d) preparar o útero para a nidação.

e) promover a descamação do endométrio

(12)

Questão 43

(Ufpe-modificada) A respiração é um processo de trocas gasosas que ocorre de forma característica, de acordo com o modo de vida do organismo, sempre obedecendo às leis físico- químicas que regem os gases. Isto significa que

a) a fixação do O

2

à hemoglobina é menor em grandes altitudes.

b) para que ocorra expiração, a pressão intrapulmonar deve ser maior que a atmosférica.

c) a entrada de ar nos pulmões ocorre quando aumenta o volume pulmonar por relaxamento do diafragma.

d) a expansão do tórax pela movimentação das costelas aumenta a pressão intrapulmonar e permite a expiração.

e) a difusão de CO

2

dos tecidos para o sangue é maior nos músculos do que nos pulmões, e diminui com a atividade física.

Questão 44

Mick Jagger foi submetido a uma cirurgia cardíaca pouco invasiva. Ele sofria de estenose aórtica, ou seja, o estreitamento da válvula da aorta. Esse quadro impede que a válvula se abra corretamente, forçando o coração a trabalhar mais para bombear o sangue. Em casos mais drásticos, pode ocorrer a morte súbita.

(Giulia Vidale. “Haja coração”. Veja, 05.06.2019. Adaptado.)

A estenose aórtica é considerada perigosa porque o sangue presente no ventrículo esquerdo]

a) atrita e lesiona a válvula tricúspide.

b) não chega aos pulmões para sofrer hematose.

c) mistura-se ao sangue presente no ventrículo direito.

d) não atinge adequadamente os diversos tecidos do corpo.

e) provoca um aumento da pressão nas artérias coronárias.

Questão 45

(FATEC) A um pedaço de carne triturada acrescentou-se água, e essa mistura foi igualmente distribuída por seis tubos de ensaio (I a VI). A cada tubo de ensaio, mantido em certo pH, foi adicionada uma enzima digestória, conforme a lista abaixo.

I. pepsina; pH = 2 IV. ptialina; pH = 9 II. pepsina; pH = 9 V. tripsina; pH = 2 III. ptialina; pH = 2 VI. tripsina; pH = 9

Todos os tubos de ensaio permaneceram durante duas horas em uma estufa a 38

o

C. Assinale a alternativa da tabela que indica corretamente a ocorrência (+) ou não (-) de digestão nos tubos I a VI.

I II III IV V VI

a) + - + - + -

b) + - - + - -

c) + - - - - +

d) - + + - - +

e) - + - + + -

Referências

Documentos relacionados

Com base nas possibilidades educacionais da computação ubíqua, este trabalho compõe-se de um delineamento bibliográfico sobre as potencialidades da computação ubíqua como recurso

Dentre as inúmeras vantagens do uso de nanopartículas como sistemas de liberação de fármacos, podemos citar (i) o tamanho e as características de superfície das partículas podem

Dada a maior probabilidade de ocorrência de erros na dispensa com este tipo de receitas, existem pontos que exigem a atenção do farmacêutico, como a especificação clara do utente,

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins &amp; Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Como Foucault elucida, se entendermos a filosofia como a forma de pensamento que se interroga sobre as condições e os limites que permitem ao sujeito acessar a

O estudo fundamentou-se na caracterização faciológica de perfis verticais de depósitos de barrancos e terraços e em dados mineralógicos e químicos relacionados às

The use of growth models increases the inferences that can be made about the productive behavior of strawberry, and the critical points are effective for interpreting the